Elias Paulino da Cunha Junior

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  • Última atualização do currículo em 28/07/2018


Doutorando (2017) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), na linha de pesquisa: Linguagem e Educação. Bolsista pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), franqueado com bolsa de estudo por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC). Mestre em Educação (2013), Stricto Sensu, pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) na linha de pesquisa: Políticas em Educação. Bolsista pela CAPES, franqueado com bolsa de estudo por meio do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP). Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS em Ensino) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/RJ) (2015). Lato Sensu, em Educação Bilíngue para Surdos, pelo Instituto Surdez, Educação, Linguagem, Inclusão (SELI)/ Faculdade XV de Agosto (FAQ XV) (2016). Formação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)/ Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (DERDIC/SP) (2014). Têm experiência na área da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e vivência com a comunidade Surda. Possui Lato Sensu pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (2012), em História, Sociedade e Cultura. Participou em projeto, departamento de Pós-Graduação em Educação Iniciação Científica pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) (2009). Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) - (2009). Graduando em Letras-Literatura (Licenciatura) pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Pedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação (IBF/SC)/ Faculdades Integradas de Cruzeiros (FIC). Teve experiência em estágio na Escola Estadual Olinda Leite Sinisgalli (2009), onde desenvolveu trabalho transdisciplinar sobre: Racismo/Preconceito, no ensino fundamental, para combater qualquer tipo de atitude negativa sobre o indivíduo/aluno. No mesmo ano (2009), na Escola Estadual Marcelo Tulman Neto, participou de projeto de Teatro com os alunos do Ensino Médio expondo as condições desumana onde são gerados os conflitosos de convivência pelas dificuldades no entorno. Estagiou no curso de História pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP), em 2012, nas disciplinas: História Antiga, História Medieval, História do Brasil República. Atuou como professor/monitor na disciplina: Educação Patrimonial no quarto semestre do curso de História da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em 2012. Lecionou Geografia no Colégio Silva Gaspareti (Colégio Siga), em 2013 para o Ensino Fundamental e Médio. Lecionou História e Filosofia para o Ensino Fundamental no Colégio Símbolo, em 2014. Lecionou História e atuou como coordenador de alunos (Cursinho EducaAfro), em 2014, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), preparando os alunos para: Concursos, Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC), Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), USP, UNICAMP, UNESP, PUC, e outras. Foi professor do Instituto SELI (Surdez, Educação, Linguagem, Inclusão), disciplina de História e Geografia para o Ensino Fundamental e Médio (2015-2016). Foi professor substituto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, disciplina de Libras nos cursos: Letras, Física, Matemática, Geografia e no Ensino Médio Técnico. Leciona no curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio Modalidade (EAD) nas disciplinas de Currículo e Educação, Libras. Atuou como Professor na Faculdade Sumaré, no curso de História e Pedagogia, disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Políticas Educacionais. Foi diretor da APSSP. Atualmente é Professor Efetivo pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elias Paulino da Cunha Junior
Nome em citações bibliográficas
CUNHA JUNIOR, E. P.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Curso no nivel de Mestrado.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Ivanise Monfredini.
Bolsista do(a): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares, PROSUP, Brasil.
Palavras-chave: Movimento dos Surdos; Papel da FENEIS; Políticas Educacionais para Surdos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2015 - 2016
Especialização em Educação Bilíngue para Surdos.
instituto SELI (Surdez, Linguagem, Educação, Inclusão), SELI, Brasil.
Título: MOVIMENTO POLÍTICO DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO DO ?GOVERNO DE MICHEL TEMER?.
2010 - 2012
Especialização em História, Sociedade e Cultura.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A Escola dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo.
Orientador: Dra. Lilian Marta Grisolio Mendes.
2007 - 2009
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos.
Orientador: Dra. Ivanise Monfredini e co-orientadora Dra Elaine Lourenço.




Formação Complementar


2018 - 2018
Translanguaging: From Theory to Prátice. (Carga horária: 18h).
Instituto Singularidades, IS, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação para o uso do Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem MOODLE. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2015 - 2015
Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS em Ensino).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2015 - 2015
Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais (PROLIBRAS em Ensino).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2014
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2014
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. (Carga horária: 360h).
Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, DERDIC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação Inclusiva: Teoria e Prática. (Carga horária: 33h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, disciplina de Libras nos cursos: Letras, Física, Matemática e Geografia.


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Atualmente é professor na Faculdade Sumaré, no curso de História e Pedagogia, disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Políticas Educacionais.


instituto SELI (Surdez, Linguagem, Educação, Inclusão), SELI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Linha de Pesquisa em Políticas, Enquadramento Funcional: CNPq



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Surd@s Professores na prática de ensino: nova categoria em território educacional no Brasil e em Cuba
Descrição: Este projeto visa pensar e repensar o perfil do professor e qual seria o mais adequado a contemplar e legitimar a formação dos alunos em território educacional. Objetivamos perpassar vários ?territórios?, terminologia esta que designamos em caráter metafórico o tempo e o espaço em que os indivíduos, Surd@s Professores, estão alocados. Esta categoria serve de aporte para a reflexão sobre as atuações desses trabalhadores em vários territórios educacionais: Educação Especial, Educação Inclusiva, Educação dos Surdos, Educação Superior. Para analisar-aprofundar as atuações de Surd@s Professores no Brasil e em Cuba, identificaremos as atuações destes trabalhadores em consonância com o sistema educacional vigente em cada país. O recorte específico desta análise, dos anos de 1990 até o momento atual, permitirá contextualizar por meio de fontes documentais e/ou vídeos/entrevista/filmagem em prática de ensino, o que servirá de subsídio para examinarmos a educação, entendendo que as escolas nesses dois países, não se modificaram por si mesmas, mas por meio das atuações destes trabalhadores, em evidência, nos diferentes níveis e modalidades dos territórios educacional escolar dos Surdos. No tocante ao sistema Neoliberal e Socialista, pretendemos, compreender a construção e consolidação da identidade dos Surdos e até que ponto estas políticas repercutiram e/ou influenciaram na prática de ensino, nos dois contextos, em processos sócio, histórico, econômico, político, cultural e educacional dos Surdos. Servirá de aporte para análise teórica por meio dos estudos de Lev Vygotsky, com o conceito perezhivanie e de Mikhail Bakhtin com base na análise de dialogismo. Vale ressaltar que a abordagem sobre as categorias nos permitirá convergir para melhor caracterizar a realidade teórico-prático educacional dos profissionais Surdos em cada país, (Brasil/Cuba), para, de forma justaposta, tecer as relações entre Estado, Sociedade, Educação e os processos de internacionalização, segundo o contexto Latino Americano, por meio das participações dos Surd@s professores engajados com a realidade educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Paulino da Cunha Junior - Coordenador.
2015 - 2016
Movimento Político dos Surdos na Educação Brasileira no Contexto do ?Governo de Michel Temer?
Descrição: Compreender atuação dos Surdos na Educação brasileira no contexto do ?governo Michel Temer?, como análise histórico/político, ainda em transição, interpretar o contexto atual e desvendar as preocupações em torno das políticas públicas em direção a formação do indivíduo e a reestruturação da educação dos Surdos, assunto que não se esgota, descortinar o terreno onde os Surdos não estão invisíveis para com a sua realidade uma vez que ainda lutam por uma escola bilíngue como afirmação nos embates teórico/prático, uma divergência da educação/ser social Surdos em contexto do neoliberalismo que modificou a educação/escola de/para Surdos via políticas públicas e seus direcionadores (distributivas, redistributivas, regulatórias, instituites) na conjuntura em que os Surdos estão inseridos. As fontes de análises são os documentos políticos e as atuações dos Surdos por meio de redes sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Paulino da Cunha Junior - Coordenador.
2011 - 2013
O Embate das Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos
Descrição: Para falar dos Surdos na educação hoje, é necessário compreender o processo histórico. Vamos nos pautar pelo período moderno europeu e suas influências no Brasil e, assim, desvendar o longo caminho percorrido para romper o estado de marginalização social sofrido pelo Surdo, no qual percebemos as muralhas que foram construídas, e as lutas dos Surdos para martelá-las. Muralhas que se interpuseram, tanto pelas ideologias, comportamentos, culturas, discursos políticos, e mentalidades excludentes ou impregnadas de preconceitos, bem como pelas exigências ostensivas em termos de qualificação feitas pelo sistema produtivo, que nortearam as políticas públicas para os Surdos em cada período. Inseridas no modo de produção capitalista, foram instituídas políticas que, muitas vezes, impediam a visibilidade desses sujeitos que atuaram e atuam por uma educação legítima. A experiência mostrou ainda que é preciso repensar a prática e as políticas educacionais no Brasil e que as pessoas Surdas devem ter o mesmo direito das demais pessoas que utilizam a língua nacional, o português. No tocante ao processo educacional é de fundamental importância que os Surdos Brasileiros adquiram em primeiro lugar, a língua de sinais e a língua nacional na forma escrita, como o segundo idioma. A partir do momento em que o sujeito resgata sua identidade, pela compreensão do ser social que lhe é inerente ou pela crítica histórica sobre o que foi a formação dos Surdos, e por que não dizer de sua própria trajetória de vida, este assumirá o reconhecimento do ?eu? não se fechando em si mesmo. Neste sentido, o mundo que o cerca e as indagações formuladas, são compreendidos. Sendo assim é possível contextualizar o Surdo de forma ética, histórica, cultural, econômica e política, enquanto sujeito de resistência, que içou, via movimento da FENEIS, uma nova bandeira de luta em defesa de seus direitos. Nosso estudo analisa o papel da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), como Intelectual Orgânico no embate das políticas educacionais para Surdos. O estudo se realizou por meio da análise de fontes documentais, considerando o período a partir de 1987 até os dias atuais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Paulino da Cunha Junior - Coordenador.
Financiador(es): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2011 - 2012
A Escola dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo
Descrição: Compreender a educação dos Surdos nos dias atuais torna-se necessário resgatar o contexto histórico em que isso se processou. Percebemos as incrustações da sociedade majoritária ouvintista que se interpuseram, seja, pelas ideologias, comportamentos culturais, pelos discursos políticos, pelas mentalidades excludentes ou impregnadas de preconceitos, bem como pelas exigências ostensivas em termos de qualificação feitas pelo sistema produtivo, que nortearam as políticas públicas para os Surdos em cada período. Inseridas no modo de produção capitalista foram instituídas políticas que, muitas vezes, impediam a visibilidade desses sujeitos, Surdos, no sistema educacional brasileiro. O caminho para uma efetiva inclusão ao longo da trajetória das políticas educacionais, precisamente nos discursos neoliberais, ainda continuam apenas nos anúncios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Paulino da Cunha Junior - Coordenador.
Número de orientações: 1
2008 - 2009
O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos
Descrição: Este trabalho tem como objetivo contribuir para o resgate da identidade individual da escola Alarico Silveira a partir de 1953 quando da implantação do curso ginasial no bairro do Bom Retiro, até 1973, época da mudança para prédio próprio na Barra Funda. Foi necessário rigoroso levantamento de informações sobre o curso ginasial. Para entender o contexto em que isso foi possível tornou-se relevante identificar a luta popular que buscava ocupar um espaço devido através da expansão do ensino publico em São Paulo. Esse resgate histórico encontrou respaldo no contexto político, econômico, cultural, social, do recorte tratado e o que nos fez compreender todo o processo de metamorfose sofrido pelo bairro do Bom Retiro, desde achegada de imigrantes até a luta pelo ensino que acabou por refletir na escola Alarico Silveira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Paulino da Cunha Junior - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA JUNIOR, E. P.2017CUNHA JUNIOR, E. P.. SURD@S PROFESSORES: NOVA CATEGORIA EM TERRITÓRIO EDUCACIONAL. POSGERE - Pós-Graduação em Revista / IFSP - Campus São Paulo v. 1, n. 3 (2017), v. v. 1, p. 54-72-72, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. 1. ed. Jundiai: Paco Editorial, 2015. v. 1. 316p .

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Surdos: Os Caminhos de Quem Luta. In: IV Encontro de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, 2011, São Paulo. Refletindo a Educação em sua Multidimensionalidade, 2011.

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos. In: VIII Col[oquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas, 2011, São Paulo. VIII Colóquio de Pesquisa Sobre instituições Escolares, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo.. Seminário Nacional de Educação dos Surdos, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Políticas Linguísticas no processo Escolar/Educacional dos Surdos e a 'Democratização/Democracia' no malabarismo do Capitalismo Brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Nósoutros: Do Caos à Gaia ou eterno Tártaro?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos - FENEIS -. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Cultura e Identidade Surda: Desafios da Inclusão Escolar pela Linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CUNHA JUNIOR, E. P.. MOVIMENTO POLÍTICO DOS SURDOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Trajetória Histórica dos Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos - Dia dos Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Geografia: Prática de Ensino para Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Surdos: Os Caminhos de quem Luta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ANDRADE, M. P. V. ; CUNHA JUNIOR, E. P. ; DOZONO, N. M. F. ; FREITAS, L. G. M. ; ROCHA, R. Y. . Processo de Adoção no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CUNHA JUNIOR, E. P.; KASSUGA, J. ; LIMA, C. S. ; NARDOTTO, A. S. ; SILVA, N. A. . Surdez e Cidadania. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Estudos de Língua Brasileira de Sinais. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.; S, C. ; TEIXEIRA, C. ; FERNANDO, E. . Libras Cafezinho. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Apostila de Orientação de Estudo de Língua Brasileira de Sinais - Libras. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

3.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: História. Tempo, Cultura e Sociedade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

4.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: Revolução Industrial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

5.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Imperialismo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

6.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: A Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

7.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: Império Bizantino. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

8.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Expansão Islâmica e Maomé. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

9.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: O Brasil Holandês. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

10.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Resistência e Expansão Portuguesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

11.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Povos Germânicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

12.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Império Carolíngio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

13.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Ouro e Minas Gerais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

14.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Revolução Inglesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

15.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Surgimento do Estado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

16.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Mesopotâmia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

17.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Índios na América Latina. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

18.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Revolução Russa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

19.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: Renascimento Cultural. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

20.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Reforma Protestante e Contra Reforma. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

21.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Pré-História. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

22.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Índios do Brasil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

23.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Educação Inclusiva: Teoria e Prática. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
CUNHA JUNIOR, E. P.. História Oral e memória: O que é e como se faz.. 2010. .

25.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Para Pensar Walter Benjamin ? Por um verdadeiro Estado de Emergência.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Formação do Museu Paulista.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Libras Básico.. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Arte e Ciência:Transformações na Percepção nos Séculos XIX e XX.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Coral - Música.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Arte e Ciência: Século XVI, XVII e XVIII.. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Informática Básica: Windows 95, 98, XP, Excel, PowerPoint, Internet e outros.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Poema: Somos Artistas da Dialética entre o Reino da Necessidade para o Reino da Liberdade. 2017. Performance.

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Poema: Pássaros Palavras. 2017. Performance.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Pássaros Palavras. 2017 (Poesia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Elias Paulino da Cunha Junior; NUNES, C. N.; LARIEIRA, K. C. A. F.; CUNHA JUNIOR, E. P.. Participação em banca de Bruna Nayara; Juselânia Siqueira H; Rosicler Romero.Interações do Autismo na Escola e seus Desafios Cotidianos. 2016.

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.; LARIEIRA, K. C. A. F.; NUNES, C. N.. Participação em banca de Danielle dos Santos F; Shierle. S. dos S; Talita C. S. Souza.Inclusão Escolar: Crianças com Síndrome de Down. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Sumaré.

3.
CUNHA JUNIOR, E. P.; LARIEIRA, K. C. A. F.; NUNES, C. N.. Participação em banca de Maria de Fátima S. L; Rita de Cássia de Sá; Viviane Alves S..O Trabalho do Professor Frente à Inclusão de deficiente visuais e auditivos. 2016.

4.
CUNHA JUNIOR, E. P.; LARIEIRA, K. C. A. F.; NUNES, C. N.. Participação em banca de Adriana Costa Santana; Celina Emanuela Cruz.A Inclusão Escolar do deficiente auditivo no Primeiro Ano do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo.. 2016.

5.
CUNHA JUNIOR, E. P.; Cristiane Alessandra de Moura; Vitor Mizuki. Participação em banca de Josinaldo Bernadinho; Sérgio Ferreira; Fábio Luiz.Concepção dos Futuros Professores de Geografia Frente ao Movimento da Educação Inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Faculdade Sumaré.

6.
CUNHA JUNIOR, E. P.; PEREIRA, M. D.; Cristiane Alessandra de Moura. Participação em banca de Ana Lucia; Eliane Reis; Olinda Pedroso.Um Breve Estudo sobre a Inclusão de Alunos Surdos nas Aulas de Geografia. 2015.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.; GARCIA, E. C.; PARO, J. A.; SILVA, R. L.; TEIXEIRA, M. C. A.. Contratação de Docente - Disciplina: Libras.. 2013. Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes - FATEC.

Outras participações
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. IV Encontro Científico e Simpósio de Educação.. 2013. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium ? UNISALESIANO..



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conhecimento, Didática e Compromisso: O Triangulo Virtuoso de uma Profissionalidade em Risco. 2018. (Encontro).

2.
XXXIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.Políticas Linguísticas no processo Escolar/Educacional dos Surdos e a "Democratização/Democracia" no malabarismo do Capitalismo Brasileiro. 2018. (Encontro).

3.
1º Encontro de Professores e Instrutores Surdos e Surdocegos da Associação de Professores Surdos de São Paulo (APSSP).Movimento Político dos Surdos. 2017. (Simpósio).

4.
20 Anos de Feneis/SP: Homenageados em 2017.Publicação do Livro: O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. 2017. (Encontro).

5.
Congresso Internacional e Seminário Nacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos.. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos - FENEIS -. 2017. (Congresso).

6.
I CICLO DE PALESTRAS UFABC DEBATE SURDOS E LIBRAS: "Discutindo Tecnologias e Trajetórias". 2017. (Outra).

7.
IX Simpósio Ação Cidadã Nósoutros.Nósoutros: Do Caos à Gaia ou eterno Tártaro?. 2017. (Simpósio).

8.
Lançamento do Livro: Língua de Herança de Ronice Muller de Quadros. 2017. (Encontro).

9.
Protagonismo: Voz e Vez da Comunidade Surda.Trajetória Histórica e o Embate em Torno da Comunicabilidade dos Surdos. 2017. (Simpósio).

10.
Protagonismo: Voz e Vez da Comunidade Surda.Reflexões dentro da Comunidade Surda. 2017. (Encontro).

11.
Protagonismo: Voz e Vez da Comunidade Surda..Trajetória Histórica e o Embate em Torno da Comunicabilidade dos Surdos. 2017. (Encontro).

12.
Semana da Cultura Surda.Cultura e Identidade Surda: Desafios da Inclusão Escolar pela Linguagem. 2017. (Seminário).

13.
Conferência Nacional de Educação do Estado de São Paulo.CONAE/SP. 2016. (Outra).

14.
Dez Anos da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com deficiência - Avanços e Perspectivas.As Propostas: Educação dos Surdos. 2016. (Encontro).

15.
Dia do Surdo.O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos - Dia do Surdo. 2016. (Seminário).

16.
I Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos - Reflexão sobre Aplicação das Práticas Pedagógicas Bilíngues em Sala de Aula.Geografia: Prática de Ensino para Surdos. 2016. (Simpósio).

17.
Encontro do Dia do Surdo. 2014. (Congresso).

18.
III Seminário sobre Interpretação e docência de Libras.Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo. 2014. (Seminário).

19.
Implantação do Material Didático Universitário. 2014. (Oficina).

20.
I Seminário de Ensino e Práticas de Libras de Marília.Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo. 2014. (Seminário).

21.
IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos povos Surdos.Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo. 2014. (Seminário).

22.
Libras: Reflexões sobre Educação e Tradução/Interpretação. 2014. (Encontro).

23.
Poesia Surda.Poesias em Libras. 2014. (Oficina).

24.
Trajetória dos Surdos no Sistema Educacional Brasileiro.Trajetória dos Surdos no Sistema Educacional Brasileiro. 2014. (Encontro).

25.
11º Semana de Ação Mundial ? Seminário: ?Nem Heróis, nem Culpados. Professor tem de ser valorizado?. Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 2013. (Seminário).

26.
11º Semana de Ação Mundial ? Seminário: ?Nem Heróis, nem Culpados. Professor tem de ser valorizado?. Campanha Nacional pelo Direito à Educação. 2013. (Seminário).

27.
A Mulher na Literatura Brasileira Contemporânea: Os Papeis da Escritora. 2013. (Outra).

28.
Elas por Elas ? Vozes e Ações das Mulheres. 2013. (Simpósio).

29.
Jornada Internacional América Latina: Conceitos e Experiências. 2013. (Outra).

30.
Leitura, Escrita e Oralidade. 2013. (Seminário).

31.
Permanente de Reflexão sobre a América Latina. 2013. (Seminário).

32.
Povos Indígenas no Brasil: Um Olhar sobre 60 mil anos de História. 2013. (Oficina).

33.
Simpósio de Atenção à Pessoa com Surdocegueira. 2013. (Simpósio).

34.
Simpósio Língua Portuguesa na América: Estudos e Perspectivas 1º Encontro. 2013. (Simpósio).

35.
Simpósio Língua Portuguesa na América: Estudos e Perspectivas 2º Encontro. 2013. (Simpósio).

36.
Concepção Marxista de Partido e a Necessidade Histórica do Partido Revolucionário. 2012. (Encontro).

37.
David Harvery no Brasil. 2012. (Encontro).

38.
Educação, Conflitos e Democracia. 2012. (Outra).

39.
Educação Especial em Revista: Os Caminhos da Educação Inclusiva. 2012. (Congresso).

40.
O Conceito de Crise em Karl Marx. 2012. (Encontro).

41.
Que Fazer? Problemas Candentes do Nosso Movimento. 2012. (Encontro).

42.
Aula Magna "Educação para um outro Mundo Possível". 2011. (Encontro).

43.
István Mészáros no Brasil. 2011. (Encontro).

44.
IV Encontro de Pesquisa Discente.Surdos: Os Caminhos de Quem Luta. 2011. (Encontro).

45.
O Embate Modernidade/Pós Modernidade e seu Impacto sobre os Paradígmas da Pesquisa Educacional. 2011. (Encontro).

46.
Tomando o Céu de Assalto - Da Comuna de Paris à Comuna de Oaxaca: 140 Anos de Experiências de Auto-Organização dos Trabalhadores. 2011. (Seminário).

47.
VIII Colóqui de Pesquisa sobre Instituições Escolares "Pedagogias Alternativas".O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira Por Meio de Documentos. 2011. (Outra).

48.
"Patrimônio Histórico e Memória Paulista: A São Paulo antes e depois dos arranha-céus? centro antigo". 2010. (Oficina).

49.
51 Anos da Revolução: Avanços de Cuba nas Políticas Sociais Latino Americanas. 2010. (Outra).

50.
Celacom 2010 - XIV Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação. 2010. (Outra).

51.
Debate: 100 anos sem Euclides da Cunha. 2010. (Outra).

52.
Educação e Movimentos Sociais: a construção dos projetos educacionais dos Sem-Terra no Brasil e dos Zapatistas no México. 2010. (Oficina).

53.
III Seminário Internacional de Educação. 2010. (Seminário).

54.
O Trotskismo no Campo em Pernambuco. 2010. (Outra).

55.
Palestra: Razões e Objetivos de uma Diplomacia Cultural: o caso Brasil. 2010. (Outra).

56.
Revolução Mexicana. 2010. (Outra).

57.
Seminário Internacional Jorge Amado. 2010. (Seminário).

58.
Surdo: Sinalizado ou Oralizado. 2010. (Outra).

59.
Ato contará com a presença de intelectuais e políticos - Pela Paz em Gaza. 2009. (Seminário).

60.
Conhecimento e Vida. 2009. (Outra).

61.
Crise Econômica Mundial: Impactos na América Latina. 2009. (Seminário).

62.
Ensino de Lingua Portuguesa para Surdos. 2009. (Outra).

63.
I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidades da Lingua Portuguesa. 2009. (Congresso).

64.
II Colóquio Binacional Brasil México de Ciências da Comunicação. 2009. (Outra).

65.
II Congresso Nacional de Inclusão Social do Negro Surdo. 2009. (Congresso).

66.
III Seminário Comunicação Sem Barreiras - "Superando Desafios". 2009. (Seminário).

67.
III Seminário de Pesquisa em História da Uninove.O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos. 2009. (Seminário).

68.
VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares - Formações Profissional e Política.O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos. 2009. (Outra).

69.
1968: Ecos na América Latina. 2008. (Seminário).

70.
Ação Fome Zero. 2008. (Seminário).

71.
Arte e resistência - Um discurso hitoriográfico. 2008. (Seminário).

72.
Democracia e Participação Política. 2008. (Outra).

73.
Direitos Sexuais e reprodutivos. 2008. (Seminário).

74.
Guerrilha na América Latina - Passado e Presente. 2008. (Outra).

75.
História de Vida. 2008. (Outra).

76.
Manifestações da Juventude: ética e estética do hip hop. 2008. (Seminário).

77.
Percursos da Educação. 2008. (Seminário).

78.
Perón e Vargas: Aproximações e Perspectivas. 2008. (Seminário).

79.
Presença Japonesa na América Latina. 2008. (Simpósio).

80.
Relação com o Direito, a Ciência e a Transformação Social. 2008. (Seminário).

81.
Relações com instituições religiosas: hegemonias, minorias e liberdade de crença. 2008. (Seminário).

82.
Relações com o racismo e a discriminação. 2008. (Seminário).

83.
Semana da Educação - Pro dia Nascer Feliz. 2008. (Seminário).

84.
V Encontro de Escolas e Educadores. 2008. (Seminário).

85.
Colóquio 1808 - O Segundo Descobrimento do Brasil. 2007. (Outra).

86.
Palestra - Uma herança em questão: Missão Francesa e a Academia de Belas Artes. 2007. (Outra).

87.
Povo e Personagem Romancistas Latino Americanos. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Simpósio Nósoutros. 2017. (Outro).

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. 1º Encontro Estadual de Professores e Instrutores Surdos. 2016. (Congresso).

3.
CUNHA JUNIOR, E. P.. I Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos - Reflexão sobre Aplicação das Práticas Pedagógicas Bilíngues para Surdos. 2016. (Outro).

4.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Processo Político do Brasil. 2015. .

5.
CUNHA JUNIOR, E. P.; ZOVICO, N. A. ; Castilho, Leonardo . Movimento Político, Educacional e Cultural dos Surdos. 2015. (Outro).

6.
CUNHA JUNIOR, E. P.. III SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA - Os sujeitos históricos e a formação da cultura brasileira. 2015. (Outro).

7.
CUNHA JUNIOR, E. P.. IV Encontro de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Refletindo a Educação em sua multidimensionalidade. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Elias Paulino da Cunha Junior. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos: Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. 2013. Dissertação (Mestrado em Políticas Educacionais) - Universidade Nove de Julho, Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares. Orientador: Elias Paulino da Cunha Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elias Paulino da Cunha Junior. O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Elias Paulino da Cunha Junior.

Iniciação científica
1.
Elias Paulino da Cunha Junior. O Resgate da Memória da Escola Alarico Silveira por meio de Documentos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Elias Paulino da Cunha Junior.

Orientações de outra natureza
1.
Elias Paulino da Cunha Junior. A Escola dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo. 2012. Orientação de outra natureza. (História, Sociedade e Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Elias Paulino da Cunha Junior.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos no Contexto do Neoliberalismo.. Seminário Nacional de Educação dos Surdos, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Geografia: Prática de Ensino para Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Nósoutros: Do Caos à Gaia ou eterno Tártaro?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CUNHA JUNIOR, E. P.. O Embate em Torno das Políticas Educacionais para Surdos - FENEIS -. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Cultura e Identidade Surda: Desafios da Inclusão Escolar pela Linguagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Políticas Linguísticas no processo Escolar/Educacional dos Surdos e a 'Democratização/Democracia' no malabarismo do Capitalismo Brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.; S, C. ; TEIXEIRA, C. ; FERNANDO, E. . Libras Cafezinho. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: História. Tempo, Cultura e Sociedade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

2.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: Revolução Industrial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

3.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Imperialismo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

4.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: A Grande Guerra ou Primeira Guerra Mundial. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

5.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: Império Bizantino. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

6.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Expansão Islâmica e Maomé. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

7.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: O Brasil Holandês. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

8.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Resistência e Expansão Portuguesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

9.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Povos Germânicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

10.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Império Carolíngio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 7º Ano do Ensino Fundamental).

11.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Ouro e Minas Gerais. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

12.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Revolução Inglesa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 8º Ano do Ensino Fundamental).

13.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Surgimento do Estado. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

14.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Mesopotâmia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

15.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 3: Índios na América Latina. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

16.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Revolução Russa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 3º Ano do Ensino Médio).

17.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Apostila de Orientação de Estudo de Língua Brasileira de Sinais - Libras. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

18.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 1: Renascimento Cultural. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

19.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Reforma Protestante e Contra Reforma. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).

20.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 2: Pré-História. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 1º Ano do Ensino Médio).

21.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Capítulo 4: Índios do Brasil. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático - 2º Ano do Ensino Médio).


Artes Visuais
1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Poema: Somos Artistas da Dialética entre o Reino da Necessidade para o Reino da Liberdade. 2017. Performance.

1.
CUNHA JUNIOR, E. P.. Poema: Pássaros Palavras. 2017. Performance.




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