Georgia Clarice da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9365801158011224
  • Última atualização do currículo em 07/05/2018


Possui graduação em letras pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás e professor titular da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, letramento, inclusão, aprendizagem e bilinguísmo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Georgia Clarice da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, G. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Goiás.
Av. Dr. Deusdeth Ferreira de Moura
Centro
76600000 - Goiás, GO - Brasil - Caixa-postal: 76600000
Telefone: (62) 6239362161
URL da Homepage: http://www.coracoralina.ueg.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: A EDUCAÇÃO BILINGUE COMO FERRAMENTA DA INCLUSÃO SOCIO CULTURAL DA COMUNIDADE SURDA,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Maria Eugênia Curado.
Palavras-chave: LIBRAS; Bilinguísmo; Letramento; Linguística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2012
Especialização em Educação Especial na Perspectiva do Atendimento Ed. (Carga Horária: 720h).
Instituto Consciência Go, ICG, Brasil.
Título: Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: Surdez.
2008 - 2010
Especialização em Formação de Professores para a Educação de Surdos. (Carga Horária: 440h).
Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Título: Projeto: A importância do Bilingüismo para o processo de ensino/ aprendizado dos surdos.
2014
Graduação em andamento em Letras - Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2007
Graduação em letras.
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: Releituras de Machado de Assis: Influências do Bruxo do Cosme Velho em Contistas contemporâneos.
Orientador: Célia Sebastiana Silva.




Formação Complementar


2014 - 2014
Teorias Sócio-Interacionista e Introdução a Neurociência. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEE, Brasil.
2013 - 2013
Atendimento Educacional Especializado: Língua Portuguesa como L2 para Surdo. (Carga horária: 50h).
Centro de capacitação e atendimento às pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2013 - 2013
Altas Habilidades/ Superdotação: Encorajando Poten. (Carga horária: 40h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2013 - 2013
Libras Avançado. (Carga horária: 40h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2013 - 2013
Alfabetização em Libras. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2012 - 2013
Educar para Diversidade. (Carga horária: 90h).
Secretaria da Educação de Goiás, SEE/GO, Brasil.
2012 - 2012
Noções básicas de interpretação em Libras-NívelII. (Carga horária: 50h).
Centro de capacitação e atendimento às pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2012 - 2012
Noções básicas de interpretação em Libras -Nivel I. (Carga horária: 50h).
Centro de capacitação e atendimento às pessoas com surdez, CAS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em INCLUSÃO - CONHECER PARA FAZER. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 160h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 200h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2007 - 2007
Libras. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4


Faculdade de Iporá, FAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 5
Outras informações
ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU ? ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS. MINISTROU AS DISCIPLINAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PERFAZENDO UM TOTAL DE 20 HORAS; LETRAMENTO E SURDEZ, PERFAZENDO UM TOTAL DE 40 HORAS.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Coordenador Adjunto, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta, Carga horária: 5
Outras informações
Coordenadora adjunta no Curso de Pós-Graduação em Libras do Polo da Cidade de Goiás. Carga horária de 20 horas mensais.

Atividades

04/2013 - 07/2015
Direção e administração, Faculdade de Iporá, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta.
02/2014 - 02/2014
Ensino, Pós graduação em Língua Brasileira de Sinais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais e Línguistica - Nível I -II - III
10/2013 - 10/2013
Ensino, Pós-graduação em Língua Brasileira de SinaisLIBRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Letramento e Surdez
04/2013 - 04/2013
Ensino, Pós-graduação em Língua Brasileira de SinaisLIBRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Inclusiva

Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, FAESPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS, Carga horária: 5
Outras informações
Professora de LIBRAS nos núcleos de Sanclerlandia - GO e Bom Jesus- GO. Disciplina com carga horária total de 60h/a.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Docente das disciplinas de Libras e Língua Portuguesa.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina LIBRAS nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Serviço Social. Docente de Língua Poruguesa no Bacharelado em Filosofia, atuação na UFG - Campus da Cidade de Goiás.

Atividades

08/2013 - 10/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/2012 - 10/2013
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS
10/2012 - 10/2013
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Libras da Unidade Universitária de Goiás, nos cursos de Matemática, Letras, História e Geografia.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Atuação como docente da disciplina Libras na UEG - Unidade Universitária de Sanclerlândia. Docente no Curso de Licenciatura em Informática.( Contrato Temporário) Disciplina com carga horária total de 66 h/a.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Atuando como docente nas disciplinas de Libras e Leitura e Produção de Textos. Docente na UEG - Unidade Universitária de Goiás, nos cursos de Letras, Matemática e História. (Contrato temporário) Disciplinas com carga horária total de 66 h/s.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6
Outras informações
Atuando na UEG - Unidade Universitária de Jussara como docente da disciplina de Libras, ministrada nos cursos de licenciatura em Matemática, Letras e História.( (Contrato Temporário) Disciplinas com carga horária total de 66 h/a.

Atividades

09/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
08/2015 - 12/2015
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Leitura e Produção de Textos
02/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras - Língua Brasileira de Sinais
02/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras- Língua Brasileira de Sinais
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras- Língua Brasileira de Sinais
02/2015 - 02/2015
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras - Língua Brasileira de Sinais
02/2012 - 09/2012
Ensino, Informática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
01/2011 - 09/2012
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
LIBRAS
01/2011 - 09/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS
01/2011 - 09/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS

Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: docente
Outras informações
FOI MINISTRADO A DISCIPLINA DE LINGUÍSTICA APLICADA A LIBRAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS, PERFAZENDO UM TOTAL DE 20H.

Atividades

02/2011 - 04/2011
Ensino, Formação de Professores para a Educação de Surdos, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada a LIBRAS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 30
Outras informações
Professora Intéprete de Libras na Secretaria de Estado da Educação, lotada na Subsecretaria Regional de Educação de Goiás.

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Intérprete de LIBRAS
02/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Intérprete de LÍngua Brasileira de Sinais
02/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Intérprete de Língua Brasileira de Sinais
03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Intérprete de LIBRAS


Projetos de extensão


2017 - Atual
Libra II
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2017 - Atual
Libras I
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2016 - 2016
Libras Nível I
Descrição: CURSO SEMESTRAL OFERECIDO PELA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GOIÁS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (5) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2016 - 2016
Libras Nível I
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2016 - 2016
Libras noções Básicas
Descrição: CURSO SEMESTRAL OFERECIDO PELA UNIDADE CORA CORALINA.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.Número de orientações: 1
2016 - 2016
Libras-Noções Básicas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2016 - 2016
Políticas Educacionais para a educação de pessoas com surdez
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (5) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2016 - 2016
Saúde e Inclusão Social
Descrição: Curso de Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2015 - 2015
LIBRAS - Noções Básicas
Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo o Ensino da Libras como formação complementar para futuros docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.
2013 - 2013
Libras - Noções Básicas de Interpretação
Descrição: Tendo como objetivo intensificar a formação de profissionais intérpretes capacitados para atuarem em tradução e interpretação de Português para Libras e Libras para o Português, se observou a necessidade da criação de uma proposta de extensão que ofereça formação inicial para futuros intérpretes de Libras. Pois, devido ao pequeno número de profissionais atuantes como intérpretes de Libras, tem se procurado realizar um trabalho voltado para o aumento do número desse profissional, beneficiando assim a comunidade surda. Carga horária total 60hs..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (12) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra.
2013 - 2013
Conversação em Libras
Descrição: A inclusão de Surdos acontece quando se é respeitado sua diferença linguística, atualmente vimos que os ouvintes buscam cada vez mais cursos para conhecerem e se comunicarem com as pessoas surdas. Assim, esse projeto tem como objetivo disseminar o valor da língua se sinais, bem como apresentar a sua importância e papel no processo de inclusão social. Portanto, serão apresentadas ações importantes no sentido de instrumentalizar profissionais de diversas áreas para a compreensão da prática como intérprete em diferentes espaços sociais. Este projeto corresponde a carga horária total de 120hs..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) / Especialização: (3) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra.
2012 - 2013
Libras - Nível 1
Descrição: Este projeto tem como objetivo o ensino da Língua Brasileira de Sinais para profissionais de diversas áreas atuarem junto a comunidade surda por meio da Libras. Assim, o curso de extensão de Libras tem elevada importância, pois proporcionará para a comunidade acadêmica e local a aquisição da Língua de sinais, desse modo, será viabilizada a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. Portanto, para que se alcance todos os objetivos levantados pelo projeto, o mesmo será dividido em II etapas, cada etapa corresponderá 60hs aulas, para que assim o trabalho possa ocorrer de forma satisfatória atendendo a necessidades dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) / Especialização: (2) .
Integrantes: Georgia Clarice da Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS - Língua Paortuguesa, Ministério da Educação - Instituto Nacional de Educação de Surdos - UFSC.
2010
Avaliação Estadual de Proficência para Tradução e interpretação da Libras/ Língua Portuguesa/ Libras, CAS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, G. C.2016SILVA, G. C.; Fabrícia Ferreira da Silva Castro . A INSERÇÃO DA LIBRAS NO COTIDIANO ESCOLAR: Que currículo(s), método(s), técnica(s), recursos educativos e organização específica são necessários?. Revista Eletrônica da UEG - Campus Inhumas, v. 3, p. 519-529, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. C.. A Educação Bilíngue como Ferramenta a Inclusão Sócio Cultural da Comunidade Surda. In: VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação, 2013, Anápolis. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica e da VIII Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, G. C.. Educação de surdos: as particularidades do ensino bilíngue. I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, G. C.. O ensino bilíngue e as práticas de Letramento para surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, G. C.. A relação sociocultural nas práticas de Letramento para Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, G. C.; AGUAS, G. C. . As variações sociolinguísticas na educação de Surdos: Influências e Diferenças de Ambientes Línguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, G. C.; AGUAS, G. C. . As variações sociolinguísticas na educação de Surdos: Influências e Diferenças de Ambientes Línguísticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, G. C.; AGUAS, G. C. . A Aquisição da Linguagem mediada no Atendimento Educacional Especializado para crianças Surdas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, G. C.. O Letramento Matemático Aplicado a Educação de Surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, G. C.. Educação de surdos: as particularidades do ensino bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, G. C.. A atuação do Pedagogo na educação inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, G. C.. A Educação Bilíngue como Ferramenta da Inclusão Sócio Cultural da Comunidade Surda. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, G. C.. Práticas de Alfabetização e Letramento para surdos. 2016. .

2.
SILVA, G. C.. Fundamentos Básicos da Conversação em Libras. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, G. C.. Políticas Educacionais para a Educação de pessoas com surdez. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA, G. C.. Libras Noções Básicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, G. C.. Libras Nível I. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
SILVA, G. C.. Cultura e Identidade Surda. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, G. C.; RODRIGUES. Bruna de Oliveira ; BANDEIRA, K. S. . Fundamentos da Libras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SILVA, G. C.. LIBRAS - Noções Básicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
SILVA, G. C.. Iniciação em Libras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
SILVA, G. C.. Libras - Noções básicas de Interpretação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
SILVA, G. C.. Conversação em Libras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
SILVA, G. C.. Libras - Nível I / I etapa - II etapa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
SILVA, G. C.; Marli Evangelista de Lima Silva . Iniciação em Libras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Marli Evangelista de Lima Silva ; SILVA, G. C. . Iniciação em LIBRAS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
SILVA, G. C.. INCLUSÃO E SOCIEDADE. 2010. .

16.
SILVA, G. C.. Libras - Respeitando as Diferenças e construindo saberes. 2009. .

17.
SILVA, G. C.. Libras - Mão que Edificam. 2009. .

18.
SILVA, G. C.. Libras: A teoria Bilíngue no Contexto Escolar. 2009. .

19.
SILVA, G. C.. Curso de Libras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BERARDO, R. ; SILVA, G. C. ; VELLASCO, M. G. . Vida e Obra de Cora Coralina. 2013 (DVD ROM).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, G. C.. Participação em banca de Alfredo Borrás Batista.Pedras no Caminho: A visão dos alunos do 9º ano do Lyceu de Goyaz sobre a acessibilidade no Centro Histórico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.

2.
SILVA, G. C.. Participação em banca de Camylla Regina Nunes Costa.O ensino da Literatura infantil para a criança com deficiência intelectual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

3.
SILVA, G. C.. Participação em banca de Ian dos Santos Silva.Museu Casa de Cora Coralina: As Potencialidades para o Ensino não Formal da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.

4.
SILVA, G. C.; RIBEIRO, L. S. C.; BEZERRA, A. G.. Participação em banca de Denis José Sampaio.Estruturas Linguísticas: A formação de Palavras em Língua Portuguesa e em Língua Brasileira de Sinais.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

5.
CINTRA, O. L. S.; SILVA, G. C.. Participação em banca de Glaubia Lourenço de Queiroz e Wallysson Pinheiro Martins.O Ensino de LIBRAS com recursos visuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática) - Universidade Estadual de Goiás.

6.
TIAGO, R. A. S.; SILVA, G. C.; SOUZA, L. O.. Participação em banca de Paulo Henrique do Nascimento Silva.O uso do software "LOGO" e o auxílio da Língua Brasileira de Sinais no processo de ensino de geometria para surdos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.

7.
TIAGO, R. A. S.; SILVA, G. C.; AMEIDA, R. P.. Participação em banca de Jeany Katty Jorrane Costa Silva.Resolução de problemas matemáticos: Letramento Matemático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.

8.
CEOLIN, G. F.; SILVA, N. B.; SILVA, G. C.. Participação em banca de Stênio Marques Cunha.As relações e condições de trabalho dos Assistentes sociais na cidade de Goiás. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Goiás.

9.
SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.; CARVALHO, G. O.. Participação em banca de Leidianne da Silva Moreira.Libras: Subsídio de ensino de Língua Portuguesa para os Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

10.
SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.; VELLASCO, M. G.. Participação em banca de Soraia Pereira da Silva.Inclusão escolar: A construção do Processo de Escolarização de pessoas com surdez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

11.
SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.; VELLASCO, M. G.. Participação em banca de Josiane Silva Leite.A importância do profissional Intérprete na educação dos Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

12.
SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.; ROSA, C. R. P.. Participação em banca de Edleuza Soares dos Santos.Educar na adversidade: A educação inclusiva como princípio de Integração e igualdade social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás.

13.
CARMO, I.; SILVA, G. C.; BRITTO, C. C.. Participação em banca de Jaqueline Pessone Albino.O processo de ensino e aprendizagem de um aluno sudo do 9º ano de uma escola pública estadual da Cidade de Goiás. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Estadual de Goiás.

14.
LOURENCO, N. M.; SILVA, G. C.; CRUZ, C. M.. Participação em banca de Lorhana Mota da Silva.Teoria e Prática: O estudo de caso do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás.

15.
CARMO, I.; SILVA, G. C.; Mislainy Patrícia de Andrade. Participação em banca de Núbia da Silva Queiroz.Algumas considerações teóricas sobre o ensino de Língua Portuguesa para Surdos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás.

16.
CARMO, I.; SILVA, G. C.; CURADO, M. E.. Participação em banca de Jeane Santiago Silva.Algumas consideraçoes sobre o processo de ensino aprendizagem de Língua Portuguesa para o aluno surdo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Estadual de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, G. C.. Processo Seletivo de Professor Substituto - Libras. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

2.
ALVARENGA, D. H. B.; SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2013. Universidade Estadual de Goiás.

3.
ALVARENGA, D. H. B.; SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2013. Universidade Estadual de Goiás.

4.
ALVARENGA, D. H. B.; SILVA, G. C.; ALBUQUERQUE, A.. Processo Seletivo Simplificado. 2013. Universidade Estadual de Goiás.

5.
ALVARENGA, D. H. B.; SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2011. Universidade Estadual de Goiás.

6.
ALVARENGA, D. H. B.; SILVA, G. C.; NASCIMENTO JUNIOR, J. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2011. Universidade Estadual de Goiás.

Outras participações
1.
CARVALHO, M. M.; SILVA, G. C.; Mislainy Patrícia de Andrade. Arte Popular: Linguagens e leituras que reinventam nosso patrimônio. 2013. Instituto de Patrimônio Histórico e Artistico Nacional.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Formação dos Profissionais de Apoio. 2017. (Encontro).

2.
III Ciclo de Estudos sobre Diversidade, Cidadania e Direitos Humanos. 2017. (Outra).

3.
I Seminário Goiano de Inclusão na educação Técnica, tecnológica e Superior Pública. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário Regional de Inclusão e Acessibilidade.Oficina de Leitura e escrita do Sistema Braille.. 2017. (Seminário).

5.
Formação para a Docência na UFG. 2016. (Outra).

6.
I Encontro de Formação de Profissionais de Apoio. 2016. (Encontro).

7.
IX ENAPE: Diversidade e Inclusão: Desafios ao Educador.A relação sociocultural nas práticas de Letramentos para surdos. 2016. (Encontro).

8.
VII Semana de Letras Ensino de Línguas: Novos caminhos.O ensino Bilíngue e as Práticas de Letramento para surdos. 2016. (Encontro).

9.
V Semana de Integração II Simpósio de Pesquisa e extensão.A inserção da Libras no Cotidiano Escolar : Que Currículo (s), método(s), técnica (s), recursos educativos e organização específica são necessários?. 2016. (Simpósio).

10.
X Encontro Internacional de Aquisição de Linguagem.As variações Sociolinguísticas na Educação de Surdos: Influências e Diferenças de Ambientes Linguísticos. 2016. (Encontro).

11.
XVI Encontro de Educação Matemática.O Letramento Matemático Aplicado a Educação de Surdos. 2016. (Encontro).

12.
I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia. Educação de surdos: as particularidades do ensino bilíngue. 2015. (Congresso).

13.
III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de Pesquisa e Extensão. 2015. (Outra).

14.
II Simpósio - Inclusão: Seus aspectos Pedagógicos/ Sociais/ Culturais. 2015. (Simpósio).

15.
SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA:Formação universitária e juventudes, por novos protagonistas sociais.Fundamentos da Libras. 2015. (Encontro).

16.
36ª Reunião Nacional da ANPEd. 2013. (Encontro).

17.
36ª Reunião Nacional da ANPEd Minicurso : Indicadores Educacionais sobre a escolarização de pessoas com deficiência no Brasil. 2013. (Oficina).

18.
I Seminário Goiano Educação Bilíngue para surdos. 2013. (Seminário).

19.
I Seminário Nacional dos Movimentos Bilíngues de Surdos. 2013. (Seminário).

20.
I Simpósio Estadual de Educação Bilíngue - Políticas pública de Educação Bilíngue Libras/ Português Escrito^e.. 2013. (Simpósio).

21.
VIII Ciclo de Debates e I Seminário de Estagio e Trabalho de conclusão de curso de Letras;Libras. 2013. (Seminário).

22.
VIII Jornada de Pesquisa e Pós graduação.A Educação Bilíngue como Ferramenta a Inclusão Sócio Cultural da Comunidade Surda. 2013. (Outra).

23.
I Seminário de Extensão da UEG/Goiás. 2012. (Seminário).

24.
1º Seminário Nacional de LIBRAS 32º ELIS-Escrita Brasileira de Sinais. 2011. (Oficina).

25.
1º Seminário Nacional de LIBRAS 32º Ensino de Segunda Língua para Surdos. 2011. (Seminário).

26.
1º Seminário Nacional de LIBRAS 32º Novas Tecnologias, educação e surdez. 2011. (Seminário).

27.
1º Seminário Nacional de LIBRAS 32º O possível Aprendizado de Línguas Estrangeiras por surdos. 2011. (Outra).

28.
Historiografia de Saussure: Curso de Linguística Geral. 2010. (Oficina).

29.
VI Jornada Científica da Associação Pestalozzi de Goiânia: A Deficiência Intelectual e suas interfaces. 2010. (Seminário).

30.
Encontro Nacional de Estudantes de Letras LIBRAS. 2009. (Encontro).

31.
Encontro Nacional de Estudantes de Letras LIBRAS - Oficinas. 2009. (Oficina).

32.
Encontro Nacional de Estudantes de Letras LIBRAS- Palestras e mesas-redondas. 2009. (Encontro).

33.
Seminário interdisciplinar da Faculdade Araguaia: Graduação e Pós-graduação. 2008. (Seminário).

34.
Dificuldade de Aprendizagem e Transtornos de Comunicação. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, G. C.. XVII Encontro de Educação Matemática: Educação Matemática e Inclusão. 2017. (Outro).

2.
SILVA, G. C.. XIV Encontro Regional de Geografia. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Carolina Marques. Língua Brasileira de Sinais e a formação docente nos cursos de licenciatura da Ueg-Goiás. o histórico da educação de surdos .. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

2.
Yuri Ranier de Faria. Cultura Surda: Literatura Surda. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

3.
Wesilene Lima Leão. O bilinguismo e o ensino de língua portuguesa para surdos. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).

4.
Fabricia Ferreira da Silva Castro. Alfabetização e letramento para surdos. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabricia Ferreira da Silva Castro. Alfabetização e Letramento em L1 para aquisição de L2 por alunos surdos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

2.
Wesilene Lima Leão. Bilinguismo: A formação do sujeito surdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

3.
Ana Carolina Marques dos Santos. Língua Brasileira de Sinais e a formação docente nos cursos de licenciatura da UEG Cidade de Goiás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

4.
Josiane Silva Leite. A importância do profissional intérprete de Libras na educação de surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

5.
Leidianne da Silva Moreira. Libras -Subsídio de Ensino de Língua Portuguesa para os Surdos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

6.
Edleuza Soares dos Santos. Educar na adversidade: A educação inclusiva como princípio de integração e igualdade social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

7.
Soraia Pereira da Silva. Inclusão escolar: A construção do Processo de Escolarização de Pessoas com Surdez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

Iniciação científica
1.
Fernanda Ferreira Rodrigues da Silva. O acesso das pessoas surdas no curso Superior de Tecnologia e Gestão de Turismo na UEG Campus Cora Coralina. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Turismo) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

2.
Suellem Cristina Mendes. O museu das Bandeiras enquanto espaço cultural e Turístico para as pessoas surdas na Cidade de Goiás. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Turismo) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.

3.
Janaina da Silva Cruz. A importância da Formação dos professores para Inclusão de Alunos Surdos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás. Orientador: Georgia Clarice da Silva.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 14:38:41