Sergio Anderson de Moura Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3716600134876950
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


O contratenor Sergio Anders é membro honorífico da Sociedade Estadunidense de Músicos Pi Kappa Lambda National Music Honor Society. Bacharel em Canto (UFMG, 2000), Licenciado em Música (UFMG, 2003), Especialista em Música de Câmara Brasileira (UEMG, 2003), Sérgio é Mestre em Performance Musical (2010) pela University of North Dakota, nos EUA. Sua dissertação de mestrado, tendo como tema as Cinco Canções Folclóricas do Nordeste Brasileiro para Canto e Piano do grande compositor brasileiro Ernane Braga, foi premiada com o UND Graduate School 2012 Creative Exhibition Award. Ex-Coordenador do Curso de Música do CEFAR Palácio das Artes, cantor efetivo e ex-chefe de naipe dos contraltos do Coral Lírico de Minas Gerais, bem como cantor solista e diretor vocal do grupo Musica Figurata, Sergio Anders foi integrante e chefe do naipe dos contraltos do Coral Ars-Nova-UFMG. Já pertenceu aos grupos Coro Madrigale e Camerata Antíqua de Curitiba, época em que se tornou aluno da grande mestra Neyde Thomas. Semifinalista no ?The American Prize 2010?, na categoria Art Song (Men), Sérgio Anders aprimorou seus estudos em música antiga na University of Indiana - Jacobs School of Music, sob a tutela de Paul Elliot. Daquela universidade, Sérgio Anders recebeu três premiações: Anthony and Olimpia Barbera Music Scholarship Fund, Willi Apel Early Music Scholarship e o Artistic Excellence Award. Sérgio teve seu debut em ópera como Cherubino em Le Nozze di Figaro de Mozart, mas já interpretou La Musica e Pastore II em L?Orfeo de Monteverdi, Suor Dolcina em Suor Angelica de Puccini, Ahmal em Ahmal and the Night Visitors de Menotti, Gherardino em Gianni Schicchi de Puccini, Nerone em L?incoronazione di Poppea de Monteverdi, dentre outras. No gênero oratório, Sérgio Anders tem sido convidado como contralto solista para a performance de grandes obras, tais como o Magnificat, a Missa Luterana, a Missa em Si Menor, e a Cantata 161 de Bach, O Messias, Nisi Dominus, and Dixit Dominus de Handel, os Requiems de Mozart e Duruflé, dentre outras. Como professor, Sergio lecionou Canto e Música de Câmara no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier, em São João del Rei(MG), Canto no CEFAR Palácio das Artes, Canto, Educação Vocal e Técnica Vocal na Universidade Federal de Minas Gerais, bem como Canto e Fisiologia da Voz na Universidade do Estado de Minas Gerais, entre os anos de 2002 e 2003. Atualmente, é Professor de Ensino Superior na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, nas disciplinas: Canto, Leitura à Primeira Vista (para cantores), Dicção e Pronúncia Lírica, A Correpetição na Ópera e Tópicos Especiais: Oficina de Ópera, sendo também coordenador do NOP Núcleo de Ópera da ESMU e do Côro Acadêmico da ESMU, e ex-coordenador do GEO Grupo Experimental de Ópera. Atualmente está concluindo seu doutorado em música, com a defesa pública da tese marcada para agosto 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sergio Anderson de Moura Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, S. A. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo - de 501/502 ao fim
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34798300
URL da Homepage: www.esmu.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período co-tutela em Università di Bologna (Orientador: Marco Beghelli).
Título: Giovanni Battista Francesco Fasciotti: Sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ana Cláudia Assis.
Coorientador: Alberto Pacheco.
Palavras-chave: Giovanni Francesco Fasciotti; João Francisco Fasciotti; Castrato; Brasil Joanino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia Histórica.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2011 interrompida
Doutorado interrompido em 2012 em DM in Early Music.
Indiana University Bloomington, IU BLOOMINGTON, Estados Unidos.
Orientador: Paul Elliot.
Bolsista do(a): Indiana University Bloomington, IU BLOOMINGTON, Estados Unidos.
Ano de interrupção: 2012
2009 - 2010
Mestrado em M.M in Voice Performance.
University Of North Dakota, U.N.D., Estados Unidos.
Título: FIVE SONGS OF THE NORTHEASTERN BRAZILIAN FOLKLORE BY ERNANI BRAGA, HARMONIZED FOR VOICE AND PIANO: A PERFORMANCE GUIDE,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Dr. Gary Towne.
Bolsista do(a): University of North Dakota, UND, Estados Unidos.
Palavras-chave: Canções Folclóricas do Nordeste Brasileiro; Ernani Braga.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Música de Câmara Brasileira.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance Musical.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.
2012 - 2013
Especialização em Performance Diploma. (Carga Horária: 360h).
Indiana University Bloomington, IU BLOOMINGTON, Estados Unidos.
Título: Sem monografia..
Orientador: Paul Elliot.
Bolsista do(a): Indiana University, IU BLOOMINGTON, Estados Unidos.
2002 - 2003
Especialização em Especialização em Música Brasileira, Performance. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Título: Edição da Canção As sem razões do amor de Carlos Alberto Pinto Fonseca.
Orientador: Mauro Camilo dos Santos Chantal.
2001 - 2003
Graduação em Licenciatura em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sem monografia.
1997 - 2000
Graduação em Bacharelado em Canto.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sem monografia.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Francês II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Francês I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Italiano II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Italiano (I). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Língua e Cultura Italiana - Intensivo Elementar. (Carga horária: 140h).
Centro di Cultura Italiana Paraná e Santa Catarina, CCI, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Música de Curitiba.
Instituto de Cultura de Curitiba, ICAC, Brasil.
2005 - 2005
Vozterapia. (Carga horária: 14h).
Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, FCS, Brasil.
2004 - 2004
Canto. (Carga horária: 50h).
Centro Cultural Pró-Música, PRÓ-MÚSICA, Brasil.
2000 - 2000
Oficina de Canto Lírico. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
1998 - 1998
Master Class. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1996 - 1996
Canto Barroco. (Carga horária: 140h).
Pró-Música, PRÓ-MÚSICA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Virtuosi Produções Artísticas, VIRTUOSI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Canto: Bach e LIM (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) Côro Acadêmico

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Canto e Declamação Lírica, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Canto: Bach e LIM (I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII) Fisiologia da Voz Declamação Lírica Dicção e Pronúncia I, II e III A Correpetição na Ópera Laboratório de Ópera Leitura à 1ª Vista I e II.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor de Canto e Fisiologia da Voz, Carga horária: 5


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós Graduação, Carga horária: 2
Outras informações
Aulas práticas de canto, para alunos do Curso de Música Popular, sob a supervisão da Prof. Dra. Mônica Pedrosa: MUS216 Performance em Instrumento e Canto B MUS218 Performance em Instrumento e Canto D

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Contratação temporária, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Esmu UFMG: Canto: Bach e LIM Técnica Vocal Escola de Artes Cênicas e Fonoaudiologia: Educação Vocal


University of North Dakota, UND, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: GTA, Enquadramento Funcional: Teaching Assistant (Monitor), Carga horária: 10
Outras informações
Professor de Introdução à Música (Music 100) para alunos não músicos da University of North Dakota.


Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Músico cantor, Carga horária: 30
Outras informações
Funcionário em LIP (Licença de interesse particular).

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Naipe dos Contraltos, Carga horária: 30


Camerata Antíqua de Curitiba, ICAC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Cantor, Carga horária: 15


Ensemble Musica Figurata, MUSICA FIGURATA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Musico, Enquadramento Funcional: Contratenor Solista e Diretor Vocal, Carga horária: 6


Christ Church Cathedral Men and Boys Choir, CCC MEN AND BOYS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Cantor no naipe dos Contratenores, Carga horária: 6
Outras informações
Ensaios semanais e apresentações nas liturgias da CCC.


Ars Nova Coral da UFMG, ARS NOVA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Músico Cantor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Músico Cantor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Naipe dos Contraltos, Carga horária: 20


Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, CEFAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Cargo Comissionado DAI 09, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Música do CEFAR, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Artes, Carga horária: 30


Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier, C.E.P.J.M.XAVIER, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Canto e Música de Câmara, Carga horária: 36



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Aficanias UFRJ
Descrição: A pesquisa tem como objetivo a montagem de um glossário de palavras africanas, que são encontradas na canção de câmara e ópera brasileiras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Laboratório de Ópera
Descrição: Pesquisa de repertório operístico, composição de perfil de personagens, laboratório de correpetição para alunos pianistas, workshop de ópera para alunos cantores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador / Thelma Sousa Lander - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Côro Acadêmico da ESMU UEMG
Descrição: Coral Sinfônico formado por alunos cantores e instrumentistas, dos cursos BACH, LIM e LEM, ainda aberto à Extensão Universitária..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador.
2018 - Atual
NOP Núcleo de Ópera da ESMU
Descrição: Atividade de Ensino e Extensão, envolvendo vários grupos permanentes da extensão e ensino da Escola de Música da ESMU UEMG.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador / Diego Pereira de Almeida - Integrante / Andrea Pellicione - Integrante / Daiana Melo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - 2015
Italiano I
Descrição: Aulas de língua italiana para iniciantes. Conteúdo Programático: 1. Verbo essere ? presente do indicativo. 2. Resposta afirmativa e negativa ? construção de sentença negativa. 3. Verbo avere ? presente do indicativo; forma reduzida (ce l?ho). 4. Verbo esserci ? presente do indicativo. 5. Verbos das 3 conjugações no presente do indicativo. 6. Verbos irregulares mais frequentes no presente do indicativo (volere ? fare ? dare ? dire ? andare ? venire ? dovere ? uscire ? potere ? stare). 7. Artigos definidos e indefinidos. 8. Formação do plural de nomes e adjetivos com terminação -o, -a, -e. 9. Números e indicação de horas. 10. ?WH questions?: chi, che cosa, come, quando, perché, dove, di dove, di che colore, a che ore). 11. Expressões de tempo indeterminado: sempre ? spesso ? qualche volta ? non...mai. 12. Preposições simples e contração de preposições (introdução). 13. Possessivos. 14. Fonética. 15. Ortografia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador.
2014 - Atual
Grupo Experimental de Ópera GEO
Descrição: Treinamento de cantores solistas para as montagens de ópera da ESMU.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador.
2013 - 2016
Ars Nova - Coral da UFMG
Descrição: Projeto de Extensão da Escola de Música da UFMG, para bolsistas discentes e cantores da comunidade, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Integrante / Iara Fricke Matte - Coordenador / Diego Pereira de Almeida - Integrante / Robério Molinari - Integrante.Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Outros Projetos


2016 - Atual
Ópera
Descrição: Direção cênica da montagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador / Guilherme Matozinhos - Integrante.
2016 - Atual
Montagem da Ópera Bastien und Bastienne
Descrição: Ópera de W. A. Mozart, a ser apresentada no Festival de Popularização do Teatro e da Dança, em Belo Horizonte..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sergio Anderson de Moura Miranda - Coordenador / Ederson Urias - Integrante.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Outra.


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Fundo Estadual de Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera/Especialidade: ÓPERA BARROCA.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música de Câmara Brasileira.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Antiga.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Dicção Lírica com ensino do IPA.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Aprovado em Concurso Público para Professor efetivo na Área de Canto e Declamação Lírica., Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.
2014
Aprovado em Concurso para Professor Designado da Área de Canto e Declamação Lírica., Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.
2014
Aprovado para o Doutorado em Música - Aréa de Pesquisa em Performance Musical, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
2012
UND Graduate School 2012 Creative Exhibition Award, University of North Dakota.
2012
Willi Apel Early Music Scholarship, Early Music Institute - Jacobs School of Music - Indiana University.
2011
Semifinalista no ?The American Prize 2010?, na categoria Art Song (Men), The American Prize.
2011
Artistic Excellence Award., Jacobs School of Music - Indiana University.
2011
Anthony and Olimpia Barbera Music Scholarship Fund, Latin American Music Center - Jacobs School of Music - Indiana University.
2011
Aprovado para o Doutorado em Música Antiga, Indiana University - Jacobs School of Music.
2011
Aprovado para o Doutorado em Performance Musical, University of Wisconsin.
2011
Projeto Música Minas, Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de Minas Gerais.
2010
Membro Honorífico, Pi Kappa Lambda National Music Honor Society.
2009
Aprovado para o Mestrado em Performance Vocal, University of North Dakota.
2009
Aprovado para o Mestrado em Performance Vocal, University of Wisconsin.
2009
Graduate Teaching Assistantship - GTA, University of North Dakota.
2005
Aprovado para o Mestrado em Música Antiga, Guildhall School of Music.
2001
Aprovado em Concurso para Professor Substituto da Área de Canto e Fisiologia da Voz., Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, S. A. M.2015MIRANDA, S. A. M.; MALAQUIAS, A. C. ; ROCHA, E. . PROCESSOS DE QUANTIFICAÇÃO NA IDENTIDADE VOCAL: O CASO DE AMIN FERES. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. X, p. 51-66, 2015.

2.
MIRANDA, S. A. M.2014 MIRANDA, S. A. M.. O? KINIMBÁ, a primeira canção do ciclo Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, Harmonizadas para Canto e piano, de Ernani Braga.. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. 14, p. 51-63, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, S. A. M.; ASSIS, A. C. . O castrato Giovanni Francesco Fasciotti: ad honorem Dei. In: IV SIMIbA e I ABMUS, 2016, Belo Horizonte (MG). Caderno de Resumos e Anais do IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. Belo Horizonte (MG), 2016. p. 435-445.

2.
MIRANDA, S. A. M.. Capim di Pranta, obra para canto e piano de Ernani Braga: uma análise para performance.. In: I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA, 2015, Rio de Janeiro. Anais I Simpósio em Práticas Interpretativas UFRJ/UFBA. Rio de Janeiro: Faperj, 2015. v. I. p. 157-166.

3.
MIRANDA, S. A. M.. ?O? KINIMBÁ?, OBRA PARA CANTO E PIANO DE ERNANI BRAGA: UMA ANÁLISE PARA PERFORMANCE. In: III SIMPOM Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2014, Rio de Janeiro. SIMPOM - III Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música. Rio de Janeiro: SIMPOM - Editora dos Anais, 2014. v. III. p. 725-734.

4.
MIRANDA, S. A. M.. Exportando a Canção de Câmara Brasileira para a América: um estudo da performance da obra ?Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, de Ernani Costa Braga. In: IV Seminário da Canção Brasileira, 2014, Belo Horizonte (MG). IV Seminário da Canção Brasileira. Belo Horizonte (MG): Selo Minas de Som, 2014. v. IV. p. 202-211.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BOREM, F. ; MIRANDA, S. A. M. ; BORGHOFFI, M. . Um mulato carioca ousado e eclético: performance cênica das Lições Nos 2, 4, e 5 (1838) e das modinhas De Huma simples amizade, Se meus suspiros podessem e Cupido tirando (c.1831) de Lino José Nunes (1789-­‐1847). In: IV SIMIbA e I ABMUS, 2016, Belo Horizonte (MG). Caderno de Resumos e Anais do IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. Belo Horizonte (MG), 2016. p. 350-361.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARA, A. A. A. ; MIRANDA, S. A. M. . Recital / palestra Africanias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MIRANDA, S. A. M.. A Produção de Vozes por Meio da Castração. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMARA, A. A. A. ; MIRANDA, S. A. M. . Revisitando O' Kinimbá. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MIRANDA, S. A. M.; ASSIS, A. C. . O castrato Giovanni Francesco Fasciotti: ad honorem Dei. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOREM, F. ; MIRANDA, S. A. M. ; BORGHOFFI, M. . Um mulato carioca ousado e eclético: performance cênica das Lições Nos 2, 4, e 5 (1838) e das modinhas De Huma simples amizade, Se meus suspiros podessem e Cupido tirando (c.1831) de Lino José Nunes (1789-­‐1847). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MIRANDA, S. A. M.; RAJÃO, R. . A Co-Produção da Música e Língua Italiana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MIRANDA, S. A. M.. Exportando a Canção de Câmara Brasileira para a América: um estudo da performance da obra ?Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, de Ernani Costa Braga. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
MIRANDA, S. A. M.. ?O? KINIMBÁ?, OBRA PARA CANTO E PIANO DE ERNANI BRAGA: UMA ANÁLISE PARA PERFORMANCE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MIRANDA, S. A. M.; BESSA, R. . A Edição Musical de Petrucci a Petrucci. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MIRANDA, S. A. M.; TOWNE. G . 2012 Distinguished Dissertation, Thesis and Creative Exhibition Awards. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MIRANDA, S. A. M.; TOWNE. G . Five Songs of Northeastern Brazilian Folklore by Ernani Braga. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, S. A. M.. Recitativo e Rondó, 2018. (Partitura Musical/Canto).

2.
MIRANDA, S. A. M.; FASCIOTTI, G. F. . Piramo Cantata per voce sola con accompagnamento di forte piano, 2018. (Partitura Musical/Canto).

3.
MIRANDA, S. A. M.; TOWNE. G . FIVE SONGS OF THE NORTHEASTERN BRAZILIAN FOLKLORE BY ERNANI BRAGA, HARMONIZED FOR VOICE AND PIANO: A PERFORMANCE GUIDE 2011 (Dissertação de Mestrado).

4.
MIRANDA, S. A. M.; CHANTAL, M. . Edição da Canção 'As sem-razões do amor' para canto e piano, de Carlos Alberto Pinto Fonseca 2003 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Partituras. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MIRANDA, S. A. M.. Site do Contratenor Sérgio Anders. 2017; Tema: Biografia, fotos, vídeos e agenda do artista. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, S. A. M.; FASCIOTTI, G. F. . Piramo Cantata per voce sola con accompagnamento di forte piano. 2017. (Editoração/Outra).

2.
MIRANDA, S. A. M.. A Correpetição na Ópera. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de Disciplina Optativa).

3.
MIRANDA, S. A. M.. Dicção e Pronúncia Lírica I. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação de Disciplina Optativa).

4.
BRAGA, E. C. ; MIRANDA, S. A. M. . NIGUE-NIGUE-NINHAS, a terceira canção do ciclo Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, Harmonizadas para Canto e piano, de Ernani Braga.. 2014. (Editoração/Outra).

5.
BRAGA, E. C. ; MIRANDA, S. A. M. . CAPIM DI PRANTA, a segunda canção do ciclo Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, Harmonizadas para Canto e piano, de Ernani Braga.. 2014. (Editoração/Outra).

6.
BRAGA, E. C. ; MIRANDA, S. A. M. . O? KINIMBÁ, a primeira canção do ciclo Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, Harmonizadas para Canto e piano, de Ernani Braga.. 2014. (Editoração/Outra).

7.
MIRANDA, S. A. M.. III SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. 2014. (Coordenação de mesa de comunicações orais em Simpósio).

8.
MIRANDA, S. A. M.. Dicção Lírica: Introdução ao uso do IPA. 2012. .

9.
MIRANDA, S. A. M.. IPA - Italiano Cantado - Consoantes. 2012. (Confecção de material para a aula "Dicção para Cantores".).

10.
MIRANDA, S. A. M.. IPA - Italiano Cantado - Vogais. 2012. (Confecção de material para a aula "Dicção para Cantores".).

11.
MIRANDA, S. A. M.. IPA - Latin Francês para Música Antiga. 2012. (Confecção de material para a aula "Dicção para Cantores".).

12.
MIRANDA, S. A. M.. IPA - Latin Alemão para Música Antiga. 2012. (Confecção de material para a aula "Dicção para Cantores".).

13.
MIRANDA, S. A. M.. IPA - Latin Litúrgico. 2012. (Confecção de material para a aula "Dicção para Cantores".).

14.
MIRANDA, S. A. M.. Master Class de Canto. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
REIS, A. S. DOS ; MIRANDA, S. A. M. . Workshop de Técnica Vocal para Coristas. 2008. .

16.
MIRANDA, S. A. M.. Festival de Inverno de Congonhas do Campo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
FONSECA, C. A. P. ; MIRANDA, S. A. M. ; CHANTAL, M. . Canção 'As Sem Razões do Amor'. 2003. (Editoração/Outra).

18.
MIRANDA, S. A. M.. Técnica Vocal e Fisiologia Vocal. 2001. .


Produção artística/cultural
Música
1.
BESSA, R. ; MIRANDA, S. A. M. . Leçons des Ténèbres. 2018. Interpretação.

2.
MIRANDA, S. A. M.. Ópera 'A Vingança da Cigana', de Domingos Caldas Barbosa. 2018. Outra.

3.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Ópera 'Bastien und Bastienne' de W. A. Mozart. 2018. Outra.

4.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Bastien und Bastienne. 2018. Diversas.

5.
MIRANDA, S. A. M.; ASSIS, A. C. . Amor e Morte - Concerto de Conclusão do Doutrado. 2018. Interpretação.

6.
PASCOA, M. L. F. R. ; PACHECO, A. J. V. ; MIRANDA, S. A. M. ; TRILHA, M. M. ; DIAS, A. O. . VII Simpósio Internacional de Musicologia. 2017. Interpretação.

7.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Duo Canto e Piano com Sérgio Anders e Ederson urias no Inverno Cultural de São João del Rei. 2017. Interpretação.

8.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Duo Canto e Piano com Sérgio Anders e Ederson urias no Programa Segunda Musical. 2017. Interpretação.

9.
MIRANDA, S. A. M.. Cenas de Óperas com o Grupo Experimental de Música. 2016. Interpretação.

10.
MIRANDA, S. A. M.. GEO Grupo Experimental de Ópera na Sexta de Música Erudita. 2016. Interpretação.

11.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . 'Concertos Virtuosi' - Sérgio Anders e Ederson Urias. 2016. Interpretação.

12.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . RECITAL COM O CONTRATENOR SÉRGIO ANDERS E O PIANISTA EDERSON URIAS. 2016. Interpretação.

13.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Série de Concertos Virtuosi. 2016. Interpretação.

14.
MIRANDA, S. A. M.; URIAS, E. . Concerto Beneficente no Teatro Dom Silvério. 2016. Interpretação.

15.
BOREM, F. ; MIRANDA, S. A. M. ; BORGHOFFI, M. . Um mulato carioca ousado e eclético: performance cênica das Lições Nos 2, 4, e 5 (1838) e das modinhas De Huma simples amizade, Se meus suspiros podessem e Cupido tirando (c.1831) de Lino José Nunes (1789-­‐1847). 2016. Interpretação.

16.
MIRANDA, S. A. M.. GEO Grupo Experimental de Ópera na Sexta de Música Erudita. 2015. Interpretação.

17.
MIRANDA, S. A. M.; ROUSSIN, C. ; ALMEIDA, W. ; REIS, R. ; DIAZ, A. . ÓPERA RINALDO. 2015. Interpretação.

18.
MIRANDA, S. A. M.. Projeto Sexta de Música Erudita da PUC Minas. 2015. Interpretação.

19.
MIRANDA, S. A. M.. Comemorações da Semana da Língua Italiana no Mundo: O italiano da música, a música do italiano. 2015. Interpretação.

20.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . 47º Festival de Inverno UFMG. 2015. Interpretação.

21.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . Concerto Ars Nova Coral da UFMG. 2015. Interpretação.

22.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . VIII Simpósio Internacional de Neurociências. 2015. Interpretação.

23.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . VII Concerto Comemorativo dos 90 anos do Conservatório UFMG. 2015. Interpretação.

24.
MIRANDA, S. A. M.; MAGALHAES, A. C. . Comemorações do Dia do Barroco Mineiro e Aniversário de Morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 2015. Interpretação.

25.
KNAGGS, D. ; MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. ; CHRISTINE, N. . Trois Chansons de David Knaggs. 2015. Interpretação.

26.
MIRANDA, S. A. M.. 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (Re) Conhecimento. 2015. Outra.

27.
MIRANDA, S. A. M.; CHANTAL, M. . Recital de Doutorado em Canto - Práticas Avançadas II. 2015. Interpretação.

28.
ROUSSIN, C. ; MIRANDA, S. A. M. ; DANDARA, N. . Stabat Mater de Pergolesi. 2014. Interpretação.

29.
ROUSSIN, C. ; MIRANDA, S. A. M. ; DANDARA, N. . Stabat Mater de Pergolesi. 2014. Interpretação.

30.
MIRANDA, S. A. M.; BESSA, R. ; PATRIOTA, R. ; VIGGIANO, N. . Recitais em Lourdes. 2014. Interpretação.

31.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P. ; LISBOA, R. ; ALVIM, H. . Audição de Alunos. 2014. Interpretação.

32.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. . Concertos Didáticos Prata da Casa. 2014. Interpretação.

33.
RAMOS, M. ; ANDRADE, L. ; MIRANDA, S. A. M. . Sinfônica Pop convida Milton Nascimento. 2014. Interpretação.

34.
MIRANDA, S. A. M.; ANDRADE, L. ; LOMBIDA, N. ; MEDEIROS, R. ; RENATO, C. . Concerto Sacro Duke Ellington. 2014. Interpretação.

35.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . Conexões Musicais. 2014. Interpretação.

36.
MIRANDA, S. A. M.; MARTINS, V. . Vox Ensemble. 2014. Interpretação.

37.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . Concertos Didáticos Prata da Casa. 2014. Interpretação.

38.
MIRANDA, S. A. M.; CHANTAL, M. . Recital de Seleção para o Programa de Doutorado da UFMG. 2014. Interpretação.

39.
MIRANDA, S. A. M.; VENTURA, F. . Recital Canto e Piano. 2014. Interpretação.

40.
MIRANDA, S. A. M.; BESSA, R. ; RAJÃO, R. . A Ópera Barroca Italiana em Minas Gerais: Stylus Eclesiasticus versus Stylus Theatralis. 2014. Interpretação.

41.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . Concerto Ars Nova Coral da UFMG - Turnê Nacional. 2014. Interpretação.

42.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . Concerto no Mosteiro. 2014. Interpretação.

43.
PHILOMENO, V. ; RUBIM, M. ; ARAYA, G. ; MIRANDA, S. A. M. ; HELENE, T. . Estréia Nacional da ópera L'Incoronazione di Poppea. 2014. Interpretação.

44.
MIRANDA, S. A. M.; BESSA, R. . Curt Lang e a musicologia no Brasil. 2014. Interpretação.

45.
MIRANDA, S. A. M.; BESSA, R. . Árias e Modinhas: da Itália ao coração do Brasil. 2014. Interpretação.

46.
MIRANDA, S. A. M. . Lírico na Cidade. 2013. Interpretação.

47.
BESSA, R. ; MIRANDA, S. A. M. ; RAJÃO, R. ; PATRIOTA, R. ; BRACHER, G. . O Mistress Mine - Músicas no Tempo de Shakespeare. 2013. Interpretação.

48.
BESSA, R. ; RAJÃO, R. ; MIRANDA, S. A. M. . Recitais em Lourdes. 2013. Interpretação.

49.
TIBIRIÇÅ, R. ; MIRANDA, S. A. M. ; BRUNO, L. . Festival Faurè. 2013. Interpretação.

50.
PARK, C. ; MIRANDA, S. A. M. . Ópera Fedra e Hipólito. 2013. Interpretação.

51.
MIRANDA, S. A. M.; ANDRADE, L. . Projeto Viva Música. 2013. Interpretação.

52.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. . Concerto Matriz de Santo Antônio - Tiradentes. 2013. Interpretação.

53.
BESSA, R. ; MIRANDA, S. A. M. ; PATRIOTA, R. ; BRACHER, G. . Música Figurata - Festival MIMO. 2013. Interpretação.

54.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. . Concerto Barroco. 2013. Interpretação.

55.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. ; EDA, G. . Concerto Barroco. 2013. Interpretação.

56.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. . IV Semana de Música Antiga da UFMG - Bizarrie Alegórica. 2013. Interpretação.

57.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . VII Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG. 2013. Interpretação.

58.
BESSA, R. ; RAJÃO, R. ; MIRANDA, S. A. M. ; CAVAZOTTI, A. ; GOMES, W. . Música, Poesia e Drama: a chegada da ópera em Minas Gerais. 2012. Interpretação.

59.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, D. . 2nd Annual Spanish & Portuguese Song Festival. 2012. Interpretação.

60.
MIRANDA, S. A. M.; MATTE, I. F. . Série de Concertos Prata da Casa. 2012. Interpretação.

61.
MIRANDA, S. A. M.; GALERY, I. . Do Som ao Signo - Uma Visão Contemporânea da Minas Colonial. 2012. Interpretação.

62.
MIRANDA, S. A. M.; FERREIRA, J. P. . Recital: A Voz do Contratenor. 2011. Interpretação.

63.
NORTH, N. ; MIRANDA, S. A. M. . Music from the Reign of James I of England (1603-1625). 2011. Interpretação.

64.
NORTH, N. ; MIRANDA, S. A. M. . 'Canticum Canticorum' Settings from the Song of Songs. 2011. Interpretação.

65.
PANIGADA, L. ; MIRANDA, S. A. M. . Colonial Christmas of the Americas. 2011. Interpretação.

66.
HASSE, D. S. ; MIRANDA, S. A. M. ; BOGARDO, Jessica . La Coronación de Poppea. 2010. Interpretação.

67.
MIRANDA, S. A. M.; FRILLING J. ; ST.PIERRE, L. G. . A Countertenor´s Portrait. 2010. Interpretação.

68.
MIRANDA, S. A. M.; SCHOTT, K. ; DAHLBERG, K. ; FEO, L. C. ; ALARCON, J. T. . Graduate Students Recital. 2010. Interpretação.

69.
NEYOSHI, N. ; MIRANDA, S. A. M. ; MIRANDA, C. ; ALARCON, J. T. ; ROBINETTE, J. . How Like a Hand. 2010. Interpretação.

70.
MIRANDA, S. A. M.. Student Showcase. 2010. Interpretação.

71.
ST.PIERRE, L. G. ; MIRANDA, S. A. M. . Dr. Grace St. Pierre Voice Studio Recital. 2010. Interpretação.

72.
MIRANDA, S. A. M.; CHRISTOPHERSON, A. ; DRAGO, A. . Stabat Mater de G. B. Pergolesi. 2009. Interpretação.

73.
MIRANDA, S. A. M.. Student Showcase. 2009. Interpretação.

74.
MIRANDA, S. A. M.. Student Showcase. 2009. Interpretação.

75.
MIRANDA, S. A. M.; CHAGAS, P. ; PEDROSA, M. . Corpo, Carne e Espírito. 2008. Composição (estréia).

76.
MIRANDA, S. A. M.. Matinas do Sábado Santo e Missa em Fá Maior de J.J.Emerico Lobo de Mesquita. 2008. Interpretação.

77.
MIRANDA, S. A. M.; REIS, A. S. DOS . Magnificat de J. S. Bach. 2008. Interpretação.

78.
MIRANDA, S. A. M.. 29 Festival Internacional Música Algarve. 2007. Interpretação.

79.
MIRANDA, S. A. M.. Magnificat em Dó Maior de F. Schubert. 2007. Interpretação.

80.
MIRANDA, S. A. M.. Versos Brasileiros. 2007. Interpretação.

81.
MIRANDA, S. A. M.. Nisi Dominus, Dixit Dominus e Laudate Pueri Dominum de Handel. 2007. Interpretação.

82.
MIRANDA, S. A. M.. A Comédia do Senhor Carlo Goldoni "Crônica com Música". 2007. Composição (estréia).

83.
MIRANDA, S. A. M.. Cantata BWV 12 e Missa Luterana, de Bach. 2007. Interpretação.

84.
MIRANDA, S. A. M.. Programa de Concerto com o Maestro Júlio Moretzsohn. 2007. Interpretação.

85.
MIRANDA, S. A. M.. Concertos Didáticos UFMG Temporada 2006. 2006. Interpretação.

86.
MIRANDA, S. A. M.. Réquiem de Mozart. 2006. Interpretação.

87.
MIRANDA, S. A. M.. Musica Figurata Minas Gerais na Embaixada do Brasil em Assuncion, Paraguay. 2006. Interpretação.

88.
MIRANDA, S. A. M.. Matinas de São Vicente de Castro Lobo. 2006. Interpretação.

89.
MIRANDA, S. A. M.. Gianni Schicchi, Puccini. 2005. Interpretação.

90.
MIRANDA, S. A. M.. Lançamento Nacional do CD Ofício de Trevas do Pe. José Maria Xavier. 2004. Interpretação.

91.
MIRANDA, S. A. M.. Série de Concertos TIM: Réquiem de Verdi. 2004. Interpretação.

92.
MIRANDA, S. A. M.. Stabat Mater de Rossini. 2004. Interpretação.

93.
MIRANDA, S. A. M.. Concertos para Belo Horizonte: Réquiem de Mozart. 2003. Interpretação.

94.
MIRANDA, S. A. M.. Concertos para Belo Horizonte: Missa em Do Maior de L. V. Beethoven. 2003. Interpretação.

95.
MIRANDA, S. A. M.. Concerto Especial: Sinfonia nr. 9, de L. V. Beethoven. 2003. Interpretação.

96.
MIRANDA, S. A. M.. Concertos para Belo Horizonte: Concerto pela Paz. 2002. Interpretação.

97.
MIRANDA, S. A. M.. O Guarani de Carlos Gomes. 2002. Interpretação.

98.
HERRERA, R. ; MIRANDA, S. A. M. ; DORO, L. ; ASSUMPCÃO, L. ; PATERNOSTER, C. . Sertão, Sertões. 2001. Interpretação.

99.
MIRANDA, S. A. M.. Concerto Nietzsche. 2000. Interpretação.

100.
MIRANDA, S. A. M.. Recital de Formatura. 2000. Interpretação.

101.
MIRANDA, S. A. M.. A Paixão Segundo São Joao, de Bach. 2000. Interpretação.

102.
MIRANDA, S. A. M.. Recital de Canto. 2000. Interpretação.

103.
MIRANDA, S. A. M.. As Bodas de Fígaro, de W. A. Mozart. 2000. Interpretação.

104.
MIRANDA, S. A. M.; MARRECO, R. M. ; LARA, E. F . Stabat Mater. 1999. Interpretação.

105.
MIRANDA, S. A. M.. III Encontro Estadual de Natal Catedral de Luz. 1999. Interpretação.

106.
MIRANDA, S. A. M.. Glória de Vivaldi. 1999. Interpretação.

107.
MIRANDA, S. A. M.. Carmina Burana, de Carl Orff. 1999. Interpretação.

108.
MIRANDA, S. A. M.. Réquiem de Verdi. 1999. Interpretação.

109.
TUGNY, R. P. ; MIRANDA, S. A. M. . Psyché e as alegorias das paixões. 1999. Interpretação.

110.
MIRANDA, S. A. M.. Concerto de Natal. 1999. Interpretação.

111.
MIRANDA, S. A. M.. Coral da UFMG para 1998. 1998. Interpretação.

112.
MIRANDA, S. A. M.. O Rei David de Arthur Honegger. 1998. Interpretação.

113.
MIRANDA, S. A. M.. A Paixão Segundo São Joao, de Bach. 1998. Interpretação.

114.
MIRANDA, S. A. M.. La Traviata, de G. Verdi. 1998. Interpretação.

115.
MIRANDA, S. A. M.. Missa da Coroação de Mozart. 1998. Interpretação.

116.
MIRANDA, S. A. M.. Coral da UFMG para 1998. 1998. Interpretação.

117.
MIRANDA, S. A. M.. Missa da Coroação de Mozart. 1998. Interpretação.

118.
MIRANDA, S. A. M.. A Criação, de J. Haydn. 1998. Interpretação.

119.
MIRANDA, S. A. M.. Credo, de Manoel Dias de Oliveira. 1997. Interpretação.

120.
MIRANDA, S. A. M.. Vênus e Adonis de J. Blow. 1997. Interpretação.

121.
MIRANDA, S. A. M.. O Rei David de Arthur Honegger. 1997. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PASCOA, M. L. F. R. ; PACHECO, A. J. V. ; TRILHA, M. M. ; MIRANDA, S. A. M. . Antologia da Música Brasileira. 2017 (Gravação de CD).

2.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. . Quel Augellin che Canta. 2014 (Gravação de CD).

3.
MATTE, I. F. ; MIRANDA, S. A. M. . oratório de Natal de J. S. Bach - Cantas I, II e III.. 2013 (gravação de DVD).

4.
BRAGANCA, G. F. F. ; MIRANDA, S. A. M. . Coral da Assembléia. 2005 (Gravação de CD).

5.
RAMOS, M. ; MIRANDA, S. A. M. . Ofício de Trevas - Pe. José Maria Nunes volume 1. 2004 (Gravação de CD).

6.
REIS, A. S. DOS ; MIRANDA, S. A. M. . O Messias de George Friderich Handel. 2003 (Gravação de CD).

7.
MIRANDA, S. A. M.; CORREA, M. ; TEODORO, R. . Sérgio Anders - Contratenor. 1999 (Gravação de CD).

8.
FONSECA, C. A. P. ; MIRANDA, S. A. M. . Antologia. 1999 (Gravação de CD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, S. A. M.; ALMEIDA, D. P.; PELLICIONE, A.; XAVIER, E.; DUARTE, P.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Intermediária, Periodo 1/2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MIRANDA, S. A. M.; ALMEIDA, D. P.; PELLICIONE, A.; MELO, D.. Participação em banca de vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Intermediária, Periodo 2/2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
MIRANDA, S. A. M.; PELLICIONE, A.; ALMEIDA, D. P.; MELO, D.. Participação em banca de Matheus Lima Marcelino França.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
MIRANDA, S. A. M.; ALMEIDA, D. P.; PELLICIONE, A.. Participação em banca de Samuel Rodrigues Goetz.Recital de IV Período do Curso Bacharelado em Canto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P.; XAVIER, E.; PELLICIONE, A.; ALMEIDA, D. P.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Final Periodo 1/2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P.; XAVIER, E.; ALMEIDA, D. P.. Participação em banca de Raíssa Brant.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P.; XAVIER, E.; ALMEIDA, D. P.. Participação em banca de Pedro Lucas Viana da Silva Tavares.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
MIRANDA, S. A. M.; XAVIER, E.; DUARTE, P.; PELLICIONE, A.; ALMEIDA, D. P.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Final Periodo 2/2016. 2016.

9.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; DUARTE, P.; XAVIER, E.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Final Periodo 1/2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

10.
MIRANDA, S. A. M.; XAVIER, E.; DUARTE, P.. Participação em banca de Bruno Rossi Graça.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

11.
MIRANDA, S. A. M.; PELLICIONE, A.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Final Periodo 2/2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

12.
MIRANDA, S. A. M.; XAVIER, E.; DUARTE, P.. Participação em banca de Michele Barreto.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

13.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P.; XAVIER, E.; PELLICIONE, A.. Participação em banca de Fausto Caetano.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

14.
MIRANDA, S. A. M.; ALMEIDA, D. P.; DUARTE, P.. Participação em banca de Matheus Lima Marcelino França.Recital de IV Período do Curso Bacharelado em Canto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

15.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; ASSUMPCÃO, L.; DUARTE, P.. Participação em banca de Ana Carolina de Paula.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

16.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; DUARTE, P.; ASSUMPCÃO, L.; XAVIER, E.. Participação em banca de Andréia de Paula.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

17.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; DUARTE, P.; ASSUMPCÃO, L.; XAVIER, E.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Final Periodo 1/2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

18.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; DUARTE, P.. Participação em banca de Sônia Aparecida Conceição.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

19.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; DUARTE, P.. Participação em banca de Bruno Luiz Graça da Silva.Recital de IV Período do Curso Bacharelado em Canto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

20.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; DUARTE, P.; ASSUMPCÃO, L.; XAVIER, E.. Participação em banca de Vários.Banca de Provas, Alunos Graduação, Final Periodo 2/2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

21.
MIRANDA, S. A. M.; PEDROSA, M.. Participação em banca de Vários.Avaliação Final Alunos do Curso de Música Popular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Música Popular) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P.; SIMOES, M.. Participação em banca de Iolanda Camilo.Recital de Conclusão de Curso - Bacharel em Canto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; XAVIER, E.; DUARTE, P.. Seleção de Alunos para obtenção de novo título. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; XAVIER, E.; DUARTE, P.. Transferência de Curso LIM para Bach em Música com Habilitação em Canto. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
MIRANDA, S. A. M.; DUARTE, P.. Transferência de curso LEM para LIM. 2014. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
MIRANDA, S. A. M.; XAVIER, E.. Banca de Provas, Alunos Graduação, Intermediária, Periodo 1/2014. 2014. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
MIRANDA, S. A. M.; ASSUMPCÃO, L.. Banca de Provas, Alunos Graduação, Intermediária, Periodo 2/2014. 2014.

Concurso público
1.
MIRANDA, S. A. M.; SIMOES, M.; XAVIER, E.. Concurso para Designação de Professor de Canto/Fisiologia da Voz. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
ZILLE, J. A. B.; MIRANDA, S. A. M.. Os sons hiperagudos e o treino vocal para barítonos: estudo sobre a atuação do aparelho fonador em um modelo de vocalize que utiliza sons hiperagudos visando o aumento e extensão vocal. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Seminário de Música Brasileira da ESMU.Recital / palestra Africanias. 2017. (Seminário).

2.
IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. O castrato Giovanni Francesco Fasciotti: ad honorem Dei. 2016. (Congresso).

3.
IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. Um mulato carioca ousado e eclético: performance cênica das Lições Nos 2, 4, e 5 (1838) e das modinhas De Huma simples amizade, Se meus suspiros podessem e Cupido tirando (c.1831) de Lino José Nunes (1789-­‐1847). 2016. (Congresso).

4.
III SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Musicaica.?O? KINIMBÁ?, OBRA PARA CANTO E PIANO DE ERNANI BRAGA: UMA ANÁLISE PARA PERFORMANCE. 2014. (Simpósio).

5.
IV Colóquio do Núcleo Walter Benjamin - Fantasmagorias.Curt Lang e a musicologia no Brasil. 2014. (Outra).

6.
IV Seminário da Canção Brasileira.Exportando a Canção de Câmara Brasileira para a América: um estudo da performance da obra ?Cinco Canções Nordestinas do Folclore Brasileiro, de Ernani Costa Braga. 2014. (Seminário).

7.
Jornada de Ética 2014 - Democracia, Diversidade e Inclusão. Ária e Modinhas: da Itália ao coração do Brasil. 2014. (Congresso).

8.
XIV Semana da Língua Italiana no Mundo.A EDIÇÃO MUSICAL DE PETRUCCI A PETRUCCI. 2014. (Outra).

9.
2nd Annual Spanish & Portuguese Song Festival.Special Guests Portuguese. 2012. (Outra).

10.
Do Som ao Signo - uma visão contemporânea da Minas Colonialnisl. Concerto de Música Colonial Brasileira. 2012. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass com o mezzosoprano Carolina Faria. 2016. (Outro).

2.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass de Canto com o pianista Fabio Centanni. 2016. (Outro).

3.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass com o tenor Eric Herrero Santiago. 2015. (Outro).

4.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass com o soprano Jaquelina Livieri. 2015. (Outro).

5.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass com o mezzosoprano Carolina Faria. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Whashington Oliveira. O sincretismo religioso na canção Guerreira de Paulo César Pinheiro e João Nogueira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Matheus Lima Marcelino França. Winterreise: uma aproximação artística através das próprias artes. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Natalie Christine Amaral Gonçalves. Gravação do CD Twilight Songs: three songs for soprano and piano, de Daniel Knaggs. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Otavio Augusto Saraiva Rodrigues Lamounier. Cesar Guerra Peixe: Gravação das "Três Cantigas do Amor Existencial".. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sergio Anderson de Moura Miranda.

2.
Bruno Luiz Graça da Silva. Cesar Guerra Peixe: Gravação das "Três Cantigas do Amor Existencial".. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sergio Anderson de Moura Miranda.

3.
Pedro Lucas Viana da Silva Tavares. O Mezzosoprano Vania Soares: A história de vida de uma das mais belas vozes do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Sergio Anderson de Moura Miranda.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass com o tenor Eric Herrero Santiago. 2015. (Outro).

2.
MIRANDA, S. A. M.. Masterclass com o soprano Jaquelina Livieri. 2015. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MIRANDA, S. A. M.. Site do Contratenor Sérgio Anders. 2017; Tema: Biografia, fotos, vídeos e agenda do artista. (Site).


Musica
1.
MIRANDA, S. A. M.. GEO Grupo Experimental de Ópera na Sexta de Música Erudita. 2015. Interpretação.

1.
MIRANDA, S. A. M.. GEO Grupo Experimental de Ópera na Sexta de Música Erudita. 2016. Interpretação.

1.
BOREM, F. ; MIRANDA, S. A. M. ; BORGHOFFI, M. . Um mulato carioca ousado e eclético: performance cênica das Lições Nos 2, 4, e 5 (1838) e das modinhas De Huma simples amizade, Se meus suspiros podessem e Cupido tirando (c.1831) de Lino José Nunes (1789-­‐1847). 2016. Interpretação.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:14:54