Djenane Alves Costa Pio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5581710647153087
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Mestre em GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL pela UNA, especialista em GESTÃO DE PESSOAS E GESTAO DE PROJETOS SOCIAIS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ, graduada em PEDAGOGIA COM ÊNFASE EM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (2009), já atuei na DOCÊNCIA por mais de 5 anos, na EDUCAÇÃO INFANTIL, SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL, e na COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA de uma ONG, onde recebi dois prêmios nacionalmente reconhecidos pelo projeto desenvolvido na instituição. Sou AUTORA das coleções VIAGEM PELO SABER MATERNAL, NÍVEL 1 e NÍVEL 2, que além de uma proposta atual para a educação infantil, traz uma importante contribuição para o trabalho com ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Durante o curso de mestrado fui pesquisadora bolsista da FAPEMIG, contribuindo num grupo de pesquisa no Mestrado em Informática da PUC MINAS. Atualmente sou responsável pela Coordenação Pedagógica da Rede Municipal de Mário Campos, atuando na Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA, Educação Especial e Educação Integral. Minha linha de pesquisa concentra-se no campo da inclusão, especialmente na área da linguagem, em diversos segmentos da educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Djenane Alves Costa Pio
Nome em citações bibliográficas
PIO, D. A. C.;PIO, Djenane Alves Costa;COSTA PIO, DJENANE ALVES;PIO, DJENANE COSTA


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Práticas pedagógicas na sociedade da informação: potencialidades e limites na formação de indivíduos i-protagonistas, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profª. Drª Áurea Regina Guimarães Thomazi.
Palavras-chave: Inclusão digital; Práticas pedagógicas; I-protagonismo; Literacia digital/informacional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2009
Graduação em PEDAGOGIA ENEE.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PUC/MG, Brasil.
Título: As contribuições do Hip Hop para o percurso de apropriação da linguagem padrão de alunos com menor grau de letramento.
Orientador: Sheilla Brasileiro.
Bolsista do(a): PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, PUC/MG, Brasil.
2002 - 2003
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Tito Novais, TITO NOVAIS, Brasil.




Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE MÁRIO CAMPOS, PMMC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 24
Outras informações
A atuação consiste na supervisão pedagógica do projeto Educação em Tempo Integral.


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisadora Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Trata-se de uma pesquisa de avaliação de um Programa Social de Inclusão Digital do governo de Minas Gerais, financiado pela FAPEMIG.


Centro de Referência à Criança e ao Adolescente, ASSOCIAÇÃCRESCER, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


Centro de Educação Infantil Aquarela Ltda, CEI AQUARELA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 22


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 22


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica, Carga horária: 20


Escola Infantil Bebê à Beça, EIBB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2004
Vínculo: Sócia proprietária, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Como proprietária da escola, atuei como alfabetizadora e coordenadora pedagógica durante os mais de 7 anos de sua existência.



Projetos de pesquisa


2004 - 2006
O desempenho de alunos disléxicos ao final do Ensino Fundamental
Descrição: Pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar o impacto das dificuldades de escrita e leitura no desempenho de alunos disléxicos ao final do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2011
O processo de apropriação da língua padrão de alunos de comunidades com menor grau de letramenteo
Descrição: A pesquisa teve como objetivo avaliar a construção do processo de aquisição da língua padrão de crianças que residem em comunidades com menor grau de letramento, geralmente, ambientes de pouca valorização dos suportes textuais, cujos familiares têm baixo nível de escolaridade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professora Alfabetizadora.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Serviço Social da Educação.


Prêmios e títulos


2010
Programa Nossas Crianças, Fundação Abrinq.
2009
Prêmio Regional Itaú Unicef, Fundação Itaú Social e Unicef.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA2015 CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA ; SILVA, ROBERTO CEZAR DE CARVALHO E ; ALVES DA SILVA, SIMONE DE ASSIS ; PIO, DJENANE COSTA ; RUAS DA SILVEIRA, PEDRO HENRIQUE BATISTA . FACIL: Modelo para avaliação da literacia digital e informacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 46, 2015.

2.
CARVALHO, ADRIANE MARIA ARANTES DE2012 CARVALHO, ADRIANE MARIA ARANTES DE ; CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA ; TATEMOTO, LETICIA CAROLINE BARCHE ; COSTA PIO, DJENANE ALVES . Inovação Social em Políticas Públicas: a juventude em foco; Innovación social en políticas públicas: enfoque en la juventude. Informação & Informação (Cessou em 2002), v. 17, p. 1-36, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SIMONE BRAGA ; PIO, D. A. C. . VIAGEM PELO SABER - NÍVEL 1. 1. ed. Minas Gerais: Editora FAPI, 2007. v. 2. 336p .

2.
SIMONE BRAGA ; PIO, D. A. C. . VIAGEM PELO SABER - NÍVEL 2. 2. ed. Belo Horizonte - MG: Editora FAPI, 2007. v. 2. 336p .

3.
PIO, D. A. C.. VIAGEM PELO SABER- MATERNAL. 1. ed. BELO HORIZONTE: EDITORA FAPI, 2006. v. 03.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA PIO, DJENANE ALVES. V Educação que a gente quer. 2018. (Outro).

2.
COSTA PIO, DJENANE ALVES. IV Educação que a gente quer. 2017. (Outro).

3.
COSTA PIO, DJENANE ALVES. III Educação que a gente quer. 2016. (Outro).

4.
COSTA PIO, DJENANE ALVES. II Educação que a gente quer. 2015. (Outro).

5.
ZORZI, J. L. ; DINIZ, C. A. S. ; PIO, Djenane Alves Costa ; BATISTA, FRANCIMARA ; MELLO, AILTON DIAS . SEMINÁRIO "EDUCAÇÃO QUE A GENTE QUER". 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA2015 CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA ; SILVA, ROBERTO CEZAR DE CARVALHO E ; ALVES DA SILVA, SIMONE DE ASSIS ; PIO, DJENANE COSTA ; RUAS DA SILVEIRA, PEDRO HENRIQUE BATISTA . FACIL: Modelo para avaliação da literacia digital e informacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 22, p. 46, 2015.

2.
CARVALHO, ADRIANE MARIA ARANTES DE2012 CARVALHO, ADRIANE MARIA ARANTES DE ; CARDOSO, ANA MARIA PEREIRA ; TATEMOTO, LETICIA CAROLINE BARCHE ; COSTA PIO, DJENANE ALVES . Inovação Social em Políticas Públicas: a juventude em foco; Innovación social en políticas públicas: enfoque en la juventude. Informação & Informação (Cessou em 2002), v. 17, p. 1-36, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 1:27:17