Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2225000552012149
  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (USP). Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Bacharela em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP (USP). Atualmente é pesquisadora do Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos (E-L@DIS) na FFCLRP (USP) e trabalha com suporte às disciplinas e cursos a distância da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
PRANDI, M. B. R.;PRANDI, Maria Beatriz Ribeiro;PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.;PRANDI-GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: "Palavra Cantada" em discurso: uma ciranda de efeitos sobre a infância,
Orientador: Lucília Maria Abrahão e Sousa.
Palavras-chave: Discurso; Discurso lúdico; Sujeito; Sujeito-criança; Memória discursiva; Infância.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A construção da imagem dos parques infantis de Ribeirão Preto das décadas de 1950 e 1960,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Sérgio César da Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Educação; Parques Infantis; Ribeirão Preto.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2016
Especialização em Psicomotricidade. (Carga Horária: 471h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: Música e movimento: a relação das brincadeiras musicais infantis com o aprendizado em música.
2012 - 2013
Especialização em Artes Visuais, Intermeios e Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A obra de Odilla Mestriner.
2008 - 2011
Graduação em Ciências da Informação e Documentação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Organização do acervo da artista plástica Odilla Mestriner: um estudo de caso.
Orientador: Giulia Crippa.
Bolsista do(a): Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico musical - instrumento: canto.
Conservatório Arte e Som, AES, Brasil.
2012 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico musical - instrumento: violão.
Conservatório Arte e Som, AES, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Minicurso: Feminismos em Discurso - efeitos de histórias e lutas. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2018 - 2018
Jornada Pedagógica - A Escola dos meus Sonhos. (Carga horária: 8h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso: Quando o feminino grita no poético e no político. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Introdução à Pós-Graduação. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso: Introdução aos Estudos de Gênero. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação de Ledores/Transcritores 2017. (Carga horária: 20h).
Grupo Incluir, INCLUIR, Brasil.
2016 - 2016
Minicurso: A exclusão digital e a educação. (Carga horária: 4h).
III Congresso Nacional de Educação, III CONEDU, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação em música para bebês e musicalização infantil. (Carga horária: 8h).
Holanda Centro de Educação Musical, HOLANDA, Brasil.
2016 - 2016
Estrutura de trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Minicurso: Teorias da argumentação e do discurso aplicadas ao ensino. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Escrita Científica: Produção de Artigos de Alto Impacto. (Carga horária: 4h).
MZO Interativa SS LTDA, MZO, Brasil.
2016 - 2016
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2016 - 2016
Elaboração de TCC, Artigo Científico e Monografia - Técnicas e Normas ABNT. (Carga horária: 2h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Coral da Filô. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Educação Especial e Inclusão. (Carga horária: 180h).
Qualificare Cursos, QC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em "Treinamento em conservação e restauro de arte". (Carga horária: 48h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Artes Visuais e Música. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2015 - 2015
Inglês A1. (Carga horária: 60h).
Universia Brasil, UNIVERSIA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em "Ribeirão Preto: a cidade como fonte de pesquisa". (Carga horária: 9h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Elaboração de referências para trabalhos acadêmico. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Citações em trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão em Musicalização Infantil. (Carga horária: 120h).
Conservatório Arte e Som, AES, Brasil.
2013 - 2013
O conto de fadas: do clássico ao contemporâneo. (Carga horária: 6h).
Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso: Apareceu a Margarida. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso: Leitura e Literatura. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Minicurso: História das Bibliotecas. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Conservação preventiva de acervo. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2010
Extensão em espanhol. (Carga horária: 96h).
Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2009 - 2009
Exposições temporárias: organização e gestão. (Carga horária: 30h).
Ministério da Cultura da Espanha, MCE, Espanha.
2008 - 2008
Análise de conteúdo de textos e imagens. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Informação e documentação jurídica. (Carga horária: 8h).
Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região, CRB-8, Brasil.
2008 - 2008
Conservação preventiva e organização de acervo. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação: acesso às bases de dados da SIBiNet. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Suporte às disciplinas e cursos a Distância, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora local e Supervisora de tutoria do curso de Pedagogia EaD da UNAERP.

Atividades

02/2018 - 07/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica II para o curso Técnico em Química
02/2018 - 05/2018
Ensino, Pedagogia EaD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Mediada por Tecnologia

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio realizado para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), vinculado a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP-RP). Disciplina: Introdução aos Estudos Linguísticos, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Lucília Maria Abrahão e Sousa.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Projeto: A construção da imagem dos parques infantis de Ribeirão Preto das décadas de 1950 e 1960; Orientador: Prof. Dr. Sérgio César da Fonseca. Linha de pesquisa: Fundamentos Filosóficos, Científicos e Culturais da Educação

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio realizado para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), vinculado ao Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP-RP). Disciplina: História da Educação no Brasil, ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Cesar da Fonseca.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Bolsa: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (RUSP); Projeto: Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a ciência da informação; Orientadora: Prof. Dr. Giulia Crippa.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Bolsa: Ensinar com Pesquisa (USP); Projeto: Odilla Mestriner e a USP: relações expositivas, de coleção e conhecimento; Orientadora: Prof. Dr. Giulia Crippa.


Adir do Carmo Leonel, ADIR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 20
Outras informações
Contratada para organizar o acervo da empresa.


Instituto Odilla Mestriner, IOM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Contratada para elaborar inventário da artista; catalogação e fotografia das obras da artista; site do Instituto Odilla Mestriner; desenvolvimento e alimentação de um sistema de gerenciamento próprio; digitalização do acervo; catalogação e organização da biblioteca de arte e do arquivo do Instituto; levantamento de informações sobre a artista; participação em eventos culturais da área. Este estágio foi base para duas iniciações científicas com bolsas Ensinar com Pesquisa e RUSP e também tema do trabalho de conclusão do curso (TCC).


Centro de Documentação "Memória Musical Brasileira", CDMMB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bibliotecária
Outras informações
Atuou na concepção e criação do Centro de Documentação "Memória Musical Brasileira", projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).


Lya - Comunicação Visual, LYA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 80
Outras informações
Contratada para catalogação da sinalização da Usina São Martinho em Pradópolis - SP.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, P/RIBEIRAO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 80

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 80



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Palavra Cantada em discurso: uma ciranda de efeitos sobre a infância
Descrição: O discurso lúdico musical está presente e sempre foi usado na infância por familiares, professores ou especialista por meio de jogos, dinâmicas, leitura, teatro, entre outros. Sendo discurso palavra em movimento, as letras das canções infantis fazem com que essas palavras cheguem a sujeitos-criança de diferentes maneiras. Entretanto, como fazer em uma brincadeira musical que, em coletivo, diferentes sujeitos-criança tenham que seguir com gestos corporais a letra de uma canção infantil, se a palavra também está em movimento e para cada um pode ter um efeito de sentido diferente? Fora isso, o que pode ser dito numa canção infantil nos dias de hoje em que sujeitos-criança estão sendo cada vez mais rodeados por informações? A proposta dessa pesquisa tem como interesse a análise, interpretação e a compreensão sobre os processos de constituição, produção e circulação da linguagem poética, musical e literária destinada a sujeitos-criança, buscando investigar a produção de uma dupla que está no mercado infantil brasileiro desde 1994: a Palavra Cantada. Dentre os diferentes saberes que poderiam embasar a feitura dessa pesquisa, julgamos ser a Análise do Discurso (AD), de matriz francesa, a teoria mais adequada aos nossos objetivos, pois é constituída por princípios teórico-metodológicos que nos permitem refletir e lançar um olhar crítico sobre a ciranda de efeitos sobre a infância. Destacamos, assim, nosso entendimento da relevância dessa pesquisa que pretende refletir a respeito dos efeitos de sentido sobre pode e deve ser dito e cantado para sujeitos-criança atualmente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves - Coordenador / Lucília Maria Abrahão e Sousa - Integrante.
2013 - 2015
A construção da imagem dos parques infantis de Ribeirão Preto das décadas de 1950 e 1960
Descrição: Estudo acerca da produção da imagem pública dos parques infantis ribeirão-pretanos durante as décadas de 1950 e 1960, tendo como fonte de pesquisa a memória oficial para, deste modo, compreender e (re)construir o passado dos parques da cidade. Os parques infantis começaram a ser implantados em Ribeirão Preto em 1951 sob o discurso modernizante das autoridades políticas locais quanto a proporcionar, às crianças da cidade, recreação, atenção à saúde com atendimento médico e odontológico, cuidados higiênicos e, sobretudo, educação física. Esses locais permaneceram ativos até 1980, quando passaram de parques infantis a Escolas Básicas de 1º Grau. Com isso, os parques tiveram de se adaptar para escolas com classes de recreação infantil, pré-alfabetização e classes de 1º grau, e todo trabalho diferenciado e exaltado que era oferecido naqueles locais, principalmente as atividades lúdicas e a recreação, diminuiu ou deixou de existir. A partir das fontes históricas obtidas no Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (fotografias, álbuns, matérias de jornal, relatórios e almanaques), pode-se notar o quanto a imagem pública construída pelas diferentes administrações de Ribeirão Preto impregnou e contribuiu para a construção de uma memória dos parques infantis da cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves - Coordenador / Sérgio César da Fonseca - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - 2011
Organização do acervo da artista plástica Odilla Mestriner: um estudo de caso
Descrição: Este trabalho tem como objetivo discutir as mudanças que a tecnologia trouxe para dentro de museus e institutos de arte e a estreita relação com a ciência da informação. No desenvolvimento deste trabalho, foi estudado o caso do Instituto Odilla Mestriner, que através da aplicação de técnicas utilizadas por cientistas da informação, no caso a organização do acervo e elaboração do catálogo online da artista plástica Odilla Mestriner, está se preparando para mesclar seus objetivos quanto a ser uma simples vitrine ou entrar em um estágio de avanço tecnológico que o diferenciará no futuro de qualquer trajetória que o mesmo possa já ter como perspectiva pura e simples de um Instituto de Arte. Como atividade fundamental, foi realizada a catalogação das obras do acervo, reunindo assim, informações para o amplo conhecimento da obra e identificação de sua trajetória. Em razão da quantidade de informações decidiu-se que a informatização seria a fase primordial que deveria ser realizada e assim foi desenvolvido o Software de catalogação Odilla Mestriner. Com o surgimento da internet muitas mudanças significativas ocorreram no mundo em todas as áreas. Na Ciência da Informação essas mudanças trouxeram consigo novas formas de gerenciamento de catálogos que, aos poucos, foram substituídos de manuais para automatizados, facilitando assim a pesquisa. No caso estudado, a elaboração do software se fez fundamental para a organização do Instituto. Contribui também à história da arte nacional, pois o acesso às informações ali contidas, possibilita aos simpatizantes das obras de arte, especialistas, críticos e leigos, a obtenção ao seu conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves - Coordenador / Giulia Crippa - Integrante.
2011 - 2011
Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a ciência da informação.
Descrição: A tecnologia trouxe para o interior de museus e institutos de arte diversas mudanças. São tecnologias de informação e comunicação que têm como papel fundamental a formação de novas formas de arte e principalmente a divulgação da mesma. No desenvolvimento desta pesquisa, foi estudado o caso do Instituto Odilla Mestriner, que através da aplicação de técnicas utilizadas por cientistas da informação, no caso a elaboração do catálogo on-line da artista plástica Odilla Mestriner, está se preparando para mesclar seus objetivos quanto a ser uma simples vitrine ou entrar em um estágio de avanço tecnológico que o diferenciará no futuro de qualquer trajetória que o mesmo possa já ter como perspectiva pura e simples de um Instituto de Arte..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves - Coordenador / Giulia Crippa - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (USP) - Bolsa.
2010 - 2011
Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.
Descrição: O trabalho tem como objetivo o estudo da presença da artista plástica ribeiraopretana Odilla Mestriner na Universidade de São Paulo (USP), no campus de Ribeirão Preto, e apresenta em seu decorrer, relações expositivas, de coleções e desenvolvimento do conhecimento. A relação da artista com o campus está presente ao longo de sua vida e, hoje, através dos saberes e das práticas propiciados pelo curso de graduação em Ciências da Informação e Documentação, essa relação se transforma em produtos e serviços que tornam possível uma nova visibilidade da obra da artista dentro do campus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Beatriz Ribeiro Prandi Gonçalves - Coordenador / Giulia Crippa - Integrante.Financiador(es): Programa Ensinar com Pesquisa (USP) - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Música.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Melhor trabalho de Iniciação Científica do EREBD-SUL, UEL., EREBD.
2011
Oradora da 6ª turma de Ciências da Informação e da Documentação, FFCLRP - USP.
2010
Melhor trabalho de Iniciação Científica SICCOC, Faculdades COC.
2009
1º lugar na I Mostra Científica de Ciência da Informação, FFCLRP - USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2GARCIA, D. A.2018GARCIA, D. A. ; PRANDI, M. B. R. ; LOZANO, M. F. ; SOUSA, L. M. A. E. . Sem -leveza na língua-, a voz poética de Kaur: da denúncia à homenagem. REVISTA ÁRTEMIS, v. 24, p. 83, 2018.

2.
1SILVA, J. R. B.2018SILVA, J. R. B. ; PACIFICO, S. M. R. ; SOUSA, L. M. A. E. ; PRANDI, M. B. R. . O polêmico espaço da argumentação inscrito no filme -Entre os muros da escola-. DESENREDO (PPGL/UPF), v. 14, p. 177-194, 2018.

3.
3ALMEIDA, J. F.2016ALMEIDA, J. F. ; GARCIA, D. A. ; SOUSA, L. M. A. E. ; PRANDI, M. B. R. . Por trás das câmeras: a decupagem cinematográfica como inscrição discursiva. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS, v. 12, p. 146, 2016.

4.
5PRANDI, M. B. R.2015PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . As relações de Odilla Mestriner com a Universidade de São Paulo. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, v. 8, p. 159-173, 2015.

5.
4FONSECA, S. C.2015FONSECA, S. C. ; MENENGOTTI-FERREIRA, D. ; PRANDI, M. B. R. . O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SÃO PAULO E A INTERIORIZAÇÃO DOS PARQUES INFANTIS: O CASO DE RIBEIRÃO PRETO. História e Cultura, v. 4, p. 222, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, D. A. (Org.) ; SOUSA, L. M. A. E. (Org.) ; PRANDI, M. B. R. (Org.) ; BASTOS, G. G. (Org.) . Quando o feminino grita no poético e no político. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. 434p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, L. M. A. E. ; GARCIA, D. A. ; BASTOS, G. G. ; PRANDI, M. B. R. . Origamis poéticos e políticos a partir da voz de Yoko Ono: uma exposição em discurso. In: Dantielli Assumpção Garcia; Lucília Maria Abrahão e Sousa; Maria Beatriz Ribeiro Prandi; Gustavo Grandini Bastos. (Org.). Quando o feminino grita no poético e no político. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. , p. 85-108.

2.
BUZIAN, M. L. R. ; PRANDI, M. B. R. ; BORGES, F. C. V. . Belas, justas e unidas: a visão feminina pela Ordem Internacional das Filhas de Jó. In: Dantielli Assumpção Garcia; Lucília Maria Abrahão e Sousa; Maria Beatriz Ribeiro Prandi; Gustavo Grandini Bastos. (Org.). Quando o feminino grita no poético e no político. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. , p. 347-357.

3.
PRANDI, M. B. R.; GARCIA, D. A. ; SOUSA, L. M. A. E. . As mulheres do/no sertanejo e sua voz: efeitos de dizer ou de silenciar?. In: Jacob dos Santos Biziak; Carla Rodrigues. (Org.). Que mais deseja o corpo alcançar? Escritos sobre filosofia e linguagem na contemporaneidade. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. , p. 429-447.

4.
PRANDI, M. B. R.; PATTI, A. R. . Entre "Palavra Cantada" e palavra escutada: ressonâncias sobre o processo de constituição de sujeitos e sentidos. In: Lucília Maria Abrahão e Sousa; Soraya Maria Romano Pacífico; Dantielli Assumpção Garcia; Gustavo Grandini Bastos; João Flávio de Almeida; Rodrigo Daniel Sanches;. (Org.). Travessias em discurso:a língua na história. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. , p. 239-268.

5.
ISHIMOTO, A. ; GARCIA, D. A. ; SOUSA, L. M. A. E. ; POLTRONIERI, K. G. ; PRANDI, M. B. R. ; LOZANO, M. F. ; COUTO, O. ; SANTOS, S. . Indignai-vos sem Temer!: efeitos de sentido em jogos. In: Lucília Maria Abrahão e Sousa; Soraya Maria Romano Pacífico; Dantielli Assumpção Garcia; Gustavo Grandini Bastos; João Flávio de Almeida; Rodrigo Daniel Sanches;. (Org.). Travessias em discurso: a língua na história. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, v. , p. 357-378.

6.
PRANDI, M. B. R.. Odilla Mestriner e sua obra Produto Nacional. In: XAVIER, C. A. M.; ASSOLINI, F. E. P.; SALGADO JÚNIOR, A. P.; ALVES, H. M.; GONÇALVES, A.. (Org.). Incubadora Cultural: construção literária, artes visuais e documentação. 1ed.Ribeirão Preto: PRECEU USP, 2014, v. 1, p. 41-52.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRANDI, M. B. R.; HADDAD, G. L. ; RICCIARDI, R. R. . Criação e Consolidação do Centro de Memória das Artes (CMA/FFCLRP/USP). In: VIII Seminário Nacional do Centro de Memória Unicamp - Memória e acervos documentais: o arquivo como espaço produtor de conhecimento, 2016, Campinas. Anais. VIII Seminário Nacional do CMU - Memória e acervos documentais, o arquivo como espaço produtor de conhecimento. Campinas: UNICAMP/CMU, 2016.

2.
PRANDI, M. B. R.; FONSECA, S. C. . Os Parques Infantis de Ribeirão Preto/SP nas décadas de 1950 e 1960. In: III Congresso Nacional de Educação (III CONEDU), 2016, Natal/RN. Anais do III CONEDU, 2016.

3.
PRANDI, M. B. R.; MENENGOTTI-FERREIRA, D. ; FONSECA, S. C. . Os Parques Infantis de Ribeirão Preto: um estudo sobre sua implantação (1947-1968). In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. Anais do X COLUBHE, 2014.

4.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. In: Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória, 2013, Recife/PE. Anais CTCM 2013, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.. In: XIII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação da Região Sul, 2011, Londrina. Anais do XIII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação da Região Sul, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRANDI, M. B. R.; SCHADEN, E. M. ; POSSIDÔNIO, J. A. ; FARIAS, D. L. . Diálogos sobre o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em uma disciplina de pós-graduação.. In: VII Amostra de Pesquisa em Educação, 2014, Araraquara. VIII Amostra de Pesquisas em Educação - PET PEDAGOGIA FCLAr UNESP, 2014. p. 106-107.

2.
PRANDI, M. B. R.; MENENGOTTI-FERREIRA, D. ; FONSECA, S. C. . Memória e esquecimento: a construção da imagem dos Parques Infantis de Ribeirão Preto nas décadas de 1950 e 1960.. In: VII Amostra de Pesquisa em Educação, 2014, Araraquara. VIII Amostra de Pesquisas em Educação - PET PEDAGOGIA FCLAr UNESP, 2014. p. 84-85.

3.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. In: XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011, São Carlos. Anais do XIX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2011.

4.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. In: 12º Congresso de iniciação científica e pesquisa da Unaerp, 2011, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, 2011.

5.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.. In: 11º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp, 2010, Ribeirão Preto. Anais de Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, 2010.

6.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010, São Carlos. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
PRANDI, M. B. R.. 'Palavra Cantada' e o saber discursivo: um (re)encontro de memórias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PRANDI-GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro. 'Palavra Cantada' em Discurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. . Memória Discursiva e as músicas infantis da dupla Palavra Cantada. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PRANDI, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. . A circulação da música infantil na rede eletrônica: 'Palavra Cantada' em discurso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PRANDI, M. B. R.; GARCIA, D. A. ; SOUSA, L. M. A. E. . As mulheres do/no sertanejo e sua voz: efeitos de dizer ou de silenciar?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PRANDI, M. B. R.; PATTI, A. R. . Palavra Cantada e palavra escutada: ressonâncias sobre o processo de constituição de sujeitos e sentidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PRANDI, M. B. R.; GARCIA, D. A. ; SOUSA, L. M. A. E. ; LOZANO, M. F. . A voz poética de Rupi Kaur: da denúncia à homenagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PRANDI, M. B. R.; HADDAD, G. L. ; RICCIARDI, R. R. . Criação e Consolidação do Centro de Memória das Artes (CMA/FFCLRP/USP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PRANDI, M. B. R.. Mostra audiovisual: Os Parques Infantis de Ribeirão Preto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PRANDI, M. B. R.; FONSECA, S. C. . Os Parques Infantis de Ribeirão Preto/SP nas décadas de 1950 e 1960. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PRANDI, M. B. R.. Metodologia e Informação Científica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PRANDI, M. B. R.. A Educação Infantil em Ribeirão Preto nas décadas de 1950 e 1960: o caso dos parques infantis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PRANDI, M. B. R.. Ribeirão Preto e História da Educação: pesquisa e debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PRANDI, M. B. R.. Metodologia científica e normalização de trabalhos acadêmicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PRANDI, M. B. R.. Os Parques Infantis de Ribeirão Preto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PRANDI, M. B. R.; SCHADEN, E. M. ; POSSIDÔNIO, J. A. ; FARIAS, D. L. . Diálogos sobre o Projeto Político Pedagógico e as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Graduação em uma disciplina de pós-graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PRANDI, M. B. R.; MENENGOTTI-FERREIRA, D. ; FONSECA, S. C. . Os Parques Infantis de Ribeirão Preto: um estudo sobre sua implantação (1947-1968). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PRANDI, M. B. R.. Acervos documentais em Ribeirão Preto: organização, conservação e possibilidades de pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PRANDI, M. B. R.. A pesquisa sobre História da Educação em Ribeirão Preto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PRANDI, M. B. R.; MENENGOTTI-FERREIRA, D. ; FONSECA, S. C. . Memória e esquecimento: a construção da imagem dos Parques Infantis de Ribeirão Preto nas décadas de 1950 e 1960.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a ciência da informação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PRANDI, M. B. R.. Memória e esquecimento: a construção da imagem dos Parques Infantis de Ribeirão Preto nas décadas de 1950 e 1960.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a Ciência da Informação.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleção e conhecimento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

31.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleção e conhecimento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

32.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleção e conhecimento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleções e conhecimento.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
PRANDI, M. B. R.; BESSI, N. C. ; FERNEDA, E. . Software de Catalogação para Acervo de Obras de Arte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
PRANDI, M. B. R.; REDIGOLO, C. L. ; NOGUEIRA, J. R. F. . Estádio Santa Cruz. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PRANDI, M. B. R.; BESSI, N. C. ; FERNEDA, E. . Software de Catalogação para Acervos de Obras de Arte. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
PRANDI, M. B. R.. Correção das provas do Exame de Proficiência na Língua Espanhola dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito, nível Mestrado, da UNAERP. 2018.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, L. M. A. E. ; PRANDI, M. B. R. . A Língua Tem Museu. 2016; Tema: Museu da Língua Portuguesa. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PRANDI, M. B. R.. Minicurso: Normalização e formatação de trabalhos acadêmicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
PRANDI, M. B. R.. Apresentação musical na abertura da IV Jornada de análise do discurso: leitura(s) no discurso e na ciência da informação. 2010. Interpretação.

Artes Visuais
1.
PRANDI, M. B. R.. Os parques infantis de Ribeirão Preto. 2015. Vídeo.

2.
PRANDI, M. B. R.; REBESCO, V. L. A. . Experiência e subjetividade. 2013. Vídeo.

3.
PRANDI, M. B. R.. A Volta. 2013. Vídeo.

4.
PRANDI, M. B. R.. A Experiência. 2013. Vídeo.

5.
PRANDI, M. B. R.. A Loucura. 2013. Vídeo.

6.
PRANDI, M. B. R.. A Redundância. 2013. Vídeo.

7.
PRANDI, M. B. R.. O Destino. 2013. Vídeo.

8.
PRANDI, M. B. R.. A Passagem. 2013. Vídeo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUSA, L. M. A. E. ; PRANDI, M. B. R. . A Chama da Língua - um videorequiem. 2016 (Documentário).

2.
PRANDI, M. B. R.; RICCIARDI, R. R. ; HADDAD, G. L. . Exposição de manuscritos do compositor Gilberto Mendes. 2013 (Exposição).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Andreia Cristina de Lima.Diversidade na escola: importância da participação da família nos diversos contextos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

2.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Suelen Talita da Silva.A importância do Método Montessori na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

3.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Wagner José Santos Oliveira.A contação de histórias na educação infantil como instrumento de formação e socialização da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

4.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Hellen Carla Girotto.Para além do acréscimo: uma reflexão sobre o ensino fundamental de 9 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

5.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Valéria Edna da Silva Sinastro.As dificuldades de aprendizagem na alfabetização em relação às crianças que cursam o 1º ano do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

6.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Karina Kátia da Silva.As dificuldades de aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental em relação a alfabetização e o letramento e a postura do professor nesta mediação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

7.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Elaine Cristina Roma.Educação inclusiva: legislação, postura do educador e suas dificuldades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

8.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Camila Roma Santana.A música no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

9.
PEREZ, A. F.; PUPIN, R. C.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Carolina Croisfelt Parreira.Bilinguismo na educação infantil, qual seu papel na aquisição de linguagem?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto.

10.
CASTRO FILHO, C. M.; SILVA, M. R.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Carolina Leonel Redigolo.Estância 2L: estudo de caso em escritório pecuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia) - Universidade de São Paulo.

11.
SILVA, M. R.; SANTAREM SEGUNDO, J. E.; PRANDI, M. B. R.. Participação em banca de Jessika Fernanda Toledo.Odilla Mestriner: uma colecionadora de sua própria obra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
PEREZ, A. F.; SILVA, V. M.; PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.. Avaliadora dos trabalhos submetidos ao 1º Congresso Internacional RCI de EaD e do 15º Workshop NPT de EaD. 2018. Rede de Cooperação Interinstitucional de EaD.

2.
PRANDI-GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro. Avaliadora na 1ª Etapa do 26º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2018. Universidade de São Paulo.

3.
PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.; LOZANO, M. F.. Debatedora de pôster durante o XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação e Psicologia da FFCLRP/USP. 2018. Universidade de São Paulo.

4.
PRANDI, M. B. R.. Avaliadora na 1ª Etapa do 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2017. Universidade de São Paulo.

5.
PRANDI, M. B. R.. Avaliadora no 18º Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp (CONIC). 2017. Universidade de Ribeirão Preto.

6.
PRANDI, M. B. R.. Avaliadora na 1ª Etapa do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2016. Universidade de São Paulo.

7.
PRANDI, M. B. R.. Avaliadora na 1ª Etapa do 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2014. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
De "Romeu e Julieta" aos "Treze Porquês": o jovem, a onipotência e a vulnerabilidade no mundo contemporâneo. 2018. (Outra).

2.
Discurso e rede digital: um estudo sobre o Museu do Amanhã (II Semana de Letras - Além das Palavras). 2018. (Outra).

3.
Encontro Discursivo: Museu do Amanhã em Discurso. 2018. (Encontro).

4.
I Colóquio Discurso e Memória: efeitos de várias presenças (I Colóquio do GEDISME)."Palavra Cantada" e o saber discursivo: um (re)encontro de memórias. 2018. (Outra).

5.
Oficina: A arte de ouvir e contar histórias (IV Jornada Pedagógica). 2018. (Oficina).

6.
Oficina: Música e Movimento. 2018. (Oficina).

7.
O riso na literatura infantil: possibilidades para escrita e autoria (IV Jornada Pedagógica). 2018. (Outra).

8.
Relação escola-comunidade, parcerias e gestão escolar: descentralização e responsabilização (IV Jornada Pedagógica). 2018. (Outra).

9.
V Colóquio Internacional de Análise do Discurso (V CIAD).'Palavra Cantada' em Discurso. 2018. (Outra).

10.
XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação e Psicologia da FFCLRP/USP.Memória Discursiva e as músicas infantis da dupla Palavra Cantada. 2018. (Seminário).

11.
Comunidade de aprendizagem: outra escola é possível (III Jornada Pedagógica - UNAERP). 2017. (Outra).

12.
Encontro Discursivo: Discurso e Gênero. 2017. (Outra).

13.
Grupo de estudos em Lacan e Freud (GELF). 2017. (Outra).

14.
I Seminários SEaD: Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior. 2017. (Seminário).

15.
Jornada Mulheres em Discurso: gênero, linguagem e ideologia.As mulheres do/no sertanejo e sua voz: efeitos de dizer ou de silenciar?. 2017. (Outra).

16.
Oficina: A educação das relações étnico-raciais na sala de aula: um olhar sobre a prática (III Jornada Pedagógica - UNAERP). 2017. (Oficina).

17.
Oficina: A rítmica Dalcroze, uma educação por e para a música. 2017. (Oficina).

18.
Oficina: Contação de História em Libras (III Jornada Pedagógica - UNAERP). 2017. (Oficina).

19.
Oficina: PIBID UNAERP - relato de experiência dos subprojetos: Pedagogia, Música e Educação Física (III Jornada pedagógica - UNAERP). 2017. (Oficina).

20.
Oficina: Ritmos Afro-Brasileiros (III Jornada Pedagógica - UNAERP). 2017. (Oficina).

21.
Psicologia dos Contos de Fadas. 2017. (Outra).

22.
VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2017.A voz poética de Rupi Kaur: da denúncia à homenagem. 2017. (Encontro).

23.
VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa - VI SIMELP."Palavra Cantada" e palavra escutada: ressonâncias sobre o processo de constituição de sujeitos e sentidos. 2017. (Simpósio).

24.
X Congresso Internacional da ABRALIN. A circulação da música infantil na rede eletrônica: "Palavra Cantada" em discurso. 2017. (Congresso).

25.
XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (FFCLRP/USP). 2017. (Seminário).

26.
XV Fórum no Interior - FCL/SP: significante e letra. 2017. (Outra).

27.
Discussão dos resultados da pesquisa com os egressos do CID sobre mercado de trabalho. 2016. (Outra).

28.
Educação inclusiva: práticas e atualidade (II Jornada Pedagógica - Formação de Professores/RP). 2016. (Outra).

29.
Geração de sistemas de resolução de conflitos nas organizações. 2016. (Outra).

30.
III Congresso Nacional de Educação (III CONEDU). Os Parques Infantis de Ribeirão Preto/SP nas décadas de 1950 e 1960. 2016. (Congresso).

31.
O desenvolvimento da subjetividade: desafios atuais. 2016. (Outra).

32.
Oficina: Atividades Lúdicas Musicais (II Jornada Pedagógica - Formação de Professores/RP). 2016. (Outra).

33.
Oficina: Educação Sexual (II Jornada Pedagógica - Formação de Professores/RP). 2016. (Outra).

34.
Oficina: Introdução à Conservação e Preservação de Acervos Fotográficos. 2016. (Oficina).

35.
Percursos metodológicos de uma pesquisa sobre um ícone cultural: análise sociológica sobre a trajetória de Carmen Miranda. 2016. (Outra).

36.
VIII Seminário Nacional do Centro de Memória Unicamp - Memória e acervos documentais: o arquivo como espaço produtor de conhecimento.Criação e Consolidação do Centro de Memória das Artes (CMA/FFCLRP/USP). 2016. (Seminário).

37.
Workshop de Música Circular e Jogos Musicais. 2016. (Outra).

38.
1º Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação e X Mostra de Trabalhos de Pesquisa do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.A Educação Infantil em Ribeirão Preto nas décadas de 1950 e 1960: o caso dos parques infantis. 2015. (Seminário).

39.
2º Café com inovação e tecnologia. 2015. (Outra).

40.
3º Encontro regional de gestão do conhecimento: os desafios de compartilhar e competir por conhecimento e inovação. 2015. (Encontro).

41.
A biblioterapia no ambiente hospitalar. 2015. (Outra).

42.
A carreira de professor na educação básica. 2015. (Outra).

43.
Acesso à informação pública: uma introdução à Lei nº 12.527/2011. 2015. (Outra).

44.
Arranjos Produtivos Locais como estratégia de desenvolvimento econômico. 2015. (Outra).

45.
As TICs descortinando as escolas. 2015. (Outra).

46.
Barreiras e facilitadores para a prática clínica baseada em evidências no Brasil. 2015. (Outra).

47.
Como elaborar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). 2015. (Outra).

48.
Construir carreiras no século XXI: desafios contemporâneos. 2015. (Outra).

49.
Depressão: aspectos psicológicos e comportamentais. 2015. (Outra).

50.
Desafio da implantação de prontuários eletrônicos do paciente: a experiência do HUPAA/UFAL/EBSERH. 2015. (Outra).

51.
Em defesa da educação infantil: 30 anos de creche da carochinha. 2015. (Outra).

52.
Encontro para professores: como aprender de coisas que não existem?. 2015. (Encontro).

53.
Escrita de artigos científicos de alto impacto: estrutura e linguagem. 2015. (Outra).

54.
Fontes de informação para a prática clínica: abordagem do projeto Evid@SP. 2015. (Outra).

55.
III Encontro do Grupo de Pesquisas História da Educação e História Regional.Os Parques Infantis de Ribeirão Preto. 2015. (Encontro).

56.
IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso (IV CIAD). 2015. (Outra).

57.
Memória de luta e lugares de resistência em Ribeirão Preto. 2015. (Outra).

58.
Mesa-redonda na 13ª Semana Nacional de Museus. 2015. (Outra).

59.
Oficina: Há arte no museu. 2015. (Oficina).

60.
Oficina: Mediação da Informação: espaço de interferência. 2015. (Oficina).

61.
Oficina: Objetos de aprendizagem no ensino de Ciências a distância. 2015. (Oficina).

62.
Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. 2015. (Outra).

63.
VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem (ENELIN 2015). 2015. (Encontro).

64.
1º Encontro Regional de Museus-Casa. 2014. (Encontro).

65.
Currículo dos cursos de graduação: enfoque interdisciplinar. 2014. (Encontro).

66.
I Encontro de História e Documentação: formação em organização documental sobre a história de Ribeirão Preto.Acervos documentais em Ribeirão Preto: organização, conservação e possibilidades de pesquisa. 2014. (Encontro).

67.
Métodos de música para aulas de artes. 2014. (Oficina).

68.
Oficina: Criar é solução? Reflexão acerca da música na escola. 2014. (Oficina).

69.
Oficina: Preservação e Conservação de Fotografias e Álbuns de família. 2014. (Oficina).

70.
O pensamento científico: da elaboração da hipótese à difusão do conhecimento. 2014. (Outra).

71.
Roda de conversa com a Prof. Dr. Marisa Fonterrada. 2014. (Outra).

72.
Teoria cultural da objetivação e o processo de aprendizagem. 2014. (Seminário).

73.
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Os Parques Infantis de Ribeirão Preto: um estudo sobre sua implantação (1947-1968). 2014. (Congresso).

74.
36ª Reunião Nacional da ANPED. 2013. (Congresso).

75.
Arquivos digitais: experiências em preservação. 2013. (Simpósio).

76.
Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória.Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a ciência da informação.. 2013. (Outra).

77.
III Colóquio do CADEP (Centro de Aprendizagem da Docência dos Egressos de Pedagogia). 2013. (Outra).

78.
Oficina: Conservação preventiva de acervos fotográficos: métodos e técnicas. 2013. (Oficina).

79.
Oficina: Organização de acervos museológicos. 2013. (Oficina).

80.
O que é ciência, afinal?. 2013. (Simpósio).

81.
Ribeirão Cultural: oficina de artes visuais. 2013. (Oficina).

82.
II Encontro E-L@DIS e NEPPI - informação na contemporaniedade. 2012. (Encontro).

83.
I Jornada Gênero, Organização da Informação e Conhecimento. 2011. (Encontro).

84.
I Seminário Internacional Gênero, Sexualidade e Mídia: Olhares Plurais para o Cotidiano. 2011. (Seminário).

85.
Seminário Marista de profissões 2011.Ciências da Informação e Documentação. 2011. (Outra).

86.
VIII Semana de Estudos em Ciências da Informação e da Documentação.Museu de arte e tecnologias: uma discussão renovada para a ciência da informação.. 2011. (Encontro).

87.
Workshop de Introdução à Editoração. 2011. (Oficina).

88.
XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. 2011. (Encontro).

89.
XIII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação da Região Sul.Odilla Mestriner e a Universidade de São Paulo: relações expositivas, de coleção e conhecimento.. 2011. (Encontro).

90.
1ª Semana do Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2010. (Outra).

91.
Gestão de pessoas na estratégia empresarial. 2010. (Outra).

92.
II Encontro Internacional de Biblioteca Escolar. 2010. (Encontro).

93.
II Fórum Permanente de Cultura - Política Pública de Museus. 2010. (Outra).

94.
IV Jornada de Análise do Discurso. 2010. (Outra).

95.
IV Simpósio da Pós Graduação em História, Cultura e Sociedade. 2010. (Simpósio).

96.
Seminário de profissões.Ciências da Informação e Documentação. 2010. (Outra).

97.
Workshop de Catalogação, Classificação e Indexação. 2010. (Oficina).

98.
X Empreender. 2010. (Seminário).

99.
2º Conferência Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. 2009. (Outra).

100.
Arte e organização da cultura. 2009. (Seminário).

101.
A terceirização de serviços de Tecnologia de Informação (TI). 2009. (Outra).

102.
Comportamento e relação de causalidade. 2009. (Outra).

103.
Cultura e Hegemonia: a construção do debate cultural em Gramsci. 2009. (Seminário).

104.
I Encontro de Educação Pública - Memória: implementação de projetos de preservação da Memória da Educação Pública. 2009. (Encontro).

105.
II Encontro de Centros de Documentação e Fórum de História e Memória. 2009. (Encontro).

106.
Oficina: Conservação de acervos em países emergentes e com clima tropical. 2009. (Oficina).

107.
Salão de Idéias sobre a obra da artista plástica Odilla Mestriner. 2009. (Outra).

108.
Seminário de Pesquisa em História da Arte. 2009. (Seminário).

109.
Seminário de profissões.Ciências da Informação e Documentação. 2009. (Outra).

110.
VII Semana dos Museus da Universidade de São Paulo - O museu na cidade e a cidade no museu. 2009. (Encontro).

111.
VI Semana de estudos em Ciência da Informação e Documentação e I Mostra Científica de Ciência da Informação.Software de Catalogação para Acervo de Obras de Arte. 2009. (Outra).

112.
Workshop sobre Preservação de Acervo. 2009. (Outra).

113.
Bibliotecário: perfil e atuação profissional. 2008. (Seminário).

114.
Encontro de Centros de Documentação e Memória de Ribeirão Preto e Região. 2008. (Encontro).

115.
Feira interativa de profissões 2008.Ciências da Informação e Documentação. 2008. (Outra).

116.
I Encontro Nacional sobre Biblioteca Escolar: Que lugar é este?. 2008. (Encontro).

117.
III Jornada em Análise do Discurso na Ciência da Informação e I Seminário em Linguagens, Comunicação e Ciência.Estádio Santa Cruz. 2008. (Outra).

118.
Oficina de PHL. 2008. (Oficina).

119.
Seminário: retratos da leitura no Brasil. 2008. (Seminário).

120.
Seminário sobre organização da informação digital. 2008. (Seminário).

121.
V Semana de estudos em Ciência da Informação e Documentação. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRANDI, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. ; PACIFICO, S. M. R. . I Colóquio Discurso e Memória: efeitos de várias presenças (I Colóquio do GEDISME). 2018. (Outro).

2.
PEREZ, A. F. ; SILVA, V. M. ; PRANDI-GONÇALVES, M. B. R. . IV Jornada Pedagógica: formação de professores. 2018. (Outro).

3.
PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. ; GARCIA, D. A. ; DAROZ, E. P. . Minicurso: Feminismos em Discurso - efeitos de histórias e lutas. 2018. (Outro).

4.
PRANDI-GONÇALVES, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. ; GARCIA, D. A. ; DAROZ, E. P. . Encontro Discursivo: Museu do Amanhã em Discurso. 2018. (Outro).

5.
PRANDI, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. ; BIZIAK, J. S. . Minicurso: Introdução aos Estudos de Gênero. 2017. (Outro).

6.
PRANDI, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. ; GARCIA, D. A. . Minicurso: Quando o feminino grita no poético e no político. 2017. (Outro).

7.
PRANDI, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. . XV Fórum no Interior - FCL/SP: significante e letra. 2017. (Outro).

8.
PRANDI, M. B. R.; SOUSA, L. M. A. E. . XI Colóquio Bakhtiniano: visões da atualidade. 2016. (Outro).

9.
PRANDI, M. B. R.; FONSECA, S. C. . III Encontro do Grupo de Pesquisas: História da Educação e História Regional. 2015. (Outro).

10.
PRANDI, M. B. R.; FONSECA, S. C. . I Encontro de História e Documentação: formação em organização documental sobre a história de Ribeirão Preto. 2014. (Outro).

11.
PRANDI, M. B. R.; CRIPPA, G . I Jornada Gênero, Organização da Informação e Conhecimento. 2011. (Outro).

12.
PRANDI, M. B. R.. VI Semana de estudos em Ciência da Informação e Documentação e I Mostra Científica de Ciência da Informação. 2009. (Outro).

13.
PRANDI, M. B. R.; ROMAO, L. M. S. . I Encontro Nacional sobre Biblioteca Escolar: Que lugar é este?. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda F. N. Oliveira e Maria Patricia L. S. Pelicioni. A importância da leitura na educação infantil e sua importância para a formação de futuros leitores. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EaD) - Universidade de Ribeirão Preto. (Orientador).



Outras informações relevantes


1. Desde 2011 formata e normaliza trabalhos acadêmicos; 

2. De 2013 a 2016 integrou o Grupo de Pesquisa "História da Educação e História Regional no Interior Paulista", vinculado a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no qual permanece ativa; 

3. De 09/12/2014 a 06/10/2016 integrou o Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação", vinculado a Universidade de São Paulo (USP);

4. Desde 02/05/2015 integra o Grupo de Pesquisa "Discurso e memória: nos movimentos do sujeito" (GEDISME), vinculado a Universidade de São Paulo (USP) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:46:17