Renato Messias Ferreira Calixto

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  • Última atualização do currículo em 04/08/2017


Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC - Campus Palhoça Bilíngue. Ministra disciplinas de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, nas modalidades de ensino PL1 para Ouvintes e PL2 para Surdos, no curso de Ensinos Médio e Técnico em Comunicação Visual. Atua, ainda, no curso de graduação deTecnologia em Produção Multimídia. Mestre em Estudos de Linguagens, dedica estudos acerca das temáticas Políticas Linguísticas; Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos; Educação de Pessoas com Deficiência e Análise do Discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Messias Ferreira Calixto
Nome em citações bibliográficas
CALIXTO, Renato. M. F.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Estudos de Linguagens.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Título: Análise documental das políticas linguísticas acerca da Língua de Sinais Brasileira na primeira década do século XXI: a inscrição do ethos coletivo surdo nos dispositivos legais,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jerônimo Coura-Sobrinho.
Palavras-chave: Língua de Sinais Brasileira; Políticas Linguísticas; Ethos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2008
Graduação em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Bolsista do(a): Sociedade Mineira de Cultura, SMC, Brasil.
2003 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Bolsista do(a): Sociedade Mineira de Cultura, SMC, Brasil.
Ano de interrupção: 2004
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Instituto São Rafael, ISR, Brasil.
1992 - 1997
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Dr. Paulo Diniz Chagas, E.E.D.P.D.C, Brasil.
1988 - 1991
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Soares Canedo, E.E.D.A.A.S.C, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Curso Saúde Vocal para Professores. (Carga horária: 20h).
Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais, SES MG, Brasil.
2012 - 2012
Da língua aos discurso: competências, [...]. (Carga horária: 15h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2011 - 2011
Estratégias de Encenação Discursiva na Mídia. (Carga horária: 15h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2011 - 2011
Argumentação, estado da arte e questões em debate. (Carga horária: 15h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2010 - 2010
Programa de Formação do Curso LetrasLibras tutores. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Formação do curso Letras/Libras. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Formação do Curso de Graduação em Letras-Libras. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2002 - 2002
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (Carga horária: 60h).
Associação dos Surdos de Minas Gerais, ASMG, Brasil.
2002 - 2002
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (Carga horária: 60h).
Associação dos Surdos de Minas Gerais, ASMG, Brasil.
2001 - 2002
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (Carga horária: 60h).
Associação dos Surdos de Minas Gerais, ASMG, Brasil.
2001 - 2001
Língua de Sinais Brasileira: introdutório | básico. (Carga horária: 60h).
Associação dos Surdos de Minas Gerais, ASMG, Brasil.
2001 - 2001
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (Carga horária: 60h).
Associação dos Surdos de Minas Gerais, ASMG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT | PL2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Prof. do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NEABI - Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas, .

Cargo ou função
Membro do NEABI, Campus Paracambi.
02/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, .

Cargo ou função
Coordenador do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas -, do campus Paracambi, do IFRJ..
04/2014 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Educação Inclusiva, à Diversidade e à Diferença
04/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas
04/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Matemática do Campus Paracambi, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Validação de Atividades Complementares de Graduação do Curso de Licenciatura de Matemática do Campus Paracambi.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete, Carga horária: 40
Outras informações
Tradutor e Intérprete de Libras - Língua de Sinais Brasileira - Nível E, Lotação Departamento de Letras | DELET.

Atividades

02/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Curso de Letras com Habilitações na Licenciatura em Libras e em LPL2, .

Serviço realizado
Tradução e interpretação das disciplinas do curso Libras - Língua Portuguesa.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tradutor e Intérprete, Carga horária: 40
Outras informações
Tradutor e Intérprete de Libras - Língua de Sinais Brasileira - Nível D, Lotação Pró-Reitoria de Graduação | Núcleo de Educação Inclusiva.


Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, FAJE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 6
Outras informações
Professor Assistente. Disciplina Libras - Fundamentos da Educação da Pessoa Surda. Trabalho docente realizado em parceria com professor surdo. Professor do conteúdo teórico: Renato Messias Ferreira Calixto. Professor do conteúdo prático: Ademar Alves de Oliveira Júnior (surdo).

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 6
Outras informações
Professor Assistente. Disciplina Libras - Fundamentos da Educação da Pessoa Surda. Trabalho docente realizado em parceria com professor surdo. Professor do conteúdo teórico: Renato Messias Ferreira Calixto. Professor do conteúdo prático: Ademar Alves de Oliveira Júnior (surdo).

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 6
Outras informações
Professor Assistente. Disciplina Libras - Fundamentos da Educação da Pessoa Surda. Trabalho docente realizado em parceria com professor surdo. Professor do conteúdo teórico: Renato Messias Ferreira Calixto. Professor do conteúdo prático: Ademar Alves de Oliveira Júnior (surdo).

Atividades

08/2009 - 12/2013
Ensino, Filosofia e Teologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina Libras - Fundamentos da Educação da Pessoa Surda. Trabalho docente realizado em parceria com professor surdo. Professor do conteúdo teórico: Renato Messias Ferreira Calixto. Professor do conteúdo prático: Ademar Alves de Oliveira Júnior

Fundação de Amparo, Pesquisa e Extensão Universitária - U.F.S.C, FAPEU / UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional / Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Orientador Educacional no Curso Letras/Libras, Habilitação Bacharelado, da Universidade Federal de Santa Catarina.


Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de disciplina de Curso de Especialização, Lato Sensu.


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor vinculado ao DELTEC - Departamento de Linguagens e Tecnologia. Professor da Disciplina Libras - Língua de Sinais Brasileira. Trabalho docente realizado em parceria com alunos surdos em processo de formação acadêmica no Curso Letras | Libras, habilitação licenciatura, turma 2008, disciplina Estágio Supervisionado. Professor dos conteúdos teóricos: Renato M.F Calixto; Professores dos conteúdos práticos: alunos surdos;

Atividades

07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , INFORTEC, .


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tradutor/intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Tradutor/Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu ofertados pela universidade. .

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Tradutor/ Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Tradutor/Intérprete de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, dos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu ofertados pela universidade. .


Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pes, CAS/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Variante Brasileira da Língua Portuguesa, como Segunda Língua, na capacitação de professores da Secretaria de Educação Especial do Estado da Educação de Minas Gerais | SEE-MG | na abordagem à alunos surdos.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da Variante Brasileira da Língua Portuguesa, como Segunda Língua, na capacitação de professores da Secretaria de Educação Especial do Estado da Educação de Minas Gerais | SEE-MG | na abordagem à alunos surdos.


Federação Nacional de Educação e Integração do Surdos de Minas Gerais, FENEIS | MG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tradutor / Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 30
Outras informações
Tradutor/Intérprete de Libras no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais | CEFET-MG, para alunos surdos do curso Técnico Subsequente em Eletrônica.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Tradutor Intérprete de Libras, Carga horária: 8
Outras informações
Tradutor/Intérprete de Libras no Curso de Formação Profissional da UNIMED-BH em parceria com o SENAC-MG.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Tradutor / Intérprete de LIBRAS, Carga horária: 20
Outras informações
Tradutor | Intérprete de Libras do Curso Técnico de Montagem e Manutenção de Hardware.


Sociedade Mineira de Cultura - Providência Nossa Senhora da Conceição, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Agente de Pastoral, Carga horária: 40


Capelania da Pastoral do Surdo de Belo Horizonte, CPSBH, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradutor Intérprete de Libras, Carga horária: 20
Outras informações
Tradutor Intérprete de Libras no Pré Vestibular para Surdos da Capelania da Pastoral do Surdo, da Ação Social Arquidiocesana, da Arquidiocese de Belo Horizonte.


Instituto Educacional Manoel Pinheiro - Rede Pitágoras, IEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 15
Outras informações
Professor das Disciplinas Língua Portuguesa e Literatura para os 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias da Informação e Educação

Objetivo: Desenvolver pesquisas nas áreas: Novas Tecnologias em Ensino e Aprendizagem na Educação Tecnológica; Informática e Educação no Ensino Tecnológico, Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento em Educação..
Palavras-chave: Novas Tecnologias; Recursos Instrucionais Eletrônicos; Usabilidade.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Estudo do Desenho Universal sob a Ótica da Sustentabilidade
Descrição: O presente projeto de pesquisa caracteriza-se por uma pesquisa teórica e aplicada que enfoca aspectos relacionados ao projeto de produtos para além do conceito de acessibilidade, conceito antes definido como exclusão de barreiras físicas no ambiente construído. Esse projeto compreende um conceito mais abrangente, o de Desenho Universal, que amplia a convivência com a diversidade em todas as esferas, incluindo as físicas e virtuais. Destaca-se, ainda, pela proposta de aplicação do conceito de sustentabilidade, do ponto de vista das soluções tecnológicas e da biodiversidade, ao Desenho Universal, propondo soluções universais e sustentáveis para o ambiente construído através de um meio virtual também universal e sustentável. Busca-se, com essa pesquisa, contribuir para a inclusão de uma maneira geral não apenas através de seu objeto de pesquisa, mas, ainda, incluindo na condição de bolsistas alunos de iniciação científica surdos da área da Arquitetura, e Design Gráfico. Assim, o projeto lança luzes sobre uma área ainda pouco visitada: a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no pensar cientifico e criativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Renato Messias Ferreira Calixto - Integrante / Vera Lúcia de Souza e Lima - Integrante / Regina Célia Guedes Leite - Integrante / Maria Cristina Ramos de Carvalho - Coordenador / Ademar Alves de Oliveira Júnior - Integrante / Thaís Magalhães Abreu - Integrante / Débora Goulart da Silva Duque - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2008 - 2011
Criação de uma Linguagem Instrumental em LIBRAS, aplicada à Contrução Civil: Construção de um Glossário Técnico para o Ensino de Desenho Arquitetônico
Descrição: O projeto busca a construção de um glossário técnico contendo sinais e convenções que possibilitem a adequação da língua instrumental em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) para o ensino de desenho arquitetônico para surdos e ou deficientes auditivos. O glossário deverá definir sinais para termos técnicos utilizados no desenho arquitetônico. Esse glossário deverá ser utilizado no ensino da disciplina Desenho Arquitetônico para surdos e ou deficientes auditivos, habilitando esse público alvo na leitura e representação de projetos arquitetônicos. O objetivo principal desse projeto consiste no despertar de estudantes de Ensino Médio, surdos e ou com deficiência auditiva, para a vocação científica, permitindo seu envolvimento em atividades de pesquisa e ampliando sua formação. Para tanto, o objeto deste projeto traduz-se na elaboração de um glossário técnico, de sinais, símbolos e convenções que possibilite a criação de uma Linguagem Instrumental em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, acerca do léxico e terminologia técnica próprias da construção civil. Esse glossário será utilizado como base para a implementação de disciplinas de representação gráfica para as áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil para surdos e ou deficientes auditivos. Como primeiro objetivo específico, buscar-se-á um levantamento de todos os termos técnicos utilizados no Desenho Arquitetônico e a existência de uma tradução dos mesmos em LIBRAS. Um segundo objetivo específico é a definição de sinais para os termos técnicos que não possuam uma correspondência em LIBRAS. Como terceiro objetivo específico tem-se a elaboração da versão impressa do glossário contendo todos os termos definidos. E, como quarto objetivo específico tem-se a integração entre esse projeto e o projeto ELABORAÇÃO DE UM MANUAL APLICADO À CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO PARA ALUNOS SURDOS, para incorporação do glossário proposto a um manual técnico contendo sinais e convenções que possibilitem a adequa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Renato Messias Ferreira Calixto - Integrante / Vera Lúcia de Souza e Lima - Coordenador / Regina Célia Guedes Leite - Integrante / Ademar Alves de Oliveira Júnior - Integrante / Bárbara Neves da Silva - Integrante / Gisele Nogueira de Jesus - Integrante / Marcos Vinícius de Oliveira Silva - Integrante / Rafael Coelho Tavares - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2008 - 2011
Elaboração de um Manual Aplicado à Construção Civil para o Ensino de Desenho Arquitetônico para Alunos Surdos
Descrição: O projeto busca a construção de um manual contendo sinais e convenções que possibilitem a adequação da língua instrumental em LIBRAS para o ensino de desenho arquitetônico para surdos e deficientes auditivos, habilitando esse público alvo na leitura e representação de projetos arquitetônicos. A proposta de construir tal manual implica, conseqüentemente, no embasamento metodológico, seja do ponto de vista da língua instrumental em LIBRAS, seja das exigências específicas da área de representação gráfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Renato Messias Ferreira Calixto - Integrante / Vera Lúcia de Souza e Lima - Integrante / Regina Célia Guedes Leite - Coordenador / Ademar Alves de Oliveira Júnior - Integrante / Bárbara Neves da Silva - Integrante / Gisele Nogueira de Jesus - Integrante / Marcos Vinícius de Oliveira Silva - Integrante / Rafael Coelho Tavares - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia/Especialidade: Políticas Linguísticas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa como Segunda Língua.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Pessoas em Situação de Deficiência.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Tradução de Línguas de Sinais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CALIXTO, Renato. M. F.; XAVIER, T. F. D. . POSSIBILIDADES DO USO DA ETNOGRAFIA E DA ANÁLISE DO DISCURSO EM PESQUISAS EDUCACIONAIS ACERCA DO ENSINO E APRENDIZADO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: VII EMEM, 2015, São João Del Rei. VII EMEM, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, R. F. ; CASTRO, E. K. ; RODRIGUES, F. A. F. R. A. ; DAMASCENO, L. L. C. ; SILVEIRA, L. P. B. ; CASTRO, R. P. ; LANNA, R. G. ; OLIVEIRA, V. ; CALIXTO, Renato. M. F. . A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DOS CIDADÃOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELO HORIZONTE: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO NA DISCIPLINA ?METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO? NA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO DA PUC MINAS, UNIDADE DE SÃO GABRIEL. In: IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços, 2006, Belo Horizonte. Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços, 2006.

2.
CANHESTRO, A. L. A. ; LINHARES, P. F. ; CALIXTO, Renato. M. F. ; BRITO, R. F. . A INSERÇÃO DO SUJEITO COM NECESSIDADE ESPECIAL E EDUCACIONAL NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO UNIVERSO ACADÊMICO: UMAEXPERIÊNCIA INOVADORA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM. In: IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva - Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços, 2006, Belo Horizonte. Anais IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
CALIXTO, Renato. M. F.. Políticas Linguísticas e Surdez: linguagem e cidadania.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CALIXTO, Renato. M. F.. Identidade Profissional: uma conversa franca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CALIXTO, Renato. M. F.. Redação de E-mails Institucionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CALIXTO, Renato. M. F.; GARCEZ, R. L. O. ; OLIVEIRA, S. M. . Traduzir e Interpretar: Incursões no Mundo do Outro ou Atos de Fronteira? Reflexões Teóricas sobre o Papel do Intérprete a Partir de uma Perspectiva Culturalista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COURA SOBRINHO, Jerônimo. ; CALIXTO, Renato. M. F. ; Lima e Souza, Verá Lúcia . IIm)possibilidades do ensino da variante brasileira da língua portuguesa para alunos surdos em classe inclusiva: a perspectiva do português como língua estrangeira (PLE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CALIXTO, Renato. M. F.; COURA SOBRINHO, Jerônimo. ; CALIXTO, Débora. E. F. . História da língua, história do povo: um olhar sobre a comunidade surda brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CALIXTO, Renato. M. F.; Lima e Souza, Verá Lúcia . A Inclusão de Jovens Surdos em Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CALIXTO, Renato. M. F.. Educação e Inclusão: história, cenários e novas possibilidades.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CALIXTO, Renato. M. F.. A Surdez que emociona: estratégias de patemização em reportagens televisivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CALIXTO, Renato. M. F.; Lima e Souza, Verá Lúcia . Criação de uma Linguagem Instrumental em LIBRAS, aplicada à Contrução Civil: Construção de um Glossário Técnico para o Ensino de Desenho Arquitetônico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CALIXTO, Renato. M. F.. Língua Portuguesa e Surdez: e agora José?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CALIXTO, Renato. M. F.; BRITO, R. F. ; CANHESTRO, A. L. A. ; LINHARES, P. F. . A Inserção do Sujeito Portador de Necessidade Especial e Educacional nas Práticas Discursivas do Universo Acadêmico: uma experiência inovadora em Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem no Curso de Letras da PUC Minas, unidade São Gabriel. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BRITO, R. F. ; CALIXTO, Renato. M. F. ; CASTRO, E. K. ; RODRIGUES, F. A. F. R. A. ; DAMASCENO, L. L. C. ; SILVEIRA, L. P. B. ; CASTRO, R. P. ; LANNA, R. G. ; OLIVEIRA, V. . A Possibilidade de Inclusão dos Cidadãos com Necessidades Especiais nas Escolas Públicas de Belo Horizonte: uma experiência de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão na Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico na Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, unidade São Gabriel.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CALIXTO, Renato. M. F.. Apostila das Oficinas de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - PUC Minas. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
CALIXTO, Renato. M. F.. Aula teórica acerca dos aspectos lingüísticos, identitários e culturais da comunidade surda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CALIXTO, Renato. M. F.. Aula teórica acerca dos aspectos lingüísticos, identitários e culturais da comunidade surda. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CALIXTO, Renato. M. F.. Aula teórica acerca dos aspectos lingüísticos, identitários e culturais da comunidade surda. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CALIXTO, Renato. M. F.. Aula teórica acerca dos aspectos lingüísticos, identitários e culturais da comunidade surda.. 2004. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CALIXTO, Renato. M. F.. Participação em banca de Iara P. de Morais; Marina Cunha da Silva; Max M. F. Silva. Língua Brasileira de Sinais: Formas de Resistência Pós Congresso de Milão. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tradução e Interpretação da Libr) - Faculdades Integradas Pitágoras.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CALIXTO, Renato. M. F.; SOUZA JUNIOR, M. A.. Participação em banca de Karla Percília da Silva Fortes.Inclusão de Surdos no Ensino Superior por meio do Uso da Tecnologia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras Bacharelado) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CALIXTO, Renato. M. F.; DORES, C. F.; KERLEN, G.; GERALDO, C.. Banca de concurso público para seleção de tradutores e intérprete de LIbras. 2015. Instituto Federal Minas Gerais.

Outras participações
1.
CALIXTO, Renato. M. F.; LIMA E SOUZA, Marcelo Wagner de; Silveira, Vanessa Cristina. Seleção Externa de Intérpretes de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, para cursos de graduação da PUC- Minas. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
CALIXTO, Renato. M. F.; Silveira, Vanessa Cristina; TEIXEIRA, Rúbia Mara S.. Seleção Externa de Intérpretes de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, para cursos de graduação da PUC - Minas. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV CEDUCE: Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusãosão. 2015. (Outra).

2.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.POSSIBILIDADES DO USO DA ETNOGRAFIA E DA ANÁLISE DO DISCURSO EM PESQUISAS EDUCACIONAIS ACERCA DO ENSINO E APRENDIZADO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Encontro).

3.
VIII JEL Jornada de Estudos de LInguagens.ANÁLISE DOCUMENTAL DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS ACERCA DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI: A INSCRIÇÃO DO ETHOS COLETIVO SURDO NOS DISPOSITIVOS LEGAIS. 2014. (Outra).

4.
O Português, as línguas e a internacionalização da sociedade da informação. 2013. (Outra).

5.
O Português nas Políticas Linguísticas no Século XXI. 2013. (Outra).

6.
I Encontro da Educação entre o Ministério Público de Minas Gerais e o Ministério de Educação e Cultura: Educação para Todos. 2012. (Encontro).

7.
II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. 2012. (Congresso).

8.
III Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução & Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

9.
Livox: Comunicação Alternativa em Tablets. 2012. (Outra).

10.
Colóquio Internacional "Formação Continuada de Professores da Educação Especial e da Educação Comum: a Via da Educação Inclusiva.A Inclusão de Jovens Surdos em Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica. 2011. (Outra).

11.
II Encontro do Grupo de Estudo e Trabalho em História e Linguagem.História da língua, história do povo: um olhar sobre a comunidade surda brasileira. 2011. (Encontro).

12.
III Mostra de Trabalhos em Análise do Discurso.A Surdez que emociona: estratégias de patemização em reportagens televisivas. 2011. (Outra).

13.
2010 ? 5th Deaf Academics and Researchers Conference. 2010. (Congresso).

14.
2010 ? Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. MEC/Fórum Mundial de Educação/GDF.Criação de uma Linguagem Instrumental em LIBRAS, aplicada à Contrução Civil: Construção de um Glossário Técnico para o Ensino de Desenho Arquitetônico. 2010. (Outra).

15.
2010 ? II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais Brasileira. 2010. (Congresso).

16.
2010 ? JUBRA ? IV Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. 2010. (Simpósio).

17.
XV ENAPAS - Encontro Nacional da Pastoral dos Surdos e V ENCICAT - Encontro Nacional de Intérpretes Católicos. 2010. (Encontro).

18.
Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2009. (Outra).

19.
I Congresso Internacional Ser Professor de Educação Especial. A Influência do Processo de Inclusão na Educação Profissional tecnológica e no Léxico da Libras: Formação Neológica no Contexto da Libras e da Arquitetura. 2009. (Congresso).

20.
I Encontro de Jovens Pesquisadores. 2009. (Encontro).

21.
Libras: Experiência no Ensino e na Extensão. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 2009. (Oficina).

22.
III Programa de Qualificação do Intérpretes de LIBRAS.Língua Portuguesa e Surdez: e agora José?. 2008. (Outra).

23.
II Encontro das Instituições de Ensino Superior Inclusivas. 2007. (Encontro).

24.
9º Congresso Internacional de Aspectos Teóricos das Pesquisas nas Línguas de Sinais. 2006. (Congresso).

25.
IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva: impasses e avanços.A inserção do sujeito portador de necessidade educacional especial e educacional nas práticas discursivas do universo acadêmico: uma experiência inovadora em psicologia do desenvolvimento e teorias da aprendizagem no Curso de Letras da PUC Minas.. 2006. (Seminário).

26.
IV Seminário Internacional Sociedade Inclusiva: impasses e avanços.A Possibilidade de inclusão dos cidadãos com necessidades especiais nas escolas públicas de Belo Horizonte: uma experiência de integração ensino-pesquisa e extensão na disciplina: Metodologia do Trabalho Científico na Faculdade Mineira de Direito.. 2006. (Seminário).

27.
Curso de Educadores de Informática e Cidadania. 2003. (Outra).

28.
II Seminário de Conexão do Curso de Ciências Sociais da PUC Minas. 2003. (Seminário).

29.
Orientação para o Crédito - Brasil Empreendedor. 2000. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel Maria de Lima. Relatório de Tradução Comentada Libras/Língua Portuguesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras Habilitação Bacharelado em Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Renato Messias Ferreira Calixto.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CALIXTO, Renato. M. F.. Língua Portuguesa e Surdez: e agora José?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CALIXTO, Renato. M. F.. Educação e Inclusão: história, cenários e novas possibilidades.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CALIXTO, Renato. M. F.. Identidade Profissional: uma conversa franca. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CALIXTO, Renato. M. F.. Redação de E-mails Institucionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CALIXTO, Renato. M. F.. Políticas Linguísticas e Surdez: linguagem e cidadania.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Outras informações relevantes


Paraninfo da Turma Bacharelado, do Curso de Letras com Habilitações em Licenciatura da Língua de Sinais Brasileira e Bacharelado em Tradução e Interpretação da Língua de Sinais Brasileira, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET-MG. Ano 2012.

Certificado na Avaliação de Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - SEE MG Ano 2011.

Certificado pelo Exame Nacional de Proficiência para Tradução e Interpretação da LIBRAS/ Língua Portuguesa / LIBRAS - Nível Ensino Superior. Ano 2009.

Certificado pelo Exame Nacional de Proficiência para Tradução e Interpretação da LIBRAS/ Língua Portuguesa / LIBRAS - Nível Ensino Médio. Ano 2007.



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