Maria Jose Diogenes Vieira Marques

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  • Última atualização do currículo em 08/11/2017


Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia - FACED/UFU 2013 na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas. Especialista em Docência na Educação Superior, pela Faced/UFU (2010). Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Tem experiência na área de Educação, formação de professores, construção, escrita e apoio a projetos e atividades de extensão. Atua na Pró-Reitoria de Extensão como servidora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, na Comissão de Curricularização da Extensão, na Comissão Central de Combate ao Aedes Aegypti, na Comissão do Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão, na Comissão de implementação do IFTM Itinerante, na Comissão Central de Organização do Congresso de Internacionalização e Educação Profissional e Tecnológica - ConInterEPT e como presidente do Comitê Gestor do Pacto Universitário no IFTM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Jose Diogenes Vieira Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, Maria.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM - Reitoria.
Avenida Doutor Randolfo Borges Júnior - de 1701/1702 ao fim
Univerdecidade
38064300 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (034) 33261132
Ramal: 1132
URL da Homepage: http://www.iftm.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA: PNBE do correio a sala de aula,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Adriana Pastorello Buim Arena.
Palavras-chave: Educação; Ensino; Biblioteca; Mediação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Infantil.
Setores de atividade: Educação.
2009 - 2010
Especialização em Docência na Educação Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Implicações da Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Ttransversalidade, e Multiculturalidade para a Docência na Educação Superior.
Orientador: Dra Maria Vieira Silva.
2003 - 2007
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.




Formação Complementar


2017
Literatura em Projetos na Escola. (Carga horária: 260h).
Portal de Cursos, PCR, Brasil.
2016 - 2016
Certificador ENEM 2016. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos O trabalho com projetos. (Carga horária: 27h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Comunicação Escrita. (Carga horária: 91h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Postura e Imagem Profissional. (Carga horária: 59h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos 01 Como trabalhar com projetos?. (Carga horária: 27h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadore. (Carga horária: 180h).
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.
2010 - 2010
TI na Educação. (Carga horária: 33h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2009 - 2009
TUTORIA NO ENSINO A DISTÂNCIA. (Carga horária: 35h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2009 - 2009
Fundamentos de Ensino a Distância. (Carga horária: 35h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2009 - 2009
Noções Básicas de Administração. (Carga horária: 35h).
Senado Federal, SENADO, Brasil.
2009 - 2009
Circuito de Palestras SEBRAE -Crie Soluções. (Carga horária: 5h).
Portal da Educação, SEBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: TAE - Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações
Técnico em Assuntos Educacionais atuando na Pró-Reitoria de Extensão do IFTM.

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Revisão do Regulamento de Estágio Curricular dos Cursos de Licenciaturas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - P O R T A R I A N° 527 D E 30 D E M A R Ç O D E 2017..
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão para elaboração e execução do Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização do IFTM - P O R T A R IA N° 460 D E 17 D E M A R Ç O D E 2 0 1 7.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de implantação do Projeto IFTM Itinerante - P O R T A R IA N° 468 DE 21 DE M A R Ç O DE 2017.
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, .

Cargo ou função
Comitê Gestor do Pacto Universitário - PO R T A R IA N° 283 DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017.
09/2016 - Atual
Direção e administração, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Substituta para a função gratificada Coordenadora de Estágio e Acompanhamento de Egressos da Pró-Reitoria de Extensão - FG-04. Portaria nº 1.495 de 16 de setembro de 2016.
09/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão responsável pela Elaboração do Plano Pedagógico de Curso de Formação Inicial e Continuada de Libras do IFTM.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão responsável pela elaboração de proposta de Curricularização da Extensão de acordo com o PNE no IFTM.
09/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão responsável pela revisão do Regulamento e PPC do Centro de Idiomas do IFTM.
04/2016 - 12/2016
Extensão universitária , IFTM - Reitoria, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão - Promoção da Cultura do Livro e da Biblioteca: A Leitura com instrumento de interação Social - 480h.
10/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFTM - Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão de Avaliação de Propostas dos Campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro do Projeto Rondon, para as operações de Julho/2017 - Operação ?Rondônia Cinqüentenário" e Operação Serra do Cachimbo. PORTARIA N° 1.658 DE 17 DE OUTUBRO DE 2016.

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: TAE - Coordenadoria de Extensão, Carga horária: 40
Outras informações
Técnico em Assuntos Educacionais atuando na coordenadoria de extensão do IFSP- Campus Capivari e junto ao serviço sociopedagógico da instituição.


Banco do Brasil - MG, BB-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Escrituturária, Carga horária: 36


Escola Municipal de Uberlândia Olhos d'Água, EMOA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Literatura


Escola Estadual, ESPSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Português no Ensino Médio


Jornal Conceito Comunitario.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Revisora do Jornal Conceito Comunitário, Carga horária: 40
Outras informações
Revisora do Jornal Conceito Comunitário


Jornal Correio, JC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 36
Outras informações
Assistente de Cobrança.


Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliador de Projeto de Extensão do IFSP, Carga horária: 10
Outras informações
Avaliador de Projeto de Extensão do IFSP no Banco de Consultores de Projetos de Extensao para o Ensino Mediae Superior. Edital de Avaliação 992/2014.



Projetos de extensão


2016 - 2017
Promoção da Cultura do Livro e da Biblioteca: a leitura como estratégia de integração e interação social
Descrição: A formação da cultura do livro e de leitores é um processo contínuo que contribui para a concepção profissional e a construção consciente do cidadão. A biblioteca, nesse contexto, se torna um espaço central, contudo, não exclusivo, de promoção do livro e da leitura pela comunidade escolar interna e externa ao IFTM. Para tanto o acesso facilitado à biblioteca e aos espaços de leitura e atividades culturais corroboram para uma melhoria da compreensão do papel do leitor em seu processo de formação crítico-cidadã. O projeto de extensão prevê auxiliar na promoção do livro, da biblioteca e da leitura por meio de ações socioculturais, multifacetadas, multi-câmpus e interdisciplinares. As atividades serão realizadas na Reitoria, nos câmpus Uberlândia Centro, Uberlândia e Uberaba e em algumas unidades escolares do ensino médio e fundamental dessas cidades. A perspectiva ao final do projeto é a de ressignificação do livro, da biblioteca e da leitura pela integração e interação social..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / MAICON RUBENS BARONE PEREIRA DA SILVA - Integrante / Daniel Eloi Gomes - Integrante / Gabriela Chagas Câmara - Integrante / Fernando Della Noce Wehbe - Integrante / Jennifer de Souza Rezende - Integrante / Jonathan Mendes Rodrigues - Integrante / Natallya Carolina Pereira Rezende - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Extensão do IFTM - Outra.Número de orientações: 2
2015 - 2015
Jovem Hacker - Edição Capivari
Descrição: A Edição Capivari do Projeto Jovem Hacker esta sendo realizada como uma ação de extensão do Instituto Federal de São Paulo ? Campus Capivari, tendo como destinatários diretos, alunos do nono ano das escolas públicas de Capivari. Em consonância com outras edições do Projeto Jovem Hacker, esta edição tem como objetivo principal auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente e se empodere dos rumos da nossa sociedade, exercitando o protagonismo peculiar a juventude através de praticas colaborativas e de partilha, tendo como norteadores os movimentos pela cultura digital, software livre, hardware livre, dados abertos e o trabalho colaborativo. Para que este objetivo seja atingido, os adolescentes participantes do projeto, passarão por um caminho de formação composto de quatro módulos: Módulo 1 ? Introdução ao computador e a lógica: Construindo o meu computador; Objetivo: Propiciar aos participantes o entendimento sobre o funcionamento do computador tanto em nível de hardware quanto software. Esta experiência é trabalhada de forma prática, onde cada aluno monta seu próprio computador e instala o seu sistema operacional. Este computador é utilizado por ele ao longo de todo o curso. Quanto aos conhecimentos de lógica, alguns exercícios com Scratch ou PyGames ajudam os alunos a entenderem a lógica computacional em seus níveis. Módulo 2 ? Redes de computadores e a Web: Conectando-nos com o mundo! Objetivo: Introduzir os participantes no mundo da internet e das redes de computadores. Neste módulo, os participantes constroem a rede de computadores do Telecentro, experimentando na prática os conhecimentos adquiridos. Uma vez conectados uns aos outros e na internet, chega o momento deles compreenderem melhor como funciona a Web, cercada por seus navegadores, servidores e suas linguagens (HTML, CSS, PHP, etc). Módulo 3 ? Desenvolvimento de projetos e aplicativos: Autores e Protagonistas! Objetivo: Aprimorar os conhecimentos sobre desenvolvimento de software iniciados no módulo anterior, permitindo que eles entendam que são autores perante as tecnologias e não meros receptores. Desenvolvem-se aqui noções gerais das linguagens que compõe a web (HTML, CSS, JavaScript, PHP, Python), de forma prática, onde cada participante pode desenvolver seu próprio site com os conhecimentos adqueridos ao longo dos encontros. No módulo 3 os participantes irão compreender melhor conceitos relacionados ao desenvolvimento de softwares livres e a importância desse tema para a autonomia em relação a tecnologia. É apresentado aos participantes sistemas de compartilhamento de código e desenvolvimento colaborativo como o GitHub por exemplo. Discutisse aqui a lógica de desenvolvimento partindo do remix e reuso de código existe em contraste com o desenvolvimento tradicional. Módulo 4 ? Solucionando problemas da nossa comunidade: As tecnologias a serviço da Comunidade! Objetivos: Contribuir para a comunidade local, assim como aprimorar nos participantes o desejo de serem participantes ativos em suas comunidades, identificando problemas, analisando de forma colaborativa e galgando soluções que melhorem de fato a vida da sociedade. Neste módulo os participantes identificam problemas cujo quais, podem ser solucionados ou amenizados através das tecnologias aprendidas ao longo do projeto. Esses problemas são discutidos junto ao grupo, soluções são pensadas e executadas. Ao final, as pessoas da comunidade são convidadas para um Workshop de exposição das soluções criadas pelos participantes do projeto. Este módulo prevê também a execução de um Install Fest, onde os participantes podem ter a oportunidade de partilhar os conhecimentos adquiridos com seus familiares, amigos e vizinhos através de breves oficinas, suportadas também pelos bolsistas e docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / Isabel Cristina das Chagas Oliveira - Integrante / Alexandre Garcia Aguado - Integrante / Karlan Ricomini - Integrante.
2015 - 2015
Cursinho Popular do IFSP Campus Capivari: Semeando o Futuro
Descrição: O projeto Cursinho Popular: Semeando a Esperança constitui-se como um singular espaço educativo, voltado para a formação de jovens e adultos, especialmente àqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. Nesse sentido, o Cursinho Popular do IFSP, campus Capivari, configura-se também como um caminho para se promover a democracia cultural. Suplantando uma concepção meramente tecnicista e conteudista de educação, o Cursinho Popular propõe uma formação integral, articulando conteúdos acadêmicos básicos ? próprios do Enem ? com o desenvolvimento do senso crítico e problematizador. Assim, a abordagem dos temas curriculares é dinamizada de maneira a priorizar a autonomia do aluno, fortalecendo, ao mesmo tempo, a compreensão e vivência das dimensões da ética, da cidadania, dos direitos humanos, da diversidade étnico-racial, da sustentabilidade ambiental e da democracia. Com uma perspectiva interdisciplinar, o Cursinho Popular utiliza-se de estratégias didáticas diversificadas ? rodas de conversa, cine-fórum, debates interativos, seminários, aulas expositivas, palestras ?, tendo o próprio aluno como protagonista e sujeito de todo processo de ensino-aprendizagem, possibilitando, dessa maneira, com que o conhecimento produzido assuma relevância e pleno significado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / Aderbal Almeida Rocha - Integrante / Daniel Aparecido de Souza - Integrante / Tiago Pellim da Silva - Integrante / Isabel Cristina das Chagas Oliveira - Integrante / André Luís Della Volpe - Integrante / Carlos Fernando Barboza da Silva - Integrante / Carlos Roberto Paviotti - Integrante / Carolina Marocco Corneta - Integrante.
2015 - 2015
III Edição de Ações Multiculturais e de Integração do IFSP - Câmpus Capivari
Descrição: O projeto visa promover ações multiculturais e esportivas entre alunos, docentes, servidores e comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / Odair Santos Gossler - Integrante / Arlete Brandi - Integrante.
2015 - 2015
CineClube Federal - Aprendendo, Filmando e Ensinando: Produções Audiovisuais sobre Direitos Humanos
Descrição: O desenvolvimento da arte e da cultura nos espaços educativos formais faz-se uma demanda existente em nossos dias atuais. Os jovens, por meio da arte, conseguem expressar-se de forma mais criativa e ativa. O presente projeto tem como finalidade desenvolver atividade cineclubista oportunizando à comunidade acesso ao cinema, debatendo temas relativos, principalmente, aos Direitos Humanos, bem como a realização de trabalhos práticos que envolvem produção audiovisual na linguagem de animação ou ficção, no formato de curtas-metragens e com temáticas relativas aos Direito Humanos. O CINECLUBE FEDERAL - APRENDENDO, FILMANDO E ENSINANDO: PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS SOBRE DIREITOS HUMANOS visa entender o cinema e a produção audiovisual como importantes caminhos para ampliação dos conhecimentos e do patamar cultural dos participantes, auxiliando-os na formação de novos hábitos, na composição do repertório cultural e no desenvolvimento do senso crítico, possibilitando, assim, o exercício da cidadania. A subsequente realização de oficinas tem a finalidade de concretizar de forma prática os debates oferecidos pelo CineClube. Tais trabalhos serão realizados pelos alunos dos cursos Técnicos Integrados em Informática e Química. As oficinas destinam-se a fomentar tanto o debate sobre as questões relativas aos Direitos Humanos bem como a produção audiovisual. Também associada à proposta da execução dos materiais audiovisuais está a elaboração de uma cinemateca. Os resultados dos trabalhos: curtas-metragens e análises dos debates, também serão disponibilizados em plataformas online como blog, youtube e site específico sobre o desenvolvimento da arte nos institutos federais brasileiros, criado em co-parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo campus Colatina.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Projeto: Liga dos Campeões do IFSP campus Capivari: campeonatos, práticas corporais e artísticas
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de atividades físicas e culturais entre os alunos, servidores e comunidade de Capivari e Região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Integrante / Irlla Karla dos Santos - Coordenador.
2015 - 2015
BATUQUE DE UMBIGADA: RITMO, HISTÓRIA, MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E IDENTIDADE CULTURAL
Descrição: O Batuque de Umbigada é um movimento cultural de matriz africana que se manifesta na região de Capivari; é forma de dança e música caracterizada pela troca de umbigadas entre casais que formam pares e, em filas, dançam ao ritmo do tambu. Também é composto pela poesia de suas cantigas que falam do cotidiano e cantam as condições de vida do grupo social e étnico que o entoa. Presente no Brasil desde o século XVI, tem origem no grupo étnico e linguístico banto, formado por diversas etnias e vindo de Angola e do Congo. O projeto realiza atividades de extensão acerca da manifestação cultural Batuque de Umbigada de Capivari. Desenvolve ações voltadas para promoção da matriz africana e pretende ser um passo para consolidar uma concepção de educação de jovens que respeite a diversidade étnica, religiosa e cultural, contribuindo para a valorização de uma formação humanizada nos cursos técnicos; Atende à demanda da legislação educacional brasileira, materializada na Lei nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade da inclusão nos currículos oficiais da temática: 'História e Cultura Afro-Brasileira?; Integra as dimensões de ensino, pesquisa e extensão ao promover experiências nas quais se aprenda participando ativamente dos procedimentos investigativos; Logra contribuir para o debate sobre relações de poder estabelecidas no âmbito global e local, bem como para a superação do preconceito às populações vulneráveis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / Maria Amélia Ferracciú PAGOTTO - Integrante / Adelino Francisco de OLIVEIRA; - Integrante / André V. B. BARRETO - Integrante / Irlla Karla dos Santos - Integrante.
2014 - 2015
Educação ambiental e os resíduos sólidos no IFSP campus Capivari
Descrição: O projeto tem como objetivo geral colaborar na formação de cidadãos e cidadãs preocupados com as questões ambientais em todas as suas práticas cotidianas e sociais, através de estímulos à reflexão e atividades participativas. Ele será desenvolvido dentro das dependências do IFSP campus Capivari e possibilitará a discussão sobre a temática ambiental entre toda a comunidade escolar e também comunidade externa. As discussões com a comunidade interna serão baseadas principalmente em reuniões e ações semanais entre os meses de setembro e novembro. Já a comunidade externa participará durante a Semana de Ciência e Tecnologia que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de outubro de 2014 nas dependências do campus. Paralelamente a estas ações será realizado o diagnóstico dos resíduos sólidos produzidos pelo campus com o objetivo primeiramente de qualificação e quantificação, para posterior adequação do descarte final. Os principais temas a serem trabalhados serão: produção de resíduos sólidos, reciclagem e reuso, coleta seletiva e consumismo. Tais temas serão desenvolvidos com a realização de oficinas, discussões em grupo e exibição de filmes. Espera-se que o presente projeto possa colaborar também na formação profissional dos alunos do IFSP campus Capivari, através da ampliação da discussão sobre temas as vezes esquecidos pelos jovens estudantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / Leticia Pedroso Ramos - Integrante.
2014 - 2014
Ações Multiculturais de Integração do IFSP Campus Capivari
Descrição: Continuidade de projeto realizado em 2013 que proporcionou uma semana de atividades este novo projeto, também aprovado em seleção do IFSP, prevê a ação de varias atividades culturais, no decorrer do segundo semestre de 2014, que integrem professores, alunos e servidores do Instituto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Integrante / Gustavo Batistella Leite - Coordenador / Leticia Pedroso Ramos - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Bolsa / IFSP - Campus Capivari - Outra.
2013 - 2013
Semana Multicultural e Esportiva de Integração do IFSP - Campus Capivari
Descrição: Projeto aprovado em seleção realizado pelo IFSP para desenvolver iniciativas culturais, esportivas e de integração da comunidade do campus Capivari com a cidade e a região..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Maria Jose Diogenes Vieira Marques - Coordenador / Antonio Carlos da Silva Bomfim - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de São Paulo - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2004 - 2006
Periódico: Jornal Conceito Comunitário


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Livro Comunicação Sindical - Novo Conceito Velhos Paradigmas
2015 - 2016
Periódico: Relatos de Experiência dos Projetos de Extensão do IFTM
2015 - 2016
Periódico: Boletim Técnico IFTM


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Moção de Aplauso, Câmara Municipal de Uberlândia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, Maria.2016 MARQUES, Maria.; MELLO, E. C. . Resenha. TELLES, L. F. As Meninas.. Boletim Técnico IFTM / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Ano 2, n. 1, (jan./abr., 2016) â013 Uberaba, MG: IFTM, 2016., v. 1, p. 34-35, 2016.

2.
MARQUES, Maria.2013 MARQUES, Maria.; ARENA, A. P. B. . PNBE: UM RECURSO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA. Revista Profissão Docente, v. 13, p. 71-86, 2013.

3.
MARQUES, Maria.2012MARQUES, Maria.; ARENA, Adriana Pastorello Buim . O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 187-207, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, Maria.; SILVA, M. R. B. P. . Ações de incentivo ao uso da biblioteca e à leitura: projeto de extensão como instrumento de mediação social. In: 1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação, 2016, Uberlândia, MG. Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação 2016. Uberlândia, MG: IFTM-Uberlândia Centro, 2016. v. 1. p. 91-94.

2.
MARQUES, Maria.; SILVA, L. M. . PROMOÇÃO DA CULTURA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. In: 20º Cole, 2016, Campinas/SP. Revista Linha Mestra. Campinas/SP: ALB, 2016. v. 2. p. 655-660.

3.
MARQUES, Maria.; ARENA, A. P. B. . O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. In: VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, 2012, Uberlândia, MG. VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO, 2012.

4.
MARQUES, Maria.; ARENA, Adriana Pastorello Buim . O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? A VISÃO DOS PROFESSORES. In: XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE., 2012, Campinas, SP. XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2012.

5.
MARQUES, Maria.; ARENA, Adriana Pastorello Buim . O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. In: 18º Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas, SP. 18º Congresso de Leitura do Brasil.

6.
MARQUES, Maria.. Literatura na sala de aula: Um olhar sobre a educação literária nos anos finais do ensino fundamental. In: III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA ? ler para produzir mais cultura, 2010, Brasília, DF. III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA ? ler para produzir mais cultura, 2010.

7.
MARQUES, Maria.. Implicações da Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transversalidade, e Multiculturalidade para a Docência na Educação. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento?, 2010, Uberlândia. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010.

8.
MARQUES, Maria.. A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLIRARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE, E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NUPEPE: CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR, 2010, Uberlândia. II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NUPEPE: CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR, 2010.

9.
MARQUES, Maria.. Suportes para o Crescimento da EAD: programas governamentais e novas tecnologias. In: V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009, Uberlândia. V Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009.

10.
MARQUES, Maria.. Interacionismo e Letramento na Sala de Aula: um Diagnóstico Possível. In: II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa IX Encontro do Proler, 2009, Uberlândia. II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa IX Encontro do Proler, 2009.

11.
MARQUES, Maria.. A Literatura na Educação como Constituição de um Cidadão Crítico. In: X Seminário Nacional, 2009, Uberlândia. X Seminário Nacional, 2009.

12.
MARQUES, Maria.. A Educação Literária Infantil na construção do cidadão crítico. In: VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Metodologias para Aprendizagem da Lingua Escrita, 2009, Uberlândia. VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Metodologias para Aprendizagem da Lingua Escrita, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, Maria.. Literatura na sala de aula: Um olhar sobre a educação literária nos anos finais do ensino fundamental. In: III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA ? ler para produzir mais cultura, 2010, Brasília, DF. III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA ? ler para produzir mais cultura, 2010.

2.
MARQUES, Maria.. Implicações da Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transversalidade, e Multiculturalidade para a Docência na Educação. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento?, 2010, Uberlândia. 10º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010.

3.
MARQUES, Maria.. A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLIRARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE, E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NUPEPE: CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR, 2010, Uberlândia. II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NUPEPE: CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR, 2010.

4.
MARQUES, Maria.. Suportes para o Crescimento da EAD: programas governamentais e novas tecnologias. In: V Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009, Uberlândia. V Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2009.

5.
MARQUES, Maria.. Interacionismo e Letramento na Sala de Aula: um Diagnóstico Possível. In: II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa IX Encontro do Proler, 2009, Uberlândia. II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa IX Encontro do Proler, 2009.

6.
MARQUES, Maria.. A Literatura na Educação como Constituição de um Cidadão Crítico. In: X Seminário Nacional "O Uno e o Diverso na Educação Escolar" e I Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores, 2009, Uberlândia. X Seminário Nacional "O Uno e o Diverso na Educação Escolar" e I Seminário de Didática: Docência e Formação de Professores, 2009.

7.
MARQUES, Maria.. A Educação Literária Infantil na construção do cidadão crítico. In: VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Metodologias para Aprendizagem da Lingua Escrita, 2009, Uberlândia. VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Metodologias para Aprendizagem da Lingua Escrita, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, Maria.; SILVA, L. M. . Promoção Da Cultura Do Livro E Da Biblioteca No Âmbito Do Instituto Federal Do Triângulo Mineiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MARQUES, Maria.; SILVA, L. M. . Leitura Como Estratégia De Interação Social Para Servidores Do Iftm. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARQUES, Maria.; SILVA, M. R. B. P. . Ações de incentivo ao uso da biblioteca e à leitura: projeto de extensão como instrumento de mediação social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CRUZ, H. C. F. ; MARQUES, Maria. ; RAMOS, L. P. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS NO IFSP CAMPUS CAPIVARI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARQUES, Maria.; CERIBELLI, R. F. ; DROUART, H. S. ; MARQUES, A. P. V. . O perfil de um projeto de comunicação educacional no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo: desafios para a construção de mídias para a educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARQUES, Maria.; RAMOS, L. P. . Ações pedagógicas nos projetos extensionistas: interação cultural e educação ambiental na integração da comunidade educacional do Campus Capivari. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARQUES, Maria.; RAMOS, L. P. ; LEITE, G. B. . Desenvolvimento de projetos extensionistas: participação e integração da comunidade educacional do Campus Capivari. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MARQUES, Maria.; ARENA, A. P. B. . O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
MARQUES, Maria.; ARENA, Adriana Pastorello Buim . O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
MARQUES, Maria.. Literatura na sala de aula: Um olhar sobre a educação literária nos anos finais do ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARQUES, Maria.. Implicações da Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transversalidade, e Multiculturalidade para a Docência na Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARQUES, Maria.. A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLIRARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE, E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARQUES, Maria.. A Literatura como constituição de um cidadão crítico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARQUES, Maria.. Suportes para o Crescimento da EAD: programas governamentais e novas tecnologias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MARQUES, Maria.. Interacionismo e Letramento na Sala de Aula: um Diagnóstico Possível. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MARQUES, Maria.. A Educação Literária Infantil na construção do cidadão crítico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARQUES, Maria.. Monitoria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MARQUES, Maria.; LEITE, G. B. ; RAMOS, L. P. . Desenvolvimento de projetos extensionistas: participação e integração da comunidade educacional do Campus Capivari. 2014.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, L. A.; MARQUES, Maria.; DROUART, H. S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Português/Inglês. 2013. Instituto Federal de São Paulo.

2.
MARQUES, Maria.; BRANDI JUNIOR, V.; PEREIRA, G. B. M. C.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Português/Inglês. 2013. Instituto Federal de São Paulo.

Outras participações
1.
MARQUES, Maria.; OLIVEIRA, S. C.; LIMA, G. S.. Banca de seleção de bolsista para Projeto de Extensão. 2016. Instituto Federal do Triângulo Mineiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Workshop Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação.Ações de incentivo ao uso da biblioteca e à leitura: projeto de extensão como instrumento de mediação social. 2016. (Outra).

2.
20º COLE - Nas dobras do (im)possível. Promoção Da Cultura Do Livro E Da Biblioteca No Âmbito Do Instituto Federal Do Triângulo Mineiro. 2016. (Congresso).

3.
7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU - ?INOVAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: valores humanos, tecnológicos e ambientais?. COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI: AÇÕES EDUCATIVAS E DE MOBILIZAÇÃO NOS CAMPI DO IFTM. 2016. (Congresso).

4.
7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU - ?INOVAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: valores humanos, tecnológicos e ambientais?. Leitura como estratégia de interação social: Promoção da Cultura do Livro e da Biblioteca no âmbito do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. 2016. (Congresso).

5.
I Encontro Permanência e Êxito dos Estudantes do IFTM. 2016. (Encontro).

6.
Encontro de Coordenadores de Extensão do IFSP.Ações de Extensão 2015. 2015. (Encontro).

7.
III Fórum Mundial deEducação Profissional e Tecnológica.EDUCAÇÃO AMBIENTAL: VIVÊNCIAS NO IFSP CAMPUS CAPIVARI. 2015. (Outra).

8.
II Seminário do IFSP sobre Diversidade Cultural e Educação. 2015. (Seminário).

9.
I CONGRESSO DE EXTENSÃO DO IFSP. Desenvolvimento de projetos extensionistas: participação e integração da comunidade educacional do Campus Capivari. 2014. (Congresso).

10.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-americana - Confibercom. O perfil de um projeto de comunicação educacional no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo: desafios para a construção de mídias para a educação. 2014. (Congresso).

11.
III Encontro do Sociopedagógico do Instituto Federal de Educação Ciência e Te Tecnologia.Ações pedagógicas nos projetos extensionistas: interação cultural e educação ambiental na integração da comunidade educacional do Campus Capivari. 2014. (Encontro).

12.
4o Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, no campus Birigui.. 2013. (Congresso).

13.
5º Workshop de Negócios e Inovação. 2013. (Feira).

14.
EXTENSÃO 2013 ? Encontro de Coordenadores de Extensão do IFSP. 2013. (Encontro).

15.
II Jornada Técnico Científica do IFSP - Campus Capivari. 2013. (Outra).

16.
Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP - Campus Capivari. 2013. (Congresso).

17.
XII O Uno e o Diverso na Educação Escolar e III Congresso de Psicopedagogia. 2013. (Seminário).

18.
18 Cole - Congresso de Leitura do Brasil. O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. 2012. (Congresso).

19.
I Colóquio Internacional Bibliotecas Escolares e Laboratórios de Informática em Meios Escolares ? Brasil e França.O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. 2012. (Outra).

20.
VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO. O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? PNBE EM FOCO, O USO EM SALA DE AULA E A VOZ DOS PROFESSORES. 2012. (Congresso).

21.
XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO: COMPROMISSO COM A ESCOLA PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE.O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA ? A VISÃO DOS PROFESSORES. 2012. (Encontro).

22.
III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE COMPREENSÃO LEITORA ? ler para produzir mais cultura. Literatura na sala de aula: Um olhar sobre a educação literária nos anos finais do ensino fundamental. 2010. (Congresso).

23.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO NUPEPE: CULTURA, FORMAÇÃO DOCENTE E COTIDIANO ESCOLAR.A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLIRARIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE, TRANSVERSALIDADE, E MULTICULTURALIDADE PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO. 2010. (Seminário).

24.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento?.Implicações da Disciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Transversalidade, e Multiculturalidade para a Docência na Educação. 2010. (Encontro).

25.
II Seminário Municipal de Literatura e Língua Portuguesa IX Encontro do Proler.Interacionismo e Letramento na Sala de Aula: um Diagnóstico Possível. 2009. (Seminário).

26.
VI Congresso de Alfabetização, IV Congresso de Educação Infantil e IV Congresso de Educação de Jovens e Adultos: Metodologias para Aprendizagem da Língua Escrita. A Educação Literária Infantil na construção do cidadão crítico. 2009. (Congresso).

27.
V Simpósio Internacional: o Estado e a Políticas Educacionais no Tempo Presente.Suportes para o Crescimento da EAD: Programas Governamentais e Novas Tecnologias. 2009. (Simpósio).

28.
X Seminário Nacional: Uno e o Diverso na Educação Escolar IV Seminário de Didática e Formação de Professores.A Literatura na Educação como constituição de um Cidadão Crítico. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA ; PAGOTTO, M. A. F. ; MARQUES, Maria. . Fórum Permanente: Direitos Humanos e Comtemporaneidade; Direitos Humanos e a Questão Penal. 2015. (Outro).

2.
MARQUES, Maria.; Fernandes, Daniara Cristina . II Jornada Técnico Científica do IFSP - Campus Capivari. 2013. (Congresso).

3.
MARQUES, Maria.; Fernandes, Daniara Cristina . Semana de Ciência e Tecnologia do IFSP Campus Capivari - Tecnologia e Sustentabilidade. 2013. (Congresso).

4.
ARENA, Adriana Pastorello Buim ; MARQUES, Maria. . VII CONGRESSO DE ALFABETIZAÇÃO E V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL e de EJA: Práticas de leitura e de escrita na constituição do sujeito. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Maicon Rubens Barone Pereira da Silva. Promoção da Cultura do Livro e da Biblioteca: a leitura como estratégia de integração e interação social. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Pró-Reitoria de Extensão do IFTM. (Orientador).

2.
Daniel Eloi Gomes. Promoção da Cultura do Livro e da Biblioteca: a leitura como estratégia de integração e interação social. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Pró-Reitoria de Extensão do IFTM. (Orientador).




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