Elaine Alves Santos Melo

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  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


É Doutora em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Sua tese trata das origens no PB das construções de tópico sujeito que envolvem uma estrutura de posse externa. Mestra em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), tendo no Mestrado desenvolvido pesquisa sobre a ordem dos constituintes nas construções com SE. . Bacharel e Licenciada em Letras Português-Literaturas pela UFRJ (2009). Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro por dois períodos: 2011 até 2013 e, posteriormente, 2015 até 2017. Atualmente, é professora de Redação na Educação Básica. Na pesquisa, desenvolve trabalho sobre a sintaxe as construções de tópico em distintas variedades do português, adotando a perspectiva teórica gerativista, em sua versão Minimalista, bem como outras teorias que dão suportes às análises propostas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elaine Alves Santos Melo
Nome em citações bibliográficas
MELO, E. A. S.;MELO, ELAINE ALVES SANTOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Reitoria, Faculdade de Letras.
Av. Horácio Macedo, 2151
Cidade Universitária
21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25989770
URL da Homepage: http://www.letras.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Orientador: Maria Antônia Coelho da Mota).
Título: Construções de tópico sujeito: um caso de mudança na expressão da posse externa no PB, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Silvia Regina de Oliveira Cavalcante.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Português Brasileiro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2012 - 2015
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Construções de tópico sujeito: um caso de mudança na expressão da posse externa no PB, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Silvia Regina de Oliveira Cavalcante.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Português Brasileiro; Língua Bantu; Posse externa; Tópico sujeito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2012
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Construções com SE: evidências da emergência da gramática do português brasileiro.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Silvia Regina de Oliveira Cavalcante.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: diacronia; posição do sujeito; Ordem; Português Brasileiro; construções com SE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2009
Graduação em Letras (Português-Literaturas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Silvia Regina de Oliveira Cavalcante.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.




Formação Complementar


2013
Linguística comparada: português em contato. (Carga horária: 45h).
Universidade Clássica de Lisboa, UL, Portugal.
2013
Seminário de Sintaxe Avançada. (Carga horária: 45h).
Universidade Clássica de Lisboa, UL, Portugal.
2018 - 2018
Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores do Enem 2018 ? Redações. (Carga horária: 93h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Qualificação e seleção de Avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, Cebraspe, Brasil.
2013 - 2013
Línguas Pidgins e crioulas, e o caso brasileiro. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Aspects of Theoretical and developmental syntax. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
The syntax os adpositional phrases. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Que Gramática ensinar na escola. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Que Gramática ensinar na escola. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2013 - 2013
Language acquisition/syntax. (Carga horária: 8h).
Escola de Inverno de Linguística Formal, EILIN, Brasil.
2013 - 2013
Using Parsed Corpora for the Study of Syntax and L. (Carga horária: 8h).
Escola de Inverno de Linguística Formal, EILIN, Brasil.
2013 - 2013
Introdução a Neurolinguística. (Carga horária: 8h).
Escola de Inverno de Linguística Formal, EILIN, Brasil.
2013 - 2013
Semântica Formal. (Carga horária: 8h).
Escola de Inverno de Linguística Formal, EILIN, Brasil.
2012 - 2012
Metodologia Experimental e Análise Estatística. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2011
Sintaxe Histórica: teoria e prática. (Carga horária: 25h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
Semântica e Pragmática da Articulação Informaciona. (Carga horária: 25h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2011 - 2011
Fundamentos de Teoria e Análise Sintática. (Carga horária: 15h).
Associação Brasileira de Lingüística, ABRALIN, Brasil.
2010 - 2010
I Oficina de Edição Digital e Divulgação de textos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
"O QUE QUER, O QUE PODE ESTA LÍNGUA?" - PRESCRIÇÃO. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Reforma Ortográfica. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Gramaticalização em uma concepção centrada no uso. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Ensino de língua portuguesa e livros didáticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
´Tópicos em fonética acústica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2006 - 2006
"As cidades hispano-americanas e o fenômeno urbano. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Antares, COLÉGIO ANTARES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa, Carga horária: 12

Atividades

03/2010 - 04/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação
03/2010 - 04/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Portuguesa e Redação
03/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Redação
03/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação
03/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação
03/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Redação
03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Literatura e Redação
03/2007 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Redação

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista/pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado do CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante discente - Pós vernáculas

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista/Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista/Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Orientador de Iniciação Científica Silvia Regina de Oliveira Cavalcante

Atividades

03/2017 - 07/2017
Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino da Língua Portuguesa
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
Morfologia da Língua Portuguesa
09/2016 - 01/2017
Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
Morfologia da Língua Portuguesa
Morfossintaxe da Língua Portuguesa
04/2016 - 08/2016
Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Língua Portuguesa
Fonologia da Língua Portuguesa
11/2015 - 03/2016
Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Língua Portuguesa
Leitura e Produção de Texto
04/2013 - 08/2013
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
Português Instrumental - Licenciatura em Química
10/2012 - 03/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
Morfossintaxe da Língua Portuguesa
01/2012 - 10/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I (ECO)
Língua Portuguesa II (ECO)
Sintaxe
09/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de texto
Português Instrumental I
Português Instrumental II
Português V

Universidade Clássica de Lisboa, UL, Portugal.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado Sanduíche - CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

Atividades

08/2010 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto em Interpretação de Texto
Literaturas
Projeto em Redação
Língua Portuguesa

Colégio de Aplicação da Unigranrio, CAP- UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 18

Atividades

04/2015 - 09/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Língua Portuguesa

Colégio Maria Imperial, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Redação do Ensino Médio, Carga horária: 6


Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz, EPSJV - FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa do Ensino Médi, Carga horária: 20



Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Línguas & Letras (UNIOESTE)
2017 - Atual
Periódico: Filologia e Linguística Portuguesa (Online)
2018 - Atual
Periódico: Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Sintaxe.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação em terceiro lugar no processo seletivo para professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.
2018
Aprovação em primeiro lugar no processo seletivo para professor de Língua Portuguesa da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
2017
Aprovação em concurso para professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2015
Aprovação em 4 lugar no concurso para professor assistente do Departamento de Letras Vernáculas - ênfase em Linguística Histórica, Universidade Federal da Bahia.
2015
Aprovação em segundo lugar no concurso para professor substituto de Língua Portuguesa, Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeior.
2013
Bolsa de Doutorado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
2013
Bolsa de Doutorado Sanduíche, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2013
Diploma de dignidade acadêmica - cum laude, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2013
Representante discente do Programa de Pós Graduação em Letras Vernáculas, Programa de Pós Graduação em Letras Vernáculas.
2012
Aprovação no concurso para professor II de Língua Portuguesa em Belford Roxo - RJ, Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo.
2011
Bolsa de Mestrado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
2011
Aprovação no concurso para professor substituto de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Letras Vernáculas - Setor Língua Portuguesa.
2010
Aprovação no concurso para professor II de Língua Portuguesa da Federação de Apoio as Escolas Técnicas do Rio de Janeiro, FAETEC.
2009
Bolsa de Iniciação Científica, PIBIC/UFRJ.
2008
Aprovação no concurso para professor II do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS2016 MELO, ELAINE ALVES SANTOS. As estratégias de relativização do português brasileiro à luz da Sociolinguística: um olhar para fatores intra e extralinguísticos e para as distintas normas linguísticas. REVISTA E-SCRITA: REVISTA DO CURSO DE LETRAS DA UNIABEU, v. 7, p. 100-114, 2016.

2.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS2016 MELO, ELAINE ALVES SANTOS. O século XIX e sua crise de identidade: PB ou PE? Uma questão de competição de gramáticas. LaborHistórico, v. 1, p. 134-147, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO, E. A. S.. Uma reflexão sobre a emergência do tópico sujeito no PB: dados empíricos e demográficos. In: Henrique Miguel de Lima Silva; Ivanilde da Silva; Thiago Trindade Matias. (Org.). Linguística interfaces e perspectivas. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2017, v. 1, p. 31-50.

2.
AZEVEDO, M.C ; MELO, E. A. S. ; PUGGIAN, C. . Gêneros textuais em livros didáticos de matemática: resultados de um levantamento em oito exemplares do sexto e do sétimo ano do Ensino Fundamental. In: Bianca Corrêa Lessa Manoel; Cristina de Conceição Silva; José Geraldo da Rocha; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Simone Campos Paulino; Simony Ricci Coelho. (Org.). Interculturalidade & Interdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação LTDA, 2017, v. 1, p. 92-109.

3.
MELO, E. A. S.. O tópico sujeito no PB: revisitando a literatura formalista. In: Alexandre Batista da Silva; Ana Cristina dos Santos Malfacini. (Org.). Língua Portuguesa: Teoria linguísticas e práticas discursivas. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Muticultural, 2017, v. , p. 100-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, M.C ; MELO, ELAINE ALVES SANTOS ; PUGGIAN, C. . Gêneros textuais em livros didáticos de matemática: resultados de um levantamento em sete exemplares do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. In: Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro, 2018, Rio de Janeiro. Anais do VII EEMAT. Rio de Janeiro: uerj, 2018. p. 1-13.

2.
MELO, E. A. S.; FRANCO, Daví Lopes . A variação no uso da preposição no Português de Moçambique: um estudo a partir de Cartas de Leitores da década de 1960. In: XXVI Jornada de Estudos Linguísticos do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2016, Recide. Anais Eletrônicos da XXVI Jornada de Estudos Linguísticos do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. Recife: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 27-40.

3.
MELO, E. A. S.. A influência bantu nas construções de tópico-sujeito: a marcação de posse [DP+DP]. In: XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014, Coimbra, Portugal. Textos Selecionados do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, 2014. v. 1. p. 30-50.

4.
MELO, E. A. S.. A Sintaxe da ordem dos constituintes em passivas analíticas e adjetivas::um estudo diacrônico do Português Clássico ao Português Europeu. In: 25 Jornada de Estudos Linguísticos do GELNE, 2014, Natal, Brasil. Anais da 25 Jornada de Estudos Linguísticos do GELNE. Natal, Brasil: EDUFRN, 2014. v. 1. p. 50-62.

5.
MELO, E. A. S.. Balanças, casas, sofás vendem-se, compram-se na loja do seu Manuel: Tradições discursivas e a gramática de anúncios e cartas de leitores cariocas do século XIX. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL, 2012, Alcalá de Henares. La lengua, lugar de encuentro. Actas del XVI Congreso Internacional de la Asociación de Linguistica y Filologia la América Latina. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alcalá, 2012. v. 1. p. 1351-1360.

6.
MELO, E. A. S.. O PB e as construções com SE no século XIX. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. Anais do IX encontro do CELSUL, 2010.

7.
MELO, E. A. S.. O Estatuto informacional e a posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2010. v. XIV.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO, E. A. S.. A relação entre a frequência da posse [DP+DP] e o tempo de escolarização dos falantes do português de português de Moçambique e São Tomé e Príncipe: um estudo sociolinguístico. In: I International Symposium on Variation in Portuguese, 2014, Braga, Portugal. Livro de resumos do I International Symposium on Variation in Portuguese. Braga, Portugal: Editora da Universidade do Minho, 2014. v. 1. p. 30-31.

2.
MELO, E. A. S.. A Sintaxe da ordem dos constituintes em passivas analíticas e adjetivas: um estudo diacrônico do Português Clássico ao Português Europeu. In: 25 Jornada de Estudos Linguísticos do GELNE, 2014, Natal. Caderno de Programa e Resumo da 25 Jornada do Estudos Linguísticos do GELNE. Natal, Brasil: EDUFRN, 2014. v. 1. p. 864-865.

3.
MELO, E. A. S.. A marcação de posse no PB como resultado da influência das línguas bantu: um olhar inicial. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Caderno de Programação e Resumos do VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Natal: Ideia, 2013. v. 1. p. 158-158.

4.
MELO, E. A. S.. As construções de tópico-sujeito e a influência das línguas bantu: um olhar para a marcação de posse via [DP+DP]. In: Escola de Inverno de Linguística, 2013, Campinas. Anais da Escola de Inverno de Linguística. Rio de Janeiro, 2013.

5.
MELO, E. A. S.. A Influência Bantu nas construções de tópico-sujeito: a marcação de posse [DP+DP]. In: XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística., 2013, Coimbra. Anais do XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística., 2013.

6.
MELO, E. A. S.. DP como fase e a marcação de posse via adjunção: um caso de reestruturação parcial no PB.. In: II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ. Rio de Janeiro, 2013.

7.
MELO, E. A. S.. A Influência das Tradições Discursivas na topicalização em construções. In: XVI Congreso Internacional de la ALFAL, 2011, Alcalá de Henares. Libro de resumenés. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2011. v. 1. p. 387-387.

8.
MELO, E. A. S.. A posição do argumento interno na história do português: uma questão de proeminência. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011, Curitiba. Caderno de Resumos do VII Congresso Internacional da ABRALIN. Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2011. v. 1.

9.
MELO, E. A. S.. Topicalização ou deslocamento à esquerda: quando o argumento interno da "passiva sintética" está em CP, qual o tipo de tópico?. In: 59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo, 2011, Bauru. Livro de Resumos do 59º Seminário do GEL. Bauru: Editora da Universidade Sagrado Coração, 2011. v. 1.

10.
MELO, E. A. S.. A posição do sujeito em construções passivas na história do português: uma questão de gramática ou de discurso?. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Culturas, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de resumo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010. v. 1.

11.
MELO, E. A. S.; SILVA, E. N. . As construções X-vel: um caso de dupla RFP ou construções que admitem formativos com bases teóricas? Uma análise sincrônica e diacrôncia; morfológica e semântica. In: III Seminário do NEMP, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de resumo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010. v. 1. p. 14-15.

12.
MELO, E. A. S.. As construções com SE refletem a emergencia de uma gramática do português brasileiro no século XIX?. In: 58º Seminário do GEL, 2010, São Carlos. Caderno de Resumo, 2010.

13.
MELO, E. A. S.. O Estatuto Informacional e a posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro: Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2010. v. 1.

14.
MELO, E. A. S.. A posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. In: I Congresso Internacional de LinguÍstica Histórica - ROSAE, 2009, SALVADOR - BA. I Congresso Internacional de Linguística Histórica: Programa - Resumos. FEIRA DE SANTANA: Imprensa Universitária da UEFS, 2009. v. 1. p. 174-174.

15.
MELO, E. A. S.; Marcotulio, Leonardo Lennertz . A ordem do sujeito nas construções passivas com SE: um estudo diacrônico contrastivo entre PB e PE. In: XV Congresso da ASSEL-RIO, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da Assel-Rio Linguagens em diálogo: Pesquisa e ensino na área de Letras. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
MELO, E. A. S.; AZEVEDO, M.C ; PUGGIAN, C. . A construção da interdisciplinaridade entre a matemática e o ensino de língua materna: uma análise a partir dos gêneros textuais. REVISTA UNIABEU, 2018.

2.
MELO, E. A. S.; SOUZA, J ; MARTINS, L. A.A . A expressão da posse na terceira pessoa em cartas escritas por homens brasileiros: uma análise diacrônica e histórica. LABORHISTÓRICO, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO, E. A. S.. O português brasileiro chegou na escola. E agora, José?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AZEVEDO, M.C ; MELO, E. A. S. ; PUGGIAN, C. . Gêneros textuais em livros didáticos: resultados de um levantamento em sete de exemplares do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MELO, E. A. S.. 'O celular acabou a bateria': o nominativo de posse no Português Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MELO, E. A. S.. Um novo olhar para o tópico sujeito do PB: uma análise diacrônica e formal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS; FRANCO, D. L. . A Variação no uso da preposição na variedade moçambicana do português: uma análise a partir de cartas de leitores da década de 1960. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MELO, E. A. S.. É impressionante como a música caiu o nível hoje em dia: o tópico sujeito, um caso de mudança na expressão da posse externa no PB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MELO, E. A. S.. A Sintaxe da ordem dos constituintes em passivas analíticas e adjetivas: um estudo diacrônico do Português Clássico ao Português Europeu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MELO, E. A. S.. A relação entre a frequência da posse [DP+DP] e o tempo de escolarização dos falantes do português de português de Moçambique e São Tomé e Príncipe: um estudo sociolinguístico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS. Uma viagem no Tempo: o estudo da ordem do sujeito nas passivas em textos de portugueses nascidos entre os séculos XVI e XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MELO, E. A. S.. A marcação de posse no PB como resultado da influência das línguas bantu: um olhar inicial. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MELO, E. A. S.. As construções de tópico-sujeito e a influência das línguas bantu: um olhar para a marcação de posse via [DP+DP]. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MELO, E. A. S.. A Influência Bantu nas construções de tópico-sujeito: um olhar para a posse [DP+DP]. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MELO, E. A. S.. DP como fase e a marcação de posse via adjunção: um caso de reestruturação parcial no PB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS. O comportamento dos argumentos internos nas construções com SE-indefinido/Genérico: sujeitos ou objetos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MELO, E. A. S.. A posição do argumento interno na história do português: uma questão de proeminência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
MELO, E. A. S.. Topicalização ou deslocamento à esquerda: quando o argumento interno da "passiva sintética" está em CP, qual o tipo de tópico?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MELO, E. A. S.. A Influência das Tradições Discursivas na topicalização em construções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS. SE-indefinido X SE-genérico: a emergência do PB a partir das construções com SE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MELO, E. A. S.. As construções com SE refletem a emergencia de uma gramática do português brasileiro no século XIX?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MELO, E. A. S.. O Estatuto informacional e a posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MELO, E. A. S.. O PB e as construções com SE no século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MELO, E. A. S.; SILVA, E. N. . As construções X-vel: um caso de dupla RFP ou construções que admitem formativos com bases teóricas? Uma análise sincrônica e diacrôncia; morfológica e semântica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
MELO, E. A. S.. A posição do sujeito em construções passivas na história do português: uma questão de gramática ou de discurso?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
MELO, E. A. S.. As estratégias de relativização padrão e não padrão no português culto carioca na década de 1990. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
MELO, E. A. S.. Uma análise histórica do argumento interno no português do século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
MELO, E. A. S.. A posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do Português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MELO, E. A. S.. A posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do Português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MELO, E. A. S.; Marcotulio, Leonardo Lennertz . A ordem do sujeito nas construções passivas com SE: um estudo diacrônico contrastivo entre PB e PE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MELO, E. A. S.. O comportamento dos argumentos nulos nas construções com SE-indefinido/genérico: sujeitos ou objetos?. Natal: Editora da UFRN, 2012 (Resumo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, Diego Ribeiro dad ; MELO, ELAINE ALVES SANTOS . Projeto Expedição: português do Brasil. 2017.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS. O Português Brasileiro chegou à escola. E agora, José?. 2018. .

2.
MELO, E. A. S.. A posição do sujeito nas construções passivas na história do português. 2010. (Relatório de pesquisa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MELO, ELAINE ALVES SANTOS; DUARTE, M. E. L.. Processo Seletivo para Monitor da disciplina de Sintaxe. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MELO, E. A. S.. Banca de correção da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. 2014. Ministério da Educação e Cultura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Congresso Internacional da Abralin. O celular acabou a bateria: o nominativo de posse no Português Brasileiro. 2017. (Congresso).

2.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Evidências para a não emergência do tópico sujeito no português Brasileiro via influência banto. 2016. (Simpósio).

3.
XXVI Jornada do Gelne. Um novo olhar para o tópico sujeito do PB: uma análise diacrônica e formal. 2016. (Congresso).

4.
III Congresso Internacional de Linguística Histórica. É impressionante como a música caiu o nível hoje em dia: o tópico sujeito, um caso de mudança na expressão da posse externa no PB. 2015. (Congresso).

5.
25 Jornada Linguística do GELNE. A Sintaxe da ordem dos constituintes em passivas analíticas e adjetivas: um estudo diacrônico do Português Clássico ao Português Europeu. 2014. (Congresso).

6.
25 Jornada Nacional do GELNE. A sintaxe da ordem dos constituintes em passivas analíticas e adjetivas: um estudo diacrônico do português Clássico ao europeu.. 2014. (Congresso).

7.
I International Symposium on Variation in Portuguese.A relação entre a frequência da posse [DP+DP] e o tempo de escolarização dos falantes do português de português de Moçambique e São Tomé e Príncipe: um estudo sociolinguístico. 2014. (Simpósio).

8.
Jornada de Estudos da Linguagem. Uma viagem no tempo: o estudo da ordem do sujeito nas passivas em textos de portugueses nascidos entre os séculos XVI e XIX.. 2014. (Congresso).

9.
Escola de Inverno de Linguística Formal.As construções de tópico-sujeito e a influência das línguas bantu: um olhar para a marcação de posse via [DP+DP]. 2013. (Outra).

10.
II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ. DP como fase e a marcação de posse via adjunção: um caso de reestruturação parcial no PB.. 2013. (Congresso).

11.
VIII Congresso da Associação Brasileira de Linguística. A marcação de posse no PB como resultado da influência das línguas bantu: um olhar inicial. 2013. (Congresso).

12.
XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. A Influência Bantu nas construções de tópico-sujeito: a marcação de posse [DP+DP]. 2013. (Congresso).

13.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste. O comportamento dos argumentos nulos nas construções com SE-indefinido/genérico: sujeitos ou objetos?. 2012. (Congresso).

14.
59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo.Topicalização ou deslocamento à esquerda: quando o argumento interno da "passiva sintética" está em CP, qual o tipo de tópico?. 2011. (Seminário).

15.
IX Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.SE-indefinido x SE-genérico: a emergência do PB a partir das construções com SE. 2011. (Seminário).

16.
VII Congresso Internacional da Abralin. A posição do argumento interno na história do português: uma questão de proeminência. 2011. (Congresso).

17.
XVI Congreso Internacional de la ALFAL. A Influência das Tradições Discursivas na topicalização em construções "passivas sintéticas" no PB. 2011. (Congresso).

18.
58º Seminário do grupo de estudos linguísticos do estado de São Paulo.As construções com SE refletem a emergencia de uma gramática do português brasileiro no século XIX?. 2010. (Seminário).

19.
III Congresso Internacional da AILP. Uma análise histórica do argumento interno no português do século XIX. 2010. (Congresso).

20.
III Seminário do NEMP.As construções X-vel: um caso de dupla RFP ou construções que admitem formativos com bases teóricas? Uma análise sincrônica e diacrôncia; morfológica e semântica. 2010. (Seminário).

21.
IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.O PB e as construções com SE no século XIX. 2010. (Encontro).

22.
VI Jornada de Estudos Linguísticos. As estratégias de relativização padrão e não padrão no português culto carioca na década de 1990. 2010. (Congresso).

23.
XIV Congresso Nacional de Línguística e Filologia. O Estatuto informacional e a posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. 2010. (Congresso).

24.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.A posição do sujeito em construções passivas na história do português: uma questão de gramática ou de discurso?. 2010. (Outra).

25.
I Congresso Internacional de Línguística Histórica - ROSAE. A posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. 2009. (Congresso).

26.
XV Congresso da ASSEL - Rio. A ordem do sujeito nas construções passivas com SE: um estudo diacrônico constrastivo entre PB e PE. 2009. (Congresso).

27.
XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Artística e Cultural.A posição do sujeito nas passivas analíticas e adjetivas na história do português. 2009. (Outra).

28.
Semana de língua portuguesa. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARCOTULIO, L. L. ; LOPES, C. R. S. ; MELO, E. A. S. . I Seminário do Labor Histórico: história dos pronomes de tratamento no português brasileiro. 2015. (Congresso).

2.
MELO, E. A. S.; SILVA, C.C.C da ; GOMES, R.S ; FIGUEIREDO, M. do N ; GONÇALVES, G. de S.B ; LEITE, T.S . XII Seminário de Dissertações e Teses em Andamento do PPGLEV-UFRJ. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Luan Alves Alonso Martins. Posse interna, Posse externa, Pronome possessivo: uma análise diacrônica do sistema possessivo na escrita de homens brasileiros ilustres e não ilustres. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Elaine Alves Santos Melo.

2.
Daví Lopes Franco. As preposições no Português de Moçambique: um estudo a partir de cartas de leitores da década de 1960. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Elaine Alves Santos Melo.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AZEVEDO, M.C ; MELO, E. A. S. ; PUGGIAN, C. . Gêneros textuais em livros didáticos de matemática: resultados de um levantamento em oito exemplares do sexto e do sétimo ano do Ensino Fundamental. In: Bianca Corrêa Lessa Manoel; Cristina de Conceição Silva; José Geraldo da Rocha; Patrícia Jerônimo Sobrinho; Simone Campos Paulino; Simony Ricci Coelho. (Org.). Interculturalidade & Interdisciplinaridade. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação LTDA, 2017, v. 1, p. 92-109.



Outras informações relevantes


Capítulos de Livros aceitos para publicação

MELO, Elaine Alves Santos (2017). O Tópico sujeito no PB: revisitando a Literatura Formalista. In: SILVA, Alexandre Batista da; MALFACINI, Ana Cristina dos Santos & NICOLAU, Mayara (org). (2017). Língua Portuguesa, descrição, gênero e cognição. v.1 Ed. Brasil Multicultural, Campos dos Goytacazes.



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