Jônatas Ferreira de Lima Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1155061075835610
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Graduado em História Bacharelado (2014) e Licenciatura (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Técnico em Controle Ambiental (2007) pelo IFRN (antigo CEFET-RN) e Técnico em Informática e Montagem e Manutenção de Microcomputadores pelo SENAC/RN (2004). Atualmente é mestrando em Culturas da Antiguidade Clássica (Linha Interdisciplinar) do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas e graduando em Letras Português-Hebraico, ambos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FL-UFRJ). Participa do Grupo de Pesquisa ATRIVM - Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade (UFRJ) desde 2016 e do Laboratório de História Antiga LHIA (UFRJ) desde 2018. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jônatas Ferreira de Lima Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, J.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Letras (Letras Clássicas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Os Judeus das Histórias de Tácito: uma análise da retórica etnográfica romana e suas implicações,Orientador: Arlete Jose Mota.
Coorientador: Luiz Karol.
2015
Graduação em andamento em Abi - Letras - Português - Hebraico.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2014
Graduação em História Bacharelado.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Jerusalém: a última fronteira no Oriente - A conquista da Judeia (70 E.C.) nas Histórias (Livro V) de Tácito.
Orientador: Marcia Severina Vasques.
2008 - 2012
Graduação em História Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Uma Inserção Tardia: educação básica e problematização da História.
Orientador: Crislane Barbosa de Azevedo.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Técnico em Manutenção de Computadores - Subsequente.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2005 - 2007
Graduação em Técnico em Controle Ambiental - Subsequente.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: Diagnóstico ambiental do município de Pirangi do Sul - Nísia Floresta-RN.
Orientador: Vanda Maria Saraiva.
2000 - 2002
Ensino Médio (2º grau).
E. E. Des. Floriano Cavalcanti, FLOCA, Brasil.
1999 - 1999
Ensino Fundamental (1º grau).
E. E. Des. Floriano Cavalcanti, FLOCA, Brasil.
1997 interrompida
Ensino Fundamental (1º grau) interrompido em 1998.
Centro Educacional Santo Agostinho, CESA, Brasil.
Ano de interrupção: 1998
1996 interrompida
Ensino Fundamental (1º grau) interrompido em 1996.
Colégio Alternativo, CA, Brasil.
Ano de interrupção: 1996
1995 interrompida
Ensino Fundamental (1º grau) interrompido em 1995.
Colégio Criativo, CC, Brasil.
Ano de interrupção: 1995
1993 interrompida
Ensino Fundamental (1º grau) interrompido em 1994.
Escola Guararapes, EG, Brasil.
Ano de interrupção: 1994
1988 interrompida
Ensino Fundamental (1º grau) interrompido em 1992.
Centro Educacional o Pequerrucho, CEP, Brasil.
Ano de interrupção: 1992




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em A dýnamis do lógos gorgiano: a personagem Helena como metáfora. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2017 - 2017
Una lectura político-antropológica de las inquietudes hesiódicas. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Introdução a Epigrafia Latina - Teorias e Práticas. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
My English Online - Nível 4. (Carga horária: 60h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2016
O último século da República Romana: crise política e florescer literário. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Produção de Edições Eletrônicas. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2016 - 2016
Revolução Gráfica no Século XV - Reflexões da obra Divina Proportione. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Idade Média Midiática - Cinema, TV, Jogos como releituras do medievo. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Panorama da Literatura Israelense dos anos 1980 até anteontem. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em China: História, Literatura e Cultura de Macau. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Editoração para E-Books. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Introdução à Lingua e à Cultura da Romênia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Organização e divulgação de acervos digitais.... (Carga horária: 34h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdução à Língua e Cultura da Romênia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Masterclass de Violão com o professor Mario Ulloa. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
Modernização e questão racial no Japão: 1868-1945. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
História e Fontes literárias na Roma Antiga. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Os celtas antigos: entre história e arqueologia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em MAAT - Nucleo de Estudos de História Antiga.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Futebol e identidades. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Deicídas: Os judeus no mundo antigo e medieval. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
As sociedades de corte na historiografia. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2008 - 2008
Internet: História e fonte histórica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Analista de Suporte Técnico. (Carga horária: 120h).
Data Byte, DB, Brasil.
2004 - 2005
Informática Profissional - Montagem e Manutenção de Micros. (Carga horária: 110h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RN, SENAC/RN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Língua de Hebraica Moderna, Carga horária: 12
Outras informações
Responsável pelos níveis I-IV de VIII.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio voluntário realizado em um único dia (3h) ao Programa de Pós-Graduação de Linguística.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio experimental, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio Experimental de Psicolinguística, voluntário ao Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. Atividade realizada em único dia.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio voluntário durante 3h (um dia) na área de Linguística Experimental.

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas.

1993 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de História da UFRJ, .

01/2017 - 01/2017
Estágios , Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Estágio realizado
Voluntário durante um dia (3h) ao experimento de Psicolinguística e Neurociência do Departamento de Linguística e Filologia..
02/2016 - 02/2016
Estágios , Faculdade de Letras, Departamento de Linguística.

Estágio realizado
Estágio Experimental de Psicolinguística, voluntário ao Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. Atividade realizada em único dia, 3h..
04/2015 - 04/2015
Estágios , Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Estágio realizado
Voluntário durante 3h (um dia) na área de Linguística Experimental, submetido ao experimento de Psicolinguística e Neurociência da Linguagem da Faculdade de Letras (UFRJ) ao Programa de Pós-Graduação em Linguística..

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, TRE/RN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Centro de Memória do TRE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagiário vinculado às ações do Centro de Memória do TRE-RN, instalado na Seção de Biblioteca e Editoração deste, aberto à visitação por agendamento prévio. Falar com Carlos, chefe da Seção (2012); fone: (84) 40065691.

Atividades

04/2012 - 12/2012
Estágios , Biblioteca e Editoração, .

Estágio realizado
Digitalização de Atas de Sessões realizadas no TRE-RN de 1945 ao presente; Participação de exposições intenerantes promovidas pelo Centro de Memória do TRE-RN; Atividades prestadas em auxilio aos funcionários da Seção Biblioteca e Editoração..
05/2011 - 03/2012
Estágios , Biblioteca, .

Estágio realizado
Digitalização das Atas Eleitorais do Estado do RN (da Colonia à Primeira República), promovendo uma maior organização e acessibilidade aos documentos do Arquivo do IHG/RN.

Escola Estadual Des. Floriano Cavalcante, FLOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Professor Estágiário de História, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Supervisionado de Formação de Professores (História Licenciatura, UFRN); Atividade realizada em conjunto com o Professor Estagiário de História Fabiano Marques da Costa (UFRN).

Atividades

08/2011 - 09/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência em História (Estágio Supervisionado de Formação de Professores III)
Crise da Década de 1920
Formação dos Totalitarismos (década de 1930)
Nazismo e Fascismo
Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945)
05/2011 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência em História (Estágio Supervisionado de Formação de Professores II)
Imperialismo (1890-1918)
Primeira Guerra Mundial (1914-1919)
Crise da Década de 1920 (1919-1930)
Formação dos Totalitarismos (primeira metade da década de 1930)
09/2010 - 10/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Observação docente (Estágio Supervisionado de Formação de Professores I)

Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, E.E.A.T., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Professor Estágiário de História, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio Supervisionado de Formação de Professores de História (Licenciatura, UFRN).

Atividades

04/2012 - 05/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Docência em História (Estágio Supervisionado de Formação de Professores IV)
Europa Absolutista
Expansões Maritimas
América Portuguesa
Povos da América pré-colonial
América Espanhola
03/2012 - 03/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Observação Docente (Estágio Supervisionado de Formação de Professores IV)

Secretaria de Habitação, regularização fundiária e projetos estruturantes, SEHARPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista (extensão), Enquadramento Funcional: Digitalização de Cartas de Aforamento, Carga horária: 20

Atividades

05/2009 - 04/2011
Extensão universitária , Prefeitura do Natal (SEMURB - SEMAD - SEHARPE), Departamento de Regularização Fundiária.

Atividade de extensão realizada
Digitalização de Cartas de Aforamento e organização das mesmas. O objetivo é, dentre outros, promover uma melhor localização e acesso ao acervo documental do setor fundiário de Natal/RN..

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Centro de Memória do TRE, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aprovado em seleção. Digitalização das Atas Eleitorais do Estado do RN, promovendo uma maior organização e acessibilidade aos documentos do Arquivo do IHG/RN

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquivista do setor fundiário (SEHARPE), Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Seleção, Enquadramento Funcional: Fiscal da COMPERVE, Carga horária: 6
Outras informações
Fiscal do Concurso Público para Processo Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? IFRN, a fim de provimento do cargo de Professor de ensino básico, tecnico e tecnológico. (UFRN/IFRN 2010.1)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Inscrição - Seleção, Enquadramento Funcional: Fiscal da COMPERVE, Carga horária: 42
Outras informações
Fiscal do processo seletivo para o ingresso no periodo letivo da Universidade Federal do RN - UFRN 2011.1 e 2011.2, durante os dias 28 a 30 de novembro de 2010, das 6h00min às 20h00min. (UFRN 2010.2) OBS.: Atividade realizada na cidade de Mossoró/RN

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Seleção, Enquadramento Funcional: Fiscal da COMPERVE, Carga horária: 6
Outras informações
Fiscal do Concurso Público para provimento de cargos Técnico-administrativos em Educação. (UFRN 2010.2)

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Seleção, Enquadramento Funcional: Fiscal da COMPERVE, Carga horária: 6
Outras informações
Fiscal do Concurso Público para provimento de cargos dos níveis de apoio, intermediário e superior da carreira de técnicos administrativos em educação. (UFRN 2009.1)

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Seleção, Enquadramento Funcional: Fiscal da COMPERVE, Carga horária: 6
Outras informações
Fiscal do Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento do cargo de Professor, do quadro de professores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Parnamirim-RN. (UFRN 2009.1)

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Inscrição - Seleção, Enquadramento Funcional: Fiscal da COMPERVE, Carga horária: 18
Outras informações
Fiscal do processo seletivo para o ingresso no periodo letivo da Universidade Federal do RN - UFRN 2010.1 e 2010.2, durante os dias 22 a 24 de novembro de 2009, das 8h10min às 12h40min. (UFRN 2009.2)

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretaria do PNLD 2010 (MEC), Carga horária: 20

Atividades

08/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.

Atividade de extensão realizada
Organização e divulgação de acervos digitais: Internet e História Antiga.
02/2011 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de História.

Atividade de extensão realizada
MAAT - Núcleo de Estudos de História Antiga.
09/2010 - 05/2012
Estágios , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Educação.

Estágio realizado
Estágio Supervisionado de Formação de Professores de História I, II, III, IV (Ensino Fundamental e Médio).
08/2008 - 04/2009
Estágios , Núcleo de Estudos Históricos, Arqueológicos e Documentais (NEHAD), .

Estágio realizado
Secretaria do Programa Nacional do Livro Didático para 2010 - PNLD 2010..


Linhas de pesquisa


1.
Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica

Objetivo: Estudo sistemático de gêneros literários, obras e conceitos pertinentes à Antiguidade Clássica com vista ao estabelecimento de pesquisas interdisciplinares associadas a metodologias modernas e a diversas áreas de conhecimento, tais como a filosofia, a história, a ciência política, a filologia, a geografia, a matemática, a arquitetura, a teologia, entre outras. As relações entre a cultura clássica e a construção de influências voltadas para os períodos pós-clássicos e para a modernidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Arqueologia; História; Literatura.
2.
Laboratório de História Antiga (LHIA)

Objetivo: O Laboratório de História Antiga (LHIA) é uma unidade de pesquisa-ensino-extensão ligada ao Instituto de História da UFRJ, legalmente formalizada em 1993. O LHIA visa desenvolver a pesquisa, o ensino e a divulgação do conhecimento em História da Antiguidade Clássica através de um centro de estudo especializado na UFRJ. Produzir conhecimento em História Antiga Clássica e dialogar com os pesquisadores da área das Ciências Humanas bem como difundir o estudo da Antiguidade são as metas do LHIA, um grupo de especialistas em História Antiga comprometido com a sociedade atual..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Ensino de História; História.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Estudos Interdisciplinares da Antiguidade Clássica
Descrição: É composto por pesquisadores interessados em estudar as culturas da Antiguidade Clássica por meio de abordagens teóricas contemporâneas e a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que privilegie as interações entre as literaturas grega e romana, a história cultural, a filosofia e a arqueologia. Dentre as atividades do grupo, destacamos as pesquisas realizadas pelos seus membros, a orientação dos discentes de Graduação e de Pós-Graduação, a participação em eventos científicos em que estes projetos são apresentados e debatidos, a organização de cursos de extensão, a organização de obras coletivas e o diálogo com outros grupos e no encontro anual, promovido pelo PPGLC-UFRJ. Objetivos principais do grupo são o fomento à circulação das pesquisas entre as Instituições Federais de Ensino Superior em que atuam os diversos membros e a consolidação de uma instância acadêmica que congregue as pesquisas em Arqueologia, Letras, História e Filosofia. (http://atrivm.org/).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (13) / Doutorado: (39) .
Integrantes: Jônatas Ferreira de Lima Souza - Integrante / Anderson de Araujo Martins Esteves - Coordenador.
2008 - 2010
Espaços da História, espaços de identidades: ensino, patrimônio, memória
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo fundamental articular e problematizar três objetos de análise do profissional de história: o ensino, o patrimônio e a memória. Estes se colocam como elementos privilegiados no processo de construção das identidades coletivas, bem como na produção das idéias, discursos, representações e imaginários espaciais; que não obstante, também atuam em um movimento dialético, produzindo efeitos junto ao próprio ensino, patrimônio, e memórias; num sentido de circularidade, de construção de práticas, apropriações e (re)significações sócio-culturais. O princípio básico desta proposta vai ao encontro da necessidade de buscar uma articulação de análises que versam sobre a formação do profissional de história, o ensino de história nos níveis fundamental e médio; a institucionalização e preservação do patrimônio cultural; e as construções e disputas em torno da memória social. Portanto, destacam-se aqui duas dimensões: não apenas os três objetos mencionados como problemática de estudos, mas também, uma reflexão sobre a atuação do profissional de história em relação a tais mecanismos (em relação à produção e disseminação do conhecimento histórico; à constituição do patrimônio; e dos processos de memória e esquecimento), convergindo para compreensão das estratégias que (con)formam as identidades.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2010 - 2013
MAAT - Núcleo de Estudos de História Antiga da UFRN
Descrição: Encontros mensais coordenados pela profa. Dra. Marcia Vasques do departamento de História, objetivando a inserção dos estudantes de graduação aos temas de História Antiga. Esses estudos estão focados na linha de pesquisa do mestrado do curso de História da UFRN: História e Espaços. Nosso site: http://www.cchla.ufrn.br/maat/.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - 2011
Memória e Narrativas: Espaços da História
Descrição: Estuda as expressões de memórias e construções de narrativas instituidoras de espacialidades, analisando os modos de vida, as sociabilidades, identidades, expressões de manifestações culturais e políticas diversas, a partir de seus aspectos e sujeitos históricos. Desde sua criação, o Grupo de Pesquisa tem desenvolvido projetos significativos, sobretudo no que concernem as áreas de Arquivos, Memória e Patrimônio Histórico. Neste sentido, temos firmado parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo-SEMURB e com Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes-SEHARPE onde atuamos prestando consultoria para a organização de acervos documentais destas instituições. Outra parceria na área da organização de Arquivos também vem sido mantida junto a Arquidiocese de Natal, onde estamos organizando um patrimônio documental riquíssimo, cujo acervo é extrema importância para a História do Rio Grande do Norte, além de fundamental para o efetivo funcionamento daquela instituição. Na UFRN, fizemos o diagnóstico do acervo documental do Arquivo Geral desta Instituição e atualmente estamos realizando diagnóstico de mais três acervos de órgãos desta: NAC, PROEX e CRUTAC. Outro acervo em fase de diagnóstico é do 7º Batalhão de Engenharia e Combate (Natal/RN).Também firmamos parcerias importantes, seja prestando consultorias ou diretamente envolvidos na elaboração e desenvolvimento de Memoriais para instituições púbicas e privadas, como são exemplos os trabalhos levados a cabo junto ao colégio Marista de Natal, a Liga norte-rio-grandense contra o câncer e o Ministério Público do Rio Grande do Norte. Todos esses projetos resulta(ra)m em bolsas e/ou estágios para alunos do Departamento de História, tanto da Graduação quanto da Pós-graduação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Hebreus e Judeus.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Ateísmo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Hardware.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Italiano
Lê Pouco.
Galego
Compreende Razoavelmente.
Hebraico
Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Lê Razoavelmente.
Romeno
Lê Razoavelmente.
Grego
Lê Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, J.2012SOUZA, J.. As Primeiras Manifestações Musicais do Período Colonial Brasileiro: das experiências musicais da Europa - Século XVI. INFORMAR - Revista Multidisciplinar da Biblioteca do TRE-SE, v. s/n, p. 1-26, 2012.

2.
SOUZA, J.2011SOUZA, J.. Quem 'descobriu' as Américas? Outras expansões marítimas - Vikings e Chineses. INFORMAR - Revista Multidisciplinar da Biblioteca do TRE-SE, v. s/n, p. 1-18, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J.. História e Conquista da Judeia nas 'Histórias' (Livro V) de Tácito: embates conceituais - imperialismo, romanização e identidade. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. p. 1-17.

2.
SOUZA, J.. Os judeus nas Histórias de Tácito: origem e ritos judaicos sob uma ótica romana. In: III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades, 2013, Caicó. Anais do III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades. Natal: EDUFRN, 2013. p. 897-911.

3.
SOUZA, J.. Antissemitismo medieval: o imaginário judaico que permanece na contemporaneidade. In: IV Encontro Estadual de História, 2010, Natal. Anais do IV Encontro Estadual de História. Natal: EDUFRN, 2010. p. 1-14.

4.
SOUZA, J.. A Biblia como importante fonte histórica para mapeamento dos sítios arqueológico-históricos do século XIX visando uma busca das origens europeias no Oriente Próximo. In: XVIII Semana de Humanidades, 2010, Natal. Anais 2010 da XVIII Semana de Humanidades, 2010. p. 1-15.

5.
SOUZA, J.. Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894-1910. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino de história e educação, 2010, Campina Grande. Anais do II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino de história e educação. Campina Grande: EDUFCG, 2010. p. 1037-1043.

6.
SOUZA, J.. Música nos Livros Didáticos de História. In: XV CIENTEC - Semana de Humanidades - Semana de estudos históricos, 2009, Natal. Espaços da História, espaços de identidades: ensino, memória e patrimônio. Natal: EDUFRN, 2009. p. 176-188.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, J.; KAROL, L. . Ateísmo na Antiguidade Clássica: judeus nas Histórias de Tácito (século II E.C.). In: XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos SIAC 2017, 2017. p. 924-924.

2.
SOUZA, J.. Ateu no mundo clássico: investigações em Tácito nas suas Histórias, V, 1-13 sobre os judeus. In: XV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, 2017. p. 7-8.

3.
SOUZA, J.; KAROL, L. . As origens dos judeus nas Histórias, V, 1-13 do historiador romano Tácito (século II E.C.). In: XXVII Ciclo de Debates em História Antiga: Etnicidades, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXVII Ciclo de Debates em História Antiga: Etnicidades., 2017. p. 18-18.

4.
SOUZA, J.. Os judeus como ateístas? - implicações em Josefo em seu Contra Ápio II. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores do ATIVM, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Encontro Nacional de Pesquisadores do ATIVM. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2017. p. 22-22.

5.
SOUZA, J.. Seus costumes são contrários aos de todos os outros homens: o povo da Judeia nas Histórias de Tácito. In: XI Encontro de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. Olhares Plurais, 2016. p. 17-18.

6.
SOUZA, J.; KAROL, L. . A retórica da alteridade em foco: a presença judaica no quinto livro das Histórias de Tácito (século II E.C.). In: XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos SIAC 2016, 2016. p. 765-765.

7.
SOUZA, J.. História e Conquista da Judeia nas 'Histórias' (Livro V) de Tácito: embates conceituais - imperialismo, romanização e identidade. In: XXVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2013, Natal. Caderno de Resumos: Conhecimento Histórico e Diálogo Social, 2013. p. 62-62.

8.
SOUZA, J.. Os judeus nas Histórias de Tácito: origem e ritos judaicos sob uma ótica romana. In: III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades, 2013, Caicó. Anais Eletrônicos do III Colóquio nacional História Cultural e Sensibilidades, 2013. p. 15-15.

9.
SOUZA, J.; COSTA, F. M. . Uma Inserção tardia: Educação Básica e Problematização da História. In: II Seminário Didática e Ensino de História, 2012, Natal. II Seminário Didática e Ensino de História (SEDEH2012), 2012.

10.
SOUZA, J.. Antissemitismo medieval: o imaginário judaico que permanece na contemporaneidade. In: IV Encontro Estadual de História, 2010, Natal. Caderno de Resumos do IVEEH. Natal: EDUFRN, 2010. p. 22-22.

11.
SOUZA, J.. Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação, 2010, Campina Grande. Caderno de Resumos do IICIH. Campina Grande: Não divuldada, 2010. p. 142-143.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, J.. Atheis et hominum osoribus: as lógicas do imaginário conceitual ateísta na Antiguidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, J.. Os judeus como ateístas? - implicações em Josefo em seu Contra Ápio II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, J.; KAROL, L. . As origens dos judeus nas Histórias, V, 1-13 do historiador romano Tácito (século II E.C.). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, J.; KAROL, L. . Ateísmo na Antiguidade Clássica: judeus nas Histórias de Tácito (século II E.C.). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, J.. Ateu no Mundo Clássico: investigações em Tácito nas suas Histórias, V, 1-13 sobre os judeus. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, J.. Seus costumes são contrários aos de todos os outros homens: o povo da Judeia nas Histórias de Tácito. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, J.; KAROL, L. . A Retórica da Alteridade em Foco: a presença judaica no Quinto Livro das Histórias de Tácito (Século II E.C.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, J.. Os judeus nas Histórias de Tácito: origem e ritos judaicos sob uma ótica romana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SOUZA, J.. História e Conquista da Judeia nas 'Histórias' (Livro V) de Tácito: embates conceituais - imperialismo, romanização e identidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SOUZA, J.; COSTA, F. M. . Uma Inserção tardia: Educação Básica e Problematização da História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SOUZA, J.. Antissemitismo medieval: o imaginário judaico que permanece na contemporaneidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SOUZA, J.. A Bíblia como importante Fonte Histórica para mapeamento dos sítios Arquelógico-Históricos do Século XIX visando uma busca das origens europeias no Oriente Próximo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUZA, J.. Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUZA, J.. Música nos livros didáticos de História. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, J.. A conquista da Judeia nas Histórias (Livro V) de Tácito, 2013. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, J.; DUARTE, Danyella Dantas. ; ALMEIDA, José Rafael Araújo de. . Diagnóstico Ambiental de Pirangi do Sul - município de Nísia Floresta/RN. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, J.; ALMEIDA, José Rafael Araújo de. ; DUARTE, Danyella Dantas. . Esboço da área de Pirangi do Sul. 2007. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).


Produção artística/cultural
Música
1.
ALBUQUERQUE, O. N. ; MAGNUS, C. ; SILMARA, J. ; SOUSA, M. L. ; SOUZA, J. ; LIMA, E. F. ; RADAMES, ; CRISTINA, D. ; RAQUELLY, N. ; ANDRADE FILHO, O. F. ; MEDEIROS, E. C. . Concerto in G minor de A.Vivaldi - Orquestra de Violões Supremo Louvor. 2006. Interpretação.

2.
ALBUQUERQUE, O. N. ; MAGNUS, C. ; SILMARA, J. ; SOUSA, M. L. ; SOUZA, J. ; LIMA, E. F. ; CRISTINA, D. ; RADAMES, ; MEDEIROS, E. C. ; OLIVEIRA, R. ; EMANUELLA, E. ; RAQUELLY, N. ; ANDRADE FILHO, O. F. . Strauss Waltz Medley - Orquestra de Violões Supremo Louvor. 2005. Interpretação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas.Atheis et hominum osoribus: as lógicas do imaginário conceitual ateísta na Antiguidade. 2018. (Encontro).

2.
IV Encontro Nacional de Pesquisadores do ATRIVM - Sistemas de Crenças, Rituais e Magia na Antiguidade.Os judeus como ateístas? - implicações em Josefo em seu Contra Ápio II. 2017. (Encontro).

3.
XV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas.Ateu no Mundo Clássico: investigações em Tácito nas suas Histórias, V, 1-13 sobre os judeus. 2017. (Encontro).

4.
XXVII Ciclo de Debates em História Antiga - Etnicidades (LHIA - IH - UFRJ).As origens dos judeus nas Histórias, V, 1-13 do historiador romano Tácito (século II E.C.). 2017. (Encontro).

5.
XXXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Ateísmo na Antiguidade Clássica: judeus nas Histórias de Tácito (século II E.C.). 2017. (Congresso).

6.
XI Encontro de Letras Orientais e Eslavas - Olhares Plurais.Seus costumes são contrários aos de todos os outros homens: o povo da Judeia nas Histórias de Tácito. 2016. (Encontro).

7.
XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. A Retórica da Alteridade em Foco: a presença judaica no Quinto Livro das Histórias de Tácito (Século II E.C.). 2016. (Congresso).

8.
X Encontro de Letras Orientais e Eslavas - Universo Artístico Oriental e Eslavo. 2015. (Encontro).

9.
XIII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. 2015. (Seminário).

10.
XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2015. (Exposição).

11.
I Congresso Internacional sobre Éticas Gregas e Filosofia Contemporanea. 2013. (Congresso).

12.
III Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades.Os judeus nas Histórias de Tácito: origem e ritos judaicos sob uma ótica romana. 2013. (Simpósio).

13.
Semana da Música - Masterclass de Violão com prof. Mário Ulloa. 2013. (Oficina).

14.
XIX CIENTEC / UFRN. MAAT - Jogos didáticos para o ensino de História Antiga. 2013. (Feira).

15.
XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e dialogo social.História e Conquista da Judeia nas "Histórias" (Livro V) de Tácito: embates conceituais - imperialismo, romanização e identidade. 2013. (Simpósio).

16.
II Seminário de História e Arqueologia do Mundo Antigo. 2012. (Seminário).

17.
II Seminário Didática e Ensino de História.Uma inserção tardia: educação básica e problematização da História. 2012. (Seminário).

18.
V Simpósio Nacional e IV Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. 2012. (Simpósio).

19.
Didática e Ensino de História. 2011. (Seminário).

20.
I Encontro Internacional de Estudos sobre a America Latina. 2010. (Encontro).

21.
II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação.Autobiografia de Osugi Sakae: uma visão do Japão entre 1894 e 1910. 2010. (Outra).

22.
II Encontro de Cultura Judaica do Rio Grande do Norte: a presença judaica na formação do Nordeste brasileiro. 2010. (Encontro).

23.
IV Encontro Estadual de História: identidades na História.Antissemitismo medieval: o imaginário judaico que permanece na contemporaneidade. 2010. (Encontro).

24.
XVIII Semana de Humanidades.A Bíblia como importante Fonte Histórica para mapeamento dos sítios Arquelógico-Históricos do Século XIX visando uma busca das origens europeias no Oriente Próximo. 2010. (Simpósio).

25.
O que lembrar, para que lembrar? Universidade, memória e sociedade. 2009. (Outra).

26.
XXV Simpósio Nacional de História: História e Ética.Música nos livros didáticos de História. 2009. (Simpósio).

27.
II Encontro Internacional de História Colonial (UFRN). 2008. (Encontro).

28.
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2010... 2008. (Outra).

29.
XIV CIENTEC / UFRN. Arqueologia e Preservação Patrimonial. 2008. (Feira).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 13:06:26