Sueli dos Santos Leitão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0549528017608131
  • Última atualização do currículo em 17/11/2016


Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em Administração de Empresas. Professional, Personal e Positive Coach e membro da Sociedade Brasileira de Coaching, certificada pelo BCI ? Behavioral Coaching Institute. Experiência corporativa de 18 anos em Gestão de Pessoas, atuando em empresas do setor de serviços, nos segmentos de engenharia e tecnologia da informação. Docente nos cursos de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Paulista - UNIP, lecionando disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento de Lideranças, Comportamento e Psicologia Organizacional. Consultora e palestrante nas áreas de Comportamento Humano e Social, associada à Congruência Desenvolvimento Humano e sócia-diretora da SSL Gestão em Recursos Humanos. Pesquisadora, tendo como interesses o desenvolvimento de estudos sobre mudanças e valores humanos e organizacionais. Co-fundadora do Programa de Desenvolvimento de Liderança Pessoal POTENCIALIZE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sueli dos Santos Leitão
Nome em citações bibliográficas
LEITÃO, S. S.;LEITÃO, SUELI DOS SANTOS


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Administração de Empresas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: Compreendendo a Construção e Reconstrução dos Valores Relativos à Competição Organizacional (VRCO) no Processo de Mudança Organizacional: um estudo de Caso,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Silvia Marcia Russi De Domenico.
Palavras-chave: mudança organizacional; valores relativos à competição organizacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comportamento Organizacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
1998 - 2001
Graduação em Administração.
Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 4


Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 4


Novabase do Brasil, NB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora Gerente de RH, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Setal Engenharia Construções e Perfurações S/A, SETAL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de RH, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 12


Faculdade Anchieta, FA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8


Fundação EZUTE, EZUTE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Recursos Humanos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro Universitário Radial, UNIRADIAL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Pós-Graduação, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Construção e Reconstrução de Valores Organizacionais em Processos de Mudança Contínua em Organizações-além-lucro
Descrição: Descrição: A crise financeira de 2008 sinalizou que o sistema capitalista, neoliberal e hegemônico após a queda do muro de Berlim quase dez anos antes, pode trazer consequências práticas nefastas, inclusive para seus maiores defensores. Todavia, o auto-interesse não é o único valor de indivíduos ou organizações, como já se mostrou no estudo de valores. Assim como a autopromoção, a autotranscendência, que contempla crenças que refletem a preocupação com o bem-estar de outros, faz parte do ser humano e de coletividades. Estudos mais recentes têm encontrado empreendedores em organizações que não visam somente ao lucro, mas também ao desenvolvimento das pessoas próximas como os empregados, e/ou mais distantes, como a comunidade onde se inserem. Este projeto tem como objetivo compreender como valores, entendidos enquanto crenças compartilhadas, são construídos e transformados pelas interações entre stakeholders ao longo do processo de mudança pelo qual organizações, aqui denominadas, além-lucro , se constroem. A mudança é vista como emergente e contínua, produzida no cotidiano organizacional. De natureza exploratório-descritivo-explicativa, adota o paradigma interpretatisvista para analisar os fenômenos e a estratégia de estudo de caso qualitativo longitudinal. Entrevistas individuais e em grupo, observação não-participante e documentos serão empregados na construção de dados e a análise textual interpretativa para sua análise. A organização na qual será realizada a primeira pesquisa, localizada na cidade de São Paulo, já foi objeto de estudo anterior e autorizou a continuidade da investigação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Silvia Marcia Russi De Domenico / Maria Luisa Mendes Teixeira - Integrante / Sueli dos Santos Leitão - Integrante. Número de produções C, T & A: 1.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sueli dos Santos Leitão - Integrante / Silvia Marcia Russi De Domenico - Coordenador / Maria Luisa Mendes Teixeira - Integrante.
2009 - 2010
Compreendendo a construção e reconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de caso
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie para obtenção do Título de Mestre em Administração de Empresas. Objetivo de compreender como os valores relativos à competição organizacional são construídos e reconstruídos ao longo do processo de mudança organizacional de uma empresa de consultoria na área fiscal e tributária da cidade de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento Organizacional.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITÃO, SUELI DOS SANTOS2015LEITÃO, SUELI DOS SANTOS; DOMENICO, SILVIA MARCIA . Looking at Organizational Change Through the Construction and Reconstruction of the Underpinning Values of the Organization Through Interactions Among Stakeholders. Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo. Impresso), v. 17, p. 959-986, 2015.

2.
LEITÃO, S. S.;LEITÃO, SUELI DOS SANTOS2010 LEITÃO, S. S.. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A MUDANÇA ORGANIZACIONAL. Gestão Contemporânea (FAPA), v. 7, p. 245-268, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Looking at Organizational Change through the Construction and Reconstruction of Values. In: Fourth International Symposium on Process Organization Studies - PROS 2012, 2012, Kos. Looking at Organizational Change through the Construction and Reconstruction of Values, 2012.

2.
LEITÃO, S. S.. Tensões entre Visões de Mundo, Valores e a Construção da Mudança Organizacional. In: 3º Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão, 2011, São Paulo. Tensões entre Visões de Mundo, Valores e a Construção da Mudança Organizacional, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Caso de Mudança Organizacional da XPTY Tecnologias. In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2010, São Bernardo do Campo. Caso de Mudança Organizacional da XPTY Tecnologias, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Compreendendo a construção e desconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de caso. In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2010, São Bernardo do Campo. Compreendendo a construção e desconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de caso, 2010.

2.
LEITÃO, S. S.. A importância do desenvolvimento de competências para a mudança organizacional. In: Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, 2010, São Bernardo do Campo. A importância do desenvolvimento de competências para a mudança organizacional, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Looking at Organizational Change through the Construction and Reconstruction of Values. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Olhando a Mudança Organizacional mediante a Construção de Valores: um estudo em organização de consultoria tributária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LEITÃO, S. S.. Tensões entre Visões de Mundo, Valores e a Construção da Mudança Organizacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LEITÃO, S. S.. Congruência entre valores pessoais e organizacionais: utopia ou realidade?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LEITÃO, S. S.. A importância do desenvolvimento de competências para a mudança organizacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Caso de mudança organizacional da XPTY Tecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Compreendendo a construção e desconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEITÃO, S. S.. Recursos Humanos Estratégicos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

2.
LEITÃO, S. S.. Gestão do Desempenho de Pessoas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

3.
LEITÃO, S. S.. Recrutamento e Seleção de Pessoas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

4.
LEITÃO, S. S.. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

5.
LEITÃO, S. S.. RH como Parceiro Estratégico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

6.
LEITÃO, S. S.. Dinâmicas de Grupo e Jogos de Empresas Aplicados à Seleção. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

7.
LEITÃO, S. S.. Dinâmicas de Grupo e Jogos de Empresas Aplicados a Treinamento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

8.
LEITÃO, S. S.. Motivação e Retenção de Pessoas. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Treinamento).

9.
LEITÃO, S. S.. Gestão Baseada em Valores Humanos. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

10.
LEITÃO, S. S.. Gestão Estratégica de Pessoas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fourth International Symposium on Process Organization Studies - PROS 2012.Looking at Organizational Change through the Construction and Reconstruction of Values. 2012. (Simpósio).

2.
3º Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão.Tensões entre Visões de Mundo, Valores e a Construção da Mudança Organizacional. 2011. (Simpósio).

3.
IV CBPOT - Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A MUDANÇA ORGANIZACIONAL. 2010. (Congresso).

4.
2º Simpósio Internacional de Valores Humanos e Gestão. 2008. (Simpósio).

5.
Fórum de Inclusão de PPD Serasa.Inclusão profissional do portador de Síndrome de Down. 2007. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LEITÃO, S. S.. Congruência entre valores pessoais e organizacionais: utopia ou realidade?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LEITÃO, S. S.. A importância do desenvolvimento de competências para a mudança organizacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Caso de mudança organizacional da XPTY Tecnologias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Compreendendo a construção e desconstrução dos valores relativos à competição organizacional (VRCO) no processo de mudança organizacional: um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
LEITÃO, S. S.. Tensões entre Visões de Mundo, Valores e a Construção da Mudança Organizacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Looking at Organizational Change through the Construction and Reconstruction of Values. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LEITÃO, S. S.; DOMENICO, S. M. R. . Olhando a Mudança Organizacional mediante a Construção de Valores: um estudo em organização de consultoria tributária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Experiência de mais de 15 anos em Gestão de Pessoas, consultora de desenvolvimento humano e organizacional.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 16:46:24