Ana Angélica Lima Gondim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3071339593548378
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2017); Mestre em Linguística pela mesma universidade (2012); Especialista em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira pela Universidade Sete de Setembro (2011); Graduada em Letras (Português-Espanhol e suas Literaturas) pela Universidade Federal do Ceará. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (GEPLA) e do Grupo Profala - Variação e Processamento da Fala e do Discurso Análises e Aplicações. Realizou seu estágio doutoral na Universidade Nacional de Rosario, sob a coordenação da Profa. Florencia Miranda e fomento da CAPES, através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Atualmente, realiza estágio pós-doutoral, como bolsista da Capes (PNPD), sob supervisão da Profa. Maria Elias Soares e atua como professora substituta no Curso de Letras Português da Universidade Estadual do Ceará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Angélica Lima Gondim
Nome em citações bibliográficas
GONDIM, A. A. L.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Produção de material didático de Português Língua Estrangeira: visando o desenvolvimento das capacidades de linguagem do falante, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin.
Coorientador: Florencia Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Desenvolvimento das capacidades através das atividades dos livros didáticos de Português Língua Estrangeira,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2011
Especialização em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Sete de Setembro, FA7, Brasil.
Título: Gêneros Orais e Desenvolvimento das Capacidades de Linguagem nos Livros Didáticos de Português Língua Estrangeira.
Orientador: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura em Letras (Português-Espanhol).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Pós-doutorado


2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2014 - 2014
Formação Continuada de Tutores à Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Formação Inicial de Tutores a Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
Ilustração - CorelDRAW 12. (Carga horária: 21h).
SOS Educação Profissional, SOS, Brasil.
2007 - 2007
Diagramação - Adobe InDesign CS. (Carga horária: 24h).
SOS Educação Profissional, SOS, Brasil.
2007 - 2007
Ilustração - CorelDRAW 12. (Carga horária: 21h).
SOS Educação Profissional, SOS, Brasil.
2003 - 2003
Operador de Informática. (Carga horária: 66h).
Kennedy Informátic@, KENNEDY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora substituta do DLV, Carga horária: 40


Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa, UNINASSAU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 7


Instituto UFC Virtual, UFC VIRTUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Tutor semiprsencial - bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor semipresencial, Carga horária: 64


Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 100


Associação Beneficente e Cultural META, META, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol
Outras informações
Trabalhei como professora de Espanhol e Artes (na EJA) no Curso Meta Aldeota do mês do mês de fevereiro ao mês de junho, e como professora de Espanhol no Curso Meta Maranguape (curso Pré-Vestibular) do mês de maio ao mês de outubro.


Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


EMEIF Minha Vida Meus Amores, EMEIF MVMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta do Curso de Letras, Carga horária: 40


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora assistente do Curso de Letras-Port, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Curso de Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras
Descrição: O curso de PLE acontece semestralmente. É ofertado à comunidade dos alunos estrangeiros da UFC e, quando há vagas, disponibilizado à comunidade em geral. O objetivo é ampliar a competência comunicativa dos alunos. Há três níveis (inicial, intermediário e avançado)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
OFICINA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Descrição: ESPAÇO DE ESTUDO E DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LINGUA ESTRANGEIRA...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Curso de Português Língua Estrangeira: lingua e cultura brasileiras
Descrição: O curso de PLE acontece semestralmente. É ofertado à comunidade dos alunos estrangeiros da UFC e quando há vagas disponibilizamos à comunidade em geral. O objetivo é ampliar as competências comunicativas dos alunos. Há três níveis...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Angélica Lima Gondim - Integrante / Eulália Vera Lúcia Fraga leurquin - Coordenador.
2012 - Atual
CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Descrição: CURSO C0OM DURAÇÃO DE UM SEMESTRE. POSSUI TRÊS NIVEIS. ATENDE A ALUNOS DA MOBILIDADE ACADÊMICA E TENDO VAGAS TAMBEM ATENDE A ESTRANGEIROS DA COMUNIDADE. CARGA HORÁRIA DE 4HS SEMANAIS. FOCO NA COMUNICAÇÃO, A PARTIR DO INTERACIONIMO SOCIODISCURSIVO.INVESTE NA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS, RECONHECENDO OS ELEMENTOS LINGUISTICOS DISCURSIVO COMO SUPORTE PARA ENTENDER O PLANO TEXTUAL, OS MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO E OS MECANISMOS ENUNCIATIVOS...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Angélica Lima Gondim - Integrante / Eulália Vera Lúcia Fraga leurquin - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONDIM, A. A. L.2017 GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . A importância do mediador na formação de professores. EUTOMIA, v. 1, p. 157-177, 2017.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . A importância do mediador na formação de professores. Eutomia Revista de Literatura e Linguística, p. 157 - 177, 01 jul. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONDIM, A. A. L.; RODRIGUES, L M F da S . Compreensão do agir do professor em formação através do gênero reflexivo relatório. In: V COLÓQUIO NACIONAL DE HIPERTEXTO, 2016, Redenção. Multiletramentos e multimodalidades: questões de ensino e de pesquisa. Redenção, 2016. v. 2. p. 66-74.

2.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . Formação de Professor para a Produção de Material Didático de PLE. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação III, 2015, São Lepoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação III, 2015. v. 3. p. 4-250.

3.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O desenvolvimento da capacidade discursiva através infraestrutura geral dos textos.. In: III Jornadas Internacionales de Lenguas Extranjeras y Primer Encuentro Internacional de Español, Lengua Segunda y extranjera, 2014, Santa Fé. III Jornadas Internacionales de Lenguas Extranjeras y Primer Encuentro Internacional de Español, Lengua Segunda y Extranjera?A diez años del Certificado de Español, lengua y uso (CELU)". Santa Fé, 2014.

4.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . El desarrollo de las capacidades de lenguaje a través de las actividades de los libros didácticos de portugués lengua extranjera. In: 2º CIPLOM Y 2º EAPLOM, 2013, Buenos Aires. 2º CIPLOM Y 2º EAPLOM. Buenos Aires, 2013.

5.
GONDIM, A. A. L.; MENDES, Kaline Araújo ; LEURQUIN, E. V. L. F. . O ESPAÇO DOS GÊNEROS ORAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PLE. In: VI SIGET - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS, 2011, Natal. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DOS GÊNEROS TEXTUAIS: GÊNERO TEXTUAL/DISCURSIVO E LETRAMENTO. Ntal: UFRN ALAB, 2011.

6.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O AGIR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. In: VII CMELP, 2010, Pau dos Ferros. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA> DOS CONTEÚDOS ÀS METODOLOGIAS, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
GONDIM, A. A. L.; SOARES, M. E. . APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS PALOP: DISTÂNCIA ENTRE O LEGAL E O REAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GONDIM, A. A. L.. A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA CONSTRUTIVA DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GONDIM, A. A. L.. Canção: um gênero, não um recurso didático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONDIM, A. A. L.; SOARES, M. E. . APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA EM GUINÉ-BISSAU: DISTÂNCIA ENTRE O LEGAL E O REAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
GONDIM, A. A. L.; SOARES, M. E. . AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROFALA EM PROL DA DIFUSÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTITUIÇÃO DE UM BANCO DE DADOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . A construção do contexto de ensino de Português Língua Estrangeira na Argentina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GONDIM, A. A. L.. COMPREENSÃO DO AGIR DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ATRAVÉS DO GÊNERO REFLEXIVO RELATÓRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GONDIM, A. A. L.. Representação de estudantes argentinos de PLE acerca do Brasil, Língua Portuguesa e ensino de PLE: implicações para o ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . Formação de Professor para a Produção de Material Didático de PLE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O desenvolvimento da capacidade discursiva através infraestrutura geral dos textos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GONDIM, A. A. L.. Materiais didáticos e desenvolvimento das capacidades de linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
GONDIM, A. A. L.. Reflexões sobre o processo de produção de um material didático de PLE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . El desarrollo de las capacidades de lenguaje a través de las actividades de los libros didácticos de portugués lengua extranjera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM ATRAVÉS DAS ATIVIDADES DE LD DE PLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GONDIM, A. A. L.. A RELEVÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE PLE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES DE LINGUAGEM DO FALANTE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GONDIM, A. A. L.; MENDES, Kaline Araújo ; LEURQUIN, E. V. L. F. . O ESPAÇO DOS GÊNEROS ORAIS EL LIVROS DIDÁTICOS DE PLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GONDIM, A. A. L.. A competência comunicativa em livro didático de português língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . O AGIR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GONDIM, A. A. L.. A competência comunicativa em livro didático de português língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . OS GÊNEROS ORAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PLE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
GONDIM, A. A. L.. ?Crônica - O cotidiano como inspiração?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONDIM, A. A. L.. FORMAÇÃO DE PROFESSOR: da mediação à reflexão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
LEURQUIN, E. V. L. F. ; GONDIM, A. A. L. . Ensino da Língua Portuguesa para estrangeiros. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
GONDIM, A. A. L.. Elementos formados na e formadores da atuação do professor de Português Língua Estrangeira. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
GONDIM, A. A. L.. Gêneros orais e ensino de Português como Língua Estrangeira. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
GONDIM, A. A. L.. Participação em banca de LIDIANE TEIXEIRA BASTO. A CONEXÃO E A COESÃO NOMINAL EM CARTAS PESSOAIS E OUTROS GÊNEROS TEXTUAIS AGRUPADOS, PRODUZIDOS POR ALUNOS DO 9º ANO NA ESCOLA GERMANA BRAGA, EM ITAPAJÉ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Ceará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum para Internacionalização do Português - FIP.Formação de professores em PLE. 2016. (Simpósio).

2.
III Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e III Encontro das Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSU. ?A CONSTRUÇÃO DO CONTEXTO DE ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ARGENTINA. 2016. (Congresso).

3.
V Colóquio Nacional de Hipertexto.COMPREENSÃO DO AGIR DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO ATRAVÉS DO GÊNERO REFLEXIVO RELATÓRIO. 2016. (Outra).

4.
V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Representação de estudantes argentinos de PLE acerca do Brasil, Língua Portuguesa e ensino de PLE: implicações para o ensino. 2016. (Congresso).

5.
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. Formação de Professor para a Produção de Material Didático de PLE. 2015. (Congresso).

6.
Curso História Oral e Pesquisas em Ciências Humanas, ministrado pela Profa. Dra. Maria da Conceição Fraga (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), com carga horária de 15 h/a.. 2015. (Outra).

7.
Curso Linguística Textual, ministrado pela Profa. Dra. Florencia Miranda (Universidad Nacional de Rosario), com carga horária de 12 h/a. 2015. (Outra).

8.
Curso O signo linguístico, a interatividade semiótica e a indeterminação semântica das línguas, ministrado pela Profa. Dra, Dora Riestra (universidad Nacional de Río Negro), com carga horária de 20 h/a.. 2015. (Outra).

9.
Minicurso Gramática e Texto, ministrado pela Profa. Dra. Maria Antônia Coutinho (Universidade Nova Lisboa), com carga horária de 6 h/a.. 2015. (Outra).

10.
Seminário de Doutorado "Análisis de textos y discursos desde la perspectiva del Interaccionismo Sociodiscursivo". 2014. (Seminário).

11.
VIII Congreso Iberoamericano de Docencia Universitaria y de Nivel Superior. 2014. (Congresso).

12.
2º Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. El desarrollo de las capacidades de lenguaje a través de las actividades de los libros dicdáticos de portugués lengua extranjera. 2013. (Congresso).

13.
4èmes Rencontres internationales de l'Iinteractionnisme socio-discursif. Desenvolvimento das capacidades de linguagem através de atividades de livros didáticos de PLE. 2013. (Congresso).

14.
I Colóquio d Língua Portuguesa como Língua Não-materna.Gêneros orais e ensino de Português como Língua Estrangeira. 2010. (Simpósio).

15.
II FLAEL Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.OS GÊNEROS ORAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PLE. 2010. (Outra).

16.
III SILID E II SIMAR.A competência comunicativa em livro didático de português língua estrangeira. 2010. (Simpósio).

17.
VII CMELP.O AGIR NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2010. (Simpósio).

18.
Curso de Apreciação de Arte "A Padaria Espiritual". 2008. (Outra).

19.
Participante do I FLAEL ? I Fórum de Lingüística Aplicada e Ensino de Línguas e V Colóquio de Metodologia do Ensino de Língua e Literatura. 2008. (Outra).

20.
V Semana de Humanidades - Minicurso: Noções Contrastuais da História das Línguas Espanhola e Portuguesa. 2008. (Encontro).

21.
2º Encontro de Literatura Infantil e Juvenil do Ceará. 2007. (Encontro).

22.
Leitura e Análise de Textos a partir da noção de gêneros textuais e sua utilização no ensino do Espanhol. 2007. (Oficina).

23.
Mini-curso "Teogonia - A Origem dos Deuses". 2007. (Outra).

24.
VI Semana de Letras.mini-curso "A Arte Espanhola na Idade Média". 2006. (Outra).

25.
Encontros Literários Moreira Campos. 2005. (Encontro).

26.
Curso "La Pintura del Otro: Tipos Cómicos y Realidad Linguística en la Literatura Áurea (SS. XVI - XVIII). 2004. (Outra).

27.
I Simpósio Nacional Casa José de Alencar. 2004. (Simpósio).

28.
Modernismo: 80 anos. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONDIM, A. A. L.. II FIP - Fórum para a Internacionalização do Português. 2017. (Congresso).

2.
GONDIM, A. A. L.. V FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS. 2016. (Congresso).

3.
GONDIM, A. A. L.. IV FÓRUM DE LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS. 2014. (Congresso).

4.
GONDIM, A. A. L.. VII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2013. (Congresso).

5.
GONDIM, A. A. L.. II FLAEL Fórum de Linguística Apliacad e Ensino de Línguas. 2010. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONDIM, A. A. L.; LEURQUIN, E. V. L. F. . A importância do mediador na formação de professores. Eutomia Revista de Literatura e Linguística, p. 157 - 177, 01 jul. 2017.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
GONDIM, A. A. L.. FORMAÇÃO DE PROFESSOR: da mediação à reflexão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
GONDIM, A. A. L.. Gêneros orais e ensino de Português como Língua Estrangeira. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:35:59