Aurenia Pereira de França

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8225721621407025
  • Última atualização do currículo em 17/05/2018


Aluna do mestrado em Ciência da Linguagem na UNICAP, Especialista em Metodologia do Ensino e Especialista em Ciência da Educação Supervisão Pedagógica. Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1982). Diretora-Adjunta da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC. Tem experiência nas disciplinas do Curso de Pedagogia, Letras, Gestão Escolar, Educadora de Apoio, Professora Formadora do PROGRAPE - Programa Especial de Graduação em Pedagogia e Técnica de Ensino em Educação Especial, Orientadora de TCC- Trabalho de Conclusão de Curso. Formadora do Programa Paulo Freire Pernambuco Escolarizado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aurenia Pereira de França
Nome em citações bibliográficas
FRANÇA, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central.
Rua Antonio Figueira Sampaio, 134
Nossa Senhora Aparecida
56000000 - Salgueiro, PE - Brasil
Telefone: (87) 38718774


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1982
Graduação em Letras - Francês.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.




Formação Complementar


2016
Ciência da Linguagem - Cursando Mestrado. (Carga horária: 4h).
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
2009 - 2011
Ciências da Educação Supervisão Pedagógica. (Carga horária: 480h).
Faculdade da Escada, FAESC, Brasil.
1992 - 1993
Metodologia do Ensino. (Carga horária: 360h).
Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Aracaju, FESAA, Brasil.


Atuação Profissional



ESCOLA MUNICIPAL NOVA MORADA, EMNM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola de Referência em Ensino Médio de Salgueiro, EREMSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do AEE, Carga horária: 32


Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100

Vínculo institucional

1997 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100

Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


GRE do Sertão Central, GRE DO SERTÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Ensino, Carga horária: 28


GRE Metropolitana Sul, GRE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Ensino, Carga horária: 28


GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO RECIFE NORTE, GRE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Ensino, Carga horária: 32


FACHUSC, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora-Adjunta, Carga horária: 20


Escola Antônio Vieira de Barros, EAVB, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28


Centro de Estudos Supletivos Maria da Conceição Cisneiros Sampaio, CESMCCS, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28


Centro de Estudos Supletivos Maria da Conceição Cirneiros Sampaio, CESMCCS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40


Escola Carlos Pena Filho, ECPF, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1986
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28


Escola Estadual Apolônio Sales, E.E.A.S., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Educadora de Apoio, Carga horária: 32


Escola Municipal Darcy Ribeiro, EMDR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Escola Prof.° Baldoíno Gomes de Sá, EPBGS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 28


Escola Professor Baldoíno Gomes de Sá, EPBGS, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supevisora, Carga horária: 28


Escola Tito Pereira de Oliveira, ETPO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 28


Faculdade de Formação de Professora de Petrolina, FFPP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28


Grupo Escolar Osmundo Bezerra, GEOB, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1985
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 28


Escola Valdemar Soares de Menezes, -, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atendimento Educacional Especializado, Carga horária: 32



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, A. P.; Luis Soares da Costa Neto . Uso das TICs na Escola Quilombola de Conceição das Crioulas em Salgueiro-PE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FRANÇA, A. P.; Luis Soares da Costa Neto . 7º Simpósio Hipertexto e tecnologias na Educação e 3º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FRANCA, A. P.; FRANÇA, A. P. . Consciência Negra: A Alma não tem cor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRANÇA, A. P.. PROGRAMA PAULO FREIRE - PERNAMBUCO ESCOLARIZADO. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRANÇA, A. P.; LEITE, E. P.; OLIVEIRA, M. G. B. G. E.; OLVEIRA, G. M.. Participação em banca de Generosa Maia de Olveira.Saberes e Práticas da Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central.

2.
FRANÇA, A. P.; OLIVEIRA, M. G. B. G. E.; SILVA, M. J.. Participação em banca de Maria Josélia da Silva.Educação Especial: A Inclusão da Criança Surda em Ambiente Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central.

3.
FRANÇA, A. P.; OLIVEIRA, M. G. B. G. E.; SANTOS, A. L.. Participação em banca de Adriana Lira dos Santos.Protagonismo Juvenil como Proposta de Cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central.

4.
FRANÇA, A. P.; OLIVEIRA, M. G. B. G. E.; NASCIMENTO, C. F.; SILVA, Z. L. E.. Participação em banca de Zilca Luiziane Enoque da Silva.Educação Especial: Inclusão do Aluno com Deficiência no Ensino Regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FRANÇA, A. P.. Banca Examinadora dos Projetos de Pesquisa Científica apresentados na 3ª MOJATEC. 2008. ESCOLA MINISTRO JARBAS PASSARINHO.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Educacional do Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares de Pernambuco - PROGEPE, 2012. 2012. (Outra).

2.
Formação para Formadores do Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado. 2011. (Outra).

3.
III Formação Continuada para Formadores do Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado. 2011. (Outra).

4.
Formação de Altas Habilidades I Superdotação. 2010. (Outra).

5.
Formação para Formadores do Programa Paulo Freire - Pernambuco Escolarizado. 2010. (Outra).

6.
Formação Pesquisação.Formação Pesquisação. 2010. (Encontro).

7.
O Ensino de Artes do 6º ao 9º ano.O Ensino de Artes do 6º ao 9º ano. 2010. (Encontro).

8.
Capacitação de Observação da Dinâmica Pedagógica em Sala de Aula.Capacitação de Observação da Dinâmica Pedagógica em Sala de Aula. 2009. (Encontro).

9.
Método Stallings de Observação de Dinâmica Pedagógica em Sala de Aula.MÉTODO STALLINGS DE OBSERVAÇÃO DE DINÂMICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA. 2009. (Encontro).

10.
Sala de Atendimento Educacional Especializada - SAEE.Sala de Atendimento Educacional Especializada - SAEE. 2009. (Encontro).

11.
V Encontro FLIPORTO. 2008. (Encontro).

12.
Capacitação de Candidatos Selecionados no Programa Escola Democrática 2005. 2005. (Encontro).

13.
Curso "Disseminadores de Educação Fiscal. 2005. (Seminário).

14.
V Colóquio Internacional Paulo Freire. 2005. (Encontro).

15.
Capacitação do PCN em Ação - Educação de Jovens e Adulto - 2º Segmento. 2004. (Encontro).

16.
II Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2004. (Encontro).

17.
Capacitação para Interpretação dos Temas Transversais "Orientação Sexual" - Módulo II. 2003. (Encontro).

18.
I Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2003. (Encontro).

19.
IV Colóquio Internacional Paulo Freire. 2003. (Encontro).

20.
Projeto Cultural Popular Sertão Central em Foco. 2003. (Outra).

21.
Capacitação em Educação Especial, Área Surdez. 2002. (Encontro).

22.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO - SAPIENS. 2002. (Congresso).

23.
Curso de Educação Matemática para série iniciais do Ensino Fundamental. 2002. (Encontro).

24.
Curso de Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares - PROGESTÃO. 2002. (Encontro).

25.
II Seminário Reforma do Curso Normal Médio: De Concepção à Ação. 2002. (Seminário).

26.
V Encontro Pernambucano de Matemática. 2002. (Encontro).

27.
Capacitação "O Tema Transversal Saúde - Drogas na Proposta Pedagógica da Escola". 2001. (Encontro).

28.
Capacitação em Educação Especial, Área de Deficiência Mental. 2001. (Encontro).

29.
Capacitação na Área de Cegueira. 2001. (Encontro).

30.
Curso de PCN em Ação - Ensino Médio 1ª Oficina de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. 2001. (Oficina).

31.
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR 'A TRANSVERSALIDADE CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGOO. 2001. (Seminário).

32.
SEMINÁRIO REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DA CONCEPÇÃO A AÇÃO. 2001. (Seminário).

33.
Capacitação do Projeto de Aceleração. 2000. (Encontro).

34.
Capacitação PCN - Parâmetros Curriculares em Ação - Ensino Fundamental 5ª a 8ª série para formação de coordenadores de grupos.. 2000. (Seminário).

35.
Capacitação PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais em Ação Ensino Fundamental 5 e 8 Séries ção. 2000. (Outra).

36.
Curso de Integração da Criança portadora de cegueira e visão subnormal no Ensino Regular do Nordeste do Brasil. 2000. (Encontro).

37.
I Encontro Estadual de Esportes para Profissionais que atuam com portadores de deficiências. 2000. (Encontro).

38.
II Encontro Estadual de Esportes para profissionais que atuam com portadores de deficiência. 2000. (Encontro).

39.
CONGRESSO CONVIVENDO COM A DIFERENÇA NO MILÊNIO: DIREITO E EDUCAÇÃO. 1999. (Congresso).

40.
I CURSO DE TIFLOLOGIA. 1999. (Outra).

41.
VERÃO NO CAMPUS 99, SEMINÁRIO TEMÁTICO CIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA. 1999. (Seminário).

42.
SEMINÁRIO: GESTÃO SOCIAL NA ESCOLA. 1998. (Seminário).

43.
Seminário Internacional sobre Avaliação no Ensino Superior. 1997. (Seminário).

44.
XIII SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA, DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR. 1997. (Seminário).

45.
Curso de Atualização em Educação Pré-Escolar. 1985. (Encontro).

46.
Curso de Atualização da Prática Pedagógica 1ª série do Ensino Fundamental. 1984. (Encontro).

47.
Curso de Atualização em Técnicas Didáticas. 1981. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANÇA, A. P.. Semana Pedagógica: O Impacto da Educação 3.0 na Docência e na Pesquisa. 2014. (Outro).

2.
FRANÇA, A. P.. Seminários Temáticos. 2013. (Outro).

3.
FRANÇA, A. P.. Semana Pedagógica: Docência nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da educação no século XXI. 2013. (Outro).

4.
FRANÇA, A. P.. SEMANA PEDAGOGICA: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUENCIA DIDÁTICA E PROJETO. 2012. .

5.
FRANÇA, A. P.. Política de Educação Especial do Governo do Estado de Pernambuco. 2011. (Outro).

6.
FRANÇA, A. P.; SALGUES, R. T. S. . Formação para Alfabetizador do Programa Paulo Freire. 2010. (Outro).

7.
FRANÇA, A. P.. Estudo dos PCN da Educação de Jovens e Adultos - EJA - 2ª Segmento. 2004. (Outro).

8.
FRANÇA, A. P.. Capacitação UM NOVO OLHAR SOBRE A COMUNIDADE. 2004. (Outro).

9.
FRANÇA, A. P.. Arte Temática: Construindo Saberes Culturais e Estéticos no Ensino de Arte. 2003. (Outro).

10.
FRANÇA, A. P.. Curso PCN em Ação - Ensino Médio - Oficina de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 2002. (Outro).

11.
FRANÇA, A. P.. I, II e III Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos Perspectivas e Desafios. 2002. (Outro).

12.
FRANÇA, A. P.. III Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Outro).

13.
FRANÇA, A. P.. Capacitação dos Alfabetizadores Envolvidos no Programa Alfabetização Solidária. 2001. (Outro).

14.
SINDICATO, ; FRANÇA, A. P. . VI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco. 2001. (Congresso).

15.
FRANÇA, A. P.. Capacitação dos Alfabetizadores Enolvidos no Programa Alfabetização Solidário. 2000. (Outro).

16.
FRANÇA, A. P.. Capacitação dos Alfabetizadores Envolvidos no Programa Alfabetização Solidário. 2000. (Outro).

17.
FRANÇA, A. P.. Projeto de Capacitação de Jovens e Adultos do Municipio de Salgueiro. 1998. (Outro).

18.
SINDICATO, ; FRANÇA, A. P. . V Congresso Estadual dos Trabalhos em Educação. 1998. (Congresso).

19.
Universidade Federal de Pernambuco ; FRANÇA, A. P. . Programa de Extensão INTER Campus. 1997. (Outro).

20.
FRANÇA, A. P.. Salão Infantil de Arte. 1995. (Outro).

21.
FRANÇA, A. P.. I Fórum Municipal de Educação de Professores e Universitário. 1994. (Outro).

22.
FRANÇA, A. P.. Atividade de Pesquisa de Floresta na Área de Educação. 1988. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Romão de Oliveira Conserva. Reflexões acerca da Afetividade na Relação Professor e Aluno no processo Ensino e Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

2.
Katia Cibele Lima Soares. Cuidar e Educar: Fatores preponderantes na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

3.
João Nelson Araújo Filho. A Música como Recuso Pedagógico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

4.
Damiana Dalva dos Santos. Literatura Infantil: a Influência dos Clássicos no processo Ensino-Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

5.
Valdileia dos Santos Fernandes. Ensino da Leitura e Escrita na EJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

6.
Jéssica Emanuela dos Santos. As Tecnologias Assistivas a serviço da Educação 3.0 na Perspectiva Inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

7.
Maria do Socorro Pereira. A Prática da Leitura na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

8.
Tamara Maria da Silva. A Educação Infantil e o Lúdico: Entrelaços entre ensinar e aprender. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

9.
Edivalda Leal de Sá. Educação e Jovens e Adultos e Idosos: Espaço para aprender a ler, fazer e a conviver. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

10.
Israidna Carmem de Oliveira Silva. Formação de Professores/as: uma proposta diferenciada no Quilombo Conceição das Crioulas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

11.
Cecília Creuza da Silva. Matemática no Cotidiano: uma necessidade de mudança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

12.
Ana Maria de Souza. Alfabetização e Letramento: Desafios e possibilidades no anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

13.
Raquel de Carvalho Vasconcelos. Educação Infantil: saberes e práticas do Lúdico no processo de ensino e aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

14.
Ilda Maria Gabriel. Educação Diferenciada: luta e resistência no Quilombo das Crioulas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

15.
Luiza Geracina de Barros Cruz. Avaliação da Aprendizagem: saberes e contribuições dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

16.
Generosa Maia de Olveira. Saberes e Práticas da Inclusão de Alunos com Deficiência no Ensino Regular. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

17.
Maria Josélia da Silva. Educação Especial: A Inclusão da Criança Surda em Ambiente Escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

18.
Adriana Lira dos Santos. Protagonismo Juvenil como Proposta de Cidadania. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.

19.
Zilca Luiziane Enoque da Silva. Educação Especial: Inclusão do Aluno com Deficiência no Ensino Regular. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas do Sentrão Central. Orientador: Aurenia Pereira de França.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, A. P.; Luis Soares da Costa Neto . Uso das TICs na Escola Quilombola de Conceição das Crioulas em Salgueiro-PE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FRANÇA, A. P.. PROGRAMA PAULO FREIRE - PERNAMBUCO ESCOLARIZADO. 2012. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:23:47