Ivan Abdo Aguilar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7722989998780696
  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


Aluno do Programa de Pós Graduação, Mestrado, em Mídia e Tecnologia, UNESP-Bauru; Bacharelado em Ciência da Computação, UNESP-Bauru (2015); Possui experiência nas áreas de Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA), Estúdios Virtuais/Previzualização, Captura de Movimentos e Natural User Interfaces (NUI). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Abdo Aguilar
Nome em citações bibliográficas
AGUILAR, I. A.;AGUILAR, IVAN ABDO


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado profissional em andamento em Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia..
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Antonio Carlos Sementille.
2009 - 2015
Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A utilização do sistema ARSTUDIO na geração de conteúdos e uma análise da modelagem de objetos virtuais..
Orientador: Antonio Carlos Sementille.
2005 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Adventista da Liberdade, CAL, Brasil.
2004 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Adventista de Santos, CAS, Brasil.
2001 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Tequesta Trace Middle School, TTMS, Estados Unidos.
1996 - 2001
Ensino Fundamental (1º grau).
Country Isles Elementary School, CI, Estados Unidos.




Formação Complementar


2016 - 2016
Método Lógico Para Redação Científica. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Investigaciones Aplicadas en Medios y Tecnología. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Seminário de Pesquisa II. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Cognição, Design e Sistemas Computacionais Inteligentes. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Seminário de Pesquisa I. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Ferramentas para o Jornalismo de Dados. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Economía de las industrias culturales. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Projetos de produtos audiovisuais interativos baseados em infotretenimento,. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Nova Ecologia dos Meios. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Leitura Dirigida. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Fundamentos e Inovação em Televisão Digital. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Ambientes Midiáticos e Tecnológicos. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Desenvolvimento de Aplicativos Android, Samsung. (Carga horária: 6h).
Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática, SIDI, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de Pesquisa do Nomads.usp. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Curso Prático de Action Script 3.0. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Prototipagem de jogos 3D com engine open-source. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Construindo Layout de Sites com CSS. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Introdução XNA. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Arquitetura da Informação. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Linguagem PHP. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
Realidade Aumentada: Conceitos e Aplicações. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Curso: Bacharelado em Ciência da Computação (UNESP-Bauru). Período: Segundo Semestre letivo de 2016. Disciplina: 49125A REALIDADE AUMENTADA. Atividades: Observação de Aulas (12 horas) Participações em Aulas Teóricas (8 horas) Participações em Aulas Práticas (8 horas) Participações em Aulas Seminários (8 horas) Participações em Atividades Extraclasses (8 horas) Regência de Classe (8 horas) Outras atividades (8 horas) TOTAL DE HORAS = 60

Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tradutor das Versões Impressa e On-Line
Outras informações
Cargo ou função
Tradutor das Versões Impressa e On-Line da Revista Poéticas Visuais.
Edições de Revistas até o momento: 8.

Trata-se de uma revista voltada à publicação da produção de teses e dissertações do programa anterior de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Poéticas Visuais - Área de Concentração Poéticas Visuais - que teve sua reativação para a Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (vide mais detalhes do projeto em Produção Técnica - Trabalhos Técnicos). A linha editorial da revista é direcionada às atividades científicas desenvolvidas pelo programa anterior, e, mais especificamente, àquelas que concentram apenas a área de Poéticas Visuais, e agora, recém-aprovado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação em 4 de novembro de 2010 (Despacho n. 417/10-CCPG/SG). A revista tem na sua constituição quatro editoriais específicas, sendo elas: Doutorado (Tese já defendidas), Mestrados (Dissertações), Resenhas & Debates. A revista já conta com um Conselho Editorial, composto pelo corpo docente especializado em artes da Faac, e um Conselho Consultivo, com nomes de pesquisadores nacional e internacionalmente reconhecidos. Estão envolvidos neste projeto dois discentes bolsistas além dos docentes colaboradores da unidade.
Natureza: Extensão.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Coordenador de Eventos
Outras informações
Coordenador de Eventos junto ao Centro Acadêmico de Computação - CACO, com mandato de 26/09/2011 a 30/08/2012.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Plantonista de Inglês
Outras informações
Plantonista de Inglês, do projeto de extensão universitária "Cursinho Pré-Vestibular Gratuito Primeiro de Maio", apoiado pela Faculdade de Engenharia de Bauru - FEB - da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, no período do 1o semestre de 2010.



Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Revista Poéticas Visuais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Aumentada.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Natural User Interfaces.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de Imagem.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computação Gráfica.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Visão Computacional.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Realidade Virtual.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE GASPARI, TIAGO2014 DE GASPARI, TIAGO ; SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS ; VIELMAS, DANIEL ZUNIGA ; AGUILAR, IVAN ABDO ; MARAR, JOÃO FERNANDO . ARSTUDIO. ARSTUDIO, v. 1, p. 17-25, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
AGUILAR, IVAN ABDO; MOTTA, Everton Simões da ; SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS . Geração de conteúdo midiático para uma plataforma de simulação holográfica: benefícios e desafios. In: Denis Porto Renó; Antonio Francisco Magnoni; Marcos Américo; Fernando Irigaray. (Org.). Ficção e Documentário: Memória e Trandformação Social. 1ed.Rosario: UNR Editora, 2016, v. 1, p. 86-102.

2.
PEDROSO, Rafael Guimarães ; AGUILAR, IVAN ABDO ; SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS . A próxima geração na elaboração de roteiros: uso de estúdios virtuais com Realidade Aumentada. In: GLAUCIA DAVINO; FERNANDA BELLICIERI. (Org.). VI Seminário Histórias de Roteiristas, Entre Encanto e Conhecimento. 1ed.São Paulo: Corpo Texto, 2016, v. 1, p. 77-95.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; AGUILAR, I. A. ; MARAR, J. F. ; SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS . O uso de representações tridimensionais no entendimento de projetos arquitetônicos. In: III Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação, 2016, Marília. Anais do 3o Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação, 2016. v. 2. p. 109-124.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BLAIA JUNIOR, A. C. T. ; VIELMAS, DANIEL ZUNIGA ; ARRUDA, H. F. ; AGUILAR, I. A. ; SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS . Automatic Trimap Generation with Structured Lighting and Chromakey. In: SIBGRAPI 2012 - XXV Conference on Graphics, Patterns and Images, 2012, Ouro Preto. Conference on Graphics, Patterns and Images, 2012. p. 5-6.

Apresentações de Trabalho
1.
FAKHOURY, R. S. ; CAMARGO, M. B. O. ; AGUILAR, I. A. ; MARAR, J. F. ; SEMENTILLE, A. C. . O uso de representações tridimensionais no entendimento de projetos arquitetônicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DE GASPARI, TIAGO ; SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS ; VIELMAS, DANIEL ZUNIGA ; AGUILAR, IVAN ABDO ; MARAR, JOÃO FERNANDO . ARSTUDIO: A Virtual Studio System with Augmented Reality Features. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS ; AGUILAR, IVAN ABDO ; DE GASPARI, TIAGO ; MOTTA, Everton Simões da ; PEDROSO, Rafael Guimarães . Projeto da Unesp inova na gravação com objetos virtuais.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS ; AGUILAR, IVAN ABDO ; DE GASPARI, TIAGO ; MARAR, JOÃO FERNANDO . Como se faz: Realidade animada Uma nova tecnologia que permite a interação entre pessoas reais e objetos virtuais é criada em Bauru.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUILAR, I. A.; SEMENTILLE, A. C. . ARSTUDIO 2.0: um sistema de estúdio virtual. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

2.
AGUILAR, I. A.; SEMENTILLE, A. C. ; DEWES, G. L. S. ; MATHEUS, P. C. O. . ARSTUDIO 2.0: Meu Amigo Zumbi. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

3.
AGUILAR, I. A.; SEMENTILLE, A. C. ; DEWES, G. L. S. ; MATHEUS, P. C. O. . ARSTUDIO 2.0: Meu Amigo Zumbi - Making Of. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

4.
AGUILAR, I. A.; SEMENTILLE, A. C. . ARSTUDIO 2.0: A virtual studio system. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

5.
AGUILAR, I. A.; SEMENTILLE, A. C. . Curso de Unity e Vuforia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
AGUILAR, I. A.; SEMENTILLE, A. C. . Guia de Instalação: Unity3D e Vuforia. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).

7.
AGUILAR, IVAN ABDO. Bastidores - Programa piloto ?Aula de Anatomia? com realidade aumentada com o software ARSTUDIO. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

8.
AGUILAR, IVAN ABDO. Programa piloto 'Aula de Anatomia: esqueleto humano'. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

9.
AGUILAR, IVAN ABDO. Tutorial ARSTUDIO. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).

10.
AGUILAR, IVAN ABDO. Programa piloto 'Aula de Anatomia: esqueleto humano' - Versão II. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Educacional).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula magna - Visualización de la información: de la pantalla en blanco a la creación de nuevas historias. 2016. (Outra).

2.
Colóquio Mídia e Tecnologia - Políticas públicas, diversidade e sociedade do conhecimento: um debate necessário.. 2016. (Outra).

3.
III Congreso Internacional Red INAV / V Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales. 2016. (Congresso).

4.
III Congreso Internacional Red INAV / V Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales. Geração de conteúdo midiático para uma plataforma de simulação holográfica: benefícios e desafios. 2016. (Congresso).

5.
MediaTech - 1o Workshop em Mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas em políticas públicas.Aplicação da Realidade Aumentada na educação, saúde e segurança pública. 2016. (Outra).

6.
MediaTech - 1o Workshop em Mídia e Tecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas em políticas públicas. 2016. (Outra).

7.
Seminário de Dissertação - Pré-banca de qualificação..ARSTUDIO 2.0: um sistema de estúdio virtual para geração de conteúdo midiático baseado no motor de jogos Unity3D. 2016. (Seminário).

8.
Writing Effective Abstracts. 2016. (Outra).

9.
Colóquiio de Mídia e Tecnologia: Educação, comunicação e desenvolvimento internacional.. 2015. (Outra).

10.
Colóquio Lecotec de Pesquisa - A Crítica da Mídia como Disciplina Acadêmica.. 2015. (Outra).

11.
Colóquio Lecotec de Pesquisa - Ley de Medios.. 2015. (Outra).

12.
Seminário Internacional MOBIDATA - O Jornalismo Transmídia com Big Data e Dispositivos Móveis.. 2015. (Seminário).

13.
ACM SIGGRAPH 2014. 2014. (Congresso).

14.
ACM SIGGRAPH 2013. 2013. (Congresso).

15.
ACM SIGGRAPH 2012. 2012. (Congresso).

16.
ROBOCONTROL 2012 - 5th Workshop in Applied Robotics and Automation. 2012. (Congresso).

17.
XIII Jornada de Informática.Quero trabalhar na indústria de entretenimento, e agora?. 2012. (Outra).

18.
13' Interdesigners.Oficina - Game Design. 2011. (Oficina).

19.
13' Interdesigners. 2011. (Outra).

20.
XII Jornada de Informática. 2011. (Outra).

21.
ROBOCONTROL 2010 - 4th Applied Robotics and Collaborative Systems Engineering. 2010. (Congresso).

22.
XI JORNADA DE INFORMÁTICA. 2010. (Outra).

23.
DINCON'09, 8th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications. 2009. (Congresso).

24.
X Jornada De Informática. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGUILAR, IVAN ABDO. MediaTech - 1o Workshop em Mídia e TecnologiaTecnologia: neurociência, cognição, design & emoção aplicadas em políticas públicas. 2016. (Outro).

2.
AGUILAR, I. A.. Campus Party Brasil 2014. 2014. (Outro).

3.
AGUILAR, I. A.. Campus Party Brasil 2013. 2013. (Outro).

4.
AGUILAR, I. A.. ACM SIGGRAPH 2013. 2013. (Congresso).

5.
AGUILAR, I. A.. XIII JORNADA DE INFORMÁTICA. 2012. (Outro).

6.
AGUILAR, I. A.. Campus Party Brasil 2012. 2012. (Outro).

7.
AGUILAR, I. A.. ACM SIGGRAPH 2012. 2012. (Congresso).

8.
AGUILAR, I. A.. XII JORNADA DE INFORMÁTICA. 2011. (Outro).

9.
AGUILAR, I. A.. Campus Party Brasil 2011. 2011. (Outro).

10.
AGUILAR, I. A.. XI JORNADA DE INFORMÁTICA. 2010. (Outro).

11.
AGUILAR, I. A.. DINCON'09, 8th Brazilian Conference on Dynamics, Control and Applications. 2009. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SEMENTILLE, ANTONIO CARLOS ; AGUILAR, IVAN ABDO ; DE GASPARI, TIAGO ; MARAR, JOÃO FERNANDO . Como se faz: Realidade animada Uma nova tecnologia que permite a interação entre pessoas reais e objetos virtuais é criada em Bauru.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:12:44