Bosco Silveira Brito

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  • Última atualização do currículo em 16/01/2018


Possui graduação em Matemática, pela Universidade do Estado do Pará, e Graduação em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Pará. Especialização em Fundamentos de Matemática Elementar e Mestrado em Matemática, ambos pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castanhal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bosco Silveira Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, B. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Matematica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Ensino de probabilidade: proposta de ensino através de experimentação,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Irene Castro Pereira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino; Metodologia; Probabilidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Fundamentos de matemática elementar. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA BUSCA DO USO DA HISTORICIDADE ATRAVÉS DA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: MARCUS PINTO DA COSTA ROCHA.
2007 - 2015
Graduação em Engenharia elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: APLICAÇÃO DOS TESTES DO NIST NA FUNÇÃO PWNLC PARA AVALIAR A ROBUSTEZ DE ALEATORIEDADE.
Orientador: RAIMUNDO JOSÉ S. MOTA.
1998 - 2001
Graduação em licenciatura plena em matemática.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1994 - 1996
Curso técnico/profissionalizante.
E.E Cordeiro de Farias, E.E.E.F.M.C.F, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM, Brasil.
2011 - 2011
Autocad Civil 3D 2011 - Fundamentos. (Carga horária: 20h).
INTRANORTH - Belém, ATC, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Tutores em Educação à Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2011 - 2011
Autocad Map 3D 2011 - fundamentos. (Carga horária: 20h).
INTRANORTH - Belém, ATC, Brasil.
2011 - 2011
Autocad 2D 2011 - Fundamentos. (Carga horária: 20h).
INTRANORTH - Belém, ATC, Brasil.
2010 - 2010
APERF. PARA PROF. DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2010 - 2010
2ª FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. (Carga horária: 24h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
1994 - 1996
Técnico em Processamento de Dados. (Carga horária: 3000h).
E.E Cordeiro de Farias, E.E.E.F.M.C.F, Brasil.


Atuação Profissional



CENTRO DE ENSINO EMPREENDEDOR DO PARÁ, CEEP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 6


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.


SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO - PA, SEDUC-PA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor AD-04, Carga horária: 25
Outras informações
Pedi exoneração do cargo, devido ter sido aprovado em concurso público da IFPa


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Castan, IFPA - CASTANHAL, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação na Comissão de Elaboração do PPC do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Modalidade ABI

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 1761/2017/GAB - Chefia do Setor de Pós-Graduação do Campus Castanhal

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria nº 585 - IFPA - Campus Castanhal - Participação na Composição do Colegiado do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria nº 559 - IFPA - Campus Castanhal - Participação na COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE - DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria nº 237 - IFPA - Campus Castanhal - Membro Suplente da Comissão Interna Responsável pela Elaboração do Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Exercício 2015 do IFPA Campus Castanhal



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Implantação da Unidade Experimental de Meliponicultura (UEM) no IFPA Campus Castanhal - Pará
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Bosco Silveira Brito - Coordenador.
2013 - 2013
Análise de componentes principal à avaliação da logistica reversa das embalagens dos agrotóxicos utilizadas na atividade agrícola de hortaliças na comunidade da Areia Branca (PA)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Bosco Silveira Brito - Coordenador / Félix Lélis da Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2017 - Atual
Sistema de Sinalização Marítima Eólica de Baixo Custo
Descrição: Os ribeirinhos que moram nas ilhas da Região de Abaetetuba-PA, vivem de maneira ?totalmente? diferente das regiões urbanas e, uma das principais características, é a forma como se locomovem. Diferentemente da maioria dos sujeitos que vivem em regiões urbanas, e que usam os meios de transportes terrestres para locomoção, eles usam, de modo substancial, os meios de transporte fluvial, no caso desses sujeitos, os rios são equivalentes às ruas, travessas e os becos das cidades. No período matutino, vespertino ou noturno, o principal meio de transporte é a rabeta, que corresponde a uma canoa motorizada e q é utilizada para todos os tipos de viagens no rio. Essas viagens no período da manhã e da tarde acontecem de modo constante e de maneira tranquila, porém no período noturno devido a falta de um sistema de sinalização por conta do mesmo ser caro e da pouquíssima visibilidade, acontecem muitos acidentes entre embarcações e, a maioria desses eventos, chegam até mesmo a ser fatais. Nessa conjuntura, foi concebido o Protótipo de um Sistema de Sinalização Marítima Eólico de Baixo Custo (SIMEBAC) com a proposta de ser uma tecnologia acessível para a sinalização de pequenas embarcações de ribeirinhos em tráfego fluvial no período noturno. O Protótipo: Sistema de Sinalização Marítima Eólica de Baixo Custo (SIMEBAC) utiliza na sua grande maioria, componentes reciclados para a sua formação, assim essa tecnologia é constituída pelos seguintes materiais: 1 hélice de ventilador, 3 LED?s, 1 motor de impressora, 1 bateria de celular Samsung, 1 carregado veicular, 3 metro de fio elétrico de 2/5 Mn, 2 eixo de bicicleta, 2 grampo de rede de pig-pong, 3 M tubos PVC, 4 joelho, 3 T?s e 3 Capas para cano de 25 Mn. O projeto tem por base de funcionamento a utilização da energia eólica (transformação da energia do vento em energia útil), gerada por meio de uma hélice de ventilador comum de 30 cm que ativa o motor de impressora, gerando energia para alimentar os três LED?s de 3 volts cada. O corpo do protótipo é de tubo PVC, com 2 eixos de bicicleta soldados em forma de ?L?, colocados internamente no tubo. A energia gerada para alimentar o Protótipo de Sistema de Sinalização Marítima Eólica de Baixo Custo (SIMEBAC) só existe enquanto a pequena embarcação estiver em movimento, caso ocorra alguma situação eventual e seja preciso fazer uma pausa, o sistema deixara de gerar sinalização. Para isso foi instalado no protótipo um circuito para armazenar a energia eólica (bateria) e reativar os LED?s do sistema caso tenha necessidade, para tal, o usuário precisara pressionar um interruptor que acionará a bateria e o sistema acenderá os LED?s, reestabelecendo a sinalização da embarcação..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (1) .
Integrantes: Bosco Silveira Brito - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, B. S.; SILVA, F.L. ; LEITE, T.S. ; MONTAO, D.P. ; REIS, A. A. ; FERREIRA, C. P. . MELIPONICULTURA: TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA SOCIAL NA AMAZÔNIA PARAENSE E A CAPACITAÇÃO DOS ENVOLVIDOS. In: 20º CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA EXPOAPI FEIRA DE NEGÓCIOS 2014, 2014, Belém. SUSTENTABLIDADE, TECNOLOGIA E MERCADOS, 2014. v. 1. p. 235-235.

2.
BRITO, B. S.; SILVA, F.L. ; LEITE, T.S. ; MONTAO, D.P. . RELAÇÃO HARMÔNICA E DESARMÔNICA ENTRE ABELHAS INDÍGENAS E OUTROS INSETOS. In: 20º CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA 6º CONGRESSO BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA EXPOAPI FEIRA DE NEGÓCIOS 2014, 2014, Belém. SUSTENTABLIDADE, TECNOLOGIA E MERCADOS, 2014. v. 1. p. 72-72.

3.
SILVA, L. R. P. ; REIS, J. R. X. ; SILVA, J. R. ; SILVA, F.L. ; SOUZA, M. P. ; BRITO, B. S. . USO DE AGROTÓXICOS NA PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS NA COMUNIDADE DE AREIA BRANCA ? SANTA IZABEL DO PARÁ, AMAZÔNIA BRASIL.. In: VIII CONNEPI - Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador. Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento do Brasil, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. R. ; BRITO, B. S. ; SERRÃO, M. M. . UM MODELO PARA SOLUÇÃO DOS TRIÂNGULOS OBLÍQUOS OU QUAISQUER DA TRIGONOMETRIA ESFÉRICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRITO, B. S.; Costa, E. M. S . Comportamento do Usuário de Serviços Educacionais do Município de Castanhal-Pa.. 2012.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRITO, B. S.. Participação em banca de Sara Pererira Gama Campos e Raimundo Mizael Gonçalves da Luz. Saberes Matemáticos na Experiência de Jovens Camponeses: O Caso da Comunidade de Acarajó - Bragança - Pará. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Projovem Campo - Saberes da Terra da Amazônia Paraense) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, F.L.; BRITO, B. S.; SILVA, E. R.. Participação em banca de JUANILDA PEREIRA PANTOJA.DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS FUNDAMENTAIS NAS ESCOLAS DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO NO 6º ANO DA ESCOLA MARECHAL DEODORO DA FONSECA, RIO CAMAPARÍ - PORTEL - PARÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

2.
Souza, Antônio Ribeiro de; Almeida, Jean Gonçalves de; BRITO, B. S.. Participação em banca de Antônio Cícero Ribeiro de Souza & Jean Gonçalves de Almeida.Comparação de alguns indicadores educacionais de Escola E.E.E.F.M Presidente Kenned nos anos de 2004 e 2007. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura plena em matemática) - Universidade do Estado do Pará.

3.
Santos, Alessandra do Socorro do Nascimento; Pinheiro, Elízia Cardoso; BRITO, B. S.. Participação em banca de Alessandra do S. Nascimento Santos & Elízia Cardoso Pinheiro.Aplicação de integral definida. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura plena em matemática) - Universidade do Estado do Pará.

4.
Castro, Augusto Pitauan de; Costa, Ednéia Castro; BRITO, B. S.. Participação em banca de Augusto Pitauan de castro & Ednéia Castro Costa.Cônicas: "Um estudo analítico de elípse e parábola". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura plena em matemática) - Universidade do Estado do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRITO, B. S.. Processo Seletivo para Professor Substituto da Disciplina Física. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Nascimento, S. S. ; BRITO, B. S. ; SOUZA, E. N. B. . Comissão Organizadora para Executar Atividades do IV Jogos Internos. 2016. .

2.
BRITO, B. S.; SILVA, F.L. . Processo Seletivo para Professor Substituto da Disciplina Física. 2015. (Concurso).

3.
Nascimento, S. S. ; BRITO, B. S. ; SOUZA, E. N. B. . COMISSÃO ORGANIZADORA DO III JOGOS INTERNOS ESTUDANTIS IFPA CAMPUS CASTANHAL. 2014. .

4.
BRITO, B. S.. Elaboração de Questões no 1º Processo Seletivo Técnico 2013 do IFPA - Campus Castanhal. 2013. (Concurso).

5.
BRITO, B. S.. Elaboração das Questões da prova de processo seletivo. 2012. (Concurso).

6.
BRITO, B. S.. Cordenação de Pólo Processo Seletivo Técnico do IFPA - Campus Castanhal. 2012. (Concurso).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


Participação na V SICTI na condição de avaliador de trabalhos apresentados (2016)



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