Maíra Gonçalves Lacerda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9367627094141348
  • Última atualização do currículo em 18/10/2018


Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa pela CAPES (2018). Mestre em Design pela mesma instituição, com bolsa pelo CNPq (2013). Professora colaboradora do Curso de Especialização em Literatura Infantojuvenil da Universidade Federal Fluminense. Professora substituta do Curso de Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (2017-2018). Formadora no projeto Leitores sem Fronteiras, realização Centhral do Brasil e Instituto Corresponsabilidade pela Educação - ICE, que acompanha alunos de cerca de 200 escolas públicas do Ensino Médio no Brasil por sistema EAD. Formadora no Curso Leitura, literatura e formação de leitores, promovido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil ? FNLIJ e pela SME ? Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Formadora do curso de Promotor de Leitura ? Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso, realizado pelo Instituto ECOFUTURO e pela FNLIJ. Possui graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Pesquisadora do Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos (LINC Design), da PUC-Rio. Participa do Grupo de estudos Design na leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (DeSSIn) da PUC-Rio, onde supervisiona o eixo temático Design da informação: sistemas e objetos de informação e comunicação com foco no design editorial, e do Grupo de estudos Leitura, Literatura e Saúde: Inquietações no Campo da Produção do Conhecimento da UFF, ambos certificados pelo CNPq. Sócia-diretora do Estúdio Versalete (2013-2015), exerceu as funções de diretora de arte e designer gráfica e teve projeto selecionado para a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, na categoria Projeto Gráfico de Livro (Ter ou não ter). Recebeu o 4º Prêmio Mostra PUC-Rio/ Petrobras, na categoria de Teologia e Ciências Humanas com o projeto Animação Especial (2007), além de certificados de mérito acadêmico pela PUC-Rio (2006). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, design da informação, design editorial, design de livros, ilustração, webdesign e animação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maíra Gonçalves Lacerda
Nome em citações bibliográficas
LACERDA, Maíra Gonçalves;LACERDA, Maíra


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Jackeline Lima Farbiarz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura; Design da Informação; Design na Leitura; Literatura para crianças e jovens; Formação visual; Políticas públicas de fomento à leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2013
Mestrado em Design.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Design na Leitura: uma possibilidade de mediação entre o jovem e a leitura literária,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jackeline Lima Farbiarz.
Coorientador: Izabel Maria de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cultura; Design da Informação; Design na Leitura; Literatura para crianças e jovens; Design de livros; Políticas públicas de fomento à leitura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2003 - 2008
Graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Alguém que está me ouvindo - Diálogos de Maíra Lacerda com Drummond e outros tantos.
Orientador: Nilton Gonçalves Gamba Jr..




Formação Complementar


2011 - 2011
O mercado de livros infantis. (Carga horária: 16h).
Estação das Letras, -, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Cenografia de Exposição. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2008 - 2008
Adobe Dreamweaver. (Carga horária: 24h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.
2007 - 2007
Tipocracia: Curso Introdutório de Tipografia. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
Animatinta ? Oficina de Pintura em Vidro.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Professora colaboradora do Curso de Especialização em Literatura Infantojuvenil, vinculado ao Instituto de Letras e à Coordenação Geral dos Cursos de Pós-graduação lato sensu em Letras da Universidade Federal Fluminense ? UFF. Desenvolvimento de projeto de ensino baseado na compreensão do processo de formação de leitores a partir da colaboração propiciada pela perspectiva do design gráfico.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisadora do LeLis ? Grupo de pesquisa Leitura, Literatura e Saúde: inquietações no campo da produção do conhecimento, coordenado pela prof. dra. Nilma Gonçalves Lacerda, vinculado à Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora substituta do Curso de Graduação em Comunicação Social, vinculado ao Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense ? UFF.

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Sociais Aplicados, Faculdade de Educação.

03/2015 - Atual
Ensino, Literatura Infatojuvenil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
A leitura e a formação do leitor
Literatura Infantojuvenil em Língua Portuguesa - Módulo III
Produção Cultural para Crianças e Adolescentes
10/2017 - 02/2018
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Institucional
Atividade de Extensão II
09/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Programa de Alfabetização e Leitura ? PROALE.

Atividade de extensão realizada
Professora no curso de formação continuada Leitura Literária na Escola..

Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, ICE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Formadora, Enquadramento Funcional: Leitora-Formadora
Outras informações
Atuação como leitora-formadora em projeto inédito, com foco no jovem protagonista da Escola da Escolha - ICE. A partir de experiências de leituras significativas, com especial enfoque à literária, realizadas e partilhadas por jovens, com jovens, entre jovens e para jovens, objetiva-se contribuir com a constituição de uma jornada leitora.

Atividades

05/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso Leitores sem Fronteiras

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora do LINC Design, Carga horária: 10
Outras informações
Supervisora do eixo Design da informação: sistemas e objetos de informação e comunicação com foco no design editorial do LINC Design ? Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisadora do DeSSIn ? Grupo de estudos Design na leitura de Sujeitos e Suportes em Interação, coordenado pela prof. dra. Jackeline Lima Farbiarz e pelo prof. dr. Alexandre Farbiarz, vinculado ao laboratório LINC Design ? Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna do curso de Doutorado em Design com bolsa pela CAPES ? Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio de docência realizado nas disciplinas Teoria do Design, Anteprojeto de Comunicação Visual e Projeto Final de Comunicação Visual, do curso de graduação em Design, com a professora Izabel Maria de Oliveira.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna do curso de Mestrado em Design com bolsa pelo CNPq ? Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio de docência realizado na disciplina Projeto 6 de Comunicação Visual, do curso de graduação em Design, com a professora Izabel Maria de Oliveira.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina de Ergonomia com a professora Claudia Renata Mont'alvão Bastos Rodrigues. Bolsista de Complementação Educacional.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora da disciplina de Desenho Técnico com o professor Leonidas Augusto Correia de Morais. Bolsista de Complementação Educacional.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora da disciplina de Desenho Geométrico I com o professor Leonidas Augusto Correia de Morais. Bolsista de Complementação Educacional.

Atividades

03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Design, LINC Design ? Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos.

Cargo ou função
Supervisora do eixo Design da informação: sistemas e objetos de informação e comunicação com foco no design editorial.
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Artes e Design, LINC Design ? Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos.

2015 - 2015
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de docência realizado na disciplina Anteprojeto de Comunicação Visual, com a professora Izabel Maria de Oliveira.
Estágio de docência realizado na disciplina Projeto Final de Comunicação Visual, com a professora Izabel Maria de Oliveira.
Estágio de docência realizado na disciplina Teoria do Design, com a professora Izabel Maria de Oliveira.
2012 - 2012
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de docência realizado na disciplina Projeto 6 de Comunicação Visual, com a professora Izabel Maria de Oliveira.

Revista Digital Emília ? Leitura e literatura para crianças e jovens, REVISTA EMÍLIA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colaborador Permanente, Enquadramento Funcional: Colaborador Permanente

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Colunista, Enquadramento Funcional: Colunista
Outras informações
Produção de artigos críticos e resenhas sobre literatura para crianças e jovens, na perspectiva do design gráfico.


Estúdio Versalete, EV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Sócia-diretora, Enquadramento Funcional: Diretora de arte

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Sócia-diretora, Enquadramento Funcional: Designer gráfica

Atividades

08/2013 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Estúdio Versalete, .

Serviço realizado
Projeto gráfico e diagramação de livros de literatura para crianças e jovens para diversas editoras..
08/2013 - 02/2015
Serviços técnicos especializados , Estúdio Versalete, .

Serviço realizado
Projeto gráfico de cartazes, catálogos, periódico e demais materiais impressos da FNLIJ ? Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil..
01/2014 - 08/2014
Serviços técnicos especializados , Estúdio Versalete, .

Serviço realizado
Projeto gráfico de cartazes, banners, convites, crachás, camisetas e demais materiais impressos para o evento 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens..
01/2014 - 08/2014
Serviços técnicos especializados , Estúdio Versalete, .

Serviço realizado
Projeto gráfico de exposições para o 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens..

Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - 5ª Região, CRP-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico - Programador Visual, Carga horária: 40
Outras informações
Aprovada em concurso público para a função de Assistente Técnico da Comissão de Comunicação Social na área de Programação Visual.

Atividades

02/2009 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - 5ª Região, .

Serviço realizado
Projeto gráfico de cartazes, fôlderes e demais materiais promocionais de atividades realizadas pelo CRP-RJ.
02/2009 - 04/2010
Serviços técnicos especializados , Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - 5ª Região, .

Serviço realizado
Projeto gráfico de material e papelaria institucional do CRP-RJ.
02/2009 - 02/2010
Serviços técnicos especializados , Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - 5ª Região, .

Serviço realizado
Projeto de pesquisa, organização e gerência de conteúdo referente à atuação do CRP-RJ, organizado em website de acordo com as normas da W3C - World Wide Web Consortium - de usabilidade e acessibilidade, utilizando as linguagens HTML e CSS..
07/2009 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro - 5ª Região, .

Serviço realizado
Projeto gráfico e diagramação do livro Experiências em Psicologia e Políticas Públicas - Caderno do I Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira, editado pelo CRP-RJ.

Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio, NADA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de audiovisuais e animações em parceria com a PUC-Rio, Anima Mundi e Petrobras, entre outros.

Atividades

08/2007 - 05/2009
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio, .

Serviço realizado
Responsável pelo projeto ganhador do prêmio Mostra PUC-Rio Petrobras, para o desenvolvimento de plataforma de ensino a distância que oferece metodologia de oficinas de animação para escolas inclusivas, em parceria com a IBM e o Anima Mundi..
08/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio, .

Serviço realizado
Criação de intervenções multimídias com animações realizadas durante a peça teatral Êta seu bonequeiro, de Gamba Jr., ganhadora do prêmio Myriam Muniz.
04/2007 - 12/2007
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de oficinas de animação a partir da parceria entre o NADA ? Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio ? e o Instituto Helena Antipoff ? Centro de Referência em Educação Especial do Estado do Rio de Janeiro.
03/2007 - 03/2007
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio, .

Serviço realizado
Produção artística da vinheta de animação Sub-Borbolumes, de Marcos Magalhães para a rede Cinema Estação..
10/2006 - 10/2006
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Arte Digital e Animação PUC-Rio, .

Serviço realizado
Documentação do evento Tangolomango ? Festival da Diversidade Cultural 2006: gravação, edição e produção de DVD.

Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro, CVI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitora do Estudo de Caso: Design Universal em museus, realizado no Museu de Astronomia, durante a conferência internacional D21 Designing for the 21st Century III - Projetando para o Século XXI.



Linhas de pesquisa


1.
Design: Comunicação Cultura e Artes (Design na Leitura: sujeitos e suportes em interação)

Objetivo: Estudar a ação do campo do Design na Leitura dos sujeitos e suportes em interação, entendendo o Design como coparticipante\mediador das produções de sentidos efetivadas pelos sujeitos - interatores (autores-leitores\produtores-usuários) no ato de leitura-interação de\com os objetos, sistemas e serviços de comunicação/ informação inscritos na contemporaneidade. Verificar as formas e os métodos de desenvolvimento de interações nos contextos onde se instauram e propor práticas, produtos, sistemas e serviços. Tem-se como referência fundamentos do Design que comportem suas ações artísticas e tecnológicas (produtivas), mas principalmente sua ação como campo com vocação para a interdisciplinaridade. Por este viés, pensa-se o Design como gestor/coordenador de diferentes disciplinas, setores e modos comunicacionais vigentes em uma sociedade em constante transformação cultural, em virtude das constantes transformações tecnológicas. Tem-se como referência também as abordagens teórico-práticas sustentadas em Estudos da cultura e da Linguagem..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Cultura; Design da Informação; Design na Leitura; Design editorial; Formação visual; Estudos da linguagem.
2.
Literatura para crianças e jovens: interfaces contemporâneas

Objetivo: Discussão conceitual sobre a literatura que crianças e jovens também podem ler, na consideração da experiência ética e estética presente na produção dirigida a este público ou por ele apropriada. Com os referenciais da carta de Ottawa, história cultural, teoria da literatura, design de livros e ilustração, explorar relações possíveis entre literatura e saúde, visando a desfazer as perspectivas pedagógicas que ainda acompanham essa experiência no campo escolar..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Atividades de atenção à saúde humana.
Palavras-chave: Literatura para crianças e jovens; Design na Leitura; História Cultural; Estética; Ética.
3.
Palavra escrita, imagem: insurgências do século XXI

Objetivo: Investigações sobre relações entre palavra escrita e imagem, na perspectiva de expressão e criação, em projetos autônomos e pontuais ou coletivos e prolongados, atendendo à comunicação entre indivíduos anônimos ou entre autor e fruidor de obra de arte. O encontro de subjetividades em superfícies convencionais de escrita, desenho ou pintura ou em espaços proporcionados pelas demandas e insurgências do século XXI..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Palavras-chave: Escrita; Imagem; Design na Leitura; Ilustração; Gêneros Híbridos; Cultura.
4.
Leitura, práticas de leituras e formação de leitores

Objetivo: Conhecer e descrever práticas de leitura e formação de leitores; como o Letramento Literário se expressa na escola através dos autores, gêneros e títulos acionados pelos professores na formação de leitores; conhecer concepções sobre os leitores literários em formação, bem como a materialidade discursiva das obras e, sobretudo, as suas possibilidades artísticas, literárias e os vínculos estabelecidos com as temáticas relacionadas à diferença, à diversidade e às relações etnicorraciais. Ligado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em Países de Língua Portuguesa - NEPEHLA..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Letramento literário; Práticas sociais de leitura; Leitura; Formação do leitor; Design na Leitura; Formação visual.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Livros e Literaturas de Língua Portuguesa: infância e heranças. Aproximações oportunas entre fazeres do campo
Descrição: Parte da Pesquisa em Rede CNPq ? Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa ?, uma atividade do NEPEHLA/CNPq - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Leitura e Saúde: Inquietações no campo da produção do conhecimento
Descrição: Ao considerar saúde como estado de bem-estar global, a Carta de Ottawa, redigida por ocasião da 8ª Conferência Mundial de Saúde (1986), abre perspectivas à geração de um pensamento arriscado, que evidencia saúde como construção inerente à subjetividade e, ao mesmo tempo, parte de um projeto social. Revisam-se conceitos, e entra em pauta a discussão sobre qualidade de vida, mais do que o combate à enfermidade. Nesse diapasão, projetam-se diálogos arrojados, dentre os quais aqueles travados entre arte e saúde, especialmente os concernentes à leitura literária e saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Livros, materiais, recursos e novas tecnologias em contextos de ensino aprendizagem
Descrição: Contribuições do Design para a concepção e produção de livros, materiais e recursos didáticos e de literatura, de TDICs, de AVEA e de redes sociais (entendidos como objetos/sistemas),em parceria com agentes culturais, formadores e produtivos vinculados a contextos de ensino-aprendizagem. Reflexões sobre a inserção desses objetos/sistemas nas políticas públicas governamentais como o PNLD e o PNBE e no mercado editorial na perspectiva do Design..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Design e Educação: Formação em Design (políticas públicas, currículo, metodologias e práticas) e ações interdisciplinares na Educação Básica e Superior
Descrição: Entendido como um dos mediadores da construção social, o Design demanda reflexão e revisão constante acerca da constituição de sua(s) identidade(s) tendo em vista tanto a necessidade de atualização de suas competências, habilidades e potências, em atenção às demandas do mundo contemporâneo, quanto à sua responsabilidade na produção e inserção de objetos, sistemas e serviços que participam da constituição de práticas de ensino-aprendizagem vinculadas à Educação Básica e Superior. Nesse sentido, este projeto subdivide-se em duas instâncias: (a) formação em Design (políticas públicas em Design, currículo, competências e habilidades) e (b) ações interdisciplinares (participação do Design na Educação Básica e Superior). As pesquisas que compõem este projeto visam tanto a revisão constante da formação em Design quanto a análise e proposição de objetos, serviços e sistemas pelos designers para a Educação Básica e Superior nos seus diferentes segmentos. Especificamente no que tange ao segmento interdisciplinaridade, o projeto intenta pensar e participar da proposição de políticas, espaços, projetos pedagógicos interdisciplinares e inclusivos com foco nas questões de linguagem, interação e construção de sentidos que os compõem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Design e Educação: Memórias do Departamento de Artes & Design nos âmbitos do Design em Parceria e da Pesquisa Experimental
Descrição: Resgate da História do Design em Parceria na PUC-Rio; Levantamento de documentação sobre o Design em Parceria e sobre as Técnicas Convivenciais com ênfase nos estudos sobre as escolhas acerca da linguagem; Levantamento da produção; Entrevistas com parceiros; Entrevistas com corpo docente e discente do Departamento de Artes & Design..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
Edição de livro Nós do Ensino ? Perspectivas interdisciplinares de leituras do Design
Descrição: Edição de livro. Os textos são de autoria de profissionais que investiram na pós-graduação strictu sensu nas esferas da Educação, da Linguagem e/ou do Design; de profissionais de ensino com experiência nos diferentes segmentos, desde a Educação Básica até o Ensino Superior; e de profissionais que participam do desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Entendemos que a presente coletânea pode contribuir para a inter-relação linguagem-vida social e propiciar um pensar sobre uma escola que contemple sujeitos e suportes em interação com as demandas contemporâneas. Assim, a despeito da certeza de que nossas práticas profissionais integram um ?nós?, pronome pessoal (muitas das vezes assombrado pelas constantes e voláteis transformações pelas quais a sociedade vem passando que reverberam no contexto de ensino-aprendizagem) e de vivenciarmos um ?nós?, substantivo (que, frequentemente, amarram, emperram nossas ações ou, ao contrário, concretizam ligações), certo é ser nossa intenção dividir nosso desejo de que ensino e pesquisa aliem-se no sentido de propiciar interações com qualidade de vida nos plurais espaços de ensino-aprendizagem distribuídos por nosso país. Questões norteadoras: + Como incluir as inovações no ambiente de sala de aula? + Qual a arquitetura de uma sala de aula inscrita na contemporaneidade? + Como escolher e mediar o livro didático considerando um aluno inserido em um universo pautado por gêneros virtuais? + Como se relacionar com as ilustrações em materiais didáticos? + Quais os papéis das instituições, de professores e alunos nas práticas de ensino-aprendizagem que apresentam Tecnologias de informação e comunicação (TICs) como recurso? + A quem cabe o domínio das TICs? Quais as diferenças entre ser alfabetizado e ser letrado em TICs? Como pensar competências e habilidades respeitando o potencial imagético dos alunos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Design da informação: sistemas e objetos de informação e comunicação com foco no design editorial
Descrição: Estudos sobre os modos comunicacionais, ou seja, sobre as formas de representação (escrita, fala, gesto, imagem...) que integram objetos de uso e sistemas de informação para produzirem significados, a partir dos contextos situacional e cultural que ocupam nas situações de interação, são de especial relevância para a formação de um leitor com as competências e habilidades requeridas na sociedade contemporânea. Entende-se que a convergência de modos comunicacionais, ou a multimodalidade, é uma realidade, potencializada na contemporaneidade, que se sustenta na esfera do multiletramento. Este projeto tem em vista refletir sobre a atuação dos designers enquanto agentes mediadores de leitura, responsáveis pela materialização de sistemas e objetos de informação e comunicação e participantes da produção de sentidos decorrente dos atos de leitura que integram a constituição social. As pesquisas que compõem este projeto investigam os lugares ocupados pelos designers prioritariamente no mercado editorial e a constituição das representações verbo-visual-espacial nos sistemas e objetos dos quais participam da produção. As pesquisas propõem também produtos, sistemas, metodologias e práticas de análise e uso, com foco no conceito de Design na Leitura, ou seja, de um Design consciente de seu papel mediador e corresponsável pelo fomento à leitura nas esferas da linguagem, interação e construção de sentidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design e Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design da Informação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Editorial.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Ilustração.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Premio a la Ilustación Latinoamericana XI Edición: "Energia Latina" ? Chiaroscuro: Trabalho Selecionado, XII Encuentro Latinoamericano de Diseño: Universidad de Palermo.
2015
11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico ? Projeto Selecionado na Categoria Projeto Gráfico de Livro (Ter ou não ter), ADG Brasil ? Associação dos Designers Gráficos.
2015
2º lugar no concurso para Professor Substituto do Departamento de Comunicação Social, na área de Comunicação Visual, Universidade Federal Fluminense.
2009
2º lugar no concurso para Analista Executivo, na área de Programação Visual, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO.
2008
1º lugar no concurso para Assistente técnica da Comissão de Comunicação Social, na área de Programação Visual, Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro ? CRP-RJ.
2007
4º Prêmio Mostra PUC-Rio/ Petrobras - 1º lugar na categoria de Teologia e Ciências Humanas com o projeto Animação Especial, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2006
Certificado de Mérito Acadêmico 2006.1, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
2006
Certificado de Mérito Acadêmico 2006.2, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LACERDA, Maíra Gonçalves2016LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Design in Reading: The Possibility of Mediation between the Young Reader and Literary Reading. The International Journal of Visual Design, v. 10, p. 29-44, 2016.

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves2016 LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Uma proposta de design na leitura: reflexões sobre sujeitos, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor. Infodesign (SBDI. Online), v. 13, p. 277-290, 2016.

3.
LACERDA, Maíra Gonçalves2014LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Por uma política de design na leitura ? aproximando jovens e literatura. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. VIII, p. 2175-2178, 2014.

4.
LACERDA, Maíra Gonçalves2012 LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Diálogo de Subjetividades no Objeto-livro. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 1328-1337, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Formação visual na adolescência: constatando carências na perspectiva do Design. In: Jackeline Lima Farbiarz; Alexandre Farbiarz. (Org.). Nós do ensino: perspectivas interdisciplinares de leituras do Design. 1ed.Rio de Janeiro: 2AB; FAPERJ, 2013, v. , p. 102-115.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Dois meninos em dois tempos - O mesmo original em dois livros. Revista Emília ? Leitura e livros para crianças e jovens, 15 dez. 2013.

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Integração entre texto e imagem: Interdisciplinaridade na construção de páginas açucaradas. Revista Emília ? Leitura e livros para crianças e jovens, 06 ago. 2012.

3.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Forma e sonho: Novas leituras propiciadas pelo projeto gráfico. Revista Emília ? Leitura e livros para crianças e jovens, 04 jun. 2012.

4.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Sinais de um livro: Projeto gráfico e leitura. Revista Emília ? Leitura e livros para crianças e jovens, 06 fev. 2012.

5.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Diálogo de subjetividades no design de livros: Apresentações estéticas versus formas de leitura. Revista Emília ? Leitura e literatura para crianças e jovens, 03 out. 2011.

6.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Design de Livros: Mediação entre o jovem e a leitura literária. Revista Emília ? Leitura e literatura para crianças e jovens, 05 set. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro. In: V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2016, Recife. Anais do V SILID & IV SIMAR. v. 2. p. 11-25.

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Forma e materialidade na formação visual do leitor: uma avaliação empírica. In: Congreso Internacional Lectura 2015 ? Para leer el XXI, 2015, Havana. Memorias Congreso Lectura 2015 ? Para leer el XXI. Havana, 2015.

3.
LACERDA, Maíra; FARBIARZ, Jackeline Lima . A mediação do Design: materialidade do objeto-livro e produção de sentidos. In: XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-Americano: Mediações de Leitura Literária, 2015, Belo Horizonte. Anais do XI Jogo do Livro e I Seminário Latino-Americano: Mediações de Leitura Literária. Belo Horizonte: GPELL/ CEALE/ FAE/UFMG, 2015. v. 2. p. 568-591.

4.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Enhancing the participation of Design in reading incentive plans. In: 6th Information Design International Conference, 2014, Pernambuco. Proceedings of the 6th Information Design International Conference. p. 584-588.

5.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Possíveis lugares do Design na mediação entre o jovem e a leitura literária: categorias e análise. In: Congreso Internacional Lectura 2013 ? Para leer el XXI, 2013, La Habana - Cuba. Memorias - Congreso Internacional Lectura 2013 - Para leer el XXI. La Habana - Cuba, 2013.

6.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Design na Leitura: uma proposta interdisciplinar de mediação do ato de ler. In: 10º P&D Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012, São Luís- MA. Anais 10º P&D Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2012.

7.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Os Espaços do Lúdico para Leituras do Eu: um Projeto de Design Universal. In: Congreso Internacional Lectura 2005 ? Para leer el XXI, 2005, Havana. Memorias Congreso Lectura 2005 ? Para leer el XXI, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . A mediação do Design nos livros destinados à Educação Infantil. In: XII Encuentro Latioamericano ? Diseño en Palermo, 2017, Buenos Aires ? Argentina. 2017 Diseño en Palermo: Encuentro Latinoamericano XII Edición. Buenos Aires, 2017. p. 17-17.

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Design e Letras: uma proposta interdisciplinar para a formação visual. In: VIII Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño 2017, 2017, Buenos Aires ? Argentina. VIII Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño 2017: Agenda de Comisiones. Buenos Aires, 2017. p. 32-32.

3.
MATTEONI, Romulo Miyazawa ; LACERDA, Maíra Gonçalves . PNLD e PNBE: diálogos críticos entre diretrizes e livros produzidos.. In: V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2015, Rio de Janeiro. Programa e Caderno de Resumos do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2015. p. 66-66.

4.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Por uma política de Design na Leitura ? aproximando jovens e literatura. In: 19o COLE ? Congresso de Leitura do Brasil: Leituras sem Margens, 2014, Campinas/SP. Caderno de Atividades e Resumos 19o Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP: FE/Unicamp; ALB, 2014. v. 19. p. 114-114.

5.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro. In: IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/ III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/ III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2013. p. 73-73.

6.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Diálogo de Subjetividades no Objeto-livro. In: 18º COLE ? Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas - SP. Anais do 18º COLE ? Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP: FE/ Unicamp; ALB, 2012. p. 387-388.

Artigos aceitos para publicação
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros de literatura para Educação Infantil e Ensino Médio. ESTUDOS EM DESIGN (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Palestra em homenagem ao Dia do Bibliotecário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves. A formação visual do leitor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOREIRA, Stephanie dos Santos ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Livro de pano: possibilidades de interação com o universo literário desde a primeira infância. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NERES, Gregory Oliveira ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Adaptações literárias de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Design como mediação de leitura: possibilidades para a formação visual do leitor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PINHEIRO, Bruna dos Santos ; LACERDA, Maíra Gonçalves . O mercado editorial de literatura para crianças e jovens perante as políticas públicas de fomento à leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
NOBREGA, Adriana Nogueira A. ; HEMAIS, Barbara Jane W. ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; SILVA, Renato Caixeta da . Mesa Redonda: Gêneros discursivos e multimodalidade em livros, materiais e recursos didáticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Design e Letras: uma proposta interdisciplinar para a formação visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . A mediação do Design nos livros destinados à Educação Infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Uma proposta de design na leitura: reflexões sobre sujeitos, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MATTEONI, Romulo Miyazawa ; LACERDA, Maíra Gonçalves . PNLD e PNBE: diálogos críticos entre diretrizes e livros produzidos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Conversa sobre a exposição Brasil: Incontáveis linhas, incontáveis histórias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LACERDA, Maíra Gonçalves; ROJO, Roxane Helena Rodrigues ; HEMAIS, Barbara Jane W. ; DUARTE, Rosalia Maria . Mesa-redonda: Multiletramentos e impactos sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Forma e materialidade na formação visual do leitor: uma avaliação empírica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Por uma política de Design na Leitura ? aproximando jovens e literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Dando forma à fantasia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Design de livros: perspectivas de mediação de experiência literária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Possíveis lugares do Design na mediação entre o jovem e a leitura literária: categorias e análise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Alargando a participação do Design no fomento à leitura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Diálogo de Subjetividades no Objeto-livro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
LACERDA, Maíra Gonçalves; FARBIARZ, Jackeline Lima . Design na Leitura: uma proposta interdisciplinar de mediação do ato de ler. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
LACERDA, Maíra Gonçalves; BENCHIMOL, Marjorie Telles . Equofantasias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Os Espaços do Lúdico para Leituras do Eu: um Projeto de Design Universal. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves; BENCHIMOL, Marjorie Telles ; BOLSHAW, Maria Claudia . Equofantasias. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Curso Promotor de Leitura ? Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Uma Arte de Fazer: a Formação do Leitor e da Leitora. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Contando histórias por imagens: A ilustração feita de colagem. Oficina de criação literária para jovens e educadores da Rede LiteraSampa.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Uma Arte de Fazer: a Formação do Leitor e da Leitora. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Curso Promotor de Leitura ? Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LACERDA, Maíra Gonçalves; SADDY, Bruna ; URBINA, José Jairo . O que é um livro? Explorando a multimodalidade do objeto. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; SANTOS, Letícia Pinto dos ; SILVA, Maria Beatriz Setubal de Rezende ; GRIECO, Bettina ; AZEVEDO, Carlos Benites de ; BELARMINO, Laís ; MATTOS, Margareth Silva ; SANTOS, Elisa Duque Neves dos ; SANTOS, Alexandra Valéria Linhares Figueiredo de Andrade ; CARVALHO, Clara Loureiro Silva de ; VIEIRA, Danuse ; GARCIA, Inez Helena ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; FERREIRA, Marlene Nunes . Leitura Literária: Recortes de Infância. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
LACERDA, Maíra Gonçalves; SADDY, Bruna . Leituras possíveis para o objeto-livro: multimodalidade e multiletramento. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
LACERDA, Maíra Gonçalves; LIMA, Renata Vilanova . Mediação de leitura: explorando a multimodalidade do objeto-livro. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LACERDA, Maíra Gonçalves; BOLSHAW, Maria Claudia ; FEIJÓ, Etienne Feijó ; DUPKE JUNIOR, Paulo Roberto ; CABRAL, Pedro Rafael Palmier . Animação Especial. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Website com plataforma de ensino à distância).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; MORAIS, Fernanda ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Ilustrações para o livro Vida de Monossílabo, de Alcides Goulart. 2015. Ilustração.

2.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; MORAIS, Fernanda ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico para o livro Vida de Monossílabo, de Alcides Goulart.. 2015. Programação Visual.

3.
LACERDA, Maíra Gonçalves; OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; MORAIS, Fernanda . Projeto gráfico do catálogo FNLIJ's selection [fot the] 52th Bologna Children's Book Fair. 2015. Programação Visual.

4.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; MORAIS, Fernanda ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico do livro Para sempre na Terra do Nunca, de Alcides Goulart e com ilustrações de Fernanda Morais. 2015. Programação Visual.

5.

6.
LACERDA, Maíra Gonçalves; OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de . Diagramação do periódico mensal Notícias FNLIJ. 2014. Programação Visual.

7.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Produção editorial e projeto gráfico-editorial do livro de artista Instantâneos de Interações: reflexões sobre design, meio ambiente e sociedade - memórias de José Luiz Mendes Ripper sobre o Design Social na PUC-Rio, de Jackeline Lima Farbiarz e José Luiz Mendes Ripper. 2014. Programação Visual.

8.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico da exposição Roger Mello e seus jardins. 2014. Programação Visual.

9.
LACERDA, Maíra Gonçalves; OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de . Projeto gráfico da exposição 40 anos do Prêmio FNLIJ. 2014. Programação Visual.

10.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico da publicação Proteção e defesa do consumidor na cidade do Rio de Janeiro. 2014. Programação Visual.

11.
LACERDA, Maíra Gonçalves; OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; MARIZ, Ana Sofia . Projeto gráfico do catálogo FNLIJ's selection [fot the] 51th Bologna Children's Book Fair. 2014. Programação Visual.

12.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; MARIZ, Ana Sofia . Projeto gráfico do livro Contos ao redor da fogueira, de Rogério Andrade Barbosa e com ilustrações de Rui de Oliveira. 2014. Programação Visual.

13.
LACERDA, Maíra Gonçalves; OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de . Projeto gráfico do livro O vaso chinês, de Tânia Alexandre Martinelli e com ilustrações de Mariana Zanetti. 2014. Programação Visual.

14.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico e imagens para o livro Ter ou não ter, de Luiz Claudio Cardoso. 2014. Programação Visual.

15.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico para o evento 16º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. 2014. Programação Visual.

16.
OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Projeto gráfico do livro Porto de memórias ? Pequena África, de Carlos Eugênio Líbano Soares. 2014. Programação Visual.

17.
LACERDA, Maíra Gonçalves; OLIVEIRA, Christiane Mello Guimarães de ; MARIZ, Ana Sofia . Reformulação do projeto gráfico e diagramação do periódico mensal Notícias FNLIJ. 2013. Programação Visual.

18.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Identidade Visual do I Festival de Canto Coral do Museu Imperial ? Petrópolis, RJ. 2012. Programação Visual.

19.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Projeto Editorial do Calendário 2013 do Museu Imperial ? Petrópolis, RJ. 2012. Programação Visual.

20.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Projeto Editorial para livreto do Museu Imperial ? Petrópolis, RJ. 2012. Programação Visual.

21.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Identidade Visual Estilingues ? Projeto Literário. 2010. Programação Visual.

22.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Ilustração para o livro Bárbara debaixo da chuva, de Nilma Lacerda. 2010. Ilustração.

23.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Site Nilma Lacerda. 2010. Programação Visual.

24.
LACERDA, Maíra Gonçalves; GAMBA JUNIOR, Nilton Gonçalves ; OLIVEIRA, Izabel Maria de . Projeto Editorial do livro Alguém que está me ouvindo - Diálogos de Maíra Lacerda com Drummond e outros tantos. 2008. Programação Visual.

25.
BOLSHAW, Maria Claudia ; FEIJÓ, Etienne Feijó ; COUTINHO, Gabriel ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; DUPKE JUNIOR, Paulo Roberto ; CABRAL, Pedro Rafael Palmier . Intervenções multimídia com animação para a peça teatral Êta seu bonequeiro!. 2007. Vídeo.

26.
LACERDA, Maíra Gonçalves. Identidade Visual Amigo é para essas coisas ? Peça Teatral. 2007. Programação Visual.

27.
LACERDA, Maíra Gonçalves; BENCHIMOL, Marjorie Telles . Identidade Visual Equitar ? Equitação Terapêutica e Hipoterapia. 2005. Programação Visual.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LACERDA, Nilma Gonçalves; LACERDA, Maíra Gonçalves; BARBOSA, Sonia Monnerat. Participação em banca de Laís da Conceição Santos Belarmino. A literatura por direito: o pensamento de Antonio Candido e algumas práticas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

2.
LACERDA, Maíra Gonçalves; LACERDA, Nilma Gonçalves; BARBOSA, Sonia Monnerat. Participação em banca de Stephanie dos Santos Moreira. Livro de pano: possibilidades de interação com o universo literário desde a primeira infância. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

3.
LACERDA, Maíra Gonçalves; LACERDA, Nilma Gonçalves; BARBOSA, Sonia Monnerat. Participação em banca de Bruna dos Santos Pinheiro. Políticas públicas de fomento à leitura e mercado editorial de literatura para crianças e jovens: relações e implicações para a formação do leitor. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

4.
LACERDA, Nilma Gonçalves; LACERDA, Maíra Gonçalves; BARBOSA, Sonia Monnerat. Participação em banca de Ana Paula Pires Gomes da Silva. Uma defesa da literatura na formação indômita do sujeito. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

5.
LACERDA, Nilma Gonçalves; LACERDA, Maíra Gonçalves; BARBOSA, Sonia Monnerat. Participação em banca de Dayane Cabral Leite. Literatura e a construção de sentidos: o processo de humanização. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

6.
LACERDA, Nilma Gonçalves; MATTOS, Margareth Silva; LACERDA, Maíra Gonçalves. Participação em banca de Renata Fróes Gomes da Cunha. Um recorte de memória da infância de Graciliano Ramos: contribuições da literatura infantojuvenil para a formação do caráter humano. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

7.
LACERDA, Nilma Gonçalves; LACERDA, Maíra Gonçalves; BARBOSA, Sonia Monnerat. Participação em banca de Mary Jane Hilário da Silva. A construção identitária das protagonistas femininas nas narrativas O Arminho dorme e Os olhos de Ana Marta. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infatojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

8.
BARBOSA, Sonia Monnerat; LACERDA, Maíra Gonçalves; MONTEIRO, Mário Feijó Borges. Participação em banca de GREGORY OLIVEIRA NERES. Adaptações literárias de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infatojuvenil) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BEDRAN, Laura; NERY, Guilherme; LACERDA, Maíra. Participação em banca de BERNARDO MUNIZ LIMA.Projeto de melhoria e modernização da Identidade Visual da Universidade Federal Fluminense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LACERDA, Maíra Gonçalves; LAGO, Angela; DEL'ANHOL, Marcelo. Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro (Livro Ilustrado) ? Prefeitura de Belo Horizonte. 2014. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.A formação visual do leitor. 2018. (Outra).

2.
II Encontro de Pesquisas do Centro de Ciências Sociais (CCS) e do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros para crianças e jovens. 2018. (Encontro).

3.
I TEIAS (VI SILID / V SIMAR/ III SETEPS/ I SEDUC@MIDIA.COM). Coordenação do Eixo Temático Gêneros discursivos e multimodalidade em livros, materiais e recursos didáticos. 2017. (Congresso).

4.
I TEIAS (VI SILID / V SIMAR/ III SETEPS/ I SEDUC@MIDIA.COM). Mesa Redonda: Gêneros discursivos e multimodalidade em livros, materiais e recursos didáticos. 2017. (Congresso).

5.
Premio a la Ilustración Lationamericana XI Edición: "Energia Latina". Chiaroscuro: Trabalho Selecionado. 2017. (Exposição).

6.
VIII Congreso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño. Design e Letras: uma proposta interdisciplinar para a formação visual. 2017. (Congresso).

7.
XII Encuentro Latinoamericano de Diseño ? Diseño en Palermo.A mediação do Design nos livros destinados à Educação Infantil. 2017. (Encontro).

8.
XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva.Design como mediação de leitura: possibilidades para a formação visual do leitor. 2017. (Seminário).

9.
XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva.O mercado editorial de literatura para crianças e jovens perante as políticas públicas de fomento à leitura. 2017. (Seminário).

10.
XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva.Livro de pano: possibilidades de interação com o universo literário desde a primeira infância. 2017. (Seminário).

11.
XII Jogo do Livro e II Seminário Internacional Latino-Americano: Palavras em Deriva.Adaptações literárias de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. 2017. (Seminário).

12.
12º P&D Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Uma proposta de design na leitura: reflexões sobre sujeitos, objetos-livro e políticas públicas para a formação do leitor. 2016. (Congresso).

13.
18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.Moderação das Performances realizadas no Espaço Petrobras do Ilustrador. 2016. (Outra).

14.
Congreso Internacional Lectura 2015 ? Para leer el XXI. Forma e materialidade na formação visual do leitor: uma avaliação empírica. 2015. (Congresso).

15.
IV Colóquio do Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação. 2015. (Outra).

16.
V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.PNLD e PNBE: diálogos críticos entre diretrizes e livros produzidos. 2015. (Simpósio).

17.
V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Coordenação do Grupo de Trabalho PNLD e PNBE: possibilidades para o multiletramento. 2015. (Simpósio).

18.
V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Mesa-redonda: Multiletramentos e impactos sociais. 2015. (Simpósio).

19.
19o COLE ? Congresso de Leitura do Brasil: Leituras sem Margens. Por uma política de Design na Leitura ? aproximando jovens e literatura. 2014. (Congresso).

20.
4ª FLICEPE ? Feira Literária de Paty do Alferes. Dando forma à fantasia. 2014. (Feira).

21.
III Colóquio do Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação. 2014. (Outra).

22.
15º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós. 2013. (Seminário).

23.
6º Congresso Internacional de Design da Informação. Alargando a participação do Design no fomento à leitura. 2013. (Congresso).

24.
Congreso Internacional Lectura 2013 - Para leer el XXI. Possíveis lugares do Design na mediação entre o jovem e a leitura literária: categorias e análise. 2013. (Congresso).

25.
Exposição Um olhar feminino para 2013.Ilustração realizada por meio de colagem para calendário e exposição. 2013. (Outra).

26.
I Congresso da SHARP (Society for History of Authorship, Reading and Publising): A Cidade das Letras. Design de livros: perspectivas de mediação da experiência literária. 2013. (Congresso).

27.
II Colóquio do Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação. 2013. (Outra).

28.
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/ III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Literatura para crianças e jovens: uma leitura multimodal do objeto-livro. 2013. (Simpósio).

29.
10º P&D Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design na Leitura: uma proposta interdisciplinar de mediação do ato de ler. 2012. (Congresso).

30.
18º COLE ? Congresso de Leitura do Brasil. Diálogo de Subjetividades no Objeto-livro. 2012. (Congresso).

31.
Colóquio Internacional PROALE I ? Esses livros sem idade. 2012. (Outra).

32.
I Colóquio do Grupo de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação. 2012. (Outra).

33.
Ciclo de Palestras do Instituto Infnet ? Conteúdo Gerenciado por CMS. 2011. (Encontro).

34.
IX Simpósio Interdisciplinar do LaRS - Palavras e Coisas. 2011. (Simpósio).

35.
Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil - 13a edição. 2011. (Seminário).

36.
16º Encontro Nacional de Estudantes de Design - 16º NDesign.Equofantasias. 2006. (Encontro).

37.
Congreso Internacional Lectura 2005 - Para leer el XXI. Os Espaços do Lúdico para Leituras do Eu: um Projeto de Design Universal. 2005. (Congresso).

38.
Seminário de Design Sustentável do Rio de Janeiro. 2005. (Seminário).

39.
D21 Designing for the 21st Century - Projetando para o Século XXI.Monitora do Estudo de Caso: Design Universal em museus, realizado no Museu de Astronomia durante a conferência. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Marcelo Del'Anhol. 2018. (Outro).

2.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Lúcia Hiratsuka. 2018. (Outro).

3.
FARBIARZ, Alexandre ; MARÇAL, Daniela ; BRAZIL, Lucas ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; SALLES, Mariana Nioac de ; BARBOSA, NNathalia de Oliveira Souza ; SELVATICI, Vera Lucia Carvalho Grade . I TEIAS (VI SILID - Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/ V SIMAR - Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos/ III SETEPS - Seminário de Tecnologias Educacionais em Saúde/ I SEDUC@MIDIA.COM - Simpósio Educação para as Mídias em Comunicação). 2017. (Congresso).

4.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Vonei Canônica. 2017. (Outro).

5.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Márcia Leite. 2017. (Outro).

6.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; MATTOS, Margareth Silva . Roda de Prosa com Stella Maris Rezende. 2017. (Outro).

7.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; MATTOS, Margareth Silva . Roda de Prosa com Ana Margarida Ramos. 2017. (Outro).

8.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Luiz Antonio Aguiar. 2016. (Outro).

9.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Bia Bedran. 2016. (Outro).

10.
LACERDA, Nilma Gonçalves ; LACERDA, Maíra Gonçalves . Roda de Prosa com Gustavo Piqueira. 2016. (Outro).

11.
FARBIARZ, Jackeline Lima ; HEMAIS, Barbara Jane W. ; FARBIARZ, Alexandre ; CARVALHO, Alecir Francisco ; SADDY, Bruna ; TEIXEIRA, Cristina Tinoco ; DIAS, Cynthia Macedo ; MARÇAL, Daniela ; OLIVEIRA, Eduardo de Andrade ; SANTOS, Fátima Cristina Dória Ramirez dos ; XAVIER, Guilherme Almeida ; ARANTES, Hellen Rodrigues ; AZEREDO, Jhonny Damião Flores de ; SILVA, Julia Teles da ; REGIS, Larissa Ramos ; MARTINS, Leonardo ; FRANÇA, Luciana dos Santos Claro ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; GRACA, Shimene Reis ; TABAK, Tatiana ; SELVATICI, Vera Lucia Carvalho Grade . V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. 2015. (Outro).

12.
FARBIARZ, Jackeline Lima ; HEMAIS, Barbara Jane W. ; FARBIARZ, Alexandre ; FRANÇA, Luciana dos Santos Claro ; LACERDA, Maíra Gonçalves ; ALMEIDA, Fernando ; MEDEIROS, Sibele . IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira/ III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Bruna dos Santos Pinheiro. Políticas públicas de fomento à leitura e mercado editorial de literatura para crianças e jovens: relações e implicações para a formação do leitor. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maíra Gonçalves Lacerda.

2.
Stephanie dos Santos Moreira. O livro destinado à Educação Infantil: literatura e materialidade. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maíra Gonçalves Lacerda.

3.
Gregory Oliveira Neres. Adaptações literárias de clássicos: a importância da relação entre texto e imagem para a formação de leitores. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura Infantojuvenil) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Maíra Gonçalves Lacerda.

Iniciação científica
1.
Danilo Mattos. A constituição da formação visual na escola: um olhar sobre a evolução gráfica dos livros de leitura para crianças e jovens ofertados na escola. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maíra Gonçalves Lacerda.



Outras informações relevantes


Design é um lugar para pensar o mundo e agir de forma positiva sobre ele. Pensar formas de viver que se traduzem em objetos e linhas capazes de conferir sentido à vida por tocarem o belo e o inusitado. Por estar intrinsecamente ligado à beleza e à funcionalidade, o design provoca a idéia de um mundo justo, de um mundo possível. Este mundo que eu desenho. Este lugar, em que escolhi viver profissionalmente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 21:57:51