Laís Cristina Viel Gereti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8999610969760818
  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá; Especialização em Educação Matemática pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari; Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina; Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela UEL; integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático (GEPPMAT-UEL); também faz parte do do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (UFSC- Blumenau) e atualmente é professora substituta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau. Seus interesses de pesquisa estão relacionados com a Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática, Currículo e Desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laís Cristina Viel Gereti
Nome em citações bibliográficas
GERETI, L. C. V.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Delineando uma pesquisa: legitimidades para a disciplina de Cálculo na formação do professor de Matemática, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Angela Marta Pereira das Dores Savioli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2014
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados em resoluções de questões do Enade,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Angela Marta Pereira das Dores Savioli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática.; Pensamento Matemático Avançado.; Enade..
2010 - 2011
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari, FAFIMAN, Brasil.
Título: Demonstrações do Teorema de Pitágoras com o apoio do software Geogebra.
Orientador: Adriana Quimentão Passos.
2006 - 2009
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Curso de Libras Iniciante. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2018 - 2018
Formação Continuada Limites e Possibilidades. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Aprendizagem Significativa. (Carga horária: 4h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação Científica e Matemática. (Carga horária: 14h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Magistério Superior Federal, Carga horária: 40

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática
Estágio Supervisionado I
02/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem de Matemática
Metodologia do Ensino de Matemática
Seminários II
11/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Matemática
Seminários II

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.


Colégio Sagrada Família, CSF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Colégio São Francisco de Assis, CSFA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
GRUPO DE PESQUISA - OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS CURRICULARES
Descrição: Este grupo intitulado de OPC - Observatório de Práticas Curriculares tem por objetivo problematizar as práticas curriculares na Educação Básica, sobretudo, àquelas relacionadas aos campos do Currículo, Didática e Tecnologias. Este grupo de pesquisa tem por objetivo geral investigar as práticas curriculares em escolas públicas do estado de Santa Catarina, atentando, sobretudo, para elementos didático-pedagógicos que revelam sua relação com possíveis inovações, alterações e/ou transformações dos processos de ensino e de aprendizagem, de modo a fomentar a pesquisa, reflexão e produção de conhecimento no Campo do Currículo e suas interfaces com as Tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Laís Cristina Viel Gereti - Integrante / Zenira Maria Malacarne Signori - Integrante / Fabiana Schmitt Corrêa - Integrante / Fernanda Luiza de Faria - Integrante / Indrid Nunes Derossi - Integrante / Aline Vanessa Poltronieri Gessner - Integrante / Nicoly Longaretti de Souza - Integrante / Victor Antonio LIma do Nascimento - Integrante / Victor Afonso Garcia Schimitz - Integrante / Alaim Souza Neto - Coordenador.
2007 - 2008
Comparando alguns modelos existentes para a Geometria Hiperbólica
Descrição: Neste projeto foi estudado a Geometria Hiperbólica, que consiste numa geometria Não-Euclidiana. Para isso, trabalhou-se inicialmente com precursores como Saccheri e Lambert. A descoberta dessa nova Geometria deve-se a Gauss, Lobachewsky e Bolyai. Após o estudo de alguns resultados fundamentais da Geometria Hiperbólica, observou-se que os mesmos eram válidos no modelo de Poincaré. Por fim, foi construído um isomorfismo entre os modelos de Poincaré e de Klein..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Laís Cristina Viel Gereti - Integrante / Valdeni Soliani Franco - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GERETI, L. C. V.2015 GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. D. . Processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados em resoluções de questões do Enade. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 29, p. 206-222, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, D. P. ; GERETI, L. C. V. ; MARINS, A. S. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . Um estudo do pensamento algébrico manifestado em resoluções de estudantes em uma tarefa não rotineira. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhéus. Educação Matemática e contextos da diversidade cultural, 2015.

2.
GERETI, L. C. V.; SILVA, D. P. ; MARINS, A. S. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . Pensamento Matemático Avançado e os Três Mundos da Matemática: análise e discussão das representações dos conceitos de funções quadráticas. In: XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2015, Ponta Grossa. Práticas e Pesquisas no campo da Educação Matemática, 2015.

3.
ELIAS, H. R. ; GERETI, L. C. V. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . 'Que horror! Uma coisinha tão simples': um estudo sobre a produção de significados para questões matemáticas. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília: SBEM, 2015. v. 6.

4.
MARINS, A. S. ; GERETI, L. C. V. ; BUSSMANN, C. J. C. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . Analisando o Pensamento Matemático Avançado em tarefas envolvendo conteúdos de Matrizes e Sistemas Lineares. In: XII Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2014, Campo Mourão. Perspectivas e diálogos entre os diferentes níveis de ensino, 2014.

5.
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. D. . Pensamento Matemático Avançado: um estudo com questões de vestibular. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Encontro Nacional de Educação Matemática - Retrospectivas e Perspectivas, 2013.

6.
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. D. ; MARINS, A. S. ; SILVA, D. P. . Pensamento Matemático Avançado e Pensamento Algébrico evidenciados em tarefas de Sistemas de Equações Lineares. In: VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013, Montevideo. Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, 2013. v. VII.

7.
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. D. . Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Produções Escritas das Questões do Enade por Graduandos em Matemática. In: XVI Encontro Brasileiro dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2012, Canoas. XVI Encontro Brasileiro dos Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2012. v. XVI.

8.
Santos, M. B. ; CARGNIN, C. ; GERETI, L. C. V. ; DEBASTIANI NETO, J. . Jogos matemáticos: uma prática possível em sala de aula. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. v. XIII.

9.
CARGNIN, C. ; Santos, M. B. ; GERETI, L. C. V. ; SANCHES, D. G. R. . O ensino de funções com o apoio de materiais manipuláveis. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011, Recife. Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. v. XIII.

10.
GERETI, L. C. V.; DEBASTIANI NETO, J. ; ANDRADE, S. R. ; KATO, L. A. . A metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula: uma atividade com a calculadora. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010. v. V.

11.
GERETI, L. C. V.; ROSA, C. C. . A venda de antidepressivos e a saúde do educador do Paraná: uma atividade de Modelagem Matemática. In: IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 2010, Maringá. Modelagem Matemática: perspectivas interdisciplinares para o ensino e aprendizagem de matemática, 2010. v. IV.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GERETI, L. C. V.; DEBASTIANI NETO, J. ; ANDRADE, S. R. ; KATO, L. A. . A metodologia da resolução de problemas na sala de aula utilizando a calculadora. In: VII Semana de Matemática, 2010, Mandaguari. VII Semana de Matemática, 2010. v. VII.

2.
GERETI, L. C. V.; FRANCO, V. S. . Comparando alguns modelos existentes para a Geometria Hiperbólica. In: XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008, Foz do Iguaçu. XVII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2008. v. 17.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. P. ; GERETI, L. C. V. ; MARINS, A. S. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . Um estudo do pensamento algébrico manifestado em resoluções de estudantes em uma tarefa não rotineira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GERETI, L. C. V.; SILVA, D. P. ; MARINS, A. S. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . Pensamento Matemático Avançado e os Três Mundos da Matemática: análise e discussão das representações dos conceitos de funções quadráticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ELIAS, H. R. ; GERETI, L. C. V. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . 'Que horror! Uma coisinha tão simples': um estudo sobre a produção de significados para questões matemáticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MARINS, A. S. ; GERETI, L. C. V. ; BUSSMANN, C. J. C. ; SAVIOLI, A. M. P. D. . Analisando o Pensamento Matemático Avançado em tarefas envolvendo conteúdos de Matrizes e Sistemas Lineares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. D. . Pensamento Matemático Avançado: um estudo com questões de vestibular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GERETI, L. C. V.; SAVIOLI, A. M. P. D. ; MARINS, A. S. ; SILVA, D. P. . Pensamento Matemático Avançado e Pensamento Algébrico evidenciados em tarefas de Sistemas de Equações Lineares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GERETI, L. C. V.. Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Produções Escritas das Questões do Enade por Graduandos em Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GERETI, L. C. V.. Saberes Experienciais construídos por professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Santos, M. B. ; CARGNIN, C. ; GERETI, L. C. V. ; DEBASTIANI NETO, J. . Jogos matemáticos: uma prática possível em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CARGNIN, C. ; Santos, M. B. ; GERETI, L. C. V. ; SANCHES, D. G. R. . O ensino de funções com o apoio de materiais manipuláveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GERETI, L. C. V.; DEBASTIANI NETO, J. ; ANDRADE, S. R. ; KATO, L. A. . A metodologia de Resolução de Problemas na sala de aula: uma atividade com a calculadora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GERETI, L. C. V.; DEBASTIANI NETO, J. ; ANDRADE, S. R. ; KATO, L. A. . A metodologia da resolução de problemas na sala de aula utilizando a calculadora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GERETI, L. C. V.; ROSA, C. C. . A venda de antidepressivos e a saúde do educador do Paraná: uma atividade de Modelagem Matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GERETI, L. C. V.; FRANCO, V. S. . Comparando alguns modelos existentes para a Geometria Hiperbólica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
SAVIOLI, A. M. P. D.; GERETI, L. C. V.. Participação em banca de Christian James de Castro Bussmann. Pensamento Matemático Computacional: uma teorização. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SAVIOLI, A. M. P. D.; GERETI, L. C. V.; BUSSMANN, C. J. C.. Participação em banca de Jair Lucas Jorge. Dificuldades de estudantes da 1ª série do Ensino Médio sobre representações do objeto matemático Função. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GERETI, L. C. V.; SILVA, C. R.; CÔRREA, J. F.. Participação em banca de Malaica Hille.Pedagogia de Projetos: uma investigação sobre o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Palestras. 2018. (Outra).

2.
Semana da Matemática.O que é um TCC?. 2018. (Outra).

3.
XIV Semana de Matemática.Processos do Pensamento Matemático Avançado em tarefas envolvendo conteúdos do Ensino Médio. 2018. (Outra).

4.
I Simpósio de Matemática da UTFPR-Guarapuava. 2017. (Simpósio).

5.
VI Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2017. (Outra).

6.
III Semana Acadêmica das Licenciaturas. 2016. (Outra).

7.
IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.Um estudo do pensamento algébrico manifestado em resoluções de estudantes em uma tarefa não rotineira. 2015. (Simpósio).

8.
IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Simpósio).

9.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

10.
VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática."Que horror! Uma coisinha tão simples": um estudo sobre a produção de significados para questões matemáticas. 2015. (Seminário).

11.
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2015. (Encontro).

12.
XIII Encontro Paranaense de Educação Matemática.Pensamento Matemático Avançado e os Três Mundos da Matemática: análise e discussão das representações dos conceitos de funções quadráticas. 2015. (Encontro).

13.
V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Outra).

14.
XII Encontro Paranaense de Educação Matemática. 2014. (Encontro).

15.
XII Encontro Paranaense de Educação Matemática.Analisando o Pensamento Matemático Avançado em tarefas envolvendo conteúdos de matrizes e sistemas lineares. 2014. (Encontro).

16.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. 2013. (Congresso).

17.
VII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Pensamento Matemático Avançado e Pensamento Algébrico evidenciados em tarefas de Sistemas de Equações Lineares. 2013. (Congresso).

18.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.Pensamento Matemático Avançado: um estudo com questões de vestibular. 2013. (Encontro).

19.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

20.
II Seminário de professores e pesquisadores vinculados ao projeto "Educação Matemática de Professores que Ensinam Matemática". 2012. (Seminário).

21.
II Workshop do Grupo de Pesquisa Educim (Educação em Ciências e Matemática). 2012. (Outra).

22.
II Workshop do Grupo de Pesquisa Educim (Educação em Ciências e Matemática).Saberes Experienciais construídos por professores. 2012. (Outra).

23.
XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Produções Escritas das Questões do Enade por Graduandos em Matemática. 2012. (Encontro).

24.
XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

25.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. 2011. (Congresso).

26.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Jogos Matemáticos: uma prática possível em sala de aula. 2011. (Congresso).

27.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. O ensino de funções com o apoio de materiais manipuláveis. 2011. (Congresso).

28.
IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática.A venda de antidepressivos e a saúde do educador do Paraná: uma atividade de Modelagem Matemática. 2010. (Encontro).

29.
IV Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática. 2010. (Encontro).

30.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2010. (Congresso).

31.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. A metodologia da Resolução de Problemas na sala de aula: uma atividade com a calculadora. 2010. (Congresso).

32.
VII Semana de Matemática.A metodologia da resolução de problemas na sala de aula utilizando a calculadora. 2010. (Outra).

33.
VII Semana de Matemática. 2010. (Outra).

34.
XV Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Sul. 2009. (Encontro).

35.
II Fórum das Licenciaturas da Uem. 2008. (Outra).

36.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Outra).

37.
XIV Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul. 2008. (Encontro).

38.
XVII Encontro Anual de Iniciação Científica.Comparando alguns modelos existentes para a Geometria Hiperbólica. 2008. (Encontro).

39.
XIII Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. 2007. (Encontro).

40.
XIX Semana da Matemática. 2007. (Outra).

41.
XVIII Semana da Matemática. 2006. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Diana Poletti. Uma leitura da produção de significados de licenciandos em Matemática envolvendo pi. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Malaica Hille. Pedagogia de Projetos: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Laís Cristina Viel Gereti.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 14:07:08