Katia Paschoali Miguel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4847736121081468
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Graduada em Psicologia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Centro Universitário Barão de Mauá(Ribeirão Preto/SP). Especialista em Rorschach e Outros Métodos Projetivos, pela Sociedade Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos (Ribeirão Preto/SP).Mestra em Psicologia do Desenvolvimento Humano, pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano, pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Membro do Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Vinculada ao Intercâmbio Internacional Brasil-Finlândia (2012) no projeto (In)Visible Toddlerhood: Global and Local Constructions of Toddlers Places in Institutions, com a Profa. Dra. Niina Rutanen, da Universidade de Tampere. Vinculada ao Projeto Fapesp (2010-2012): Linguagem, Comunicação e Significação em Processos Desenvolvimentais, nos dois primeiros anos de vida. Docente dos cursos presenciais em Pós Graduação Lato Sensu do Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto/SP),de 2006 a 2017. Docente dos cursos presenciais em Graduação do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto/SP). Docente e Supervisora de Estágio na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Assistente de Coordenação de Curso, integrante do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado do Curso de Graduação em Psicologia da UNAERP. Docente dos cursos a distância em Pós Graduação lato sensu (especialização) do Centro Universitário Barão de Mauá(Ribeirão Preto/SP) durante o ano de 2009. Atuou como psicóloga escolar contratada desde 1990 até 2008 em escolas particulares de Ribeirão Preto/SP, trabalhando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Katia Paschoali Miguel
Nome em citações bibliográficas
COLUS, K. M.;COLUS, KATIA MIGUEL


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Psicologia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, FFCLRP-USP, Brasil.
Título: Processo de construção da atenção conjunta, em diades de bebês,
Orientador: Katia de Souza morim.
Palavras-chave: atenção conjunta; bebê,; díades.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2012
Mestrado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Processos de Estabelecimento da Atenção Conjunta em um Bebê Vidente e em Outro com Deficiência Visual Severa,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Katia de Souza Amorim.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: bebê, atenção conjunta, cegueira,significação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2005 - 2006
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 644h).
Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Título: Reunião de Pais e Mestres:Campo Minado do Discurso Psicopedagógico.
Orientador: Profa.Dra. Sueli Cristina de Pauli Teixeira.
1996 - 1997
Especialização em Curso de Especialização no Método de Rorschach. (Carga Horária: 180h).
Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos, ASBRO, Brasil.
Título: Não se exigiu monografia.
Orientador: Não se exigiu monografia.
1983 - 1987
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Não se exigiu monografia.
Orientador: Não se exigiu monografia.




Atuação Profissional



Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente


Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-Universidade de, FFCLRP-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Aluna de mestrado, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador


Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, UNIFEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 2


Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Prestador de Serviços, Carga horária: 8
Outras informações
Docente dos Cursos de Pós Graduação em especialização Lato Sensu Presenciais e A Distância do Centro Universitário Barão de Mauá, nos seguintes cursos e disciplinas: Curso: Neuropsicologia da Aprendizagem e da Memória Docência nos seguintes módulos: 1. Didática no Ensino Superior. 2. Desenvolvimento humano. Curso: Educação Especial e Inclusiva Docência nos seguintes módulos: 1. Infância e Excepcionalidade: História. 2. Legislações Educacionais. 3. Desenvolvimento e Aprendizagem. 4. Didática do Ensino Superior. Curso: Educação Infantil e Letramento Docência nos seguintes módulos: 1. Módulo: Infância e Excepcionalidade: História. 2. Legislações Educacionais. 3. Desenvolvimento e Aprendizagem. 4. Didática do Ensino Superior. Curso: Psicopedagogia Clínica e Institucional Docência e Supervisão aos Atendimentos Psicopedagógicos nos seguintes módulos: 1.Desenvolvimento e Aprendizagem. 2. Desenvolvimento e Aprendizagem na Adolescência. 3. Didática do Ensino Superior. 4. Diagnóstico e Intervenção Clínica:Infância. 5. Diagnóstico e Intervenção Clínica: Adolescência. 6. Ética em Psicopedagogia. Curso: Psicomotricidade Clínica; Práticas e Intervenções Docência nos seguintes módulos: 1. Psicomotricidade: História. 2. Didática do Ensino Superior. 3. Desenvolvimento Humano e Motricidade . Curso: Educação Especial e Inclusiva-Fundamentos e Práticas Psicopedagógicas-À Distância Tutoria no seguinte módulo: 1. Deficiência Mental, Altas Habilidades e Superdotação: abordagem teórico-prática. Curso: Psicopedagogia Institucional e Saúde Mental-À Distância Tutoria nos seguintes módulos: 1. O Ciclo Vital Humano: da Infância à Senescência. 2 .Deficiência Mental, Altas Habilidades e Superdotação: abordagem teórico-prática.


Colégio Lacordaire Santanna, LACORDAIRE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga Contratada, Carga horária: 36
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: Apoio à Coordenação Pedagógica na Elaboração e Desenvolvimento de Projetos e Atividades Participação em Reuniões Pedagógicas, Planejamento e Eventos Pedagógicos Realização de Reciclagens e Dinâmicas para Professores e Funcionários Realização de Projetos de Informação Profissional Grupal Realização de Orientação Profissional Individual Orientação de Estudos Individual e Coletiva Orientação de Pais, Alunos e Professores quanto às Necessidades Educacionais Especiais Desenvolvimento e Implantação de Projetos de Orientação Sexual Atendimento a Alunos com Dificuldades Disciplinares e Orientação a Pais e Professores


Colégio Carlos Chagas Filho-Sistema Anglo de Ensino, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga Contratada, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: Apoio à Coordenação Pedagógica na Elaboração e Desenvolvimento de Projetos e Atividades Participação em Reuniões Pedagógicas, Planejamento e Eventos Pedagógicos Realização de Projetos de Informação Profissional Grupal Realização de Orientação Profissional Individual Orientação de Estudos Atendimento a Alunos com Dificuldades Disciplinares e Orientação a Pais e Professores


Colégio e Curso Cidade de Ribeirão-Sistema Anglo de Ensino /Grupo Universit, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Psicóloga Contratada, Carga horária: 25
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: Apoio à Coordenação Pedagógica na Elaboração e Desenvolvimento de Projetos e Atividades Participação em Reuniões Pedagógicas, Planejamento e Eventos Pedagógicos Realização de Projetos de Informação Profissional Grupal Realização de Orientação Profissional Individual Orientação de Estudos Atendimento a Alunos com Dificuldades Disciplinares e Orientação a Pais e Professores



Projetos de pesquisa


2012 - 2012
In)Visible Toddlerhood: Global and Local Constructions of Toddlers Places in Institutions
Descrição: Vinculada ao Intercâmbio Internacional Brasil-Finlândia (2012) no projeto (In)Visible Toddlerhood: Global and Local Constructions of Toddlers Places in Institutions, com a Profa. Dra. Niina Rutanen, da Universidade de Tampere-Fi..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Coordenador / Katia de Souza Amorim - Integrante / Niina Rutanen - Integrante / Carolina Alexandre Costa - Integrante.
2010 - Atual
Linguagem,Comunicação e Significação em Processos Desenvolvimentais, nos dois primeiros anos de vida.
Descrição: Projeto Fapesp, desenvolvido junto ao CINDEDI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Projeto de Extensão em Psicologia Educacional e Escolar
Descrição: Este projeto semestral visa discutir aspectos abrangentes da área da psicologia escolar e educacional e proporcionar ao aluno de graduação a possibilidade de atender crianças e jovens com dificuldades escolares, na clínica escola da instituição..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (38) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Coordenador.
2016 - 2016
Projeto de extensão em Psicologia Educacional e Escolar
Descrição: Este projeto semestral visa discutir aspectos abrangentes da área da psicologia escolar e educacional e proporcionar ao aluno de graduação a possibilidade de atender crianças e jovens com dificuldades escolares, na clínica escola da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Coordenador.
2015 - 2015
Curso de extensão em Psicologia Escolar e Educacional
Descrição: Este projeto semestral visa discutir aspectos abrangentes da área da psicologia escolar e educacional e proporcionar ao aluno de graduação a possibilidade de atender crianças e jovens com dificuldades escolares, na clínica escola da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Coordenador.
2014 - 2014
Curso de Extensão em Psicologia Escolar e Educacional
Descrição: Este projeto semestral visa discutir aspectos abrangentes da área da psicologia escolar e educacional e proporcionar ao aluno de graduação a possibilidade de atender crianças e jovens com dificuldades escolares, na clínica escola da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Coordenador.
2014 - 2014
Curso de Extensão em Psicologia Escolar e Educacional
Descrição: Este projeto (semestral) visa discutir aspectos abrangentes da área da psicologia escolar e educacional e proporcionar ao aluno de graduação a possibilidade de atender crianças e jovens com dificuldades escolares, na clínica escola da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Coordenador.
2014 - Atual
Serviço de Apoio Psicopedagógico
Descrição: A Universidade de Ribeirão Preto oferece atendimento gratuito em psicoterapia breve a alunos de graduação e pós graduação que dela necessitem. Este serviço é oferecido através dos alunos do curso de graduação em Psicologia, sob supervisão da docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Katia Paschoali Miguel - Integrante / Jaisa Viccari Abalo - Integrante / Mariana de Araujo Noce - Coordenador.
2013 - 2013
Curso de Extensão em Psicologia Escolar e Educacional
Descrição: Curso de extensão que visa discutir aspectos da psicologia escolar clínica e institucional, bem como proporcionar atendimentos nesta área em clínica escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RUTANEN, NIINA2013 RUTANEN, NIINA ; SOUZA AMORIM, KATIA ; COLUS, KATIA MIGUEL ; PIATTOEVA, NELLI . What is Best for the Child? Early Childhood Education and Care for Children under 3 Years of Age in Brazil and in Finland. International Journal of Early Childhood, v. 45, p. 01-21, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COLUS, K. M.; TEIXEIRA,S. C. P. . Reunião de Pais e Mestres:Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. In: II Seminário Internacional em Educação:Homogeneidade e Diversidade em Educação/VI Jornada do PPGE-Mestrado, 2010, Ribeirão Preto-SP. II Seminário Internacional em Educação:Homogeneidade e Diversidade em Educação/VI Jornada do PPGE-Mestrado. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2010. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COLUS, K. M.; AMORIM, K. S. . O ESTABELECIMENTO DA ATENÇÃO CONJUNTA, EM PROCESSOS INTERATIVOS DESENVOLVIMENTAIS: ESTUDOS DE CASO COM BEBÊ VIDENTE E CEGO OU COM DEFICIÊNCIA VISUAL SEVERA. In: XV Encontro Científico - CINDEDI, 2010, Ribeirão Preto-SP. Anais do XV Encontro Científico - CINDEDI. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, 2010. v. 01. p. 01-164.

2.
COLUS, K. M.; TEIXEIRA,S. C. P. . Reunião de Pais e Mestres:Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. In: III Congresso Brasileiro-Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo-SP. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). São Paulo-SP: III Congresso Brasileiro-Psicologia: Ciência e Profissão, 2010. v. 01.

3.
COLUS, K. M.. Orientação Profissional e Protagonismo Juvenil para o Ensino Médo em uma Escola Particular em São Paulo. In: III Congresso Brasileiro-Psicologia: Ciência e Profissão, 2010, São Paulo-SP. Psicologia: Ciência e Profissão (Impresso). São Paulo-SP: III Congresso Brasileiro-Psicologia: Ciência e Profissão, 2010. v. 01.

4.
COLUS, K. M.. Reunião de Pais e Mestres: Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. In: IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. Anais do IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo: IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional, 2009. v. 01. p. 106-106.

Artigos aceitos para publicação
1.
COLUS, K. M.; AMORIM, K. S. . O estabelecimento da atenção conjunta em um bebê com deficiência visual severa. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
COLUS, KATIA MIGUEL; AMORIM, K. S. . Estabelecimento da Atenção Conjunta em Bebês: Vidente e com Deficiência Visual Severa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COLUS, K. M.. Formação do Psicólogo Escolar: Uma Proposta Compartilhada de Curso de Extensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COLUS, K. M.. A importância do trabalho em equipe. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Roviero, M.C. ; COLUS, K. M. ; TEIXEIRA,S. C. P. . Percepção de educadoras e de crianças sobre o brincar e a brincadeira na educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COLUS, K. M.; AMORIM, K. S. . A atenção conjunta em bebês vidente e cego:estudos de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COLUS, K. M.; TEIXEIRA,S. C. P. . Reunião de Pais e Mestres: Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Demais trabalhos
1.
COLUS, K. M.. Questões da Prática Profissional. 2010 (Debate) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Amália Molaro Pontes Moraes. Masculinidade e acidentes de trânsito. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trânsito) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

2.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Juliana cristina de Souza Moura. As contribuições do desenho para o diagnóstico psicopedagógico. 2016 - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

3.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Silvia Cristina dos Santos. O psicopedagogo e sua intervenção nas dificuldades de aprendizagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

4.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Ana Carolina e Castro. O papel do psicopedagogo frente à dislexia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

5.
SCARPINI, N.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Valeria Aparecida Peterossi Martins. É preciso alfabetizar na Educação Infantil ?. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

6.
SCARPINI, N.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Gisele Cristiane Furtado. Letramento e alfabetização: Uma revisão teórica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

7.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Sheila Carrijo Silva. A inclusão das pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva: Def) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

8.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Laudiceia de Sousa Faria. A profissionalização da pessoa com deficiência intelectual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva: Def) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

9.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Kemily Amazonas Zago. Família e Escola: Inclusão do deficiente intelectual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva: Def) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

10.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Cassiana Carrijo Silva. Atendimento Educacional Especializado para pessoas com deficiência intelectual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva: Def) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

11.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Denise Almeida Coelho. O ensino da língua portuguesa para pessoas com deficiência intelectual: leitura e escrita. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva: Def) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

12.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Mariana Badoco Costa. A formação profissional do docente para a educação da pessoa com deficiência intelectual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial Inclusiva: Def) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

13.
AUGUSTO, C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Jerusa Aparecida da Silva Ferreira. O grande desafio da educação inclusiva: o aluno autista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá.

14.
COLUS, K. M.; AUGUSTO, C.. Participação em banca de Fernanda Cristina Pinto. Bullying: a agressividade no contexto escolar. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.

15.
COLUS, K. M.; AUGUSTO, C.. Participação em banca de Débora Maria Chiarelli de Souza. A importância da família na escola. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.

16.
AUGUSTO, C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Vania Aparecida Lucas Madaleno. O jogo e a brincadeira na educação infantil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá.

17.
AUGUSTO, C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Fernanda Roveri Minari. Bullying no ambiente escolar: papel da escola diante dessa realidade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.

18.
COLUS, K. M.; AUGUSTO, C.. Participação em banca de Flávia Justino Cardilli de Paschoal. A Relevância da Formação do Professor e a Qualidade na Educação Inclusiva. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Psicopedagogia Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.

19.
COLUS, K. M.; TEIXEIRA,S. C. P.. Participação em banca de Andresa Aparecida Ferreira. A influência da consciência fonológica na alfabetização: uma revisão da literatura. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional:Educação e Saúde ment) - Centro Universitário Barão de Mauá.

20.
TEIXEIRA,S. C. P.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Marcionilla Marcovig Gomes. A atuação psicopedagógica junto à família diante de problemas de aprendizagem. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional:Educação e Saúde ment) - Centro Universitário Barão de Mauá.

21.
COLUS, K. M.; ALMEIDA, C.J.A; TEIXEIRA,S. C. P.. Participação em banca de Juliana Labadeça Piai, Marina Carvalho Guimarães. Atuação em Psicopedagogia Clínica e Institucional: Breve Revisão Bibliográfica. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá.

22.
COLUS, K. M.; ALMEIDA, C.J.A. Participação em banca de Karina Paschoali Miguel. A experiência da inclusão na perspectiva da pessoa portadora de deficiência mental e de sua família: um estudo de caso. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá.

23.
COLUS, K. M.; ALMEIDA, C.J.A; CUCOVIA, M.M.. Participação em banca de Cláudia Helena Trevelin Pitta, Simone Camargo. Equoterapia: Desenvolvimento e Inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá.

24.
COLUS, K. M.; ALMEIDA, C.J.A; TEIXEIRA,S. C. P.. Participação em banca de Karina P. Miguel, Rebeca V. de Castro, Danielle Borges. O desenho como instrumento facilitador da aquisição da escrita: estudo exploratório. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá.

25.
COLUS, K. M.; ALMEIDA, C.J.A; TEIXEIRA,S. C. P.. Participação em banca de Regiane Tácito Francisco, Rosa Maria de Assis Fantini. Educação Infantil: apontamentos sobre uma identidade profissional ainda em construção e sobre concepções e práticas acerca do letramento /alfabetização, em um centro de Educação Infantil de Ribeirão Preto. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá.

26.
COLUS, K. M.; ALMEIDA, C.J.A; TEIXEIRA,S. C. P.. Participação em banca de Andréa José de Mattos Caliari. Teorias e/ou Métodos: Alfabetizar e/ou Letrar? Dilemas e Controvérsias ao Longo da História Educacional Brasileira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOCE, M. A.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Davilson Donegá Antunes.O papel dos videogames e da figura do herói na perspectiva da psicologia analítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

2.
NOCE, M. A.; COLUS, KATIA MIGUEL. Participação em banca de Murayama, G. P. & Carmo, M. A..Sintomas psicossomáticos sob a perspectiva da psicologia analítica na visão de psicoterapeutas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

3.
NOCE, M. A.; COLUS, KATIA MIGUEL. Participação em banca de Morais, G. S..O papel das influências endógenas e exógenas no desenvolvimento saudável na primeira infância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

4.
PINHEIRO, M. H. C.; COLUS, KATIA MIGUEL. Participação em banca de Artioli, A. C..Possíveis relações das dificuldades de aprendizagem com o desenvolvimento psicossocial infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

5.
NOCE, M. A.; COLUS, KATIA MIGUEL. Participação em banca de Medeiros, H. V. & Trimer, L. F..Bem-Estar subjetivo de jovens em período de transição para a vida universitária. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

6.
NOCE, M. A.; COLUS, KATIA MIGUEL. Participação em banca de Sarah de Avellar Meireles.Processo criativo e processo de Individuação: uma investigação com artistas plásticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

7.
PERSICO, B. F. G.; COLUS, KATIA MIGUEL. Participação em banca de Barbara Carvalho Ferreira.A influência da motivação nas organizações: a perspectiva da psicologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

8.
VENDRUSCOLO, J.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Fernanda Voltolini Silva; Laísa do Nascimento Sanches.A morte e os processos de luto na perspectiva infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

9.
Costa, T.P.G.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Isadora Pereira Borges e Kelly Verônica Ramos da Silva.Percepções de Gestantes Acerca das Informações de Auxílio Sobre o Uso de Drogas durante a Gravidez. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

10.
NOCE, M. A.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Michelle Silva Gonzalles.O Bem Estar Subjetivo de Praticantes de Yôga. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

11.
FERRACIOLI, I. J. C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Jairo Renzi Villas Boas.A obesidade em crianças e adolescentes em uma escola da rede privada de Ribeirão Preto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moura Lacerda.

12.
Mora, P. O.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Leisa Machado Silva.A importância da atividade psicomotora como suporte para uma alfabetização de qualidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

13.
NOCE, M. A.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Fernanda Saracini Baldan.Tatuagem: A busca do significado entre corpo e coletivo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

14.
BAETTA, R.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Renato Populin de Castro.Relação entre maturação e flexibilidade de pré-adolescentes e adolescentes na faixa etária de 11 a 14 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moura Lacerda.

15.
PIANTINO, S. H.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Samanta Tatiana França Viana.A inclusão do aluno com deficiência em classe comum:uma visão do professor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Moura Lacerda.

16.
PINHEIRO, M. H. C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Nayara Tobias Vieira.Educação moral no desenvolvimento da criança sob a perspectiva dos educadores. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

17.
PINHEIRO, M. H. C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Sandra Helena Vendrusculo.A importância do suporte parental materno no desempenho acadêmico de crianças do primeiro ano escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.

18.
PINHEIRO, M. H. C.; COLUS, K. M.. Participação em banca de Raquel Cabianca Berezowski.As consequências decorrentes da alfabetização precoce no desenvolvimento infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de Ribeirão Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Encontro Científico Do Centro de Investigações Sobre o Desenvolvimento Humano.Bebês em Desenvolvimento: Processo de Adaptação à Creche. 2018. (Encontro).

2.
XXI Encontro Científico Do Centro de Investigações Sobre o Desenvolvimento Humano.Processo de Construção da Atenção Conjunta em Díades de Bebês. 2018. (Encontro).

3.
18o Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa-CONIC. Características de Personalidade de Estudantes Universitários Atendidos no Serviço de Apoio Psicológico e Psicopedagógico (SEAPP) da UNAERP. 2017. (Congresso).

4.
18o Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa-CONIC. Relato de Experiência Com Um Grupo de Adolescentes Em Uma Escola Pública de Ribeirão Preto. 2017. (Congresso).

5.
5o Fórum de Extensão da Universidade de Ribeirão Preto.Projeto de Extensão em Psicologia Escolar e Educacional. 2017. (Outra).

6.
Como criar matrizes de referência e instrumentos de avaliação no padrão enade. 2017. (Outra).

7.
Programa Permanente de Capacitação Pedagógica Docente.A avaliação como momento de compartilhamento e aprendizagem. 2017. (Encontro).

8.
Projeto Pedagógico de Curso. 2017. (Outra).

9.
Avaliação da Aprendizagem na Escola: Reelaborando Conceitos e Recriando a Prática. 2016. (Outra).

10.
Avaliação da aprendizagem na escola-reelaborando conceitos e reelaborando a prática. 2016. (Encontro).

11.
Diretrizes Institucionais dos Projetos Pedagógicos dos Cursos tendo como referencial a Taxonomia de Bloom. 2016. (Oficina).

12.
Metodologias Ativas no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2016. (Oficina).

13.
O desenvolvimento da subjetividade: desafios atuais. 2016. (Encontro).

14.
O Desenvolvimento da Subjetividade: Desafios Atuais. 2016. (Outra).

15.
XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional & 37th Annual Conference of the Internacional School Psychology Association. Estabelecimento da Atenção Conjunta em Bebês: Vidente e com Deficiência Visual Severa. 2015. (Congresso).

16.
XX Encontro Científico do CINDEDI.Processo de Construção da Atenção Conjunta, em Díades de Bebês. 2015. (Encontro).

17.
15 CONIC-Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa. Levantamento de traços de personalidade de universitários que procuram o serviço de apoio psicopedagógico ao aluno: resultados parciais. 2014. (Congresso).

18.
IV Fórum de Extensão da Universidade de Ribeirão Preto.Uma abordagem em extensão em Psicologia Escolar e Educacional. 2014. (Outra).

19.
IV Fórum de Extensão da Universidade de Ribeirão Preto.Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Aluno (SeAP): Promoção de Bem Estar Social de Universitários. 2014. (Outra).

20.
XII CONGRESSO INTERDISCIPLINAR SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO. MESA REDONDA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2014. (Congresso).

21.
XVII Encontro Científico de Psicologia-UNAERP. 2014. (Encontro).

22.
Conferência: Reflexões sobre a Prática de Pesquisa em Psicologia. 2012. (Outra).

23.
III Jornada de Psicologia. 2012. (Outra).

24.
Palestra: The Zone of Proximal Development in Vigotski's analysis of learning and instruction. 2012. (Outra).

25.
XVII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil-CINDEDI.Debatedora de Paineis de Pesquisa. 2012. (Encontro).

26.
XVII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil-CINDEDI.O estabelecimento da atenção conjunta em relações de bebê vidente e de bebê com deficiência visual severa. 2012. (Encontro).

27.
XVII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil-CINDEDI.Mesa Redonda: Avaliação Final. 2012. (Encontro).

28.
Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Reunião de Pais e Mestres: Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. 2011. (Congresso).

29.
Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. 2011. (Congresso).

30.
Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A atenção conjunta em bebês vidente e cego:estudos de caso. 2011. (Congresso).

31.
Debate: Aspectos relacionados à atuação do psicólogo.Questões da prática profissional-aspectos relacionados à atuação do psicólogo. 2011. (Outra).

32.
Palestra: Algumas contribuições de Bakhtin para as ciências humanas:pensando a educação. 2011. (Outra).

33.
Palestra : Educação Infantil :Desafios e perspectivas atuais. 2011. (Encontro).

34.
XVI Encontro Científico do CINDEDI-USP.Debatedora de painéis de pesquisa. 2011. (Encontro).

35.
XVI Encontro Científico do CINDEDI-USP.O estabelecimento da atenção conjunta, em processos interativos desenvolvimentais: estudos de caso com bebê vidente e cego ou com deficiência visual severa. 2011. (Encontro).

36.
XVI Encontro Científico do CINDEDI-USP.Diferença,diversidade e desigualdade a partir da matriz sócio-histórica proposta pela teoria da Rede de Significações e o fazer do pesquisador ferramenteiro. 2011. (Encontro).

37.
I Encontro de Formação dos Profissionais da Educação da Escola Estadual Prof. Jorge Rodini Luiz: Ensino sob Diferentes Perspectivas.Aspectos Lúdicos e Desenvolvimento Humano: Um Breve Olhar. 2010. (Encontro).

38.
III Congresso Brasileiro: Psicologia Ciência e Profissão. Reunião de Pais e Mestres:Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. 2010. (Congresso).

39.
III Congresso Brasileiro: Psicologia Ciência e Profissão. Orientação Profissional e Protagonismo Juvenil para o Ensino Médo em uma Escola Particular em São Paulo. 2010. (Congresso).

40.
II Seminário Internacional em Educação:Homogeneidade e Diversidade em Educação/VI Jornada do PPGE-Mestrado.Reunião de Pais e Mestres:Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. 2010. (Seminário).

41.
XV Encontro Científico - CINDEDI.Debatedora de Painéis de Pesquisa. 2010. (Encontro).

42.
XV Encontro Científico - CINDEDI.O ESTABELECIMENTO DA ATENÇÃO CONJUNTA, EM PROCESSOS INTERATIVOS DESENVOLVIMENTAIS: ESTUDOS DE CASO COM BEBÊ VIDENTE E CEGO OU COM DEFICIÊNCIA VISUAL SEVERA. 2010. (Encontro).

43.
IX Congresso de Psicologia Escolar e Educacional. Reunião de Pais e Mestres: Campo Minado do Discurso Psicopedagógico. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COLUS, K. M.. XVII Encontro Científico do Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil-CINDEDI. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Flavia Ferreira Mariano Correa. Acolhimento e Adaptação na Educação Infantil: Um Olhar Psicopedagógico. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

2.
Gabriela Frighetto Gasparini. Traumas Psicológicos no Trânsito e o Estresse Pós-Traumático. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trânsito) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

3.
Amanda Nunes de Aguiar. A educação para o trânsito aplicada ao âmbito escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trânsito) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

4.
Maira Dias. Influência de álcool e drogas em acidentes de trânsito: uma revisão de literatura. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia do Trânsito) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

5.
Kenia Paula Francisco. Funções cognitivas da pessoa idosa:manutenção e prevenção do declínio através de oficinas lúdicas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

6.
Raiane Priscila dos Santos. Reabilitação da pessoa idosa: Uma ação psicopedagógica. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

7.
Mirelle de Faria Baldini. A didática na educação de jovens e adultos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

8.
Ana Claudia Moreira Sanches Anéas. A importância da psicomotricidade e o desenvolvimento motor em crianças de 3 a 5 anos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

9.
Aparecida de Fátima Carbonezi. O trabalho de psicopedagogos e assistentes sociais no âmbito escolar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

10.
Carlos Eduardo de Brito Aragão. A formação de professores da educação básica e o início da carreira. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia Clínic) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

11.
Naiara Carletti. Alimentação infantil:fator que influencia na aprendizagem. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

12.
Débora Marília Marques Frigel. Dislexia e seus reflexos no processo de ensino e aprendizagem no ensino fundamental. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

13.
Anna Adelina Crispim Nascimento. Políticas Públicas e Direitos do Idoso no Brasil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

14.
Calmiranda Aparecida dos Santos Silva. O psicopedagogo institucional como orientador educacional: paradigmas e realidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

15.
Fernanda Cristina Pacheco. A importância dos contos de fada para o desenvolvimento infantil-uma possível contribuição para a psicopedagogia?. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

16.
Nayara Lage Moraes Ishikawa. Dificuldades de Aprendizagem e Ensinagem da Língua Espanhola. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

17.
Glauciane Coelho Maia. Educação Infantil: A perspectiva da avaliação na contemporaneidade. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

18.
Andressa Pinto de Oliveira. Formação de professores na perspectiva inclusiva: história e atualidade. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

19.
Cristina Jacob Liporaci Antonini de Carvalho. Perscrutando interações nos contextos casa e instituição de educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

20.
Michelle Francisca Moleiro Parra. Transtornos emocionais no ambiente escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

21.
Fernanda Silva Nogueira. Educação de surdos:história e perspectivas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

22.
Maria Aparecida dos Santos Martins Camargo. A importância do lúdico na educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

23.
Maria Gabriela Cunha Bagatta. O processo de adaptação da criança à escola. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

24.
Viviane Cristina da Silva. A presença do lúdico na clínica psicopedagógica : uma breve revisão bibliográfica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

25.
Adriana Arruda Tagliari Rossignolo. A brincadeira de faz de conta e suas contribuições. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

26.
Edilaine Qualho. A contribuição do Psicopedagogo para a organização do espaço do brincar nas pré-escolas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

27.
Roberta Poltronieri. Planejamento Escolar:Uma Oportunidade para Reflexão da Ação Pedagógica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização: Psicopedagogia Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

28.
Michelle Cristina Roviero. A percepção de crianças e educadoras sobre jogos e brincadeiras na educação infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

29.
Amanda Stefanolli Nagliati. Cyberbullying:Violência na Web. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

30.
Najara Aparecida de Oliveira. Educação Hospitalar e Psicopedagogia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

31.
Marina Conceição Daveiro. A aprendizagem da criança com deficiência intelectual na educação infantil. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

32.
Verônica Egydio Barbosa. O corpo como forma de expressão afetiva em crianças de 1 a 2 anos. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paula de Fátima Cruvinel Alves. A contribuição dos exercícios físicos para a amenização dos sintomas de depressão da mulher. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Ribeirão Preto. Orientador: Katia Paschoali Miguel.

2.
Paula de Fátima Cruvinel Alves. A contribuição da Educação Física Escolar na prevenção e tratamento da depressão na adolescência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Centro Universitário Moura Lacerda. Orientador: Katia Paschoali Miguel.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
COLUS, K. M.; AMORIM, K. S. . O estabelecimento da atenção conjunta em um bebê com deficiência visual severa. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso), 2015.



Outras informações relevantes


Membro do CINDEDI (Centro de Estudos e Pesquisa sobre o Desenvolvimento Humano e Educação Infantil), do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP, participando do grupo da Profa. Dra. Maria Clotilde Rossetti-Ferreira (eixo temático 4: Comunicação, linguagem e relações no primeiro ano de vida). Vinculada ao Intercâmbio Internacional Brasil-Finlândia (2012) no projeto (In)Visible Toddlerhood: Global and Local Constructions of Toddlers Places in Institutions, com a Profa. Dra. Niina Rutanen, da Universidade de Tampere. Vinculada ao Projeto Fapesp (2010-2012): Linguagem, Comunicação e Significação em Processos Desenvolvimentais, nos dois primeiros anos de vida. 
A partir de abril de 2016 atua como Assistente de Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). A partir de agosto de 2016 atua também como membro do Núcleo Docente Estruturante e do Colegiado de Curso do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:31:28