Samuel Jose Gilbert De Jesus

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3589952430806659
  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Samuel José Gilbert de Jesus possui mestrado em Artes plásticas / Téoria das artes pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2006), doutorado em Études Cinématografiques et Audiovisuelles pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle sob a direção de Philippe Dubois, e doutorado em Comunicação pela Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), sob a direção de Consuelo Lins. Desenvolveu um pós-doutorado em Artes Visuais, em torno da questão do corpo no limite e das suas práticas extremas nas artes contemporâneas, sob a direção de Sônia Salzstein Goldberg, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Samuel de Jesus é atualmente Professor Doutor em Historia da arte e da imagem, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, Membro Colaborador do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV-UFG e Coordenador da Programação de Artes Visuais do Centro Cultural UFG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samuel Jose Gilbert De Jesus
Nome em citações bibliográficas
DE JESUS, S.;JÉSUS, Samuel de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Artes Visuais.
AC Central
Setor Central
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211159
URL da Homepage: http://www.fav.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Études cinématografiques et audiovisuelles.
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
com período co-tutela em Universidade Federal do Rio de Janeiro (Orientador: Consuelo Lins).
Título: Não lugares. Fora do tempo. Por uma iconografia contemporânea e fotograficada saudade., Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Philippe Dubois.
Bolsista do(a): Ministère des affaires étrangères, COLLÈGE DOCTORAL, França.
Palavras-chave: Fotografia, cinema, artes, filosofia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2004 - 2006
Mestrado em Artes plásticas / Théoria das artes.
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
Título: Estados dos lugares. Memoria de um conjunto habitacional e objetos de memoria,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Nathalie Raymond.
Palavras-chave: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 1999
Graduação em Diplome National d'Arts Plastiques.DNAP.
Ecole Supérieure des Beaux-Arts. Tours, ESBAT, França.
1998 - 1999
Graduação em Artes plásticas / Théoria das artes.
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
Orientador: Nathalie Raymond.
1996 - 1998
Graduação em História da Arte.
Universite de Tours (Universite Francois Rabelais), U.T., França.


Pós-doutorado


2011 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.


Formação Complementar


2009 - 2010
Extensão universitária em Analise e théorie Esthétique de l'image.
Institut National d'Histoire de l'Art, INHA, França.
2006 - 2007
Extensão universitária em Quand les images prennent position. (Carga horária: 2h).
Institut National d'Histoire de l'Art, INHA, França.
1982 - 1992
Ensino de musica. Especialidade Piano.
Conservatoire Régional de Musique d'Evreux, CRM, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor efetivo adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Doutor no Departamento de Artes Visuais, em História da Arte e da imagem, e no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Artes Visuais (FAV), Universidade Federal de Goiás.

Atividades

06/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais, Centro Cultural UFG.

Atividade de extensão realizada
Coordenação da Programação de Artes Visuais da Galeria do CCUFG.
05/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Artes Visuais, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação Galeria da FAV.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais, Centro Cultural UFG.

Cargo ou função
Membro interno da comissão do acervo.
08/2015 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Performance e poéticas do Corpo
08/2014 - Atual
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética
08/2014 - Atual
Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte I
08/2014 - Atual
Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Arte II
08/2014 - Atual
Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Moderna
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes Visuais, .

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes Visuais, .

03/2014 - Atual
Ensino, Arte e Cultura Visual, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em Arte e Cultura Visual: Corpo, paísagem, ensaio
03/2014 - Atual
Ensino, Artes Visuais - Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Moderna
03/2014 - Atual
Ensino, Artes Visuais - Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Contemporânea
01/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes Visuais, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento das Artes Visuais.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Contemporânea II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte contemporânea I - Vanguardas artísticas
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte III
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte Moderna Brasileira
08/2014 - 12/2014
Ensino, Design de Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte contemporânea
08/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte contemporânea. Das vanguardas artísticas a contemporaneidade
03/2014 - 12/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte I
10/2013 - 12/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte II
03/2014 - 07/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte III
03/2014 - 07/2014
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da arte II
03/2014 - 07/2014
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte moderna
03/2014 - 06/2014
Estágios , Faculdade de Artes Visuais, .

Estágio realizado
Programa Formação para a Docência no Ensino Superior.
10/2013 - 12/2013
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte moderna

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pos-doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós-doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Ecole Supérieure des Beaux-Arts. Tours, ESBAT, França.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor em regime contratual, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor (em regime contratual) dos cursos "Introdução à Historia da fotografia" e "Práticas fotográficas e Arte Contemporânea"


Faculdade de Artes Visuais, FAV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Doutor em História da Arte, Estética na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás.


Centro Cultural Universidade Federal de Goiás, CCUFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenação Programação Artes Visuais, Carga horária: 25
Outras informações
Coordenação Programação Artes Visuais - CCUFG: - Planejamento atividades com outros núcleos - Programação calendário de exposições - Supervisão atividades Museologia (catalogação, organização espaços, edição, revisão e atualização dos termos e demais formulários administrativos)



Linhas de pesquisa


1.
Imagem, Cultura e Produção de Sentido.
2.
Imagem, Cultura e Produção de Sentido

Objetivo: Estudo de imagens e visualidades artísticas, seus processos de criação, recepção, circulação e produção de sentido, articulados com a cultura..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
O devaneio do limite
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe-se a desenvolver algumas questões apenas enunciadas na minha tese de doutorado realizada na Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle em cotutela com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação de Philippe Dubois e de Consuelo Lins. Nessa tese, dedicada á representação da saudade no âmbito da fotografia contemporânea desde a década de sessenta, buscava-se perceber como esse sentimento podia se manifestar tanto temporalmente quanto espacialmente no campo da fotografia. Esboçam-se ai dois eixos maiores que merecem, a meu ver, ser mais aprofundados. Pretendo assim discutir o projeto que toda uma tradição utópica empreendeu e que consolidou, desde o final do século XVIII, uma interpretação singular dos afetos ligados às características do rosto e do corpo através de suas diferentes representações iconográficas. Tal projeto foi inspirado pela fisiognomonia de Johann Kaspar lavater e Rodolphe Töpffer, cujo método dedutivo, fundado na ideia da observação dos caracteres físicos de um indivíduo, legitimou o uso científico particularmente presente no campo da fotografia. Comentarei igualmente alguns elementos que oferecem uma abordagem pertinente da constituição de uma obra, como a questão da fisiocromia ou seja, um fisionomia das cores e das suas funções potenciais. Proporei assim uma análise iconográfica, à qual pode ser adicionado o estudo dos possíveis valores táteis de várias imagens contemporâneas. Particularmente evocados pelo crítico de arte Bernard Berenson, ao referir-se à percepção háptica que nós podemos ter a partir da representação de um objeto por meio da nossa imaginação, esses valores são buscados e concebidos por Gilles Deleuze como parte constitutiva de uma lógica da sensação. Esta pesquisa privilegiará como base as próprias imagens contemporâneas. Pretendo, dessa maneira, entender como numerosos aspectos extremos inoculam-se num conjunto de obras contemporâneas, questionam e põem em xeque as representações convencionais e instrumentais do corpo. Essas obras constituem, em paralelo, um regime poético e formal a partir de posturas que desafiam, ademais, os limites extremos do corpo solicitado. Um corpo que se torna, desde então, como receptáculo da obra em seu processo criativo mais profundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Coordenador / Fernanda Azevedo - Integrante / Vrindavana Vilasine Laune - Integrante / Eduardo Brito - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 2
2011 - 2014
O corpo no limite. Posturas extremas na arte contemporânea
Descrição: Este projeto de pesquisa de pós-doutorado propõe-se a desenvolver algumas questões apenas enunciadas na minha tese de doutorado, dedicada a representação da saudade no âmbito da fotografia contemporânea desde a década de sessenta . Esboçam-se ai dois eixos maiores que merecem, a meu ver, ser mais aprofundados. Pretendo assim discutir o projeto que toda uma tradição utópica empreendeu e que consolidou, desde o final do século XVIII, uma interpretação singular dos afetos de um indivíduo, fundada na ideia da observação das suas características físicas. Tal projeto foi inspirado pela fisiognomonia de Johann Kaspar lavater, cujo método dedutivo legitimou o uso científico da fotografia. Comentarei igualmente alguns elementos que oferecem uma abordagem pertinente da constituição de uma obra, como a questão da fisiocromia e das suas funções potenciais, à qual pode ser adicionado o estudo dos possíveis valores táteis de várias imagens, ao referir-se à percepção háptica que nós podemos ter a partir da representação de um objeto por meio da nossa imaginação. Desejo, dessa maneira, entender como numerosos aspectos extremos inoculam-se num conjunto de obras contemporâneas, questionam e põem em xeque as representações convencionais e instrumentais do corpo. Essas obras constituem, em paralelo, um regime poético e formal, dentro do qual o corpo se constitui, então, como receptáculo da obra em seu processo criativo mais profundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Programação de Artes Visuais, processos curatoriais e expografia
Descrição: - Programação de Artes Visuais da Galeria do CCUFG - Edição do Edital bianual de propostas curatoriais - Promoção do acervo da Instituição.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Coordenador.
2016 - Atual
GALERIA DA FAV
Descrição: - Edital 2017 - Agendamento e planejamento programação exposições - coordenação administrativa: estagiários e monitores - curadoria e expografia - divulgação eventos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Coordenador / Rubens Pilegi de Sá - Integrante.
2015 - 2015
Arquivos, memórias, afetos
Descrição: O Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual é um evento aberto à participação de pesquisadores e estudantes de pós-graduação em arte, cultura visual e áreas afins. O evento reúne pesquisas que refletem sobre questões relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual: Imagem, Cultura e Produção de Sentido; Poéticas Visuais e Processos de Criação; Culturas da Imagem e Processos de Mediação. Em sua oitava edição, o seminário tem como temática ?Arquivos, memórias, afetos?, e pretende salientar a sua importância nas produções de visualidades contemporâneas. Nesse sentido, será questão de privilegiar os seus possíveis objetos de investigação em relação aos modos de pensar a arte e a cultura visual, tudo como a transmissão cognitiva dos seus fazeres e saberes. Essa temática baseia-se nos estudos mais recentes, cuja particularidade consiste em reatualizar o que pode definir-se enquanto sítios específicos de memórias. Às vezes inusitadas, essas memórias acabam por se consolidar ao longo da experiência dos seus artefatos, perceptíveis em suas vertentes históricas, poéticas ou alegóricas. Para a edição desse ano do SNPACV, convidamos pesquisadores, mestres, doutores e estudantes de pós-graduação, para participar do seminário. No período matutino acontecem as conferências e as mesas redondas, com convidados nacionais e internacionais. Durante o período vespertino, são apresentadas as comunicações orais e/ou narrativas visuais, distribuídas durante os três dias do evento, no período vespertino. Os trabalhos são submetidos a um dos eixos temáticos definidos para o seminário e são avaliados por uma equipe científica composta por professores do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, junto com uma equipe de pareceristas externos, 10 nacionais e 1 internacional. Nesta edição teremos 2 conferencistas internacionais, 5 conferencistas nacionais, 1 artista performer individual e 2 artistas compositores e videastas nacionais. Em paralelo, serão organizados uma exposição que reúne 4 artistas nacionais e uma mostra de cinema. Esperamos assim um público de 200 a 300 pessoas. O VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual já marca o 12º ano de criação do programa de Pós - Graduação em Arte e Cultura Visual, pioneiro na institucionalização do campo dos estudos de Cultura Visual no país. De sua primeira edição nacional em 2008, com aproximadamente 60 participantes, o evento passou a receber em média 200 participantes nos últimos 3 anos, entre ouvintes, debatedores e convidados. Em todas as edições convidamos pesquisadores e artistas brasileiros e estrangeiros, intensificando o diálogo com Instituições de diferentes regiões do país e do exterior. Os trabalhos completos e as narrativas visuais apresentadas são publicados em anais online, disponibilizados no site do evento. Organizamos lançamentos de livros e periódicos da área, com a presença dos autores, e publicamos o caderno de resumos do seminário. Necessitamos, sobretudo, de apoio para o custeio de passagens, hospedagens e transporte dos convidados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (15) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Coordenador / Thiago Sant'Anna - Integrante / Eliane Chaud - Integrante / Alice Fátima Martins - Integrante / Raimundo Martins - Integrante / Leda Maria de Barros Guimarães - Integrante / Rita De Andrade - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2014
Viagem pedagógica em torno da 31 Bienal de São Paulo
Descrição: Viagem de très dias em São Paulo com proposta visitar a 31 Bienal de São Paulo e demais centros e residências culturais na capital paulista: Exposição Paulo Bruscky e Rivane Neuenschwander no MAM S.P, Julian Schnabel no MASP, visita na nova sede do MAC-USP, visita no acervo da Pinacoteca e exposição Leonilson na Estação Pinacoteca nas galerias Pivô e Fosforus - residências de artistas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Especialização: (4) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Coordenador / Rubens Pilegi de Sá - Integrante.
2013 - 2013
SINOPSES DE VÁRIOS TERRITÓRIOS
Descrição: Sinopses de vários territórios pretende oferecer uma experiência singular que consiste em desenvolver uma pesquisa na França, ao final da qual será questão e produzir uma exposição em São Paulo, pensada em torno da ideia do diário fotográfico e da alteridade, pela passagem constante efeituada entre gêneros. Do mesmo modo que o processo fotográfico nos localiza numa expectativa latente, o modo de pensar o espaço, e singularmente o território, nos situa diante de uma época transitória. Nesse sentido, queremos pensar as futuras imagens como resultado de um relação com uma paisagem outra, complexa e enriquecedora. Trazendo uma reflexão baseada sobre o que constrói e define um território, mas também sobre como a herança mantida por várias obras anteriores podem influir em nossa percepção de espaços geográficos e humanos sempre modificados ? isto é, bem além do simples olhar ?, esse projeto mostra a inquietação específica dedicada à relação que une os indivíduos com os territórios mais diversos. A partir das pesquisas recentes de cada proponente, busca-se questionar finalmente a dimensão estética, e às vezes política que os vem definir, desde do seu reconhecimento até a sua exploração, e através dos quais a palavra ?postura? não significa apenas uma noção vaga, mas uma maneira particular e sensível de entender nosso mundo contemporâneo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Integrante / Sônia Salzstein Goldberg - Coordenador / Maura GRIMALDI - Integrante / Patricia Andrea Soto Osses - Integrante / Juliano Gouveia - Integrante.
2012 - 2012
O CORPO E SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO NO OCIDENTE DA ARTE PRÉ-ROMÂNICA AO NASCIMENTO DO MODERNISMO
Descrição: O curso de especialização O corpo e seus sistemas de representação no Ocidente tem por objetivo discutir a questão da representação do corpo em relação aos campos das Artes plásticas, da História das artes e da Estética, entre os séculos XII e XVIII. Nesse âmbito, trata-se de analisar uma base iconográfica constituída de obras referentes na Historia da arte, à luz dos tratados, comentários e outros textos críticos que ajudarão a entender melhor a importância da figura do corpo, a consolidação da autonomia da crítica, assim como o papel do artista. Isso, em relação aos gêneros pictóricos e estilos artísticos, a partir dos quais elaborou-se progressivamente o próprio regime discursivo que questionou e enriqueceu, ao longo desse período, de modo denso e contraditório, princípios teóricos e plásticos de composição os mais fundamentais. Em consequência, essa discussão nos levará a comentar esses sistemas de composição que codificaram, ao longo desse período, uma iconografia na qual a imagem do corpo acaba por ser definida enquanto sistema de representação simbólica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Veredas. A saudade e a cidade em suas representações fotográficas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Integrante / Jose TAVARES DE LIRA - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - Atual
Sinopses de vários territórios
Descrição: O projeto "Sinopses de vários territórios propõe-se explorar a questão da paisagem como gênero através das práticas fotográficas. Comparável a uma linha de horizonte que vem separar não somente os espaços públicos dos espaços meio-ambientais, ele acaba por delimitar igualmente a paisagem natural da paisagem urbanística, até chegar na constituição desses não lugares contemporâneos atravessados no dia a dia. Trazendo uma reflexão baseada sobre o que constrói e define um território, mas também sobre como a herança mantida por várias obras anteriores podem influir em nossa percepção de espaços geográficos e humanos sempre modificados ? isto é, bem além do simples olhar ?, esse projeto mostra a inquietação específica dedicada à relação que une os indivíduos com os territórios mais diversos. A partir das pesquisas recentes de cada proponente, busca-se questionar finalmente a dimensão estética, e às vezes política que os vem definir, desde do seu reconhecimento até a sua exploração, e através dos quais a palavra ?postura? não significa apenas uma noção vaga, mas uma maneira particular e sensível de entender nosso mundo contemporâneo. Sinopses de vários territórios pretende oferecer uma experiência singular que consiste em desenvolver uma pesquisa na França, ao final da qual será questão e produzir uma exposição em São Paulo, pensada em torno da ideia do diário fotográfico e da alteridade, pela passagem constante efeituada entre gêneros. Do mesmo modo que o processo fotográfico nos localiza numa expectativa latente, o modo de pensar o espaço, e singularmente o território, nos.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Samuel Jose Gilbert De Jesus - Coordenador / Sônia SALZSTEIN - Integrante / Maura GRIMALDI - Integrante / Patricia Andrea Soto Osses - Integrante / Juliano Gouveia - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - 2016
Periódico: Desenredos


Membro de comitê de assessoramento


2014 - 2016
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: HISTÓRIA DA ARTE.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes da cena.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Jésus, Samuel de  Data: 01/06/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE JESUS, S.2014DE JESUS, S.. Diante do limiar: para uma poética da fantasmagoria,. REVISTA DO COLÓQUIO DE ARTE E PESQUISA DO PPGA-UFES, v. 4, p. 163-183, 2014.

2.
DE JESUS, S.2013DE JESUS, S.. Les recyclages sonores du monde : Les immersions sono-plastiques selon Chelpa Ferro et Nuno Ramos.. Figures de l'art, v. 26, p. 262-282, 2013.

3.
DE JESUS, S.2013DE JESUS, S.. L?image-saudade : iconographie photographique d?un sentiment ambigu.. Voix plurielles, v. 11, p. 12-19, 2013.

4.
DE JESUS, S.2012DE JESUS, S.. A IMAGEM IMORAL : APORIA DO MODELO ENTRE FLAGRANTE DELITO E LIVRE CONSENTIMENTO. REVISTA LAIKA, v. 1, p. 1, 2012.

5.
DE JESUS, S.2011DE JESUS, S.. Poietica da queima, figuras em sobrevivência. DEVIRES (UFMG), v. 8, p. 30-48, 2011.

6.
BORGES, CRISTIAN2010BORGES, CRISTIAN ; JÉSUS, Samuel de . Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema. ARS (São Paulo), v. 8, p. 65-72, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DE JESUS, S.. Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea. O percurso de um sentimento ambiguo. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2015. v. 1. 368p .

Capítulos de livros publicados
1.
DE JESUS, S.. Figures de feu : pensée et poïétique de la brûlure comme vestiges de l'image. In: Philippe Dubois; Precious Brown; Elena Biserna. (Org.). CINEMA, ARCHITECTURE, DISPOSITIF. 2ed.Udine: Campanotto, 2011, v. , p. 128-.

2.
DE JESUS, S.. Quando a ilusão (do prazer) apaga a lembrança. In: Angelo defanti, Inès Aisengart. (Org.). A elegância de Woody Allen. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2009, v. , p. -.

3.
DE JESUS, S.; BORGES, C . Mémoires de gestes dans l'oeuvre d'Agnès Varda: Peinture, Photographie, Cinéma. In: Anthony Fiant, Roxane Hamery, Eric Thouvenel. (Org.). Agnès Varda: le cinéma et au-delà. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009, v. , p. -.

4.
DE JESUS, S.. Aforismos da desaparição : Resnais fótografo. In: Cristian Borges, Inès Aisengart, Gabriella Campos. (Org.). Alain Resnais : a revolução discreta da memoria. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2008, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DE JESUS, S.; ALMEIDA, L. D. . Ciência de uma terra desolada. Revista Visualidades, Goiânia, 02 out. 2017.

2.
PINTO, M. C. ; DE JESUS, S. . Polifonia saudosista. Revista São Paulo/ Folha de São Paulo/ Edição Cult, São Paulo, 23 ago. 2015.

3.
COZER, R. ; DE JESUS, S. . Não tem tradução. Folha de São Paulo/ Capa da Ilustrada, São Paulo, p. C1 - C1, 22 jul. 2015.

4.
DE JESUS, S.. Les recyclages sonores du Monde : Les immersions sono-plastiques conduites par le collectif Chelpa Ferro et l'artiste plasticien Nuno Ramos. Figures de l'Art. L'immersion, Pau, 15 abr. 2012.

5.
DE JESUS, S.. Le corps dionysiaque. Marge et quête de l?extrême : du journal au rite cinématographique.. TRANS. Revue de littérature générale et comparée, Paris. Presses de la Sorbonne, p. 15 - 25, 01 mar. 2012.

6.
DE JESUS, S.. Poética melancólica do percurso como vestígio. IDEARTE Vol.7, Lisboa, p. 73 - 78, 15 nov. 2011.

7.
DE JESUS, S.. L'influence de la Gestaltthéorie dans l'oeuvre de Géraldo de Barros: une expérience européenne.. Revista de Humanidades: Tecnológico de Monterrey, Monterrey, , v. 27, p. 61 - 84, 01 out. 2011.

8.
BORGES, C ; DE JESUS, S. . Memória de gestos na obra de Agnès Varda: pintura, fotografia, cinema. ARS (São Paulo), Escola de Comunicação/ USP, , v. 8, p. 64 - 73, 01 maio 2011.

9.
DE JESUS, S.. Poïetica da queimadura, figuras em sobrevivência. DEVIRES, Belo Horizonte, , v. 8, p. 30 - 48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE JESUS, S.. O ensaio fotográfico em três modos. In: I Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2017, Montevideo. Dispositivos e Artefatos / Narrativas e Mediações. Goiânia: CEGRAF, 2017.

2.
DE JESUS, S.. A IMAGEM SAUDADE. ICONOGRAFIA FOTOGRÁFICA CONTEMPORÂNEA DE UM SENTIMENTO AMBIGUO. In: VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2014, Goiânia. CONTEXTOS. Goiânia: Núcleo Editorial ? FAV/UFG, 2014. p. 48-58.

3.
DE JESUS, S.. O CORPO NO LIMITE. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiânia. TRANS. GoIânia: Núcleo Editorial ? FAV/UFG, 2013. p. 314-322.

4.
DE JESUS, S.. Aporias. Sobre alguns desafios contemporâneos do retrato fotográfico ou cinematográfico. In: XVI Encontro Socine - São Paulo, 2012, São Paulo. Anais do Encontro 2012. São Paulo: SOCINE.

5.
DE JESUS, S.. Dor deliciosa de um cruel espinho: presença da saudade na fotografia lusófona contemporânea.. In: 6. Colóquio Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras PPRLB, 2012, Rio de Janeiro. Atas do 5º Colóquio: Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras. Rio de Janeiro: Real Gabinete de Leitura, 2012. v. 6.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIAL, C. ; SHWADE, E. ; DE JESUS, S. . O corpo extremo. Aporias do retrato fotográfico ou cinematográfico contemporâneos .. In: 29 Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29 ª RBA - Diálogos Antropológicos- Expa ndindo Fronteiras. Natal: KIRON, 2014. p. 302-302.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE JESUS, S.. Práticas performáticas, corpo e gênero na arte contemporânea. In: XI Encontro Regional Centro Oeste de História Oral, 2017, Brasília. HISTÓRIA ORAL E RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE ? VOZES DISSONANTES. Brasília: UNB, 2017. p. 28-28.

Apresentações de Trabalho
1.
DE JESUS, S.; ANTUNES, E. . S/A (Para uma sociedade cada vez mais anônima). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DE JESUS, S.; ANSELMO, M. . Jogo Duplo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DE JESUS, S.. A deriva como modo de imersão e contemplação do mundo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DE JESUS, S.. O ensaio como gênero fotográfico em três modos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DE JESUS, S.. A fisiognonomonia e seus usos ambíguos na história da fotografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DE JESUS, S.. O corpo no limite. Fotografia, cinema e práticas extremas contemporâneas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DE JESUS, S.. Contexto das artes a partir do dadaismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DE JESUS, S.; BERLICK, T. . Les petits riens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DE JESUS, S.. Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DE JESUS, S.. A imagem imoral: entre flagrante delito e livre consentimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DE JESUS, S.. Ao limiar do ilegível: para uma poétca da dormência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
DE JESUS, S.. O retrato demoníaco. Sobre algumas aporias iconográficas contemporâneas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
DE JESUS, S.. O corpo no limite. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
DE JESUS, S.. Le rituel suprême. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
DE JESUS, S.. A Historia transfigurada. A apropriação como estratégia poética do arquivo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DE JESUS, S.. Dor deliciosa de um cruel espinho: presença da saudade na fotografia lusófona contemporânea.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DE JESUS, S.. L?offrande suprême. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
DE JESUS, S.. Le futurisme italien et ses influences au Brésil: La Semaine d?Art de São Paulo et le manifeste Pau Brasil.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
DE JESUS, S.. O corpo subversivo: Michel Journiac e o desvio do gênero na fotografia. Homenagem à Freud (1972) e 24 horas de uma mulher ordinária (1974).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
DE JESUS, S.. Aporie de l?immoral : la place du modèle. Entre flagrant délit et consentement Larry Clark, David Nebreda, Rodrigo Braga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DE JESUS, S.. Aporias. Sobre alguns desafios contemporâneos do retrato fotográfico ou cinematográfico.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DE JESUS, S.. Andar, registrar, arquivar: a fotografia como olhar taxinômico do mundo.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
DE JESUS, S.. Douleur exquise d?une cruelle épine: présence de la saudade dans le paysage photographique lusophone contemporain.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
DE JESUS, S.. L?image-saudade : iconographie contemporaine et photographique d?un ambigu.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
DE JESUS, S.. Figures de feu : pensée et poïétique de la brûlure comme vestiges de l'image. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
DE JESUS, S.. Three pictures of humanists portugueses photographs in France during the. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
DE JESUS, S.. The influence of the Gestalttheory in Geraldo de Barros's work : an european experience. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
DE JESUS, S.; BORGES, C . Por uma poiética do arquivo : imagem-fetiche, imagem-prova, imagem-arquivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
DE JESUS, S.; BORGES, C . For a poïetic of the archive : image fetiche , image proof, image archive. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
BORGES, C ; DE JESUS, S. . Mémoire de gestes dans l'oeuvre d'Agnès Varda: Peinture, Photographie, Cinéma. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
DE JESUS, S.; BORGES, C . Por uma poiética do arquivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BENICHOU, A. ; DE JESUS, S. . Coreografar Historias da arte da performance. Moments. A History of Performance in 10 Acts. Goiânia: VIsualidades/ CEGRAF-UFG, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
HERSCHDORFER, N. ; DE JESUS, S. . The Thames and Hudson Dictionary of Photography. London: Thames and Hudson, 2015 (Verbetes).

3.
DE JESUS, S.; MARTINS, A. F. . A infância da arte. Goiânia, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
DE JESUS, S.. Carta do autor das Reflexões sobre a pintura e do autor das obras expostas no Louvre em 1746. Goiânia: CEGRAF - UFG, 2014. (Tradução/Outra).

5.
Xavier, Ismail ; DE JESUS, S. . Entre ressentiment et pragmatisme : la voix off en tant que discours du protagoniste devant la violence et le jeu de l?ascension sociale. Montréal: Cinémas. Revue d'études cinématographiques/ Journal of film studies, 2008. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DE JESUS, S.; FURTADO, J. P. ; CASTRO, F. N. O. ; DALDEGAN, P. ; FRANKLIN, P. ; RIBEIRO, R. . Ser estudante universitário no século XXI. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DE JESUS, S.; FURTADO, J. P. ; PAULA, J. . Ensaio musical sobre a saudade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DE JESUS, S.; MAIER, T. . Andar, registrar, arquivar: a fotografia como olhar taxinômico do mundo.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
DE JESUS, S.. HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
DE JESUS, S.; MARTINS, R. ; CHARREU, L. ; OLIVEIRA, M. O. . Coleção Desenredos Vol. 10 Pedagogias, Espaços e Pesquisas Moventes nas Visualidades Contemporâneas. 2016. (Editoração/Livro).

3.
BERARDO, R. M. ; KAMINSKY, R. ; VELOSO, S. C. B. ; DE JESUS, S. ; MARTINS, R. . Coleção Desenredos Vol. 9 Cultura, Identidade Cultural e Representação da Alteridade.. 2016. (Editoração/Livro).

4.
DE JESUS, S.; OSPINA, J. S. ; ABREU, C. L. . VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015. (Editoração/Anais).

5.
DE JESUS, S.; BENICHOU, A. ; FURTADO, J. P. ; ROSA, C. A. ; ARANTES, P. . Arquivos, memorias, afetos. 2015. (Editoração/Periódico).

6.
DE JESUS, S.; SALZSTEIN, S. . O corpo no limite. Posturas extremas nas práticas artísticas contemporâneas. 2014. (Relatório de pesquisa).

7.
DE JESUS, S.; SALZSTEIN GOLBERG, Sônia . O corpo no limite. Posturas extremas nas práticas artísticas contemporâneas. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
DE JESUS, S.. O CORPO E SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO NO OCIDENTE DA ARTE PRÉ-ROMÂNICA AO NASCIMENTO DO MODERNISMO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
DE JESUS, S.. VEREDAS. A saudade e a cidade em suas representações fotográficas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
DE JESUS, S.. Retrospectiva Alain Resnais : A revolução discreta da memoria. 2008. (Catalogo).

11.
DE JESUS, S.. Retrospectiva Agnès Varda : o movimento perpétuo do olhar. 2006. (Catalogo).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
DE JESUS, S.; JIMENEZ, L. . Encarnado. 2015. Performática.

Música
1.
XIMENEZ, S. ; JULIAN, F. ; DE JESUS, S. . Turbulências. 2015. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
OSSES,Patricia ; EWBANK, Antônio ; DE JESUS, S. . VIGNE-MÈRE (Videira mae). 2012. Audiovisual.

3.
PAULA, J. ; DE JESUS, S. ; ERLANDSEN, M. . FRONTEIRAS DE LEITURA. 2011. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
DE JESUS, S.; ANSELMO, M. . Fosseis contemporâneos. 2018. Pintura.

2.
DE JESUS, S.; ANTUNES, E. . S/A. 2018. Instalação.

3.
DE JESUS, S.; LAGO, F. . Tudo passa. 2018. Instalação.

4.
DE JESUS, S.; ALMEIDA, D. L. . Ciência de uma terra desolada. 2017. Pintura.

5.
DE JESUS, S.; MARTINS, L. ; BERTANI, S. . Como é a Pintura a Poesia É. 2017. Pintura.

6.
PETRONILIO, P. ; DE JESUS, S. . Arte e filosofia da diferença. 2016. Performance.

7.
SILVA, G. G. ; DE JESUS, S. . Lógica e estética: duas concepções acerca da função lógica desempenhada pelas fotografias. 2016. Outra.

8.
MOURA, D. ; DE JESUS, S. . A arte da lembrança. 2015. Fotografia.

9.
DE JESUS, S.; FITTIPALDI, C. ; MARTINS, A. F. . A infância da arte. 2015. Programação Visual.

10.
DE JESUS, S.; MENDONCA, A. ; CAVALCANTE, M. ; FIGUEREIDO, V. . 3. Adriana Mendonça, Mario Cavalcante, Vinicius Figueiredo. 2015. Diversas.

11.
DE JESUS, S.; PILEGGI, R. ; FITTIPALDI, C. ; PARREIRA, S. . Austerlitz. 2014. Fotografia.

12.
DE JESUS, S.. Marcelo Cipis. Pintura em geral. 2013. Pintura.

13.
DE JESUS, S.; ZURCHER, S. . Photographie moderniste au Brésil. 1945-1955. 2013. Fotografia.

14.
DE JESUS, S.. Tous photographes. 2010. Fotografia.

15.
DE JESUS, S.. Estados dos lugares. 2008. Fotografia.

16.
DE JESUS, S.. Tous photographes. 2008. Fotografia.

17.
DE JESUS, S.. États des lieux. Mémoire d'un site d'habitation. 2006. Fotografia.

18.
DE JESUS, S.. Déplacements. États des lieux et objets de mémoire. 2006. Fotografia.

19.
DE JESUS, S.. Ma pièce préférée. 2005. Fotografia.

20.
DE JESUS, S.. Recycled Images. 2000. Fotografia.

21.
DE JESUS, S.. Fétiches. Portraits anonymes et objets de mémoire. 1999. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
DE JESUS, S.; SANTOS, A. . Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea.. 2015 (Palestra).

2.
DE JESUS, S.. Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea.. 2015 (Palestra).

3.
DE JESUS, S.; GRIMALDI, M. . I Mostra do programa de fotografia 2012/2013. 2012.

4.
OSSES, P. A. S. ; DE JESUS, S. . Videira mae [Vigne mère]. 2012 (Exposição).

5.
LARRIEU, Daniel ; DE JESUS, S. . Polar(d)oid. Rêverie de la limite. 2011 (Exposição fotográfica. Cholet (França) 11/03 - 2/04/2011.).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHAUD, E.; SA, R. P.; DE JESUS, S.; MARTINS, R. C.; JORGE, A. M.. Participação em banca de Monique De Jesus Viera Coleho dos santos. GRUPO EMPREZA: PROCESSO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA EM COLETIVIDADE. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

2.
DE JESUS, S.; BADAN, R. C.; ABREU, C. L.; CHAUD, E.. Participação em banca de Tereza Cristina Faria Dalacorte. PERCORRENDO O CONJUNTO DA OBRA DO ARTISTA TONY SMITH: ENTRE A DÉCADA DE 1960 À 1970. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
VELOSO, S. C. B.; ABDALA JUNIOR, R.; DE JESUS, S.. Participação em banca de André Carlos Conrado Inácio da Silva,. Imagens que falam da performance cultural goiana (2014-2016). 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais) - Escola de Musica e Artes Cênicas.

4.
DE JESUS, S.; MONTEIRO, R. H.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de João Batista Lemos Santos Júnior. "Visibilidades e Visualidades da Velhice na Fotografia Contemporânea. 2016.

5.
DE JESUS, S.; SANTOS, Alexandre; TEDESCO, E.; TESSLER, E.. Participação em banca de Bruno Gularte Barreto. 5 casas. Fragmentos para pensar uma arquitetura de si. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
DE JESUS, S.; DIAS, K. S.; ORTOF, G.. Participação em banca de Iris Helena. Práticas do arquivo-morto. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

7.
MONTEIRO, R. H.; GOMES DE OLIVEIRA, Emerson; DE JESUS, S.; SANTOS, Alexandre; BERARDO, Rosa Maria. Participação em banca de Maria Cláudia Reis Silva. A fotomontagem no Brasil: um estudo das obras de Athos Bulcão (1952-1956). 2014. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
BORGES, Maria Elisia; NORONHA, M. P.; FLORES, M. B. R.; SILVA, V. C. P.; JORDAN, S. M. D.; SALOMON, M. J.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Ana Rita Vididca Fernandes. Tempo andante da intervenção urbana: relações temporais nas obras "Imagens posteriores", "Giganto"e "Polaroides (in)visiveis". 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

2.
DE SOUSA ROCHA, Cleomar; MARTINS, L. C.; VENTURELLI, S.; SILVA, T. F. S. E.; DE JESUS, S.. Participação em banca de OLIRA SARAIVA RODRIGUES. MUSEUS EM REDESENVOLVIMENTO?. 2017. Tese (Doutorado em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
ANDRADE, R. M.; SANTANA, T.; DE JESUS, S.; BONADIO, M. C.; CAPEL, H.. Participação em banca de Gabriela Ordonnes Penna. Produções de sentidos em um arquivo pessoal: As ilustrações de figurinos de Alceu Penna para o s how Brazil Export (1972). 2016. Tese (Doutorado em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

4.
MONTEIRO, R. H.; DE JESUS, S.; GUIMARAES, C. G.; RIBEIRO, J. M. G. S.; BARBOSA, A. C. M.. Participação em banca de Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro. Do inimaginável: cinema, direitos humanos, cosmopoéticas. 2016. Tese (Doutorado em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

5.
BORGES, Maria Elisia; CHIARELLI, D. T.; LEANDRO, J. A.; DE JESUS, S.; NORONHA, M. P.. Participação em banca de Maristela Carneiro. Desnudando a masculinidade. 2016. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciência, História e Filosofia.

6.
CLIMACO, J. C. T. S.; BASBAUM, R. R.; RIBEIRO, G. B.; CESAR, M. F.; DE JESUS, S.; CHAUD, E.. Participação em banca de Rubens Pilegi da Silva Sá. A ARTE COMO A GLÓRIA DE QUALQUER UM NO MUSEU DO MUNDO E A GRAVIDADE DO SILÊNCIO. 2016. Tese (Doutorado em Culturas da Imagem e Processos de Mediação) - Faculdade de Artes Visuais.

7.
MONTEIRO, R. H.; LIMA, S.; MONTEIRO, C.; SANTANA, T.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Déborah Rodrigues Borges. Circuitos sociais da fotografia votiva em Trindade: caminhos para uma reflexão sobre a fotografia popular. 2015. Tese (Doutorado em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

8.
MARI, M.; OLIVEIRA, E. D. G.; NORONHA, M. P.; GUIMARAES, L. M. B.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Armando de Aguiar Guedes Coelho. O Mercado de Arte Goiano e o Artista como o ser Social. 2015. Tese (Doutorado em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

9.
ANDRADE, R. M.; BRANDAO, L. L.; SEQUEIRA, R. P.; DE JESUS, S.; SANTANNA, T.. Participação em banca de LORENA POMPEI ABDALA. Imagens de afeto: Moda como narrativa do cotidiano na web. 2015. Tese (Doutorado em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

Qualificações de Doutorado
1.
CLIMACO, J. C. T.; GUIMARAES, L. M.; SILVA, R. E.; DE JESUS, S.. Participação em banca de MARIA FILOMENA GONÇALVES GOUVEA. TOMOSGRAFIA - O CORPO ENTRE A CIÊNCIA E A GRAVURA. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Culturas da Imagem e Processos de Mediação) - Faculdade de Artes Visuais.

2.
VENTURELLI, S.; DE SOUSA ROCHA, Cleomar; DE JESUS, S.. Participação em banca de Pablo Fabião Lisboa. TECNOLOGIAS EXPOGRÁFICAS DIGITAIS E A EXPERIÊNCIA DE PÚBLICO EM MUSEUS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
CLIMACO, J. C. T. S.; DE JESUS, S.; VELOSO, S. C. B.. Participação em banca de ADRIANA APARECIDA MENDONÇA,. ?Sobre Impressões Experimentações com Gravura em Livros de Artista e Fanzines. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Culturas da Imagem e Processos de Mediação) - Faculdade de Artes Visuais.

4.
CLIMACO, J. C. T. S.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Rubens Pileggi Junior. Práticas ativistas como lugar de concreção de ideias. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Culturas da Imagem e Processos de Mediação) - Faculdade de Artes Visuais.

5.
ANDRADE, R. M.; BONADIO, M. C.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Gabriela Ordones Penna. Um show de mulata"Produções de sentidos nas ilustrações de figurinos de Alceu Penna para Brazil Export (1972). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

6.
MONTEIRO, R. H.; GUIMARAES, C. G.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro. O cinema e a (re)invenção dos direitos humanos. 2014.

7.
DE JESUS, S.; CHIARELLI, T.; CAPEL, H.. Participação em banca de Maristela Carneiro. A nudez e a seminudez na escultura funerária paulista: as múltiplas representações do homem moderno. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Goiás.

8.
DE JESUS, S.; MONTEIRO, R. H.; BRAZ, C. A.. Participação em banca de Camila Souza. Fotografia contemporânea de prisão: Corpos, Dores e Afetos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Imagem, Cultura e Produção de Sentido) - Faculdade de Artes Visuais.

Qualificações de Mestrado
1.
BORGES, Maria Elisia; DE JESUS, S.; MAGALHAES, S. M.; NORONHA, M. P.. Participação em banca de Luciana Bueno de Alvarenga Freire. A musicista Belkiss Spenzieri: Uma narrativa biográfica por meio das imagens fotográficas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em FRONTEIRAS, INTERCULTURALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA) - Faculdade de História - UFG.

2.
DE JESUS, S.; BORGES, C. S.; FERREIRA, G. B.; JORGE, A. M.. Participação em banca de Hélio Batista de Oliveira Júnior. (SANS)CORPS: POSSÍVEIS FUGAS IMAGÉTICAS DE PERFORMANCES (IN)VISÍVEIS?,. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
DE JESUS, S.; ABREU, C. L.; GUIMARAES, L. M.; FERRACINI, R.. Participação em banca de Anna Behatryz Alves de Azevdo. PARA UMA POÉTICA DO ABSURDO ? O CORPO-CABELO E SEUS OBJETOS DE (IN) DEFINIÇÃO,. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

4.
DE JESUS, S.; MARTINS, A. F.; CHAUD, E.. Participação em banca de Monique de Jesus Vieira Coelho dos Santos. Grupo Empreza: Processo de Criação Artística a partir da coletividade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

5.
DE JESUS, S.; CHAUD, E.; ORTOF, G.. Participação em banca de TEREZA CRISTINA FARIA DALACORTE. The Black Box (1961) Como Ponto de Partida para Análise do Conjunto da Obra do Artista Tony Smith. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

6.
DE JESUS, S.; CLIMACO, J. C. T.; CHAUD, E.. Participação em banca de Simone Simões Gomes. ?Gravura e Memória Afetiva: Os Rastros, Restos, Acúmulos, Texturas e Apagamentos na Memória Afetiva e na Matriz Gravada?,. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

7.
MARTINS, R.; BRAZ, C.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Camila Maissune Martins Abranches de Sousa. Fotografia contemporânea de prisão: corpos, dores e afetos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

8.
MONTEIRO, R. H.; STOLF, R.; JORGE, A. M.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Guilherme de Castro Martins. Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

9.
CLIMACO, J. C. T. S.; DE JESUS, S.; JORGE, A. M.; GUIMARAES, L. M.. Participação em banca de Helder Amorim Silva Borges de Deus. Gravuras que "viram"pelo tato: das matrizes de papelão e cola vinil à impressões a partir do encavo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

10.
DE JESUS, S.; VELOSO, S. C. B.; ABDALA JUNIOR, R.; CUNHA, F. P.. Participação em banca de André Carlos Conrado Inácio da Silva. Images que falam: uma investigação foto etnográfica sobre a performance cultural Goiana (2014-2016). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

11.
MONTEIRO, R. H.; DE JESUS, S.; REIS FILHO, O. G.. Participação em banca de João Batista Lemos dos Santos Júnior. Visibilidades e Visualidades da velhice na fotografia contemporânea. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JORGE, A. M.; BUENO, P. G.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Pedro Paulo de Araújo Rodrigues.Metamorfoses. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais.

2.
CHAUD, E.; GODOY, P. B.; DE JESUS, S.. Participação em banca de Dayane Costa Oliveira da Silva.Do que atravessa o espelho. Fragmentos ente o "eu" e o "outro". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais.

3.
GODOY, P. B.; DE JESUS, S.; CAMPOS, L. P. B.. Participação em banca de Rayano Rodrigues Melo.À DERIVA Um estudo sobre a figura feminina da boemia parisiense na segunda metade do século XIX, a partir das obras Edgar Degas e Èdouard Manet. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais.

4.
DE JESUS, S.; PAREIRA, S.; CHAUD, E.. Participação em banca de Thamyres Ferraz Matos.Dejesos e contradições entre duas mulheres: a real e a de plástico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais.

5.
DE JESUS, S.; MORAIS, J.; CHAUD, E.. Participação em banca de Luana carvalho Beserra.Em meu quarto: um lugar vazio repleto de vivências. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás.

6.
DE JESUS, S.; HENNING, C. E.; FRANCO, E. S.. Participação em banca de Larissa Cesar de Almeida.Performance: arte vagabunda. Corpo manifesto feminino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás.

7.
DE JESUS, S.; VELOSO, S. C. B.; OLIVEIRA, W. F.. Participação em banca de Luciana Vieira Aranha.Homem e animal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás.

8.
Jaremtchuk, Daria; Ramiro, Mário; DE JESUS, S.. Participação em banca de André Pitol.Alair Gomes: fotografia, crítica de arte e discurso sobre sexaulidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais Com Habilitação em Multimídia e Intermídia) - Universidade de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DE JESUS, S.; GODOY, P. B.; COSTA JUNIOR, M. A.; MARI, M.; DAMIAO, C. M.. Concurso Professor Efetivo em História da Arte e da Imagem. 2018. Faculdade de Artes Visuais.

2.
NUNES, A. S.; DE JESUS, S.; OLIVEIRA, W. F.; TUDELLA, E. A. S.. Concurso Professor Efetivo em Direção de Arte e Iluminação Cênica.. 2018. Escola de Musica e Artes Cênicas.

3.
DE JESUS, S.. Membro de banca de concurso para docente efetivo em outra instituição. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
DE JESUS, S.. Membro de banca de concurso para docente efetivo em outra instituição. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
DE JESUS, S.. Membro de banca de concurso para docente efetivo em outra instituição. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
DE JESUS, S.; BERARDO, R.; GODOY, P. B.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto na área ?Fotografia e Vídeo? da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. 2014. Universidade Federal de Goiás.

7.
GODOY, P. B.; DE JESUS, S.; SILVA, T. F. S. E.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Substituto na área ?História da arte? da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. 2014. Faculdade de Artes Visuais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Estética e de Critica de Arte - Estética Indígena. 2018. (Seminário).

2.
II SIPACV.A deriva como modo de imersão e contemplação do mundo. 2018. (Seminário).

3.
A Morte do Ensaio?,.Pensar o ensaio como modo reflexivo do mundo. 2017. (Simpósio).

4.
Festival Goyazes.Conversa com Andreas Valentin e Samuel de Jesus. 2017. (Seminário).

5.
II Colóquio de Estética da FAFIL-UFG.Imagem e forma. Geraldo de Barros e a influência da teoria da Gestalt. 2017. (Seminário).

6.
I Seminário da Paisagem Urbana e Sustentabilidade - SEPAS.Tadashi Kawamata ou a ressignificação do espaço telúrico. 2017. (Seminário).

7.
VIII Prêmio Diário Fotográfico.O corpo ao limite. Fotografia, cinema e práticas extremas contemporâneas. 2017. (Seminário).

8.
XII Encontro de História da Arte.?O ensaio enquanto gênero fotográfico em três modos?. 2017. (Encontro).

9.
DADASPRING.Contexto das artes a aprtir do dadaismo. 2016. (Encontro).

10.
XIII Mostra Cultural do Conpeex. 13ª Mostra Cultural ? Performance Tornassol com Grupo Katagata e Ana Reis. 2016. (Congresso).

11.
XII CONPEEX. Luz, Ciência e Vida. 2015. (Congresso).

12.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. O corpo extremo. Aporias do retrato fotográfico ou cinematográfico contemporâneos. 2014. (Congresso).

13.
7º Colóquio do Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras - PPLB.Ut fotografia poesis: repensar as relações entre literatura e fotografia a partir dos ensaios de Maureen Bisilliat, e de Vitor Palla e Costa Martins.. 2014. (Seminário).

14.
IV Colóquio Internacional do Núcleo Walter Benjamin da Faculdade de Letras/UFMG - ?Fantasmagorias?.Ao limiar do ilegível: para uma poética da dormência. 2014. (Seminário).

15.
Sintomas estéticos do plural. Austerlitz. 2014. (Exposição).

16.
VII Alexander von Humboldt, Claudio Gay & Ignacio Domeyko International and Interdisciplinary Conference?. O riual supremo. 2014. (Congresso).

17.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Narrativas visuais. 2014. (Seminário).

18.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.A imagem saudade: Iconografia fotográfica contemporânea de um sentimento ambíguo. 2014. (Seminário).

19.
X Encontro História da Arte.O retrato demoníaco. Sobre algumas aporias iconográficas contemporâneas.. 2014. (Encontro).

20.
XI CONPEEX.XXII Seminário de Iniciação Científica e Desenvolvimento Technológico. 2014. (Seminário).

21.
Sinopse de vários territorios.O intercâmbio universitário hoje em questão no campo das artes visuais: novas perspectivas.. 2013. (Encontro).

22.
?Portugal no Brasil: pontes para o presente? 6º Colóquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPRLB. Dor deliciosa de um cruel espinho: presença da saudade na fotografia lusófona contemporânea.. 2012. (Congresso).

23.
20. Símposio Internacional de Iniciação Cientifíca.Mesa 45. Critica de arte, grafismo e ilustração. 2012. (Simpósio).

24.
III seminário de pesquisa da ECA. 16-18 de maio de 2012.O corpo no limite: posturas extremas nas práticas artísticas contemporâneas.. 2012. (Seminário).

25.
Journée d'études "La morale photographique".Aporie de l?immoral : la place du modèle. Entre flagrant délit et consentement. 2012. (Encontro).

26.
Mostra do Programa de Fotografia.O devaneio do limiar. 2012. (Encontro).

27.
Performing Rituals/ Rituels en action. Panel nine. Identity. 2012. (Congresso).

28.
Queering paradigms IV. O corpo subversivo: Michel Journiac e o desvio do gênero na fotografia. Homenagem à Freud (1972) e 24 horas de uma mulher ordinária (1974).. 2012. (Congresso).

29.
Rituels en action. International Conference. L?offrande suprême. 2012. (Congresso).

30.
Trigésima Bienal de São Paulo.Andar, registrar, arquivar: a fotografia como olhar taxinômico do mundo.. 2012. (Outra).

31.
XVI Encontro SOCINE. Aporias. Sobre alguns desafios contemporâneos do retrato fotográfico ou cinematográfico.. 2012. (Congresso).

32.
XVI Encontro SOCINE. Poéticas do Cinema. 2012. (Congresso).

33.
Art, interculturel et apprentissage des langues et des cultures. Colloque organisé par le Lalic- Cirhill, UCO. L?image-saudade : iconographie contemporaine et photographique d?un sentiment ambigu. 2011. (Congresso).

34.
Domitor's Twelfth Internacional Conference. Performances and new medias, 1890-1915. Le futurisme italien et ses influences au Brésil: La Semaine d?Art de São Paulo et le manifeste Pau Brasil.. 2011. (Congresso).

35.
VI International Conference Alexander Von Humboldt/ Ibn Batouta. Douleur exquise d?une cruelle épine: présence de la saudade dans le paysage photographique lusophone contemporain.. 2011. (Congresso).

36.
Université d?été internationale Cinéma & Art Contemporain 3. Figures de feu. Poiétique de la trace comme vestige. 2010. (Congresso).

37.
International Conference Association for the study of modern and contemporary France.Three pictures of humanists portugueses photographers in France during the sixties. 2009. (Seminário).

38.
V International Conference Alexander Von Humboldt/ Freiheit Universitât. The influence of teh Gestalttheory in Geraldo de Barros's work: an european experience. 2009. (Congresso).

39.
XII Encontro SOCINE. Por uma poietica do arquivo. 2008. (Congresso).

40.
Le cinéma d'Agnès Varda. Mémoire de gestes dans l'oeuvre d'Agnès Varda: Peinture, Photographie, Cinéma. 2007. (Congresso).

41.
Visible Evidence. Ruhr Universität Bochum. Por uma poiética do arquivo. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE JESUS, S.; ANTUNES, E. . Edney Antunes. S/A [Uma Sociedade cada vez mais Anónima]. 2018. (Exposição).

2.
DE JESUS, S.. Fernanda Lago - Tudo Passa. 2018. (Exposição).

3.
DE JESUS, S.. Rodrigo Flávio - "Pequena Coleção de Incitações". 2018. (Exposição).

4.
DE JESUS, S.; ALMEIDA, L. . Ciência de uma terra desolada. 2017. (Exposição).

5.
JÉSUS, Samuel de; MARTINS, L. . "Como é a pintura, a poesia é". 2017. (Exposição).

6.
DE JESUS, S.. VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015. (Congresso).

7.
DE JESUS, S.; MARTINS, A. F. . A infância da arte. 2015. (Exposição).

8.
DE JESUS, S.; MONTEIRO, R. H. ; ROSA, C. A. . Mostra Carlos Adriano. 2015. (Outro).

9.
Borges Cristian ; DE JESUS, S. . Da dança como cinema ao cinema como dança. 2014. (Outro).

10.
DE JESUS, S.; OSSES,Patricia ; GRIMALDI, M. ; GOUVEIA, J. . SINOPSE DE VÁRIOS TERRITORIOS. 2013. (Exposição).

11.
DE JESUS, S.; OSSES,Patricia ; GRIMALDI, M. ; GOUVEIA, J. ; PAULA, J. . SINOPSE DE VÁRIOS TERRITORIOS. 2013. (Exposição).

12.
DE JESUS, S.. MODERNISME ET PHOTOGRAPHIE AU BRÉSIL. GERALDO DE BARROS / GERMAN LORCA. 2012. (Exposição).

13.
DE JESUS, S.; LARJEW, DAAN . DAAN LARJEW. POLA(D)ROID/ EN MARCHE. 2011. (Exposição).

14.
DE JESUS, S.; BOUCHARD, C. . CHRYSTELE LERISSE/ DOMUS. 2005. (Exposição).

15.
BREUIL, M.H ; DE JESUS, S. ; JOSEPH. P . PIERRE JOSEPH. PERSONNAGES À REACTIVER. 1998. (Exposição).

16.
BRAYER, M-A ; BREUIL, M.H ; DE JESUS, S. . TADASHI KAWAMATA. 1996. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rayani Rodrigues Melo. Alvim Corrêa e a representação do feminino. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Benedito Ferreira. Bas jan Ader e a paisagem cenográfica em decadência. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Natália Michalzuk. A melancolia vista pela fotografia. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tereza Cristina Faria Dalacorte. PERCORRENDO O CONJUNTO DA OBRA DO ARTISTA TONY SMITH - ENTRE A DÉCADA DE 1960 À 1970. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

2.
Anna Behatriz de Azevêdo. O Corpo-cabelo como objeto de método experimental e performático. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

3.
Hélio Batista de Oliveira Júnior. (SANS)corp: Onde está o artista? Possíveis escapes de performances (invisiveis). 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anna Beatryz Ribeiro Cardoso. Os reminiscentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

2.
Estevão Parreiras Pereira. O espaço bidimensional e suas possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

3.
João Carlos Ferreira Dos Santos. DESENHO, LOGO EXISTO: O DESENHO ENQUANTO DISPOSITIVO DE EMANCIPAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

4.
Fernanda Azevedo Silva. A transfiguração do banal de Arthur Danto: novas leituras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais, Fundação de Apoio à Pesquisa. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

5.
Vrndavana Vilasine Laune Correia. A falta que você me faz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

6.
Luana Carvalho Bessera. Fotografia homoerótica: Homossexualidade e androginia na arte fotográfica contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

7.
Larissa Cesar de Almeida. Performance: arte e vida, corpo feminino e identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

8.
Luciana Vieira Aranha. Homen e animal - Relações fatais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

9.
Larissa Cesar de Almeida. Performance: arte e vida, corpo feminino e identidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

10.
Luciana Vieira Aranha. Homem e animal: relações fatais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

11.
Luana Carvalho Bessera. Fotografia homoerótica: Homosexualidade e androginia na arte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes plásticas) - Faculdade de Artes Visuais. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

Iniciação científica
1.
Fernanda Azevedo. A transfiguração do lugar comum de Arthur Dantos: novas leituras. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.

2.
Vrindavana Vilasine Laune. A falta que você me faz. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Visuais - Artes Plásticas) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Samuel Jose Gilbert De Jesus.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COZER, R. ; DE JESUS, S. . Não tem tradução. Folha de São Paulo/ Capa da Ilustrada, São Paulo, p. C1 - C1, 22 jul. 2015.

2.
PINTO, M. C. ; DE JESUS, S. . Polifonia saudosista. Revista São Paulo/ Folha de São Paulo/ Edição Cult, São Paulo, 23 ago. 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
DE JESUS, S.. O corpo no limite. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DE JESUS, S.. Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
DE JESUS, S.. HISTÓRIAS DA FOTOGRAFIA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
DE JESUS, S.. O CORPO E SEUS SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO NO OCIDENTE DA ARTE PRÉ-ROMÂNICA AO NASCIMENTO DO MODERNISMO. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DE JESUS, S.; FURTADO, J. P. ; CASTRO, F. N. O. ; DALDEGAN, P. ; FRANKLIN, P. ; RIBEIRO, R. . Ser estudante universitário no século XXI. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Artes Visuais
1.
DE JESUS, S.. Marcelo Cipis. Pintura em geral. 2013. Pintura.

1.
MOURA, D. ; DE JESUS, S. . A arte da lembrança. 2015. Fotografia.



Outras informações relevantes


Bolsista da Bolsa do Collège Doctoral concedida pelo Mistério dos Assuntos Estrangeiros.
Bolsista da Région île-de-France em 2006 e 2008
Bolsa de excelência da Chancelerie des Universités de Paris. Université de Paris - Sorbonne-Nouvelle

Maio de 2011: "Valérie Jouve. Sinopse de um território". Proposição de projeto cultural para a exposição da obra fotográfica da artista. Centro Cultural Banco Brasil ( São Paulo/ Rio de Janeiro/ Brasilia)
Maio de 2011: "Robert Kramer". Proposição de projeto cultura de mostra cinematográfica. Centro Cultural Banco Brasil ( São Paulo/ Rio de Janeiro/ Brasilia)
Abril de 2011: "A saudade e a cidade". Projeto Cultural de exposição fotográfica. Pinacoteca do estado de São Paulo (em colaboração com Diógenes Moura)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 18:27:19