Marta Regina Oaigen Trindade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9680130578490736
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui graduação em LICENCIATURA EM CIENCIAS - HABILITAÇAO: MATEMÁTICA pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação LATO SENSU, Especialização em NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Atualmente é professor titular - SECRETARIA DE EDUCAÇAO atuando na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE. Atuou como professora do Ensino Fundamental na escola Normal Imaculada Conceição, Cachoeira do Sul, no período de 1973 até 1977. Em São Paulo, capital, no período de 1986 até 19991, no Instituto de Ensino Tabajara, atual Faculdade Ítalobrasileira. Atuou como Professora de Matemática e Técnica em educação na FEBEM no período de 1980 até 1986. Aprovada em Concurso Público para o Magistério estadual do RS em 1978. Aposentada na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Atualmente lecionando na UNIFIN - Faculdade São Francisco de Assis como professora titular da disciplina de Matemática Avançada I. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marta Regina Oaigen Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, M. R. O.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2007
Especialização em NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIENCIAS NA NATUREZ. (Carga Horária: 525h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: ARTIGO:.
Orientador: ANDREA DE AZEVEDO EICK.
2006 - 2009
Graduação em LICENCIADA EM CIENCIAS - HABILITAÇAO: MATEMÁTICA.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
1973 - 1975
Graduação em Licenciada em Ciências.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cachoeira do Sul, FAFIL, Brasil.




Atuação Profissional



Faculdade São Francisco de Assis, FSFA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE, E.E SARMENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SEC, Carga horária: 30


U niversidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


INSTITUTO DE ENSINO TABAJARA, E. TABAJARA, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1991
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: PROFESSORA TITULAR, Carga horária: 35


SECRETARIA DE EDUCAÇAO, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30


COLEGIO IMACULADA CONCEIÇAO, CIC, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1978
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20


Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, FEBEM-RS, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou também como professora de Matemática.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Nivelamento de Discente dos diferentes cursos da Faculdade São Francisco de Assis com foco nos conteúdos da Matemática
Descrição: O Projeto de Nivelamento a minimização ou solução para as dificuldades dos problemas em Matemática, neste projeto específico, embora possa ser usado para outras disciplinas. Entendo que as dificuldades oriundas dos anos anteriores do processo ensino e aprendizagem, não podem significar, entretanto, deixar de proporcionar instrumentos que permitam amenizar os resultados que geraram um ambiente desfavorável para a compreensão dos conteúdos. Este projeto tem por objetivo principal reduzir a evasão e, ao mesmo tempo, propiciar motivação e (re)descoberta das competências deslocando a discussão que deve ser travada sobre este assunto para ao âmbito da responsabilidade mútua, entre educando, educador e instituição. Novas estratégias são ferramentas para a motivação e sensibilização diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas e criamos laços de identidade com o ingressante que sentirá partícipe do meio universitário ao enxergar a instituição envolvida com as deficiências que ele carrega. O projeto de nivelamento visa, inicialmente, aos ingressantes dos primeiros semestres dos Cursos de Graduação, caminhos para a motivação e superação das dificuldades oriundas dos níveis educacionais anteriores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marta Regina Oaigen Trindade - Coordenador / Edson Roberto Oaigen - Integrante.
2016 - Atual
Ambiente, Educação e Sociedade
Descrição: Projeto de Pesquisa de cunho multidisciplinar desenvolvido na região metropolitana de Porto Alegre, com abordagem qualiquantitativa, liderado pela equipe de pesquisadores bolsistas do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da FSFA. FunÇào no projeto: análises quantitava dos dados coletados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marta Regina Oaigen Trindade - Integrante / Edson Roberto Oaigen - Coordenador.Financiador(es): Faculdade São Francisco de Assis - Bolsa.
2006 - 2007
Reprovação em Matemática no Ensino Médio: uma relação entre as realidades social e educacional/
Descrição: Pesquisa realizada para a conclusão do curso de Especialização em Novas Metodologias e Tecnologias no ensino de Ciencias na natureza..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TRINDADE, M. R. O.2017 TRINDADE, M. R. O.; EICK, Andreia Azevedo . Indicadores de reprovação na 1a. série Ensino Médio na disciplina de Matemática. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 5, p. 154-172, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, M. R. O.; EICK, A.A. . iNDICADORES DE REPROVAÇÃO NA 1A. SÉREI DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. In: SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DO ENSINO DE CIENCIAS, 2007, CANOAS. ANAIS DO SIMPÓSIO SULBRASILEIRO DO ENSINO DE CIENCIAS. Canoas: EDULBRA, 2007. v. I. p. 01-19.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A PSICOLOGIA COGNITIVA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. 2009. (Encontro).

2.
XV SIMPOSIO SULBRASILEIRO DO ENSINO DE CIENCIAS. 2008. (Simpósio).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TRINDADE, M. R. O.2017 TRINDADE, M. R. O.; EICK, Andreia Azevedo . Indicadores de reprovação na 1a. série Ensino Médio na disciplina de Matemática. REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS, v. 5, p. 154-172, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 18:39:23