Fabiana Vera Cruz dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2018


Possui graduação em LETRAS - Espanhol e Respectiva Literatura- pela Universidade Federal de Pelotas, RS (2010). Especialista em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas, RS (2012). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Experiência como professora tutora a distância na Universidade Federal de Pelotas (CEAD-UAB-UFPEL), mais precisamente no curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (FPELE). Atua como professora de Língua Espanhola na EEEP Wellington Belém de Figueiredo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiana Vera Cruz dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. V. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Rua: Félix da Cunha, 630
Centro
96010-000 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32279079
Fax: (53) 39211268


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Especialização em Especialização em Linguística Aplicada.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Diferenças na Produção das Vogais Orais da Língua Espanhola no Ensino Presencial e na Modalidade a Distância: Uma Abordagem Via Conexionismo e Modelo HipCort.
Orientador: Prof. Ms. Cíntia Avila Blank.
2006 - 2010
Graduação em Letras - Espanhol e respectivas Literaturas.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Francês I. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2011
Basic A. (Carga horária: 54h).
You and Me, YOU AND ME, Brasil.
2013 - 2013
LABORATORY PHONOLOGY. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
PRAAT: FONÉTICA ACÚSTICA AO ALCANCE DE TODOS. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2013 - 2013
NEUROPLASTICIDADE E BILINGUISMO/APRENDIZAGEM DE L2. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Capacitação de Libras. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Cearense de Idiomas, CCI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 40


Colégio Batista do Cariri, CBC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 5


EEEP PROFESSOR MOREIRA DE SOUSA, EEEPPMS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40


EEEP WELLINGTON BELÉM DE FIGUEIREDO, EEEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Espanhola dos seguintes cursos: Técnicos em Redes de Computadores, Técnico em Finanças, Técnico em Agronegócio e Técnico em Edificações. Atuou como Diretora de Turma, do curso Técnico em Redes de Computadores, no seguinte período: 02/02/15 a 13/01/2017, ministrando a disciplina de Formação para a cidadania. Na mesma escola, foi ministrada nos três anos a disciplina de Mundo do Trabalho.


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Professora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Professora tutora a distância do curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (FPELE). Atuou( ou atua) como professora tutora nas seguintes disciplinas: Morfofonologia do Espanhol (2011/1); Metodologia do Ensino e da Pesquisa (2011/1); Libras I (2011/2); Literatura Hispânica I (2011/2) Linguística Aplicada I (2011/2)

Atividades

01/2011 - Atual
Ensino, Formação de Professores de Espanhol como LE., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Morfofonologia do Espanhol
Metodologia do Ensino e da Pesquisa


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A aquisição das vogais do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: contrastando o desempenho de alunos do ensino presencial e a distância
Descrição: No cenário atual, em que contamos com cursos de graduação a distância, além dos presenciais, faz-se necessário o estudo e avaliação do desempenho dos estudantes matriculados em ambas as modalidades de ensino, para que se tenha uma ideia das diferenças que possam existir na aquisição de uma L2, de acordo com o tipo de ensino ao qual o aluno esteja inscrito. Neste estudo, propõem-se a análise e estudo das vogais da língua espanhola aprendidas por falantes nativos do português brasileiro, estudantes universitários da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos contextos presencial e a distância. Pretende-se, com isso, investigar se existem diferenças qualitativas quanto ao desempenho desses alunos ao produzir as vogais da língua alvo, considerando o semestre e nível de proficiência de cada aluno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Desenvolvendo a oralidade em Espanhol como L2 na modalidade a distância: da prática controlada à fala espontânea
Descrição: Oportunizar aos alunos da modalidade a distância, praticar a oralidade na língua espanhola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
A tutoria em cursos na modalidade a distância-Letras Espanhol
Descrição: Atuação na modalidade EaD de ensino; Importância da EaD no contexto brasileiro; Moodle e suas potencialidades; LIBRAS em EaD; A Língua Estrangeira em EaD-desafios e impasses; Relações entre professor e aluno na educação a distância; Feedback e sua importância na modalidade a distância de ensino; Atuação dos professores no AVA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Encontro de Professores de espanhol:mesa-redonda sobre as políticas públicas de ensino de Espanhol no Brasil
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Espanhol na pré-escola: o lúdico na língua.
Descrição: O presente projeto tem por objetivo levar o ensino de língua espanhola para crianças de pré-escolas municipais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Espanhol Multimídia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2010
A sintaxe do uso: as estruturas complexas do espanhol como língua cotidiana
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2011 - Atual
Desenvolvendo a oralidade na EAD: alternativas para o ensino de Língua Espanhola
Descrição: O presente projeto tem por objetivo oportunizar aos estudantes do curso presencial de Letras - Espanhol e Resp. Literatura da UFPel, a atuação na modalidade de ensino a distância como monitores no desenvolvimento das habilidades de expressão e compreensão oral em língua espanhola. na referida monitoria, além de estudantes do curso presencial, atuam também Prof. Tutores, já graduados..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Espanhola/Especialidade: Literatura Espanhola.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. V. C.. A EAD E A AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA. In: VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. ABRALIN 2013, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, F. V. C.. ENSINO DE ESPANHOL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO. In: II Congresso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR, 2013, Buenos Aires. II CIPLOM, 2013.

2.
SANTOS, F. V. C.; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . Desenvolvendo a interação oral em ambiente virtual de aprendizagem em curso de Espanhol na modalidade a distância. In: V Jornadas Regionales de Filosofía y Educación-II Jornadas de Didácticas de las Filosofías Regionales y Educación, 2011, Mendoza. V Jornadas Regionales de Filosofía y Educación, 2011.

3.
SANTOS, F. V. C.; Sigales, I. M. ; Ferreira, G. M. ; Zschornack, V. R. . Lúdico: Língua Estrangeira na pré-escola. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. Linguagens: Metodologias de Ensino e Pesquisa, 2010.

4.
SANTOS, F. V. C.; Sigales, I. M. ; Ferreira, G. M. ; Zschornack, V. R. . Espanhol na pré-escola: o lúdico na língua. In: II Seminário Integrado Nacional das Linguagens, 2009, Porto Alegre. Caderno de resumos. Porto Alegre: Editora FAPA, 2009.

5.
SANTOS, F. V. C.; Ferreira, G. M. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . O ensino de língua estrangeira na educação infantil. In: Semana Acadêmica da Faculdade de Letras 2009 & II Seminário de Metodologia do Ensino e Literaturas, 2009, Pelotas. Livro de Resumos. Pelotas: Editora UFPel, 2009. v. 01.

6.
SANTOS, F. V. C.; Ferreira, G. M. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . Trabalhando Espanhol na Pré- Escola. In: 3er Foro Interdisciplinario sobre Educación del IAE, FLACSO, 2009, Montevideo. Livro de Resumos, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. V. C.. A EAD E A AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTOS, F. V. C.. ENSINO DE ESPANHOL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, F. V. C.. Lúdico: Língua Estrangeira na Pré - Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, F. V. C.; Ferreira, G. M. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . Espanhol na pré - escola: o lúdico na língua. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, F. V. C.; Ferreira, G. M. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . O ensino de língua estrangeira na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, F. V. C.; Ferreira, G. M. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . Trabalhando Espanhol na Pré-Escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Gomes, M. M. ; Blank, C. A. ; SANTOS, F. V. C. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . Desenvolvendo a oralidade na EaD: alternativas para o ensino de Língua Espanhola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FONTANA, M. V. L. ; SANTOS, F. V. C. ; Ferreira, G. M. ; Sigales, I. M. ; Zschornack, V. R. . Espanhol na pré - escola: o lúdico na língua. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTOS, F. V. C.. Espanhol Multimídia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. 2013. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. ENSINO DE ESPANHOL EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO. 2013. (Congresso).

3.
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. A EAD E A AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2013. (Congresso).

4.
I Encontro Sul Letras.A Aquisição das Vogais da Língua Espanhola na Educação a Distância: um estudo de caso. 2012. (Encontro).

5.
X CELSUL. 2012. (Congresso).

6.
3 Seminário de Aquisição Fonológica- IIISAF. 2011. (Seminário).

7.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas-JETAL. 2011. (Encontro).

8.
SENALP - Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2010. (Seminário).

9.
VI Seminario sobre Linguagem e Ensino.Lúdico: Língua Estrangeira na Pré - Escola. 2010. (Seminário).

10.
VI Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española e I Ensur. 2010. (Oficina).

11.
VI Taller Didáctico de Español e I EnSur.La Música Como Recurso en el Salón de Clase. 2010. (Oficina).

12.
III Foro Interdisciplinario sobre Educación.Trabalhando Espanhol na Pré-Escola. 2009. (Outra).

13.
II Seminario de Metodologias do Ensino de Línguas de Letras. 2009. (Seminário).

14.
II Seminario Integrado Nacional das Linguagens.Espanhol na pré - escola: o lúdico na língua. 2009. (Seminário).

15.
Semana Acadêmica do curso de Letras 2009 e II Metodologia de Línguas e Literaturas.O ensino de língua estrangeira na educação infantil. 2009. (Seminário).

16.
Semasna Acadêmica do curso de Letras 2009 e II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. 2009. (Seminário).

17.
VII Semana Acadêmica de Letras.Brincando com o espanhol na pré-escola. 2009. (Outra).

18.
La historia del español de América: normas, textos y contextos. 2008. (Congresso).

19.
Praticando o espanhol em Montevidéu. 2008. (Congresso).

20.
V Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española. 2008. (Encontro).

21.
XV Congreso Internacional de la ALFAL. 2008. (Congresso).

22.
IV Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española. 2007. (Encontro).

23.
VII Poder Escolar. 2007. (Encontro).

24.
V SENALE. 2007. (Seminário).

25.
Circulo de Estudos Lingüísticos do Sul (VII Encontro do CELSUL). 2006. (Encontro).

26.
IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras- FILE IV. 2006. (Congresso).

27.
Talleres Didácticos de Enseñanza de Español. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, F. V. C.. VI Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española e I Ensur. 2010. (Outro).

2.
SANTOS, F. V. C.. Encontro de Professores de espanhol:mesa - redonda sobre as politicas públicas de ensino de espanhol no Brasil. 2009. (Outro).

3.
SANTOS, F. V. C.. V Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española. 2008. (Congresso).

4.
SANTOS, F. V. C.. IV Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. V. C.. A EAD E A AQUISIÇÃO DAS VOGAIS DA LÍNGUA ESPANHOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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