Elisângela Ferreira Floro

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  • Última atualização do currículo em 30/01/2017


Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (1995) e mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Professora no IFCE Juazeiro do Norte e técnica em assuntos educacionais do IFCE campus Crato. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisângela Ferreira Floro
Nome em citações bibliográficas
FLORO, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educacao.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: GERENCIALISMO EDUCACIONAL E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Neusa Maria Dal Ri.
2010 - 2012
Mestrado em Educação Agrícola.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: Trabalho, qualificação e precariedade:perspectivas profissionais de egressos do Curso Técnico em Agropecuária do Campus Crato do Instituto Federal do Ceará,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José dos Santos Souza.
Palavras-chave: Educação Agrícola; Ensino Médio; Ensino Técnico; Flexibilização da Produção; Trabalho e Educação; Trabalho Precário.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2005
Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Arte Educação. (Carga Horária: 450h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: Análise do discurso da criança de quatro anos.
Orientador: Raimundo Luiz do Nascimento.
2003 - 2005
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa. (Carga Horária: 450h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: Comparativo entre a análise semântica de Pottier e Greimas.
Orientador: Raimundo Luiz do Nascimento.
1998 - 2007
Graduação em Letras.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1991 - 1995
Graduação em Pedagogia.
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
I ENCONTRO DE DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES NA ESCOLA. (Carga horária: 10h).
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato, IFCE CAMPUS CRAT, Brasil.
2006 - 2006
PRINCIPIOS NORTEADORES DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. (Carga horária: 40h).
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO JUAZEIRO DO NORTE, SECE, Brasil.
2005 - 2005
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO. (Carga horária: 24h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2004 - 2004
O PAPEL DOS OFORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO. (Carga horária: 40h).
SESC - Administração Nacional, SESC, Brasil.
2001 - 2001
LINGUAGENS E SENTIDOS. (Carga horária: 10h).
Serviço Social do Comércio- CE, CE, Brasil.
2001 - 2001
O ENSINO DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 35h).
SESC - Administração Nacional, SESC, Brasil.
2001 - 2001
CURSO INTERMEDIÁRIO DE INGLÊS. (Carga horária: 90h).
SKILL, SKILL, Brasil.
2000 - 2000
LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE ECOLOGIA. (Carga horária: 30h).
SESC - Administração Nacional, SESC, Brasil.
2000 - 2000
TREINAMENTO ENCONTRANDO O CLIENTE. (Carga horária: 16h).
Serviço Social do Comércio- CE, CE, Brasil.
2000 - 2000
AMPLIANDO O DOCUMENTO PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCA. (Carga horária: 35h).
SESC - Administração Nacional, SESC, Brasil.
2000 - 2000
AS ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 28h).
SESC - Administração Nacional, SESC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Oficina de Brinquedos e Jogos Didáticos. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Curso de Extensão em Ensino das Artes. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1999 - 1999
CURSO CONTADOR DE HISTÓRIA. (Carga horária: 20h).
COLÉGIO OBJETIVO (CE), OBJETIVO, Brasil.
1999 - 1999
qUINZENA pEDAGÓGICA. (Carga horária: 40h).
COLÉGIO OBJETIVO (CE), OBJETIVO, Brasil.
1998 - 1998
CURSO DE INFORMÁTICA APRENDA PRATICANDO. (Carga horária: 54h).
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.
1994 - 1994
RECICLAGEM PARA PROFESSORES. (Carga horária: 16h).
Colégio Santa Teresa de Jesus, CSTJ, Brasil.
1994 - 1994
PRINCÍPIOS BÁSICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. (Carga horária: 40h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1994 - 1994
CURSO BÁSICO DE INFORMATICA PARA EDUCADORES. (Carga horária: 79h).
PROEDUCAR, PROEDUCAR, Brasil.
1993 - 1993
A Formação do Educador e Educação Revolucionaria. (Carga horária: 16h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1992 - 1992
A Pedagogia e o compromisso do educador. (Carga horária: 14h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
1991 - 1991
PRÉ-ESCOLAR: INSTRUMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS. (Carga horária: 20h).
FUNDAÇÃO PADRE IBIAPINA, FUNPAI, Brasil.
1991 - 1991
APRENDENDO ATRAVÉS DA MÚSICA. (Carga horária: 30h).
FUNDACAO PADRE IBIAPINA, FPI, Brasil.
1991 - 1991
RECICLAGEM PEDAGÓGICA. (Carga horária: 21h).
INSTITUTO EDUCACIONAL TIA JOANA, IEATI, Brasil.


Atuação Profissional



IFCE Juazeiro do Norte, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Crato, IFCE CAMPUS CRAT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40


Serviço Social do Comércio- CE, CE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Santa Teresa de Jesus, CSTJ, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1997
Vínculo: Funcionário do setor privado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20



Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CÂNDIDO, C. E. S.2016CÂNDIDO, C. E. S. ; FLORO, E. F. . O PEDAGOGO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: DESAFIOS E LIMITAÇÕES DA FORMAÇÃO. Nuances, v. 26, p. 368-385, 2016.

2.
FLORO, E. F.2016FLORO, E. F.. Gerencialismo Educacional sob o Espectro do Ethos Empresarial. Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, p. 21-40, 2016.

3.
FLORO, E. F.2015FLORO, E. F.; DAL RI, N. M. . Trabalho docente e avaliação de desempenho: o caso dos professores que atuam na carreira de educação básica, técnica e tecnológica. Interfaces da Educação, v. 6, p. 66-98, 2015.

4.
FLORO, E. F.2014FLORO, E. F.; DAL RI, N. M. . A CONCEPÇÃO DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 9, p. 675-689, 2014.

5.
FLORO, E. F.2012FLORO, E. F.. O trabalho feminino na agricultura familiar do cariri cearense: representações imagéticas das alunas do curso técnico em agropecuária sobre trabalho agrícola da mulher sertaneja. Vozes dos Vales, v. 02, p. 01-17, 2012.

6.
FLORO, E. F.2012FLORO, E. F.. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA NO CAMPUS CRATO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ: uma história em quatro fases. Retta, v. 3, p. 83-103, 2012.

7.
FLORO, E. F.2009FLORO, E. F.. Da Arte na Lei n° 9.394 e nos PCNs- O Problema das Inovações Metodológicas. Tendências (Crato), v. Anual, p. 291-305, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
FLORO, E. F.; FEITOSA, T. S. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA . A PERDA DA AUTONOMIA E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES NO ESTADO DO CEARÁ. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite ... [et al.]. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2ed.ARARAQUARA: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda, 2012, v. 2, p. 002124-002135.

2.
FEITOSA, T. S. ; FLORO, E. F. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA . PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: QUE DIÁLOGO PODE SER ESTABELECIDO ENTRE CONDIÇÕES DE TRABALHO, FORMAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DO ENSINO?. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite ... [et al.]. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2ed.ARARAQUARA: UNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda, 2012, v. 2, p. 002112-002123.

3.
FEITOSA, T. S. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA ; FLORO, E. F. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO DA 18º CREDE: UMA PRÁTICA REPRODUTORA OU EMANCIPADORA?. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite ... [et al.]. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2ed.ARARAQUARA: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda, 2012, v. 2, p. 002102-002111.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. F. ; FLORO, E. F. . O ENSINO DE UNIDADES DE MEDIDAS DE VOLUME E PORCENTAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA POR MEIO DE CONTAS DE ÀGUA: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). In: Colóquio de Matemática do IFCE - Campus Juazeiro do Norte, 2015, Juazeiro do Norte. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POR UMA DOCÊNCIA INTEGRADA COM A PESQUISA EM MATEMÁTICA PURA, APLICADA E EDUCACIONAL. Juazeiro do Norte, 2015. p. 241-248.

2.
GRANGEIRO, T. M. ; FLORO, E. F. . UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS MOTIVAÇÕES QUE LEVAM À EVASÃO ESTUDANTIL NOS SEMESTRES INICIAIS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: Colóquio de Matemática do IFCE - Campus Juazeiro do Norte, 2015, Juazeiro do Norte. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POR UMA DOCÊNCIA INTEGRADA COM A PESQUISA EM MATEMÁTICA PURA, APLICADA E EDUCACIONAL, 2015. p. 440-447.

3.
SERRA, M. U. S. ; SILVA, C. J. L. ; FLORO, E. F. . PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO IFCE CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE SOBRE CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA A REPETÊNCIA E A EVASÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: Colóquio de Matemática do IFCE - Campus Juazeiro do Norte, 2015, Juazeiro do Norte. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POR UMA DOCÊNCIA INTEGRADA COM A PESQUISA EM MATEMÁTICA PURA, APLICADA E EDUCACIONAL, 2015. p. 424-432.

4.
FLORO, E. F.; FROTA, JOÃO BATISTA BEZERRA . A REGIÃO DO TRIÂNGULO CRAJUBAR: CONFIGURAÇÃO ECONÔMICA DA AGRICULTURA E DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA FORMADO PELO CAMPUS CRATO DO IFCE. In: 3º SEMINÁRIO O TRABALHO NO SÉCULO XII: EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE NO CAMPO; 1º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO DA UNESP DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP, 2014, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. A REGIÃO DO TRIÂNGULO CRAJUBAR: CONFIGURAÇÃO ECONÔMICA DA AGRICULTURA E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA FORMADO PELO CAMPUS CRATO DO IFCE. SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: HN EDITORA & PUBLIEDITORA, 2014. p. 127-156.

5.
FLORO, E. F.; SILVA, MARIA MADALENA . O ?NOVO E O VELHO? DISCURSO SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO: UM ?CLAMOR? DA ELITE PELA EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. In: IX SEMINÁRIO DO TRABALHO: TRABALHO EDUCAÇÃO E NEODESENVOLVIMENTISMO, 2014, MARÍLIA. O ?NOVO E O VELHO? DISCURSO SOBRE A CRISE NA EDUCAÇÃO: UM ?CLAMOR? DA ELITE PELA EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA, 2014. p. 1-22.

6.
FLORO, E. F.; FEITOSA, T. S. . Propostas de Qualificação da Força de Trabalho na Legislação Brasileira: um estudo comparativo entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva. In: SIMPED, 2012, Resende - Rio de Janeiro. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende, 2012.

7.
FEITOSA, T. S. ; FLORO, E. F. . As Reformas da Educação Profissional de 1996 a 2006: Política Pública, Princípios e Conceitos. In: SIMPED, 2012, Resende - Rio de Janeiro. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende, 2012.

8.
FLORO, E. F.; SANTOS, J. G. . As Influências do Processo de Reestruturação Produtiva nas Reformas Educacionais. In: SIMPED, 2011, Resende, Rio de Janeiro. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação. Resende, Rio de Janeiro, 2011.

9.
FLORO, E. F.; SANTOS, J. G. . Discursos sobre a Educação de Qualidade Presentes na Legislação e na Mídia. In: SIMPED, 2011, Resende, Rio de Janeiro. Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Educação, 2011.

10.
FLORO, E. F.; BRITO NETO ; RUFINO NETO, J. . Ensino Técnico-Profissional de Nível Médio: uma proposta unitária ou utilitária para a educação dos jovens das classes populares?. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação - Educere e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE: formação para mudanças no contexto de educação: políticas, representações sociais e práticas, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Champagnat: Curitiba, 2011. p. 7002-7013.

11.
FLORO, E. F.; BRITO NETO ; RUFINO NETO, J. . Os Quatro Pilares da Educação e as Reformas no Ensino Médio: uma análise das práticas pedagógicas realizadas no IFCE/Crato. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 7014-7025.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CÂNDIDO, C. E. S. ; CASTRO, R. P. ; FLORO, E. F. . A educação física no ensino fundamental I: a atuação pedagógica dos professores polivalentes na região do cariri cearense. In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Recife. Diversidade, Cidadania e Inovação, 2015.

2.
FLORO, E. F.. Ensino Médio Integrado às Práticas Sociais e ao Mundo do Trabalho. In: Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Recife. Diversidade, Cidadania e Inovação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORO, E. F.. Seminário de Pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
FEITOSA, T. S. ; FLORO, E. F. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA . EDUCAÇÃOI PROFISSIONAL FUNDAMENTADA NA TECNOLOGIA EMPRESARIAL SOCIOEDUCACIONAL (TESE): DO ÓBVIO À INCERTEZA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FLORO, E. F.; PINHEIRO, J. E. E. . A MESTIÇAGEM NA CULTURA CEARENSE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FLORO, E. F.. II ENCONTRO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FLORO, E. F.. CAMPANHA DE PREVENÇÃO AS DROGAS 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FLORO, E. F.. CURSO DIDÁTICA CONHECER PARA INOVAR. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FLORO, E. F.. OFICINA DE RECURSOS VISUAIS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. 2008. .

3.
FLORO, E. F.. CURSO DE DIDÁTICA: CONHECER PARA INOVAR. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FLORO, E. F.. CURSO ENSINO FUNDAMENTAL: TEORIA E PRÁTICA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FLORO, E. F.. GRUPO DE ESTUDO TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO. 2008. .

6.
FLORO, E. F.. CURSO GRAMÁTICA ATRAVÉS DE EXERCÍCIOS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FLORO, E. F.. OFICINAS PEDAGÓGICAS DE FORMAÇÃODE PROFESSORES. 2007. .

8.
FLORO, E. F.. CURSO TEORIAS METODOLÓGICAS EDUCACIONAIS: OS DESAFIOS DAS TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS. 2007. .

9.
FLORO, E. F.. TEORIAS E METODOLOGIAS EDUCACIONAIS. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FLORO, E. F.. CURSO GRAMÁTICA ESCRITA E REESCRITA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FLORO, E. F.. MOSTRA 21 - FORMAÇÃO CULTURAL EM CINEMA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FLORO, E. F.. CURSO BASES TEÓRICAS DA EDUCAÇÃO. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FLORO, E. F.. Os Referenciais Curriculares na Educação Infantil. 2006. .

14.
FLORO, E. F.. Projeto Formação Continuada de Educadores. 2005. .

15.
FLORO, E. F.. OS SABERES NECESSÁRIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
FLORO, E. F.. PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
FLORO, E. F.. OFICINA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS. 2005. .

18.
FLORO, E. F.. OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - PRODUÇÃO TEXTUAL. 2005. .

19.
FLORO, E. F.. Alfabetização em Processo - Psicogênese da Língua Escrita. 2005. .

20.
FLORO, E. F.. ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO: PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
FLORO, E. F.. Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 2004. .

22.
FLORO, E. F.. Sócio-afetividade no Processo de Ensino-aprendizagem. 2003. .

23.
FLORO, E. F.. Curso Repensando a Didática. 2003. .

24.
FLORO, E. F.. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2003. .

25.
FLORO, E. F.. CURSO REPENSANDO A DIDÁTICA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
FLORO, E. F.. CURSO REPENSANDO A DIDÁTICA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
FLORO, E. F.. CURSO SÓCIOAFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
FLORO, E. F.. Tendências da Educação Brasileira. 2002. .

29.
FLORO, E. F.. Leitura e Escrita na Educação Infantil. 2002. .

30.
FLORO, E. F.. Novas Tendências na Educação Brasileira. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
FLORO, E. F.. LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM OLHAR SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
FLORO, E. F.. Projetos Educacionais. 2000. .

33.
FLORO, E. F.. Autonomia e Auto-estima na Educação. 2000. .

34.
FLORO, E. F.. Inclusão. 2000. .

35.
FLORO, E. F.. Crescendo de Bem com a Vida - Salto para o Futuro. 1999. .

36.
FLORO, E. F.. Padrões Mínimos de Funcionamento das Escolas -Salto para o Futuro. 1999. .

37.
FLORO, E. F.. Plano de Desenvolvimento da Escola. 1999. .

38.
FLORO, E. F.. Debate Novos Paradigmas Educacionais - Salto para o Futuro. 1999. .

39.
FLORO, E. F.. Leitura. 1999. .

40.
FLORO, E. F.. Prevenir é Sempre Melhor - Salto para o Futuro. 1999. .

41.
FLORO, E. F.. Saúde e Educação. 1999. .

42.
FLORO, E. F.. Educação Infantil. 1999. .

43.
FLORO, E. F.. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1999. .

44.
FLORO, E. F.. Informática na Educação - Salto para o Futuro. 1999. .

45.
FLORO, E. F.. Parâmetros Curriculares. 1999. .

46.
FLORO, E. F.. Educação Infantil. 1999. .

47.
FLORO, E. F.. Trama do olhar. 1999. .

48.
FLORO, E. F.. Educação Especial - Salto para o Futuro. 1999. .

49.
FLORO, E. F.. Gestão Escolar - Salto para o Futuro. 1999. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FLORO, E. F.. Participação em banca de CÍCERO BATISTA PALITÓ. PERFIL DO EGRESSO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFCE CAMPUS CRATO NO MUNDO DO TRABALHO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
FLORO, E. F.. Participação em banca de FRANCISCO NEY TURBANO IZIDRO. EVASÃO ESCOLAR NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO IFCE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

3.
FLORO, E. F.. Participação em banca de VALDEMIRO MARQUES VIEIRA. PREVIDÊNCIA x SERVIDORES PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO NO IFCE CAMPUS CRATO. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FLORO, E. F.. Banca Examinadora do Concurso Língua Portuguesa e Literatura. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Iguatu.

2.
FLORO, E. F.. Processo Seletivo Simplificado Professor Substituto de Química. 2009. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV SEMANA TECNOLÓGICA. 2009. (Outra).

2.
IV Congresso sobre Formação de Professores e I Congresso sobre Ensino Público no Brasil. 2008. (Congresso).

3.
IV Encontro de Mestres do Mundo II Seminário Nacional de Culturas Populares. 2008. (Congresso).

4.
Construindo um Novo Olhar sobre a Educação. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORO, E. F.. XVIII SEMANA TECNOLÓGICA. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FLORO, E. F.2012FLORO, E. F.. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM AGROPECUÁRIA NO CAMPUS CRATO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ: uma história em quatro fases. Retta, v. 3, p. 83-103, 2012.


Livros e capítulos
1.
FLORO, E. F.; FEITOSA, T. S. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA . A PERDA DA AUTONOMIA E A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES NO ESTADO DO CEARÁ. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite ... [et al.]. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2ed.ARARAQUARA: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda, 2012, v. 2, p. 002124-002135.

2.
FEITOSA, T. S. ; FLORO, E. F. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA . PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: QUE DIÁLOGO PODE SER ESTABELECIDO ENTRE CONDIÇÕES DE TRABALHO, FORMAÇÃO CONTINUADA E QUALIDADE DO ENSINO?. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite ... [et al.]. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2ed.ARARAQUARA: UNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda, 2012, v. 2, p. 002112-002123.

3.
FEITOSA, T. S. ; RAFAEL, IVÂNIA MARIA DE SOUSA ; FLORO, E. F. . A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO DA 18º CREDE: UMA PRÁTICA REPRODUTORA OU EMANCIPADORA?. In: Yoshie Ussami Ferrari Leite ... [et al.]. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 2ed.ARARAQUARA: JUNQUEIRA&MARIN EDITORES J. M. Editora e Comercial Ltda, 2012, v. 2, p. 002102-002111.




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