Patrick Alfred Dahlet

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3855244234883975
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Possui DEA em Ciência da Linguagem pela Universidade de Paris X Nanterre (1985), doutorado em Epistemologia e Ciência da Linguagem - Université de Paris X, Nanterre (1988) e Habilitação para Dirigir Laboratórios e Pesquisas (HDR, 2008). É Prof. Dr. Diretor de Pesquisas ( "Maître de Conférences HDR / Habilité à Diriger des Recherches" equivalente da Livre-Docência) aposentado da Universidade das Antilhas e da Guiana, contando com umas 100 publicações em livros, revistas nacionais e internacionais e deu numerosas conferências e seminários como Prof. Convidado no Brasil, na França e na America Latina em particular. Residente hoje no Brasil, foi em 2015 Prof. Visitante pelo CNPq na UFMG/FALE/PÓSLIN, onde exerce, na atualidade, desde 2016, a função de Prof. Colaborador e Orientador de Doutorados. Atua e publica principalmente nos seguintes temas: discurso e fabricação do mundo (o poder da nomeação e da formula em particular) ; linguagem, subjetividade e identidade(s); biografias de linguagem, minorização linguística e reinvindicação identitária; didática de linguas e educação plurilíngue.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrick Alfred Dahlet
Nome em citações bibliográficas
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1988
Doutorado em Epistemologia e Ciência da Linguagem.
Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França.
Título: L´énonciation avant Benveniste: impacts d´un paradoxe, Ano de obtenção: 1989.
Orientador: Marie-Françoise Mortureux.
Palavras-chave: Discurso; Enunciação; Epistemologia; Heterogeneidades; Sujeito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1984 - 1985
Mestrado em Ciência da Linguagem.
Universidade de Paris X Nanterre, 1, França.
Título: As construções de um discurso publicitario,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: Marie-Françoise Mortureux.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.


Livre-docência


2008
Livre-docência.
Universidade das Antilhas e da Guiana, U.A.G., França.
Título: (HDR=Habilitation à Diriger des Recherches) : "Se (trans)former en langues: discours, subjectivités, plurilinguismes", Ano de obtenção: 2008.
Palavras-chave: identidade; subjetividade; Plurilinguismo; Mixilinguismo.


Atuação Profissional



Universidade das Antilhas e da Guiana, UAG, França.
Vínculo institucional

2000 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade das Antilhas e da Guyana, UAG - CRILLASH, França.
Vínculo institucional

1995 - 2011
Vínculo: Maître de Conférences HDR, Enquadramento Funcional: Pesquisador Livre Docente (HDR), Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente, desde o 09/2008 e até 08/2011, em posição de afastamento da Universidade, exercendo as rsponsabilidades diplomaticas de Adido de Cooperação Educativa da Embaixada da França em Brasilia.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: profesor doutor

Atividades

08/2004 - 06/2009
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica da Gramatica e Educação Linguageira
01/1994 - 06/2002
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ler, Escrever, Conceber : Metodos do Texto em Linguas
01/1993 - 06/2002
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Construção do Sentido. Operações e Interpretações
01/1991 - 06/2002
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Texto a Produzir : Teoria e Didatica da Escrita em Frances
08/1989 - 06/2002
Ensino, Lingüística, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O Sujeito e a Enunciacão dos Discursos
01/1989 - 12/1991
Ensino, Curso de lingua francesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curso de lingua francesa

Universidade Federal do Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prof. Colaborador, Enquadramento Funcional: FALE / PÓSLIN



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Discurso, nomeação e fabricação do mundo
Descrição: Postulando que sem signo não tem objeto do signo, e portanto nem evento-objeto, a pesquisa explora, à distância de qualquer ontologia realista e logicista do mundo, a complexidade epistemológica e operacional da nomeação, concebida como fábrica instituídora de representações e eventos discursivos, objeto de negociação, justificação e interpretação de um ponto de vista de sua instância enunciativa e do sentido da realidade que ele faz existir para a coletividade. Em uma perspectiva epistemológica , se retomará a questão da relação palavras/mundo e da articulação língua/discurso, uma vez que a concepção dinâmica da nomeação induz não mais uma ligação estabilizada entre signo e referência, mas uma atividade instável de referenciação configurada em função das aspirações e resistências de sua coletividade de localização e da memória semântico-discursiva que ela carrega. Paralelamente, em uma perspectiva analítica, cruzando a apreensão da nomeação a partir de um sistema de operações enunciativas e discursivas (Culioli, Grize) e de sua heterogeneização não aleatória (sob o olhar do analista) no decorrer das reatualizações de sua reenunciabilidade (Bakhtin, Lacan, Foucault), os desnivelamentos da nomeação serão relacionados a pretensões de esquematizações conceituais da vida política e social, iluminando a função argumentativa do ato, focalizando sobretudo o estudo comparativo da semantização de momentos de crise e de conflitos por discursos institucionais e midiáticos para conquistar a adesão de cada um dos outros às transações de linguagem que eles conduzem no espaço público. Nestas condições será dada uma atenção especial a generalização contemporânea da eufemização - forma de nomeação operando como um verdadeiro conversor semântico da violência organizada da racionalidade socio-econômica e do lucro material de alguns em benefício simbólico para todos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .
Integrantes: Patrick Alfred Dahlet - Coordenador.
2000 - 2015
Linguagem, identidades e educação: (des)integrações plurilingües da subjetividade
Descrição: Se trata de delimitar e entender os processos ativos na (de) construção das identidades individuais e sociais em contexto plurilingüe, a partir da tripla hipótese da força constitutiva dos conflitos de línguas, da retroação do imaginário sobre as (des)identificações e práticas plurilíngües, e da pertinência epistemológica e educativa das significações que os sujeitos produzem no decorrer de suas relações íntimas aos (des)encontros das línguas em si mesmo. A pesquisa procede da analíse de biografias de linguagem de locutores plurilíngues das regiões fronteiriças franco~brasileiras do Oiapoque, do Caribe francofóno e hispanófono, e do México. Ela procura vincular uma reconceitualização crítica da noção de "identidade", como ponto de fuga de experiências de línguas, sempre tensas e filtradas pelo sujeito, a uma reflexão formativa e política sobre as estratégias para uma educação plurilíngüe durante a vida toda e o lugar de uma tal educação na formação inicial e contínua dos professores...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (22) Doutorado: (8) .
Integrantes: Patrick Alfred Dahlet - Coordenador / Bernabé Jean - Integrante / Damoiseau Robert - Integrante / Hilaire Charles - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Synergies Mexique
2008 - Atual
Periódico: Synergies Brésil
2000 - Atual
Periódico: MOARA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Polonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAHLET, PATRICK2018DAHLET, PATRICK. A violência do mercado e sua eufemização: semântica do consentimento. CADERNOS DISCURSIVOS, v. 1 n°1, p. 01-28, 2018.

2.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2017DAHLET, P. A.. Enunciação e (des)igualização social: o que nomeia a fórmula pacificação da comunidade?.. CADERNOS DE LINGUAGEM E SOCIEDADE, v. 18, p. 49-68, 2017.

3.
DAHLET, P. A.2017DAHLET, P. A.. Benveniste, Théories d´un enchantement. Linx (Nanterre), v. 74, p. 200-217, 2017.

4.
DAHLET, PATRICK2016DAHLET, PATRICK. Quand la favela devient `comunidade? : nomination et contrôle socialWhen the Favela Becomes `Comunidade?: Designative Innovation and Social Control. Argumentation & Analyse du Discours, v. 1, p. 6, 2016.

5.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2015DAHLET, P. A.. La didactique des langues et ses affinités électives. Synergies Mexique, v. 4, p. 15, 2015.

6.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2015DAHLET, P. A.. (Re)produzir o inquestionável: nominalização, generalização e naturalização no discurso neoliberal. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 8, p. 206-221, 2015.

7.
DAHLET, P.A2014DAHLET, P.A ; DAHLET, P. A. . Apagar as divisões, celebrar o consenso: a governança discursiva na era neoliberal. Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online), v. 16, p. 125-139, 2014.

8.
DAHLET, P.A2014DAHLET, P.A ; DAHLET, P. A. . Resistibles Plurilinguismes: retours sur des tensions. Le Français à l´Université, v. 3, p. 1-1, 2014.

9.
DAHLET, P.A2014DAHLET, P.A ; DAHLET, P. A. . Le tranchant plurilingue. Le Français à l´Université, v. 3, p. 4-8, 2014.

10.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2014DAHLET, P. A.. Des francophonies au coeur du français : partages et tensions.. Chemins actuels, v. 75, p. 1, 2014.

11.
DAHLET, P.A2014DAHLET, P.A ; DAHLET, P. A. . Las identidades plurilingües : que aperturas ?.. Anales del 7° Foro deLenguas, v. 1, p. 33-48, 2014.

12.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2013DAHLET, P. A.. (Des)approprier les apprentissages discursifs: profil d'une alterotypologie. Synergies Monde, v. 10, p. 59-81, 2013.

13.
DAHLET, P.A2013DAHLET, P.A ; DAHLET, P. A. . Ambivalência de uma Presença: o Francês no Brasil. Revista Helb, v. 7, p. 1-15, 2013.

14.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2012DAHLET, P. A.. Si le Français nous parlait de lui-même..... Le Français dans le Monde, v. 382, p. 28-29, 2012.

15.
Haydée Silva2011Haydée Silva ; DAHLET, P. A. . Tu torcida realidad mexicana. Saisissements d'un étranger. Synergies Brésil, v. 1, p. 107-118, 2011.

16.
José Luiz Fiorin2010José Luiz Fiorin ; Gilvan Müller de Oliveira ; Dominique Wolton ; Louis-Jean Calvet ; Jean-Louis Chiss ; Jean-Claude Beacco ; Ida Lucia Machado ; DAHLET, P. A. . Déterritorialiser les identités:créolisation, créolité et plurilinguismes. Synergies Brésil, v. 1, p. 31-40, 2010.

17.
Patrick Chardenet2010Patrick Chardenet ; DAHLET, P. A. . A la veille de Montreux: quels pactes en langues?. Le français à l'université, v. 3, p. 2-4, 2010.

18.
Véronique Braun Dahlet2009Véronique Braun Dahlet ; DAHLET, P. A. . Le Brésil entre ses langues: relances du français. Synergies Brésil, v. 7, p. 169-175, 2009.

19.
LOBATO, G. P2009LOBATO, G. P ; DAHLET, P. A. . Linguas e identidades: epistemologia da diversidade. MOARA, v. 32, p. 13-44, 2009.

20.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2008DAHLET, P. A.. Entre la grâce et l?effroi : résistibles identités plurilingues. Synergies Monde, v. sp, p. 69-82, 2008.

21.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2008DAHLET, P. A.. La sociedad francesa y la integración lingüistica de los migrantes. Annales du colloque Francofonía hisapanofonía y lusofonía : migración, mestizaje y creación, v. sp, p. 89-93, 2008.

22.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2008DAHLET, P. A.. El plurilingüismo: retos sociales y transformaciones educativas. Letras, v. 44, p. 13-42, 2008.

23.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2007DAHLET, P. A.. Apparenter les apprentissages, intégrer les mélanges de langues. Dialogues et Cultures, v. 52, p. 98-102, 2007.

24.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2006DAHLET, P. A.. Universalité, francophonie, hybridation: vers une pluralité active ?. Actes du colloque Francofonia y diversidad cultural, v. 15, p. 71-92, 2006.

25.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2005DAHLET, P. A.. Se former en langues, un projet d?être. Synergies Italie, v. 2, p. 16-34, 2005.

26.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2004DAHLET, P. A.. L?identité à l?épreuve du multiple. Synergies Italie, v. 1, p. 59-68, 2004.

27.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2004DAHLET, P. A.. Comprendre la diversité, fonder la pluralité. Synergies Amériques du nord, v. sp, p. 136-141, 2004.

28.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2003DAHLET, P. A.. L?intégration didactique des langues : une leçon de langage. Synergies Brésil, v. 4, p. 9-21, 2003.

29.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2001 DAHLET, P. A.. Langues distinctes et langage mutuel. Etudes de Linguistique Appliquée, v. 121, p. 21-35, 2001.

30.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2001DAHLET, P. A.. La construction d?une identité régionale multilingue. Visages d'Amérique latine, v. 1, p. 14-15, 2001.

31.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2001DAHLET, P. A.. L?éducation en langues et l?entendement de la pluralité. Synergies Brésil, v. sp, p. 112-117, 2001.

32.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2000DAHLET, P. A.. L?apprentissage des langues, espace de représentations. Espace créole, espace francophone, v. 10, p. 15-27, 2000.

33.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2000DAHLET, P. A.. Adhésion à la diversité et qualification francophone dans la Caraïbe. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación, v. 5, p. 16-24, 2000.

34.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK2000DAHLET, P. A.. Des langues pour tous. Bulletin ACOPROF, v. 5, p. 1-2, 2000.

35.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1999DAHLET, P. A.. Saussure e a (in)existência do signo. Linguagem em (Re)vista, v. 2, p. 23-38, 1999.

36.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1999DAHLET, P. A.. Didactique des écrits en langues, nouveaux paradigmes. MOARA, v. 1, p. 22-38, 1999.

37.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1997 DAHLET, P. A.. Une théorie, un songe : les énonciations de Benveniste. Linx (Nanterre), v. sp, p. 195-209, 1997.

38.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1996DAHLET, P. A.. De l?énonciation au sens, les discours de vulgarisation. Terceira Margem, v. 4, p. 187-194, 1996.

39.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1996 DAHLET, P. A.. Benveniste et l'effusion énonciative de la langue. Nouveaux Actes Sémiotiques (Limoges), v. 10, p. 99-121, 1996.

40.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1995DAHLET, P. A.. Le fin mot et la contingence du fil : Brise Marine, Mallarmé. Revue de Littérature Comparée (Paris), v. 1, p. 73-84, 1995.

41.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1995DAHLET, P. A.. Heterogeneidade enunciativa e homogeneização teórica. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. 1, p. 330-336, 1995.

42.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1995DAHLET, P. A.. L'arbitraire et les subjectivités : Bally, Saussure. Cahiers de Lexicologie (Paris), v. 1, p. 1-10, 1995.

43.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1995 DAHLET, P. A.. Les formes du sens dans l?interprétation. Língua e Literatura (USP), v. 21, p. 145-168, 1995.

44.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1994DAHLET, P. A.. Du global au local : la lecture d?un texte à l?autre. AAPG Bulletin (Print), v. 94, p. 13-24, 1994.

45.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1993 DAHLET, P. A.. A produçao da escrita. Abordagens cognitivas e textuais. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 24, p. 79-95, 1993.

46.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1992DAHLET, P. A.. Les représentations sociales. Fonctionnements discursifs. Rencontres (PUCSP), v. 2, p. 3-15, 1992.

47.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1988DAHLET, P. A.. La pensée de l?énonciation et ses paradoxes. Videtur (USP), v. 1, p. 309-325, 1988.

48.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1988DAHLET, P. A.; J. Bieque ; M.-C. Barillaud . Les canards sont toujours sauvages. Pour une définition du fait divers. Le Français dans le Monde, v. 84, p. 10-15, 1988.

49.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1987DAHLET, P. A.. Un récit intégral : la mort de Victor Hugo dans le quotidien O Primeiro de Janeiro. Videtur (USP), v. 1, p. 227-249, 1987.

50.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1985DAHLET, P. A.; M. C. Bertoletti . Manuels et matériels scolaires pour l?apprentissage du FLE. Ebauche d?une grille d?analyse. Le Français dans le Monde, v. 186, p. 55-63, 1985.

51.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1985DAHLET, P. A.. La construction de la métalangue chez Zellig S. Harris. Linx (Nanterre), v. 12, p. 55-80, 1985.

52.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1985DAHLET, P. A.. Le fait divers : une didactique de l?insensé. Le Français dans le Monde, v. 194, p. 76-88, 1985.

53.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1984DAHLET, P. A.. Méthodes FLE d?ailleurs et d?aujourd?hui. Le Français dans le Monde, v. 185, p. 20-26, 1984.

54.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1983DAHLET, P. A.. Discours publicitaire et pragmatique de la culpabilisation. Etudes de Linguistique Appliquée, v. 7, p. 126-137, 1983.

55.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1982DAHLET, P. A.. Itinéraires d?une composition croisée Man Ray/Paul Eluard. Lubelskie materialy neofilologiczne, v. 2, p. 16-24, 1982.

56.
DAHLET, P. A.;DAHLET, PATRICK1981DAHLET, P. A.. Stratégies discursives et enjeux d?un discours publicitaire. Lubelskie materialy neofilologiczne, v. 1, p. 161-175, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DAHLET, P. A.. Anais del colóquio « Francofonía, hisapanofonía y lusofonía : migración, mestizaje y creación ». Ald. ed. Mexico: Aldus, 2008. v. 1. 150p .

2.
DAHLET, P. A.. L?énonciation avant Benveniste : impacts d?un paradoxe. Lille: Atelier national de reproductions des thèses, 1988. v. 1. 600p .

3.
DAHLET, P. A.; M.-C. Barillaud ; J. Bieque . Le fait divers. Aspects théoriques, pédagogiques, documentaires. Paris: CIEP, 1986. v. 1. 226p .

Capítulos de livros publicados
1.
DAHLET, PATRICK. Los plurilingüismos en el espacio educativo: incorporar el disenso, habilitar las reciprocidades. In: E. Viviana Oropeza Gracia; Victoria Zamudio Jasso; José Martín Gasca García. (Org.). Enseñanza y aprendizaje de lenguas: nuevos escenarios. 1ed.Mexico: Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM), 2018, v. 1, p. 263-264.

2.
DAHLET, P. A.. Didactique des langues et éducation aux frontières. In: BABAULT, S., BENTO, M., SPAËTH, V. (Org.). Tensions en didactique des langues : entre enjeu global et enjeux locaux. 1ed.Berne: Peter Lang, 2016, v. 1, p. 128-151.

3.
DAHLET, P. A.. Exclusão e (re)construção identitária na areia. In: LARA, G. & LIMBERTI, R. (Org.). Representações do outro: discurso, (des)igualdade e exclusão. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2016, v. 1, p. 77-95.

4.
DAHLET, PATRICK. O discurso político e o sujeito coletivo. In: Wander Emediato. (Org.). Análises do discurso político. 1ed.Belo Horizonte: FALE/UFMG/NAD/LUTADOR, 2016, v. 1, p. 214-240.

5.
DAHLET, P. A.. Plurilinguismes, altérités et identités : conflits, (trans)formations, reconnaissances. In: Pierre Gomez & Sylvie Coly. (Org.). La Gambie: enjeux du plurilinguisme. 1ed.Paris: L´Harmattan, 2015, v. 2, p. 83-105.

6.
DAHLET, P.A ; J., D. ; CORINNE, W. ; H., P. ; DAHLET, P. A. . Du pluri/aux mixilinguismes: polariser les tensions. In: Sofia Stratilaki; Raphaële Fouillet. (Org.). Éducation aux langues. Contextes et perspectives, Mélanges Jean-Claude Beacco. 1ed.Paris: Riveneuve Éditions, 2013, v. 1, p. 215-238.

7.
DAHLET, P.A ; Denise Damasco ; Almeida J.C. ; DAHLET, P. A. . La didactique des langues, science des frontières. In: Almeida Filho, J. C. P.. (Org.). Dimensions communicatives de l´enseignement des langues. 1ed.Campinas: Pontes, 2013, v. 1, p. 115-121.

8.
DAHLET, P. A.; MENDES, E. ; CUNHA, J. C. ; CUNHA, M. C. ; ALMEIDA FILHO, J. C. P. . Do ensino da língua às (des)apropriações mixilingues. In: Edleise Mendes; José Carlos Cunha. (Org.). Práticas em sala de aula de línguas: Diálogos necessários entre Teoria(s) e Ações Situadas. 1ed.Campinas: Pontes, 2012, v. 1, p. 231-269.

9.
DAHLET, P. A.. Science du langage et didactique des langues: inconsistances et rapprochements. In: Véronique Braun Dahlet. (Org.). Ciências da linguagem e didatica das líinguas. São Paulo: Humanitas, 2011, v. CDD410, p. 363-392.

10.
DAHLET, P. A.. Le plurilinguisme sur un baril de poudre: splendeur d'un idéal et violence des pratiques. In: Philippe Blanchet ; Patrick Chardenet. (Org.). Guide pour la Recherche en didactique des langues et des cultures. Paris: Editions des Archives Contemporaines, 2011, v. , p. 45-60.

11.
Pessoa de Barros, D. L ; DAHLET, P.A ; Eni Pulcinelli Orlandi ; DAHLET, P. A. . Investissements identitaires et éducation plurilingue. In: Véronique Braun Dahlet. (Org.). Ciências da linguagem e didatica das líinguas. São Paulo: Humanitas, 2011, v. CDD410, p. 135-136.

12.
DAHLET, P. A.. Caraïbe et Amérique centrale : le français en évolution régionale. In: J.MAURAIS, P. DUMONT, J. M. KLINKENBERG, B. MAURER, P. CHARDENET (dir.). (Org.). L?avenir du français. Paris: [EAC]-AUF, 2008, v. 1, p. -.

13.
DAHLET, P. A.. Plurilingüismo, identidades y educación. Antologia "Dialogos en Educación, ciencia y tecnología". Nuevo Leon: du Forum Universel des Cultures de Monterrey, 2008, v. 1, p. -.

14.
DAHLET, P. A.. Les identités plurilingues : enjeux globaux et partages singuliers. In: P. MARTINEZ, D. MOORE, V. SPAETH. (Org.). Plurilinguismes et enseignement : Identités en construction. Paris: Riveneuve, 2008, v. 1, p. 23-45.

15.
DAHLET, P. A.. A l?école des langues : éducation plurilingue et conscience communautaire. Mélanges. Hommage à Jean Bernabé. Guyane ? Martinique ? Réunion: Ibis Rouge Editions ? Presses Universitaires Créoles / GEREC-F, 2006, v. 1, p. 14-28.

16.
DAHLET, P. A.. Deux narrations de l?arbitrarité : les sujets parlants de Bally et de Benveniste. In: J.L.CHISS. (Org.). Charles Bally (1865-1947) Historicité des débats linguistiques et didactiques. 1ed.Paris: Peeters Louvain, 2006, v. 1, p. 135-154.

17.
DAHLET, P. A.. Linguas distintas e linguagem mutua. In: C. PRADO , J. C. CUNHA. (Org.). Lingua materna e lingua estrangeira na escola. O exemplo da bivalência. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, v. 1, p. 33-44.

18.
DAHLET, P. A.. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. Bakhtin, Dialogismo e construção do sentido. Campinas: Ed. Unicamp, 1997, v. 1, p. 59-88.

19.
DAHLET, P. A.. Leitura e construção do sentido : a perspectiva enunciativa. A formação do leitor. Sao Paulo: Editora Moderna, 1994, v. 1, p. 104-129.

20.
DAHLET, P. A.. Discours sur l'écriture et maîtrise de la rédaction. In: J.A. COLEMAN, R . CRAWSHAW. (Org.). Discourse variety in contemporary french. Descriptive and pedagogical approaches. Londres: Ed. AFLS, Middlesex University Press, 1994, v. 1, p. 255-279.

21.
DAHLET, P. A.. Une grille d'analyse de manuels. In: P. BERTOCCHINI, E.COSTANZO. (Org.). Manuel d?autoformation. Paris: Hachette, 1989, v. 1, p. 183-189.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DAHLET, P. A.. Francofonia: unidos por valores. Correio Braziliense, Brasilia, p. 25 - 25, 20 mar. 2010.

2.
DAHLET, P. A.. Francofonia, diversidade e desenvolvimento. Correio Braziliense, Brasilia, p. 17 - 17, 18 mar. 2009.

3.
DAHLET, P. A.. Le Brésil, par le dieu, par le diable. Globe-trotters, Paris, p. 25 - 27, 01 jul. 2005.

4.
DAHLET, P. A.. Soif d'équinoxes: São Luis do Maranhão. Globe-trotters, Paris, p. 34 - 37, 01 jan. 2005.

5.
DAHLET, P. A.. Descendre l'Amérique du Sud... et la remonter à moto. Globe-trotters, Paris, p. 23 - 25, 01 jan. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DAHLET, P.A ; DAHLET, P. A. . Las identidades plurilingües : que aperturas ?.. In: 7° Foro de Lenguas de ANEP, 2015, Montevideo. Anales del 7° Foro de Lenguas de ANEP, Montevideo (10 y 11 de octubre 2014). Montevideo: Programa de Políticas Lingüísiticas / ANEP, 2015. v. 1. p. 33-48.

2.
DAHLET, P. A.. O discurso neoliberal: engrenagens de um fazer crer. In: II SEDIAR Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2015, Belo Horizonte. Anais do Segundo Sediar. Belo Horizonte: UFMG / FALE, 2014. v. 1. p. 660-678.

Apresentações de Trabalho
1.
DAHLET, PATRICK. Conf Plenária: A sociedade de mercado e a eufemização de sua violência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DAHLET, PATRICK. Conf Plenária: Reconocernos entre lenguas : (Trans)formaciones plurilingües y ética de las fronteras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DAHLET, PATRICK. Palestra plenária ENUNCIAÇÃO E (DES)IGUALIZAÇÃO SOCIAL: O QUE NOMEIA A FÓRMULA PACIFICAÇÃO DA COMUNIDADE?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
DAHLET, P. A.. Vidas em pedaços e pedaços em discursos: formas de um incógnito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DAHLET, P. A.. Preservar nossas línguas, multiplicar nossas identidades. Porque? Como?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DAHLET, P. A.. Discurso e ideologia: dialética da nomeação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DAHLET, P. A.. O discurso e a predicação do óbvio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
DAHLET, P. A.. Didactique des langues et éducation aux frontières. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DAHLET, P. A.. Los plurilingüismos en el espacio educativo: incorporar el disenso, habilitar las reciprocidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DAHLET, P. A.. Éducation, conflits plurilingues et enseignement du français. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
DAHLET, P. A.. Aprender várias línguas: competências, formações e identidades pluríngues. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DAHLET, P. A.. Para uma didática plurilíngue: conceitos, obstáculos e estratégias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BARROS, D. L. P. ; DAHLET, P. A. . A retórica (neo)liberal e a argumentação da ordem estabelecida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
DAHLET, P. A.. O discurso neoliberal: uma retórica do cloroformo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DAHLET, P. A.. Tradução e circulação das abordagens de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DAHLET, P. A.. Migração e identidade: repensar-se pelas margens. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DAHLET, P. A.. Las identidades plurilingües: enriquecimientos y conflictos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DAHLET, P. A.. Des plutilinguismes aux mixilinguismes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
DAHLET, P. A.. Entrer dans une seconde langue qui ne sera jamais la première: impacts d'une confrontation. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
DAHLET, P. A.. De frente com a enunciação: Saussure e a (in)consciência do sujeito falante. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
DAHLET, P. A.. A governança discursiva na era neoliberal: apagar as diferenças, construir o consenso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
DAHLET, P. A.. (Des)apropriar as aprendizagens discursivas: perfis de uma alterotipologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
DAHLET, P. A.. Le désirable et le possible: du français au Brésil?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
DAHLET, P. A.. A didática das línguas e suas afinidades eletivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
DAHLET, P. A.. Plurilinguismes, identités, subjectivités: un Eldorado violent. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
DAHLET, P. A.. Identidades fronteiras e fronteiras de línguas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
DAHLET, P. A.. Ciências da linguagem e didática das línguas: inconsistências e aproximações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
DAHLET, P. A.. Les politiques linguistiques dans la perspective de la diversité. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
DAHLET, P. A.. Science du langage et didactique des langues: inconsistances et rapprochements. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
DAHLET, P. A.. Investissements identitaires et éducation mixilingue. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
DAHLET, P. A.. Langage, plurilinguismes et identités. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
DAHLET, P. A.. Identidades plurilingues e demarcações das fronteiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
DAHLET, P. A.. Entrelaçar as línguas: ensino e práticas plurilingues. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
DAHLET, P. A.. Línguas e identidades: epistemologia da diversidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
DAHLET, P. A.. As identidades nos cruzamentos das línguas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
DAHLET, P. A.. Les évolutions de la coopération éducative dans les universités au Brésil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
DAHLET, P. A.. Confrontar-se à uma língua extranjera e aprender a estranhar (se). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
DAHLET, P. A.. La société française et l'intégration linguistique des migrants. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
DAHLET, P. A.. Didática dos discursos escritos, novas coerências. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
DAHLET, P. A.. Enseñar competencias plurilingües: referencias y estrategias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41.
DAHLET, P. A.. Plurilingüismo y identidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
DAHLET, P. A.. Convivir con sus lenguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
DAHLET, P. A.. Hacia una internacionalización educativa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

44.
DAHLET, P. A.. El plurilingüismo: retos sociales y transformaciones educativas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
DAHLET, P. A.. Imaginario del lenguaje y aprendizaje de lenguas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
DAHLET, P. A.. Convivir con nuestras diferencias; plurilingüismo, globalización y educación. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47.
DAHLET, P. A.. Les identités plurilingues: enjeux globaux et partages singuliers.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
DAHLET, P. A.. Les défis de l'enseignement du français au XXIème siècle. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
DAHLET, P. A.. Aprender una lengua extranjera: entre deseo e inquietud de las diferencias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
DAHLET, P. A.. Enseñanza de lenguas frente al reto de la pluralidad. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

51.
DAHLET, P. A.. L'enseignement des langues face au défi de la pluralité. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
DAHLET, P. A.. Lenguas extranjeras, internacionalización y globalización. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
DAHLET, P. A.. Le plurilinguisme: enjeux de société et développements édicatifs. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
DAHLET, P. A.. Pluralización, profesionalización e internacionalización. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

55.
DAHLET, P. A.. Las identidades plurilingües, que apertura?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

56.
DAHLET, P. A.. Apropriación, identidades, y didactica de las lenguas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

57.
DAHLET, P. A.. Universalidad, francofonia, hibridación: hacia una pluralidad activa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

58.
DAHLET, P. A.. Educación plurilingüe y internacionalización. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

59.
DAHLET, P. A.. Deux narrations de l'arbitrarité: les sujets parlants de Bally et de Benveniste. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

60.
DAHLET, P. A.. Formar docentes de lenguas en uma perspectiva plurilingüe. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
DAHLET, P. A.. Politiques linguistiques et intégration régionale. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

62.
DAHLET, P. A.. La pluralidad activa de las lenguas ante la globalización. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

63.
DAHLET, P. A.. Turismo y culturas locales. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

64.
DAHLET, P. A.. Des langues pour la Caraïbe: politiques et apprentissages. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

65.
DAHLET, P. A.. Réflexivité et apprentissage des langues. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
DAHLET, P. A.. La escuela antes los desafios del plurilínguismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
DAHLET, P. A.. Enseigner les langues, éduquer au langage. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
DAHLET, P. A.. Régionalisation et éducation plurilingue. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
DAHLET, P. A.. Dialogização enunciativa e paisagens do sujeito. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

70.
DAHLET, P. A.. Une théorie, un songe: les énonciations de Benveniste. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

71.
DAHLET, P. A.. Heterogeneidade enunciativa e homogeneização teórica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

72.
DAHLET, P. A.. L'arbitraire et les subjectivités: Bally, Saussure. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

73.
DAHLET, P. A.. Malestar e mecanismos da redação. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
DAHLET, P. A.. Leitura e construção do sentido: a perspectiva enunciativa. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

75.
DAHLET, P. A.. La conception du texte. Du produit aux processus. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

76.
DAHLET, P. A.. Tradução e marcadores da atividade de linguagem. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

77.
DAHLET, P. A.. La pensée de l'énonciation et ses paradoxes. 1986. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

78.
DAHLET, P. A.. Un récit intégral: la mort de Victor Hugo dans le quotidien portugais O Primeiro de Janeiro, du 22 Mai au 11 Juin 1885.. 1985. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
DAHLET, PATRICK. Autour de Benveniste. Sur l´écriture. Montréal: AUF, 2016 (Resenha Crítica).

2.
DAHLET, PATRICK. L´aire francofone entre héritages et innovations.. Montréal: AUF, 2013 (Resenha crítica).

3.
ALMEIDA FILHO, J. C. P. ; DAHLET, P. A. . La didactique des langues, science des frontières. Campinas, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

4.
DAHLET, P. A.; Denise Damasco . Dimensions communicatives de l'enseignement en langues. Campinas: Pontes, 2013. (Tradução/Livro).

5.
DAHLET, P. A.; CUNHA, J. C. C. ; Paul Rivenc . Apresentação. Belém, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Patrick Chardenet ; DAHLET, P. A. . Licenciatura bivalente português / Francês. 2017.

2.
LOUSADA, E. ; DAHLET, P. A. . Formação Superior de Professores Uruguaios de Francês. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
DAHLET, P. A.; Séverine Bounhol . Expat à jamais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
DAHLET, P. A.; Marilia Serra . Difusão da cultura francófona. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DAHLET, P. A.; Nahima Maciel . Unidos pelo francês. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
DAHLET, P. A.. Le français, langue d'avenir au Mexique. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
DAHLET, P. A.. Francia refuerza su presencia en México. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
DAHLET, P. A.. Plurilingüismo, factor chave en la sociedad del conocimiento. Considera Patrick Dahlet. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
DAHLET, P. A.. Francofonia y diversidad: historia de su reconciliación. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
DAHLET, P. A.. Ardentes Amériques: la dignité rebelle (1). 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

9.
DAHLET, P. A.. Ardentes Amériques: la dignité rebelle (3). 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
DAHLET, P. A.; CUNHA, J. C. C. . Especialização em Língua Francesa. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
DAHLET, P. A.. Ardentes Amériques: la dignité rebelle (2). 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
DAHLET, P. A.. L'extraordinaire voyage de Monsieur Dahlet. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
DAHLET, P. A.. Francia hablará español. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
DAHLET, P. A.. Francia y Costa Rica unidas para mejoras educativas. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
DAHLET, P. A.. Quand un DEA se fait intensif. 1998. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
DAHLET, P. A.. Le Français pour des relations multiculturelles. 1997. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
DAHLET, P. A.. Si la francophonie nous était contée. 1997. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
DAHLET, P. A.. Intercambio forma professores. 1997. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

19.
CUNHA, J. C. C. ; DAHLET, P. A. . Intercambio forma professores de francês. 1997. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
DAHLET, PATRICK. Pós-Graduação: 'Construir a interpretação: discurso, nomeação e subjetivação do evento'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DAHLET, PATRICK. Pós-Graduação: A nomeação nos discursos: práxis enunciativa e tensões sociais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DAHLET, PATRICK. Pós-Graduação: As (ir)realizações de si e do mundo pelos discursos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
DAHLET, P. A.. Pós-Graduação: 'Narrativas de si e reconstrução de seu mundo'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
DAHLET, P. A.. Pós-Graduação: 'O discurso e a fabricação do mundo: analítica da nomeação'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
DAHLET, P. A.. Apprentissage plurilingue et grammaticalisation des apprentissages. 2014. .

7.
DAHLET, P. A.. Ensino da língua francesa, I, II, III e IV Ano. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
DAHLET, P. A.. Didática das línguas, novas tendencias. 2014. .

9.
DAHLET, P. A.. Grammaticaliser l'appropriation du français en contexte hispanophone: des connaissances des apprenants aux activités réflexives. 2013. .

10.
DAHLET, P. A.. Grammaticaliser l'appropriation du français en contexte hispanophone: des connaissances des apprenants aux activités réflexives. 2013. .

11.
DAHLET, P. A.; Serge . Conselheiro Ciêntifico da Rede Mundial dos Centros Universitários de Linguas (HERAKLES). 2013. (Acadêmica).

12.
DAHLET, P. A.. Bacharelado: Educação Plurilíngue e alternancia das línguas na aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
DAHLET, P. A.. Bacharelado: Didática da gramática. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
DAHLET, P. A.. Licenciatura: Teorias e métodos em linguística. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
DAHLET, P. A.. Plurilingüismo, discurso y identidades. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
DAHLET, P. A.. Análisis del discurso y aprendizaje de lenguas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
DAHLET, P. A.. Enseñar el FLE con objetivos específicos. 1999. .

18.
DAHLET, P. A.. Ensinar línguas com objetivos específicos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
DAHLET, P. A.. Leitura, compreensão e interpretação de textos em FLE. 1998. .

20.
DAHLET, P. A.. Análise dos discursos e didática das línguas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
DAHLET, P. A.. Análisis del discurso y enseñanza de los idiomas. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
DAHLET, P. A.. Leitura, compreensão e interpretação de textos em FLE. 1997. .

23.
DAHLET, P. A.. Leitura, compreensão e interpretação de textos em FLE. 1996. .

24.
DAHLET, P. A.. Análisis del discurso y construción del sentido. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
DAHLET, P. A.. Operações enunciativas e construções midiáticas. 1994. .

26.
DAHLET, P. A.. Pós-Graduação: Processos da escrita e produções de textos. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
DAHLET, P. A.. Leitura e compreensão da escrita em FLE. 1994. .

28.
DAHLET, P. A.. Pós-Graduação: Linguagem, enunciação e discursos. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
DAHLET, P. A.. Pós-Graduação: Enunciação, discurso e formação do leitor. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
DAHLET, P. A.. Pós-Graduação: O discurso: representações e interpretações. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
DAHLET, P. A.. Modelos enunciativos e funcionamento dos discursos. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DAHLET, P. A.. Participação em banca de Renauld Govain. L'alternance codique dans le discours politique haitïen : une stratégie de communication à l'usage inconscient des deux systèmes linguistiques. 2005. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane.

2.
DAHLET, P. A.. Participação em banca de Ivanete Maria Souza dos santos Gomes. Interacão verbal e ensino de uma competência discursiva oral em turnas de Francês Lingua Estrangeira. 1998. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
José Luiz Fiorin; MOREIRA, C. B.; Ida Lucia Machado; XIMENES, G.; DAHLET, P. A.. Participação em banca de Monika Nascimento Almeida dos Santos ENTRE. ENTRE REPROVAÇÃO, ASSISTÊNCIA E ACEITAÇÃO: O DISCURSO CATÓLICO FRENTE À CONDIÇÃO (HOMO)SSEXUAL. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
WELLER, W.; CUNHA, C.; ALMEIDA FILHO, J. C. P.; DAHLET, P. A.; FONSECA, L. F.; DEVECHI, C. P. V.. Participação em banca de Denise GIsele de Britto Damasco. CONTANDO UMA HISTÓRIA O ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A PARTIR DAS INTERPRETAÇÕES DE JOVENS E DE DOCENTES DO DISTRITO FEDERAL. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade de Brasília.

3.
Dra Ida Lucia Machado; DIAS, D. D. L.; Dra Emilia Mendes Lopes; CARMO, D. C. M.; DAHLET, P. A.. Participação em banca de Mariana Ramalho Procópio Xavier. A configuração discursiva de biografias a partir de algumas balizas de Historia e jornalismo. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
DAHLET, P. A.. Participação em banca de Jean Lauret. Apprentissages langagiers et didactique des mathématiques. 1999. Tese (Doutorado em Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane.

5.
DAHLET, P. A.. Participação em banca de Alain Mouzat. A forma e o sentido na tradução: a tradução de filmes por legendas. 1995. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Sousa Maria Margarete; EMEDIATO, W.; DAHLET, P. A.. Participação em banca de EDELYNE NUNES DINIZ DE OLIVEIRA. DISCURSO, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA: ANÁLISE DE CAMPANHAS INSTITUCIONAIS BRASILEIRAS. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
DAHLET, PATRICK; MOREIRA, C. B.. Participação em banca de MONIKA NASCIMENTO ALMEIDA DOS SANTOS. DISCURSO CATÓLICO E CRISTIANIZAÇÃO DA SEXUALIDADE. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIERRE, D.; JEAN, B.; DAHLET, P. A.; ROBERT, D.; CUNHA, J. C.. Maître de conférences. 2004. Université des Antilles et de la Guyane.

2.
JEAN, B.; ROBERT, D.; JACQUES, C.; PIERRE, D.; CHARLES, H.; DAHLET, P. A.. Maître de conférence. 2000. Universidade das Antilhas e da Guiana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16° Encontro de Profesores de Lenguas Extranjeras de la UNAM.Los plurilingüismos en el espacio educativo: incorporar el disenso, habilitar las recipricidades. 2014. (Encontro).

2.
II SEDIAr - Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação. Coord. e Palestrante do Simpósio Temático: A retórica neoliberal e a argumentação da ordem estabelecida.. 2014. (Congresso).

3.
XVIèm SEDIFRALE de l´Amérique et la Caraïbe de la FIPF. : Plurilinguismes et identités meurtries : quels français dans tous ces éclats ?. 2014. (Congresso).

4.
IVCong. Nacional e I Cong Internacional Letras, Artes e Cultura. Migração e identidade: repensar-se pelas margens. 2013. (Congresso).

5.
PUC-SP Conferência promovida pela Pós-Graduação em Linguística.Figuras do discurso neoliberal. 2013. (Seminário).

6.
UNAH II° Cong Inter de la Asoc. Centroamericana de Lingüistica. Plurilingüismos: enriquecimientos y conflictos. 2013. (Congresso).

7.
Universidade Mackenzie Conferência promovida pela Pós-Graduação em Linguística.Apagar as divisões, celebrar o consenso: a governança discursiva na era neoliberal. 2013. (Encontro).

8.
USP Cem anos com Saussure. De frente com a enunciação: Saussure e a (in)consciência do sujeito falante. 2013. (Congresso).

9.
USP - I Jornada de Ensino e Aquisição de Línguas: 50 anos do abordagem ? Retrospectiva analítica de Anthony a Almeida Filho.. Tradução e circulação das ideias didáticas. 2013. (Congresso).

10.
Homenagem a Jean Peytard: um precursor da lingüistica discursiva. ¨Para uma alterotipologia: mixilingüismo e (des)apropriações das aprendizagens. 2012. (Congresso).

11.
Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Entre le désirable et le possible: du français au Brésil. 2011. (Congresso).

12.
Pesquisas e formações em didatica das linguas e culturas / UFPA.A didatica das linguas e suas afinidades eletivas. 2010. (Seminário).

13.
SEDIFRALE 15. Les identités plurilingues: un eldorado violent. 2010. (Congresso).

14.
CIELLA II Universidade Federal do Para. Linguas e identidades: epistemologia da diversidade. 2009. (Congresso).

15.
Coloquio Internacional "Representações e Interculturas Franco-Brasileiras".Linguas, discursos e questionamentos identitarios. 2009. (Simpósio).

16.
Coloquio Internacional USP "Ciências da linguagem e didatica das linguas". Ciências da linguagem e didatica das líinguas: inconsistencias e aproximações. 2009. (Congresso).

17.
Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. Plurilinguismes, discours, identités. 2009. (Congresso).

18.
Forum Mundial Heracles dos Centros Universitarios de Linguas / UFRJ.Anticipar as mudanças plurilingües. 2009. (Encontro).

19.
Francofonia, hispanofonia e lusofonia: espaços geoculturais e globalização.Processos plurilingues e mediações identitarias. 2009. (Simpósio).

20.
Pesquisas e formações em didatica das linguas e culturas / UFPA.Entrelaçar linguas: ensinos e praticas plurilingües. 2009. (Seminário).

21.
Coloquio "Migracion, mestizaje e creacion", Fac. Ciencias Politicas/UNAM.La sociedad francesa y la integracion lingüistica de los migrantes. 2008. (Simpósio).

22.
VI Edicion de la Catedra del Quebec.Aprender una lengua extranjera: entre deseo y inquietud de las diferencias. 2008. (Oficina).

23.
Coloquio Internacional de Lingüistica Aplicada (CILAP). El plurilingüismo: retos sociales y transformaciones educativas. 2007. (Congresso).

24.
DILTEC « Transmission / appropriation des langues et construction des identités plurilingues.a remplir. 2007. (Simpósio).

25.
Encuentros de la Universidad Autonoma de Chiapas.Plurilingüismo y identidades. 2007. (Encontro).

26.
Encuentros de la Universidad Bilingue y Intercultural del Chiapas.Convivir con sus lenguas. 2007. (Encontro).

27.
Forum Universal de las Culturas. Convivir con nuestras diferencias: plurilingüismo, globalizacion e educacion. 2007. (Congresso).

28.
XV Reunion Anual de la Asociacion Mexicana para la Educacion Internacional. Hacia una internacionalizacion educativa. 2007. (Congresso).

29.
Colloque « Francofonía y diversidad cultural ».Lenguas extranjeras, internacionalizacion e globalizacion. 2006. (Simpósio).

30.
Journées européennes des langues.a remplir. 2006. (Seminário).

31.
Rencontres annuelles de l?Association Mexicaine pour l?Education Internationale.a remplir. 2006. (Encontro).

32.
SEDIFRALE 14. Pluralisme et enseignement des langues. 2006. (Congresso).

33.
C. Bally, Historicité des idées linguistiques et didactiques des langues.Deux narrations de l'arbitrarité: les sujets parlants de Bally et de Benveniste. 2004. (Simpósio).

34.
Colloque " Scripturalité et oralité ".a remplir. 2004. (Seminário).

35.
Congrès interaméricains et centro-américains sur l?intégration plurilingue du continent. a remplir. 2003. (Congresso).

36.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 2003. (Congresso).

37.
Congrès national des professeurs brésiliens de français. a remplir. 2003. (Congresso).

38.
SEDIFRALE 13. a remplir. 2003. (Congresso).

39.
congrès interaméricains et centro-américains sur l?intégration plurilingue du continent. a remplir. 2002. (Congresso).

40.
Congrès interaméricains et centro-américains sur l?intégration plurilingue du continent. a remplir. 2002. (Congresso).

41.
Politiques des langues dans les Amériques.La construction d'une identité régionale multilingue. 2002. (Simpósio).

42.
Congrès centro-américain des professeurs de français. a remplir. 2001. (Congresso).

43.
Congrès interaméricains et centro-américains sur l?intégration plurilingue du continent. a remplir. 2001. (Congresso).

44.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 2001. (Congresso).

45.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 2001. (Congresso).

46.
SEDIFRALE 12. a remplir. 2001. (Congresso).

47.
SEDIFRALE 11. a remplir. 1999. (Congresso).

48.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1998. (Congresso).

49.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1997. (Congresso).

50.
Congrès mondial de la Fédération Internationale des Professeurs de Langues Vivantes. a remplir. 1997. (Congresso).

51.
Congrès national des professeurs brésiliens de français. a remplir. 1997. (Congresso).

52.
Emile Benveniste vingt ans après.a remplir. 1997. (Simpósio).

53.
SEDIFRALE 10. a remplir. 1997. (Congresso).

54.
Symposiums du programme européen Lingua.a remplir. 1997. (Simpósio).

55.
Symposiums du programme européen Lingua.a remplir. 1996. (Simpósio).

56.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1995. (Congresso).

57.
Congrès national des professeurs brésiliens de français. a remplir. 1995. (Congresso).

58.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1994. (Congresso).

59.
SEDIFRALE 9. a remplir. 1994. (Congresso).

60.
Congrès national des professeurs brésiliens de français. a remplir. 1993. (Congresso).

61.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1992. (Congresso).

62.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1991. (Congresso).

63.
Congrès national des professeurs brésiliens de français. a remplir. 1991. (Congresso).

64.
Congrès international de linguistique et linguistique appliquée. a remplir. 1989. (Congresso).

65.
SEDIFRALE 7. a remplir. 1989. (Congresso).

66.
Congrès international de sémiotique. a remplir. 1986. (Congresso).

67.
Congrès international « Victor Hugo et le Portugal ». a remplir. 1985. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAHLET, P. A.. Coloquio "Levi-Strauss: para uma antropologia compartida". 2010. (Congresso).

2.
DAHLET, P. A.. Congresso Brasileiro dos Professores de Françês. 2009. (Congresso).

3.
DAHLET, P. A.. Coloquio "Francofonia, hispanofonia e lusofonia: espacos geoculturais e mundialização. 2009. (Congresso).

4.
DAHLET, P. A.. Congreso de la AMIFRAM (Maestros mexicanos de frances). 2006. (Congresso).

5.
DAHLET, P. A.. Congreso Centro-Americano de los Profesores de Frances. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
EDSON SOUSA DA SILVA. A Fo. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

2.
Edelyne Nunes Diniz de Oliveira. Discurso, promoção e prevenção da saude pública: análise de campanhas institucionais brasileiras. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal do Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Blanca Melissa Hernández. Representaciones Sociolingüísticas y Prácticas Plurilingües de Estudiantes de la Carrera de Lenguas Extranjeras. 2017. Dissertação (Mestrado em Maestria en Didáctica de Lenguas y Culturas) - Universidad Nacional Autonoma de Honduras, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

2.
Andrew LLYOD SMITH. Représentations grammaticales et enseignement des langues. 2006. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Institut Français d Amérique Latine, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

3.
Denise DELGADO GUANTE. Didactique et cohérences de l'écrit en FLE. 2004. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

4.
Béatrice BLIN. Imaginaire linguistique et apprentissage des langues. 2004. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

5.
Gustavo BOSCAN ADRIANZA. Grammaire des textes et production de l'écrit en FLE. 2004. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

6.
Mathilde DALLIER. Représentations culturelles et mobilité étudiante internationale. 2004. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

7.
Jean Noël COOMAN. Un référentiel de formation pour le français du tourisme en contexte hondurien. 2003. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Instituto de las idiomas, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

8.
Luce VALLY - GABOURG. Coopération régionale et formation plurilingue. 2003. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

9.
Leila Machado Rocha Pereira. Interações e aprendizagens em FLR. 1997. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

10.
Nathalie Bolon. Interactions verbales et apprentissage du français en contexte vénézuelien. 1997. Dissertação (Mestrado em Lengua y literatura francesa) - Université des Antilles et de la Guyane, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

11.
Maria Lucia Jacob Dias de Barros. Discours du fait-divers et apprentissages en FL. 1995. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

12.
Maria das Gracas Lopes Morin do Amaral. Discurso literário e heterogeneidade enunciativa: Texaco de Patrick Chamoiseau. 1993. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

Tese de doutorado
1.
Monika Nascimento Almeida dos Santos. ENTRE REPROVAÇÃO, ASSISTÊNCIA E ACEITAÇÃO: o discurso católico frente à condição (homo)ssexua. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística - UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

2.
Márcia Cristina Romero Lopes. Operações lexicais e variações semánticas. 2000. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Patrick Alfred Dahlet.

3.
Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia. Leitura e construção do sentido. 1996. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

4.
Tokiko Ishihara. Discours rapporté et discours médiatique. 1996. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

5.
Neuza Goncalves Travaglia. Tradução, significação e interpretação. 1993. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

6.
Regina Oliveira Rocha. A enunciação dos proverbios. 1993. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

Orientações de outra natureza
1.
Magally Alberte CONSTANT. Débutants et interactions d'apprentissages en langue étrangère. 2005. Orientação de outra natureza. (Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane. Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

2.
Francine ANASSALON. Apprenants hispanophones et grammaire inductive du français. 2004. Orientação de outra natureza. (Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane. Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

3.
Annick PIVERT. Entrées dans l'écrit en FLE. 2004. Orientação de outra natureza. (Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane. Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

4.
Sandra MARY. Immigration dominicaine et intégration linguistique en Martinique. 2004. Orientação de outra natureza. (Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane. Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

5.
Marie-Marjorie TELUSMA. Accéder à l'implicite du discours en FLE. 2004. Orientação de outra natureza. (Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane. Orientador: Patrick Alfred Dahlet.

6.
ESTELA DUFFAN DE BASO. Apprentissages croisés, espagnol-français, en contexte vénézuelien. 2002. Orientação de outra natureza. (Linguistique, lettres et arts) - Université des Antilles et de la Guyane. Orientador: Patrick Alfred Dahlet.



Outras informações relevantes


- Intitulado da Livre-Docencia / "Habilitation à Diriger des Recherches (HDR): "Se (trans)former en langues: discours, subjectivités, plurilinguismes / (Trans)formar-se em línguas: discurso, subjetividades, plurilínguismos" (1500 paginas, 5 volumes, Universiodade das Antilhas e da Guyana, Junho 2008)
- Alternei durante trinta anos, até 2011, atividades de docente pesquisador da Universidade das Antilhas e da Guiana (UAG) e responsabilidades diplomaticas de cooperação educativa internacional (Embaixadas da França na Polônia, Portugal, Costa Rica, Mexico, Brasil)
- Foi leitor e Prof. Visitante da USP de 1989 a 1995 para cursos de graduação e pós-graduação até 1992, e só de pos-graduação após esta data.
- Ministrei numerosas conferências e multíplos cursos de especialização e PG em diferentes universidades brasileiras (além da USP, na UFPA , UFRN, UECE, UFPE, UFAL, UFBA, UFAM, PUC-SP, UFMG, UFU, UFSM, UFSA, ), do Caribe (ENS de Porto Principe, Univ. de La Habana e Republica Dominicana, UWI), da America Central (UCR, UNA, UNAH, UNAN) e Mexico (UNAM, UAM)
- Reformado do governo francês e radicado na Bahia desde 2011, ofereço conferências e colaboro, como professor convidado, a programas de PG de universidades brasileiras e estrangeiras.
- Depois de uma época voltada para o campo da Enunciação e Analise do Discurso aplicado ao ensino das línguas, e do françês como língua extrangeira em particular, minhas pesquisas focalizam desde 2000, numa perspectiva epistemológica, ética e educativa, a problemática da articulação dos dinamismos plurilíngues e da (de) construção das identidades ao nivel dos sujeitos e dos processos educativos, remetendo a uma reflexão transversal, de natureza lingüística e filosófica, sobre a conceitualização da subjetividade (des)feita pelas rupturas da experiencia da linguagem.
- Integrei em abril 2013, enquanto pesquisador convidado, o NETII (Núcleo de Estudos: Transgressões, Imagens e Imaginários" da PosLing da UFMG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 18:28:29