Dejildo Roque de Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7788010521677391
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal do Amapá (2004) e Especialização em METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009). Professor da Escola Estadual EDGAR LINO DA SILVA (2002-2013), professor do COLÉGIO SANTA BARTOLOMEA (2004-2013). Professor dos Cursinhos pré-vestibulares Pódium e Buraslan (2010-2013) e professor da Faculdade Seama (2009-2012). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, onde também atuou como Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Macapá. Diretor de Ensino do campus Macapá. Diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Amapá. Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dejildo Roque de Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, D. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Amapá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.
BR 210, KM 03
BRASIL NOVO
68900000 - Macapá, AP - Brasil
Telefone: (96) 32270296
URL da Homepage: www.ifap.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Educação Agrícola.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. Orientador: José Roberto Linhares de Mattos.
2008 - 2009
Especialização em METODOLOGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA, FACINTER, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÕES DA HISTORIA DA FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO.
Orientador: FLÁVIA RIBEIRO.
1999 - 2004
Graduação em LICENCIATURA PLENA EM MATEMATICA.
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
Título: HISTORIA DA FISICA: UMA VISÃO PARA O ENSINO MÉDIO.
Orientador: JOSÉ REINALDO NERY.




Formação Complementar


2016
Direito.
Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá, Brasil.
2010 - 2010
I ENCONTRO DE FÍSICA DO AMAPÁ. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. (Carga horária: 4h).
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - AP, SENAC, Brasil.
2006 - 2006
VIRTUS LETRAMENTO. (Carga horária: 20h).
Info Educacional, INFOEDUC, Brasil.
2006 - 2006
CURSO DE PEDAGOGIA DE PROJETOS. (Carga horária: 20h).
ELITE CURSOS PROFISSIONALIZANTE, ELITE, Brasil.
2005 - 2005
DINÂMICAS INTERATIVAS EM SALA DE AULA. (Carga horária: 4h).
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - AP, SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Amapá, IFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Pesquisa

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção e Administração

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática
02/2015 - 06/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística
03/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, .

Cargo ou função
Membro.

COLEGIO SANTA BARTOLOMEA, CSBC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20


Faculdade Estácio de Macapá, Estácio Macapá, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9


CURSO BURASLAN, PRE-VESTIBULAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4


CONEXÃO AQUARELA, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4


EDIGAR LINO DA SILVA, EEELS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40


PODIUM PRÉ-VESTIBULAR, CEP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4


NÚCLEO AMAPAENSE DE ENSINO, NAE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Isolamento Térmico com Embalagem UHT
Descrição: Construir manta térmica com embalagens UHT e aplicá-la em residências da periferia de Macapá..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dejildo Roque de Brito - Coordenador.
2014 - Atual
Saberes Matemáticos produzidos por mulheres do campo.
Descrição: Investigar os saberes matemáticos produzidos por mulheres do campo e utilizar esses saberes como ferramenta de ensino para os alunos das escolas rurais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Dejildo Roque de Brito - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Hospital Consciência
Descrição: Levar conhecimento científico para crianças e adolescentes internados no único hospital infantil de Macapá..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Dejildo Roque de Brito - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística/Especialidade: Análise de Dados.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, D. R.. Saberes Matemáticos de Agricultores. ETNOMATEMÁTICA: Saberes do Campo. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 13-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. . PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. In: XII ENEM, 2016, SÃO PAULO. Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

2.
BRITO, D. R.. PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR TRABALHADORES AGRÍCOLAS. In: XII CONGRESO ARGENTINO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2016, Buenos Aires (Argentina). carem, 2016.

3.
BRITO, D. R.. SABERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS E PRATICADOS POR AGRICULTORES DE UMA COMUNIDADE AGRÍCOLA. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2015, PIRENÓPOLIS. GT5 - EDUCAÇÃO MATEMATICA, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. . PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. . PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. . PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRITO, D. R.. SABERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS E PRATICADOS POR AGRICULTORES DE UMA COMUNIDADE AGRÍCOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRITO, D. R.. Interdisciplinaridade: uma visão integradora da educação.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BRITO, D. R.. Participação em banca de Franciolli da Silva Dantas de Araújo. RPG COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA APLICADA AO ENSINO TÉCNICO. 2018 - Instituto Federal do Amapá.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Feira Amapaense de Matemática. Tabuleiro Braille: Uma ferramenta de inclusão matemática. 2016. (Feira).

2.
XII ENEM.PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. 2016. (Encontro).

3.
X CONNEPI. 2015. (Congresso).

4.
FEIRA AMAPAENSE DE MATEMÁTICA. A MATEMÁTICA DA DANÇA. 2014. (Feira).

5.
I Mostra Técnica e Tecnológica - I MTec. A Matemática aplicada na Dança de Ballet. 2014. (Feira).

6.
I Mostra Técnica e Tecnológica - I MTec. Relações Conceituais entre Física e Dança~.. 2014. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, D. R.. V FEIRA DE AMAPAENSE DE MATEMÁTICA. 2018. .

2.
BRITO, D. R.. IV FEIRA AMAPAENSE DE MATEMÁTICA. 2017. .

3.
BRITO, D. R.. III FEIRA AMAPAENSE DE MATEMÁTICA. 2016. .

4.
BRITO, D. R.. II Feira Amapaense de Matemática. 2015. .

5.
BRITO, D. R.. I FEIRA AMAPAENSE DE MATEMÁTICA. 2014. .

6.
BRITO, D. R.. I Mostra Técnica e Tecnológica do Ifap - I MTec. 2014. .



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. . PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, D. R.; MATTOS, J. R. L. . PROBLEMAS GEOMÉTRICOS TRATADOS POR PRODUTORES RURAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, D. R.. I FEIRA AMAPAENSE DE MATEMÁTICA. 2014. .

2.
BRITO, D. R.. II Feira Amapaense de Matemática. 2015. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 2:21:28