Lenise Vieira de Souza Montandon

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  • Última atualização do currículo em 23/01/2013


Possui Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (1992), Especialização em Metodologia de Ensino pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (1993), Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2000), Especialização em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2004), Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA (2011). Atualmente é pedagoga do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. É também advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil - OABMG, atuando na advocacia em matéria cível. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lenise Vieira de Souza Montandon
Nome em citações bibliográficas
MONTANDON, L.V.S

Endereço


Endereço Profissional
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Diretoria de Educação Profissional e Tecnológica.
Avenida Amazonas nº 5253
Nova Suiça
30480-000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33197020
Fax: (31) 33197020
URL da Homepage: www.cefetmg.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2011
Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA - Campus Aimorés, UNA, Brasil.
Título: A atividade de trabalho das pedagogas no contexto do reordenamento da rede federal de educação profissional e tecnológica: o Caso IFMG - Campus Ouro Preto,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Eloisa Helena Santos.
Bolsista do(a): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Palavras-chave: Atividade de trabalho; Instituto Federal de Minas Gerais; Pedagogas; Saberes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inovações Sociais, Educação e Desenvolvimento Local.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inovações Sociais, Educação e Desenvolvimento Local / Especialidade: Processos educacionais, Educação e Desenvolvimento Local.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2003 - 2004
Especialização em Direito Processual. (Carga Horária: 398h).
Centro Universitário do Planalto de Araxá.
Título: Prisão Civil do Devedor de Alimentos.
Orientador: Dr. Erli dos Santos.
1993 - 1994
Especialização em Metodologia de Ensino. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário do Planalto de Araxá.
Título: Planejamento Educacional.
Orientador: Maria Terezinha Pereira e Silva.
1996 - 2000
Graduação em Direito.
Centro Universitário do Planalto de Araxá, UNIARAXA, Brasil.
Título: Estagiária do Ministério Público.
Orientador: Dr. Armando Lourenço da Silva.
1990 - 1993
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário do Planalto de Araxá.




Formação Complementar


2001 - 2001
Habilitação no Exame de Ordem.
Ordem dos Advogados do Brasil MG.
1999 - 2000
Estagiária do Ministério Público - Comaraca Araxá. (Carga horária: 380h).
Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional MP MG.


Atuação Profissional



centro universitário UNA.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo TAE, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Desenvolvimento de Territórios e Construção da Identidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Descrição: Descrição: Esta pesquisa trata do processo político de reordenamento da rede federal de educação profissional e tecnológica, que visa torná-la indutora do desenvolvimento de territórios. A referência desta investigação é a Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008, que criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) no país, determinados, dentre outras finalidades, a promover a sustentabilidade ambiental, o fortalecimento de arranjos produtivos, sociais e culturais, o desenvolvimento local e as tecnologias sociais. Esta pesquisa se limita ao estudo do processo de construção da nova identidade institucional dos 05 Institutos Federais de Minas Gerais. O reordenamento da rede federal por meio da constituição dos IFET representa a interiorização da oferta educacional a partir de cidades-pólo; cobertura do maior número possível de mesorregiões e sintonia com Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais. Interessa verificar de que forma os IFET, no seu nascedouro, estão se programando para: a) responder, de forma ágil e eficaz, às demandas crescentes por formação de recursos humanos; b) desenvolver a pesquisa e a extensão mediante o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e a socialização de seus benefícios às comunidades concernidas. A educação, como outras políticas públicas de caráter social, sofreu as conseqüências da reforma neoliberal do Estado, problema que se somou a outro com caráter antigo, o clientelismo. Daí, a importância do acompanhamento, monitoramento e avaliação da política pública quando esta se propõe a incorporar novos elementos como a promoção do desenvolvimento de territórios e o desenvolvimento sustentável. A existência de organismos permanentes devotados a estas funções de regulação constitui um fator importante para que a política pública alcance suas finalidades. É esta a intenção do Observatório Desenvolvimento de Territórios, Educação e Gestão Social do Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenv.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lenise Vieira de Souza Montandon - Coordenador / Lucilia Regina de Souza Machado - Integrante / Eloisa Helena de Souza Cabral - Integrante / Aluizio Antônio de Barros - Integrante / Eloisa Helena Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTANDON, L.V.S2011 MONTANDON, L.V.S; SANTOS, E. H. . A atividade de trabalho das pedagogas do IFMG-campus Ouro Preto sob a expansão ordenada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: contribuições da ergologia. Educação & Tecnologia, v. 16, p. 95, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
MONTANDON, L.V.S; SANOS, E. H. . A atividade de trabalho das pedagogas do IFMG - Campus Ouro Preto sob a expansão ordenada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições da Ergologia.. Educação & Tecnologia, 2012.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MONTANDON, L.V.S2011 MONTANDON, L.V.S; SANTOS, E. H. . A atividade de trabalho das pedagogas do IFMG-campus Ouro Preto sob a expansão ordenada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: contribuições da ergologia. Educação & Tecnologia, v. 16, p. 95, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
MONTANDON, L.V.S; SANOS, E. H. . A atividade de trabalho das pedagogas do IFMG - Campus Ouro Preto sob a expansão ordenada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: Contribuições da Ergologia.. Educação & Tecnologia, 2012.




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