Felipe Marques de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5058218275512865
  • Última atualização do currículo em 07/03/2018


Possui graduação em Música - bacharelado em violão - pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Mestrado em música pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na área de práticas interpretativas - Música de Câmara - sob orientação da Profa. Dra. Sonia Marta Rodrigues Raymundo. Doutorando em música pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" na área de práticas interpretativas - Violão - sob orientação da Profa. Dra. Gisela Gomes Pupo Nogueira. Atualmente é professor de ensino superior na Escola de Música (ESMU) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Marques de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, F. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, ESMU.
Rua Riachuelo, 1351
Padre Eustáquio
30720060 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798300
URL da Homepage: www.uemg.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Linguagem e comunicação: elaboração discursiva na performance musical,
Orientador: Gisela Gomes Pupo Nogueira.
Coorientador: Carolina Lindenberg Lemos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Música.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Preparação para perfromance de música de câmara com violão: o uso do corpo no repertório com técnicas estendidas,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Sonia Marta Rodrigues Raymundo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Música.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Técnica estendida na obra "Percussion Studi I" de Arthur Kampela.
Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo.




Formação Complementar


2016 - 2016
Clínica como analítica da subjetividade. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Masterclass de violão - Arthur Kampela. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Masterclass de violão - Gisela Nogueira. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Masterclass de violão - Paulo Porto Alegre. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Composição. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2010 - 2010
Técnicas Composicionais/Modulação Micrométrica. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Curso de Formação - Violão
Instrumento IV - Violão - LIM
Instrumento V - Violão - BAC
Instrumento VIII - Violão - LIM
Literatura do Instrumento A
Violão Coletivo - LIM

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio realizado no primeiro semestre de 2014 na disciplina "Música de Câmara e Pratica de Conjunto I" no IA-UNESP.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações
Monitor de "Harmonia I" no curso de graduação em música da Universidade Estadual de Maringá - PR. Carga horária de 305h.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário
Outras informações
Professor de violão para alunos com deficiência visual. Carga horária de 60h.


Centro Musical Villa Lobos, CMVL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Violão e Guitarra.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Os problemas da interpretação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Texto e Contexto Musical: uma reflexão sobre o ensino do violão
Descrição: Este projeto pretende refletir sobre as novas práticas de ensino já inseridas em nosso curso de graduação em Violão, com vistas à inserção de referencial teórico advindo da semiologia musical e da linguística com a finalidade de suprimir a metodologia prescritiva do trabalho artístico-criativo na performance. O estudo do contexto, como parâmetro de igual valor ao texto, encontra suporte nas publicações de Nattiez, Eco, Mammi (e tantos outros) e objetiva a desfragmentação do ensino, objeto das reflexões de Edgar Morin sobre o sistema educacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Performance musical e estresse: um estudo sobre o impacto do estresse na formação e atuação de músicos no Brasil
Descrição: O projeto visa realizar um estudo sobre o perfil dos estudantes e profissionais de música no Brasil a partir de um experimento com estudantes (graduação e pós-graduação), técnicos e profissionais-docentes das 15 universidades públicas brasileiras que oferecem cursos de mestrado e doutorado em música entre março e novembro de 2013. Espera-se poder determinar os vários níveis de estresse dos sujeitos, investigar o impacto deste estresse na formação e atuação dos mesmos e, por fim, levantar indicações de como esta questão pode ser abordada por docentes-pesquisadores de forma a otimizar o potencial artístico desta comunidade...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Felipe Marques de Mello - Integrante / Sonia Marta Rodrigues Raymundo - Coordenador / Leonardo Casarin Kaminski - Integrante / Rafael Salgado - Integrante / Alexandre Rosa - Integrante / Antonilde Pires - Integrante / Carlos Fonseca - Integrante / Sonia Albano de Lima - Integrante / Diana Santiago - Integrante / Camila Hebling - Integrante / Ester Oliveira - Integrante / Rodrigo Dueti - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Música Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, F. M.; LEMOS, C. V. O. . Linguagem e Enunciação: direcionamentos para a performance musical. In: IV Congresso da ABRAPEM, 2016, Campinas. Anais do IV Congresso da ABRAPEM, 2016.

2.
MELLO, F. M.. Psicologia da Gestalt: elaboração discursiva do prelúdio da Partita BWV-997 de J. S. Bach. In: IV Congresso da ABRAPEM, 2016, Campinas. Anais do IV Congresso da ABRAPEM, 2016.

3.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Técnicas de ensaio para repertório com técnicas estendidas: memorização e pontos de apoio. In: SIMCAM, 2015, Pirenópolis. Anais do SIMCAM, 2015.

4.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Preparação para performance na obra Motets de Arthur Kampela. In: I Seminário Música de Câmara em Pauta 2015, 2015, Goiânia. Anais do I Seminário Música de Câmara em Pauta 2015, 2015.

5.
MELLO, F. M.; KAMINSKI, L. C. ; RAY, Sonia . Comunicação gestual em duos de violão: preparação para performance da obra Micro Piezas I de Leo Brouwer. In: II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, 2014, Vitória. Revista dos Anais - II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical - ABRAPEM, 2014. v. 1.

6.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . O uso do corpo na preparação para performance. In: X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas/SP. Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014.

7.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . O gesto corporal na preparação e na performance musical. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. XXIV Congresso da ANPPOM, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Técnicas de ensaio utilizadas por camerístas na preparação para performance: breve revisão de literatura. In: 39° Festival Internacional de Música, 2014, Goiânia. 39° Festival Internacional de Música, 2014.

2.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Percussion Study I para violão solo de Arthur Kampela: estratégias de preparação para performance. In: 38° Festival Internacional de Música 'Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça', 2013, Goiânia. Cadernos de Resumos Expandidos 2013 - 38ª edição - Sonia Ray (org). Goiânia, 2013. p. 76-79.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, F. M.. Direcionamentos ao acontecimento na música de concerto contemporânea. In: XVI miniENAPOL de Semiótica, 2017, São Paulo. Caderno de resumos, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, F. M.. Direcionamentos ao acontecimento na música de concerto contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MELLO, F. M.. Psicologia da Gestalt: elaboração discursiva do prelúdio da Partita BWV-997 de J. S. Bach. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MELLO, F. M.; LEMOS, C. V. O. . Linguagem e Enunciação: direcionamentos para a performance musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Preparação para performance na obra Motets de Arthur Kampela. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . O gesto corporal na preparação e na performance musical. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Técnicas de ensaio utilizadas por camerístas na preparação para performance: breve revisão de literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MELLO, F. M.; KAMINSKI, L. C. ; RAY, Sonia . Comunicação gestual em duos de violão: preparação para performance da obra Micro Piezas n°1 de Leo Brouwer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . O uso do corpo na preparação para performance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MELLO, F. M.; RAY, Sonia . Percussion Study I para violão solo de Arthur Kampela: estratégias de preparação para performance. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo: A Guitarra Estendida. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo na Tríade. 2017. Interpretação.

2.
MELLO, F. M.; LEMOS, C. V. O. . Bach e Leo Brouwer. 2017. Interpretação.

3.
MELLO, F. M.. Leo Brouwer: Duos. 2017. Interpretação.

4.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . 1° Encontro de Violões da EMESP. 2016. Interpretação.

5.
MELLO, F. M.. Recital da Disciplina Pedagogia da Performance. 2016. Interpretação.

6.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo: música contemporânea para duo de violão. 2016. Interpretação.

7.
LAMOSA, R. ; MELLO, F. M. . Noite Espanhola. 2016. Interpretação.

8.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo: A Guitarra Estendida. 2016. Interpretação.

9.
MELLO, F. M.. Recital de Qualificação - Atílio Rocha. 2015. Interpretação.

10.
MELLO, F. M.. Recital de doutoramento - Leonardo Kaminski. 2015. Interpretação.

11.
MELLO, F. M.. Recital de defesa - mestrado. 2015. Interpretação.

12.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo no ECBV. 2015. Interpretação.

13.
MELLO, F. M.; KAMINSKI, L. C. . Duo Mello e Kamisnki no ECBV. 2015. Interpretação.

14.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo: A Guitarra Estendida. 2015. Interpretação.

15.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo no 1° FESTVIO. 2015. Interpretação.

16.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Duo Oblíquo no 4° seminário do MAB. 2015. Interpretação.

17.
MELLO, F. M.. Música de Câmara Contemporânea. 2014. Interpretação.

18.
MELLO, F. M.. Véspera Profana. 2014. Interpretação.

19.
MELLO, F. M.. Recital de qualificação. 2014. Interpretação.

20.
MELLO, F. M.. Cinco autores, cinco estréias - Composição no IA-UNESP - ANPPOM 2014. 2014. Interpretação.

21.
MELLO, F. M.. Recital de abertura do evento ?Jornada de Pesquisa UNESP 2013?. 2013. Interpretação.

22.
MELLO, F. M.. III Festival Leo Brouwer - Festival Internacional de Violão. Ensaio aberto do Quarteto e Ensemble de Violões. 2011. Interpretação.

23.
MELLO, F. M.. III Festival Leo Brouwer - Festival Internacional de Violão. Ensemble de Violões do Festival Leo Brouwer. 2011. Interpretação.

24.
MELLO, F. M.. Recital de Formatura. 2011. Interpretação.

25.
MELLO, F. M.. IV Encontro dos Corais do Curso de Graduação em Música da UEM. 2009. Interpretação.

26.
MELLO, F. M.. Recital de Violão dos Alunos do Curso de Graduação em Música. 2008. Interpretação.

27.
MELLO, F. M.. III Encontro dos Corais do Curso de Graduação em Música da UEM. 2008. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Violão e composição. 2016 (Workshop).

2.
MELLO, F. M.; ROCHA, A. . Conversa com Duo Oblíquo. 2015 (Workshop).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso da ABRAPEM. Linguagem e Enunciação: direcionamentos para a performance musical; Psicologia da Gestalt: elaboração discursiva do prelúdio da Partita BWV-997 de J. S. Bach. 2016. (Congresso).

2.
Série Música de Câmara em Pauta.Preparação para performance na obra Motets de Arthur Kampela. 2015. (Seminário).

3.
Série Música de Câmara em Pauta.Recital. 2015. (Seminário).

4.
X Simpósio de Cognição e Artes Musicais.O uso do corpo na preparação para performance. 2014. (Simpósio).

5.
XXIV Congresso da ANPPOM. O gesto corporal na preparação e na performance musical. 2014. (Congresso).

6.
38° Festival Internacional de Música 'Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça'. PERCUSSION STUDY I PARA VIOLÃO SOLO DE ARTHUR KAMPELA: ESTRATÉGIAS DE PREPARAÇÃO PARA PERFORMANCE. 2013. (Congresso).

7.
III Festival Leo Brouwer - Festival Internacional de Violão.Ensaio aberto do Quarteto e Ensemble de Violões. 2011. (Outra).

8.
III Festival Leo Brouwer - Festival Internacional de Violão.Ensemble de Violões do Festival Leo Brouwer. 2011. (Outra).

9.
III Festival Leo Brouwer - Festival Internacional de Violão. 2011. (Outra).

10.
Recital de Formatura.Recital. 2011. (Outra).

11.
Técnicas Instrumentais e Composicionais/Modulação Micromérica. 2010. (Outra).

12.
IV Encontro dos Corais do Curso de Graduação em Música da UEM.Corais. 2009. (Encontro).

13.
IV EPEM 2009 - Encontro de Pesquisa em Música da UEM. 2009. (Encontro).

14.
Utilização de Software Livre para Constituição da Infra-estrutura de Estúdios de Criação Musical. 2009. (Outra).

15.
III Encontro dos Corais do Curso de Graduação em Música da UEM.Corais. 2008. (Encontro).

16.
IV Semana da Música. 2008. (Outra).

17.
Recital de Violão dos Alunos do Curso de Graduação em Música.Recital. 2008. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 7:34:11