Marcelo José da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1166024910354628
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possui Mestrado em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Licenciado em Química pelo IFRJ (2014). Técnico em Polímeros pelo IFRJ (2009). Atuou como estagiário, nível técnico, no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ) (2009) e no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) (2010). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia (2010 - 2012). Professor 30h, da Secretaria Estadual do Estado do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ e 6h na Sociedade Educacional Silva Aguiar. Professor supervisor do PIBID pelo Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ - Campus Duque de Caxias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo José da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. J.;M.J. da Silva


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ensino de Ciências.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Título: O USO DE VÍDEOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: o papel do Youtube para estudantes do ensino médio,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Marcus Vinicius da Silva Pereira.
Palavras-chave: vídeo didático; Youtube; ensino de ciências; ensino médio.
2009 - 2014
Graduação em Licenciatura em Química.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Título: O Uso das TIC's na Formação Inicial de Professores de Química: Um click para a Inovação dos Métodos de Ensino-Aprendizagem.
Orientador: Vanessa de Souza Nogueira.
2007 - 2009
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30


Sociedade Educacional Silva Aguiar, SESA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 10


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Aluno Monitor do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), coordenado pela Professora Mestre Ana Carla dos Santos Beja.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) - Química Supramolecular, Nanociência e Nanotecnologia, sob tutoria do Professor Dr. Jefferson Leixas Capitaneo.


Instituto Nacional de Tecnologia, INT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Auxiliar técnico no desenvolvimento de compósitos a partir de detritos de rochas ornamentais em matriz polimérica e no desenvolvimento de membranas filtrantes a partir de carvão ativado inserido em matriz polimérica.


Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, IMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliou em processamento de misturas, compósitos e nanocompósitos poliméricos e na caracterização térmica, morfológica e estrutural de materiais poliméricos.



Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. J.2017 SILVA, M. J.; PEREIRA, M. V. ; ARROIO, A. . O papel do Youtube no ensino de ciências para alunos do ensino médio. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 34-53, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. J.; PEREIRA, M. V. . O uso de vídeos por estudantes de ensino médio no estudo das ciências da natureza. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais do V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. J.; MANSANO, G. H. R. ; PEREIRA, M. V. . Estudo preliminar sobre o uso de vídeos por estudantes do ensino médio como forma de estudar ciências.. In: X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016, Nilópolis. Anais da X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ, 2016.

2.
SILVA, M. J.; MANSANO, G. H. R. ; PEREIRA, M. V. . O uso de vídeos por estudantes do ensino médio como forma de estudar ciências. In: 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016, Porto Seguro. Anais da 68ª Reunião Anual da SBPC, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. J.; RODRIGUES, L. G. F. ; INACIO, E. M. ; OLIVEIRA, A. M. ; MOTTA, M. V. F. . Abordagem dos temas Nanociência e Nanotecnologia nos Livros de Química para o Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. J.; HEIDELMANN, S. P. ; ARAUJO, S. ; MENEZES, B. A. T. . Entre o curso de Licenciatura e a carreira docente: experiências dos novos professores.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SILVA, M. J.; COSTA, N. M. . O que é ser professor?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. J.; SILVA, E. T.; NOGUEIRA, V. S; CRESPO, L. T. C.. Participação em banca de Sonara Gonçalves Silva Cassa.O Livro Didático e o PNLD em foco: uma proposta de capacitação complementar para alunos de Licenciatura em Química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.




Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, M. J.2017 SILVA, M. J.; PEREIRA, M. V. ; ARROIO, A. . O papel do Youtube no ensino de ciências para alunos do ensino médio. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 34-53, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. J.; RODRIGUES, L. G. F. ; INACIO, E. M. ; OLIVEIRA, A. M. ; MOTTA, M. V. F. . Abordagem dos temas Nanociência e Nanotecnologia nos Livros de Química para o Ensino Médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 6:29:53