Daniel Tebaldi Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9116508869778205
  • Última atualização do currículo em 27/06/2018


Possui graduação em Licenciatura em Matemàtica com intercâmbio na Unviversidade Complutense de Madri e Mestrado (Profmat) pela Universidade Estadual de Campinas . Professor do ensino básico, técnico e tecnológico no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), câmpus Bragança Paulista. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Tebaldi Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, D. T.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Bragança Paulista.
Avenida Francisco Samuel Lucchesi - 770
Penha
12929600 - Bragança Paulista, SP - Brasil
Telefone: (11) 40358110
URL da Homepage: http://bra.ifsp.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado profissional em Matemática.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: PROFMAT, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Lucio Túnes dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em Matemàtica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Moodle: ferramentas e funcionalidades. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
2017 - 2017
Disciplina: Infância, linguagem, cultura e processos imagéticos. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado de São Paulo - campus Rio Claro, UNESP, Brasil.
2017 - 2017
Pensamento Computacional na Educação Matemática. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado de São Paulo - campus Rio Claro, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2015 - 2016
Língua Brasileria de Sinais para iniciantes. (Carga horária: 30h).
Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de GeoGebra. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
2009 - 2010
História das Matemáticas. (Carga horária: 75h).
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.
2009 - 2010
Didáticas das Matemáticas. (Carga horária: 75h).
Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Pedreira, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Curso Popular Preparatório para Vestibulares, financiado pela Prefeitura Municipal de Pedreira.


Colégio Integrado - Santo Antonio de Posse, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Matemática do Ensino Médio


Colégio Villa Lobos, VILLA LOBOS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 14


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Matemática


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: extensão universitària, Carga horária: 15
Outras informações
Programa Comunidades Quilombolas vinculado Prò- Reitoria de Extensão Comunitària Unicamp, dedicado ao Fomento de Geração de Renda e a Promoção de Educação e Cultura, atravès de patrocinios de órgãos públicos.


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Bragança Paulista, .

02/2016 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor do curso de Licenciatura em Matemática: Teoria dos Números; Cálculo Numérico; Introdução a Análise Real; Laboratório de Ensino de Matemática (Recursos Computacionais).
03/2017 - 11/2017
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Bragança Paulista, .

07/2016 - 05/2017
Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus Bragança Paulista, .

08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Professor do curso de Licenciatura em Matemática. Displinas Ministradas: Fundamentos de Matemática (Trigonometria, números complexos e polinômios); Geometria Analítica com Vetores; Teoria dos Números; Laboratório de Ensino de Matemática (Materiais Manipu


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia educacional e ensino-aprendizagem
2.
Tecnologia educacional e ensino-aprendizagem
3.
Tecnologia educacional e ensino-aprendizagem

Objetivo: Investigar tecnologias educacionais digitais, software matemáticos e ambientes de programação voltados para o ensino, que efetivamente favoreçam para o processo de ensino-aprendizagem..


Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Algoritmos e Programação no Ensino de Matemática
Descrição: Esta pesquisa tem por finalidade motivar a inserção da teoria de construção de algoritmos computacionais no currículo do ensino de matemática, como estratégia de construção de conhecimento `na resolução de situações problemas e também apresentar um programa de validação de algoritmos para analisar o algoritmo construído, de forma a certificar se a lógica e o raciocínio aplicados na construção do algoritmo são perfeitamente entendidos por uma máquina, com isso mostrar ao aluno a importância destas técnicas para o desenvolvimento das tecnologias computacionais e como isso pode contribuir e tornar mais fácil o entendimento e a resolução de uma situação problema em matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Daniel Tebaldi Santos - Coordenador / Lúcio Tunes dos Santos - Integrante.
2010 - 2011
O CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA? relações entre os contextos de produção de textos e da prática a partir da experiência da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Descrição: O presente projeto de iniciação científica integra outro projeto em andamento que investiga práticas curriculares, formação e identidade docente em relação ao ensino de Ciências da Natureza na escola brasileira contemporânea de ensino médio. Tal foco se justifica à medida que são constatadas muitas mudanças e recontextualizações nas disciplinas escolares, depois das reformas curriculares promovidas pelas políticas públicas nos anos 90. No caso do estado de São Paulo, a produção de textos curriculares vem promovendo mudanças significativas nas práticas do cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Praticas de ensinar e aprender matemática nos anos iniciais
Descrição: O curso tem como objeto de estudo os sentidos dos conceitos matemáticos que são abordados nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco as práticas de ensinar e aprender dos professores que atuam nesse segmento. São discutidos os significados que os conceitos matemáticos adquirem em diferentes contextos, a partir do desenvolvimento de atividades que possibilitem a troca compartilhada de saberes e experiências entre os envolvidos. Busca-se, nesse processo, o desenvolvimento de uma postura reflexiva entre os participantes relativamente às suas práticas profissionais, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática e para a melhoria do ensino de matemática na educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Daniel Tebaldi Santos - Integrante / Rodrigo Rafael Gomes - Coordenador / Lilian Spiller - Integrante / José Galhardo Leite de Moraes - Integrante / Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner - Integrante / Karina Maretti Strangueto - Integrante.
2018 - 2018
Semana de Matemática e Educação Matemática - SEMAT
Descrição: A SEMAT - Semana de Matemática e Educação Matemática Campus Bragança Paulista, é um evento dirigido aos alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática, professores de Matemática e demais interessados no assunto; que visa o enriquecimento acadêmico do futuro professor e do professor atuante no ensino básico. Ao longo do evento são oferecidos minicursos, oficinas e palestras, espaços para discussões e debates sobre Matemática e o seu Ensino, além da Feira de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniel Tebaldi Santos - Coordenador / Rodrigo Rafael Gomes - Integrante / Iracema Hiroko Iramina Arashiro - Integrante.
2016 - 2016
OBMEP
Descrição: Aprofundamento em conteúdos de matemática para alunos do ensino médio: apoio, incentivo e motivação extraclasse aos alunos que almejam sucessos na OBMEP e ENEM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Tebaldi Santos - Coordenador / Diana Teresinha Amaro - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Semat-Bragança Paulista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. T.; GOMES, R. R. ; ARASHIRO, I. H. I. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS USANDO A METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: SHIAM, 2017, Campinas. SHIAM VI. Campinas: Faculdade de Educação - Unicamp. v. 6. p. 4-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, D. T.; RODRIGUES, F. S. . DIGITO VERIFICADOR DE CÓDIGOS. In: V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP, 2017, ITAPETININGA. V CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFSP, 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, D. T.. Geogebra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SPILLER, L.; CAMPOS, G.; SANTOS, D. T.. Participação em banca de Daniele Fernanda Roberto.ETNOMATEMÁTICA E CONSCIÊNCIA CULTURAL: UMA PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO DOS SONA AFRICANO DO POVO COKWE NO ENSINO INTRODUTÓRIO DO CONCEITO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA E NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO COMPOSTA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Campus Bragança Paulista.

2.
SANTOS, D. T.; GOMES, R. R.; SPILLER, L.. Participação em banca de Murilo Macedo.Corpos de Decomposição. 2015.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conferência Scratch Brasil. 2017. (Outra).

2.
SHIAM.RELATOS DE EXPERIÊNCIAS USANDO A METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2017. (Seminário).

3.
Congresso de Iniciação Científica - Unicamp. O CURRÍCULO DA ESCOLA BÁSICA NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. T.; GOMES, R. R. ; ARASHIRO, I. H. I. . Semana de Matemática e Educação Matemática - SEMAT. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, D. T.; GOMES, R. R. . Semana da Matemática e Educação Matematica - SEMAT. 2017. .

3.
SANTOS, D. T.; GOMES, R. R. ; ARASHIRO, I. H. I. . Semana de Tecnologia - SEMTEC. 2017. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Phelipe Pires da Silva. O ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental com a utilização do Scratch. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Campus Bragança Paulista. (Orientador).

2.
Bruna de Sousa Rosado. A Matemática e Arte: uma relação de ouro no ensino-aprendizagem. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Patrícia Maria Rodrigues Arsenios. CODIFICAÇÃO RSA: uma estratégia na abordagem de conceitos de matemática para o ensino básico.. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Campus Bragança Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruna dos Santos Lopes. Matemática Financeira no ensino médio: análise e propostas de atividades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Daniel Tebaldi Santos.

2.
VALQUIRIA FERREIRA DE NOVAIS. O máximo divisor comum e a relação com as equações diofantinas: uma análise geométrica com o uso do software Geogebra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Daniel Tebaldi Santos.

Iniciação científica
1.
Francinete Rodrigues Siquiera. CÓDIGOS DE BARRAS E A MATEMÁTICA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Daniel Tebaldi Santos.

2.
Beatriz Bonucci. Tecnologias digitais no ensino ? aprendizagem de matemática: a programação como um instrumento de ensino. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - IFSP - Campus Bragança Paulista, IFSP - Campus Bragança Paulista. Orientador: Daniel Tebaldi Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, D. T.. Geogebra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, D. T.; GOMES, R. R. ; ARASHIRO, I. H. I. . Semana de Matemática e Educação Matemática - SEMAT. 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 23:33:51