Stéphan Olivier Schaub

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  • Última atualização do currículo em 21/01/2019


Stéphan Schaub é musicólogo especialista na música dos seculos 20 e 21 e pesquisador permanente do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estudou percussão, composição e teoria musical, e matemática na Universidade de Arizona (USA) antes de se dedicar à musicologia na École de Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), no Institut de Recherche et Coordination Acoustique-Musique (IRCAM) e na Universidade de Paris IV-Sorbonne em Paris, França. Defendeu o seu doutorado em 2009 sobre as ligações entre composição musical e matemática nas obras musicais e teóricas do Iannis Xenakis e do Milton Babbitt. Sua pesquisa se concentra nas ligações entre musicologia, criação musical e computação (analise asistida por computador e escuta virtual). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Stéphan Olivier Schaub
Nome em citações bibliográficas
SCHAUB, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Reitoria, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora.
Rua Roxo Moreira - até 830/831
Cidade Universitária
13083590 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (019) 35217770
Ramal: 12578
URL da Homepage: www.nics.unicamp.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2009
Doutorado em musicologia.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Título: Formalisation mathématique, univers compositionnels et interprétation analytique chez Milton Babbitt et Iannis Xenakis, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Marc Battier.
Bolsista do(a): FNS, FNS, Suiça.
1998 - 2001
Mestrado em Musique et musicologie du XXe siècle.
Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França.
Título: L?hypothèse mathématique - Musique symbolique et composition musicale dans Herma de Iannis Xenakis,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Marc Battier; Marc Chemillier.
1994 - 1996
Mestrado em mathematics.
University of Arizona, ARIZONA, Estados Unidos.
Título: Algebraic structures and symmetry in western music,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Larry Grove.
Bolsista do(a): University of Arizona, UOFA, Estados Unidos.
1993 - 1996
Graduação em Music composition and theory.
University of Arizona, ARIZONA, Estados Unidos.
1989 - 1994
Graduação em Percussion Performance.
University of Arizona, UOFA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): University of Arizona, UOFA, Estados Unidos.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Permanente Pq (NICS-UNICAMP), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário (NICS-UNICAMP), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes, Departamento de Música.


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Estudos musicais e modelisação da escuta


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Opus (Belo Horizonte. Online)
2015 - 2015
Periódico: JOURNAL OF NEW MUSIC RESEARCH
2012 - 2012
Periódico: Journal of Mathematics and Music
2014 - Atual
Periódico: Musimediane


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Análise Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: computação musical.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIMOLDI, G.2012RIMOLDI, G. ; SCHAUB, S. . Espaços Convergentes: som e espacialização em Terretektorh de Iannis Xenakis. Opus (Belo Horizonte. Online), v. 18, p. 9-32, 2012.

2.
SCHAUB, S.2004 SCHAUB, S.; Assayag, G. ; AGON, C. ; ANDREATTA, M. . Formal Aspects of Iannis Xenakis' 'Symbolic Music': A Computer-Aided Exploration of Compositional Processes. Journal of New Music Research, v. 33, p. 145-159, 2004.

3.
SCHAUB, S.2003 SCHAUB, S.; ANDREATTA, M. . Une introduction à la set theorie : Les concepts à la base des théories d'Allen Forte et de David Lewin. Musurgia. Analyse et Pratique Musicales, v. 10, p. 73-92, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHAUB, S.. Milton Babbitt et le système dodécaphonique. In: Nicolas Donin; Laurent Feneyrou. (Org.). Théories de la composition musicale au XXe siècle. 1ed.Paris: Symétrie, 2013, v. 1, p. 0-.

2.
SCHAUB, S.. L?hypothèse mathématique: musique symbolique et composition musicale dans Herma de Iannis Xenakis. In: Gérard Assayag; François Nicolas; Guerino Mazzola. (Org.). Penser la musique avec les mathématiques. 1ed.Paris: Delatour France, 2006, v. , p. 155-178.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHAUB, S.; SIMURRA, I. ; TAVARES, T. F. . Mixing Symbolic and Audio Data in Computer Assisted Music Analysis - A Case Study from J. Harvey?s Speakings (2008) for Orchestra and Live Electronics. In: Sound and Music Computing, 2013, Estocolmo. Proceedings of the SMC Conferences 2013. Estocolmo, 2013. p. 448-452.

2.
SCHAUB, S.; COSTA, R. L. M. . Expanding the concepts of knowledge base and referent through the context of collective free improvisation. In: XXIII Congresso da ANPPOM, 2013, Natal, RN. ANAIS DOS CONGRESSOS DA ANPPOM, 2013.

3.
SCHAUB, S.; TAVARES, T. F. ; MONTEIRO, A. C. . Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features. In: Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2013, Brasília. Anais do 14. Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2013. p. 95-104.

4.
MAIA, I. L. ; SCHAUB, S. . Analyzing Textural Progressions in Iannis Xenakis?s Aroura (1971) for twelve strings. Some Preliminary Results. In: XXII Congresso da ANPPOM, 2012, João Pessoa, PB. ANAIS DOS CONGRESSOS DA ANPPOM, 2012.

5.
SCHAUB, S.. Akrata for 16 winds by Iannis Xenakis : Analyses. In: International Symposium Iannis Xenakis, 2005, Atenas, Grécia. Definitive proceedings of the international symposium Iannis Xenakis, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHAUB, S.. Analyses de l??uvre et de sa logique compositionnelle : quelques réflexions méthodologiques articulées autour de Clapping Music de S. Reich. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FORNARI, J. E. ; SCHAUB, S. . An Algorithm for Guiding Expectation in Free Improvisational Solo Performances. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SCHAUB, S.. Music Analysis Today : new Issues - new Technologies ? In dialogue with I. Xenakis? Herma for piano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHAUB, S.; COSTA, R. L. M. . The vocabulary of Time in Free and in Non-Idiomatic Improvisation: A Systematic Approach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHAUB, S.; COSTA, R. L. M. . Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHAUB, S.; TAVARES, T. F. ; MONTEIRO, A. C. . Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SCHAUB, S.; TAVARES, T. F. ; SIMURRA, I. . Mixing Symbolic and audio data in computer assisted music analysis : A case study from J. Harvey? Speakings. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MANZOLLI, J. ; SCHAUB, S. ; FARIA, P. H. . Applying Audio-Descriptors to the Analysis of Iannis Xenakis? Gendy3 (1991). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHAUB, S.; FERRAZ, S. . La dichotomie continu - discontinu et le ?calcul du temps? dans les premières ?uvres de Iannis Xenakis : le cas d?Analogique A et B (1959). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHAUB, S.; MAIA, I. L. . « Analyzing Textural Progressions in Iannis Xenakis?s Aroura (1971) for twelve strings ? Some Preliminary Results. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SCHAUB, S.. Metastasis de Iannis Xenakis Analise e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SCHAUB, S.. Metastasis de Iannis Xenakis Analise e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
RIMOLDI, G. ; SCHAUB, S. . Variações sobre o espaço em Terretektorh de I. Xenakis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SCHAUB, S.. From Metastasis to Pithoprakta: a Reading into Stochastic Music. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SCHAUB, S.. Panorama da música de Iannis Xenakis e de Milon Babbitt. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SCHAUB, S.. Des modèles compositionnels à l?analyse musicale. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SCHAUB, S.. Les implications de la formalisation mathématique dans les pratiques compositionnelles de Babbitt et Xenakis. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SCHAUB, S.. Statut de la formalisation mathématique dans la « music theory » américaine : l?échange entre Edward T. Cone et David Lewin (PNM 1967, 1969). 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SCHAUB, S.. Théorie pour l'analyse, théorie pour la composition : l'exemple des Semi-Simple Variations (1957) de Babbitt. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SCHAUB, S.; ANDREATTA, M. . Les origines de la théorie transformationnelle (la filiation Babbitt/Lewin). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SCHAUB, S.. Akrata for 16 winds (1964-65) ? Analyses. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SCHAUB, S.. Sur la modélisation informatique de partitions musicales. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SCHAUB, S.; ANDREATTA, M. . Les principes de base de la Set Theory. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SCHAUB, S.. La Set-Theory comme outil d'analyse : l'analyse du Sacre par Allen Forte. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SCHAUB, S.; Assayag, G. . De la théorie à l??uvre : Herma et la musique symbolique. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
UTZ, C. ; HIEKEL, J. P. ; SCHAUB, S. . Mathematik und Neue Musik (em: Lexilon Neue Musik). J.B. Metzler Verlag, 2016 (Entrada em Enciclopédia).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHAUB, S.; MANZOLLI, J. . Chaire franco-brésilienne dans l'état de São Paulo: Rapport d'activités. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
SCHAUB, S.; MANZOLLI, J. . Identificação e Análise das 'Dimensões Sonoras' na Música Contemporânea (Relatório Final). 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
SCHAUB, S.; MANNIS, J. A. ; GARCIA, D. H. L. . Introdução à música do século XX e XXI : repertório, pensamentos teóricos e práticas composicionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SCHAUB, S.; MANZOLLI, J. . Identificação e Análise das 'Dimensões Sonoras' na Música Contemporânea. 2014. (Relatório de pesquisa).

5.
SCHAUB, S.; MANZOLLI, J. ; GUIGUE, D. ; MALT, M. . Análise Musical com Suporte Computacional. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOLOMOS, M. ; SCHAUB, S. ; MANNIS, J. A. ; MANZOLLI, J. . A emergencia do som na música dos sécs. XX e XXI.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SCHAUB, S.; FERRAZ, S. . Análise, geração e gestão da atividade rítmica para a interação em tempo real entre instrumentista(s) e dispositivo eletrônico. 2013. (Relatório de pesquisa).

8.
SCHAUB, S.; FERRAZ, S. . Análise, geração e gestão da atividade rítmica para a interação em tempo real entre instrumentista(s) e dispositivo eletrônico. 2012. (Relatório de pesquisa).

9.
SCHAUB, S.. Modélisation Informatique d'?uvres musicales. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
SCHAUB, S.. Modélisation informatique d'?uvres musicales. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TAVARES, T. F.; SANCHES MASIERO, B.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Raul Paiva de Oliveira. Música Computacional e Jogos Digitais: influência da Composição Algoritmica na Sensação de Imersão do Jogador. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
RODRIGUES CARRASCO, C.; SCHAUB, S.; TAPIA, D.. Participação em banca de Luiz Fernando Valente Roveran. Música e Adaptabilidade no Videogame: Procedimento Ccmposicionais de Música Dinâmica para a Trilha Musical de Jogos Digitais. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SCHAUB, S.; COSTA, R. L. M.; IAZZETTA, F. H. O.. Participação em banca de José Eduardo Tomé Paes. Processos Mentais Subjacentes à Improvisação Idiomática. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

4.
SCHAUB, S.; FERRAZ, S.; SOLOMOS, M.. Participação em banca de Said Athié Bonduki. A escrita para percussão de Iannis Xenakis. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
SCHAUB, S.; GUIGUE, D.. Participação em banca de Charles de Paiva Santana. Processos Temporais em Gérard Grisey. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
MANZOLLI, J.; SCHAUB, S.; PADOVANI J. H.; BARREIRO, D. L.; OLIVEIRA AMORIM, F.. Participação em banca de Gabriel Rimoldi de lima. MetaFlauta: uma abordagem ecológica aplicada ao design e processos cirativos a partir de um instrumento expandido. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
FERRAZ, S.; MANZOLLI, J.; KADEJIAN, S.; MICHELETTI, A. L. G.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Said Athié Bonduki. A noção de morfologia na música instrumental centro.europeia do pós-gerra. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

3.
SCHAUB, S.; FERRAZ, S.; MAIA, A.; LUNSQUI, A. R.; CORREA, J.. Participação em banca de Ivan Eijo Yamauchi Simurra. Contribuição ao Problema da Orquestração Assistida por Computador com Suporte de Descritores de Audio. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MAIA, A.; SCHAUB, S.; PADOVANI J. H.; OLIVEIRA, L. F.; BARREIRO, D. L.. Participação em banca de Adriano Claro Monteiro. Medidas Sonoras de Integração Espectro-temporal Aplicadas para a Segmentação Automática de Músicas de Sons. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERRAZ, S.; SCHAUB, S.; ALMEIDA, A. Z.; MORAES, J.; MORAN P.. Participação em banca de Felipe Merker Castellani. Corpo-Imagem-Som: a Criação Musical e suas Conexões. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MAIA, A.; SCHAUB, S.; MORONI, A.; SOGABE, M.; BASTOS, M.. Participação em banca de Fernando Falci de Souza. Música Visual Granular. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
FERRAZ, S.; SCHAUB, S.; GUIGUE, D.; MOREIRA, A. L. C.; TAFFARELLO, T. M.. Participação em banca de Guilherme de Cesaro Copini. O Tempo como Espaço do Som: a Composição da Carne do Tempo em Gérard Grisey. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
FERRAZ, S.; SCHAUB, S.; ROSSETTI, D. A. A.. Participação em banca de Jorge Luiz de Lima Santos. Forma na poética composicional contemporânea. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MANZOLLI, J.; MANNIS, J. A.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Adriano Claro Monteiro. Escritura do Som. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
SCHAUB, S.; MAIA, A.; HILDEBRAND, H. R.. Participação em banca de Fernando Falci de Souza. Sintese Granular e Música Visual. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MANZOLLI, J.; GARCIA, D. H. L.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Wander Vieira Rodrigues. Espaços Multidimensionais e Composição Assistida com Suporte à Escritura Textural. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
GARCIA, D. H. L.; FERRAZ, S.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Clayton Rosa Mamedes. Design sonoro aplicado a instalação multimedia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
FALLEIROS, M. S.; BARTOLONI, F.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Andrea Paz Munoz Silva Castro. A Improvisação na música de concerto: estratégias interpretativas em obras contemporâneas para violão solo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
PADOVANI J. H.; ROSSETTI, D. A. A.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Pedro Henrique de Faria. Aspectos técnicos e poéticos da música mista para sistemas interativos na atualidade: uma investigação analitica e criativa. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
FERRAZ, S.; SCHAUB, S.; GARCIA, D. H. L.. Participação em banca de William Teixeira da Silva. Uma Nova Retórica para a Música Contemporânea. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
GARCIA, D. H. L.; MANZOLLI, J.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Bruno Yukio Meireles Ishisaki. Morphing : Transmutação na Música de Escritura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FERRAZ, S.; IAZZETTA, F. H. O.; SCHAUB, S.. Participação em banca de Magno Caliman Sposito. Som, Processo e Escritura. O Fazer Musical em E. Varèse, G. Ligeti e I. Xenakis. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

6.
FERRAZ, S.; SCHAUB, S.; MANZOLLI, J.. Participação em banca de Said Athié Bonduki. A escrita para percussão de Iannis Xenakis. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9th European Music Analisis Conference. Analyses de l??uvre et de sa logique compositionnelle: : quelques réflexions méthodologiques articulées autour de Clapping Music de S. Reich. 2017. (Congresso).

2.
Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM).(Coordenação do grupo de trabalho sobre) Análise musical com suporte computacional. 2017. (Outra).

3.
Encontro international de Análise e Teoria Musical. O uso do computador na recriação do processo de análise musical. 2017. (Congresso).

4.
Performance Studies Network International Conferences. The vocabulary of Time in Free and in Non-Idiomatic Improvisation: A Systematic Approach. 2014. (Congresso).

5.
Primeiro Colóquio Franco-Brasileiro de Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional. Music Analysis Today: new Issues ? new Technologies In dialogue with I. Xenakis? Herma for piano. 2014. (Congresso).

6.
14. Simpósio Brasileiro de Computação Musical.Interactive Free Improvisation Using Time-domain Extrapolation of Textural Features. 2013. (Simpósio).

7.
Sound and Music Computing. Mixing Symbolic and Audio Data in Computer Assisted Music Analysis. 2013. (Congresso).

8.
XXIII Congresso da ANPPOM. Considering the Referent. 2013. (Congresso).

9.
International Conference « Xenakis. The Electroacoustic music. Gendy3. 2012. (Congresso).

10.
Métodos de Análise com Suporte Computacional.Métodos de Análise Musical com Suporte Computacional. 2012. (Encontro).

11.
XXII Congresso da ANPPOM. Aurora. 2012. (Congresso).

12.
Xenakis International Symposium.Metastasis. 2011. (Simpósio).

13.
L?analyse musicale aujourd?hui: crise ou (r)evolution?. Des modèles compositionnels à l?analyse musicale. 2009. (Congresso).

14.
Séminaire Entretemps.Les implications de la formalisation mathématique dans les pratiques compositionnelles de Babbitt et Xenakis. 2009. (Seminário).

15.
Séminaire Entretemps : Évaluation de la music theory de David Lewin.Statut de la formalisation mathématique dans la « music theory » américaine : l?échange entre Edward T. Cone et David Lewin (PNM 1967, 1969). 2007. (Seminário).

16.
Philosophie analytique et théorie de la musique.Théorie pour l'analyse, théorie pour la composition : l'exemple des Semi-Simple Variations (1957) de Babbitt. 2006. (Seminário).

17.
International Symposium Iannis Xenakis. Akrata. 2005. (Congresso).

18.
Séminaire MaMuX : Journée d?étude sur les théories transformationnelles et néo-riemanniennes.Les origines de la théorie transformationnelle (la filiation Babbitt/Lewin). 2005. (Seminário).

19.
Outils informatiques en analyse musicale / Logique et théories transformationnelles en musique.Sur la modélisation informatique de partitions musicales. 2004. (Seminário).

20.
Coloquio : Autour de la Set Theory, Rencontre musicologique franco-américaine. Les principes de base de la Set Theory. 2003. (Congresso).

21.
Le Formalisable et le non formalisable en musique : autours de l??uvre théorique et musicale de Iannis Xenakis.De la théorie à l??uvre : Herma et la musique symbolique. 2002. (Seminário).

22.
Séminaire MaMuX : Outils mathématiques dans l?analyse musicale.La Set-Theory comme outil d'analyse : l'analyse du Sacre par Allen Forte. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, R. L. M. ; SCHAUB, S. ; MENEZES FILHO, F. . Forum IRCAM "Hors les murs", São Paulo, Brasil. 2015. (Outro).

2.
COSTA, R. L. M. ; SCHAUB, S. . Presença, ausência e memórias: um concerto de liv(r)e electronics. 2015. (Concerto).

3.
MANZOLLI, J. ; SCHAUB, S. ; CATANZARO, T. ; FERRAZ, S. . Primeiro Colóquio Franco-Brasileiro de Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional. 2014. (Congresso).

4.
MANZOLLI, J. ; SCHAUB, S. . Livre Digital: Fronteiras Musicais. 2014. (Concerto).

5.
MORENO, A. ; Assayag, G. ; BARDEZ, J-M. ; RAHN, J. ; SCHAUB, S. . Autour de la Set Theory: Rencontre musicologique franco-américaine. 2003. (Congresso).

6.
SCHAUB, S.; MORENO, A. ; Assayag, G. . Le formalisable et le non formalisable en musique: théorie et ?uvre de I. Xenakis. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Said Athié Bonduki. A escrita para percussão de Iannis Xenakis. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Stéphan Olivier Schaub.

Tese de doutorado
1.
Ivan Eiji Yamauchi Simurra. Contribuição ao Problema da Orquestração Assistida por Computador com Suporte de Descritores de Audio. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Stéphan Olivier Schaub.

2.
Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti. Mecanismo de Manipulação do Micro-Tempo na Composição : O Universo Granular do Som. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Stéphan Olivier Schaub.

3.
Ivan Eiji Yamauchi Simurra. Composição a Partir de Recriação Timbrística com Suporte de Descritores de Audio. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Música) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Stéphan Olivier Schaub.




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