Débora Pelli

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9560299429310207
  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


É mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, Ouro Preto, Minas Gerais. Possui graduação em Ciências/Matemática pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (1999). Atualmente é matemático da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Pelli
Nome em citações bibliográficas
PELLI, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Instituto de Ciências e Tecnologia.
Rodovia MGT, 367 Km 583 nº 5000
Alto da Jacuba
39100000 - Diamantina, MG - Brasil
Telefone: (38) 35321200
Ramal: 6919
URL da Homepage: http://www.ufvjm.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2014
Mestrado profissional em Educação.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: As contribuições da utilização do software GeoGebra como mediador do processo de aprendizagem de conteúdos da geometria plana euclidiana na educação a distância (EAD) em um curso de licenciatura em pedagogia, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Milton Rosa.
Palavras-chave: Educação; Educação a Distância; Ensino de Geometria Plana; Software dinâmico GeoGebra; Distância Transacional; Método de Estudo Misto.
2010 - 2010
Especialização em Matemática. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: O uso do software livre geogebra para melhoria do ensino de geometria plana e geometria analítica nos ensinos fundamental e médio.
Orientador: Adriane Violante De Carvalho Ramos.
2008 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em Sistema de Informação.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Ano de interrupção: 2009
1996 - 1999
Graduação em Ciências/Matemática.
Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, FAFIDIA, Brasil.
Título: Trigonometria.
Orientador: Antônio Carlos Belfort Teixeira Júnior.




Formação Complementar


2018 - 2018
Tecnologia Educacional e Informática nos Tempos Atuais. (Carga horária: 180h).
EDUCAMUNDO, EDUCAMUNDO, Brasil.
2017 - 2017
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Tecnologia e Educação - Desenvolvimento de software educacional. (Carga horária: 160h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2010 - 2010
Latex. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, UFVJM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da Disciplina Matemática Financeira

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Matemático, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professora Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20
Outras informações
Professora voluntária

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Prof. da Disciplina Tecnologias Educacionais, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof Curso de Capacitação na Platafororma Moo, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Voluntária de Cálculo II, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina lecionada para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO) da UFVJM com garga horária de 45 horas.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância da EAD/UFVJM, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora das Disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, Matemática Básica

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 24
Outras informações
Professora das disciplinas Cáculo I e Álgebra Linear


Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, FAFIDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 17
Outras informações
Professora de Cálculo V e Variáveis Complexas


Colégio JK Ltda, JK, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 20


Colégio Diamantinense - Rede Pitágoras, PITÁGORAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 10


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva - Nível Médio, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva - Nível Fundamental, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 20


Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, CTPMMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora Contratada, Carga horária: 20


Centro Educacional Arlete Marllere LTDA-ME, CENAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professora de Matemática, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
Determinação das origens histórico-filosóficas dos cálculos diferencial e integral de Leibniz
Descrição: : Conceituar histórica e filosoficamente a força e a energia, visando aprimorar o ensino da Mecânica Clássica nocurso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Frequentemente, estes dois conceitos, força e energia, são ensinados em paralelo e, no que tange à matemática envolvida em suas operações os alunos conseguem se sair razoavelmente bem. Porém, estes mesmos alunos nunca chegam de fato a entender as diferenças entre os dois. A ideia que parece permanecer é que um depende do outro ou até que ambos são aspectos diferentes da mesma coisa. Por essas razões, cabe propôr novas maneiras de se introduzir estes conceitos, seja no ensino médio, seja no ensino superior (BC&T). Essas novas técnicas de ensino envolveriam um conhecimento histórico filosófico das obras de Leibniz e Newton. Além disso, o produto final deste projeto fornecerá suporte teórico para o projeto "Implantação do laboratório de ensino de Física" (ênfase mecânica) no curso de BC&T (já em vigor). Este suporte teórico abarcaria os ensinos teórico e experimental das grandezas foça e energia através dos artigos publicados sobre o assunto, em linguagem acessível. Registrado na PRPPG sob o número: 064/2011.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Débora Pelli - Integrante / Raquel Anna Sapunaru - Coordenador / Douglas Frederico Santiago - Integrante.
2011 - 2012
Euclides para os Vales
Descrição: Produzir uma apostila sobre os "Treze Elementos de Euclides", a partir da tradução do mesmo para o português, publicada em 2009 pela UNESP. A apostila "Euclides para os Vales" será escrita de maneira interativa, numa linguagem/formato acessíveis, de modo a atender às expectativas e lacunas dos conhecimentos matemático, filosófico e histórico dos alunos de graduação do BC&T e Engenharias da UFVJM; e, Professores do Ensino Médio da rede pública dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. No caso particular dos alunos do BC&T e Engenharias, os problemas causados devido ao pouco entendimento/conhecimento da geometria euclidiana refletem não só no aprendizado da própria Matemática, mas também nos aprendizados da Física, Desenho Técnico, Computação Gráfica e das cadeiras específica das Engenharias Civil e Mecânica. A seu turno, os Professores do Ensino Médio do Vale do Jequitinhonha terão oportunidade de reforçar seus próprios conhecimentos de geometria euclidiana, nos níveis matemático, filosófico e históricos, facilitando o repasse destes conhecimentos aos alunos do ensino médio. Desta forma, esta apostila pretende iniciar a interrupção do ciclo de insuficiência de conhecimentos básicos de geometria euclidiana em diversos níveis conceituais e graus de aprendizado. Registrado na PRPPG sob o número: 066/2011.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Débora Pelli - Coordenador / Raquel Anna Sapunaru - Integrante / Douglas Frederico Santiago - Integrante.
2010 - 2011
Produção de material didático sobre tópicos de Geometria Plana
Descrição: Projeto de Iniciação Científica com o objetivo de criação de apostila de geometria plana com aplicações do software livre geogebra.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Débora Pelli - Coordenador.
2010 - 2011
Fundamentos da Teoria de Grupo aplicada à espectroscopia vibracional
Descrição: Projeto de pesquisa registrado sob o nº 085/10 na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM. Projeto voltado para o estudo da teoria de grupos (estudado na Álgebra) e sua relação com a espectroscopia vibracional (estudado na Química).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Débora Pelli - Integrante / Anderson Luiz Pedrosa Porto - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - 2018
Mediação para diminuir a retenção e evasão dos discentes da UFVJM: fundamentos da Matemática.
Descrição: O presente projeto destinou-se a solucionar problemas relacionados com a retenção e a evasão das disciplinas que envolve conteúdo da Matemática, lecionados em cursos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ? UFVJM, a partir de um Ambiente Virtual de Aprendizagem ? AVA e de diversas tecnologias de informação e comunicação ? TIC´s..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Débora Pelli - Coordenador / Flávio César Freitas Vieira - Integrante.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PELLI, D.2013PELLI, D.; SANTIAGO, D. F. ; SAPUNARU, R. A. ; SOUZA, B. E. . Os conceitos de Infinitesimal e Diferencial nas regras de derivação de Leibniz. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 4, p. 1-15, 2013.

2.
SAPUNARU, R. A.2011 SAPUNARU, R. A. ; PELLI, D. . BRINCANDO COM EUCLIDES: O INFINITAMENTE DIVISÍVEL NAS PROPOSIÇÕES 7 E 8 DO ELEMENTO 2. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. v. 9, p. p. 143-153, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
PELLI, D.; R., Milton . Minimizando a Distância Transacional: aplicando Teorias da Educação a Distância para mediar a aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana com a utilização do software GeoGebra na plataforma Moodle. In: Cristiano Maciel; Kátia Morosov Alonso; Maria Cristina Paniago. (Org.). Educação a Distância: Interação entre sujeitos, plataformas e recursos. 1ed.Cuiabá - MT: Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 2016, v. 1, p. 23-50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, F. C. F. ; PELLI, D. . MEDIAÇÃO PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E A EVASÃO EM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA UFVJM. In: CIET:EnPed, 2018, São Carlos. Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. São Carlos: Editora da UFSCAR, 2018. v. 1.

2.
PELLI, D.; VIEIRA, F. C. F. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. In: CIET:EnPED, 2018, São Carlos. Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento. São Carlos: Editora da UFSCAR, 2018. v. 5.

3.
PELLI, D.; VIEIRA, F. C. F. . DIMINUINDO A DISTÂNCIA TRANSACIONAL: MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O SOFTWARE GEOGEBRA. In: CIET:EnPED, 2018, São Carlos. Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica. São Carlos: Editora da UFSCAR, 2018. v. 3.

4.
AFONSO, A. R. A. ; VIEIRA, F. T. ; PELLI, D. . Alternativa para melhoria no índice de sucesso em disciplinas relacionadas à matemática no curso de engenharia. In: XV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, 2018, Alagoinhas-BA. XV Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social UNEB, 2018. v. 1.

5.
PELLI, D.; SANTIAGO, D. F. ; SOUZA, B. E. ; SAPUNARU, R. A. . Sobre as Regras de Derivação do Cálculo Diferencial. In: ENAPEHC3, 2013, Mariana. Anais do III ENAPEHC. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PELLI, D.; R., Milton . Teoria da Interação a Distância e da Distância Transacional Aplicadas em uma disciplina de Geometria de um Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância. In: II EMEAD - Encontro de Matemática - Modalidade EAD, 2014, Ouro Preto. Anais do II EMEAD. Ouro Preto: UFOP, 2014. v. 0. p. 1-2.

2.
PELLI, D.; R., Milton . As contribuições da utilização do software GeoGebra como mediador do processo de aprendizagem da geometria plana na educação a distância (EAD) em um curso de licenciatura em pedagogia. In: Encontro de Saberes, 2014, Ouro Preto. Anais SEIC UFOP - Encontro de Saberes 2014. Ouro Preto: UFOP, 2014. v. 000. p. 1-2.

3.
PELLI, D.; R., Milton . As contribuições do software GeoGebra como uma estratégia de aprendizagem de conteúdos da geometria plana euclidiana na Educação a Distância (EAD). In: XVII EBRAPEM, 2013, Vitória. Impactos Sociais das Pesquisas em Educação Matemática. Vitória: Editora da UFES, 2013. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
PELLI, D.; VIEIRA, F. C. F. . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PELLI, D.; VIEIRA, F. C. F. . MEDIAÇÃO PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E A EVASÃO EM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA UFVJM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PELLI, D.; VIEIRA, F. C. F. . DIMINUINDO A DISTÂNCIA TRANSACIONAL: MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O SOFTWARE GEOGEBRA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PELLI, D.; R., Milton . Teoria da Interação a distância e Teoria da Distância Transacional aplicadas na geometria de um curso na modalidade a distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PELLI, D.; R., Milton . As contribuições da utilização do software GeoGebra como mediador do processo de aprendizagem da geometria plana na educação a distância (EAD) em um curso de licenciatura em pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PELLI, D.; R., Milton . Teoria da Interação a Distância e da Distância Transacional Aplicadas em uma disciplina de Geometria de um Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PELLI, D.. Avaliador de Trabalhos Científicos. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
PELLI, D.. Matemática: Uma Preparação para o Cálculo. 2011. (Editoração/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CIET:EnPED. MEDIAÇÃO PARA DIMINUIR A RETENÇÃO E A EVASÃO EM MATEMÁTICA POR ALUNOS DA UFVJM. 2018. (Congresso).

2.
CIET:EnPED. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2018. (Congresso).

3.
CIET:EnPED. DIMINUINDO A DISTÂNCIA TRANSACIONAL: MEDIANDO A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O SOFTWARE GEOGEBRA. 2018. (Congresso).

4.
Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. 2018. (Seminário).

5.
COMFOR. 2017. (Outra).

6.
CONED - I Congresso Nacional em Educação. 2017. (Congresso).

7.
Mostra VerCiência UFVJM.Ciência do Futebol. 2017. (Outra).

8.
IV Semana de Integração: ensino, pesquisa e extensão.Teoria da Interação a distância e Teoria da Distância Transacional aplicadas na geometria de um curso na modalidade a distância. 2015. (Encontro).

9.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Diminuindo a distância transacional: mediando a aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana na Educação a Distância com o software Geogebra. 2015. (Encontro).

10.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Diminuindo a distância transacional: mediando a aprendizagem de conteúdos da Geometria Plana na Educação a Distância com o software Geogebra. 2015. (Encontro).

11.
Encontro de Saberes.As contribuições da utilização do software GeoGebra como mediador do processo de aprendizagem da geometria plana na educação a distância (EAD) em um curso de licenciatura em pedagogia. 2014. (Encontro).

12.
II EMEAD - Encontro de Matemática - Modalidade EAD.Teoria da Interação a Distância e da Distância Transacional Aplicadas em uma disciplina de Geometria de um Curso de Licenciatura em Pedagogia na Modalidade a Distância. 2014. (Encontro).

13.
ENAPEHC3.Sobre as Regras de Derivação do Cálculo Diferencial. 2013. (Encontro).

14.
XVII EBRAPEM.As contribuições do software GeoGebra como uma estratégia de aprendizagem de conteúdos da geometria plana euclidiana na Educação a Distância (EAD). 2013. (Encontro).

15.
I Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.Brincando com Euclides: O infinitamente divisível nas proposições 7 e 8 do elemento 2. 2012. (Encontro).

16.
Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.Simplificando a gente se entende: u ma proposta pedagógica para o ensino da geometria euclidiana. 2012. (Encontro).

17.
I Semana de Ciências e Tecnologia. 2010. (Congresso).

18.
XXI Escola de Álgebra. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Hudson Andrade Almeida. Voltando aos conteúdos iniciais: uma mediação para diminuir a retenção e a evasão dos alunos da UFVJM. 2017. Orientação de outra natureza. (Sistema de Informação) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK. Orientador: Débora Pelli.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:11:40