Fabrizzio Saitta Chioccola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4500349811135338
  • Última atualização do currículo em 03/01/2018


Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (2015) e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM (2012). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing pela Universidade Presbiteriana MACKENZIE (2006) e Bacharel em Comunicação Social FIB-SP (2003). Atuação docente e integrante do Grupo de Pesquisa GEPCC - Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo : estudos de recepção e ética com especial interesse em análise crítica dos discursos e questões relacionadas aos tensionamentos presentes nos discursos morais e imposição de sentidos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrizzio Saitta Chioccola
Nome em citações bibliográficas
CHIOCCOLA, Fabrizzio


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação, Consumo e Corrupção: Tensões Cotidianas e Midiáticas entre a Ética Pública Moralidade Privada.,
Orientador: Luiz Peres-Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação e Consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação, consumo e ética: As telenovelas da Rede Globo e a construção da moral evangélica.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luiz Peres Neto.
Palavras-chave: Comunicação e Consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2006
Especialização em Marketing.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Título: O impacto no pequeno varejo com o avanço das Grandes Redes..
Orientador: Prof. M. Claudio Dotto.
1999 - 2003
Graduação em Comunicação Social.
FIB-SP, FIB, Brasil.
Título: Projeto experimental: Apex Travel, Tudo para o Mundo Todo..
Orientador: Profa. M. Alexandra Alves.
1995 interrompida
Graduação interrompida em 1996 em Comunicação Social.
FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Ano de interrupção: 1996




Formação Complementar


2007 - 2007
English course.
Cape of Good Hope School, CGHS, África do Sul.


Atuação Profissional



AmaMundi Comercio e Serviços Ltda., AMAMUNDI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Gestor de Projetos., Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa especializada em gestão, planejamento e desenvolvimento de projetos. Empresa destaca-se através da prática de desenvolvimento de colaboradores por meio de palestras e treinamentos.


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Docente nos cursos de Comunicação Social e Administração. Disciplinas: Comportamento do Consumidor; Gestão de Relacionamento com o Cliente; Planejamento Estratégico; Diagnóstico e Intervenção Empresarial; Mídia;


Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 4
Outras informações
Docente na disciplina : Antropologia do Consumo.


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 8
Outras informações
Professor no curso de MBA em Gestão da Comunicação e Marketing Digital. Disciplina - Comunicação, Cultura e Contemporaneidade.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão da Comunicação e Marketing Digital. Disciplina: Sociologia do Consumo


Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no curso de Pós Graduação Lato Sensu em " Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas" Disciplina Marketing Contemporâneo.


Universidade Paulista - UNIP, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no Curso de MBA em Docência do ensino Superior.


Senac / SC, SENAC / SC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 12
Outras informações
Professor no curso de Pós Graduação em Análises e Gestão de Mercados. Disciplina - Comportamento do Consumidor.


FIAM-FAAM Centro Universitário, FIAM-FAAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente na disciplina : Comportamento do Consumidor , Planejamento de Campanha e Pesquisa de opinião e mercado.


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista / Eventos - PPGCOM, Enquadramento Funcional: Bolsista Institucional, Carga horária: 10
Outras informações
Auxilio na preparação e gestão dos eventos acadêmicos e culturais do PPGCOM.


JBS SA, JBS SA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Varejo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


West Meat Importação Exportação, WEST MEAT IMPORT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Trader, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Cristã Corrente de Luz, A C C L, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor Comercial., Carga horária: 40


Atento Brasil SA, ATENTO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gestor de Operações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do ?público? e do ?privado?. Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado ?Marco Civil da Internet? - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq MCTI/CNPQ/MEC/CAPES Nº 22/2014 - Nº do Processo CNPq: 472105/2014-0. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fabrizzio Saitta Chioccola - Integrante / Luiz Peres Neto - Coordenador / Clovis de Barros Filho - Integrante / Joan Botella - Integrante / José Antonio Ramos Vásquez - Integrante / Raquel Duarte Hadler - Integrante / Maria Neusa dos Santos - Integrante / Marília Duque Estrada Soares Pereira - Integrante / André de Nardi Senna Moraes - Integrante / André Kupfermann Rodarte - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Consumo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comportamento do Consumidor.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Luiz Peres Neto2016Luiz Peres Neto ; CHIOCCOLA, Fabrizzio . 'Ética e Telenovela: os Valores Morais Evangélicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo'. Parágrafo: Revista Científica de Comunicação Social da FIAM-FAAM, v. 4, p. 128-135, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. As micro-corrupções cotidianas e as tensões entre a moralidade privada e a ética pública. In: PERES-NETO, Luiz; BOTELLA, Joan. (Org.). Eticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. , p. 0-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. DISCUSSÃO TEÓRICA DO CONCEITO DE CORRUPÇÃO: UM CAMINHO PARA SE PENSAR AS AÇÕES MICRO CORRUPTIVAS.. In: Comunicon 2016 - Congresso Internacional de Comuicação e Consumo, 2016, São Paulo - Brasil. Comunicon 2016 - Congresso Internacional de Comuicação e Consumo, 2016.

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; Andrea Antonacci . Vai procurar uma rola!: Ética, comunicação e consumo na recepção do discurso de Ricardo Boechat nas redes sociais digitais.. In: Comunicon 2015, 2015, São Paulo. Comunicon 2015 - Congresso Internacional, 2015.

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; Luiz Peres Neto . Discursos, gênero e estereótipos: namorado se segura pelo estômago? O amor em tempo de Sazón.. In: ComCult 2015, 2015, São Paulo. V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura., 2015.

4.
Luiz Peres Neto ; CHIOCCOLA, Fabrizzio . 'Ética e Telenovela: os Valores Morais Evangélicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo'. In: Intercom 2014 - XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação., 2014, Foz do Iguaçu. FICÇÃO: GÊNEROS, FORMATOS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES.

5.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; MATIAS DE ALMEIDA, Liliane . Comunicação,Ética e Futebol: Os valores morais evangélicos e o consumo da copa do mundo no Brasil. In: Comunicon 2014, 2014, São Paulo. 4º Congresso de Comunicação e consumo, 2014.

6.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Comunicação, consumo e superação. O discurso do 'EU' na construção da identidade evagélica.. In: VIII Eclesiocom - Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial., 2013, São Paulo. Teorias, métodos e os processos comunicacionais religiosos., 2013.

7.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Comunicação, consumo e religiosidade: O consumo da fé e as fantasmagorias contemporâneas. In: Comunicon 2013, 2013, São Paulo. Comunicação, consumo e memória, 2013.

8.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Comunicação, consumo e literatura: autoajuda em contextos organizacionais. In: Comunicon, 2012, São Paulo. Comunicon 2012, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
Luiz Peres Neto ; CHIOCCOLA, Fabrizzio . COMUNICAÇÃO, CONSUMO E PÓS-MODERNIDADE: notas para uma discussão. Cambiassu: Estudos em Comunicação (Online), v. 12, p. 230-242, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. DISCUSSÃO TEÓRICA DO CONCEITO DE CORRUPÇÃO: UM CAMINHO PARA SE PENSAR AS AÇÕES MICRO CORRUPTIVAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. A cultura das microcorrupções no cotidiano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; Antonacci, Andrea . Vai procurar uma rola!: Ética, comunicação e consumo na recepção do discurso de Rivardo Boechat nas redes sociais digitais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; Luiz Peres Neto . Discursos, gênero e estereótipos: namorado se segiura pelo estômago? O amor em tempos de sazón.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; MATIAS DE ALMEIDA, Liliane . Comunicação, Ética e Futebol: Os valores morais evangélicos e o consumo da Copa do Mundo no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Luiz Peres Neto ; CHIOCCOLA, Fabrizzio . Etica e Telenovela: os Valores Morais Evangelicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Fusões,Aquisições e Interferências na Estratégia de Marketing.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. O consumo de telenovelas da Rede Globo por evengélicos de classes D e E.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Comunicação, consumo e superação. O discurso do 'EU' na construção da identidade evagélica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Comunicação, consumo e literatura: autoajuda em contextos organizacionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Consumo de telenovelas da Rede Globo por evangélicos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Ética de Bolso. 2016. (Site).

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; André de Nardi Senna Moraes ; André Kupfermann Rodarte ; Luiz Peres Neto ; Maria Neusa dos Santos ; Marília Duque Estrada Soares Pereira ; Raquel Duarte Hadler . Ética de Bolso. 2016; Tema: Ética de Bolso. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Antropologia do Consumo.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Relatório anual de bolsista. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; André de Santis . Revista do Butanta. 2003. (Editoração/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; TERRA, C.. Participação em banca de Ana Carolina Cunha de Campos. Ponto Frio: " Como o humor tansformou o SAC Digital". 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão da Comunicação Digital e Marketing Digital.) - Fundação Armando Álvares Penteado.

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; COSTA, T. S.. Participação em banca de Elizabeth Torres. Religião 2.0: Uma análise do site TheLove School / Escola do Amor.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão da Comunicação Digital e Marketing Digital.) - Fundação Armando Álvares Penteado.

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio; SANCHES, T. A.. Participação em banca de Amanda Arrivabena. BOOM Retiro: Uma análise da influência do digital em uma empresa Fast Fashion. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Gestão da Comunicação Digital e Marketing Digital.) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Fernando Marcelo de Oliveira Santos.Psicopatia Feminina no Cinema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Andrew Vanderley Oliveira.Tempos em que o Diabo Sofre. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Audiovisual) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Talita Delfino Felonta.Programa Turistico em São Paulo: Nosso Giro em SP. 2016.

4.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Aline Sayuri,Anderson Ferreira, Felipe Silva,Henrique Bronze.Projeto de Campanha Publicitária Joy Juice. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

5.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Barbara Martins,Beatriz Vares,Bruna Santos,Bruna ferreira.Projeto de Campanha Publicitária Look Imagens. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

6.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Edimilson Nery,Lucas Pierrot,Oscar Nunes,Victor Pontes.Projeto de Campanha Publicitária Ciroc. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

7.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Daianne Souza,Gustavo Mello,Marcelo Theodoro,Rinaldo Giambru.Projeto de Campanha Publicitária Alquimia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

8.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Gabriela dos Anjos,Giancarlo do Prado,Luiz Kusuke,Radyjia N.Projeto de Campanha Publicitária Weber. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

9.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Valmir C. Santos, Daniel S. Fernandes,Felipe G Sousa,.Campanha Experimental Leader Show. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

10.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Ana CM Macedo, Danilo A Centurion, Erika Paiva, Francielly Y.Campanha Expermental Opticas Guitel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

11.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Caroline F SilvAa, Cleide C Prates, Evandro H Ignacio.Campanha Experimental Mr. Beer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.

12.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Participação em banca de Bruno N Jose, Danyiele P Silva, Haiany S Nascimento.Campanha Experimental Empório do Aço. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - FIAM-FAAM Centro Universitário.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. II Simpósio de Comunicação Social. 2003. Universidade Cidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de formação acadêmica."Objetos de consumo e o pathos da violência?, ministrada pelas Profas. Dra. Mariana Duccini (Insper-SP) e Dra. Eliza Casadei (PPGCOM ESPM-SP). 2017. (Encontro).

2.
Comunicon 2016. DISCUSSÃO TEÓRICA DO CONCEITO DE CORRUPÇÃO: UM CAMINHO PARA SE PENSAR AS AÇÕES MICRO CORRUPTIVAS.. 2016. (Congresso).

3.
Comunicon 2016. GT 4 - Sessão 2: Reflexões sobre Gênero e Idade Através do Consumo.. 2016. (Congresso).

4.
Comunicon 2016. GT 4 - Sessão 1: Atuações políticas e simbólicas no campo da comunicação.. 2016. (Congresso).

5.
Encontro de formação acadêmica.?Viejos medios, nuevos medios: hay diferencias políticas??. 2016. (Seminário).

6.
Encontro de formação acadêmica.Processos de recepção e contextos socio culturais articulados ao consumo.. 2016. (Seminário).

7.
Encontro de formação Acadêmica.?Viejos medios, nuevos medios: hay diferencias políticas??. 2016. (Seminário).

8.
Encontro de Formação Acadêmica _ CNPQ.Encontro de Formação Acadêmica _ CNPQ. 2016. (Encontro).

9.
Tendências atuais de pesquisa em comunicação..Tendências atuais de pesquisa em comunicação.. 2016. (Seminário).

10.
?Comunicação e relação sexual: do dispositivo convocador da alma gêmea ao dois do acontecimento. 2015. (Encontro).

11.
Comunicon 2015. Vai procurar uma rola!: Ética, comunicação e consumo na recepção do discurso de Ricardo Boechat nas redes sociais digitais.. 2015. (Congresso).

12.
Encontro de formação acadêmica.Implicações éticas das políticas de privacidade no Brasil e nos EUA.. 2015. (Seminário).

13.
Encontro de Formação Acadêmica.Grupos de Pesquisa CNPQ do PPGCOM ESPM. 2015. (Seminário).

14.
Comunicon 2014. Comunicação Ética e Futebol: Os valores morais evangélicos e o consumo da Copa do Mundo no Brasil. 2014. (Congresso).

15.
Intercom 2014 - XXXVII Congresso Brasileiro de Ciencias da Comunicacao. Etica e Telenovela: os Valores Morais Evangelicos e o Consumo de Telenovelas da Rede Globo. 2014. (Congresso).

16.
Atividade com Prof. Dr. Eric Landoswki."Regime de sentido e estilo de vida". 2013. (Simpósio).

17.
Atividade programada com Dr. Alex Primo.Controvérsias entre as utopias da cibercultura e a grande indústria midiática.. 2013. (Encontro).

18.
Comunicon 2013. Comunicação, consumo e religiosidade: O consumo da fé e as fantasmagorias contemporâneas. 2013. (Congresso).

19.
INTERCOM SUDESTE 2013. 2013. (Congresso).

20.
Mesa Redonda Comunicação, Consumo e Entretenimento.Mesa Redonda Comunicação, Consumo e Entretenimento. 2013. (Seminário).

21.
?O MUNDO EM CASA: ABORDAGENS ETNOGRÁFICAS ".?O MUNDO EM CASA. 2012. (Seminário).

22.
Comunicon 2012. Comunicação, consumo e literatura: autoajuda em contextos organizacionais. 2012. (Congresso).

23.
Encontro de Formação Acadêmica PPGCOM - Profª. Dra. Maria Aparecida Baccega.Encontro de Formação Acadêmica PPGCOM. 2012. (Encontro).

24.
"O pensamento de Pierre Bourdieu"."O pensamento de Pierre Bourdieu". 2011. (Seminário).

25.
Introdução às novas teorias da mídia alemã.Introdução às novas teorias da mídia alemã. 2011. (Seminário).

26.
Sial Exhibition - Paris/France.Expositor. 2008. (Encontro).

27.
World Food Exhibition - Moscow/ Russia.Expositor. 2008. (Encontro).

28.
Anuga Food Service Exhibition - Cologne/Germany.Expositor. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Comunicon 2016 - Congresso Internacional de Comunicação e Consumo.. 2016. (Congresso).

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. COMUNICON 2013. 2013. (Congresso).

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. COMUNICON 2012. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Consumo de telenovelas da Rede Globo por evangélicos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Fusões,Aquisições e Interferências na Estratégia de Marketing.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. O consumo de telenovelas da Rede Globo por evengélicos de classes D e E.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Antropologia do Consumo.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CHIOCCOLA, Fabrizzio. Ética de Bolso. 2016. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 1:39:37