Cláudio de Assis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8756017724376821
  • Última atualização do currículo em 05/07/2018


Doutor em Educação Matemática (2018) Mestre em Educação Matemática (2013). Graduado em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado (1978), Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Licenciatura em Matemática pela Unimes (2013). Graduando em Pedagogia com termino previsto para abril de 2019 Atualmente é pofessor de Libras na Espm/sp e na LBRS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cláudio de Assis
Nome em citações bibliográficas
ASSIS, C.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Rua Doutor Álvaro Alvim
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50854600
URL da Homepage: www.espm.br


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: A RELEVÂNCIA DOS GESTOS NO DISCURSO MATEMÁTICO DO SUJEITO SURDO, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Coorientador: Siobhan Victoria Healy.
Bolsista do(a): anhanguera educacional S.A., ANHANGUERA, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matematica; Gestos; Surdo; LIBRAS; Surdez; Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: EXPLORANDO A IDEIA DO NÚMERO RACIONAL NA SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA EM LIBRAS,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): anhanguera educacional S.A., ANHANGUERA, Brasil.
Palavras-chave: LIBRAS; Educação Matematica; Surdez; Inclusão; Surdo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Especialização em metodologias e gestão para educação a distância. (Carga Horária: 400h).
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.
Título: Produção do conteúdo (material didático) e uso de novas tecnologias nos meios de comunicação e interação no EaD.
Orientador: Felipe Vieira Pacheco.
Bolsista do(a): anhanguera educacional S.A., ANHANGUERA, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 400h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: INTRODUÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURAS E PEDAGOGIA.
Orientador: Ivete Regina Vieira Torres.
2009 - 2010
Especialização em libras. (Carga Horária: 400h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: LIBRAS E SEU USO PELOS ADULTOS SURDOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL.
Orientador: Carlos Eduardo Martins.
2018
Graduação em andamento em Pedagogia.
Faculdade de Conchas, FACON, Brasil.
2013 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Brasil.
1997 - 1998
Graduação em especial de administração.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
1974 - 1978
Graduação em Engenharia Civil.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Rede de computadores. (Carga horária: 80h).
University of Washington, WASHINGTON, Estados Unidos.
2013 - 2013
FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 12h).
Anhanguera Educacional - Valinhos, ANHANGUERA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em programa de formação do futuro professor. (Carga horária: 120h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2009 - 2009
of. Form. Prof. para o trabalho c/ aluno Surdo. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor 1, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de LIBRAS - introdução e intermediário

Atividades

08/2014 - Atual
Ensino, Atividades Complementares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS

LBRS Cursos e Treinamentos Ltda, LBRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Socio, Carga horária: 3
Outras informações
Capacitação a professores em atendimento para TDaH

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Socio- professor, Enquadramento Funcional: Professor especialista, Carga horária: 12
Outras informações
Professor de Libras - Língua Brasileira de Sinais Professor de TDAH - Transtorno de deficit de atenção e hiper atividade.

Atividades

06/2006 - Atual
Treinamentos ministrados , Secretaria da Educação do Estado e São Paulo, .

Treinamentos ministrados
Capacitação de ouvintes em Libras - Língua Brasileiras de Sinais
Capacitação em Tdah

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxilar de Coordenação, Carga horária: 6
Outras informações
Atividades burocráticas

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Aeroportos, Portos e Vias navegáveis Concreto Armado I e II Empreendedorismo Estatística e Controle de Qualidade. Estruturas em Concreto Protendido Finanças das Empresas Gestão de Projetos Introdução a Engenharia Mecânica dos Solos Planejamento e Controle da Produção na Construção Civil Pontes e Grandes estruturas Teoria Geral da Administração

Atividades

08/2014 - 12/2017
Ensino, Engenharia Ambiental e Sanitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Engenharia
08/2013 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aeroportos portos e via navegáveis
Concreto Portendido
Gestão de Projetos
Mecânica dos Solos
Planejamento e Controle da Produção

Anhanguera Educacional - Valinhos, ANHANGUERA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Tutor a distancia, Carga horária: 6
Outras informações
Tutoria de EaD em Administração Disciplina: Gestao do Conhecimento

Atividades

04/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração financeita
Gestão do Conhecimento
Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Fundações; Tecnologia e Economia de Trnsportes; Estradas e Aeroportos

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundações
Tecnicas e Economia de Transportes
Estradas e Aeroportos

Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 8
Outras informações
docente presencial

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
teoria geral da adminstração
02/2012 - Atual
Ensino, ciências contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
empreendedorismo
Teoria Geral da Adminstração
11/2011 - 06/2012
Ensino, Ciências Biologicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Libras

Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Matemática Aplicada em cursos tecnico superior de RH e Marketing

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Tecnólogo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática aplicada

Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor especialista I, Carga horária: 18
Outras informações
LIBRAS- língua brasileira de sinais; Contabilidade Básica; Cálculo I.

Atividades

08/2010 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS- língua Brasileira de Sinais
08/2010 - 12/2011
Ensino, Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS Língua brasileira de sinais
02/2011 - 06/2011
Ensino, Mecatrônica Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
cáculo I
02/2011 - 06/2011
Ensino, Tecnólogo em Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
contabilidade básica

Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de libras em curso de pedagogia semi presencial

Atividades

02/2010 - 06/2010
Ensino, Pedagogia PDGL, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
libras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LIBRAS- lingua brasileira de sinais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Educação Matemática em Libras, como fazer?. In: XII Congresso Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2013, Rio de Janeiro. XII Congresso Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos e XVIII Seminário Nacional do Ines 2013, 2013.

2.
SILVA, E. L. ; ASSIS, C. . O QUE FALTA NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS PARA OS ALUNOS SURDOS?. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Educação Matemática; Retrospectiva e Pespectivas, 2013.

3.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Educação Matemática em Libras 2 : como fazer?. In: Congresso: Práticas Pedagógicas para Alunos Surdos, 2013, São Paulo. Olhares para Educação do Surdo - Língua, Cultura e Escola., 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
ASSIS, C.. A LÍNGUA ESCRITA E A COGNIÇÃO MATEMÁTICA DOS SURDOS. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2016.

2.
SILVA, E. L. ; ASSIS, C. . O que falta no ensino de números racionais para os alunos surdos. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Políticas Públicas de Educação para Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, E. L. ; ASSIS, C. . O que falta no ensino de números racionais para os alunos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM LIBRAS, COMO FAZER?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Educação Matemática em Libras 2, como fazer?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Roda de Conversa: Identidade Surda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ASSIS, C.. Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
HOLLOSI, M. ; ASSIS, C. . Oficina: Políticas Públicas para Surdos.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HOLLOSI, M. ; ASSIS, C. . Libras introdutório. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HOLLOSI, M. ; ASSIS, C. . Libras Básico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestras de desenvolvimento docente. 2016. (Simpósio).

2.
XII Enem Encontro Nacional de Educação Matemática. LÍNGUA ESCRITA E A COGNIÇÃO MATEMÁTICA DOS SURDOS. 2016. (Congresso).

3.
III Colóquio de Surdos do ABC "Educação, acessibilidade e disputas de poder". 2015. (Seminário).

4.
congresso P´ratica Pedagógicas com alunos Surdos. Educação Matemática em Libras 2 : como fazer?. 2013. (Congresso).

5.
XI encontro nacional de educação matemática. O que falta no ensino de números racionais para os alunos surdos. 2013. (Congresso).

6.
XII Congresso Internacional e XVIII seminário Nacional do INES. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM LIBRAS, COMO FAZER?. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Stefanie Almeida. Planejamento e Controle das Atividades em Canteiros de Obras. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. (Orientador).

2.
Danilo Gimenes Santana. Canteiro de Obra: Uma visão de otimização. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Dirceu Salazar. GERENCIAMENTO DE PROJETOS (REDUÇÃO DE PRAZOS E CUSTOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Cláudio de Assis.

2.
FRANZ OMAR. ÁREAS DEGRADADAS: Recuperação de voçorocas em ambientes rurais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Orientador: Cláudio de Assis.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, E. L. ; ASSIS, C. . O que falta no ensino de números racionais para os alunos surdos. X ENEM: Educação Matemática, cultura e diversidade, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, E. L. ; ASSIS, C. . O que falta no ensino de números racionais para os alunos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM LIBRAS, COMO FAZER?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Políticas Públicas de Educação para Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
HOLLOSI, M. ; ASSIS, C. . Oficina: Políticas Públicas para Surdos.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HOLLOSI, M. ; ASSIS, C. . Libras introdutório. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ASSIS, C.; HOLLOSI, M. . Roda de Conversa: Identidade Surda. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ASSIS, C.. Dislexia, Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:39:21