Andréia Gulielmin Didó

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  • Última atualização do currículo em 26/01/2018


É graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Especialista em Educação Inclusiva. Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela mesma instituição (2012). Sua dissertação de Mestrado analisou os Pareceres Descritivos de Língua Portuguesa de alunos surdos do Ensino Fundamental. Atualmente é professora da Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, professora de Libras, Fonética e Psicopedagogia para Inclusão no ISEI e no curso de Pós Graduação em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Professora de Libras no curso de Pós Graduação da EDUCINTER. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Surdos, Libras, TDHA, Criança Surda e Avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréia Gulielmin Didó
Nome em citações bibliográficas
DIDÓ, A. G.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: PARECERES DESCRITIVOS DE ALUNOS SURDOS: REVELAÇÕES SOBRE SEU DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Cátia de Azevedo Fronza.
Palavras-chave: LIBRAS; Língua Portuguesa; Surdos; Avaliação; Parecer Descritivo; Educação de Surdos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: LIBRAS.
2012 - 2014
Especialização em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: A metodologia do ensino de Língua Portuguesa escrita de alunos surdos em uma escola de Ensino Fundamental-RS/2013.
Orientador: Nayara da Silva Cesário Martins.
2005 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Reflexões sobre atividades de Língua Portuguesa/LIBRAS desenvolvidas com crianças surdas no ensino fundamental.
Orientador: Cátia de Azevedo Fronza.




Formação Complementar


2009 - 2009
Extensão universitária em Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Sur. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em O ensino da gramática numa perspectiva discursiva:. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em LIBRAS II. (Carga horária: 51h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Seminário Nacional de Literatura e Cultura Brasile. (Carga horária: 41h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em VIII Encontro de Profissionais da Área da Surdez. (Carga horária: 12h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em XII Encontro Sulbrasileiro de professores de LP. (Carga horária: 30h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Revisitando a Sintaxe Tradicional. (Carga horária: 24h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em LIBRAS. (Carga horária: 54h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Clássicos da Literatura Universal. (Carga horária: 12h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em XI Semana Acadêmica de Letras. (Carga horária: 30h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Seminário Mário Quintana:Cotidiano e Poesia. (Carga horária: 17h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Seminário Erico Verissimo:vida, obra e atualidade. (Carga horária: 25h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em X semana Acadêmica:Formação do Leitor. (Carga horária: 30h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Especial para Surdos Frei Pacífico, FREI PACÍFICO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25
Outras informações
Ministra aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para alunos surdos dos anos finais do Ensino Fundamental. Possui fluência em Libras.


Instituto de Educação Ivoti, ISEI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 6
Outras informações
GRADUAÇÃO-DISCIPLINA DE LIBRAS, FONÉTICA, PEDAGOGIA PARA INCLUSÃO PÓS GRADUAÇÃO-LIBRAS, INCLUSÃO


EDUCINTERCursos de Pós-Graduação, Extensão e Capacitação., EDUCINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONVIDADA, Carga horária: 8
Outras informações
PROFESSORA NO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA DISCIPLINA DE INICIAÇÃO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), COM CARGA HORÁRIA DE 60 HORAS.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA CONVIDADA, Carga horária: 8
Outras informações
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NEUROPSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DE SURDOS.


Escola Municipal de Educação Especial para Surdos, EMEES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato Emergencial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, SANTA RITA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato Emergencial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Centro de Atendimento a Educação Básica, CAEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4
Outras informações
Professora visitante das disciplinas de Libras e Educação Bilíngue na pós-graduação em Neuropsicopedagogia.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIDÓ, A. G.2011 DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . ATIVIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA/LIBRAS REALIZADAS COM CRIANÇAS SURDAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Confluência (Rio de Janeiro), v. 35/36, p. 177-191, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . PARECERES DESCRITIVOS DE ALUNOS SURDOS: REVELAÇÕES SOBRE SEU DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: II Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa - II SIELP, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2. p. 1-15.

2.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . O PAPEL DO INSTRUTOR SURDO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA ESPECIAL. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba. Anais VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba, 2011.

3.
DIDÓ, A. G.. AVALIAR O ALUNO SURDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, UM DESAFIO. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, São Leopoldo. AVALIAR O ALUNO SURDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, UM DESAFIO, 2011.

4.
FRONZA, C. A. ; DIDÓ, A. G. . LIBRAS e Língua Portuguesa na Escola: Língua do Surdo ou para o Surdo?. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação II, 2010, São Leopoldo. Anais do 2. Congresso de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Casa Leiria, 2010.

5.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . FILHOS SURDOS X PAIS MUDOS. In: IX Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2010, Palhoça. FILHOS SURDOS X PAIS MUDOS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIDÓ, A. G.; FIGUEIRO, G. T. . A COMPREENSÃO DE METÁFORAS CONCEITUAIS POR SURDOS. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - IX CBLA, 2011, Rio de Janeiro. A COMPREENSÃO DE METÁFORAS CONCEITUAIS POR SURDOS, 2011.

2.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . FILHOS SURDOS X PAIS MUDOS. In: IX Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2011, Palhoça. Caderno Programação e Resumos do 9º Encontro do CELSUL. Palhoça: Editora Unisul, 2011.

3.
DIDÓ, A. G.. COMO AVALIAR OS SURDOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: VIII Encontro de Profissionais da Área da Surdez, 2008, Porto Alegre. VIII Encontro de Profissionais da Área da Surdez, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
DIDÓ, A. G.. INCLUSÃO:UMA PROPOSTA, UM DESAFIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DIDÓ, A. G.. PROPOSTAS PARA A INCLUSÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DIDÓ, A. G.. LIBRAS E CULTURA SURDA:UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
DIDÓ, A. G.. A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DIDÓ, A. G.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA/PÓS-GRADUAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . O USO DE PROJETOS NO LETRAMENTO DO SURDO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: DESAFIOS E CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DIDÓ, A. G.; FIGUEIRO, G. T. . A COMPREENSÃO DE METÁFORAS CONCEITUAIS POR SURDOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . PROFESSORES SURDOS E OUVINTES: MEDIAÇÕES NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . CRIANÇAS SURDAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
DIDÓ, A. G.. AVALIAR O ALUNO SURDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, UM DESAFIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . O PAPEL DO INSTRUTOR SURDO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA ESPECIAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . LIBRAS e Lingua Portuguesa na Escola: Língua do Surdo ou para o Surdo?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DIDÓ, A. G.; FRONZA, C. A. . FILHOS SURDOS X PAIS MUDOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DIDÓ, A. G.. "Como avaliar alunos surdas nas aulas de Língua Portuguesa?".. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
DIDÓ, A. G.. Práticas Sociais de Leitura e de Escrita em Libras. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Estudos de Disciplina de Pós Graduação).

2.
DIDÓ, A. G.; POKORSKI, J. . Libras: Educação e Cultura Surda. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Estudos de Disciplina de Pós Graduação).

3.
DIDÓ, A. G.. O QUE É LIBRAS?. 2009. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMINÁRIO DA COMUNICAÇÃO:AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS DA TEORIA À PRÁTICA.AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS NA PRÁTICA EM DIFERENTES CONTEXTOS. 2016. (Seminário).

2.
SEMINÁRIO DA COMUNICAÇÃO. 2015. (Seminário).

3.
VI CONGRESSO DO ENSINO SUPERIOR DA REDE SINODAL DE EDUCAÇÃO. 2015. (Congresso).

4.
IV SIELP.O USO DE PROJETOS NO LETRAMENTO DO SUJEITO SURDO. 2014. (Simpósio).

5.
Fórum de Inclusão Escolar. 2012. (Encontro).

6.
I Encontro Nacional de Libras no RS. 2012. (Encontro).

7.
II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa - II SIELP.Pareceres descritivos de alunos surdos: revelações sobre seu desempenho em Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. 2012. (Simpósio).

8.
Seminário de Comunicação.Práticas integradas da Língua Portuguesa e da Língua de Sinais. 2012. (Seminário).

9.
Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional.O gênero poesia nas aulas de Língua Portuguesa para alunos surdos. 2012. (Simpósio).

10.
VII - Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino - VII SENALE.O ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos: os desafios de cada proposta. 2012. (Seminário).

11.
18º Intercâmbio de Pesquisadores de Linguística Aplicada - InPLA. AVALIAÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: DESAFIOS E CONSEQUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2011. (Congresso).

12.
I Seminário Internacional de Aquisição da Linguagem.PROFESSORES SURDOS E OUVINTES: MEDIAÇÕES NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA. 2011. (Seminário).

13.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - IX CBLA. A COMPREENSÃO DE METÁFORAS CONCEITUAIS POR SURDOS. 2011. (Congresso).

14.
VII Congresso Internacional da Abralin. O PAPEL DO INSTRUTOR SURDO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA ESPECIAL. 2011. (Congresso).

15.
VII Congresso Internacional de Educação. AVALIAR O ALUNO SURDO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, UM DESAFIO. 2011. (Congresso).

16.
Congresso Internacional Linguagem e Interação II. LIBRAS e Língua Portuguesa na Escola: Língua do Surdo ou para o Surdo?. 2010. (Congresso).

17.
IX Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.FILHOS SURDOS X PAIS MUDOS. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIDÓ, A. G.; ARNOLD, D. K. ; CONRAD, J. ; MENGUE, B. V. ; SCHWAMBACH, A. . CURSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA:PERCURSOS DA INTERVENÇÃO DOCENTE. 2016. (Outro).

2.
DIDÓ, A. G.. LIBRAS E CULTURA SURDA: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ROSA MARIA STROTTMANN REGUSS. INCLUSÃO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE SUCESSO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Ivoti. Orientador: Andréia Gulielmin Didó.

2.
PAULA OHANA VIRTUOSO. MUSICALIZAÇÃO PARA SURDOS:SENTINDO OS SONS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Ivoti. Orientador: Andréia Gulielmin Didó.

3.
LUANA PETRY. CRIANÇA SURDA E AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Ivoti. Orientador: Andréia Gulielmin Didó.

4.
THIARA M. WITTER. METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação Ivoti. Orientador: Andréia Gulielmin Didó.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DIDÓ, A. G.. Práticas Sociais de Leitura e de Escrita em Libras. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno de Estudos de Disciplina de Pós Graduação).




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