Renata Cazarini de Freitas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0353810248229724
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Professora de língua e literatura latina na Universidade Federal Fluminense (UFF), campus do Gragoatá, em Niterói. Doutoranda e mestre (2015) em Letras Clássicas pela USP com pesquisa sobre teatro latino antigo e recepção contemporânea. Especialista em Estudos Clássicos pela UnB com pesquisa sobre placas de maldição latinas (tabellae defixionum). Organizou e traduziu a seleção de cartas de Sêneca 'Edificar-se para a morte: das cartas morais a Lucílio' (Editora Vozes, 2016). Cursou o programa formativo de tradutores da Casa Guilherme de Almeida. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo USP-CNPq, o Grupo de Estudos da Adaptação e Tradução USP-CNPq, o Laboratório de Estudos Clássicos da UFF e o Núcleo de Tradução e Criação da UFF. É graduada em Latim pela USP (2012) e graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1990). Fez carreira de 20 anos em agências de notícias (BBC World Service, Reuters, Agência Estado), principalmente nas áreas de economia e assuntos internacionais, tendo chefiado redações. Morou em Portugal (1988-1989) e na Inglaterra (1994-1996). Tem interesse em dramaturgia elisabetana e contemporânea, além de artes plásticas e museologia. Mantém o seguinte blog sobre encenações de teatro antigo no Brasil: palcoclassico.blogspot.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Cazarini de Freitas
Nome em citações bibliográficas
FREITAS, R. C.;FREITAS, RENATA CAZARINI DE


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Letras Clássicas.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP, Brasil.
Título: Entre a tradução e a adaptação: a transmissão do poema dramático 'Édipo', de Sêneca.,
Orientador: Prof. Dr. José Eduardo dos Santos Lohner.
Palavras-chave: latim; línguas clássicas; Sêneca; teatro; tradução.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2012 - 2015
Mestrado em Letras (Letras Clássicas).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: CVNCTA QVATIAM - Medeia abala estruturas. O teatro de Sêneca e sua permanência na cena contemporânea,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: José Eduardo dos Santos Lohner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: teatro; Sêneca; recepção; Heiner Müller; Sarah Kane.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2012 - 2013
Especialização em Estudos Clássicos. (Carga Horária: 390h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Invocando deuses e clamando por vingança em fontes literárias e epigráficas.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari.
2008 - 2012
Graduação em Letras - Latim.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A esticomitia no diálogo dramático de Sêneca.
Orientador: Prof.Dr.José Eduardo dos Santos Lohner.
1985 - 1990
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Auspícios, oráculos e sonhos na Tragédia Grega: a Oresteia de Ésquilo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2018 - 2018
U.S. Literary Modernism. (Carga horária: 12h).
1st Summer School FFLCH, USP, Brasil.
2018 - 2018
Como formar e gerir cineclubes. (Carga horária: 10h).
Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, CPF SESC, Brasil.
2018 - 2018
TRANSPSICOSE: de Bloch a Hitchcock. (Carga horária: 10h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2018 - 2018
CYBERPUNKS, da literatura ao cinema.. (Carga horária: 12h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2018 - 2018
A oratória ciceroniana. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2018 - 2018
A gramática de Platão. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
Crise da República e ação política nas "Filípicas", de Cícero. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
"Medeia": crise e disputa na compreensão do outro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2017 - 2017
Poesia romana: tradução e performance. (Carga horária: 2h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2017 - 2017
Ezra Pound made in Brazil: traduzindo o mestre moderno. (Carga horária: 2h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Clássicos da Literatura em Tradução Comparada. (Carga horária: 24h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2016 - 2016
Roger Chartier: Teatro e Sociedade. (Carga horária: 20h).
Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo, CPF SESC, Brasil.
2016 - 2016
Grande Sertão: Veredas, suas traduções e retraduções. (Carga horária: 10h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2016 - 2016
Oficina A Pronúncia da Língua Inglesa. (Carga horária: 3h).
Centro de Línguas da FFLCH/USP, CIL, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de Paleografia. (Carga horária: 10h).
Serviço de Cultura e Extensão FFLCH/USP, SCE-FFLCH/USP, Brasil.
2016 - 2016
Os grandes hits de Shakespeare, com Jerry Brotton. (Carga horária: 4h).
People's Palace Projects, PPP, Brasil.
2016 - 2016
Oficina de tradução literária. (Carga horária: 6h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Poesia e Prosa: Especificidades da Tradução. (Carga horária: 20h).
Serviço de Cultura e Extensão FFLCH/USP, SCE-FFLCH/USP, Brasil.
2015 - 2015
Etimologia para a formação do Dicionário DELPo. (Carga horária: 16h).
Serviço de Cultura e Extensão FFLCH/USP, SCE-FFLCH/USP, Brasil.
2015 - 2015
Poesias do 'Eu' na Roma Antiga:elegia,iambo,lírica. (Carga horária: 6h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2015 - 2015
Seminar Series in Advanced Latin Palaeography. (Carga horária: 36h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2015
Programa Formativo para Tradutores Literários. (Carga horária: 215h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Dialetos gregos: o grupo arcado-cipriota. (Carga horária: 12h).
Serviço de Cultura e Extensão FFLCH/USP, SCE-FFLCH/USP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Paleografia, edição textual, composição de corpora. (Carga horária: 14h).
Serviço de Cultura e Extensão FFLCH/USP, SCE-FFLCH/USP, Brasil.
2014 - 2014
"Lezioni sulla religione romana". (Carga horária: 8h).
Departamento de História FFLCH/USP, DH FFLCH/USP, Brasil.
2014 - 2014
Vilém Flusser: multilinguismo como chave do pensar. (Carga horária: 6h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2014 - 2014
Criação e domínio técnico de composição poética. (Carga horária: 16h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2014 - 2014
A Crise da Forma Dramática. (Carga horária: 8h).
Centro Ángel Rama - FFLHC/USP, ÁNGEL, Brasil.
2014 - 2014
Eneida de Virgílio: Uma epopeia moral. (Carga horária: 8h).
Casa Guilherme de Almeida - Centro de Estudos de Tradução Literária, CGA, Brasil.
2014 - 2014
Principles of Written English Part 3 through edX.
University of California, Berkeley, UC BERKELEY, Estados Unidos.
2013 - 2013
Inovações do Classicismo da era digital. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, SBEC, Brasil.
2013 - 2013
Preparação Pedagógica - Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Classical Reception: Theory and Case Studies. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Elaboração de Material Didático. (Carga horária: 8h).
Centro de Línguas da FFLCH/USP, CIL, Brasil.
2013 - 2013
Oficina: Intercultural Language Education. (Carga horária: 2h).
Centro de Línguas da FFLCH/USP, CIL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Analisando peças em um ato de Tennessee Williams. (Carga horária: 16h).
Núcleo de Estudos Teatrais Décio de Almeida Prado - USP, FFLCH- USP, Brasil.
2012 - 2012
Seminar Series on Latin Palaeography. (Carga horária: 36h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Workshop: Introduction to discourse analysis. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
História da Filosofia. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Moderno e Contemporâneo: diálogos. (Carga horária: 6h).
Museu Lasar Segall, LS, Brasil.
2011 - 2011
Latin Summer School.
The Joint Association of Classical Teachers, J.A.C.T., Grã-Bretanha.
2010 - 2010
Extensão universitária em Museus, Histórias e Memórias: Projetos Educativos. (Carga horária: 8h).
USP Museu Paulista, MP, Brasil.
2010 - 2010
História da Filosofia. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao Hitita. (Carga horária: 24h).
Serviço de Cultura e Extensão FFLCH/USP, SCE-FFLCH/USP, Brasil.
2009 - 2009
Seções líricas nos dramas de Sêneca. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, SBEC, Brasil.
2007 - 2008
Museografia e Curadoria.
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM SP, Brasil.
1996 - 1996
Introduction to Moral Philosophy (5S.12.10). (Carga horária: 20h).
City University London, CITY, Inglaterra.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente de nível superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Latim, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua latina 2
Língua latina 4
03/2018 - Atual
Extensão universitária , Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, .

Atividade de extensão realizada
Cineclube Matrizes Clássicas.
08/2017 - Atual
Direção e administração, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, .

Cargo ou função
Coordenação de Monitoria do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC).
08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Latim, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Latim básico 2
Língua latina I
Língua latina 3
Matrizes clássicas
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Latim, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Épica
Língua latina 2
Matrizes clássicas
03/2017 - 07/2017
Ensino, Cultura, língua e literatura latina, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Epistolografia latina
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Latim, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua latina I
Matrizes clássicas
Tragédia latina
08/2016 - 01/2017
Ensino, Letras - Latim, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Latim básico II
Matrizes clássicas

Centro de Línguas da FFLCH/USP, CIL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor da área de latim, Carga horária: 15
Outras informações
Designação por portaria da Diretoria da FFLCH no DO de 29/6/2014, Seção 1, p.43. No período, foi ministrado o método Reading Latin.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor da área de latim, Carga horária: 15
Outras informações
Designação por portaria da Diretoria da FFLCH no DO de 4/7/2013, Seção 1, p.97. No período, foi ministrado o método Reading Latin.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor da área de latim, Carga horária: 15
Outras informações
Designação por portaria da Diretoria da FFLCH no DO de 27/6/2012, Seção 1, p.59. No período, foi ministrado o método Wheelock's, substituído, então, pelo Reading Latin.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: monitor da área de latim, Carga horária: 10
Outras informações
Designação por portaria da Diretoria da FFLCH no DO de 1/9/2011, Seção 1, p.45. No período, foi ministrado o método Wheelock's.


Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, FFLCH/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiária junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) de nível superior na disciplina Introdução ao Latim I, introduzindo o método Latinitas, sob supervisão do Prof. Dr. José Eduardo dos Santos Lohner.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) de nível superior na disciplina Língua Latina VII, sob supervisão do Prof. Dr. José Eduardo dos Santos Lohner.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio PAE, Carga horária: 6
Outras informações
Estagiária do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) de nível superior na disciplina Língua Latina VIII, sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Vieira Fernandes.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutorando bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestrando bolsista, Carga horária: 20


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 15


Pró-Reitoria de Pesquisa - USP, RUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 15



Linhas de pesquisa


1.
Estudo e tradução de Sêneca - prosa filosófica

Objetivo: Estudo e tradução de textos em prosa de caráter filosófico de Lúcio Aneo Sêneca, autor latino do século I d.C., com enfoque nas cartas morais, consolações e tratados.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas / Especialidade: LATIM.
Palavras-chave: Sêneca; latim; tradução; filosofia; epistolografia.
2.
Estudo e tradução de Sêneca - poesia dramática

Objetivo: Estudo e tradução dos poemas dramáticos de Lúcio Aneo Sêneca, autor latino do século I d.C., incluindo pesquisa da recepção no palco atual.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia.
Palavras-chave: Sêneca; latim; teatro; recepção; Medeia; Édipo.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudo e tradução de Sêneca - poesia dramática
Descrição: Estudo e tradução de poemas dramáticos de Lúcio Aneo Sêneca, autor latino do século I d.C., com enfoque na recepção no palco da atualidade. Duas peças compõem o corpus do projeto: "Medea" e "Oedipus".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo e tradução de Sêneca - prosa filosófica
Descrição: Estudo e tradução de textos em prosa de caráter filosófico de autoria do autor latino do século I d.C. Lúcio Aneo Sêneca. Os 'corpora' deste projeto são as 'Cartas morais a Lucílio' e o diálogo 'Sobre a brevidade da vida'.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Cazarini de Freitas - Coordenador / Mônica Nunes de Neves - Integrante / Angélica de Azevedo Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de extensão


2018 - Atual
Cineclube Matrizes Clássicas
Descrição: O projeto 'Cineclube Matrizes Clássicas', inserido na grande área temática 'Cultura' do Plano Nacional de Extensão Universitária, visa ao desenvolvimento humano a partir da reflexão e discussão de temas da Antiguidade clássica greco-romana conforme recebidos pela indústria cinematográfica. Por meio da metodologia combinada das modalidades de ensino-aprendizagem audiovisual e oralidade/escrita, o projeto propõe-se a atender a um público potencial amplo, numa abordagem inclusiva quanto à educação formal, ou seja, sem exigência de nível educacional mínimo, e também quanto à faixa etária e à opção de gênero, ou seja, estimulando a representação diversificada da comunidade local, numa interação que se pretende transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Renata Cazarini de Freitas - Coordenador / Jorge Eduardo Cardoso Teixeira - Integrante / Marcos Santos Carlos - Integrante.
2017 - Atual
Seminário de Estudos Clássicos da UFF
Descrição: O projeto 'Seminário de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense (UFF)' tem como objetivo proporcionar anualmente oportunidade para discussão transdisciplinar de temas da Antiguidade clássica, estruturantes do pensamento ocidental. O evento de dois dias, realizado no 'campus' Gragoatá, em Niterói (RJ), pretende sensibilizar tanto a comunidade acadêmica como a não acadêmica para as experiências do mundo antigo, seus lugares de memória e as interpretações possíveis de suas matrizes literárias e iconográficas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata Cazarini de Freitas - Coordenador / Érica Marques de Sant'Anna - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Autonomização para leitura crítica de textos do estoicismo imperial
Descrição: O projeto de desenvolvimento acadêmico tem como objetivo principal construir, em parceria com os bolsistas da Universidade Federal Fluminense, instrumental que lhes permita conquistar autonomia na leitura crítica de textos filosóficos do chamado 'estoicismo imperial', por meio do reconhecimento, nesses tratados escritos originalmente em latim, de conceitos que importam à literatura, à filosofia, à história, ao direito de nosso tempo.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Renata Cazarini de Freitas - Coordenador / colaborador Marcus Reis Pinheiro - Integrante.
2017 - Atual
Palco Clássico
Descrição: Manutenção de blog com informações sobre peças de teatro baseadas em textos da Antiguidade clássica encenadas no eixo Rio-São Paulo, como parte das atividades de pesquisa docente na Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre tradução/adaptação e recepção do teatro antigo em solo brasileiro.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - Atual
O teatro de Guilherme de Almeida - estudo e pesquisa
Descrição: O projeto de pesquisa é desenvolvido no âmbito extra-acadêmico, acolhido intelectualmente pela Casa Guilherme de Almeida, museu-casa e centro de estudos de tradução literária com sede em São Paulo, capital. Tem como objetivo resgatar tanto as peças de teatro traduzidas como as escritas pelo poeta (1890-1969) e que permanecem inéditas em livro. Também se faz o levantamento da importante atuação de Guilherme de Almeida nos bastidores do teatro paulista, um agente cultural em sua época. Na etapa 2018, o diretor teatral Helder Mariani orientará a preparação dos participantes do grupo de estudo e pesquisa para encenação de uma peça do poeta.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Clássicas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas/Especialidade: Teatro latino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Arqueologia Histórica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Antiga.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Agraciada com bolsa da JACT LATIN SUMMER SCHOOL, realizada entre 25/7/2011 e 4/8/2011 na Inglaterra., JACT - Joint Association of Classical Teachers (Reino Unido).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE2018FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Serenidade na crise: a epístola 24 de Sêneca. CADERNOS DE LETRAS DA UFF, v. 28, p. 287-310, 2018.

2.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE2018FREITAS, RENATA CAZARINI DE. MAS QUE HAMLET É ESSE?!. TRADUÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 2018, p. 35377, 2018.

3.
1FREITAS, RENATA CAZARINI DE2017 FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Cuncta quatiam: Medea shakes the elements. ARCHAI - REVISTA DE ESTUDOS SOBRE AS ORIGENS DO PENSAMENTO, p. 255-281, 2017.

4.
3FREITAS, RENATA CAZARINI DE2017 FREITAS, RENATA CAZARINI DE. A Glauberiana, um coro trágico de Édipo: do mundo antigo ao Brasil tropical. ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA), v. 45, p. 35-51, 2017.

5.
4FREITAS, RENATA CAZARINI DE2016FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Le Retour au désert: o grotesco em Koltès. SALA PRETA (USP), v. 16, p. 257-268, 2016.

6.
5FREITAS, RENATA CAZARINI DE2016FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Latim: necessário olhar novo sobre a língua antiga. Cadernos do Centro de Línguas, v. especial, p. 210-221, 2016.

7.
6FREITAS, RENATA CAZARINI DE2016FREITAS, RENATA CAZARINI DE. GUILHERME DE ALMEIDA: O HOMEM ACOMPANHADO DO TEATRO. REVISTA RE-PRODUÇÃO, v. 1, p. 2-4, 2016.

8.
2FREITAS, RENATA CAZARINI DE2014 FREITAS, RENATA CAZARINI DE; LOHNER, JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS . Reconhecer e traduzir traços de Sêneca em Shakespeare. Cadernos de Tradução (UFSC), v. 1, p. 97-118, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; Milton, John (Org.) . Adaptação - Pesquisas do Grupo de Estudos de Adaptação e Tradução. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2017. v. 1. 163p .

2.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Sêneca: Edificar-se para a morte (Das Cartas morais a Lucílio). 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. 154p .

Capítulos de livros publicados
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. "Incêndios", uma voz atual dos séculos antigos.. In: FREITAS, Renata Cazarini de; MILTON, John.. (Org.). Adaptação Pesquisas do GREAT. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2017, v. 1, p. 111-138.

2.
FREITAS, R. C.. ROUBAR É UM NEGÓCIO DE PALAVRA: LÉXICO DO FURTO E DO ROUBO EM DOCUMENTOS LATINOS E PORTUGUESES. In: FARGETTI, Cristina Martins; MURAKAWA, Clotilde de Almeida Azevedo; NADIN, Odair Luiz.. (Org.). Léxico e Cultura. 1ed.Araraquara (SP): Letraria, 2015, v. 1, p. 73-83.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, R. C.. 'Sêneca: ponte entre o teatro antigo e o contemporâneo.'. In: I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia, 2012, Salvador. Anais do I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia. Salvador: UFBA, 2012. v. 1. p. 280-292.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Dealing with ancient theatre translation through performance. In: IATIS 5th International Conference - Innovation paths in translation and intercultural studies, 2015, Belo Horizonte. IATIS 5th International Conference - Book of Abstracts. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. INVOCANDO DEUSES E CLAMANDO POR VINGANÇA EM FONTES LITERÁRIAS E EPIGRÁFICAS. In: XXV Seminário de Estudos Clássicos da UFF, 2018, Niterói, RJ. Caderno de Resumos XXV SECUFF, 2018. v. 1. p. 33-33.

2.
FREITAS, R. C.. 'Incêndios': uma voz dos séculos antigos. In: V Congresso Internacional da Abes, 2017, Niterói. Caderno de Resumos do Congresso Internacional da Abes. Rio de Janeiro: UFRJ/UFF, 2017. p. 473-474.

3.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Guilherme de Almeida: criação e tradução teatral. In: I Colóquio Tradução e Criação, 2017, Niterói. Caderno de Resumos do I Colóquio Tradução e Criação, 2017.

4.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Serenidade na crise: a epístola 24 de Sêneca. In: XXIV Seminário de Estudos Clássicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), 2017, Niterói. Caderno de Resumos do XXIV Seminário de Estudos Clássicos da UFF, 2017.

5.
FREITAS, R. C.. Roubar é um negócio de palavra: léxico do furto e do roubo em documentos latinos e portugueses. In: I Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces, 2014, Araraquara - SP. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas interfaces: caderno de resumos. Araraquara: FCL-UNESP, 2014. p. 68-68.

6.
FREITAS, R. C.. Teatro de Sêneca como ritual, uma visão contemporânea. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2013, Brasília. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos: Caderno de Resumos. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2013. v. 1.

7.
FREITAS, R. C.. Maldições na Roma antiga: matéria única, distintas dicções. In: XI Congresso Internacional da Abrapt/V Congresso Intl. de Tradutores, 2013, Florianópolis. Estudos da Tradução e Diálogo Interdisciplinar: caderno de resumos. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 238-238.

8.
FREITAS, R. C.. Tradução de teatro: elementos clássicos que ecoam até hoje. In: XI Congresso Internacional da Abrapt/V Congresso Intl. de Tradutores, 2013, Florianópolis. Estudos da Tradução e Diálogo Interdisciplinar: caderno de resumos. Florianópolis: UFSC, 2013. p. 412-412.

9.
FREITAS, R. C.. Sêneca: ponte entre o teatro antigo e o contemporâneo. In: I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia, 2012, Salvador. I Encontro de estudos clássicos da Bahia: Livro de Resumos. Salvador: UFBA, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. O texto clássico como 'survival machine'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Sartre em foco: Huis Clos por Guilherme de Almeida. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Invocando deuses e clamando por vingança em fontes literárias e epigráficas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Mas que HAMLET é esse?!. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FREITAS, R. C.. A Glauberiana: um coro trágico de Édipo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FREITAS, R. C.. 'Incêndios': uma voz dos séculos antigos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Guilherme de Almeida: criação e tradução teatral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Um momento teatral: 'O homem só', de Guilherme de Almeida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Heiner Müller hoje no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. 'Matar' e 'morrer' em documentos latinos e portugueses. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Serenidade na crise: a epístola 24 de Sêneca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. 'Antígona' e 'Prometeu' dominam a cena clássica no Brasil em 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. CVNCTA QVATIAM - Medeia abala estruturas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FREITAS, R. C.. 'A Glauberiana', um coro trágico de Édipo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Guilherme de Almeida, homem de teatro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Amlethus antes de Hamlet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FREITAS, R. C.. Lidando com tradução de teatro antigo via 'performance'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FREITAS, R. C.. Lidando com teatro antigo via 'performance'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FREITAS, R. C.. Léxico do furto e do roubo em documentos latinos ('defixiones') e portugueses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. VIDI: Pelos olhos da ama de Medeia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Roubar é um negócio de palavra: léxico do furto e do roubo em documentos latinos e portugueses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Tradução de teatro: elementos clássicos que ecoam até hoje. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Maldições na Roma antiga: matéria única, distintas dicções.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Sêneca, recepção no teatro contemporâneo europeu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Teatro de Sêneca como ritual, uma visão contemporânea. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Conversa sobre Teatro Antigo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Sêneca: ponte entre o teatro antigo e o contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Latim: necessário olhar novo sobre a língua antiga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Traços de Sêneca em Shakespeare: o que vale a pena recuperar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Derrocada da casa real em Sêneca e Sarah Kane - o mito de Fedra e Hipólito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Teatro de Sêneca: o diálogo agonístico hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Teatro de Sêneca: o diálogo agonístico hoje. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Esticomitia no diálogo trágico de Sêneca é argumento de performance?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Construção do diálogo agonístico no teatro de Sêneca. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. A esticomitia no diálogo dramático de Sêneca. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Introdução a Edificar-se para a morte - Das cartas morais a Lucílio. Petrópolis, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

2.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Sêneca: Edificar-se para a morte (Das Cartas morais a Lucílio). Petrópolis: Vozes, 2016. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Parecer ad hoc Cadernos de Letras UFF. 2018.

2.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Parecer ad hoc Editora UFPR. 2018.

3.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Parecer ad hoc revista Gragoatá. 2018.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. palco clássico. 2017; Tema: tradução/adaptação e recepção do teatro antigo em solo brasileiro. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Caderno de Resumos do XXIV Seminário de Estudos Clássicos da UFF. 2017. (Editoração/Outra).

2.
FREITAS, R. C.. A presença do teatro antigo latino no drama contemporâneo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; MARIANI, H. . Leitura dramática: 'A flor que foi um homem: Narciso' e 'O homem só' - originais de Guilherme de Almeida. 2018. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PINHEIRO, M. R.; AZAR FILHO, C. M.; FREITAS, RENATA CAZARINI DE. Participação em banca de MÔNICA NUNES DE NEVES.A ARTE DE VIVER EM SÊNECA: PRÁTICAS PARA VIDA FELIZ.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; ALVAREZ, B. B.; KALTNER, L. F.. Seleção simplificada de professor substituto de Língua e Literatura Latina. 2018. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ancient History from Below: Possibilities and Challenges. 2018. (Outra).

2.
Cena bilíngue: leituras na prática. Sartre em foco..Sartre em foco: Huis Clos por Guilherme de Almeida. 2018. (Oficina).

3.
Colóquio Samuel Beckett - Linguagem, Palavra e Silêncio. 2018. (Outra).

4.
I Encontro de Tradução do GLE/UFF. 2018. (Encontro).

5.
IV Encontro Tradução dos Clássicos no Brasil - Tradução e Emulação.'Incêndios': uma voz dos séculos antigos. 2018. (Encontro).

6.
Roman Cultural Memory Third Session: under the Roman Empire. 2018. (Outra).

7.
VII Jornada de Estudos Shakespearianos.Mas que HAMLET é esse?!. 2018. (Outra).

8.
Workshop teatral Shakespeare para todos. 2018. (Oficina).

9.
XXV Seminário de Estudos Clássicos da UFF - Fluxo de ideias na Antiguidade.Invocando deuses e clamando por vingança em fontes literárias e epigráficas. 2018. (Seminário).

10.
Guilherme de Almeida em Cena.Um momento teatral: O homem só. 2017. (Outra).

11.
I Colóquio Tradução e Criação.Guilherme de Almeida: criação e tradução teatral. 2017. (Outra).

12.
V Congresso Internacional da Abes. "Incêndios": uma voz dos séculos antigos. 2017. (Congresso).

13.
VI Colóquio do GP de Estudos sobre Teatro Antigo."A Glauberiana", um coro trágico de Édipo.. 2017. (Outra).

14.
XII Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas."Matar" e "morrer" em documentos latinos e portugueses. 2017. (Outra).

15.
XV Congresso Internacional da ABRALIC Textualidades Contemporâneas. Heiner Müller hoje no Brasil. 2017. (Congresso).

16.
XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. "Antígona" e "Prometeu" dominam a cena clássica no Brasil em 2017. 2017. (Congresso).

17.
XXIV Seminário de Estudos Clássicos da UFF.Serenidade na crise: a epístola 24 de Sêneca. 2017. (Seminário).

18.
Os trânsitos do teatro: Colóquio sobre tradução interlingual e intersemiótica de literatura dramática."A Glauberiana", um coro trágico de Édipo. 2016. (Outra).

19.
Semana Guilherme de Almeida: Guilherme de Almeida e o teatro.Guilherme de Almeida, homem de teatro. 2016. (Encontro).

20.
VI Jornada de Estudos Shakespeareanos.Amlethus antes de Hamlet. 2016. (Outra).

21.
XIII Seminário Internacional Archai: MEDEIA(S).CVNCTA QVATIAM - Medeia abala estruturas. 2016. (Seminário).

22.
5th IATIS Conference. LIDANDO COM TRADUÇÃO DE TEATRO ANTIGO VIA PERFORMANCE. 2015. (Congresso).

23.
Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas da USP.Lidando com tradução de teatro antigo via 'performance'. 2015. (Seminário).

24.
Seminários do Grupo de Morfologia Histórica do Português.Léxico do furto e do roubo em documentos latinos (tabellae defixionum) e portugueses. 2015. (Seminário).

25.
I Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces. Roubar é um negócio de palavra: léxico do furto e do roubo em documentos latinos e portugueses. 2014. (Congresso).

26.
V Colóquio do GP Estudos sobre o Teatro Antigo.VIDI: Pelos olhos da ama de Medeia. 2014. (Outra).

27.
Seminário de Pós-graduação 2013.Sêneca, recepção no teatro contemporâneo europeu.. 2013. (Seminário).

28.
V Congresso Internacional de Tradutores Abrapt. "Maldições na Roma antiga: matéria única, distintas dicções.". 2013. (Congresso).

29.
V Congresso Internacional de Tradutores Abrapt. "Tradução de teatro: elementos clássicos que ecoam até hoje.". 2013. (Congresso).

30.
XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. Teatro de Sêneca como ritual, uma visão contemporânea. 2013. (Congresso).

31.
13º Festival do Instituto de Artes da Unicamp - FEIA."Sêneca: indícios do teatro latino no contemporâneo". 2012. (Outra).

32.
20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Teatro de Sêneca: o diálogo agonístico hoje. 2012. (Simpósio).

33.
I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia.Sêneca: ponte entre o teatro antigo e o contemporâneo. 2012. (Encontro).

34.
I Encontro sobre ensino-aprendizagem-Centro de Línguas."Latim: necessário olhar novo sobre a língua antiga". 2012. (Encontro).

35.
I Simpósio de Iniciação Científica em Letras Clássicas da USP.Teatro de Sêneca: o diálogo agonístico hoje. 2012. (Simpósio).

36.
IV Colóquio do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o teatro antigo.Derrocada da casa real em Sêneca e Sarah Kane - o mito de Fedra e Hipólito. 2012. (Outra).

37.
IV Jornada de Estudos Shakespearianos.Traços de Sêneca em Shakespeare: o que vale a pena recuperar. 2012. (Outra).

38.
19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Construção do Diálogo Agonístico no Teatro de Sêneca. 2011. (Simpósio).

39.
II Encontro de Professores de Latim.Tradução intitulada "Amigos, Romanos, Alunos" de texto publicado no Financial Times em 3/12/2010. 2011. (Encontro).

40.
XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Esticomitia no diálogo trágico de Sêneca é argumento de performance?. 2011. (Congresso).

41.
18o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica."A Esticomitia no Diálogo Dramático de Sêneca". 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; ONELLEY, G. ; ALVAREZ, B. B. . XXV Seminário de Estudos Clássicos da UFF: Fluxo de ideias na Antiguidade. 2018. (Outro).

2.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; MORAES, A. M. R. ; MONTEIRO, S. H. C. . XXI Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Letras. 2018. (Outro).

3.
PAGANINE, C. ; HANNES, V. ; KAMPF, S. ; FREITAS, RENATA CAZARINI DE . I Colóquio de Tradução e Criação. 2017. (Outro).

4.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; GRIPP, B. ; CAIROLLI, F. ; ONELLEY, G. . XXIV Seminário de Estudos Clássicos da UFF. 2017. (Outro).

5.
MILTON, J. ; FURLANETTO, E. ; FREITAS, RENATA CAZARINI DE . 2ª Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA). 2017. (Congresso).

6.
FREITAS, RENATA CAZARINI DE; MONTEIRO, S. H. C. ; MEDEIROS, V. G. . XX Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense - Instituto de Letras. 2017. (Outro).

7.
MILTON, J. ; RAMOS, V. L. ; FREITAS, R. C. . 1ª Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA). 2015. (Congresso).

8.
FREITAS, R. C.; OUTROS, E. . "I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH-USP". 2012. (Outro).

9.
LOHNER, J. E. S. ; SEBASTIANI, B. B. ; WERNER, C. ; FREITAS, R. C. ; LOPES, C. E. ; ZANON, C. A. . "V Simpósio de Estudos Clássicos da USP - Épica Antiga". 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Mônica Nunes de Neves. TRADUÇÃO DAS EPÍSTOLAS 64 E 80 DO ESTOICO SÊNECA NUMA ABORDAGEM COLABORATIVA E TRANSDISCIPLINAR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Angélica de Azevedo Silva. TRADUÇÃO DAS EPÍSTOLAS 64 E 80 DO ESTOICO SÊNECA NUMA ABORDAGEM COLABORATIVA E TRANSDISCIPLINAR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras - Latim) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Luan Moraes de Souza. Desenvolvimento: Autonomização Para Leitura Crítica de Textos do Estoicismo Imperial ? Ano II. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFF. (Orientador).

2.
Jorge Eduardo Cardoso Teixeira. Monitoria: CINECLUBE MATRIZES CLÁSSICAS: ALÉM DA SALA DE AULA. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Bruna Gomes Castro da Silva. A MONITORIA COMO FERRAMENTA CONTRA A EVASÃO. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Divisão de Monitoria. (Orientador).

4.
João Felipe Lima Augusto. Desenvolvimento: Autonomização Para Leitura Crítica de Textos do Estoicismo Imperial ? Ano II. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal Fluminense. Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFF. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Rafaela Sabino Tauil Barbosa. Monitoria: Matrizes Clássicas em diferentes plataformas. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Latim) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Graduação UFF. Orientador: Renata Cazarini de Freitas.

2.
Luan Moraes de Souza. Desenvolvimento: Autonomização para leitura crítica de textos do Estoicismo Imperial. 2017. Orientação de outra natureza. (Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFF. Orientador: Renata Cazarini de Freitas.

3.
Bárbara Siqueira Martins. Desenvolvimento: Autonomização para leitura crítica de textos do Estoicismo Imperial. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Grego) - Universidade Federal Fluminense, Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFF. Orientador: Renata Cazarini de Freitas.



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar no concurso para professor assistente de língua e literatura latina 40 DE na Universidade Federal Fluminense em maio de 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:24:24