Raul Isaias Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5276127841345803
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Possui graduação em Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2010) e mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás. Tem experiência na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e ensino e aprendizagem de física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raul Isaias Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, R. I.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O USO DO CONTEXTO DO SURGIMENTO DO MISTICISMO QUÂNTICO PARA A SUPERAÇÃO DE VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA,
Orientador: Agustina Rosa Echeverria.
2011 - 2014
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Instrumentação para o ensino de física B: uma investigação sobre o processo que envolve a fenomenologia e a modelização,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Frederico Firmo de Souza Cruz.
Coorientador: Paulo José Sena dos Santos.
Palavras-chave: Instrumentação para o Ensino de Física; Fenomenologia; Modelização; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2010
Graduação em Física - Licenciatura.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Iniciaçao à pesquisa: uma experiencia no Ensino de Física.
Orientador: José Rildo de Oliveira Queiroz.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional Goiás, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza.
06/2017 - 09/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Intrumentação para o Ensino de Ciências
Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza II
Tópicos em Física III: ondas e fluidos
02/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional Goiás, .

Cargo ou função
Membro da da Comissão de Planejamento e Espaço Físico das Unidades da regional Goiás.
12/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Regional Goiás, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Gestor.
01/2015 - 08/2016
Ensino, Educação de Jovens e Adultos para a Juventude, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Professor Formador
11/2015 - 04/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência Compartilhada I (Tempo Comunidade)
Tópicos em Física I: fundamentos da física e cotidiano do campo
Tópicos em Física II: termofísica e aplicações no campo
Tópicos em Física III: ondas e fluidos
01/2015 - 11/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência Compartilhada II (Tempo Comunidade)
Experiência Compartilhada III (Tempo Comunidade)
Tópicos em Fisica I: fundamentos da física e o cotidiano do campo
Tópicos em Física II: termofísica e aplicações no campo
09/2014 - 12/2014
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Experiência Compartilhada II (Tempo Comunidade)
Tópicos em Física I: fundamentos da física e o cotidiano do campo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Apoio nas disciplinas de Física 1 e Cálculo 1, Carga horária: 8


Colégio Monsenhor Angelino, CMA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 7


Colégio Zênite - Inhumas, COPAI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 7


Instituto Global Comunitário, IGC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 2


Colégio Einstein - Inhumas, IGC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6


Colégio OLY - Inhumas, OLY, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8


Curso e Colégio Energia - Lages, ENERGIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 12


Curso Pré-Vestibular Objetivo, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6


Curso de Educação Popular, CEDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 1


Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, CEARVF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 20


Colégio Linus, CL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 7



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O USO DO CONTEXTO DO SURGIMENTO DO MISTICISMO QUÂNTICO PARA A SUPERAÇÃO DE VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA
Descrição: Compreender o surgimento em um contexto histórico-filosófico do misticismo quântico e considerá-lo como elemento importante para a educação científica, significa iluminar o diálogo entre ciência e metafísica não só para a sala de aula, mas para todos aqueles que sejam curiosos sobre a(s) estrutura(s) do conhecimento científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - 2018
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE CRÍTICA DO CURRÍCULO DO CURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ? REGIONAL GOIÁS.
Descrição: -Buscar contribuições para a discussão sobre a Educação do Campo nos trabalhos científicos de pesquisa em Currículo para o Ensino de Ciências para melhor fundamentar nossa investigação. -Analisar a historicidade inerente às mudanças curriculares ocorridas no curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da UFG ? Regional Goiás; -Questionar junto aos professores e alunos do curso sobre a viabilidade da matriz curricular na sua práxis escolar. -Participar do debate acadêmico sobre o currículo de Licenciatura em Educação do Campo, a fim de estimular e contribuir efetivamente com o processo de formação de professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
I Encontro de Observação Astronômica
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Conhecendo o Universo
Descrição: Sessões do Planetário Móvel durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambientais (FICA) na cidade de Goiás-GO..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raul Isaias Campos - Coordenador / Wendel Alves de Souza - Integrante / STENIO GONCALVES DE OLIVEIRA - Integrante / GUSTAVO RAMOS JORDÃO - Integrante / HIGOR JUNIOR DE OLIVEIRA - Integrante.
2017 - 2017
Audição - a música ensina
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAMPOS, R. I.2012CAMPOS, R. I.; GOMES, I. C. P. ; FURTADO, W. W. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES LICENCIADOS EM FÍSICA DA CIDADE DE INHUMAS, GOIÁS. Polyphonía, v. V. 23, p. 71-81, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, R. I.; CRUZ, F. F. S. ; DOS SANTOS, P. J. S. . Instrumentação para o Ensino de Física B: uma investigação sobre o processo que envolve a fenomenologia e a modelização. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, R. I.; BRICK, E. M. ; SOARES NETO, F. F. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO. In: Semana Nacional da Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais, 2018, Cidade de Goiás. Semana Nacional da Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais, 2018.

2.
BRICK, E. M. ; CAMPOS, R. I. ; SOARES NETO, F. F. ; DELIZOICOV, D. . EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O ENPEC, SNEF E EPEF. In: Encontro de Física, 2016, Natal - RN. Encontro de Física, 2016.

3.
CAMPOS, R. I.; SILVA, V. A. ; FREITAS, E. C. ; MONTEIRO, H. S. R. . UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIONAL GOIÁS UFG. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

4.
CAMPOS, R. I.; CRUZ, F. F. S. ; DOS SANTOS, P. J. S. ; CRUZ, S. M. S. C. S. . REVERSÃO ONTOLÓGICA E O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO NUMA DISCIPLINA DE ?INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA?. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

5.
GOMES, I. C. P. ; CAMPOS, R. I. ; FURTADO, W. W. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES NA CIDADE DE INHUMAS, GOIÁS. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

6.
CAMPOS, R. I.; FERRARI, P. C. ; QUEIROZ, J. R. O. . ENSINO POR PESQUISA: REVITALIZANDO A FEIRA DE CIÊNCIAS. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011.

7.
CAMPOS, R. I.; FERRARI, P. C. ; QUEIROZ, J. R. O. . ENSINO POR PESQUISA: REVITALIZANDO A FEIRA DE CIÊNCIAS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, R. I.; BRICK, E. M. ; SOARES NETO, F. F. . LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA DISCUSSÃO SOBRE CURRÍCULO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAMPOS, R. I.. Horta Comunitária: uma experiência na cidade de Goiás. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAMPOS, R. I.; ECHEVERRIA, A. R. . MISTICISMO QUÂNTICO: EM BUSCA DA SUPERAÇÃO DE VISÕES DEFORMADAS DA CIÊNCIA POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-FILOSOFÓFICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRICK, E. M. ; CAMPOS, R. I. ; SOARES NETO, F. F. ; DELIZOICOV, D. . EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA O ENPEC, SNEF E EPEF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CAMPOS, R. I.. Tempo Comunidade 1: P. A. Holanda, P. A. Engenho Velho e P. A. Baratinha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CAMPOS, R. I.. Instrumentação para o Ensino de Física: uma investigação sobre o processo de fenomenologia e de modelização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CAMPOS, R. I.; CRUZ, F. F. S. ; DOS SANTOS, P. J. S. ; CRUZ, S. M. S. C. S. . REVERSÃO ONTOLÓGICA E O ENFOQUE FENOMENOLÓGICO NUMA DISCIPLINA DE ?INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMPOS, R. I.; FERRARI, P. C. ; QUEIROZ, J. R. O. . ENSINO POR PESQUISA: REVITALIZANDO A FEIRA DE CIÊNCIAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, R. I.. Horta Comunitária: uma experiência na cidade de Goiás. Goiás: I Seminário Internacional e III Seminário Nacional: Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos, 2018 (Relato de Experiência).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, R. I.; OLIVEIRA, S. G. . O átomo e sua história: uma discussão sobre os modelos físicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMPOS, R. I.; CRUZ, B. C.; PEREIRA JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Ruslana Tavares Alves. REFORMULAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

2.
CAMPOS, R. I.; MONTEIRO, H. S. R.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Raquel Pessoa Batista. O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FREITAS, E. C.; CRUZ, B. C.; CAMPOS, R. I.. Participação em banca de Aparecida Neuzeni Gonçalves Bueno. A LEITURA NA CIDADE DE GOIÁS E A CRIAÇÃO DA PRIMEIRA BIBLIOTECA DA CIDADE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

4.
SOUZA, P. F.; FREITAS, E. C.; CAMPOS, R. I.. Participação em banca de Luzia Alencar Rios Martins. EDUCANDOS DA EJA E UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA UMA TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.

5.
SILVA, V. A.; CAMPOS, R. I.; PEREIRA JUNIOR, C. A.. Participação em banca de Thayrine Luana Rosi Freire de Andrade Belle. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM E A REALIDADE DA EJA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAMPOS, R. I.; BORIM, D.; OLIVEIRA, S. G.. Professor substituto de Física da IFG - Campus Goiás. 2016. Instituto federal de Goiás.

2.
CRUZ, B. C.; CAMPOS, R. I.. Processo Seletivo para o Programa de Monitoria do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. 2015. Universidade Federal de Goiás.

3.
CAMPOS, R. I.; COTRIM, R. M. S.; SOUZA, P. F.. Banca Examinadora. 2015. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional e III Seminário Nacional: Agrotóxicos, Impactos Socioambientais e Direitos Humanos. 2018. (Seminário).

2.
Semana Nacional da Educação do Campo: Desafios e Enfrentamentos da Educação do Campo para com as Ciências Naturais. 2018. (Outra).

3.
VII ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DO CENTRO-OESTE. 2018. (Outra).

4.
XI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO PPGECM. 2018. (Seminário).

5.
Culturas Construtivas do Cerrado: oficina de Adobe.. 2017. (Oficina).

6.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Outra).

7.
X Seminário de Integração e Socialização de Projetos. 2017. (Seminário).

8.
Encontro de Física. 2016. (Encontro).

9.
Erotismo e Filosofia II / I Colóquio Fenômeno Erótico. 2016. (Congresso).

10.
Planejamento Urbano em Curitiba: a construção da cidade do amanhã. 2016. (Outra).

11.
Projeto Cine-Debate. 2016. (Outra).

12.
Agro Centro-Oeste Familiar. 2015. (Encontro).

13.
Caminhos da Educação do Campo no Estado de Goiás: políticas públicas, desafios e opooportunidades. 2015. (Outra).

14.
V Seminário Nacional das Licenciaturas em Educação do Campo. 2015. (Seminário).

15.
IV Seminário Nacional Licenciatura em Educação do Campo. 2014. (Seminário).

16.
XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2014. (Olimpíada).

17.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).

18.
XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2011. (Simpósio).

19.
III ESCOLA DE FÍSICA/IF/UFG. 2009. (Encontro).

20.
VI CONPEEX- CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO/ UFG. 2009. (Congresso).

21.
XXVI SEMANA DA FÍSICA/ IF/UFG. 2009. (Encontro).

22.
XXV SEMANA DA FÍSICA/UFG. 2008. (Encontro).

23.
XXIV SEMANA DA FÍSICA/UFG. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMPOS, R. I.. Conhecendo o Universo. 2017. (Exposição).

2.
CAMPOS, R. I.. Seminário Educação de Jovens e Adultos para a Juventude: Desafios Contemporâneos. 2016. (Outro).

3.
CAMPOS, R. I.. Mostra de Ciências. 2009. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raquel Pessoa Batista. O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E SUA CONTEXTUALIZAÇÃO. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Raul Isaias Campos.

2.
Ruslana Tavares Alves. REFORMULAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Raul Isaias Campos.

Orientações de outra natureza
1.
Raquel Pessoa Batista. Monitoria de Física 1. 2015. Orientação de outra natureza. (Educação do Campo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Raul Isaias Campos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:55:51