Icles Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0864535917103259
  • Última atualização do currículo em 11/01/2018


Bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é doutorando em História pela mesma instituição. Possui grande interesse na história dos nacionalismos e identidades (regionais e nacionais), as memórias a respeito da Segunda Guerra Mundial e os conflitos de identidades na Europa após o fim da Guerra Fria. Pesquisa também na área de História e Música, focando no impacto de conflitos identitários e memórias na indústria cultural, mais especialmente nos diversos subgêneros do Heavy Metal. Atua na área de História Pública e divulgação científica, sendo responsável pelo canal Leitura ObrigaHISTÓRIA no YouTube desde agosto de 2015. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Icles Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, Icles


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Orientador: Márcio Roberto Voigt.
Palavras-chave: História; Memória; Guerra.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Identidades.
2014 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Histórias e memórias da Segunda Guerra Mundial e do pós-guerra no leste europeu a partir do Heavy Metal: análise da obra da banda Sabaton,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcio Roberto Voigt.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Memória; Música; Heavy Metal; Guerra.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Nacionalismos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Identidades.
2009 - 2013
Graduação em História.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Propaganda, militarismo e as suas relações com o Heavy Metal em um estudo de caso: o álbum The Glorious Burden da banda Iced Earth.
Orientador: Alexandre Busko Valim.




Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista/Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e música.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: História dos nacionalismos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Medalha comemorativa UFSC 50 anos, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, Icles2017RODRIGUES, Icles. Inserção social da música popular em um estudo comparativo: o corrido mexicano e a música tradicional irlandesa. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 9, p. 207-226, 2017.

2.
RODRIGUES, Icles2015 RODRIGUES, Icles. Usos políticos das memórias da Segunda Guerra Mundial pelo governo Putin: o culto aos veteranos e a reabilitação do período stalinista. Revista Contemporânea, v. 2, p. 1-25, 2015.

3.
RODRIGUES, Icles2011RODRIGUES, Icles. Piedade sangrenta: a legitimação da tortura na caça às bruxas na Europa. Alethéia (Goiânia), v. 1/2, p. 177-193, 2011.

4.
KLANOVICZ, Jó2009KLANOVICZ, Jó ; RODRIGUES, Icles ; ANDRADE, Rodrigo P. de . Venha a nós o vosso reino: a legitimação da Corte Medieval através da imagem da Corte Celestial. Mirabilia (Vitória. Online), v. 9, p. 130-144, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, Icles. A UFSC na década de 60: outras histórias. In: NECKEL, Roselane; KÜCHLER, Alita Diana C.. (Org.). UFSC 50 anos: trajetórias e desafios. 1ed.Florianópolis: UFSC, 2010, v. , p. 17-35.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RODRIGUES, Icles. Projeto Livro UFSC 50 anos: alguns esclarecimentos. Boletim - Apufsc-Sindical, Florianópolis/SC, p. 3 - 3, 12 abr. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, Icles. 'Onde Deus é grande e as armas são boas': identidade sulista e conservadorismo na obra do Lynyrd Skynyrd. In: XXIII Semana Acadêmica de Históra: 'Alicerces da História: Teoria, Ensino e Pesquisa', 2016, Blumenau. Anais da Semana Acadêmica de História - XXIII Semana Acadêmica de Históra: "Alicerces da História: Teoria, Ensino e Pesquisa". Blumenau: FURB, 2016. v. 1. p. 149-160.

2.
RODRIGUES, Icles. História, memória e identidade na Polônia: a Batalha de Wizna e o Levante de Varsóvia representados pelo Heavy Metal em um estudo de caso. In: II Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2015, Cascavel. Anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2015. p. 1-22.

3.
RODRIGUES, Icles. Contribuição do materialismo histórico e da lógica histórica de E. P. Thompson para a relação entre História e Música. In: IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na Modernidade; VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na Modernidade; VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2014. v. 1. p. 1389-1397.

4.
RODRIGUES, Icles. O medo da fome nos contos de fada do século XVII ao XIX. In: III Semana Acadêmica de História - Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias., 2012, Florianópolis. ANAIS DA SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA (FAED-UDESC). III Semana Acadêmica de História - Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias, 2012. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, Icles. História, memória e identidade na Polônia: a Batalha de Wizna e o Levante de Varsóvia representados pelo Heavy Metal em um estudo de caso. In: II Congresso Internacional de Estudos do Rock, 2015, Cascavel. Caderno de Resumos: II Congresso Internacional de Estudos do Rock. Cascavel: UNIOESTE, 2015. p. 45.

2.
RODRIGUES, Icles. Comentários do site Youtube como fonte para estudos de recepção: oportunidade ou efemeridade?. In: XXII Semana Acadêmica de História, 2015, Blumenal. A História em perspectiva: desafios do historiador no século XXI. Blumenal: Fundação Universidade Regional de Blumenau, 2015. v. 1. p. 25-25.

3.
RODRIGUES, Icles. Contribuição do materialismo histórico e da lógica histórica de E. P. Thompson para a relação entre História e Música.. In: IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na Modernidade; VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na Modernidade; VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 268-268.

Apresentações de Trabalho
1.
RODRIGUES, Icles. 'O som dos morteiros, a música da morte': a Batalha de Stalingrado e o uso de música para seu ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
RODRIGUES, Icles. Divulgação de conhecimento histórico através do YouTube: vantagens e dificuldades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RODRIGUES, Icles. Comentários do site Youtube como fonte para estudos de recepção: oportunidade ou efemeridade?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RODRIGUES, Icles. História, memória e identidade na Polônia: a Batalha de Wizna e o Levante de Varsóvia representados pelo Heavy Metal em um estudo de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RODRIGUES, Icles. Heroínas improváveis?: as ?Bruxas da Noite? do 588° Regimento de Bombardeio Noturno soviético em uma canção de Heavy Metal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RODRIGUES, Icles. Contribuição do materialismo histórico e da lógica histórica de E. P. Thompson para a relação entre História e Música.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RODRIGUES, Icles. 'Onde Deus é grande e as armas são boas': a 'identidade sulista' e o conservadorismo na obra do Lynyrd Skynyrd. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
RODRIGUES, Icles. O medo da fome nos contos de fada do século XVII ao XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUES, Icles. Historiografia da Revolução Russa. 2017; Tema: Historiografia. (Rede social).

2.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar cinema como fonte: fontes históricas. 2017; Tema: História e Cinema. (Rede social).

3.
RODRIGUES, Icles. Quem é Zygmunt Bauman?. 2017; Tema: Historiografia. (Rede social).

4.
RODRIGUES, Icles; PISANI, M. . Doutorado em Amsterdã - Entrevista com Mariane Pisani. 2017; Tema: Pós-graduação. (Rede social).

5.
RODRIGUES, Icles. Mussolini e a ascensão do Fascismo, de Donald Sassoon. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

6.
RODRIGUES, Icles. Quem é Joan W. Scott?. 2017; Tema: Historiografia. (Rede social).

7.
RODRIGUES, Icles. O que é Fascismo? - Conceitos Históricos. 2017; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

8.
RODRIGUES, Icles. Índia - História das nações. 2017; Tema: História geral. (Rede social).

9.
RODRIGUES, Icles; TONIN, T. . Doutorado na Itália - Entrevista com Thays Tonin. 2017; Tema: Entrevista. (Rede social).

10.
RODRIGUES, Icles. Soldados: sobre lutar, matar e morrer, de Sönke Neitzel e Harald Welzer. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

11.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar com documentos de arquivo? - Fontes Históricas. 2017; Tema: Fontes e Metodologia. (Rede social).

12.
RODRIGUES, Icles. Quem é Caio Prado Junior?. 2017; Tema: Biografia, teoria e metodologia. (Rede social).

13.
RODRIGUES, Icles. O que foi a segunda escravidão? - Conceitos Históricos. 2017; Tema: Escravidão. (Rede social).

14.
RODRIGUES, Icles. Gengis Khan e as conquistas mongóis (parte 1 de 3). 2017; Tema: Idade Média. (Rede social).

15.
RODRIGUES, Icles. Gengis Khan e as conquistas mongóis (parte 2 de 3). 2017; Tema: Idade Média. (Rede social).

16.
RODRIGUES, Icles. Gengis Khan e as conquistas mongóis (parte 3 de 3). 2017; Tema: Idade Média. (Rede social).

17.
RODRIGUES, Icles. Trabalhando com fontes audiovisuais - Fontes Históricas. 2017; Tema: Fontes. (Rede social).

18.
RODRIGUES, Icles. Sobre a televisão, de Pierre Bourdieu. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

19.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Iraniana (parte 1 de 3). 2017; Tema: Revolução Iraniana. (Rede social).

20.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Iraniana (parte 2 de 3). 2017; Tema: Revolução Iraniana. (Rede social).

21.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Iraniana (parte 3 de 3). 2017; Tema: Revolução Iraniana. (Rede social).

22.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar com música como fonte - Fontes Históricas. 2017; Tema: Fontes, teoria e metodologia. (Rede social).

23.
RODRIGUES, Icles. Qual a diferença entre Memória e História? - Conceitos Históricos. 2017; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

24.
RODRIGUES, Icles; KLUG, J. . Quem era o irmão alemão de Chico Buarque? Entrevista com João Klug. 2017; Tema: Entrevista. (Rede social).

25.
RODRIGUES, Icles; KLUG, J. . Alemanha Oriental: história política e econômica. 2017; Tema: Alemanha Oriental. (Rede social).

26.
RODRIGUES, Icles. História dos Estados Unidos, de Leandro Karnal et al.. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

27.
RODRIGUES, Icles. O Brasil 'deu errado' por ser 'colônia de exploração'?. 2017; Tema: Brasil. (Rede social).

28.
RODRIGUES, Icles. Anacronismo conceitual: quando ocorre e por quê?. 2017; Tema: Teoria da História. (Rede social).

29.
RODRIGUES, Icles; JALES, L. . Breve história da Revolução Russa. 2017; Tema: História Geral. (Rede social).

30.
RODRIGUES, Icles. O 'economicismo' e a manutenção de privilégios no Brasil. 2016; Tema: Sociologia e História do Brasil. (Rede social).

31.
RODRIGUES, Icles. A revolução coreana, de Visentini, Pereira e Melchionna. 2016; Tema: Coreia do Norte e Guerra Fria. (Rede social).

32.
RODRIGUES, Icles. Anacronismo, sincronia, diacronia e porque a história não se repete. 2016; Tema: Teoria da História. (Rede social).

33.
RODRIGUES, Icles; LEVI, G. . A micro-história italiana e entrevista com Giovanni Levi. 2016; Tema: Historiografia e Teoria da História. (Rede social).

34.
RODRIGUES, Icles. A onda conservadora, de Felipe Demier e Rejane Hoeveler. 2016; Tema: Política e História do Brasil. (Rede social).

35.
RODRIGUES, Icles; JUNQUEIRA, L. F. . Pós-graduação em História na China: entrevista com Luis Fernando Junqueira. 2016; Tema: Pós-graduação no Exterior. (Rede social).

36.
RODRIGUES, Icles. Chutando a escada, de Ha-Joon Chang. 2016; Tema: História econômica. (Rede social).

37.
RODRIGUES, Icles. O tempo para Fernand Braudel (e sua treta com Levi-Strauss). 2016; Tema: Historiografia e teoria da história. (Rede social).

38.
RODRIGUES, Icles. O que é anarquismo? - Conceitos Históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

39.
RODRIGUES, Icles. Refugiado ou migrante? Entenda a diferença - Conceitos históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

40.
RODRIGUES, Icles. O Levante de 44: a batalha por Varsóvia, de Norman Davies. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

41.
RODRIGUES, Icles. O que é a Escola dos Annales?. 2016; Tema: Historiografia e teoria da história. (Rede social).

42.
RODRIGUES, Icles. O que é Feudalismo - Conceitos históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

43.
RODRIGUES, Icles. As crianças e a Segunda Guerra Mundial. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

44.
RODRIGUES, Icles. Os assassinos, de Bernard Lewis. 2016; Tema: Idade Média. (Rede social).

45.
RODRIGUES, Icles. Quem é E. P. Thompson?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

46.
RODRIGUES, Icles; HAGEMEYER, R. R. . O movimento estudantil brasileiro em 1968: entrevista com Rafael Hagemeyer. 2016; Tema: História do Brasil. (Rede social).

47.
RODRIGUES, Icles. Quem é Norbert Elias?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

48.
RODRIGUES, Icles. O Brasil na Primeira Guerra Mundial. 2016; Tema: Primeira Guerra Mundial. (Rede social).

49.
RODRIGUES, Icles. Egito - Histórias das Nações. 2016; Tema: História Geral. (Rede social).

50.
RODRIGUES, Icles. Quem é Peter Burke?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

51.
RODRIGUES, Icles. O que é um documento histórico? - Fontes Históricas. 2016; Tema: Teoria e metodologia. (Rede social).

52.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Cubana, de Luis Fernando Ayerbe. 2016; Tema: História geral. (Rede social).

53.
RODRIGUES, Icles. Quem é Moniz Bandeira?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

54.
RODRIGUES, Icles; OLIVEIRA, D. . Brasileiros na Wehrmacht e alemães na FEB? Entrevista com Dennison de Oliveira. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

55.
RODRIGUES, Icles. Como se definem Direita e Esquerda? - Conceitos Históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

56.
RODRIGUES, Icles. Quem é Carlo Ginzburg?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

57.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar com fontes literárias? - Fontes Históricas. 2016; Tema: Teoria e metodologia. (Rede social).

58.
RODRIGUES, Icles. Mulheres na Guerra - As Bruxas da Noite. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

59.
RODRIGUES, Icles. Apologia da História, de Marc Bloch. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VOIGT, M. R.; ROSA, J. R. V.; RODRIGUES, Icles. Participação em banca de Ana Luiza Brandes Becher.Uma análise da relação Brasil-Estados Unidos sob a lente do periódico "Cidade de Blumenau" no ano de 1942. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio Cinema, Música, Literatura e Materialismo Histórico. 2017. (Outra).

2.
XXIII Semana Acadêmica de História da FURB."O som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrad e o uso de música para seu ensino. 2017. (Simpósio).

3.
História pública: caminhos e possibilidades para o contato da Historiografia com o grande público.Divulgação de conhecimento histórico através do YouTube: vantagens e dificuldades. 2016. (Outra).

4.
I Colóquio Direito e Arte.Rock e Heavy Metal como veículos de crítica sócio-política: vertentes progressistas e conservadoras. 2016. (Outra).

5.
XXIII Semana Acadêmica de História da FURB.'Onde Deus é grande e as armas são boas': identidade sulista e conservadorismo na obra do Lynyrd Skynyrd. 2016. (Outra).

6.
II Congresso internacional de estudos do Rock. História, memória e identidade na Polônia: a Batalha de Wizna e o Levante de Varsóvia representados pelo Heavy Metal em um estudo de caso.. 2015. (Congresso).

7.
III Colóquio Cinema, Música, Literatura e Materialismo Histórico. 2015. (Outra).

8.
III Seminário Sociedade, política e cultura no mundo contemporâneo.Heroínas improváveis?: as Bruxas da Noite do 588 Regimento de Bombardeio Noturno soviético em uma canção de Heavy Metal.. 2015. (Seminário).

9.
XXII Semana de História da FURB: "A História em perspectiva: desafios do historiador no século XXI"."Comentários do site Youtube como fonte histórica: oportunidade ou efemeridade?". 2015. (Outra).

10.
II Colóquio Cinema, Literatura e Materialismo Histórico. 2014. (Outra).

11.
II Seminário Sociedade Política e Cultura no Mundo Contemporâneo."Onde Deus é grande e as armas são boas": a "identidade sulista" e o conservadorismo na obra do Lynyrd Skynyrd. 2014. (Seminário).

12.
IX Semana de História Política: Política, conflitos e identidades na Modernidade; VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Contribuição do materialismo histórico e da lógica histórica de E. P. Thompson para a relação entre História e Música. 2014. (Seminário).

13.
Oficina e Mesa redonda com o historiador italiano Giovanni Levi. 2014. (Oficina).

14.
IX Semana de História: história, religiosidade e poder.Cine debate: Domingo Sangrento (Paul Greengrass, 2002).. 2013. (Outra).

15.
III Semana Acadêmica de História - Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias..O medo da fome nos contos de fada do século XVII ao XIX. 2012. (Outra).

16.
VIII Semana Acadêmica de História: Oriente: passado e presente. 2012. (Outra).

17.
Colóquio de Estudos Medievais Meridianum: Fronteiras do Medievo. 2011. (Outra).

18.
V Seminário de estudos medievais - Imagens de Joana D'Arc: Idade Média, cultura e representações. 2010. (Seminário).

19.
História em debate. 2009. (Seminário).

20.
V Semana de história - UFSC. 2009. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUES, Icles. O 'economicismo' e a manutenção de privilégios no Brasil. 2016; Tema: Sociologia e História do Brasil. (Rede social).

2.
RODRIGUES, Icles. A revolução coreana, de Visentini, Pereira e Melchionna. 2016; Tema: Coreia do Norte e Guerra Fria. (Rede social).

3.
RODRIGUES, Icles. Anacronismo, sincronia, diacronia e porque a história não se repete. 2016; Tema: Teoria da História. (Rede social).

4.
RODRIGUES, Icles; LEVI, G. . A micro-história italiana e entrevista com Giovanni Levi. 2016; Tema: Historiografia e Teoria da História. (Rede social).

5.
RODRIGUES, Icles. A onda conservadora, de Felipe Demier e Rejane Hoeveler. 2016; Tema: Política e História do Brasil. (Rede social).

6.
RODRIGUES, Icles; JUNQUEIRA, L. F. . Pós-graduação em História na China: entrevista com Luis Fernando Junqueira. 2016; Tema: Pós-graduação no Exterior. (Rede social).

7.
RODRIGUES, Icles. Chutando a escada, de Ha-Joon Chang. 2016; Tema: História econômica. (Rede social).

8.
RODRIGUES, Icles. O tempo para Fernand Braudel (e sua treta com Levi-Strauss). 2016; Tema: Historiografia e teoria da história. (Rede social).

9.
RODRIGUES, Icles. O que é anarquismo? - Conceitos Históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

10.
RODRIGUES, Icles. Refugiado ou migrante? Entenda a diferença - Conceitos históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

11.
RODRIGUES, Icles. O Levante de 44: a batalha por Varsóvia, de Norman Davies. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

12.
RODRIGUES, Icles. O que é a Escola dos Annales?. 2016; Tema: Historiografia e teoria da história. (Rede social).

13.
RODRIGUES, Icles. O que é Feudalismo - Conceitos históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

14.
RODRIGUES, Icles. As crianças e a Segunda Guerra Mundial. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

15.
RODRIGUES, Icles. Os assassinos, de Bernard Lewis. 2016; Tema: Idade Média. (Rede social).

16.
RODRIGUES, Icles. Quem é E. P. Thompson?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

17.
RODRIGUES, Icles; HAGEMEYER, R. R. . O movimento estudantil brasileiro em 1968: entrevista com Rafael Hagemeyer. 2016; Tema: História do Brasil. (Rede social).

18.
RODRIGUES, Icles. Quem é Norbert Elias?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

19.
RODRIGUES, Icles. O Brasil na Primeira Guerra Mundial. 2016; Tema: Primeira Guerra Mundial. (Rede social).

20.
RODRIGUES, Icles. Egito - Histórias das Nações. 2016; Tema: História Geral. (Rede social).

21.
RODRIGUES, Icles. Quem é Peter Burke?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

22.
RODRIGUES, Icles. O que é um documento histórico? - Fontes Históricas. 2016; Tema: Teoria e metodologia. (Rede social).

23.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Cubana, de Luis Fernando Ayerbe. 2016; Tema: História geral. (Rede social).

24.
RODRIGUES, Icles. Quem é Moniz Bandeira?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

25.
RODRIGUES, Icles; OLIVEIRA, D. . Brasileiros na Wehrmacht e alemães na FEB? Entrevista com Dennison de Oliveira. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

26.
RODRIGUES, Icles. Como se definem Direita e Esquerda? - Conceitos Históricos. 2016; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

27.
RODRIGUES, Icles. Quem é Carlo Ginzburg?. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).

28.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar com fontes literárias? - Fontes Históricas. 2016; Tema: Teoria e metodologia. (Rede social).

29.
RODRIGUES, Icles. Mulheres na Guerra - As Bruxas da Noite. 2016; Tema: Segunda Guerra Mundial. (Rede social).

30.
RODRIGUES, Icles. Quem é Zygmunt Bauman?. 2017; Tema: Historiografia. (Rede social).

31.
RODRIGUES, Icles; PISANI, M. . Doutorado em Amsterdã - Entrevista com Mariane Pisani. 2017; Tema: Pós-graduação. (Rede social).

32.
RODRIGUES, Icles. Mussolini e a ascensão do Fascismo, de Donald Sassoon. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

33.
RODRIGUES, Icles. Quem é Joan W. Scott?. 2017; Tema: Historiografia. (Rede social).

34.
RODRIGUES, Icles. O que é Fascismo? - Conceitos Históricos. 2017; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

35.
RODRIGUES, Icles. Índia - História das nações. 2017; Tema: História geral. (Rede social).

36.
RODRIGUES, Icles; TONIN, T. . Doutorado na Itália - Entrevista com Thays Tonin. 2017; Tema: Entrevista. (Rede social).

37.
RODRIGUES, Icles. Soldados: sobre lutar, matar e morrer, de Sönke Neitzel e Harald Welzer. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

38.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar com documentos de arquivo? - Fontes Históricas. 2017; Tema: Fontes e Metodologia. (Rede social).

39.
RODRIGUES, Icles. Quem é Caio Prado Junior?. 2017; Tema: Biografia, teoria e metodologia. (Rede social).

40.
RODRIGUES, Icles. O que foi a segunda escravidão? - Conceitos Históricos. 2017; Tema: Escravidão. (Rede social).

41.
RODRIGUES, Icles. Gengis Khan e as conquistas mongóis (parte 1 de 3). 2017; Tema: Idade Média. (Rede social).

42.
RODRIGUES, Icles. Gengis Khan e as conquistas mongóis (parte 2 de 3). 2017; Tema: Idade Média. (Rede social).

43.
RODRIGUES, Icles. Gengis Khan e as conquistas mongóis (parte 3 de 3). 2017; Tema: Idade Média. (Rede social).

44.
RODRIGUES, Icles. Trabalhando com fontes audiovisuais - Fontes Históricas. 2017; Tema: Fontes. (Rede social).

45.
RODRIGUES, Icles. Sobre a televisão, de Pierre Bourdieu. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

46.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Iraniana (parte 1 de 3). 2017; Tema: Revolução Iraniana. (Rede social).

47.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Iraniana (parte 2 de 3). 2017; Tema: Revolução Iraniana. (Rede social).

48.
RODRIGUES, Icles. A Revolução Iraniana (parte 3 de 3). 2017; Tema: Revolução Iraniana. (Rede social).

49.
RODRIGUES, Icles. Como trabalhar com música como fonte - Fontes Históricas. 2017; Tema: Fontes, teoria e metodologia. (Rede social).

50.
RODRIGUES, Icles. Qual a diferença entre Memória e História? - Conceitos Históricos. 2017; Tema: Conceitos históricos. (Rede social).

51.
RODRIGUES, Icles; KLUG, J. . Quem era o irmão alemão de Chico Buarque? Entrevista com João Klug. 2017; Tema: Entrevista. (Rede social).

52.
RODRIGUES, Icles; KLUG, J. . Alemanha Oriental: história política e econômica. 2017; Tema: Alemanha Oriental. (Rede social).

53.
RODRIGUES, Icles. História dos Estados Unidos, de Leandro Karnal et al.. 2017; Tema: Resenha. (Rede social).

54.
RODRIGUES, Icles. O Brasil 'deu errado' por ser 'colônia de exploração'?. 2017; Tema: Brasil. (Rede social).

55.
RODRIGUES, Icles. Apologia da História, de Marc Bloch. 2016; Tema: Historiografia. (Rede social).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:50:05