Gildeon Alves dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0627065489382475
  • Última atualização do currículo em 20/06/2018


Possui curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Língua Inglesa pela Faculdade Católica de Anápolis (2012). Atualmente é professor de Língua Inglesa no Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon - BA. Desenvolve pesquisa na área de língua e cultura, na linha 'estudos do processo criativo em diversas linguagens: crítica genética, tradução interlingual, tradução interartes'. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gildeon Alves dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, G. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura - PPGLinC.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Reconstruindo Marley: um estudo sobre o processo tradutório de metáforas,Orientador: Profª. Drª. Sílvia Maria Guerra Anastácio.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Palavras-chave: Tradução. Metáfora Conceitual. Crítica de Processo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2011 - 2012
Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa na Educação em Lí. (Carga Horária: 720h).
Faculdade Católica de Anápolis, FCA, Brasil.
Título: A reconstrução imagética discursiva do negro em Things Fall Apart, de Chinua Achebe..
Orientador: Cynthia Helber Urias Rodrigues Campos.
2006 - 2010
Graduação em Letras com Habilitação em Língua Inglesa.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A representação Discursiva da Identidade de Michael Jackson no Scientificblogging: por uma abordagem tridimensional do discurso.
Orientador: Professor Roberto R. Bueno.




Formação Complementar


2016 - 2016
Educação Especial Inclusiva. (Carga horária: 120h).
POTESTATEM TECNOLOGIA, SERVICOS E EDUCACAO LTDA - ME, EDUCAMUNDO, Brasil.
2016 - 2016
Gestão de Sistemas Educacionais. (Carga horária: 120h).
POTESTATEM TECNOLOGIA, SERVICOS E EDUCACAO LTDA - ME, EDUCAMUNDO, Brasil.
2015 - 2016
Capacitação para professores de Inglês - Fundamentos essenciais. (Carga horária: 120h).
POTESTATEM TECNOLOGIA, SERVICOS E EDUCACAO LTDA - ME, EDUCAMUNDO, Brasil.
2015 - 2015
Educação Científica: Inovação Educacional para a Sala de Aula. (Carga horária: 120h).
Instituto Anísio Teixeira, IAT/SEC, Brasil.
2014 - 2015
Pacto Pelo Ensino Médio. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco - BA, UNIVASF, Brasil.
2014 - 2015
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE). (Carga horária: 180h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2015
Módulo I do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE). (Carga horária: 90h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 3
Outras informações
Professor do componente Curricular LETB26: Leitura de Produções Artísticas em Língua Inglesa.


Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon, CEPMC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-diretor, Carga horária: 20


Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, CENSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20


Colégio Armando Xavier de Oliveira, CAXO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica

Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, G. A.. (Re)pensando os Planos de Ação dos Líderes de Classe. 2018. .

2.
SANTOS, G. A.. Projeto Jovens Empreendedores - Nocões Básicas de língua Inglesa no Serviço Hoteleiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, G. A.. Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisas Estudantis da Educação Básica. 2018. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I I Seminário ? Diálogos entre a pós e a graduação.Reconstruindo Marley: um estudo sobre o processo tradutório de metáforas. 2017. (Seminário).

2.
VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Metáforas Visuais e Representações Ideológicas no Museu Bob Marley. 2017. (Congresso).

3.
XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras (SEPESQ).Ressignificando Marley:um estudo sobre a tradução de metáforas. 2017. (Seminário).

4.
4º Seminário de Estudos Linguísticos e Literários: Linguagem, Diversidade e Ensino. 2008. (Seminário).

5.
Estudos de Cinema. 2008. (Encontro).

6.
Inglês Avançado Preparatório para FCE. 2008. (Oficina).

7.
Curso de Extensão de Conversação em Língua Inglesa. 2007. (Oficina).

8.
Estudos de Cinema. 2007. (Encontro).

9.
Tipologia Textual na Língua Inglesa. 2007. (Oficina).



Outras informações relevantes


Aprovado no concurso público para professor padrão P - Grau 1, realizado pela Consep UnB - SAEB em 09 de janeiro de 2011.
Possui conhecimento prático nas áreas de turismo e hotelaria advindo de viagens internacionais a países sulamericanos: Argentina e Uruguai; europeus: Espanha, Portugal, França e Itália; e africano: Marrocos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 4:03:17