Gabriela Denise de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4234985354823747
  • Última atualização do currículo em 20/02/2018


Graduada em Informática Biomédica pela Universidade de São Paulo (USP), campus Ribeirão Preto (Conclusão: 2010) e Mestre em Ciências (Área: Gestão e Informática em Saúde) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus São Paulo (Conclusão: 2014). Tem experiência nas áreas: informática em saúde; sistemas de informação em saúde; extração e recuperação de informação; mineração de texto; aprendizado de máquina; saúde pública; desenvolvimento de sistemas (Java); desenvolvimento Web e bancos de dados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Denise de Araujo
Nome em citações bibliográficas
Araujo, Gabriela Denise

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Diretoria, Departamento de Informática em Saúde.
Rua Botucatu - de 581/582 ao fim
Vila Clementino
04023062 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55492385
URL da Homepage: http://www.unifesp.br/pg/dis/gestaoeinformatica


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Gestão e Informática em Saúde.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Modelo de tópico para mensagens do Twitter sobre temas de saúde baseado no inter-relacionamento de doenças, medicamentos e sintomas,
Orientador: Ivan Torres Pisa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: redes sociais; saúde; mineração de dados; doença; medicamentos; sintomas.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Dados.
2012 - 2014
Mestrado em Gestão e Informática em Saúde.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Análise de Sentimento de mensagens do Twitter em português brasileiro relacionadas a temas de saúde,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ivan Torres Pisa.
Coorientador: Marcelo de Paiva Guimarães.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: análise de sentimento; saúde; Twitter; Classificação; Câncer; Diabetes.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Mineração de Dados.
2007 - 2010
Graduação em Informática Biomédica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Implementação e Avaliação de um Classificador Neuro-fuzzy para Auxílio ao Diagnóstico de Câncer da Mama.
Orientador: Joaquim Cezar Felipe.




Formação Complementar


2011 - 2011
II CURSO AVANÇADO DE HL7. (Carga horária: 8h).
Instituto HL7 Brasil, HL7, Brasil.
2011 - 2011
II CURSO BÁSICO DE HL7. (Carga horária: 8h).
Instituto HL7 Brasil, HL7, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente
Outras informações
Apoiar os tutores do curso de especialização em Informática em Saúde, modalidade a distância (EAD), ministrado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a UNIFESP.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Tutor longitudinal à distância no curso de Especialização em Informática em Saúde (UAB - UNIFESP). Principais funções: 1. Mediar a comunicação de conteúdos entre professor e alunos; 2. Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso; 3. Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes; 4. Manter regularidade de acesso ao ambiente virtual e dar retorno ás solicitações dos alunos no prazo máximo de 24 horas; 5. Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar as atividades discentes; 6. Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes; 7. Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de Ensino; 8. Elaborar relatórios quinzenais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria; 9. Participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável; 10. Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais nos pólos em especial na aplicação de avaliações.



Projetos de pesquisa


2010 - 2010
Desenvolvimento de um Sistema de Vigilância de Malformações Congênitas no Brasil a partir da Implementação de Relacionamento (Linkage) Probabilístico de Dados.
Descrição: Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um sistema de vigilância e monitoramento das malformações congênitas (SVMC), capaz de produzir automaticamente a prevalência e incidência dessas malformações. Tal sistema contém um algoritmo capaz de fazer automaticamente o relacionamento (linkage) dos dados. Inicialmente ele foi prototipado com dados oriundos do Sistema de Informações de Nascidos Vivos (SINASC) e do Sistema de Internações Hospitalares (SIH). A idéia básica é poder automatizar tanto estudos retrospectivos bem como contribuir para a formação de uma base de dados nacional de malformações congênitas, com uma infra-estrutura permanente. O sistema como um todo, inclui ainda alguns módulos para a gestão da informação como um módulo de auditoria de dados e um módulo de análise da epidemiologia das malformações congênitas, capaz de mostrar estatísticas regionalizadas tanto da incidência e prevalência, como da assistência a esse agravo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Projeto de um Classificador Neuro-fuzzy para Auxílio ao Diagnóstico de Câncer de Mama.
Descrição: Um sistema de diagnóstico auxiliado por computador atua como gerador de uma segunda opinião para auxiliar os radiologistas na detecção e diagnóstico de anomalias, a partir da análise visual das imagens, aumentando a eficiência deste processo. Ainda assim, existem obstáculos que se contrapõem ao processo de representação e análise automática de imagens médicas nesse ambiente, tais que os resultados obtidos pelos algoritmos de apoio à decisão podem gerar divergências com os resultados esperados pelo médico.O presente trabalho consiste no projeto de um sistema Neuro-fuzzy que fornece, de maneira automática, uma classificação de lesões (nódulos e calcificações) identificadas em imagens de mama a partir de descritores textuais utilizados pelos radiologistas e padronizados pelo sistema BI-RADS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2008
Busca de padrões para identificação de sítios de poliadenilação utilizando Aprendizado de Máquinas
Descrição: A poliadenilação é um evento pós transcricional em células eucarióticas, que consiste em duas etapas: clivagem específica na extremidade 3 da maioria dos RNA mensageiros e adição de uma cauda poli(A). Além desse processo garantir a estabilidade, localização e translação do RNA mensageiro, a predição de sítios de poliadenilação (sítios poli(A)) poderá auxiliar na identificação de genes e definição dos limites entre eles. O objetivo deste artigo é, através de diversos métodos de Aprendizado de Máquinas aplicados a construção de classificadores, identificar seqüências de bases que se repetem ao longo do gene e que podem auxiliar no melhor entendimento da maquinaria de poliadenilação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
IntegraVep-H - Sistema de Vigilância Epidemiológica Hospitalar
Descrição: Em colaboração com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica estamos desenvolvendo um sistema capaz de auxiliar na notificação e vigilância epidemiológica de doenças infecto-contagiosas, traumas, violência e câncer. O sistema em cada instância tem os seguintes módulos: de notificação, de auditoria de dados, de análise estatística e epidemiológica e de apoio a decisão. O sistema como um todo esta sendo prototipado para operar não só como um auxiliar ao sistema do HCFMRP como também para ser generalizado e interoperável com outros sistemas em vários Núcleos de Vigilância Epidemiológica no Estado de São Paulo..
Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Informática em Saúde.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Araujo, Gabriela Denise2018 Araujo, Gabriela Denise; Teixeira, Fábio Oliveira ; Mancini, Felipe ; Guimarães, Marcelo de Paiva ; Pisa, Ivan Torres . Sentiment Analysis of Twitter?s Health Messages in Brazilian Portuguese. journal of health informatics, v. 10, p. 17-24, 2018.

2.
Araujo, Gabriela Denise2012 Araujo, Gabriela Denise; Sousa, Fernando Sequeira ; Teixeira, Fábio Oliveira ; Mancini, Felipe ; De Domenio, Edvane BL ; Guimarães, Marcelo de Paiva ; Pisa, Ivan Torres . Análise de sentimentos sobre temas de saúde em mídia social. Journal of Health Informatics, v. 4, p. 95-99, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Sousa, Fernando Sequeira ; Mancini, Felipe ; Teixeira, Fábio Oliveira ; Araujo, Gabriela Denise ; Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos ; Pisa, Ivan Torres . Multirrotulação automática de páginas web de saúde: uma avaliação preliminar da percepção humana. In: WIM2012 - XII Workshop de Informática Médica, 2012, Curitiba. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

2.
Teixeira, Fábio Oliveira ; Araujo, Gabriela Denise ; Mancini, Felipe ; de Araújo, Luciano Vieira ; Pisa, Ivan Torres . Indexação de artigos científicos de Informática em Saúde por meio da competição de técnicas de extração de características.. In: WIM2012 - XII Workshop de Informática Médica, 2012, Curitiba. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

3.
Araujo, Gabriela Denise; MIRANDA, G. H. B ; FELIPE, J. C. . Projeto de um Classificador Neuro-fuzzy para Auxílio ao Diagnóstico de Câncer de Mama.. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010, Porto de Galinhas. XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010. v. 1.

4.
NETO, K. F. ; SASAZAKI, M. Y. ; Araujo, Gabriela Denise ; ALVES, D. . Desenvolvimento de um Sistema de Vigilância de Malformações Congênitas no Brasil a partir da Implementação de Relacionamento (Linkage) Probabilístico de Dados.. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010, Porto de Galinhas. XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TENORIO, J. M. ; Araujo, Gabriela Denise ; Pisa, Ivan Torres ; MARIN, H. F. . Intelligent Personal Health Record: a proposal.. In: AMIA 2011 Annual Symposium, 2013, Washington. AMIA Proceedings, 2013.

2.
Mancini, Felipe ; Sousa, Fernando Sequeira ; Teixeira, Fábio Oliveira ; Hummel, Anderson Diniz ; Falcão, Alex Esteves Jaccoud ; Cohrs, Frederico Molina ; Araujo, Gabriela Denise ; Pisa, Ivan Torres . Uso do Medical Subject Headings (MeSH) em Português para Categorização de Conteúdos Web em Saúde.. In: IX Semana de Informática Biomédica, 2011, Ribeirão Preto. Anais do Workshop de Informática Biomédica (WIBm), 2011.

3.
Sousa, Fernando Sequeira ; Mancini, Felipe ; Teixeira, Fábio Oliveira ; Araujo, Gabriela Denise ; Falcão, Alex Esteves Jaccoud ; Cohrs, Frederico Molina ; Hummel, Anderson Diniz ; Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos ; Pisa, Ivan Torres . Abordagens Baseadas em Relevância para Categorização Automática de Conteúdos Web de Saúde em Português Brasileiro.. In: IX Semana de Informática Biomédica, 2011, Ribeirão Preto. Anais do Workshop de Informática Biomédica (WIBm), 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Araujo, Gabriela Denise; Teixeira, Fábio Oliveira ; Sousa, Fernando Sequeira ; Mancini, Felipe ; Guimarães, Marcelo de Paiva ; Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos ; Pisa, Ivan Torres . Preliminary Results of the Use of Sentiment Analysis in Health Messages on Twitter. In: AMIA, 2013, Washington. Data Mining, NLP, Information Extraction Retrieval, 2013.

2.
Araujo, Gabriela Denise; ACEDO, W. S. ; Mancini, Felipe ; Guimarães, Marcelo de Paiva ; Pisa, Ivan Torres . ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ANÁLISE DE TENDÊNCIAS SOBRE SAÚDE EM MÍDIAS SOCIAIS. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012, Curitiba. Anais do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
Teixeira, Fábio Oliveira ; Araujo, Gabriela Denise ; BAPTISTA, R. ; de Araújo, Luciano Vieira ; Pisa, Ivan Torres . Applying the semantic web to represent an individual's academic and professional background. Journal of Information Science, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
Araujo, Gabriela Denise; Mancini, Felipe ; ACEDO, W. S. ; Guimarães, Marcelo de Paiva ; Pisa, Ivan Torres . Estudo Exploratório de Análise de Tendências sobre Saúde em Mídias Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Araujo, Gabriela Denise; Pisa, Ivan Torres ; Mancini, Felipe ; Teixeira, Fábio Oliveira ; Hummel, Anderson Diniz ; Falcão, Alex Esteves Jaccoud ; Cohrs, Frederico Molina . Análise de Sentimentos: Como Medir e Avaliar Opiniões de Consumidores de Informação em Saúde.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUZA, F. G.; RODRIGUES, F. L.; SILVA, R. S.; Sousa, Fernando Sequeira; Araujo, Gabriela Denise. Participação em banca de RODRIGO SOARES DA SILVA. ANÁLISE DE SENTIMENTO DAS MENSAGENS DO TWITTER RELACIONADAS AO RUGBY. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Business Intelligence com Big Data) - Faculdade Impacta de Tecnologia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Hospital Innovation Show.iHub. 2016. (Outra).

2.
HIMSS. 2015. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. 2014. (Congresso).

4.
Congresso Brasileiro de Informática em Saúde. ESTUDO EXPLORATÓRIO DE ANÁLISE DE TENDÊNCIAS SOBRE SAÚDE EM MÍDIAS SOCIAIS. 2012. (Congresso).

5.
IX Semana da Informática Biomédica.Análise de Sentimentos: Como Medir e Avaliar Opiniões de Consumidores de Informação em Saúde.. 2011. (Outra).

6.
VII Semana da Informática Biomédica.Participante. 2009. (Seminário).

7.
V Semana da Informática Biomédica.Participante. 2007. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 22:08:58