Flora Moura Lorenzo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7258608330419925
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciências do Comportamento, Universidade de Brasília, na linha "Análise Comportamental Aplicada". Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha "Análise do comportamento em organizações, trabalho e aprendizagem" (2013). Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atua na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Ministério da Saúde, como supervisora federal do Programa Elos - Construindo Coletivos, de prevenção ao consumo prejudicial de álcool e outras drogas em escolas. Programa realizado em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas em Crimes (UNODC) e outras agências internacionais de saúde, em cidades de três regiões do Brasil (Norte, Sudeste e Sul). Possui outras experiências em Psicologia da Aprendizagem, Equivalência de Estímulos, Psicologia Clínica e Psicologia Organizacional. Contato: flora.lorenzo@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Flora Moura Lorenzo
Nome em citações bibliográficas
LORENZO, F. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ciências do Comportamento.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Efeito de metacontingências complementares ao Programa Elos - Construindo Coletivos em práticas culturais escolares mantenedoras do fracasso escolar intergeracional,
Orientador: João Cláudio Todorov.
2011 - 2013
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Características de classes de comportamentos referidas em proposições acerca do conceito,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: OLGA MITSUE KUBO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2005 - 2010
Graduação em Bacharelado e Formação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2011
G. de Estudos Avançados de Proc. Comportamentais. (Carga horária: 144h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Grupo de Estudos sobre Análise do Comportamento. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
3º Curso de Capac. na área de Educação Inclusiva. (Carga horária: 35h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Saúde - Área Técnica de Saúde Mental, MS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Supervisora do Programa Elos - Construindo Co
Outras informações
Supervisão da equipe Elos nas adaptações do programa de prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas 'Jogo Elos - Construindo Coletivos', na Formação e Acompanhamento de educadores e multiplicadores locais, responsáveis pelo acompanhamento da implementação da estratégia; Articulação das ações junto aos territórios; Planejamento estratégico do processo de difusão em larga escala; Monitoramento da implementação; e orientação à adaptação do programa às realidades locais. Trata-se de um método de manejo de relações em sala de aula, em que é fomentado o desenvolvimento de um ambiente harmônico e favorável ao desenvolvimento de habilidades formais e de vida. Como efeitos a curto prazo há a diminuição da incidência de interações disruptivas, agressivas e de retraimento, bem como o desenvolvimento das habilidades de Autocontrole, Autoestima, Autoconhecimento, Autonomia, Empatia, Solidariedade, Respeito à diversidade e Assertividade. Entendendo essas habilidades como fatores de proteção e com base em estudos longitudinais referentes à utilização de parcela significativa das estratégias utilizadas no programa, espera-se alcançar a médio e longo prazos efetiva prevenção à incidência do uso abusivo de substâncias psicoativas. Agosto/2015 ao presente momento Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - Ministério da Saúde, em parceria com Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) Fevereiro/2015 a Agosto/2015 Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - Ministério da Saúde, em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS)

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Multiplicadora Nacional do Programa Elos
Outras informações
Formação e Acompanhamento de Educadores na estratégia de prevenção ao uso de àlcool, tabaco e outras drogas 'Jogo Elos - Construindo Coletivos' nos municípios de Florianópolis/SC, São Bernardo do Campo/SP, Taboão da Serra/SP, Fortaleza/CE, Crateús/CE, Juazeiro do Norte/CE, Iguatu/CE, Quixeramobim/CE, Barbalha/CE, Camocim/CE, Tianguá/CE, Aracati/CE e Caucaia/CE; e elaboração de Materiais didáticos de monitoramento e aprimoramento do programa. Trata-se de um método de manejo de relações em sala de aula, em que é fomentado o desenvolvimento de um ambiente harmônico e favorável ao desenvolvimento de habilidades formais e de vida. Como efeitos a curto prazo, há a diminuição da incidência de interações disruptivas, agressivas e de retraimento, bem como o desenvolvimento das habilidades de Autocontrole, Autoestima, Autoconhecimento, Autonomia, Empatia, Solidariedade, Respeito à diversidade e Assertividade. Entendendo essas habilidades como fatores de proteção e com base em estudos longitudinais referentes à utilização de parcela significativa das estratégias utilizadas no programa, espera-se alcançar a médio e longo prazos efetiva prevenção à incidência do uso abusivo de substâncias psicoativas. Agosto/2014 a Fevereiro/2015: Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - Ministério da Saúde, em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS) Setembro/2013 a Julho/2014: Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas - Ministério da Saúde, em parceria com Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para Brasil e Cone Sul (UNODC)


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Problema de pesquisa: Quais os comportamentos que constituem a classe geral Avaliar-se? Decomposição e análise de comportamentos a fim de caracterizar a classe geral Avaliar-se, identificação de seus pré-requisitos, organização conforme seus graus de complexidade e abrangência e análise funcional de cada sub-classe identificada.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento e aplicação de um programa para ensino de comportamentos de auto-cuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em Psicologia Organizacional de elaboração de um ante-projeto de Serviço de Psicologia, realizado no Núcleo de Análise e Síntese do Comportamento

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em Psicologia Clínica - Atendimento adulto individual em Análise e Síntese do Comportamento

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em Psicologia Clínica nas Clínicas Médicas do Hospital Universitário da UFSC. Atendimento de pacientes crônicos e terminais, familiares e estudos de caso.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio de intervenção em Processos de Inclusão Escolar de alunos com deficiência na rede regular de ensino.



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
Quais comportamentos compõem a classe geral de avaliar-se?
Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar classes de comportamentos que compõem a classe geral "Avaliar-se" e características dos componentes desses comportamentos como meio para formular caracterização apropriada da constituição desse processo que sirva como fonte de informações para o profissional de Psicologia. Para identificar os comportamentos constituintes da classe "Avaliar-se" são registrados possíveis componentes identificados em um obras científicas de caracterização do fenômeno de interesse ou outros relacionados e derivados outros componentes a partir do conceito intrumental de "comportamento". O resultado esperado é um conjunto de comportamentos que caracterizam o processo "Avaliar-se", organizados em um sistema de acordo com a natureza de cada comportamento e com seu grau de complexidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Flora Moura Lorenzo - Integrante / Olga Mitsue Kubo - Coordenador.
2007 - 2008
Pesquisa epidemiológica sobre ?Padrão de Consumo e Fatores de Risco e Proteção ao Uso de Drogas na Universidade Federal de Santa Catarina?
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2008 - 2010
Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais
Descrição: Consistiu na elaboração e aplicação de um programa de ensino para uma jovem com necessidades especiais destinado ao desenvolvimento de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais, especialmente dos comportamentos de ler e escrever. Foram utilizados os softwares Mestre e Jeni (desenvolvido durante o projeto de extensão) como recursos para a elaboração de condições de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Análise e Síntese Experimental do Comportamento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Programação de Condições de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIOGO, M. F.2016DIOGO, M. F. ; RAYMUNDO, L. S. ; WILHELM, F. A. ; ANDRADE, S. P. C. ; LORENZO, F. M. ; ROST, F. T. ; BARDAGI, M. P. . Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliacao (Campinas), v. 21, p. 125-151, 2016.

2.
KUBO, O. M.2010 KUBO, O. M. ; LORENZO, F. M. ; KAWASAKI, H. N. . Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais
DOI:10.5007/1807-0221.2010v7n10p9. Extensio (Florianópolis), v. 0, p. 09-28, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. In: III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2009, Curitiba/PR. Anais do III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LORENZO, F. M.; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; TIBURCIO, R. R. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; PEREIRA, D. E. M. ; GEHM, T. P. ; AVEIRO, A. G. ; KINOSHITA, R. T. . The Impact of Brazilian Drug Abuse Prevention Program 'Jogo Elos' in Promoting the Basis for Cultural Capital Appropriation. In: Seventh EUSPR Conference and Members? Meeting, 2016, Berlim, Alemanha. Seventh EUSPR Conference and Members? Meeting, 2016.

2.
LORENZO, F. M.; RABBANI, A. R. ; HRUSA, I. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; AVEIRO, A. G. ; GODOY, A. ; MARILAC, C. ; SCHIESARI, C. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; FERIGOLLI, M. C. ; TIBURCIO, R. R. ; GEHM, T. P. ; GONCALVES, J. B. ; JUHASOVA, M. B. ; PEDROSO, R. T. ; ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. . DISSEMINAÇÃO DO PROGRAMA ELOS DE PREVENÇÃO AO CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. In: I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016, São Paulo / SP. Anais do I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016.

3.
ALVES, L. ; GODOY, A. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; CARDOSO, D. ; LORENZO, F. M. ; TIBURCIO, R. R. . INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E CRIANÇAS: UMA EXPERIÊNCIA DE PREVENÇÃO DO PROGRAMA ELOS. In: I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016, São Paulo / SP. Anais do I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016.

4.
LORENZO, F. M.; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; TIBURCIO, R. R. . ADAPTAÇÃO CULTURAL E ATUALIZAÇÃO CONCEITUAL DO GOOD BEHAVIOR GAME AO PROGRAMA ELOS. In: I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016, São Paulo / SP. Anais do I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016.

5.
ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. ; PEDROSO, R. T. ; JUHASOVA, M. B. ; GONCALVES, J. B. ; ROCHA, V. P. ; LORENZO, F. M. ; PEREIRA, D. E. M. ; SIMONSEN, A. ; OLIVA, K. C. ; TRIGUEIROS, D. P. E. . A caminhada brasileira rumo a uma política pública de prevenção ao consumo de álcool e outras drogas: adaptação cultural, implementação e expansão em larga escala. In: I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016, São Paulo / SP. Anais do I Seminário de Pesquisa em Prevenção, 2016.

6.
ABREU, S. ; JUHASOVA, M. B. ; GONCALVES, J. B. ; ROCHA, V. P. ; OLIVA, K. C. ; LORENZO, F. M. ; ALO, C. M. ; KINOSHITA, R. T. . PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DO USO DE DRIGAS, UTILIZANDO TREINAMENTO DE HABILIDADE DE VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. In: V Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2015, Pirenópolis / GO. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HABILIDADES SOCIAIS - Livro de Programa e de Resumos, 2015.

7.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Fading e Matching to sample como recurso de ensino de leitura a jovem com deficiência. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba/PR. Anais XXI Encontro ABPMC, 2012.

8.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . COMPORTAR-SE CIENTIFICAMENTE E PROGRAMAR ENSINO: DUAS CAPACITAÇÕES NECESSÁRIAS AO TERAPEUTA COMPORTAMENTAL. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2011, Salvador/BA. Anais XX Encontro ABPMC, 2011.

9.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; LAZZARI, C. ; BOGER, D. S. ; KUBO, O. M. . JENI - um software para ensino de comportamentos de ler apromorado a partir do Mestre. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2011, Salvador/BA. Anais XX Encontro ABPMC, 2011.

10.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Desenvolvimento e aplicação de um programa para ensino do comportamento 'ler' a uma jovem com deficiência intelectual. In: XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2011, Salvador/BA. Anais XX Encontro ABPMC, 2011.

11.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Contribuições da Análise do Comportamentos ao desenvolvimento de leitura a uma jovem com necessidades especiais. In: X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2011, Maringá/PR. Anais do X Conpe, 2011.

12.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . Aprender as classes ?identificar variáveis que interferem em comportamentos? e ?controlar variáveis que interferem em comportamentos? como condição para o cliente modificar comportamentos problema, projetar e manter novos comportamentos. In: XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

13.
LORENZO, F. M.; SARMENTO, F. ; KAWASAKI, H. N. ; SILVA, J. A. ; LINDNER, N. ; BOTOMÉ, S. P. . Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades‐meio de um Serviço de Psicologia. In: XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

14.
LORENZO, F. M.; ROST, F. T. ; MÜLLER, T. ; LUIZ, F. B. ; SOUZA, E. J. ; RUSSI, E. K. ; KUBO, O. M. . Decompor a classe geral de comportamentos ?autocontrolar? em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. In: XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

15.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. In: XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010, Campos do Jordão. Anais do XIX Encontro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2010.

16.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. ; LUIZ, F. B. ; MÜLLER, T. ; ROST, F. T. ; RUSSI, E. K. ; SOUZA, E. J. . Decompor a classe geral de comportamentos ?autocontrolar? em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. In: Semana da Psicologia da UFSC - 2010, 2010, Florianópolis, SC. Anais da Semana de Psicologia da UFSC Edição 2010, 2010.

17.
BOTOMÉ, S. P. ; JOAQUIM, E. P. ; KAWASAKI, H. N. ; LINDNER, N. ; LORENZO, F. M. ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; ROST, F. T. ; SARMENTO, F. ; SILVA, C. E. ; SILVA, J. A. . Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades‐meio de um Serviço de Psicologia. In: Semana da Psicologia da UFSC - 2010, 2010, Florianópolis, SC. Anais da Semana de Psicologia da UFSC Edição 2010, 2010.

18.
BOTOMÉ, S. P. ; JOAQUIM, E. P. ; KAWASAKI, H. N. ; LINDNER, N. ; LORENZO, F. M. ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; ROST, F. T. ; SARMENTO, F. ; SILVA, C. E. ; SILVA, J. A. . Estrutura de um Serviço de Psicologia e uma Representação Funcional dessa estrutura. In: Semana da Psicologia da UFSC - 2010, 2010, Florianópolis, SC. Anais da Semana de Psicologia da UFSC Edição 2010, 2010.

19.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. In: 28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2010, Florianópolis, SC. Anais do 28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2010.

20.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . Quais comportamentos constituem a classe geral Avaliar-se. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2010, Florianópolis, SC. Resumos do XX Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2010.

21.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. In: Semana da Psicologia da UFSC - 2010, 2010, Florianópolis, SC. Anais da Semana de Psicologia da UFSC Edição 2010, 2010.

22.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo / SP. Anais do IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009.

23.
KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. ; LORENZO, F. M. . Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais. In: 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, 2009, Florianópolis, SC. Anais da 8ª SEPEX, 2009.

24.
LORENZO, F. M.; HAMMES, I. C. ; MENEZES, J. ; ZURBA, M. C. ; LISBÔA, M. L. . Aspectos da morte iminente durante a internação hospitalar e seus impactos em uma equipe de saúde. In: VII Jornada de Psicologia do Hospital Universitário / UEL - I Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada à Saúde, 2008, Londrina / PR. Anais da VII Jornada de Psicologia do Hospital Universitário / UEL - I Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada à Saúde, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
LORENZO, F. M.; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; PEREIRA, D. E. M. ; GODOY, A. ; TIBURCIO, R. R. . Programa Elos - Construindo Coletivos: uma experiência brasileira de prevenção nas escolas adaptada do Good Behavior Game (Minicurso XXVI Encontro - ABPMC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
LORENZO, F. M.. Programa Elos, Construindo Coletivos: análise de uma proposta de mudança de práticas institucionais escolares que atuam no ?fracasso escolar? intergeracional (Debate, Diálogos III: Análise do Comportamento e Políticas Públicas, UnB). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LORENZO, F. M.; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; TIBURCIO, R. R. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; PEREIRA, D. E. M. ; GEHM, T. P. ; AVEIRO, A. G. ; KINOSHITA, R. T. . The Impact of Brazilian Drug Abuse Prevention Program 'Jogo Elos' in Promoting the Basis for Cultural Capital Appropriation. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LORENZO, F. M.; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; TIBURCIO, R. R. . Adaptação cultural e adaptação conceitual: do Good Behavior Game ao Programa Elos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LORENZO, F. M.; RABBANI, A. R. ; HRUSA, I. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; AVEIRO, A. G. ; GODOY, A. ; MARILAC, C. ; SCHIESARI, C. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; FERIGOLLI, M. C. ; TIBURCIO, R. R. ; GEHM, T. P. ; GONCALVES, J. B. ; JUHASOVA, M. B. ; PEDROSO, R. T. ; ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. . Disseminação do Programa Elos de Prevenção ao consumo de álcool e outras drogas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALVES, L. ; GODOY, A. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; CARDOSO, D. ; LORENZO, F. M. ; TIBURCIO, R. R. . Integração entre famílias e crianças: uma experiência de prevenção do Programa Elos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. ; PEDROSO, R. T. ; JUHASOVA, M. B. ; GONCALVES, J. B. ; ROCHA, V. P. ; LORENZO, F. M. ; PEREIRA, D. E. M. ; SIMONSEN, A. ; OLIVA, K. C. ; TRIGUEIROS, D. P. E. . A caminhada brasileira rumo a uma política pública de prevenção ao consumo de álcool e outras drogas: adaptação cultural, implementação e expansão em larga escala. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ABREU, S. ; JUHASOVA, M. B. ; GONCALVES, J. B. ; ROCHA, V. P. ; OLIVA, K. C. ; LORENZO, F. M. ; ALO, C. M. ; KINOSHITA, R. T. . PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DO USO DE DRIGAS, UTILIZANDO TREINAMENTO DE HABILIDADE DE VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Fading e Matching to sample como recurso de ensino de leitura a jovem com deficiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . Comportamentos constituintes da classe de comportamentos 'Estimar-se'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROST, F. T. ; LORENZO, F. M. ; BARDAGI, M. P. . CAPACITAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ESTUDO A PARTIR DE SUAS NECESSIDADES, OFICINA OFERECIDA EM PROJETO VINCULADO AO PROGRAMA REUNI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Desenvolvimento e aplicação de um programa para ensino do comportamento 'ler' a uma jovem com deficiência intelectual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
LAZZARI, C. ; KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . JENI - um software para ensino de comportamentos de ler apromorado a partir do Mestre. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
LORENZO, F. M.. Auto-estima e Autoconhecimento na Análise do Comportamento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . COMPORTAR-SE CIENTIFICAMENTE E PROGRAMAR ENSINO: DUAS CAPACITAÇÕES NECESSÁRIAS AO TERAPEUTA COMPORTAMENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Contribuições da Análise do Comportamentos ao desenvolvimento de leitura a uma jovem com necessidades especiais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. ; LORENZO, F. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LORENZO, F. M.; LUIZ, F. B. ; MÜLLER, T. ; ROST, F. T. ; RUSSI, E. K. ; SOUZA, E. J. ; KUBO, O. M. . Decompor a classe geral de comportamentos ?autocontrolar? em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
LORENZO, F. M.; SARMENTO, F. ; KAWASAKI, H. N. ; SILVA, J. A. ; LINDNER, N. ; BOTOMÉ, S. P. . Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades‐meio de um Serviço de Psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
BOTOMÉ, S. P. ; JOAQUIM, E. P. ; KAWASAKI, H. N. ; LINDNER, N. ; LORENZO, F. M. ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; ROST, F. T. ; SARMENTO, F. ; SILVA, C. E. ; SILVA, J. A. . Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades‐meio de um Serviço de Psicologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BOTOMÉ, S. P. ; JOAQUIM, E. P. ; KAWASAKI, H. N. ; LINDNER, N. ; LORENZO, F. M. ; LUIZ, F. B. ; PEDROSO, F. ; ROST, F. T. ; SARMENTO, F. ; SILVA, C. E. ; SILVA, J. A. . Estrutura de um Serviço de Psicologia e uma Representação Funcional dessa estrutura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LORENZO, F. M.; LUIZ, F. B. ; MÜLLER, T. ; ROST, F. T. ; RUSSI, E. K. ; SOUZA, E. J. ; KUBO, O. M. . Decompor a classe geral de comportamentos ?autocontrolar? em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . Quais comportamentos constituem a classe geral "Avaliar-se"?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . Comportamentos que ocorrem a partir da utilização de procedimento de modelagem constituintes da classe geral "Avaliar-se". 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
LORENZO, F. M.; KUBO, O. M. . Aprender as classes ?identificar variáveis que interferem em comportamentos? e ?controlar variáveis que interferem em comportamentos? como condição para o cliente modificar comportamentos problema, projetar e manter novos comportamentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa de ensino para comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
LORENZO, F. M.; KAWASAKI, H. N. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; KUBO, O. M. . Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e csociais para jovem com necessidades especiais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; ROST, F. T. ; SILVA, C. E. . Redescobrindo a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
KAWASAKI, H. N. ; LORENZO, F. M. ; ROST, F. T. ; SILVA, C. E. . Programação de ensino: Uma proposta para repensar a educação.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
LORENZO, F. M.; HAMMES, I. C. ; MENEZES, J. ; ZURBA, M. C. ; LISBÔA, M. L. . Aspectos da morte iminente durante a internação hospitalar e seus impactos em uma equipe de saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LORENZO, F. M.; SAMPAIO, A. A. S. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. . Prevenção universal em escolas públicas: Programa Elos, uma adaptação brasileira do Good Behavior Game. Fortaleza/CE: Imagine Produções, 2018 (Capítulo de livro aceito para publicação).

2.
LORENZO, F. M.; SCHNEIDER, D. R. . PROGRAMA ELOS ? CONSTRUINDO COLETIVOS PRINCÍPIOS PARA SUA APLICAÇÃO. Florianópolis / SC: Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE/UFSC, 2016 (Módulo para Portal Aberta, de Formação a distância (submetido)).

3.
LORENZO, F. M.; AVEIRO, A. G. ; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ALVES, L. ; TIBURCIO, R. R. ; GEHM, T. P. . DO GOOD BEHAVIOR GAME AO PROGRAMA ELOS: A ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO INFANTIL, em PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NO BRASIL: EXPERIÊNCIAS E EVIDÊNCIAS. São Paulo / SP: UNIFESP, 2016 (Capítulo de livro aceito para publicação).

4.
ABREU, S. ; KINOSHITA, R. T. ; JUHASOVA, M. B. ; PEDROSO, R. T. ; GONCALVES, J. B. ; OLIVA, K. C. ; LORENZO, F. M. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; PEREIRA, D. E. M. . Prevenção do uso de álcool e outras drogas ? Jogo Elos, em 'Saúde Mental em Dados - 12' 2015 (Capítulo em Informativo eletrônico de dados sobre a Política Nacional de Saúde Mental).


Demais tipos de produção técnica
1.
LORENZO, F. M.; GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; PEREIRA, D. E. M. ; TIBURCIO, R. R. . . Guia do Componente Escolar do Programa Elos, Construindo Coletivos. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático de programa de prevenção ao consumo de álcool e outras drogas).

2.
LORENZO, F. M.; AVEIRO, A. G. ; GODOY, A. ; RABBANI, A. R. ; MARILAC, C. ; SCHIESARI, C. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; CARDOSO, D. ; HRUSA, I. ; ALVES, L. ; FERIGOLLI, M. C. ; TIBURCIO, R. R. ; GEHM, T. P. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; JUHASOVA, M. B. ; GONCALVES, J. B. . Guia do(a) Educador(a) - Programa Elos, Construindo Coletivos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de apoio à implementação do Programa Elos - Construindo Coletivos).

3.
LORENZO, F. M.; AVEIRO, A. G. ; GODOY, A. ; RABBANI, A. R. ; MARILAC, C. ; SCHIESARI, C. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; CARDOSO, D. ; HRUSA, I. ; ALVES, L. ; FERIGOLLI, M. C. ; TIBURCIO, R. R. ; GEHM, T. P. ; ABREU, S. ; PEDROSO, R. T. ; JUHASOVA, M. B. ; GONCALVES, J. B. . Guia do(a) Multiplicador(a) do Programa Elos - Construindo Coletivos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de apoio à implementação do Programa Elos - Construindo Coletivos).

4.
GODOY, A. ; CARDOSO, D. ; ROQUE, E. M. M. ; LACERDA, F. ; LORENZO, F. M. ; ALVES, L. ; COSTA, N. D. ; TIBURCIO, R. R. ; ROSSI, S. ; ABREU, S. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; PEDROSO, R. T. . Guia do Componente Familiar do Programa Elos ? Construindo Coletivos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de apoio à implementação do Programa Elos - Construindo Coletivos).

5.
AVEIRO, A. G. ; RABBANI, A. R. ; SCHIESARI, C. ; LORENZO, F. M. ; FERIGOLLI, M. C. ; TIBURCIO, R. R. . Manual do(a) Educador(a) do Programa Jogo Elos, Construindo Coletivos (adaptação do Guia de Implementação do GBG - AIR). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático de programa de prevenção ao consumo de álcool e outras drogas).

6.
AVEIRO, A. G. ; RABBANI, A. R. ; SCHIESARI, C. ; LORENZO, F. M. ; FERIGOLLI, M. C. ; TIBURCIO, R. R. . Manual do(a) Multiplicador(a) - Programa Jogo Elos, Construindo Coletivos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual didático para apoio à implementação de programa de prevenção ao uso de drogas).

7.
AVEIRO, A. G. ; RABBANI, A. R. ; HRUSA, I. ; PEDROSO, R. T. ; LORENZO, F. M. ; TRIGUEIROS, D. P. E. ; ALVES, L. ; SCHIESARI, C. ; TIBURCIO, R. R. ; FERIGOLLI, M. C. . Guia do Facilitador - Programa Jogo Elos, Construindo Coletivos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de apoio à implementação do Componente Familiar do Programa Elos -).

8.
RABBANI, A. R. ; HRUSA, I. ; AVEIRO, A. G. ; MARILAC, C. ; SCHIESARI, C. ; LORENZO, F. M. ; GEHM, T. P. ; TIBURCIO, R. R. . Manual do(a) Educador do Programa Jogo Elos - Construindo Coletivos (adaptação do Guia de Implementação do GBG - AIR). 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático de programa de prevenção ao consumo problemático de álcool e outras drogas).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Internacional Sobre Drogas: da coerção à coesão. 2013. (Simpósio).

2.
42ª Reunião Anual da sociedade Brasileira de Psicologia. 2012. (Congresso).

3.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comport.. 2012. (Congresso).

4.
XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comport.. 2011. (Congresso).

5.
28º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Seminário).

6.
II Encontro Catarinense de Análise do Comportamento. 2010. (Encontro).

7.
Semana da Psicologia - UFSC 2010.Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades‐meio de um Serviço de Psicologia. 2010. (Outra).

8.
Semana da Psicologia - UFSC 2010.Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Outra).

9.
Semana da Psicologia - UFSC 2010.Estrutura de um Serviço de Psicologia e uma Representação Funcional dessa estrutura. 2010. (Outra).

10.
Semana da Psicologia - UFSC 2010.Decompor a classe geral de comportamentos ?autocontrolar? em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. 2010. (Outra).

11.
Seminário de Iniciação Científica.Quais comportamentos constituem a classe geral "Avaliar-se"?. 2010. (Seminário).

12.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Formulação de objetivos geral e intermediários e atividades‐meio de um Serviço de Psicologia. 2010. (Congresso).

13.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Aprender as classes ?Identificar variáveis que interferem em comportamentos? e ?Controlar variáveis que interferem em comportamentos? como condição para o cliente modificar comportamentos problema, projetar e manter novos comportamentos. 2010. (Congresso).

14.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2010. (Congresso).

15.
XIX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Decompor a classe geral de comportamentos ?autocontrolar? em subclasses constituintes como condição facilitadora para aprender essa classe. 2010. (Congresso).

16.
8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina.Programa para ensino de comportamentos de autocuidados, cognitivos e sociais para jovem com necessidades especiais. 2009. (Outra).

17.
III Encontro Paranaense de Análise do Comportamento.Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2009. (Encontro).

18.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Programa para ensino de comportamentos de leitura para jovem com necessidades especiais. 2009. (Congresso).

19.
XXII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia. 2009. (Encontro).

20.
III Curso de Capacitação na área de Educação Inclusiva: "Acessibilidade: um caminho para a Educação Inclusiva". 2008. (Outra).

21.
Projeto Rondon.Programação de ensino: Uma proposta para repensar a educação; Redescobrindo a Educação. 2008. (Outra).

22.
VII Jornada de Psicologia do Hospital Universitário / UEL - I Congresso Brasileiro de Psicologia Aplicada à Saúde. Aspectos da morte iminente durante a internação hospitalar e seus impactos em uma equipe de saúde. 2008. (Congresso).

23.
I Encontro Catarinense de Análise do Comportamento. 2007. (Encontro).

24.
XII Encontro Paranaense e VII Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. 2007. (Congresso).

25.
I Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental e VI Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOTOMÉ, S. P. ; KUBO, O. M. ; VIECILI, J. ; KIENEN, N. ; SOUZA, E. J. ; LUCA, G. G. ; LUIZ, F. B. ; LAZZARI, C. ; GUSSO, H. L. ; JOAQUIM, E. P. ; LINDNER, N. ; LORENZO, F. M. ; PEDROSO, F. ; ROST, F. T. ; RUSSI, E. K. ; SARMENTO, F. ; PEDRA, G. ; NOCETI, R. . II Encontro Catarinense de Análise do Comportamento (monitoria). 2010. (Congresso).

2.
LORENZO, F. M.; SOUZA, E. J. ; KAWASAKI, H. N. ; BELTRAND, N. L. . I Congresso Sulbrasileiro de Saúde Mental e VI Encontro Catarinense de Saúde Mental (monitoria). 2006. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 3:54:47