Mariana Akemi Shimabukuro

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  • Última atualização do currículo em 24/04/2018


I?m a Ph.D. student at vialab; my current research is related to using NLP and learner corpora to develop educational applications for non-native English speakers. I?ve been supervised by Dr. Christopher Collins at University of Ontario Institute of Technology (UOIT) since 2015 when I started my M.Sc. degree (2017). In 2013, during my undergraduate program in Brazil (Brazilian Portuguese is my native language), I was granted a full scholarship from the Brazilian Government to do a 1-year exchange program at UOIT. I obtained my Bachelors of Computer Science degree from Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Brazil) as the top of my class in 2015. My research interests fall into language learning, data visualization, HCI, recommendation systems, robotics and education. Veja meu website para mais informacoes: www.makemis.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Akemi Shimabukuro
Nome em citações bibliográficas
SHIMABUKURO, M. A.;SHIMABUKURO, M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Computer Science.
University of Ontario Institute of Technology, UOIT, Canadá.
Título: In progress,
Orientador: Christopher Collins.
2015 - 2017
Mestrado em Computer Science.
University of Ontario Institute of Technology, UOIT, Canadá.
Título: An Adaptive Crowdsourced Investigation of Word Abbreviation Techniques for Text Visualizations,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Christopher Collins.
Palavras-chave: Abbreviation; crowdsourced; long word labeling.
2011 - 2015
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação (BCC).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
com período sanduíche em University of Ontario Institute of Technology (Orientador: Christopher Collins).
Título: SIMULADOR E BIBLIOTECA EM PROCESSINGPARA O AEDROMO.
Orientador: Rene Pegoraro.
2008 - 2010
Curso técnico/profissionalizante.
CTI - BAURU - Colégio Técnico Industrial "Profº Isaac Portal Roldan", CTI - UNESP, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
CTI - BAURU - Colégio Técnico Industrial "Profº Isaac Portal Roldan", CTI - UNESP, Brasil.
2004 - 2007
Ensino Fundamental (1º grau).
EE Prof Francisco Antunes, EEPFA, Brasil.
2000 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
EE Prof Torquato Minhoto, EEPTM, Brasil.




Formação Complementar


2009
Inglês Britânico. (Carga horária: 476h).
Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2012 - 2012
Mini curso Sistemas Inteligentes para Automação e. (Carga horária: 3h).
V Workshop de Robótica e Automação, ROBOCONTROL 2012, Brasil.
2012 - 2012
Mini curso Arquitetura Cognitiva em Robótica. (Carga horária: 3h).
V Workshop de Robótica e Automação, ROBOCONTROL 2012, Brasil.
2012 - 2012
Mini curso Uma introdução à engenharia de sistemas. (Carga horária: 3h).
V Workshop de Robótica e Automação, ROBOCONTROL 2012, Brasil.
2012 - 2012
Mini curso Modelagem e Controle de veículos aéreos. (Carga horária: 3h).
V Workshop de Robótica e Automação, ROBOCONTROL 2012, Brasil.
2011 - 2011
Alemão BÁSICO I. (Carga horária: 30h).
SKILL IDIOMAS, SKILL, Brasil.
2008 - 2008
Língua Japonesa.
Tenri Nihongo Kyoshitsu, TNK, Brasil.
2005 - 2007
Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 136h).
Essential English, EE, Brasil.
2006 - 2006
Básico em computação ms-office 2003. (Carga horária: 81h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2003 - 2005
Curso Kids de Inglês. (Carga horária: 182h).
Essential English, EE, Brasil.


Atuação Profissional



University of Ontario Institute of Technology, UOIT, Canadá.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Scholarship, Enquadramento Funcional: Research Assistant, Carga horária: 35, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio na área de pesquisa acadêmica realizado durante o período de Intercâmbio pelo programa Ciências sem fronteiras (CSF).


Finch Soluções, FINCH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Programador Java Jr, Carga horária: 30


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Ciências sem fronteiras - Canadá 2013
Outras informações
Intercâmbio graduação sanduíche realizado na universidade canadense University of Ontario Institute of Technology (UOIT), localizada em Oshawa, ON.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador (PIBIC Jr), Regime: Dedicação exclusiva.


Sigma Informática, SIGMA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Programador DELPHI, Carga horária: 16


Bruna Indústria de Semijóias Ltda., BRUNA SEMIJÓIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Assistente técnico do encarregado da produção, Carga horária: 16



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
SIMULADOR E BIBLIOTECA EM PROCESSINGPARA O AEDROMO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Renê Pegoraro em 24/05/2018.
Descrição: RESUMOEste trabalho apresentadesde a fundação teórica até testes e discussõespara a construção de um simulador de robôs móveis e uma biblioteca que encapsula rotinas para facilitar a programação de softwares de controle para os robôs móveis, permitindo que pessoas com pouca ou nenhumahabilidade em programação possa fazer um programa para controlar um robô. Serãoexpostos e discutidosaspectos do desenvolvimento do simulador e da biblioteca de suporte a programação dos robôs utilizando a linguagem de programação Processing. Neste trabalho tambémcompara-se o comportamento do simulador com o ambiente real e a simplificação oferecida pela utilização da biblioteca na construção do software do aluno..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mariana Akemi Shimabukuro - Integrante / Rene Pegoraro - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - 2013
A Preliminary Investigation of Word Abbreviation Techniques for Visualization (Estágio em pesquisa acadêmica CSF 2013)
Descrição: Text visualizations often run into the problem of having to represent long labels in restricted spaces while maintaining readability and without giving undue advantage to any term over the others. This paper proposes the substitution of long words in a visualization with their abbreviations and investigates various word abbreviation techniques to identify the one most suitable for this task. The results of the study indicate that depending upon the task i.e. encoding or decoding of abbreviations, the preference for the employed abbreviation technique changes. Thus, it is concluded that abbreviations obtained as participant responses during the encoding task could not be used as a basis for identifying heuristics for generating abbreviations for use in visualizations..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Estudo da Utilização de Linguagem Visual na Programação de Robôs Móveis no AEDROMO
Descrição: Os robôs oferecem um ambiente multidisciplinar que contempla a pesquisa, a educação e o entretenimento, porém, como sua programação depende de pessoas especializadas, uma interface amigável para seu desenvolvimento pode significar um fator importante para aumentar o alcance deste ambiente especialmente para pessoas sem conhecimentos e programação. Esta proposta visa a utilização da linguagem Scratch como uma interface de descrição gráfica que possa ser empregada no âmbito da programação do controle de robôs móveis especificamente no AEDROMO..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mariana Akemi Shimabukuro - Integrante / Rene Pegoraro - Coordenador.
2010 - 2010
Uma descrição gráfica de comportamentos para futebol de robôs
Descrição: Descrição: A interface homem-máquina construída em Linguagem Java considera que comportamentos básicos podem ser definidos pelas situações espaciais denominadas condições e as respectivas ações desejadas para o robô tratar essas situações. O usuário cadastra pares condição/ação que são chamados de comportamentos, com vários comportamentos obtemos uma cadeia de condições gerando um comportamento mais complexo, que será interpretado pela aplicação e executado em um simulador 2D, permitindo a visualização dos comportamentos descritos pelo usuário. Optou-se pela utilização dos pontos cardeais na orientação dos objetos, por ser uma linguagem de fácil acesso aos usuários, facilitando o entendimento dos comportamentos e a representação gráfica da arena junto a seus elementos. Para que o robô se desloque como indicado em cada ação do comportamento, uma camada de controle no software transforma cada ação do comportamento em comandos de acionamento das rodas do robôs no simulador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Processamento de linguagem natural.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Data visualization.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Computational linguistics.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Second Language Transfer Effects.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Human Computer Interaction.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Robótica, Mecatrônica e Automação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Dean's Scholarship Award, University of Ontario Institute of Technology.
2016
Honorable Mention for Best Poster, IEEE Vis 2016.
2015
Certificado de Mérito Acadêmico, Universidade Estadual Paulista - UNESP.
2007
Honra ao Mérito, E.E. PROF. Francisco Antunes - Bauru.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
E.C. Alexander ; Chang, CC ; SHIMABUKURO, M. ; Franconeri, S. ; Collins, C. ; Gleicher, M. . Perceptual Biases in Font Size as a Data Encoding. In: IEEE VIS, 2017, Phoenix. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 2017.

2.
SHIMABUKURO, M. A.; PEGORARO, Rene . Simulador do Ambiente Educacional Didático de Robôs Móveis ? AEDROMO. In: 5o Workshop de Robótica Educacional ? WRE 2014, 2014, São Carlos. Anais do 5o Workshop de Robótica Educacional ? WRE 2014. São Carlos: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. p. 73-78.

Outras produções bibliográficas
1.
SHIMABUKURO, M.. An Adaptive Crowdsourced Investigation of Word Abbreviation Techniques for Text Visualizations. Oshawa: UOIT, 2017 (Dissertation).

2.
SHIMABUKURO, M.; Collins, C. . Abbreviating Text Labels on Demand. IEEE VIS, 2017 (Poster).

3.
E.C. Alexander ; Chang, CC ; SHIMABUKURO, M. ; Franconeri, S. ; Collins, C. ; Gleicher, M. . The Biasing Effect of Word Length in Font Size Encodings. IEEE VIS, 2016 (Poster).

4.
SHIMABUKURO, M.. Simulador e Biblioteca em Processing para o AEDROMO. Bauru: UNESP, 2015 (Dissertation).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Workshop de Robótica e Automação - ROBOCONTROL. 2012. (Oficina).

2.
Aula Inaugural "Sociedade, Universidade e Ciência". 2011. (Outra).

3.
XIII Olímpiada Brasileira de Informática.Modalidade Programação Nível 2. 2011. (Outra).

4.
XII Jornada de Informática. 2011. (Outra).

5.
IV Workshop de Negócios da SIGMA Informática. 2009. (Outra).

6.
Seletiva Paulista de Kung Fu 2007.Atleta. 2007. (Outra).



Outras informações relevantes


Student Volunteer at IEEE Vis 2017 in Phoenix, AZ.



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