Priscilla Samantha Barbosa Verona

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  • Última atualização do currículo em 14/08/2018


Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Bolsista de Doutorado pelo CNPq, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é integrante do GEPHE- Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação, vinculado ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG. Possui experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação e sua interlocução com a história da leitura, imprensa em Minas Gerais no século XIX. Possui experiência como, professora intérprete e tradutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscilla Samantha Barbosa Verona
Nome em citações bibliográficas
VERONA, Priscilla


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Embates políticos por meio de escrita jornalística em Mariana: a quem se dirigiam os redatores ? (1830- 1834),
Orientador: Mônica Yumi Jinzenji.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Instrução Pública, Estado Nação e a Construção da Cidadania: Escolarização dos Negros Livres e Libertos no Termo de Mariana (1828- 1860),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marlos Bessa Mendes da Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014
Especialização em andamento em Língua Brasileira de Sinais. (Carga Horária: 420h).
Instituto Prominas, UCAM, Brasil.
2010 - 2010
Graduação em História- Bacharelado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: A linguagem de Guimarães Rosa e o aspecto mimético de sua ficção..
Orientador: Marco Antonio da Silveira.
2006 - 2009
Graduação em História - Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2018
Formação em Tutoria: teoria e prática. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2018
PerCurso Docente. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012
Extensão universitária em I Curso de Aperfeiçoamento em EAD. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011
Disciplina Isolada: Tendências do pensamento Pedag. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Programa de Saúde Vocal do Professor. (Carga horária: 20h).
Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
2014 - 2014
Viajar é Preciso: Minas Gerais (XIX). (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2014 - 2014
Cultura Escrita e Modernização Educativa. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2013 - 2013
Contextos da Educação Especial. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
LIBRAS. (Carga horária: 120h).
ASSULAR- Associação dos Surdos de Conselheiro Lafaiete, ASSULAR, Brasil.
2011 - 2011
Espanol Avanzado. (Carga horária: 90h).
Babel Escuela de Espanol, BA, Argentina.
2010 - 2010
História do Cinema Brasileiro na Década de 30. (Carga horária: 10h).
5° Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2005 - 2005
Gestão de Políticas Públicas da Cultura. (Carga horária: 120h).
Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações
Membro da equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior, uma publicação do GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Prograd/UFMG.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: História da Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência sob orientação de Thais Nivia de Lima e Fonseca na Disciplina História da Educação ministrada para o 1º período do curso de História na Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Psicologia da Educação, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio docência sob orientação de Mônica Yumi Jinzenji na Disciplina Psicologia da Educação ministrada para as licenciaturas na Faculdade de Educação.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.


Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, FDCL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS I, Carga horária: 4


Faculdade Santa Rita, FASAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: carteira assinada, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 24
Outras informações
Intérprete de LIBRAS


Secretaria de Cultura/ Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete, PMCL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro titular, Enquadramento Funcional: Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico


Escola Municipal Luiz Carlos Gomes Beato, EMLCGB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PEB II História, Carga horária: 21


E.E. Monsenhor Horta, E. E. M. H, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PEB II História, Carga horária: 25


E E Domingos Bebiano, EEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 24


Escola Municipal Judith Augusta, EMJA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 15


E.E Lamartine de Freitas, EELM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PEB II HIstória, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Monsenhor Morais, EEMM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: PEB II História, Carga horária: 10


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista ProEx, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Alfabetizadora e Arquivista, Carga horária: 12
Outras informações
Alfabetizadora do Programa Educação de Jovens e Adultos Arquivista do acervo documental do PROEJA Realização de pesquisa acerca da EJA e a Sociedade sob a óptica da micro-história.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Discursos veiculados pela imprensa em Mariana na primeira metade do século XIX: a quem se dirigiam os redatores?
Descrição: Esta pesquisa propõe analisar o debate acerca da instrução durante a primeira metade do século XIX em Mariana, veiculado pelos periódicos impressos naquela cidade e os que ali circularam durante o referido período. A análise tem como foco identificar o perfil do leitor a quem os redatores dos periódicos destinavam os seus textos e, concomitantemente, os leitores que se procurava instaurar. Para tanto, será desenvolvida uma abordagem acerca de quem eram os leitores- modelo visados pelos redatores dos principais periódicos que circularam no período. Os discursos presentes na imprensa que circulava em Mariana durante a primeira metade do século XIX, em consonância com os demais impressos periódicos que foram produzidos nesse período no restante do território imperial, veiculavam temas relacionados à construção de uma Nação civilizada e moderna. Os redatores discutiam suas impressões acerca de assuntos como a Constituição Brasileira, a pátria e o cidadão, ao mesmo tempo em que tematizavam a instrução como elemento essencial para a prosperidade pública. Estudos sobre o papel da imprensa periódica nas primeiras décadas do XIX apontam sua pretensão educativa, destacando como esse veículo assumiu funções de agente de cultura, uma vez que seus redatores se viam capazes de mobilizar/formar opiniões, propagar ideias e educar. Nesse sentido, trata-se de um estudo que pretende pensar de que modo, historicamente, os discursos presentes nos periódicos pretendiam alcançar ou mesmo formar esse leitor modelo visado pelos redatores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
INSTRUÇÃO PÚBLICA, ESTADO-NAÇÃO E CIDADANIA Escolarização dos negros livres e libertos no Termo de Mariana (1828-1860)
Descrição: O estudo concentra-se na primeira metade do século XIX, momento inicial do processo de construção das bases do Estado-Nação. Buscamos lançar olhares sobre o Termo de Mariana na intenção de compreender em que medida o processo de escolarização dos negros livres e libertos ocorrido naquele contexto, se relacionou com a experiência da cidadania que se construía no contexto brasileiro durante o Império. A instrução pública enquanto um direito civil, e a experiência dos livres e libertos com a instrução nos levou a forjar interpretações sobre a natureza do Estado-Nação que se pretendia formar. A existência da igualdade civil, que surge a partir de 1824 com a Constituição, na medida em que se incorpora em uma sociedade marcada pelo escravismo e por fortes tensões de cunho racial, ao invés de gerar maior igualdade social, acabou se constituindo, de maneira sui generis, em fator de contribuição a uma maior complexidade das hierarquias sociais. Estas eram, em grande medida, provenientes de uma necessidade fundamental dos segmentos sociais atingidos pela questão racial, qual seja, a de se afastar do estigma da escravidão, recorrendo a condição de membros da sociedade civil. Nesse âmbito, o acesso `a instrução na sociedade imperial por negros contribuíram não somente com a legitimação, mas especialmente com a complexificação das hierarquias sociais na sociedade, sempre buscando se afastar do estigma da escravidão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
O grupo escolar e a formação do direito social à educação
Descrição: Nos últimos seis (6) anos, o Grupo de Pesquisa em História da Educação (GPHE), vinculado ao Núcleo de Estudos Sociais do Conhecimento e da Educação (NESCE), da Faculdade de Educação da UFJF, vem desenvolvendo pesquisas sobre política pública de escolaridade primária, com base em dados pesquisados na cidade de Juiz de Fora (Arquivo Público da Cidade e Biblioteca Murilo Mendes), no Arquivo Nacional (Rio de Janeiro) e no Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte). Trabalhamos com um período cronológico que abarcou a segunda metade do séc. XIX e as três primeiras décadas do séc. XX. Nossa hipótese para o difícil processo de criação e ampliação (distribuição pelos estados federados) da nova escolaridade entre nós, proposta e criada em São Paulo já no início da república, é àquela razão profunda, qual seja a de sermos historicamente retardatários (em relação ao mundo de referência e ao nosso próprio entorno) na absorção do novo tempo público, que aponta para uma educação compreendida como direito dos indivíduos. As heranças do passado, especialmente da fase final do império (última década), são decisivas para esse retardamento. Em nosso entendimento, apenas na década de 1920, e jurídico-constitucionalmente apenas a partir de 1934, ingressamos mais decisivamente no novo tempo, deixando claro que se trata de um tempo histórico ainda vigente, vale dizer, a sua plena realização ainda nos compete. Não obstante, o novo tipo de escolaridade, o grupo escolar, em decorrência da natureza intrínseca da nova instituição, embora gradativamente constituída, apontaria para esse novo tempo histórico. Não por acaso, verificamos em nossos levantamentos sobre a criação de grupos escolares na cidade de Juiz de Fora, uma forte demanda popular ao poder público, já na década de 1910, não apenas por mais escolas, mas pela constituição de grupos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Priscilla Samantha Barbosa Verona - Integrante / Marlos Bessa Mendes da Rocha - Coordenador.


Projetos de extensão


2007 - 2009
Material Didático para a Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Objetivos: Pesquisar sobre a história do material didático para a educação de jovens e adultos com ênfase na produção das décadas de 60 e 70. Analisar a produção atual para a área. Nas etapas da pesquisa está previsto um estudo do material veiculado atualmente pela Alfabetização Solidária (Coleção Viver e Aprender) e a publicação disponibilizada pelo MEC (UNI Trabalho). Em seguida, segue-se à fase de elaboração de um material para as salas de EJA do município de Mariana nos níveis alfabetização, segundo segmento do EF e Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista Hominun
2017 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2017 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação do Campo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Literatura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VERONA, Priscilla2018VERONA, Priscilla. Cidadania e Instrução no Império: uma leitura da modernidade brasileira / Citizenship and Instruction in the Empire: a reading of Brazilian modernity. Revista de História e Historiografia da Educação, v. 2, p. 49, 2018.

2.
VERONA, Priscilla2018VERONA, Priscilla. Possibilidades para pensar o processo de aquisição da linguagem pelos CODAS. Cadernos de Pós-Graduação., v. Vol.17, p. 169-185, 2018.

3.
VERONA, Priscilla2018VERONA, Priscilla. O uso de jornais do século XIX na sala de aula: uma fonte histórica para entender o Brasil Império. Revista Brasileira de Educação Básica, v. Ano 3, p. 1-7, 2018.

4.
VERONA, Priscilla2017 VERONA, Priscilla. Possibilidades para pensar a imprensa que circulava em Mariana (MG) no século XIX: As primeiras edições do jornal 'O Novo Argos'.. SEMINA (UPF), v. 16, p. 4-21, 2017.

5.
VERONA, Priscilla2017VERONA, Priscilla. Uma Leitura Histórica Do Estado Nação Imperial e Construção da Cidadania: O processo de Institucionalização do Ensino Público no Brasil. ATHENAS - REVISTA DE DIREITO, POLÍTICA E FILOSOFIA, v. Vol. 1, p. 182-208, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
VERONA, Priscilla. Instrução Pública na primeira metade do século XIX: Possibilidades para pensar a obrigatoriedade escolar em Mariana.. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). CAMPO DE SABERES DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 1ed.Ponta Grossa, Paraná: Editora Atena, 2017, v. , p. 111-122.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VERONA, Priscilla. Formação docente na UFMG: história e memória. Revista Brasileira de Educação Básica, Ano 2, Nº. 6, Belo Horizonte, MG, p. S/n, 19 dez. 2017.

2.
VERONA, Priscilla. (Convite a Leitura) Culturas orais, culturas do escrito: Intersecções. Jornal Pensar a Educação em Pauta, ANO 5- Nº 187, Belo Horizonte, MG, p. 1 - 3, 15 dez. 2017.

3.
VERONA, Priscilla. Uma espécie em vias de extinção? O polímata na época na especialização. Pensar a Educação em Pauta, Ano 5- Nº 185, Belo Horizonte, MG, p. 1 - 3, 01 dez. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VERONA, Priscilla. Instrução Pública na Primeira Metade do Século XIX: Possibilidades para Pensar a Obrigatoriedade Escolar em Mariana. In: IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. COPEHE, 2017, Uberliandia. MG. Instrução Pública na Primeira Metade do Século XIX: Possibilidades para Pensar a Obrigatoriedade Escolar em Mariana, 2017.

2.
VERONA, Priscilla. A imprensa periódica mineira durante a primeira metade do século XIX e a instrução no Estrella Mariannense. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação- CBHE, 2017, João Pessoa, PR. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa, PR: Anais Eletrônicos, 2017. p. 4332-4343.

3.
VERONA, Priscilla. A Formação da Cidadania na Iberoamerica: O Brasil Imperial e a Instrução Pública. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba PR. X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014.

4.
VERONA, Priscilla. A escolarização dos negros na vila de Queluz entre os anos 1835- 1860. In: IX Semana de História Política. VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos.IX Semana de História Política. VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2014.

5.
VERONA, Priscilla. A Escolarização do Negro em Minas Gerais durante o Século XIX: Um Balanço Historiográfico e a Construção de Um Olhar sobre o Estado Nação. In: II Semana da Faced UFJF, 2014, Juiz de Fora. II Semana da Faced Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.

6.
MONTEIRO, D. T. L ; VERONA, Priscilla ; FILHO, J. B . Corpos Disciplinados: Um olhar sobre a educação física escolar.. In: VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014, Rio de Janeiro - RJ. VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2014.

7.
VERONA, Priscilla. A Institucionalização da Instrução Pública e a Formação do Estado Nação.. In: VII COPEHE-Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais., 2013, Mariana- MG. Anais A escrita da história da educação em Minas Gerais, 2013.

8.
VERONA, Priscilla. A Instrução Pública no século XIX, Estado Nação, Direito Civil e Formação da Cidadania. In: VIII Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara -SP. Anais do VIII Encontro Ibero-americano de Educação / VIII Encontro Ibero-americano de Educação; Araraquara, 2013 (Brasil). ? Documento eletrônico. - Araraquara: FCL-UNESP, 2013., 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VERONA, Priscilla. Repertório de Leitura de Manoel Berardo Accursio Nunan para a produção de um periódico liberal em Minas Gerais- Brasil: O caso do Estrella Mariannense (1830-1832). In: XIII CIHELA Congresso Iberoamericano de Historia de La Educación Latinoamericana, 2018, Montevideo, Uruguay. XIII CIHELA Congresso Iberoamericano de Historia de La Educación Latinoamericana. Montevideo, Uruguay, 2018.

2.
VERONA, Priscilla. Experience of Schooling as a Production of a Social Status for Free Blacks in the Province of Minas Gerais. In: 39º ISCHE. International Standing Conference for the History of Education, 2017, Buenos Aires, Argentina. 39 ISCHE. Educação e emancipação, 2017.

3.
VERONA, Priscilla. A Imprensa Periódica Mineira durante a primeira metade do século XIX e o debate da Obrigatoriedade Escolar em Mariana. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa, PR. IX Congresso Brasileiro de História da Educação: História da Educação: global, nacional e regional, 2017.

4.
VERONA, Priscilla. A imprensa periódica mineira durante a primeira metade do século XIX e a instrução no Estrella Mariannense. In: IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017, João Pessoa, PR. Anais do IX Congresso Brasileiro de História da Educação. João Pessoa, PR: Anais do IX Congresso Brasileiro de História da Educação, 2017.

5.
VERONA, Priscilla. Instrução Pública na Primeira Metade do Século XIX: Possibilidades para Pensar a Obrigatoriedade Escolar em Mariana. In: IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. COPEHE, 2017, Uberliandia. MG. Instrução Pública na Primeira Metade do Século XIX: Possibilidades para Pensar a Obrigatoriedade Escolar em Mariana, 2017.

6.
VERONA, Priscilla. A Formação da Cidadania na Iberoamerica: O Brasil Imperial e a Instrução Pública. In: X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. Percursos e Desafios na História da Educação Brasileira, 2014.

7.
VERONA, Priscilla. Cidadania e Instrução no Império: Uma leitura da modernidade brasileira. In: II Colóquio de Cultura e Educação na América Portuguesa., 2014, Mariana MG. II Colóquio de Cultura e Educação da América Portuguesa, 2014.

8.
VERONA, Priscilla. A escolarização dos negros na vila de Queluz entre os anos 1835- 1860. In: IX Semana de História Política. VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos.IX Semana de História Política. VI Seminário Nacional de História Política, Cultura e Sociedade. UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2014.

9.
VERONA, Priscilla. A Escolarização do Negro em Minas Gerais durante o Século XIX: Um Balanço Historiográfico e a Construção de Um Olhar sobre o Estado Nação. In: II Semana da Faced UFJF, 2014, Juiz de Fora. II Semana da Faced Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014.

10.
VERONA, Priscilla ; VERONA, Priscilla . A Instrução Pública no século XIX, Estado Nação, Direito Civil e Formação da Cidadania. In: VIII Encontro Ibero-americano de Educação, 2013, Araraquara -SP. Anais do VIII Encontro Ibero-americano de Educação / VIII Encontro Ibero-americano de Educação; Araraquara, 2013 (Brasil). ? Documento eletrônico. - Araraquara: FCL-UNESP, 2013., 2013.

11.
VERONA, Priscilla. A Institucionalização da Instrução Pública e a Formação do Estado Nação.. In: VII Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2013, Mariana- MG. Anais A escrita da história da educação em Minas Gerais, 2013.

12.
VERONA, Priscilla. A  instrução no  Império, a formação de uma  nacionalidade  e  a  educação  enquanto  uma  razão  de  Estado. In:  XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (XI Cihela), 2013, Toluca- México. XI Cihela, 2013.

13.
VERONA, Priscilla. O arquivo do EJA em sua perspectiva micro-histórica.. In: II Encontro Memorial . Nossas Letras na História da Educação, 2009, Mariana. MG/ ICHS- UFOP. Nossas letras na história da educação: anais do II Encontro Memorial do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
VERONA, Priscilla. Repertório de Leitura de Manoel Berardo Accursio Nunan para a produção de um periódico liberal em Minas Gerais- Brasil: O caso do Estrella Mariannense (1830-1832). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VERONA, Priscilla. Aspectos da produção dos periódicos El Fênix de La Liberdad e Estrella Mariannense e um olhar para o possível leitor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VERONA, Priscilla. Instrução Pública na Primeira Metade do Século XIX: Possibilidades para Pensar a Obrigatoriedade Escolar em Mariana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VERONA, Priscilla. História : Solar do Barão de Suaçuí e de Conselheiro Lafaiete em LIBRAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VERONA, Priscilla. Cidadania e Instrução no Império: uma leitura da modernidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VERONA, Priscilla. A Formação da Cidadania na Iberoamerica: O Brasil Imperial e a Instrução Pública. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VERONA, Priscilla; MONTEIRO, D. T. L ; FILHO, J. B . Corpos Disciplinados: Um olhar sobre a educação física escolar.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VERONA, Priscilla. A escolarização dos negros na vila de Queluz entre os anos 1835- 1860. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VERONA, Priscilla. A Escolarização do Negro em Minas Gerais durante o Século XIX: Um Balanço Historiográfico e a Construção de Um Olhar sobre o Estado Nação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VERONA, Priscilla. A institucionalização da instrução pública e a formação do Estado Nação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VERONA, Priscilla. A Instrução Pública no século XIX, Estado Nação, Direito Civil e Formação da Cidadania. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VERONA, Priscilla. O arquivo do EJA em sua perspectiva micro-histórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VERONA, Priscilla. O Arquivo do Eja e a reconstituição de uma memória histórica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VERONA, Priscilla. Avaliação de trabalhos Ad-hoc no III Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino, realizado no período de 8 a 10 de novembro de 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha.,. 2017.

2.
VERONA, Priscilla. Avaliação de trabalhos Ad-hoc no II Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino, realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2016 na Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha.. 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VERONA, Priscilla; CARDOSO, R.L. Participação em banca de Fernanda Caroline Torres Souza.Arte e Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Rita.

2.
CARDOSO, R.L; VERONA, Priscilla. Participação em banca de Helen Priscila Ferreira.A importância do ensino de Arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Rita.

3.
CARDOSO, R.L; VERONA, Priscilla. Participação em banca de Luana da Silva Rodrigues Fidelis.A contribuição dos contos de fadas no desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Rita.

4.
CARDOSO, R.L; VERONA, Priscilla. Participação em banca de Karla Aparecida dos Reis Rodrigues.Família e Escola: Estudo sobre a influência familiar no desenvolvimento escolar dos alunos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Rita.

5.
CARDOSO, R.L; VERONA, Priscilla; FONSECA, Patrícia. Participação em banca de Rúbia Oliveira Nascimento.Síndrome de Burnout no profissional de enfermagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Santa Rita.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII CIHELA Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Repertório de Leitura de Manoel Berardo Accursio Nunan para a produção de um periódico liberal em Minas Gerais- Brasil: O caso do Estrella Mariannense (1830-1832). 2018. (Congresso).

2.
XIII Encontro Internacional ANPHLAC.Aspectos da produção dos periódicos El Fênix de la liberdad e Estrella Mariannense e um olhar para o possível leitor. 2018. (Encontro).

3.
IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. Instrução Pública na Primeira Metade do Século XIX: Possibilidades para Pensar a Obrigatoriedade Escolar em Mariana. 2017. (Congresso).

4.
III Ciclo de Palestras do NAPNE "Mãos que Educam". IFMG Congonhas. MG. 2016. (Encontro).

5.
II Colóquio de Cultura e Educação na América Portuguesa..Cidadania e Instrução no Império: uma leitura da modernidade.. 2014. (Outra).

6.
II Semana da Faced X Seminário Anual de Pesquisa em Educação dp PPGE.A Escolarização do Negro em Minas Gerais durante o Século XIX: Um Balanço Historiográfico e a Construção de Um Olhar sobre o Estado Nação. 2014. (Seminário).

7.
IX Semana de História Política. VI Seminário de História Política, Cultura e Sociedade.A escolarização dos negros na vila de Queluz entre os anos 1835- 1860. 2014. (Seminário).

8.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação.Corpos Disciplinados: Um olhar sobre a educação física escolar.. 2014. (Outra).

9.
X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. A Formação da Cidadania na Iberoamerica: O Brasil Imperial e a Instrução Pública. 2014. (Congresso).

10.
XIX Encontro Regional de História ANPUH/ MG. 2014. (Encontro).

11.
I Semana da Faced; VI Semana da Educação; IX Seminário Anual de Pesquisa em Educação do PPGE. 2013. (Seminário).

12.
VII COPEHE-Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. A institucionalização da instrução pública e a formação do Estado Nação.. 2013. (Congresso).

13.
VIII Encontro Ibero-americano de Educação.A Instrução Pública no século XIX, Estado Nação, Direito Civil e Formação da Cidadania. 2013. (Encontro).

14.
1º Ciclo Avançado de Palestras - Ordem dos Advogados do Brasil. 2012. (Outra).

15.
III Simpósio ILB- Itinerários da Pesquisa Histórica: Métodos, Fontes e Campos Temáticos. 2010. (Simpósio).

16.
I Simpósio Impérios e Lugares- UFOP. 2010. (Simpósio).

17.
"Encontro Surdo- Surdo" FENEIS. Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. 2009. (Encontro).

18.
Congresso Brasileiro de Extensão Universitária- UFGD. O Arquivo do Eja e a reconstitução de uma memória histórica. 2009. (Congresso).

19.
II Encontro Memorial ICHS- UFOP.O arquivo do EJA em sua perspectiva micro-histórica. 2009. (Encontro).

20.
I Simpósio Estado Região e Sociedade. 2006. (Simpósio).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VERONA, Priscilla. Repertório de Leitura de Manoel Berardo Accursio Nunan para a produção de um periódico liberal em Minas Gerais- Brasil: O caso do Estrella Mariannense (1830-1832). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




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