Thiago Hoeltgebaum

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  • Última atualização do currículo em 08/03/2017


Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina com Mestrado na mesma instituição na área de projetos de sistemas mecânicos. Durante a graduação desenvolveu atividades tanto de projeto como de pesquisa, resultando em diferentes publicações. No mesmo período teve a oportunidade de estudar na Universidade Tecnológica de Eindhoven e realizou estágio profissional na empresa Drivetrains Innovations. No mestrado, desenvolveu projeto projeto junto à BMW e especializou-se na busca de patentes voltadas à projetos de mecanismos. Atualmente é um dos sócios da Mobilis Veículos Elétricos, empresa de base tecnológica que visa fomentar oportunidades no mercado de mobilidade elétrica. Sua função é coordenar as atividades de pesquisa e desenvolvimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Hoeltgebaum
Nome em citações bibliográficas
HOELTGEBAUM, T.;HOELTGEBAUM, THIAGO

Endereço


Endereço Profissional
Mobilis Veículos Elétricos.
Avenida das Águias
Pedra Branca
88137280 - Palhoça, SC - Brasil
Telefone: (48) 4830243519
URL da Homepage: www.mobilis.me


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Variable compression raio engines: A mechanism approach,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Daniel Martins.
Coorientador: Rodrigo de Souza Vieira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mecanismos; Taxa de Compressão Variável; Reconfigurabilidade.
2008 - 2013
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Eindhoven University of Technology (Orientador: Cees Van der Geld).
Título: Análise de Dinâmica Longitudinal em um Veículo de Fórmula SAE Elétrico.
Orientador: Rodrigo de Souza Vieira.




Formação Complementar


2008 - 2008
Motores a Combustão Interna - Teoria e Prática. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Drivetrain Innovation, DTI, Holanda.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional em Engenharia Mecânica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio Profissional em Engenharia Mecânica: Atuou como engenheiro de simulações, responsável pelo projeto e análise de transmissões para um veículo comercial de tecnologia híbrida. Desenvolveu um modelo matemático para o sistema de propulsão do veículo capaz de avaliar os esforços em sua caixa de marchas. O estágio foi realizado na empresa Drivetrains Innovations localizada em Eindhoven, Holanda.


MOBILIS - PROJETOS AUTOMOTIVOS SUSTENTÁVEIS LTDA, Mob, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: AUTOMOBILÍSTICA.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Elementos de Máquinas.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas/Especialidade: Máquinas, Motores e Equipamentos.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa no prêmio "Melhores Papers do Congresso SAE Brasil 2016", Sociedade Dos Engenheiros da Mobilidade - SAE Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HOELTGEBAUM, THIAGO2015 HOELTGEBAUM, THIAGO; SIMONI, ROBERTO ; MARTINS, DANIEL . Reconfigurability of engines: A kinematic approach to variable compression ratio engines. Mechanism and Machine Theory, v. 96, p. 308-322, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
HOELTGEBAUM, THIAGO; SIMONI, ROBERTO ; MARTINS, DANIEL . Reconfigurability of Engines: A Kinematic Approach to Variable Compression Ratio Engines. In: Xilun Ding; Xianwen Kong;. (Org.). Mechanisms and Machine Science. 1ed.Londres: Springer International Publishing, 2016, v. 36, p. 1061-1071.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HOELTGEBAUM, T.; VIEIRA, R,S . Longitudinal Dynamics Simulation Considering Pitch Motions for an Electric Racing Vehicle. In: VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014, Uberlândia. Anais do VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

2.
HOELTGEBAUM, T.; VIEIRA, R,S ; Rafael Luft ; ELISII, J. M. . A Design Comparison Between Coil Springs and Torsion Bars. In: XXI SAE Brasil International Congress and Exhibition, 2012, São Paulo. XXI SAE Brasil International Congress and Exhibition, 2012.

3.
HOELTGEBAUM, T.; VIEIRA, R,S ; Lauro Nicolazzi . Definição dos parâmetros geométricos de uma suspensão tipo duplo A para um veículo monoposto de competição. In: CONEM 2012 - VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2012, São Luiz. CONEM 2012, 2012.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
HOELTGEBAUM, T.; VIEIRA, R,S . Relatório de Projeto Equipe UFSC de Fórmula SAE. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, R,S; Lauro Nicolazzi; HOELTGEBAUM, T.. Participação em banca de Willian Robert Sorg.Adaptação e implementação do balanced scorecard: o estudo de caso do planejamento estratégico do Formula UFSC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
VIEIRA, R,S; Lauro Nicolazzi; HOELTGEBAUM, T.. Participação em banca de Vinícius Búrigo Neto.Metodologia para Projeto de Transmissão para Veículos de Competição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
Lauro Nicolazzi; VIEIRA, R,S; HOELTGEBAUM, T.. Participação em banca de Matheus Roman.Projeto Preliminar de Reboque Veicular para Transporte de Veículos Especiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
Lauro Nicolazzi; VIEIRA, R,S; HOELTGEBAUM, THIAGO. Participação em banca de Rafael Morimoto Nosaki.PROJETO DE MAQUETE PARA A ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ÂNGULOS DE DIREÇÃO NO DIAGRAMA DE ACKERMANN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Lauro Nicolazzi; VIEIRA, R,S; HOELTGEBAUM, T.. Participação em banca de Guilherme Luís Emendörfer Gonçalves.Simulação e Análise de Dinâmica Longitudinal em Veículos de Competição. 2014.

6.
BELLI, F.; VIEIRA, R,S; Lauro Nicolazzi; HOELTGEBAUM, T.. Participação em banca de Flavio Belli.Projeto Inicial de uma Suspensão Ativa para um veículo de Formula SAE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina.





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