Alex Joci dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1537334486010076
  • Última atualização do currículo em 02/02/2017


Pós-Graduando em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, desenvolve projetos e trabalho de apoio técnico para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul desde 2009, nas áreas de geoprocessamento e gestão de recursos hídricos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alex Joci dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, A. J.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas.
Sociedade de Cultura e Educação do Litoral Sul, SCELISUL, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
E. E. B. P. Fundação Bradesco, FB, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Capacitação em Gestão de Riscos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Riscos Geológicos Naturais. (Carga horária: 11h).
Assocociação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, ABGE, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos de SIG. (Carga horária: 4h).
GeoPoint, GEOPOINT, Portugal.
2013 - 2013
Capacitação Básica em Defesa Civil. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres, CEPED/UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação Básica em Defesa Civil. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Comitê de Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 20h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2006 - 2008
Agente Administrativo. (Carga horária: 1600h).
Escola SENAI Antonio Souza Noschese, SENAI, Brasil.


Atuação Profissional



Associação Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista, AMAVALES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Téc. em Geoprocessamento, Enquadramento Funcional: Técnico Nível Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

01/2011 - Atual
Serviços técnicos especializados , Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista, .

Serviço realizado
Coleta, análise e processamento de dados, Geoprocessamento, Diagramação de mapas e cartas técnicas, Redação e revisão de relatórios..

Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas, FUNDESPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30


Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Pinheiros, SABESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aprendiz, Enquadramento Funcional: Aprendiz, Carga horária: 40

Atividades

06/2006 - 06/2008
Estágios , Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Luz, .

Estágio realizado
Administrativo.


Projetos de desenvolvimento


2014 - 2016
Elaboração do Mapa de Zoneamento da vulnerabilidade natural dos aquíferos da UGRHI-11
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2014 - Atual
Compatibilização do levantamento de riscos naturais e metodologia dos Planos de Defesa Civil da UGRHI-11 à legislação federal e estadual
Descrição: O CBH-RB, tendo em vista os riscos geológicos e hidrológicos existentes na UGRHI-11, desde a chamada de projetos FEHIDRO tem apoiado projetos visando o levantamento de riscos naturais e o apoio aos municípios para elaboração de Planos de Defesa Civil. Desde o início da execução dos projetos em 2010 ocorreram importantes mudanças na legislação federal e estadual, bem como das normas para concessão de apoio aos municípios pelos governos. Torna-se necessário ajustar as metodologias dos levantamentos e planos de defesa civil, compatibilizando-as com as novas normas. É proposto então o projeto Compatibilização do levantamento de riscos naturais e metodologia dos Planos de Defesa Civil da UGRHI-11 à legislação federal e estadual, a ser contratado segundo o presente Termo de Referência. Ele deve ter como objetivos atualizar os levantamentos de riscos naturais efetuados nos municípios da área da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul ? UGRHI-11, bem como ajustar a metodologia dos levantamentos e dos Planos de Defesa Civil a serem efetuados com apoio do FEHIDRO na região, por indicação do CBH-RB, testando-a em dois municípios. Ele é uma continuidade do Projeto Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil, que realizou o mapeamento das áreas sujeitas a riscos geológicos e hidrológicos, além de montar um Sistema de Informações específico para Riscos e Desastres Naturais (SIG-Riscos), e dos projetos denominados Apoio aos Municípios da UGRHI-11 para Planos Preventivos de Defesa Civil ? Fases I, II e III..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2013 - 2015
Sistema de Informações, Relatório de Situação UGRHI-11 e SIG-RB WEB
Descrição: O presente projeto visa a continuidade do SIG-RB, compreendendo a manutenção da capacidade computacional, incluindo reparo e substituição de componentes (hardware) e de atualização de aplicativos (software), coleta e atualização de informações, e os trabalhos técnicos necessários para compilação, cálculos, montagem de mapas e gráficos para o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul -UGRHI-11, de 2013. Também é proposta a renovação do site do SIG-RB, com a implantação do SIG-RB-WEB baseado em plataforma livre..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2012 - 2014
Sistema de Informações, Relatório de Situação da UGRHI-11 e da Bacia Ribeira SP - PR
Descrição: O presente projeto visa a continuidade do SIG-RB, compreendendo a manutenção da capacidade computacional, incluindo reparo e substituição de componentes (hardware) e de atualização de aplicativos (software), coleta e atualização de informações, e os trabalhos técnicos necessários para compilação, redação, edição e distribuição do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul ? UGRHI-11, para 2012 e da finalização do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul ? UGRHI-11 para 2012-2015. Além disso, são planejados trabalhos de apoio à elaboração do Relatório Sintético de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Federal do Ribeira de Iguape e Litoral, compreendendo a totalidade da Bacia nos estados de São Paulo e Paraná e áreas litorâneas adjacentes..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2012 - 2014
Apoio aos Municípios da UGRHI-11 para Planos Preventivos de Defesa Civil ? Fase II
Descrição: O projeto tem como objetivo principal apoiar os municípios da área da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul ? UGRHI-11 para elaborar seus Planos Preventivos de Defesa Civil. Ele é uma continuidade dos Projeto Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil e Apoio aos Municípios da UGRHI-11 para Planos Preventivos de Defesa Civil, a partir de agora numerado Fase I , executados com recursos do FEHIDRO, que realizaram o mapeamento das áreas sujeitas a riscos geológicos (inundação, erosão, escorregamento, etc.) e caracterização da situação de uso e ocupação do solo, em escala regional, além de montar um Sistema de Informações específico para Riscos e Desastres Naturais (SIG-Riscos), além do apoio a um grupo de municípios para seus Planos Preventivos de Defesa Civil. Para os municípios atendidos serão feitos levantamentos detalhados das áreas urbanas e outras sujeitas a risco, um detalhamento do SIG-Riscos para a área do munípio e entorno, além do apoio à elaboração dos documentos necessários para os Planos Preventivos de Defesa Civil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2013
Apoio aos municípios da UGRHI-11 para Planos Preventivos de Defesa Civil
Descrição: O projeto tem como objetivos apoiar os municípios da área da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul ? UGRHI-11 para elaborar seus Planos Preventivos de Defesa Civil. Ele é uma continuidade do Projeto Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil, executado com recursos do FEHIDRO, que realizou o mapeamento das áreas sujeitas a riscos geológicos (inundação, erosão, escorregamento, etc.) e caracterização da situação de uso e ocupação do solo, em escala regional, além de montar um Sistema de Informações específico para Riscos e Desastres Naturais (SIG-Riscos). Para os municípios atendidos serão feitos levantamentos detalhados das áreas urbanas e outras sujeitas a risco, um detalhamento do SIG-Riscos para a área do munípio e entorno, além do apoio à elaboração dos documentos necessários para os Planos Preventivos de Defesa Civil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2011 - 2013
Manutenção do SIG-RB e apoio à elaboração do Relatório de Situação 2011 Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul
Descrição: O presente projeto visa a continuidade do SIG-RB, compreendendo a manutenção da capacidade computacional, incluindo reparo e substituição de componentes (hardware) e de atualização de aplicativos (software), coleta e atualização de informaçõess , e os trabalhos técnicos necessários para compilação, redação, edição e distribuição do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul -UGRHI-11 , para 2011. Ele relaciona-se a linha tematica 1 do FEHIDRO, Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hidricos, pelas area de atuacao 1.1 - Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos e 1.3 - lnformações para a Gestão de Recursos Hídricos, incluindo-se no PDC 1: BASE DE DADOS, CADASTROS, ESTUDOS E LEVANTAMENTOS - BASE, Subprograma 1) Desenvolvimento do Sistema de Informac6es e de Planejamento de Recursos Hldricos, itens a) Base de Dados e Sistema de Informac6es em recursos hidricos e d) Plano Estadual de Recursos Hidricos, Pianos de Bacias Hidrograficas e Relat6rios de Avaliacao do SIGRH.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - 2012
SIG da Bacia do Ribeira e Litoral Sul, incluindo Cadastro de usuários e ampliação do atendimento a acidentes com cargas perigosas.
Descrição: O presente projeto visa a continuação da montagem do Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, compreendendo revisão do modelo conceitual, complementação e , a escolha e instalação de equipamentos e programas e a coleta e atualização de informações, durante seu período de execução, bem como a compilação, redação, edição e distribuição do Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. O projeto também compreenderá a ampliação do GEOCAP - Sistema de Informações Geográficas para Apoio ao Gerenciamento de Acidentes Automotivos com Cargas Perigosas, subsistema desenvolvido em 2008, que compreende um detalhamento do banco de dados na área da BR-116, permitindo a identificação dos cursos d?água ameaçados por um determinado acidente e as captações neles existentes e facilitando as providências para o gerenciamento dos riscos, tanto por parte de um escritório central quanto pelo pessoal de campo. O sistema está completo e instalado em um computador central e dois computadores de mão, tendo sido submetido a testes pelo pessoal técnico do projeto, DAEE, CETESB e SABESP. Ele deve ser submetido a testes de campo de longa duração, pelo pessoal de atendimento da rodovia, ainda nesta fase de execução..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2010 - 2012
Levantamento e monitoramento de áreas de risco na UGRHI-11 e apoio à Defesa Civil
Descrição: O projeto tem como objetivos realizar levantamentos objetivando o mapeamento das áreas sujeitas a riscos geológicos (inundação, erosão, escorregamento, etc.) e caracterização da situação de uso e ocupação do solo, particularmente das áreas geologicamente instáveis nos compartimentos serranos e nas áreas sujeitas a enchentes e apoiar tecnicamente a Defesa Civil, montando um Sistema de Informações e Comunicação, para apoio ao levantamento de Riscos e Eventos Naturais Adversos e apoio ao atendimento de ocorrências. Como resultado, facilitará o monitoramento das áreas instáveis e o atendimento aos eventos relacionados a riscos geológicos pela Defesa Civil..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Regional Winner, Anwendungszentrum GmbH Oberpfaffenhofen (AZO).
2011
Regional Winner, Anwendungszentrum GmbH Oberpfaffenhofen (AZO).


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, A. J.; OLIVEIRA, F. R. ; MACEDO, A. B. . Divulgação e Compartilhamento de Informações Para Gestão de Recursos Hídricos do SIG-RB Pela WEB. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTOS, A. J.; OLIVEIRA, F. R. ; MACEDO, A. B. . Web Site do Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. ; SILVA, L. D. ; SILVA, M. ; CUGLER, G. . RELATÓRIO SINTÉTICO DE SITUAÇÃO DA BACIA DO RIBEIRA ? SP/PR ANO-BASE 2004-2014. 2015.

2.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CUGLER, G. ; SILVA, L. D. ; SILVA, M. ; GASPARINI, C. B. ; AMARAL, W. I. . Plano Municipal de Defesa Civil - Município de Jacupiranga - SP. 2014.

3.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CUGLER, G. ; SILVA, L. D. ; AMARAL, W. I. ; GASPARINI, C. B. ; SILVA, M. . Plano Municipal de Defesa Civil - Município de Miracatu - SP. 2014.

4.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; CUGLER, G. ; OLIVEIRA, F. R. ; GASPARINI, C. B. ; SILVA, M. ; AMARAL, W. I. ; SILVA, L. D. . Plano Municipal de Defesa Civil - Município de Registro - SP. 2014.

5.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CUGLER, G. ; AMARAL, W. I. ; SILVA, M. ; SILVA, L. D. ; GASPARINI, C. B. . Plano Municipal de Defesa Civil - Município de Cajati - SP. 2013.

6.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. ; CUGLER, G. ; SILVA, M. ; AMARAL, W. I. ; SILVA, L. D. ; GASPARINI, C. B. . Plano Municipal de Defesa Civil - Município de Juquiá - SP. 2013.

7.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; CUGLER, G. ; OLIVEIRA, F. R. ; SILVA, L. D. ; SILVA, M. ; AMARAL, W. I. ; GASPARINI, C. B. . Plano Municipal de Defesa Civil - Município de Sete Barras - SP. 2013.

8.
SANTOS, A. J.; MACEDO, A. B. ; OLIVEIRA, F. R. ; DALMAS, F. B. ; CUGLER, G. ; SILVA, M. ; AMARAL, W. I. . Plano Municipal de Defesa Civil - Estância Turística de Eldorado - SP. 2012.

9.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. . Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Unidade de Gerenciamento nº 11. 2011.

10.
MACEDO, A. B. ; SANTOS, A. J. ; OLIVEIRA, F. R. . Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Unidade de Gerenciamento nº 11. 2010.

11.
MACEDO, A. B. ; OLIVEIRA, F. R. ; SANTOS, A. J. . Relatório de Situação dos Recursos Hídricos da Unidade de Gerenciamento nº 11. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
MACEDO, A. B. ; CUGLER, G. ; OLIVEIRA, F. R. ; DALMAS, F. B. ; SANTOS, A. J. ; SILVA, M. . Gestão Participativa de Recursos Hídricos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CUGLER, G. ; OLIVEIRA, F. R. ; SANTOS, A. J. . Geoprocessamento para Gestão Ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Workshop de Integração de Saberes Ambientais.Análise Temporal da Cobertura Vegetal Atraves de Cálculo de NDVI. 2014. (Encontro).

2.
Seminário Regional Sobre Riscos Tecnológicos no Vale do Ribeira. 2013. (Seminário).

3.
3as Jornadas Brasileiras de gvSIG.Uso de gvSIG para apoio à elaboração do Plano Municipal de Defesa Civil do município de Eldorado - SP. 2012. (Encontro).

4.
99° SEMINÁRIO DE DEFESA CIVIL. 2012. (Seminário).

5.
Congresso Brasileiro Sobre Desastres Naturais. Técnicas de Geoprocessamento Aplicadas a Monitoramento de Riscos Naturais na Bacia do Ribeira e Litoral Sul de SP. 2012. (Congresso).

6.
13° Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ACIDENTES AUTOMOTIVOS COM CARGAS PERIGOSAS - GEOCAP - NO VALE DO RIBEIRA E LITORAL SUL DE SP. 2011. (Congresso).

7.
13° Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. LEVANTAMENTO E MONITORAMENTO DE RISCOS NATURAIS NA BACIA DO RIBEIRA DE IGUAPE E LITORAL SUL DE SP. 2011. (Congresso).

8.
84° Seminário de Defesa Civil. 2011. (Seminário).

9.
Seminário Avanços e Desafios na Gestão dos Recursos Hídricos no Estado de São Paulo. 2011. (Seminário).

10.
1as Jornadas Brasileiras gvSIG. 2010. (Seminário).

11.
6as Jornadas gvSIG. Conocer para transformar.Migração para gvSIG do SIG-RB - SIG da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul, SP - Brasil. 2010. (Encontro).

12.
CAEM - Ciclo de Palestras em Administração de Emergências para Municípios. 2010. (Seminário).

13.
IV Seminário de Pesquisa do Vale do Ribeira.Divulgação e Compartilhamento de Informações Para Gestão de Recursos Hídricos do SIG-RB Pela WEB. 2010. (Seminário).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MACEDO, A. B. ; CUGLER, G. ; OLIVEIRA, F. R. ; DALMAS, F. B. ; SANTOS, A. J. ; SILVA, M. . Gestão Participativa de Recursos Hídricos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CUGLER, G. ; OLIVEIRA, F. R. ; SANTOS, A. J. . Geoprocessamento para Gestão Ambiental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 14:08:38