Camila Michelyne Muniz da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3406933147729224
  • Última atualização do currículo em 31/01/2019


É Professora do curso Letras Libras, na Universidade Federal de Pernambuco; possui graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa, pela Universidade Federal de Pernambuco (2013); mestrado em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE (2018); é integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre LIBRAS (NEPEL). Possui formação em Tradução e Interpretação em LIBRAS, pela Associação de Pessoas com Deficiência de Limoeiro, APDL (2013). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Michelyne Muniz da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, C. M. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A interlíngua Português-Libras na produção textual de pessoas surdas adultas usuárias da Libras aprendizes do português escrito como segunda língua,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Jose Alberto Miranda Poza.
Palavras-chave: Interlíngua; escrita; Libras; Língua Portuguesa.
2009 - 2013
Graduação em LETRAS.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2012
Libras. (Carga horária: 120h).
Associação dos Portadores de Deficiencia de Limoeiro, APDL, Brasil.
2007 - 2007
Libras. (Carga horária: 120h).
Associação dos Portadores de Deficiencia de Limoeiro, APDL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .

2011 - 2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Artes e Comunicação, .



Linhas de pesquisa


1.
Estratégias de retextualização dos espaços mentais real, token e sub-rogado da LIBRAS para o português escrito
2.
A Leitura de Linguagens Diversas


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A interlíngua Português-Libras na produção textual de pessoas surdas adultas aprendizes do português escrito como segunda língua
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Camila Michelyne Muniz da Silva - Coordenador / José Alberto Miranda Poza - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. M. M.. A INTERLÍNGUA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DE PESSOAS SURDAS ADULTAS APRENDIZES DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. In: VI Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2015, Garanhuns PE. Ensino de Línguas, Literaturas e outros diálogos possíveis. Recife: Pipa Comunicação, 2015.

2.
NASCIMENTO, G. R. P. ; SILVA, C. M. M. . ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO. In: 25ª Jornada Nacional do Gelne, 2014, Natal RN. Anais 25ª Jornada Nacional do Gelne, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. M. M.; NASCIMENTO, G. R. P. . Sequências textuais em textos argumentativos escritos em Português que apresentam marcas da LIBRAS. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2013, Recife. Anais XXI CONIC, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, C. M. M.; NASCIMENTO, G. R. P. . Marcas da libras na argumentação escrita em português por surdos. In: XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura (EELL) VI Congresso Nacional sobre o Ensino da Língua e Literatura, 2013, Olinda. Caderno de Resumos XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura (EELL) VI Congresso Nacional sobre o Ensino da Língua e Literatura, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, C. M. M.. Aspectos da aprendizagem do portugues na modalidade escrita por pessoas surdas adultas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, C. M. M.. A disciplina curricular de Libras na escola e na universidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, C. M. M.. A Interlíngua na Produção Textual Escrita de Pessoas Surdas Adultas Aprendizes do Português como Segunda Língua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, C. M. M.. Educação bilíngue e o ensino de Língua Portuguesa para surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, C. M. M.; Máximo, N.N. . Metodologias para o ensino de Libras: repensando práticas bilíngues. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NASCIMENTO, G. R. P. ; SILVA, C. M. M. . Algumas Estratégias de Retextualização da LIBRAS para o Português Escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NASCIMENTO, G. R. P. ; SILVA, C. M. M. . Estratégias de Retextualização dos Espaços Mentais Real, Token e Sub-rogada da Libras para o Portugues Escrito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NASCIMENTO, G. R. P. ; SILVA, C. M. M. . Sequências Textuais em Textos Argumentativos Escritos em Português que Apresentam Marcas da LIBRAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, C. M. M.; NASCIMENTO, G. R. P. . Marcas da LIBRAS na Argumentação Escrita em Português por Surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, C. M. M.. Can you Translate, please?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, C. M. M.. Indo ao Cinema com Shakespeare. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, C. M. M.. Indo ao Cinema com Shakespeare. Recife: Editora Univercitária da UFPE, 2010 (Caderno de Resumos).

2.
SILVA, C. M. M.. Can you translate, please?. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2010 (Caderno de Resumos).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, C. M. M.. VI Jornada PET-Letras da UFPE. 2017.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, C. M. M.. Participação em banca de Tatiana Lacerda da Silva e Jacicléia Alves Camplelo.Leitura e compreensão de textos em Português. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SILVA, C. M. M.. Participação em banca de Ana Karolina da Silva Bione.A organização do atendimento educacional especializado com características bolíngues: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
SILVA, C. M. M.; MOURAO, C. A. F.. Participação em banca de Mariana Maciel de Lima.Ensino de Português como segunda língua para surdos no Instituto Cearense de Educação de Surdos: observação da atividade docente em contexto bilíngue. 2017.

4.
Morais, M. P. C.; SILVA, C. M. M.; Máximo, N.N.. Participação em banca de Marcela Priscila Costa Morais.Aquisição da Libras por crianças surdas: teoria da arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXVII Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste.O uso dos verbos na produção escrita das pessoas surdas adultas usuárias da Libras aprendizes do Português escrito como segunda língua. 2018. (Simpósio).

2.
I Seminário Nacional sobre ensino de Língua, Literatura e Língua de sinais e I Fórum interdisciplinar: Currículo e ensino de Libras na educação básica.Aspectos da aprendizagem do português na modalidade escrita por pessoas surdas adultas. 2017. (Seminário).

3.
VI Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. A INTERLÍNGUA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA DE PESSOAS SURDAS ADULTAS APRENDIZES DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. 2015. (Congresso).

4.
VI Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. 2015. (Congresso).

5.
25ª Jornada Nacional do Gelne. 2014. (Congresso).

6.
25ª JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DO NORDESTE ? GELNE. ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE RETEXTUALIZAÇÃO DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO. 2014. (Congresso).

7.
VI Congresso nacional sobre o ensino de língua e literatura. MARCAS DA LIBRAS NA ARGUMENTAÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS POR SURDOS. 2013. (Congresso).

8.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Sequências textuais em textos argumentativos escritos em Português que apresentam marcas da LIBRAS. 2013. (Congresso).

9.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE (CONIC). 2013. (Congresso).

10.
XX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DE UFPE. 2012. (Congresso).

11.
2º Encontro Acadêmico: Gêneros na Linguistica e na Literatura. 2011. (Encontro).

12.
XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPE. 2011. (Congresso).

13.
Jornada De Ensino e Tradução da Língua Inglesa - JETI.Can you transate, please?. 2010. (Outra).

14.
XVIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFPE. 2010. (Congresso).

15.
VXII Congresso Nacional de Iniciação Científica da UFPE (CONIC). 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, C. M. M.. A Lei de Libras: os avanços na esfera acadêmica. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Josefa Amaral Cavalcanti. Metodologias de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Camila Michelyne Muniz da Silva.

2.
Tatiana Martins da Silva e Roberta Oliveira Malta de Alencar. Sistema Fonológico da Libras na educação: Fonossintaxe e metodologia de ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Camila Michelyne Muniz da Silva.

3.
René Ribeiro Hutzler. Os desafios enfrentados pelos surdos na aprendizagem da L2 na Língua Portuguesa escrita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Camila Michelyne Muniz da Silva.

4.
Antônio Victor Silva Brochardt. Desenvolvimento do aluno surdo na aquisição da L1 (Libras). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Libras) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Camila Michelyne Muniz da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 6:27:50