Ivanice Teixeira Silva Ortiz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8263449376958653
  • Última atualização do currículo em 09/08/2017


Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (1999),Campus VI na cidade de Caetité/BA, e especialização em Metodologia do Ensino Superior - Faculdades Integradas de Patos em 2003. Classificada no concurso para professor substituto da Universidade Estadual da Bahia - UNEB para a disciplina História Medieval no ano 2009 e aprovada no concurso para professor auxiliar nas disciplinas: História da América e Pesquisa Histórica. Atualmente é professora de História da Secretaria Estadual de Educação e da Universidade do Estado da Bahia- Campus XVIII. É mestre pelo programa de pós -graduação da UNEB em História Regional e Local, e membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros do Recôncavo da Bahia pela UFRB e Memória, Espaço e Linguagem do Campus XVIII- UNEB. Doutoranda em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivanice Teixeira Silva Ortiz
Nome em citações bibliográficas
ORTIZ, I. T. S.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
Avenida Alexandria sn
Dinah Borges
45820-000 - Eunapolis, BA - Brasil
Telefone: (73) 32613501


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em História Regional e Local.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Trabalho escravo, laços de família e liberdade no Alto Sertão da Bahia: Caetité, 1830-1860,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Isabel Cristina Ferreira dos Reis.
Bolsista do(a): PROEX, PROEX, Brasil.
Palavras-chave: Escravidão.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2003
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Patos, FIP, Brasil.
Título: Influência do Fluxo Migratório Capixaba na Cidade de Itamarajú.
Orientador: João JoséP Walpole Henriques.
1996 - 2000
Graduação em Licenciatrura Plena em História.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: A Imagem de Juscelino Kubitschek no Diário o Dever.
Orientador: Adriana Santos.




Formação Complementar


1999 - 1999
Extensão universitária em Projeto Arquivo Público e Museu de Cultura Popular. (Carga horária: 216h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Projeto Arquivo Público e Museu de Cultura Popular. (Carga horária: 216h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Faculdade Santo Agostinho, FACSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Secrataria de Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Famílias negras e as relações de compadrio no Alto Sertão da Bahia: Caetité ( 1828- 1850)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ivanice Teixeira Silva Ortiz - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Fontes Históricas no estudo das cidades
Descrição: É um projeto de extensão desenvolvido no Campus XVIII- UNEB, trabalha com a coleta, organização- catalogação de diferentes fontes sobre o município de Eunápolis..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Ivanice Teixeira Silva Ortiz - Coordenador / Maria Sandra Gama - Integrante.


Idiomas


Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ORTIZ, I. T. S.. Posse, família e liberdade: Alto Sertão da Bahia (1830-1860). In: Raphael Fontes Cloux, Leice Daiane de Araújo Costa. (Org.). Perspectivas sobre ancestralidade afro-brasileira, educação, formação de professores, tecnologias da informação e comunicação, teatro, ações afirmativas, literatura e patrimônio histórico e arquitetônico. 1ed.Salvador: Kawo- Kabiyesile, 2016, v. 1, p. 9-340.

Apresentações de Trabalho
1.
ORTIZ, I. T. S.. Matrimônio e compadrio: laços da população escravizada em Caetité. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ORTIZ, I. T. S.. Mini curso: ' o pesquisador artesão: um andarilho na aventura da exploração do testemunho oral'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ORTIZ, I. T. S.. XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ORTIZ, I. T. S.. Família, escravidão e liberdade no Alto Sertão: Caetité, 1830-1860. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ORTIZ, I. T. S.. Laços de família entre escravizados no Alto Sertão: Caetité´, 1830-1860. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ORTIZ, I. T. S.. Reflexões dos saberes e práticas deixados como heranças por africanos e afrodescendentes que contribuíram para a formação social, política e cultural do Brasil.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ORTIZ, I. T. S.. Trabalho, laços de família e liberdade no alto sertão da Bahia, Caetité, 1830-1860.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ORTIZ, I. T. S.. ' Dimensões da liberdade': alforrias no Alto Sertão da Bahia, Caetité (1830-1860).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
ORTIZ, I. T. S.. O casamento legítimo: aspectos conjugais da família negra na Freguesia de Santana ( 1831-1855). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
ORTIZ, I. T. S.. A Simbiose Social: mulher escrava ou escrava mulher no Alto Sertão da Bahia. 2011. (II Simpósio de História Regional e Local).

2.
ORTIZ, I. T. S.. A Simbiose Social: Mulher escrava ou escrava mulher no Alto Sertão da Bahia. 2011. (III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais).

3.
ORTIZ, I. T. S.. História em Pespectiva. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ORTIZ, I. T. S.; Francisco Eduardo Torres Cancela. Participação em banca de Silvânia Rodrigues de Souza Ramos.Código Negro: escravizados segundo os discursos do jurista Augusto Teixeira de Freitas (1867-1876). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
ORTIZ, I. T. S.; Francisco Eduardo Torres Cancela. Participação em banca de Uildima Lima dos Santos.A presença de Chávez e da Venezuela na Veja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
ORTIZ, I. T. S.; Francisco Eduardo Torres Cancela; Jocineide Cunha dos Santos. Participação em banca de Jamilly Bispo Laureano.Entre o mundo do trabalho e os ritos sacramentais: a vivência de mulheres e homens escravizados na vila de Belmonte (1867-1888). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
ORTIZ, I. T. S.; Francisco Eduardo Torres Cancela. Participação em banca de Elielma Barbosa Lisboa." Os bens são meus" - Negócios de mulheres e outras relações nas terras sergipanas ( 1723-1760). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
ORTIZ, I. T. S.; SILVA, C. S.. Participação em banca de Danilo de Souza Serafim.Homem também tem cadeira: as instâncias do poder masculino dentro do candomblé- estudo de vida do Babalorixá Kabila de Oxossi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
ORTIZ, I. T. S.; Maria Sandra Gama. Participação em banca de João Rafael Santos Rebouças.Memória e narrativa em o Fundador de Eunápolis: a escrita da História como leitura da experiência do tempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
ORTIZ, I. T. S.; Maria Sandra Gama; Francisco Eduardo Torres Cancela. Participação em banca de João Rafael Santos Rebouças.Memória e narrativa em o Fundador de Eunápolis: a escrita da História como leitura da experiência do tempo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
ORTIZ, I. T. S.; Francisco Eduardo Torres Cancela; Jocineide Cunha dos Santos. Participação em banca de Francimaura Coutinho Mendes.Maria, Rozendas e Leopoldinas: as experiências de mulheres escravizadas na Vila de Porto Seguro (1873-1885). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
ORTIZ, I. T. S.; Maria Sandra Gama. Participação em banca de Martha Farias Alves." Acorda Maria Bonita", acorda vem catar o café: mulheres de Eunápolis na plantação cafeicultura".. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

10.
ORTIZ, I. T. S.; Francisco Eduardo Torres Cancela; Jocineide Cunha dos Santos. Participação em banca de Gabriela Oliveira Bonomo.Experiências e Compromisso: A Irmandade Senhor Bom Jesus dos Martírios em Cachoeira- Bahia ( 1765 a 1857).. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

11.
ORTIZ, I. T. S.; Jocineide Cunha dos Santos; Maria Sandra Gama. Participação em banca de Rizia Rocha Sampaio.Lembranças, história e memória da comunidade da Colônia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ORTIZ, I. T. S.. Comissão de ACC. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

2.
ORTIZ, I. T. S.. Comissão de avaliação de mudança de trabalho: Dedicação Exclusiva. 2011. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXIX Simpósio Nacional de História.Infância e escravidão: caminhos e dilemas da pesquisa no Alto Sertão da Bahia.. 2017. (Simpósio).

2.
Encontro Internacional de História Colonial.A vinda da Corte e a Corte do Sertão: conexões entre o Alto Sertão da Bahia, a Corte no Rio de Janeiro e as influências ibéricas.. 2016. (Encontro).

3.
XXVII Simpósio Nacional de História " conhecimento histórico e diálogo social".." Dimensões da liberdade": alforrias no Alto Sertão da Bahia, Caetité (1830-1860).. 2013. (Simpósio).

4.
Cinemando com Literatura- Textos de autoria feminina.Livro: Arranca-me a vida. 2012. (Encontro).

5.
I Simpósio de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão.Famílias negras e as relações de compadrio no Alto Sertão oitocentista: Caetité ( 1828-1850). 2012. (Simpósio).

6.
VI Encontro Estadual de História- ANPUH.A presençã de famílias negras no Alto Sertão da Bahia: Caetité e Rio de Contas. 2012. (Encontro).

7.
VI Simpósio Inernacional dos Estados Americanos- Pesquisas Acadêmicas Contemporâneas." Viva sua Alteza Real, nosso Senhor": Uma vila sertaneja oitocentista, um príncipe e o imaginário.. 2012. (Simpósio).

8.
Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia. 2011. (Congresso).

9.
III Seminário de Gênero e Práticas Culturais.A Simbiose Social: mulher escrava ou escrava mulher no Alto Sertão da Bahia. 2011. (Seminário).

10.
III Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. 2011. (Seminário).

11.
II Simpósio de HIstória Regional e Local.A Simbiose Social: mulher escrava ou escrava mulher no Alto Sertão da Bahia. 2011. (Simpósio).

12.
Área de Ciências Humanas e suas Tecnológias. 2006. (Oficina).

13.
III Encontro Estadual de História - ANPH- Bahia. 2006. (Congresso).

14.
Educação Ambeintal a Distância. 2000. (Outra).

15.
Ensino de História:Abordagens e Pespectivas para o Novo Secúlo. 1998. (Outra).

16.
História na Bahia,Historiografia nas Universidades Baianas. 1998. (Seminário).

17.
III ENCONAR. 1997. (Congresso).

18.
ENCONAR. 1996. (Congresso).

19.
Pólitica Educacional em Defesa de uma Educação Digna. 1996. (Seminário).

20.
Resitência Escrava Brasileira -Secúlos XVIII e XIX. 1996. (Congresso).

21.
Língua Portuguesa Comunicar. 1995. (Outra).

22.
Metodologia da Geografia e da História. 1995. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Levi Sena Cunha. História e memória: um estudo de caso dos cemitérios de Eunápolis- Ba. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julian de Souza da Mota. Vila de Sebastião do Maraú 1830-1870: escravidão, laços familiares e alforria. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivanice Teixeira Silva Ortiz.

2.
Regiomar Santos Silva. Gabiarra: História e memória através de um contador de causos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivanice Teixeira Silva Ortiz.

3.
Levi Sena Cunha. Cidade e memória: urbanização e conflitos na Eunápolis dos anos de 1970 a 1988.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivanice Teixeira Silva Ortiz.

4.
Ana Claudia Cerqueira Gomes. As mulheres escravizadas na Vila do Príncipe e Santana de Caetité, 1830-1860. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivanice Teixeira Silva Ortiz.

5.
Rafael Ribeiro. A sociedade medieval na Inglaterra do século XIII: imagens do social, cultural e simbólico na minissérie Os Pilares da Terra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Ivanice Teixeira Silva Ortiz.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ORTIZ, I. T. S.. ' Dimensões da liberdade': alforrias no Alto Sertão da Bahia, Caetité (1830-1860).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ORTIZ, I. T. S.. Matrimônio e compadrio: laços da população escravizada em Caetité. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Na Universidade do Estado da Bahia- Campus XVIII integra o grupo docente de apoio ao reconhecimento do curso de História, orienta bolsista em monitoria de ensino na disciplina Introdução aos Estudos Históricos e coordena a área de fundamentação do curso de História.

Trabalho de parceria com a Câmara de Vereadores de Eunápolis no projeto de organização do arquivo municipal.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:08:43