Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7486103379916264
  • Última atualização do currículo em 28/01/2018


Mestre em ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça (2016). Especialista em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça (2014). Especialista em Gestão Educacional pelo Senac/RS (2007). Licenciada em Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas (1996). Lecionou matemática na rede pública estadual e municipal no Estado de São Paulo de 1998 a 2001 e lecionou matemática e física na rede de Escolas Adventistas no Rio Grande do Sul de 2001 a 2014. Professora de Matemática no Colégio Adventista de Porto Alegre desde 2017. Atuou como Tutora a Distância pela UAB -Universidade Federal de Pelotas, no curso de Licenciatura de Matemática a Distância (CLMD) , de 2011 a 2015. Participa da comissão organizadora do Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social, promovido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas( NAPNE) do IFSUL câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Integrante do NAPNE- IFSUL câmpus Pelotas - Visconde da Graça. Participou na comissão de avaliação do Prêmio Professores do Brasil nas edições em 2012, 2013 e 2014. Atua principalmente nos seguintes temas:Matemática, Inclusão, Tecnologias educacionais e Assistiva e Audiodescrição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr
Nome em citações bibliográficas
ZEHETMEYR, T. R. O.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense- Câmpus Pelotas - Visconde da Graça, Câmpus Pelotas- Visconde da Graça.
Avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes
Três Vendas
96060290 - Pelotas, RS - Brasil - Caixa-postal: 96020360
Telefone: (053) 33095550


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação.
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense- Câmpus Pelotas - Visconde da Graça, IFSUL- CAVG, Brasil.
Título: O uso da audiodescrição como Tecnologia Educacional para alunos com deficiência visual, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho.
Coorientador: Elton Luiz Vergara Nunes.
Palavras-chave: Audiodescrição Didática; Deficiência Visual; Educação Inclusiva; Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação. (Carga Horária: 480h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: Tecnologia Assistiva no Cenário Municipal de Pelotas.
Orientador: Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho.
2006 - 2007
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Título: Plano de negócios: Cobra cursos preparatórios.
Orientador: Ms. Carla Rosângela Wacholz.
1999 - 1999
Graduação em Licenciatura plena em matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
1990 - 1996
Graduação em Administração de Empresas.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Administração Financeira.
Orientador: Luiz Renato Pierobom Irume.
1988 interrompida
Graduação interrompida em 1989 em Pedagogia.
Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Ano de interrupção: 1989
1984 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de 1º e 2º graus Profº Porcino Rodrigues, E.E.P.S.G.PORCI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação e Desportos Pelotas, SMED, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Introdução à audiodescrição - 1ª parte. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Metodologia em Ensino Religioso. (Carga horária: 240h).
União Sul Brasileira da IASD. Departamento de Educação, USB, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Didáticas de Ensino-. (Carga horária: 100h).
União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, USB, Brasil.
2007 - 2007
O Professor e o seu valor como Educador. (Carga horária: 40h).
União Sul Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, USB, Brasil.
2005 - 2005
Encontro de Atualização Pedagógica de professores. (Carga horária: 7h).
Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação e Assistência Social, IASD/RS, Brasil.
2005 - 2005
Encontro de Atualização Pedagógica de professores. (Carga horária: 27h).
Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação e Assistência Social, IASD/RS, Brasil.
2005 - 2005
O que as pedras dizem?. (Carga horária: 3h).
Núcleo de Estudos das Origens, UNASP, Brasil.
2004 - 2004
Como desenvolver competência em sala de aula. (Carga horária: 24h).
Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação e Assistência Social, IASD/RS, Brasil.
2003 - 2003
Encontro de Atualização Pedagógica de professores. (Carga horária: 15h).
Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação e Assistência Social, IASD/RS, Brasil.
2002 - 2002
Projeto Rumo à Escola. (Carga horária: 15h).
Ministério da Justiça - Depto Nacional de Trânsito, DENATRAN, Brasil.
2002 - 2002
Educação Matemática na prática escolar. (Carga horária: 3h).
Editora Ática, ÁTICA, Brasil.
2001 - 2001
Aprendizagem Cooperativa. (Carga horária: 24h).
De Franco Consultoria, DF, Brasil.
1999 - 1999
Capacitação de Recursos Humanos - DENARC. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Segurança Pública- Divisão de Prevenção e Educação, DIPE, Brasil.
1995 - 1995
As organizações do novo século. (Carga horária: 15h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor no Curso de Matemática a distancia CLMD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância no curso de matemática a distância.


Instituição Adventista Sul Riograndense de Educação e Assistência Social, IASD/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática e física, Carga horária: 23
Outras informações
Escola Adventista de Pelotas

Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 30
Outras informações
Colégio Adventista de Porto Alegre - CAPA


Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SECRETARIA DE ED, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de matemática, Carga horária: 24
Outras informações
Professora na E.E.P.S.G. Profª Marianinha de Queiroz


Prefeitura Municipal de são Lourenço da Serra, MUNICÍPIO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do ensino fundamental ciclo I, Carga horária: 25


Agroindustrial Mirim ltda, MIRIM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Departamento financeiro, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Aplicação da audiodescrição com fins didáticos no ensino regular
Descrição: A audiodescrição é uma tecnologia assistiva de acessibilidade a conteúdos visuais que tem como público alvo a pessoa com deficiência visual. No campo da educação, o recurso não é explorado devidamente, restringindo as possibilidades de inclusão de alunos cegos e os que têm baixa visão severa nos processos comuns de aprendizagem e de exploração dos materiais didáticos regulares. Através da identificação das dificuldades que enfrentam esses alunos no acompanhamento das atividades regulares com o uso dos materiais didáticos comuns e dos professores, na elaboração de materiais específicos e de metodologias adequadas, pretende-se elaborar um conjunto de sugestões e propostas para a elaboração de materiais com base na audiodescrição com fins didáticos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Integrante / Elton Luiz Vergara Nunes - Coordenador / Joice Fresingheli Tomaschewski - Integrante / Daniel Fagundes Farias - Integrante.
2014 - Atual
Educação Profissional e Tecnológica para Inclusão, Acessibilidade e Desenvolvimento Social
Descrição: Descrição: Pesquisar sobre o papel e o impacto do ensino cintífico, tecnológico e profissional como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social levando-se em conta a ciência e a tecnologia relacionadas a questões como acessibilidade em conteúdo, acessibilidade em mobiliário urbano e em obras civis e arquitetônicas, cidadania e inclusão social de pessoas com deficiência, inclusão cultural de pessoas com deficiência, tecnologias assistivas e políticas públicas para acessibilidade e inclusão...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Integrante / Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho - Coordenador / Fabiane Beletti da Silva - Integrante / Elton Luiz Vergara Nunes - Integrante / Suzana Mendonça Abreu - Integrante / Marcos Gabriel Nunes Schmalfuss - Integrante / Ilis Ângela Wickboldt Manetti - Integrante / Rita de Cássia Rodrigues - Integrante / Tatiana Bolivar Lebedef - Integrante / Ivonete Medianeira Pinto - Integrante / Matheus Gonçalves Crochemore - Integrante / Josiane Costa da Silva - Integrante.
2013 - 2015
Acessibilidade: Informações em Braille nos Rótulos dos Vinhos Produzidos no Campus Pelotas Visconde da Graça
Descrição: Descrição: O projeto trata do desenvolvimento do recurso de acessibilidade a conteúdo nos rótulos dos produtos do Campus Visconde da Graça. O conhecimento e o produto desenvolvido neste trabalho tem potencial para ser utilizado pela indústria em geral e pelos sistemas produtivos locais e regionais, permitindo o acesso das pessoas com baixa visão ou cegueira a esses produtos e contribuindo para promoção da cidadania...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (5) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Integrante / Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho - Coordenador / Gisele Alves Nobre de Almeida - Integrante / Filipe de Oliveira Lessa - Integrante / Fabiane Beletti da Silva - Integrante / João Luiz Ávila da Silva - Integrante / Cátia Viana Rolan - Integrante / Lisiane Alves Savedra - Integrante / Wendel Schulz Klug - Integrante / Lusiara Helene Vilela da Silva - Integrante.
2013 - 2014
Estudo Quali-quantitativo sobre Tecnologias Assistivas no Cenário das Escolas Municipais de Pelotas
Descrição: Descrição: A educação inclusiva compreende a mudança de concepção pedagógica, de formação docente e de gestão educacional para a efetivação do direito de todos à educação, transformando as estruturas educacionais que reforçam a oposição entre o ensino comum e especial e a organização de espaços segregados para alunos público alvo da educação especial. Nesse contexto insere-se esse projeto, onde desenvolvimento inclusivo das escolas assume a centralidade das políticas públicas para assegurar as condições de acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos nas escolas regulares, em igualdade de condições.O presente projeto dará suporte a monografia para obtenção do grau de especialista para duas alunas do curso profissionalizante de pós-graduação latu-senso Ciências e Tecnologias na Educação, em nível de especialização. O projeto ainda poderá dar subsídios a futuros trabalhos vinculados ao, recém-aprovado pela CAPES com conceito 3, Curso de Mestrado Profissional Ciências e Tecnologias na Educação...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (5) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Integrante / Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho - Coordenador / João Luiz Ávila da Silva - Integrante / Cátia Viana Rolan - Integrante / Lisiane Alves Savedra - Integrante / Diego Kiesow de Macedo - Integrante / Betina Lemke Plame - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2016
Introdução a audiodescrição Didática
Descrição: Oferecer aos professores em exercício e em formação conhecimentos básicos de audiodescrição com fins didáticos, tecnologia assistiva de acessibilidade visual para alunos cegos e com baixa visão severa, dentro da proposta de inclusão escolar no sistema regular de ensino de Pelotas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Integrante / Elton Luiz Vergara Nunes - Coordenador / Joice Fresingheli Tomaschewski - Integrante / LÁUSEA VERÔNICA DA SILVA HÖRBE - Integrante / JOSE DA SILVA NUNES - Integrante / TAIANE CANFILD VEIGA - Integrante.
2012 - Atual
Ciência, Tecnologia, Inovação e Inclusão na Educação Básica e Superior
Descrição: Os Institutos Federais, enquanto política pública, assumem o papel de desenvolver ações para a inclusão de segmentos da sociedade que estiveram à margem dos processos de formação profissional e inclusão social. Neste aspecto, para garantir o acesso amplo à educação, IFSUL tem o comprometimento de implementar processos de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social através das políticas inclusivas definidas pelas diretrizes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), com atenção especial, no caso deste Seminário, ao atendimento às pessoas com necessidades específicas. Dessa forma, as ações são desenvolvidas, conforme as necessidades internas e com as realidades das comunidades locais e regionais, contribuindo para a democratização do conhecimento e a promoção da melhoria da qualidade da educação e dos serviços oferecidos à sociedade. A Instituição reúne elementos singulares para a definição de sua identidade, assumindo papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constrói uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade. Assim, este I Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social do CAVG/IFSul tem por objetivo promover a sensibilização da comunidade e qualificação de profissionais locais e regionais através de um ciclo de filmes curtas-metragens seguidos de palestras e debates que serão realizados, ao longo do evento, com profissionais renomados na tema inclusão e acessibilidade....
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Integrante / Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho - Coordenador / Filipe de Oliveira Lessa - Integrante / Fabiane Beletti da Silva - Integrante / João Luiz Ávila da Silva - Integrante / Cátia Viana Rolan - Integrante / Lisiane Alves Savedra - Integrante / Wendel Schulz Klug - Integrante / Diego Kiesow de Macedo - Integrante / Betina Lemke Plame - Integrante / Maritza Macarty - Integrante.


Outros Projetos


2006 - 2006
Nutri Life empresa experimental dos alunos da 8ª série da Escola Adventista de Pelotas
Descrição: Projeto multidisciplinar, que visava despertar o espírito empreendedor nos alunos da 8ª série, através da implementação de uma empresa mirim, capacitando-os para enfrentar o mercado de trabalho. O projeto contou com apoio dos pais e a comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Tania Regina de Oliveira Zehetmeyr - Coordenador / Cláudia Di Muro antiqueira - Integrante / Karina Priebe Quintana - Integrante / Maria Leoni - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Prêmio de Qualificação Docente, União Sul -Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZEHETMEYR, T. R. O.2015ZEHETMEYR, T. R. O.; MACHADO, L. C. ; ROCHA, M. S. S. ; TOMASCHEWSKI, J. F. ; VERGARA-NUNES, E. . Introdução à Audiodescrição Didática. Expressa Extensão, v. 20, p. 178-193, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, F. B. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; ABREU, S. M. . Acessibilidade ao Conteúdo no contexto das Tecnologias Educacionais. In: Ana Cristina da Silva Tavares Ehlers; Clarissa Stefani Teixeira; Marcio Vieira de Souza. (Org.). Educação fora da Caixa: tendências para a educação do século XXI. 1ed.Florianópolis: Editora Bookers, 2015, v. 1, p. 249-264.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; VERGARA-NUNES, E. . A audiodescrição didática como tecnologia educacional para alunos com deficiência visual. In: 3º Fórum da pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação, 2016, Pelotas. Livro de Artigos, 2016.

2.
ZEHETMEYR, T. R. O.. Empreendedorismo, brincadeira de gente grande?. In: Prêmio de Qualificação Docente, 2008, Curitiba. Empreendedorismo, brincadeira de gente grande?. Curitiba: Sergraf Gráfica e Editora, 2008. v. 2. p. 33-38.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PLAME, B. L. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Estudo quali-quantitativo sobre Tecnologias Assistivas no Cenário das Escolas Municipais de Pelotas. In: 7ª Jornada de Iniciação Científica do IFSUL, 2014, Bagé. Estudo quali-quantitativo sobre Tecnologias Assistivas no Cenário das Escolas Municipais de Pelotas, 2014. v. 1. p. 99-99.

2.
ZEHETMEYR, T. R. O.; PLAME, B. L. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Estudo quali-quantitativo sobre Tecnologias Assistivas no Cenário das Escolas Municipais de Pelotas. In: 7ª Jornada de Iniciação Científica IFSUL, 2014, Bagé. Estudo quali-quantitativo sobre tecnologias assistivas no cenário das escolas municipais de Pelotas, 2014. v. 1. p. 196-196.

3.
ABREU, S. M. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Acessibilidade em conteúdo: tradutor de português para LIBRAS em site piloto do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça. In: 7ª Jornada de Iniciação Científica IFSUL, 2014, Bagé. http://mostradeproducao.ifsul.edu.br/2014/wp-content/uploads/2015/02/Livro-de-Resumos-JIC-2014.pdf, 2014. v. 1. p. 195-195.

4.
ZEHETMEYR, T. R. O.; SILVA, F. B. ; ROLAN, C. V. ; SAVEDRA, L. A. . II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. In: 2ª Mostra de Extensão, 2013, Pelotas. Livro de Resumos. Pelotas: IFSUL, 2013. p. 1-115.

Apresentações de Trabalho
1.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; VERGARA-NUNES, E. . Audiodescrição Didática como Tecnologia Educacional para alunos com deficiência visual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ZEHETMEYR, T. R. O.. A audiodescrição com fins didáticos para alunos cegos e/ou com baixa visão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. . O uso da audiodescrição com Tecnologia Educacional para alunos cegos e com baixa visão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Tecnologia Assistiva No Cenário das Escolas Municipais de Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ZEHETMEYR, T. R. O.; PLAME, B. L. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Estudo quali-quantitativo das Tecnologias Assistivas no Cenário das escolas Municipais de Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ZEHETMEYR, T. R. O.. Tecnologia Assistiva No Cenário das Escolas Municipais de Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ZEHETMEYR, T. R. O.; SILVA, F. B. ; ROLAN, C. V. ; SAVEDRA, L. A. . II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento socia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ZEHETMEYR, T. R. O.; VERGARA-NUNES, E. . 'Introdução à Audiodescrição Didática'. 2016.

2.
ZEHETMEYR, T. R. O.; VERGARA-NUNES, E. . Curso de extensão Introdução à Audiodescrição Didática. 2015.

3.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Curso de Técnicas Histológicas em LIBRAS. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
HAX, F. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; AMARAL, J. ; BANEIRO, M. A. . Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis como Interface na Aprendizagem no Ensino Médio. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ZEHETMEYR, T. R. O.. 8º Prêmio Professores do Brasil. 2014.

2.
ZEHETMEYR, T. R. O.. Prêmio Professores do Brasil. 2013. Ministério da Educação, Cultura, Juventude e Despo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Congresso Internacional de Ciências e Tecnologias na Educação. A inclusão digital do idoso no contexto das tecnologias digitais. 2016. (Congresso).

2.
3ª Fórum da Pós-Graduação Em Ciências e Tecnologias na Educação.Audiodescrição Didática como Tecnologia Educacional para alunos com deficiência Visual. 2016. (Outra).

3.
11º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Prof.de Ciências e Matemática.Avaliador de apresentações orais e pôsteres. 2015. (Simpósio).

4.
2ª Jornada de pós- Graduação. O uso da audiodescrição com Tecnologia Educacional para alunos cegos e/ou com baixa visão. 2015. (Congresso).

5.
Introdução à Audiodescrição Didática.Colaboradora no curso de extensão do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL. 2015. (Outra).

6.
10º Simpósio Sul-Rio-Grandense de prof. de Ciências e Matemática.Ministrante minicurso: Desenvolvimento de Aplicativos para dispositivos Móveis como Interface na Aprendizagem no Ensino Médio. 2014. (Simpósio).

7.
1º Fórum de Discussão do programa de Pós Graduação em "Ciências e Tecnologias na Educação".Tecnologia Assistiva No Cenário das Escolas Municipais de Pelotas. 2014. (Outra).

8.
8º Prêmio Professores do Brasil.Atividades de Avaliação das Experiências Pedagógicas -. 2014. (Outra).

9.
Curso de Técnicas Histológicas em Libras: um intercâmbio entre UFPEL e alunos do Colégio Municipal Pelotense.Avaliador. 2014. (Outra).

10.
2ª Mostra de Extensão.II Seminário Naconal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social". 2013. (Outra).

11.
7º Prêmio Professores do Brasil.Atividades de Avaliação das Experiências Pedagógicas -. 2013. (Outra).

12.
9º Simpósio Sul-rio-grandense de professores de ciências e Matemática. 2013. (Simpósio).

13.
Fórum de Políticas Públicas na Educação Básica. 2013. (Outra).

14.
II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2013. (Seminário).

15.
1º Fórum Municipal de Gestão Democrática das Políticas Públicas da Educação- Acessibilidade e Inclusão na Perspectiva da Família. 2012. (Outra).

16.
6ª Edição do Prêmio Professores do Brasil.Atividades de Avaliação das Experiências Pedagógicas -. 2012. (Outra).

17.
8º Simpósio Sul Riograndense de Professores de Ciências e Matemática. 2012. (Simpósio).

18.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012. (Congresso).

19.
III Workshop Ações Institucionais de Avaliação e Disseminação de Tecnologias Educacionais.. 2012. (Outra).

20.
I Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2012. (Seminário).

21.
6º Simpósio Sul Riograndense de Professores de Ciências e Matemática. 2010. (Simpósio).

22.
Capacitação de matemática da Instituição Adventista Sul Riograndense.Unificação dos planos de estudos de matemática das Escolas adventistas da Associação Sul Riograndense. 2010. (Encontro).

23.
Capacitação de professores de matemática da Instituição Adventista Sul Riograndense.Proposta dos Planos de Estudos de Matemática e apresentação do Projeto Empresa Mirim da Escola Adventista de Pelotas. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA FILHO, R. C. M. ; SILVA, F. B. ; ZEHETMEYR, T. R. O. . IV Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2015. (Outro).

2.
SILVA, F. B. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; SAVEDRA, L. A. ; ROLAN, C. V. ; MACEDO, D. K. ; LESSA, F. O. ; SILVA, J. L. A. ; KLUG, W. S. ; PLAME, B. L. ; MACARTY, M. . II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2013. (Outro).

3.
FERREIRA FILHO, R. C. M. ; MANZKE, V. H. B. ; SILVA, F. B. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; ROLAN, C. V. ; SILVA, J. L. A. ; SAVEDRA, L. A. ; ALMEIDA, G. A. N. ; ZEHETMEYR, G. ; LESSA, F. O. ; KLUG, W. S. ; SILVA, L. H. V. . I Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2012. (Outro).

4.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; SILVA, F. B. ; SAVEDRA, L. A. ; ROLAN, C. V. . I Fórum Municipal de Gestão Democrática das Políticas Públicas da Educação: Acessibilidade e Inclusão na Perspectiva da Família.. 2012. (Outro).

5.
FERREIRA FILHO, R. C. M. ; SILVEIRA, R. ; SILVA, F. B. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; ROLAN, C. V. ; SAVEDRA, L. A. . lll Workshop Ações Institucionais de Avaliação e Disseminação de Tecnologias Educacionais.. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ZEHETMEYR, T. R. O.; SILVA, F. B. ; ROLAN, C. V. ; SAVEDRA, L. A. . II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento socia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Tecnologia Assistiva No Cenário das Escolas Municipais de Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ZEHETMEYR, T. R. O.; PLAME, B. L. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. . Estudo quali-quantitativo das Tecnologias Assistivas no Cenário das escolas Municipais de Pelotas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA FILHO, R. C. M. ; MANZKE, V. H. B. ; SILVA, F. B. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; ROLAN, C. V. ; SILVA, J. L. A. ; SAVEDRA, L. A. ; ALMEIDA, G. A. N. ; ZEHETMEYR, G. ; LESSA, F. O. ; KLUG, W. S. ; SILVA, L. H. V. . I Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2012. (Outro).

2.
SILVA, F. B. ; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; SAVEDRA, L. A. ; ROLAN, C. V. ; MACEDO, D. K. ; LESSA, F. O. ; SILVA, J. L. A. ; KLUG, W. S. ; PLAME, B. L. ; MACARTY, M. . II Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: ampliando os espaços de inclusão, acessibilidade e desenvolvimento social. 2013. (Outro).

3.
ZEHETMEYR, T. R. O.; FERREIRA FILHO, R. C. M. ; SILVA, F. B. ; SAVEDRA, L. A. ; ROLAN, C. V. . I Fórum Municipal de Gestão Democrática das Políticas Públicas da Educação: Acessibilidade e Inclusão na Perspectiva da Família.. 2012. (Outro).

4.
FERREIRA FILHO, R. C. M. ; SILVEIRA, R. ; SILVA, F. B. ; ZEHETMEYR, T. R. O. ; ROLAN, C. V. ; SAVEDRA, L. A. . lll Workshop Ações Institucionais de Avaliação e Disseminação de Tecnologias Educacionais.. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Participo do grupo de pesquisa: Ciência, Tecnologia, Inovação e Inclusão na Educação - IFSUL  (estudante)
Atuando na linha de : Ensino de Ciências e Tecnologias na Educação



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 8:00:44