Vera Lúcia Moreira Nunes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4329072833278390
  • Última atualização do currículo em 09/03/2016


Vera Lúcia Moreira Nunes é integrante do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Atualmente é coordenadora do Centro de Apoio ao Deficiente Visual-NAI/UFMG. Possui Licenciatura em Letras - Curso de Letras pela UFMG, Especialista em Gestão Estratégica da Informação - Escola de Ciência da Informação pela UFMG, possui curso de Educação Especial Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, curso de Braille para professores- uma abordagem prática com tecnologia pelo Centro de Referência em Tecnologia Assistiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UNA. Atuou como membro da Comissão Especial para definição de ações para acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da UFMG e membro da Comissão de Desenvolvimento Humano na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vera Lúcia Moreira Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, V. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Antônio Carlos, 6627
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34095049
URL da Homepage: www.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local.
Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.
Título: Mestre,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Cláudio Márcio Magalhães.
Palavras-chave: Gestão Social.Políticas Públicas de Inclusão.; Ensino Superior. Deficiência Visual.; Necessidades Educacionais Especiais.; Núcleo de Acessibilidade..
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2005
Especialização em Gestão Estratégica da Informação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA UMA PROPOSTA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CENTRO DE APOIO AOS DEFICIENTES VISUAIS- CADV-FAFICH-UFMG.
Orientador: Ricardo Rodrigues Barbosa.
1996 - 1998
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Extensão universitária em Braille para professores- abordagem prática. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Introdutório à Audiodescrição. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2011
Atualização e Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 152h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Top. Esp. Ciência Informação: usuários informação. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2010
Gestão de Bibliotecas. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Práticas de Inclusão e Acessibilidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Acesso a informação eletrônica. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Educação Especial Inclusiva. (Carga horária: 180h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O Esquecimento da Política. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Texto e Voz. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro universitário UNA, UNA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Univesidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1983 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Centro de Apoio ao Deficiente Visual Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
A POLÍTICA CEGA E O ALUNO SÁBIO: gestão social como um caminho para a inclusão no ensino superior
Descrição: A pesquisa foi realizada junto a sete universidades federais brasileiras com a finalidade de conhecer as ações estratégicas por elas desenvolvidas para atender os alunos com deficiência e teve como ponto de partida as atividades desenvolvidas no Centro de Apoio ao Deficiente Visual da UFMG; discutiu a gestão social como ação gerencial possível de ser implementada na Universidade; visa ultrapassar os impasses gerados em suas atividades que traduzem a inexistência de ações articuladas intersetorialmente. O estudo desenvolveu uma proposta com princípios de gestão social para a criação de um Centro e propôs mudanças para ampliar as políticas de inclusão no atendimento aos alunos; centrou-se na abordagem qualitativa através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando um estudo comparativo das Instituições Federais de Ensino Superior entre si e delas com a UFMG para verificar as ações efetivadas na gestão das políticas públicas preconizadas pelo MEC, o que está se comprovando. Por outro lado, os dados levantados entre docentes e alunos da UFMG nos levam a concluir que nela a política de inclusão é pouco conhecida em vários sentidos e aponta que, como não há uma política claramente definida e orientada para a inclusão de todos os alunos com deficiência também não há uma gestão compartilhada dos setores e serviços concernentes à deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Vera Lúcia Moreira Nunes - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - Atual
O Centro de Apoio ao Deficiente Visual e a Inclusão Informacional

Projeto certificado pela empresa Universidade Federal de Minas Gerais em 24/02/2014.
Descrição: Os ambientes universitários estão associados à produção e disseminação do conhecimento muitos elementos, entre os quais um dos mais importantes é a informação. O Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) criou na década de 90 do século passado um serviço de informação para alunos com necessidades educacionais especiais (cegos e com visão subnormal) com o objetivo de proporcionar-lhes acesso à literatura básica para poderem acompanhar as aulas nos diversos cursos. Para tanto, instituíram-se acervos de textos gravados em fitas cassete e/ou em braile. O CADV oferece suporte acadêmico para o percurso universitários dos alunos com deficiência visual. Isso inclui assessoria de natureza didático-pedagógica tanto aos alunos quanto ao professor. Além disso, O CADV oferece aos alunos acesso a recursos tecnológicos adaptados e serviços contínuos de atendimento para a leitura da bibliografia básica de cada disciplina das várias áreas do conhecimento dos cursos de graduação e pós-graduação. Isso gera um volume diário de serviços prestados a cada aluno com suas especificidades criando um atendimento interdisciplinar. O Centro também possibilita ao docente solicitar auxílio para que seus alunos realizem avaliações, pesquisas e trabalhos acadêmicos de acordo com suas respectivas necessidades. Para o universitário com deficiência visual a escassez de informação adaptada justifica a necessidade dos profissionais envolvidos nesse tipo de trabalho conhecer mais os meios, os processos e as técnicas utilizadas por esses alunos para ter acesso às informações. Para esses discentes uma das grandes dificuldades está no processo informacional relacionado ao acesso aos documentos escritos em sistema inadequado. Ainda, há pouca literatura transcrita para o Braille, a conversão de textos acadêmicos em formato legíveis das bibliografias básicas e complementares disponíveis é insuficiente para a formação acadêmica desse aluno. Desenvolver este trabalho implica diretamente na vida diária do aluno.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vera Lúcia Moreira Nunes - Coordenador / Renata Lopes Leite - Integrante / SOLANGE ANGELICA R DO AMARAL RIBEIRO - Integrante / BRUNO PINHEIRO WANDERLEY REIS - Integrante / ADALSON DE OLIVEIRA NASCIMENTO - Integrante / ANA LUCIA DA SILVA DO CARMO - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.


Outros Projetos


2014 - 2015
CADV: Alicerçando a inclusão para a autonomia
Descrição: Oferecer ao aluno com necessidades educacionais especiais, cegos e/ou com visão subnormal, suporte acadêmico em todas as áreas do conhecimento promovendo a inclusão e a acessibilidade que busquem aprimorar as condições de aprendizagem, instrumentais e de pesquisa nos vários espaços acadêmicos; Estabelecer parceria e interlocução com os colegiados e os professores que tenham alunos com deficiência nas relações mútuas visando a elaboração e a confecção de materiais adaptados..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
NUNES, V. L. M.. Recursos tecnológicos e softwares para deficientes visuais. In: MENICUCCI, Maria do Carmo; REIS, Nivânia M. Melo.. (Org.). As Instituições de ensino superior e a educação inclusiva. Belo Horizonte: Nucleo de Apoio a Inclusão Aluno com EE/PUC Minas, 2010, v. , p. 175-186.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, V. L. M.. Cegueira, Cultura e Imaginário. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NUNES, V. L. M.. CADV na UFMG: atividades desenvolvidas perspectivas e ações para uma Universidade Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NUNES, V. L. M.; LEITE, R. L. ; RIBEIRO, S. A. R. A. ; ARAUJO, M. V. . Capacitação e desenvolvimento humano na FAFICH/UFMG: experiências recentes, problemas e soluções.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
NUNES, V. L. M.. Recursos Tecnológicos e Inclusão informacional dos Deficientes Visuais na UFMG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NUNES, V. L. M.. O CADV como instrumento e apoio para formação do aluno PNEE´s UFMG. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NUNES, V. L. M.. Recursos Tecnológicos e Inclusão Informacional dos Deficientes Visuais na UFMG.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
NUNES, V. L. M.. Recursos Tecnológicos e softwares para deficientes visuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NUNES, V. L. M.. Recursos Tecnológicos e softwares para deficientes visuais.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
NUNES, V. L. M.; FERNANDES, Janaína do Rozário . CADV: Centro de Apoio ao Deficiente Visual: inclusão na UFMG. Belo Horizonte: Faculdade de FIlosofia e Ciências Humanas, 2011 (CARTILHA).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NUNES, V. L. M.. Espaço de Inclusão para as Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais na Biblioteca Universitária. 2014.

2.
NUNES, V. L. M.. Jardim dos Sentidos e o Bosque da Juçara. 2012.

3.
NUNES, V. L. M.. Visita Guiada Espaço Tim UFMG do Conhecimento. 2012.

4.
NUNES, V. L. M.. Acessibilidade: projeto piso tátil-CADV/FAFICH. 2012.

5.
NUNES, V. L. M.; RIBEIRO, S. A. R. A. ; LEITE, R. L. ; ARAUJO, M. V. . Comissão Permanente de Desenvolvimento Humano. 2010.

Processos ou técnicas
1.
NUNES, V. L. M.; MAGALHÃES, Cláudio. M. . Ações Metodológicas com Práticas Inclusivas nas Universidades para Centros de Apoio ao Deficiente Visual. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
NUNES, V. L. M.. Seminário Práticas de Inclusão e Acessibilidade. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NUNES, V. L. M.. Por uma UFMG Acessível. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NUNES, V. L. M.. Acessibilidade: Conhecimento acessível a todos. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NUNES, V. L. M.. Comunidade cega e o ensino superior. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES, V. L. M.; FERNANDES, J. R. . CADV: Centro de Apoio ao Deficiente Visual inclusão na UFMG. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - cartilha).

2.
NUNES, V. L. M.. Recursos Tecnológicos e inclusão informacional dos deficientes visuais na UFMG. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
NUNES, V. L. M.. Recursos Tecnológicos e inclusão informacional dos deficientes visuais na UFMG. 2010. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Vinicius Bortolus; NUNES, V. L. M.. Participação em banca de Suelen Tompson Souza.Sensor de Obstáculos aéreos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Encontro sobre Acessibilidade e Inclusão da Pessoas com Deficiência UFMG.1º Encontro sobre Acessibilidade e Inclusão da Pessoas com Deficiência na UFMG. 2015. (Encontro).

2.
II Jornada de Leitura Inclusiva.Relato de Experiência Centro de Apoio ao Deficiente Visual. 2015. (Encontro).

3.
IV Conferência Municipal Dos Direitos das pessoas com Deficiência a ia. 2015. (Outra).

4.
Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária.Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária Conveção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. 2015. (Seminário).

5.
Visita técnica programa Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais.Visita técnica programa Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais. 2015. (Outra).

6.
FORÚM FPA:i deias para o Brasil. 2013. (Outra).

7.
II Congresso internacional Interdisciplinar Sociais e Humanidades. 2013. (Congresso).

8.
VII ENAPEGS Encontro Nacional Pesquisadores em Gestão Social. 2013. (Encontro).

9.
X Ciclo Debates trabalhos sobre Educação Inclusiva Necessidades Educ. Especiais duc.CADV na UFMG:atividades desenvolvidas perspectivas de ações para uma Universidade Iinclusiva. 2013. (Encontro).

10.
Primeiro Simpósio de Socialização da Produção Acadêmica:reflexões sobre ensino na graduação e educação continuada.i. 2012. (Simpósio).

11.
Socialização Produção Acadêmica: reflexões sobre ensino graduação e educação continuada.. 2012. (Simpósio).

12.
UFMG Conhecimento e Cultura: conhecimento em evolução.Os recursos tecnológicos e a inclusão informacional dos alunos com deficiência visual na UFMG. 2011. (Outra).

13.
3º Seminário sobre Informação na Internet - Construindo o futuro da internet no Brasil. 2010. (Seminário).

14.
III Conferência Internacional sobre Inclusão Digital e Social - Políticas e tecnologias para a inclusão digital na ibero-américa. 2010. (Outra).

15.
III Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG. 2010. (Encontro).

16.
I Seminário de Acervos Raros e Especiais da UFMG. 2010. (Seminário).

17.
IV Encontro das Instituições de Ensino Superior Inclusivas. 2010. (Encontro).

18.
II Encontro das Instituições de Ensino Superior Inclusivas. 2009. (Outra).

19.
III Encontro das Instituições de Ensino Superior Inclusivas. 2009. (Encontro).

20.
II Seminário Latino Americano Y Caribeño de los Servicios Bibliotecarios para Ciegos y Debilis Visualis. 2009. (Seminário).

21.
VI SENABRAILLE Seminário Nacional de Bibliotecas Braille.Recursos Tecnológicos e a Inclusão Informacional dos Deficientes Visuais na UFMG. 2009. (Seminário).

22.
V Workshop Presente e Futuro da Biblioteconomia, Ciência da Informação e as novas Tecnologias.Recursos tecnológicos e softwares para deficientes visuais. 2008. (Outra).

23.
I Encontro do Sistema de Bibliotecas da UFMG. 2007. (Encontro).

24.
V SENABRAILLE Tecnologias para acessibilidade ao livro e a informação pelos portadores de deficiência visual. 2007. (Outra).

25.
III Seminário Internacional Sociedade Inclusiva. 2004. (Seminário).

26.
Congresso Brasileiro de Inclusão UFMG/SOBAMA. 2003. (Congresso).

27.
II Encontro sobre Bibliotecas Digitais. 2003. (Encontro).

28.
IV Seminário Educação,Políticas Públicas e Pessoas com Deficiências. 2003. (Congresso).

29.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2003. (Encontro).

30.
As Perspectivas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Especiais. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NUNES, V. L. M.. Inclusão e Acessibilidade. 2015. (Outro).

2.
NUNES, V. L. M.. Oficina Audiodescrição :conhecendo e aprendendo. 2011. (Outro).

3.
NUNES, V. L. M.. Curso Atualização e Desenvolvimento Profissional/FAFICH. 2010. (Outro).

4.
NUNES, V. L. M.. Tocar e Sentir. 2010. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Patrícia Oliveira de Jesus. projeto de suplementação:acessibilidade nas bases de dados de fontes de informação. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thiago Ronan dos Santos. Estágio Supervisionado em Braille. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Assistiva) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Vera Lúcia Moreira Nunes.



Inovação



Processos ou técnicas
1.
NUNES, V. L. M.; MAGALHÃES, Cláudio. M. . Ações Metodológicas com Práticas Inclusivas nas Universidades para Centros de Apoio ao Deficiente Visual. 2013.


Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NUNES, V. L. M.. Por uma UFMG Acessível. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 1:22:53