Magali Rejane Rigon Barbieri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0951498119786611
  • Última atualização do currículo em 30/10/2018


Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2013). Mestrado (2015) em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com área de concentração em Gerenciamento de Resíduos e Doutoranda pela mesma instituição. Professora Substituta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Frederico Westphalen, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (2014-2016). Possui experiência no desenvolvimento de projetos de reciclagem de resíduos sólidos industriais com ênfase na engenharia civil e ambiental, e desenvolvimento e avaliação de coprodutos tendo como base a reciclagem de resíduos para obtenção de novas matérias-primas de baixo impacto ambiental. Trabalhou na empresa Rigon engenharia e gestão com consultoria ambiental e licenciamentos ambientais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magali Rejane Rigon Barbieri
Nome em citações bibliográficas
RIGON, M. R.;RIGON, MAGALI REJANE


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Orientador: Carlos Alberto Mendes Moraes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: AVALIAÇÃO AMBIENTAL DO USO DA CASCA DE ARROZ COMO BIOMASSA PARA FINS ENERGÉTICOS E DO COPRODUTO CINZA APLICADO AO CONCRETO,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Carlos Alberto Mendes Moraes.
Coorientador: Mauricio Mancio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2013
Graduação em Engenharia Ambiental.
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Título: Biossorção de Cromo VI por Saccharomyces cerevisiae.
Orientador: Luciane Maria Colla, Dra.




Formação Complementar


2017 - 2017
ISO 14001:2015. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (RS), ABES, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Auditor Líder Ambiental - ISO 14001:2. (Carga horária: 40h).
British Standards Institution, BSI, Brasil.
2011 - 2011
ISO 26000. (Carga horária: 8h).
Associação Qualidade RS/PGQP, PGQP, Brasil.
2009 - 2009
Autocad- básico. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
2008 - 2008
Fiscalização Ambiental. (Carga horária: 20h).
Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente do PPGEC


Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/UPF, Carga horária: 20
Outras informações
Aborda a gestão de projetos com relação aos aspectos ambientais, incluindo a gestão de sistemas de informação, a definição de estratégias, os sistemas de custos gerenciais e o processo de planejamento de projetos. Trata-se do processo de gestão de projetos, com enfoque no ambiente territorial, no mercado imobiliário, os avaliando sob aspectos ambientais, econômicos e sociais as soluções tecnológicas de engenharia. Tem como objetivos desenvolver estudos de gestão de projetos ambientais com enfoque em urbanização e Infra-estrutura, geotecnia ambiental, estruturas e sistemas hídricos e ambientais.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIVIC/UPF, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio Fundador ETAMB, Carga horária: 8

Atividades

11/2012 - 06/2013
Estágios , Universidade de Passo Fundo, .

Estágio realizado
Plano de Saneamento Básico de Passo Fundo/RS.

Secretaria do Meio Ambiente/Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, SEMA/DEFAP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8


Rigon Engenharia e Gestão, RIGON, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Elaboração de projetos ambientais; implantação de projetos ambientais; licenciamentos ambientais de empreendimentos, realização de diagnósticos ambientais, EIA-RIMA etc.;



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
VARSIN - Valorização de resíduos sólidos industriais: Caracterização RSI e Análise de Ciclo de Vida como ferramentas para a criação de uma base de dados de exploração universal
Descrição: O crescimento da população mundial e consequente aumento do consumo de recursos naturais renováveis e não-renováveis para garantir o fornecimento de energia e alimento à geração do presente é cada vez mais evidente. Para a concretização deste abastecimento massivo à população, o mundo, assim como o Brasil geram paralelamente bilhões de toneladas de resíduos sólidos industriais (RSI), das quais grande parte é depositada em aterros. A maioria destes RSI é composta por substâncias cujas propiedades,que podem ser de interesse em setores diferenciados, os quais teriam como alternativa as suas matérias-primas convencionais, produtos de mais baixo custo e de valor agregado, como por exemplo carbonatos, fibras, cinzas e areias. A criação de uma base de dados de exploração universal, ou seja, tanto pela indústria geradora do (s) residuo (s), indústria valorizadora e centros de pesquisa tem por objetivo principal facilitar a disseminação de informação relevante relativa aos RSI (características, quantidades, localização, etc) de forma a ser possível utilizá-los não só, como materia-prima alternativa em outros setores, mas também fomentar outras posibilidades de gestão de RSI, que viabilize a sustentabilidade dos recursos envolvidos. A metodologia para o desenvolvimento da primeira fase deste trabalho engloba a coleta e processamento de dados, caracterização química, física e mineralógica adicional dos RSI, áreas de aplicação já testadas, áreas com potencial de aplicação (desenvolvimento e seleção de formulações de interesse) e por fim, elaboração da base de dados universal em formato digital. A análise e tratamento de dados obtidos permitirão agrupar um conjunto de RSI com potencial de valorização, reutilização e avaliar o escoamento dos resíduos, garantindo assim a sua valorização intersetorial de modo sustentável. Na segunda e última fase do trabalho, uma análise de ciclo de vida (ACV) deverá ser realizada nas cinzas de casca de arroz. Este RSI tem forte impacto ambiental e económico verificado na região sul do Brasil, em especial, e de altíssima relevância em nível mundial. O desenvolvimento deste trabalho facilitará a indústria e centros de pesquisa, terem acesso a um universo de informação e alternativas úteis de exploração de recursos secundários cujos objetivos principais serão a agregação de valor aos setores envolvidos e o acesso a uma ferramenta (ACV) que os possibilite a redução de custos, comparação de cenários de produção e impactos ambientais provenientes das diversas etapas produtivas existentes. 02/2014 / 2014 - PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS- BOLSAS NO PAÍS MODALIDADE ATRAÇÃO DE JOVENS TALENTOS - BJT - MEC/MCTI/CAPES/CNPQ/FAPS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Magali Rejane Rigon Barbieri - Integrante / Carlos Alberto Mendes Moraes - Coordenador / Claudio de Souza Kazmierczak - Integrante / Marlova Piva Kulakowski - Integrante / Maurício Mancio - Integrante / Daiane Calheiro - Integrante / Amanda Gonçalves Kieling - Integrante / Feliciane Andrade Brehm - Integrante / Iara Janaína Fernandes - Integrante / Alini Diehl - Integrante / Emanuele Caroline Araujo dos Santos - Integrante / Roxane Oliveira - Integrante / Regina Célia Espinosa Modolo - Integrante / Janaína de Mello Reis - Integrante / Jenifer Morschel Pol Alcante - Integrante / Victor Miguel de Sousa Ferreira - Integrante.
2011 - 2015
CICLO DA BIOMASSA CASCA DE ARROZ: APROVEITAMENTO ENERGÉTICO, VALORIZAÇÃO DE COPRODUTOS E REMEDIAÇÃO DE PASSIVOS AMBIENTAIS
Descrição: O objetivo geral do projeto é a partir da viabilização deste núcleo de pesquisa (UNISINOS E UFRGS NucMat e, LASID e LEAMET), a construção de uma complementaridade entre os pesquisadores no sentido de buscar alternativas viáveis técnica, econômica e ambiental em todo o ciclo de geração da biomassa casca de arroz de forma que os coprodutos originados neste ciclo tenham alto valor agregado, além de reduzido impacto ambiental. Como objetivos específicos tem-se: - Avaliar e otimizar processos de combustão de casca de arroz; - Caracterizar casca de arroz e cinza de casca de arroz; - Estudar a cinza de casca de arroz como adsorvente na remoção de hidrocarbonetos; - Estudar a cinza de casca de arroz após saturada com hidrocarboneto, como co-produto para construção civil, buscando também seu encapsulamento. - Utilizar a ferramenta análise de ciclo de vida para avaliar os aspectos ambientais associados ao ciclo da casca de arroz, e as melhores rotas ambientalmente favoráveis, com quantificação de volumes de produção e investimentos e análise de viabilidade técnica e econômica a partir do ciclo da casca de arroz, porém com foco nas rotas para os coprodutos a partir da geração da cinza. Ainda, como objetivos científicos e tecnológicos tem-se: - Promover a transferência de soluções tecnológicas para a valorização da cadeia de biomassa casca de arroz no Estado. - Promover uma maior aproximação entre as Universidades e empresas interessadas. - Desenvolver dissertações de mestrados e teses de doutorado que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável. - Aumentar a produção científica através de publicações nacionais e internacionais. - Desenvolver propriedade intelectual com reais possibilidades de comercialização de forma sustentável para a cadeia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Gestão de projetos ambientais
Descrição: Aborda a gestão de projetos com relação aos aspectos ambientais, incluindo a gestão de sistemas de informação, a definição de estratégias, os sistemas de custos gerenciais e o processo de planejamento de projetos. Trata-se do processo de gestão de projetos, com enfoque no ambiente territorial, no mercado imobiliário, os avaliando sob aspectos ambientais, econômicos e sociais as soluções tecnológicas de engenharia. Tem como objetivos desenvolver estudos de gestão de projetos ambientais com enfoque em urbanização e Infra-estrutura, geotecnia ambiental, estruturas e sistemas hídricos e ambientais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE ROSSI, ANDREA2018 DE ROSSI, ANDREA ; RIGON, MAGALI REJANE ; ZAPAROLI, MUNISE ; BRAIDO, RAFAEL DALMAS ; COLLA, LUCIANE MARIA ; DOTTO, GUILHERME LUIZ ; PICCIN, JEFERSON STEFFANELLO . Chromium (VI) biosorption by Saccharomyces cerevisiae subjected to chemical and thermal treatments. Environmental Science and Pollution Research, v. 25, p. 1-8, 2018.

2.
MORAES, C. A.2014MORAES, C. A. ; FERNANDES, I. J. ; CALHEIRO, D. ; KIELING, A. G. ; BREHM, F. A. ; RIGON, M. R. ; BERWANGER FILHO, J. A. ; SCHNEIDER, I. A. ; OSORIO, E. . Review of the rice production cycle: By-products and the main applications focusing on rice husk combustion and ash recycling. WASTE MANAGEMENT & RESEARCH, v. 32, p. 1034-1048, 2014.

3.
Decesaro, A.2013 Decesaro, A. ; RIGON, M. R. ; COLLA, L. M. ; THOME, A. . Produção de biossurfactantes por microrganismos isolados de solo contaminado com óleo diesel. QUIMICA NOVA, v. 36, p. 947-954, 2013.

4.
BRANDLI, L. L.2012BRANDLI, L. L. ; FRANDOLOSO, M. A. L. ; FRAGA, K. T. ; PEREIRA, L. A. ; RIGON, M. R. . INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO. Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas da UPF, v. 3, p. 22-35, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Letícia Canal Vieira ; RIGON, M. R. ; DEBASTIANI, R. S. ; BRANDLI, L. L. . Avaliação dos impactos ambientais do beneficiamento de pedras preciosas. In: 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente, 2012, Bento Gonçalves. Tecnologia para o Meio Ambiente, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
RIGON, M. R.. Valorização de Resíduos Sólidos Industriais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RIGON, M. R.. Plano de saneamento básico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIGON, M. R.. Avaliação do ciclo de vida (ACV): Software BEES 4.0. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIGON, M. R.. Resíduos da Construção Civil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIGON, M. R.; MACIEL, E. F. ; FERNANDES, I. J. ; BRAUN, C. E. ; MANCIO, M. . DESEMPENHO AMBIENTAL DE CONCRETOS DE CIMENTO PORTLAND COM SUBSTITUIÇÃO POR CINZA VOLANTE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RIGON, M. R.. Minicurso ArcGis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RIGON, M. R.; COLLA, L. M. . Produção de biossurfactantes por microrganismos isolados de solo contaminado com resíduo oleoso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VIEIRA, L. C. ; RIGON, M. R. ; PEREIRA, L. A. ; BRANDLI, L. L. . Sustentabilidade Ambiental na Universidade de Passo Fundo: A persepção de professores e alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
RIGON, M. R.; VIEIRA, L. C. ; DEBASTIANI, R. S. ; BRANDLI, L. L. . Avaliação dos impactos ambientais do beneficiamento de gemas ? um estudo em Soledade-RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, R. C.; PASSINI, A. F. C.; RIGON, M. R.. Participação em banca de Bruna Thais Lauer Grade.Aplicação do Ìndice de Auditoria (IA) para avaliação do plano municipal de saneamento básico de Frederico Westphalen, RS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
PASSINI, A. F. C.; RIGON, M. R.; BORBA, W. F.. Participação em banca de Daiana Correa e Silva.Diagnóstico dos Resíduos de Serviço de Saúde de Santo Ângelo, RS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
RIGON, M. R.; PASSINI, A. F. C.. Participação em banca de Priscila Schirmer.O papel da energia nuclear na matriz energética brasileira: aspectos ambientais e socioeconômicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
PIZZOLATTI, B. S.; FRANCA, J. R.; RIGON, M. R.. Participação em banca de Jéssica Oliveira Demarco.Proposta de regularização de poços para obtenção de outorga no município de São José das Missões - RS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
RIGON, M. R.. Participação em banca de Andressa Gabriela Glusczak.Filtro lento intermitente como alternativa domiciliar ao tratamento de água utilizando-se rejeito de mineração como meio de suporte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
RIGON, M. R.. Participação em banca de Gustavo Ribeiro.Logística reversa de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes no município de Jaboticaba - RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
MEDEIROS, R. C.; CAMARGO, M.; RIGON, M. R.. Participação em banca de Sabrina Altmeyer Mendes.Estudo sobre sistemas de esgotamento sanitária de uma microregião hidrográfica e sua relação com a qualidade de águas para abastecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
RIGON, M. R.. Participação em banca de Laura Zachi.Aplicação do indicador de salubridade ambiental (ISA) na área urbana do distrito sede do município de Frederico Westphalen - RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

9.
RIGON, M. R.. Participação em banca de Cristiane Bozzeto.Caracterização de dimensionamento do sistema de tratamento de efluentes de indústria de sorvetes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

10.
RIGON, M. R.. Participação em banca de Cibele Zeni.Aplicação do coeficiente de déficit de atendimento (CDA) na avaliação das condições de saneamento básico e saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
SCHRODER, N.; RIGON, M. R.. Participação em banca de Mara Elisa Oliveira da Silva.Levantamento de aspectos e impactos ambientais de uma indústria de engarrafamento de gás LP. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Luterana do Brasil.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Forum Internacional de Resíduos Sólidos. Comissão de avaliação dos trabalhos científicos submetidos para publicação nos Anais do 8º Forum Internacional de Resíduos Sólidos. 2017. (Congresso).

2.
Cradle to Cradle - Euro ELECS 2017. 2017. (Oficina).

3.
II ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. 2017. (Encontro).

4.
7º Forum Internacional de Resíduos Sólidos. Comissão de avaliação dos trabalhos científicos submetidos para publicação nos Anais do 7º Forum Internacional de Resíduos Sólidos. 2016. (Congresso).

5.
5º Forum Internacional de Resíduos Sólidos. Desempenho ambiental de concretos de cimento portland com substituição por cinza volante. 2014. (Congresso).

6.
Produção e consumo sustentável. 2014. (Seminário).

7.
68º ABM International Congress. Avaliação da aderência à Norma Iso 14001:2004 em uma empresa de Construção Civil. 2013. (Congresso).

8.
I Simpósio Gaúcho de Engenharia Ambiental. 2013. (Simpósio).

9.
III Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Avaliação dos impactos ambientais do beneficiamento de pedras preciosas. 2012. (Congresso).

10.
I workshop de Geoprocessamento do Planalto Médio. 2012. (Seminário).

11.
12 Congresso Internacional da Gestão. 2011. (Congresso).

12.
21 Congresso Brasileiro da Qualidade e Produtividade. 2011. (Congresso).

13.
IV Símposio Nacional sobre o Uso da água na Agricultura. 2011. (Simpósio).

14.
IX Semana Acadêmica da FEAR. 2011. (Outra).

15.
Mostra de Iniciaçao Científica.Avaliação dos impactos ambientais do beneficiamento de gemas ? um estudo em Soledade-RS. 2011. (Outra).

16.
Mostra de Iniciação Científica.Produção de biossurfactantes por microrganismos isolados de solo contaminado com resíduo oleoso. 2011. (Outra).

17.
Mostra de Inicição Científica.Avaliação dos impactos ambientais do beneficiamento de gemas ? um estudo em Soledade-RS. 2011. (Outra).

18.
VI Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul. 2011. (Seminário).

19.
X Semana Acadêmica da FEAR. 2011. (Encontro).

20.
21 Seminário Regional de capacitação para Gestão Ambiental municipal. 2010. (Seminário).

21.
COBRANSEG. 2010. (Congresso).

22.
IV Seminário sobre Usos Múltiplos da água e Gestão Integrada de Recursos Hídrico s. 2010. (Seminário).

23.
VII Simpósio internacional de qualidade ambiental. 2010. (Simpósio).

24.
III Simpósio Nacional Sobre o uso da água na agricultura. 2009. (Simpósio).

25.
I Encontro Latino Americano de Universidades Sustentáveis. 2008. (Encontro).

26.
I Simpósio de Gestão Integrada em Recursos Hídricos. 2008. (Simpósio).

27.
VII Semana Acadêmica da FEAR. 2008. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Alex Wender. Estágio Obrigatório: Cisbra Farinhas Integrais. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Magali Rejane Rigon Barbieri.

2.
Nathália Blos Ribeiro. Estágio não obrigatório: Conterato e Passaia topografia e projetos ambiental, florestal, agronômico Ltda.. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Magali Rejane Rigon Barbieri.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 15:00:15