Marília Ferranti Marques Scorzoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1937558377096024
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Possui MESTRADO em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), ESPECIALIZAÇÃO em Teoria e Crítica Literária pela Universidade estadual Júlio de Mesquita Filho ( UNESP); ESPECIALISTA em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Uniseb. Graduada em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ),Autora de livros e materiais didáticos para graduação e pós graduação EAD nas áreas de Políticas Públicas e Legislação educacional, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento. Atualmente é docente dos cursos na modalidade EAD de Pedagogia e Letras do Centro Universitário Estácio Uniseb, docente dos cursos de Pedagogia, Letras e Ciências Biológicas do Centro Universitário Barão de Mauá. Coordenadora do curso de pós-graduação Lato sensu Alfabetização e Letramento e docente dos cursos, Psicopedagogia Institucional e Educação Infantil,de Pós-graduação Lato sensu , atuando nas disciplinas Letramento e alfabetização , na Modalidade EAD do Centro Universitário Barão de Mauá. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marília Ferranti Marques Scorzoni
Nome em citações bibliográficas
SCORZONI, M. F. M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2013
Mestrado em ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O espaço da formação docente nos programas de pós-graduação em Enfermagem;uma revisão sistemática da literatura,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Sônia Maria Vilella Bueno.
2007 - 2009
Especialização em GESTÃO EM EDUCAÇÃO. (Carga Horária: 430h).
Faculdades COC, COC, Brasil.
Título: Educação no Brasil : uma leitura através da contextualização histórica das políticas públicas..
Orientador: Prof. DR. Marina Cáprio.
2002 - 2003
Especialização em Teoria e Crítica Literária. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: As aventuras de Narizinho e as reinações de Lobato, na obra infantil Reinações de Narizinho.
Orientador: Prof. DR. Maria de Lourdes O. Grandini Baldan.
2012 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Título: As contribuições do Ensino à Distância para Formação Docente..
Orientador: Profa. Dra. Luciani Dalmaschio..
1998 - 2001
Graduação em Letras.
Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Não consigo acompanhar as aulas nem focar minha atenção Inclusão. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Formação Continuada - ProfCon. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação em ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 2h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2017 - 2017
Práticas Reflexivas em Educação a Distância. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
2016 - 2016
Semana Pedagógica.
Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação Docente: Rotinas de Trabalho EAD. (Carga horária: 3h).
Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação Docente: Modelos Educacionais. (Carga horária: 3h).
Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdução à Educação a Distância. (Carga horária: 40h).
UNISEB INTERATIVO, UNISEB, Brasil.
2013 - 2013
Operação de indicadores lógicos de pesquisa e base.
Centro Universitário Uniseb, UNISEB, Brasil.
2012 - 2012
Tipos de revisão com método.
Escola de enfermagem Ribeirão Preto, EERP USP, Brasil.
2010 - 2010
Pesquisa e formação de professores: algumas aborda.
Centro Universitário Moura Lacerda, CUML, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Lingua Portuguesa e criatividade. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Lingustica aplicada ao Ensino de Português. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário Barão de Mauá, CBM, Brasil.
1993 - 1996
Inglês. (Carga horária: 480h).
Escola de idiomas FISK, FISK, Brasil.
1995 - 1995
Trabalhando as potencialidades da criança. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 10
Outras informações
Docente dos cursos de graduação em Letras ,Pedagogia e Ciências Biológicas, ministrando as disciplinas: Políticas Públicas e Legislação Educacional Teorias da aquisição da Linguagem.


Estácio Uniseb, UNISEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16
Outras informações
Docente dos cursos de Letras e Pedagogia, ministrando as disciplinas; Políticas Públicas e Organização da Educação Básica Conteúdo Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa


Sistema COC De Educação, COC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DOCENTE EDUCAÇÃO BÁSICA, Carga horária: 30



Projetos de extensão


2017 - Atual
Clube do Livro
Descrição: Projeto realizado em parceria pelo Colegiado do Curso de Letras do Centro Universitário Barão de Mauá em parceria com a Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto. O projeto tem por objetivo trabalhar a leitura de textos literários, com alunos do ensino médio de escolas públicas,explorando os elementos textuais , temática e campo semântico através de dinâmicas, dramatizações, música..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Vocábulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação profissional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUEZ, A. M. M. M.2014RODRIGUEZ, A. M. M. M. ; SILVA, M. M. ; RODRIGUES, L. B. B. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . Victória Secaf: Contribuições para a Educação em Enfermagem. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 4, p. 100-105, 2014.

2.
SCORZONI, M. F. M.2013SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. ; COSCRATO, Gisele . Curriculo e as implicações dos novos paradigmas educacionais na formação do enfermeiro. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change, v. 4, p. 11-15, 2013.

3.
SCORZONI, M. F. M.2013SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. . O espaço da formação docente no âmbito da Pós graduação em Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura.. Interface (Botucatu. Online), v. 17, p. 491, 2013.

4.
SCORZONI, M. F. M.2010SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O papel do educador frente as manifestações da sexualidade infantil no contexto escolar. Psicologia e educação, v. IX, p. 57, 2010.

5.
GOMES, C. F.2010GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . A importância do lúdico como instrumento na promoção da saúde. Psicologia e educação, v. IX, p. 101, 2010.

6.
BUENO, S. M. V.2010BUENO, S. M. V. ; SCORZONI, M. F. M. ; GOMES, C. F. . As contribuições da Educação na promoção da saúde: desafios e possibilidades. Psicologia e educação, v. IX, p. 86, 2010.

7.
SCORZONI, M. F. M.2010SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O processo histórico do ato de cuidar contextualizando a educação para saúde. Cuidarte. Enfermagem, v. 4, p. 92, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCORZONI, M. F. M.; CASTRO, L. F. R. F. . Conteúdo Metodologia e Prática da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Sesses, 2015. 136p .

2.
SCORZONI, M. F. M.; GODINHO, M. . Politicas Públicas e Organização da Educação Básica. 1º. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2014. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
SCORZONI, M. F. M.. Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano à prática pedagógica. In: Bueno,S.M.V; CORRAL-MULATO, S.; MOKWA, V.F.N.. (Org.). No cenário da Educação para Saúde , os coadjuvantes da sexualidade: resgatando a formação integral e humanistica na área. Ribeirão Preto: FIERP, 2010, v. 1, p. 12-21.

2.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O artístico, o lúdico e o sócio cultural na educação para saúde: relato de uma disciplina de pós graduação.. In: PHILBERT,L.; BUENO,S.M.V.. (Org.). O lazer e o lúdico como estratégias alternativas em educação para saúde.. Ribeirão Preto: FIERP, 2010, v. 1, p. 125-139.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS NOVOS PARADIGMAS. In: EDUCASUL, 2010, Florianopolis. Anais Educasul 2010, 2010.

2.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O CURRICULO, A CULTURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. In: EDUCASUL, 2010, Florianopolis. Anais Educasul 2010, 2010.

3.
SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. ; GOMES, C. F. . O papel do educador frente às manifestações da sexualidade infantil no contexto escolar. In: 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde: educação, 2010, Covilhã. 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde: educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado., 2010. p. 500-510.

4.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . A importância do lúdico como instrumento na promoção da saúde.. In: 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, 2010, Covilhã. 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde: educação para a saúde, cidadania e desenvolvimento sustentado., 2010. p. 552-561.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano à prática pedagógica na educação sexual.. In: . Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010, Ribeirão Preto. . Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010. p. 37-38.

2.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O lúdico e o material didático: implicações e reflexões.. In: 3º Congresso Nacional de Educação para a Saúde / 1º Congresso Luso-Brasileiro de Educação para a Saúde, 2010, Ribeirão Preto. Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010. p. 155-156.

3.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . Educação no Brasil: uma leitura através da contextualização histórica das políticas públicas. In: I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010, Ribeirão Preto. I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010. p. 24.

4.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . A gestão democrática e a importância da LDB.. In: I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010, Ribeirão Preto. I Jornada de Formação de Docente em Enfermagem, 2010. p. 27.

5.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . .Educação sexual na adolescência: indicadores na iniciação da atividade sexual. In: Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010, Ribeirão Preto. Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: valorizando corpo e mente, 2010. p. 41-42.

6.
SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. . APLICABILIDADE DE PROJETOS ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÀTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR.. In: I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde, 2009, Ribeirão Preto. Anais do I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde., 2009.

7.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . DISCIPLINAS E CULTURA NAS PROPOSTAS CURRICULARES: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES ESCOLARES. In: : I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde., 2009, Ribeirão Preto. Anais do I I Fórum de idéias: pesquisa-ação na educação para a saúde., 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SCORZONI, M. F. M.. Debate: Clube de leitura nas Escolas'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C . AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SCORZONI, M. F. M.; ALMEIDA, E. C. ; BUENO, S. M. V. . As contribuições do Programa de aperfeiçoamento de ensino (PAE) para a formação do docente enfermeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. ; COSCRATO, Gisele . AS IMPLICAÇÕES DO CURRICULO E DOS NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTIAGO, Evelyn C.P. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O LAZER, A ARTE, O LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO E SAÚDE.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COSCRATO, Gisele ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . RELATO DE EXPERIÊNCIA: DOCÊNCIA NA ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E MUDANÇAS DO PARADIGMA EDUCATIVO TRADICIONAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PHILBERT, Larissa ; BUENO, S. M. V. ; SCORZONI, M. F. M. ; ALMEIDA, E. C. ; CARVALHO, Sarah T.R. . Perceção dos académicos da licenciatura em Enfermagem sobre a docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BUENO, S. M. V. ; SCORZONI, M. F. M. ; ALMEIDA, E. C. . Implicações dos paradigmas educacionais para a saúde física e mental do docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . OS DESAFIOS DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE: UMA REFLEXÃO SOBRE OS NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O CURRICULO, A CULTURA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. ; GOMES, C. F. . Os desafios da prática docente na Contemporaneidade: reflexões sobre os novos paradigmas educacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . O curriculo, a cultura e suas implicações no processo ensino - aprendizagem.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano á prática pedagógica na educação sexual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GOMES, C. F. ; SCORZONI, M. F. M. ; BUENO, S. M. V. . Educação Sexual na Adolescência: variaveis na Iniciação da atividade sexual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . O lúdico e o material didático: implicações e reflexões.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . . EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA LEITURA ATRAVÉS DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. ; BUENO, S. M. V. . A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A IMPORTÂNCIA DA LDB.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCORZONI, M. F. M.. PSICOPEDAGOGIA NA ESCOLA: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MATEMÁTICA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

2.
SCORZONI, M. F. M.. ALICERCES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

3.
SCORZONI, M. F. M.; GOMES, C. F. . Oficina: O lúdico e o material didático.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SCORZONI, M. F. M.; MORAIS, P. C.. Participação em banca de Claudia Capranica Primiani. A criança deficiente visual na escola. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

2.
SCORZONI, M. F. M.; Mendonça, C P. Participação em banca de Taíza Danielle de Carvalho. A inclusão de crianças com deficiência intelectual no sistema regular de ensino. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato sensu em Educação especial inclusiva) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

3.
SCORZONI, M. F. M.; ROSA, C. P. P. B.; SCORZONI, M. F. M.. Participação em banca de Eline Catelli. Educação a distância e ensino superior:estamos preparados ? Considerações sobre a formação e preparação do professor de ensino superior na modalidade a distância.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação a distância) - Centro Universitário Uniseb.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCORZONI, M. F. M.; MELLO, R. C.; TEIXEIRA,R. C.C. Participação em banca de Beatris Staibano Bighi.O faz de conta: do real ao imaginário para pensar o movimento da escrita e da leitura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

2.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C; VEIGA, P E B. Participação em banca de Alana dos Santos ; Camila Akemi; Thawana Rosa.A representação Feminina nos livros de Jane Austen: Orgulho e Preconceito e Emma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

3.
SCORZONI, M. F. M.; VEIGA, P E B; ZACCARO, R M C R. Participação em banca de Gabriel Noccioli; Roberta da Costa; Séfora Batista.A Bela e a Fera: uma análise do conto Maravilhoso Intemporal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

4.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C; MONTAGNANA, M. L. C.. Participação em banca de Paola Fialho.Fantástico Poe: De Berenice ao Príncipe Próspero Perante um coração de Malsim. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

5.
SCORZONI, M. F. M.; RIBEIRO, M. A. S.; TEIXEIRA,R. C.C. Participação em banca de Ana Lúcia Marques.Perspectiva Histórica do Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões a partir das diferentes concepções de linguagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

6.
RODRIGUES, L A; ZACCARO, R M C R; SCORZONI, M. F. M.. Participação em banca de Fernanda Cristina Nery.Produção Textual em segunda Língua( L2) dos surdos e suas especificidades.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

7.
SCORZONI, M. F. M.; RODRIGUES, L A; ZACCARO, R M C R. Participação em banca de Vinícius Valladares Felipe.Minoria Linguística: o surdo bilíngue na inclusão educacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

8.
SCORZONI, M. F. M.; MOTA, E C. Participação em banca de Marina Helena Falcão.Teorias e práticas: o inglês como segunda Língua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

9.
SCORZONI, M. F. M.; VEIGA, P E B; ZACCARO, R M C R. Participação em banca de Kênia Priscila de Souza.A presença da Gramática Normativa no ENEM:um estudo sobre as questões de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.

10.
SCORZONI, M. F. M.; RODRIGUES, L A; ZACCARO, R M C R; MOTA, E C. Participação em banca de Mariana Glória Franco e Victor Hugo Sanchez da Silva.O Conto de Fadas Cinderela: comparação linguística da literatura em Língua de Sinais Brasileira e a Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa Redonda "Direitos Humanos: Diversidade Cultural". 2018. (Outra).

2.
Sarau do Curso de Letras. 2018. (Outra).

3.
6º Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da ABT. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO DOCENTE. 2017. (Congresso).

4.
Mesa Redonda: Direitos Humanos: Gêneros e Etnia. 2017. (Outra).

5.
Mesa Redonda: Direitos Humanos: Imigrantes e Refugiados. 2017. (Outra).

6.
Semana de Planejamento. 2017. (Outra).

7.
Encontro Pedagógico. 2015. (Encontro).

8.
II Jornada de Educação de Pedagogia e Letras. 2015. (Outra).

9.
Semana Pedagógica 2013/2. 2015. (Outra).

10.
Semana Pedagógica 2015/2. 2015. (Outra).

11.
Semana Pedagógica. 2013. (Encontro).

12.
Semana Pedagógica. 2013. (Outra).

13.
Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA.tRABALHANDO Corpo e Mente.. Reflexões sobre sexualidade infantil: do desenvolvimento humano à prática pedagógica na educação sexual.. 2010. (Congresso).

14.
EDUCASUL 2010:LUGARES E DESAFIOS DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO.. Os desafios da prática docente na Contemporaneidade: Reflexões sobre os novos paradigmas educacionais. 2010. (Congresso).

15.
I Forum de Idéias : Pesquisa - Ação na Educação para Saúde. 2009. (Outra).

16.
I Jornada de Formação Docente em Enfermagem.A gestão democrática e a Importância da LDB. 2009. (Outra).

17.
I Jornada de Formação Docente em Enfermagem.Educação no Brasil: Uma Leitura através da contextualização Histórica das política públicas. 2009. (Outra).

18.
IV Jornada em diversidade sexual: Artesc e saberes construindo possibilidades. 2009. (Outra).

19.
Seminário de Pesquisa Ação e sua Aplicabilidade na Pesquisa em Saúde em Ebfermagem. 2009. (Seminário).

20.
XXXI Semana de Letras. 2001. (Simpósio).

21.
XXX Semana de Letras - "Linguagens: um olhar sobre o ensino". 2000. (Simpósio).

22.
XXIX Semana DE Letras - "A Pesquisa e o Ensino De Língua e Literatura". 1999. (Simpósio).

23.
III EHUNI - Encontro de Humanas da Uni - Mauá. 1998. (Encontro).

24.
Encontro de Normalistas da Região de Ribeirão Preto. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTA, E C ; MONTAGNANA, M. L. C. ; SCORZONI, M. F. M. . III Halloween Literário. 2017. (Outro).

2.
SCORZONI, M. F. M.; BUENO, S. M. V. ; ALMEIDA, E. C. . VIII Congresso de Educação Preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, DROGAS E VIOLÊNCIA.Interlocuções entre saberes e prática na Educação e na Saúde. 2012. (Congresso).

3.
SCORZONI, M. F. M.. Congresso de Educação preventiva em Sexualidade, DST/AIDS, Drogas e Violência: Trabalhando Corpo e Mente.. 2010. (Congresso).

4.
SCORZONI, M. F. M.. I jornada de Formação Docente em Enfermagem. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mariane Silva do Prado. O papel do pedagogo na dificuldade de alfabetização. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional Escolar) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Lúcia Marques. Perspectiva Histórica do Ensino de Língua Portuguesa: Reflexões a partir das diferentes concepções de linguagem e gramática.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

2.
Gabrielle Leoni Gonzaga da Silva. Utilização da tecnologia e recursos digitais em sala de aula: reflexões sobre a pedagogia dos multiletramentos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

3.
Ana Lúcia da Silveira Ferreira. Considerações sobre o papel da família na vida escolar de seus filhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

4.
Michelle Rodrigues de Freitas. Construção de Brinquedos industrializados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

5.
Francisco de Andrade Couto Crestana. Bullyng: Preconceito, covardia, violência e assédio moral nas escolas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

6.
Isabel Cristina A. D. de Oliveira. Déficit de Atenção e Hiperatividade: conhecer para buscar soluções. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

7.
Edicleia Dias Batista. As dificuldades de inclusõ do aluno surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

8.
Valéria Vassão Alcides. Reflexões sobre a deficência auditiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

9.
Fátima Marquardt. A inclusão e o desenvolvimento do aluno portador da sindrome de Down na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

10.
Simone Gama Ramos. Diagnóstico da Educação Especial no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

11.
Márcia Cristina Bruder Vila Boas Rocha. Psicopedagogia e Psicologia: contribuições para a inclusão social. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

12.
Luciana Silva de Souza. A inclusão na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

13.
Cláudia Cristiane Uessugu. A importância do brincar no processo de inclusão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

14.
Juliana Ferreira de Oliveira. Desafio da inclusão escolar do aluno surdo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

15.
Marta Helena Rabaquim. Atividades lúdicas na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

16.
Rafaela Maíra Giglio. Autismo na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

17.
Ariane Francisco Kuhl de Oliveira. Deficit de atenção e o processo de alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

18.
Elvira Soraia de F. de Souza. Bullying: problema nacional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.

19.
Flávia de Santana Souza. Atuação do psicopedagogo no processo de inclusão escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Uniseb. Orientador: Marília Ferranti Marques Scorzoni.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 8:46:49