Anderson Siqueira Pereira

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9077913990801616
  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Psicólogo Clínico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Teraputa do Esquema em Formação. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorando em Psicologia pela mesma universidade, sendo bolsista CNPq. É membro do Centro de Estudos Psicológicos (CEP-Rua/UFRGS). Atualmente realizando seu doutorado e atendendo como psicólogo clínico pela abordagem cognitivo comportamental no Centro Interdiciplinar Qualifique. Foi organizador do primeiro livro sobre a Adultez Emergente no Brasil junto com as prof. Silvia Helena Koller, Luciana Dutra-Thomé e Susana Nuñez. Suas pesquisas giram em torno dos temas: Habilidades Sociais, sua interação com fatores de risco e proteção do desenvolvimento humano, relacionamentos sociais, apoio social psicologia do desenvolvimento,, entrada na vida adulta e adultez emergente. E-mail: anderson.siqueira.pereira@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Siqueira Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. S.;PEREIRA, Anderson;PEREIRA, Anderson Siqueira;PEREIRA, ANDERSON S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 104 - CEP-Rua
Santana
90035-003 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085150


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Orientador: Silvia Helena Koller.
Coorientador: Luciana Dutra Thomé.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Habilidades Sociais e Fatores de Risco e Proteção em Jovens Adultos Brasileiros,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Silvia Helena Koller.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: HABILIDADES SOCIAIS; Fatores de Risco; Fatores de proteção; Adultos Emergentes.
2017 - 2018
Especialização em Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga Horária: 440h).
UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya, Brasil.
Título: A importância das Habilidades Sociais nas diferentes fases do ciclo vital.
Orientador: Luciana Raposo dos Santos Fernandes.
2018
Aperfeiçoamento em andamento em Formação em Terapia de Esquemas. (Carga Horária: 180h).
Wainer Psicologia Cognitiva, WAINER, Brasil.
2007 - 2012
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Habilidades Sociais e Ansiedade Social em Estudantes de Psicologia.
Orientador: Margareth da Silva Oliveira.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA BORGES DE MEDEIROS, EBM, Brasil.
1995 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA BORGES DE MEDEIROS, EBM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Terapia do Esquema para Crianças, Adolescentes e Pais: Teoria e Técnica. (Carga horária: 16h).
Wainer Psicologia Cognitiva, WAINER, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento do Act Raising Safe Kids Program. (Carga horária: 16h).
American Psychological Association, APA, Estados Unidos.
2016 - 2016
Curso Teste de personalidade Palográfico Avançado para RH. (Carga horária: 7h).
Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.
2016 - 2016
Curso Teste WISC IV - Modulo Básico. (Carga horária: 8h).
Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.
2016 - 2016
Curso Teste de Personalidade Palográfico Módulo Básico. (Carga horária: 8h).
Projecto Materiais Psicológicos e Pedagógicos, PROJECTO, Brasil.
2015 - 2016
Extensão universitária em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias-SUPERA 8. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Relacionamento irmãos e as novas config.Familiares. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Crianças. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
elaboración de instrumentos de HS: construción y... (Carga horária: 2h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
2013 - 2013
Cuidados validade int. e ext. de intervenções HS. (Carga horária: 2h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
2013 - 2013
Habil de Comunicação para Intervenç. atendim Saude. (Carga horária: 2h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em A TCC e a prática do Psicólogo: 2º módulo. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2011 - 2011
Workshop in Group Leadership for FRIENDS. (Carga horária: 8h).
Pathways Health and Research Centre, PATHWAYS, Austrália.
2010 - 2010
Extensão universitária em III grande Curso da Liga de dependência quimica. (Carga horária: 12h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Extensão em Psicofarmacologia. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em A TCC e a prática do Psicólogo: 1º Modulo. (Carga horária: 8h).
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando em Psicologia, Carga horária: 40
Outras informações
Aluno de mestrado em psicologia no CEP-Rua / UFRGS com orientação pela Dr. Silvia Koller

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando em Psicologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluno de mestrado em psicologia no CEP-Rua / UFRGS com orientação pela Dr. Silvia Koller

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação cientifica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Cientifica no Centro de Estudos Psicológicos CEP-Rua.

Atividades

07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Filosofia
06/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Geral

Movimento Pelos Direitos da Criança e Adolescentes, MDCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágiario de Psicologia, Carga horária: 16
Outras informações
Atuando como estágiario de psicologia no MDCA, uma ONG localizada no bairro Partenon de Porto Alegre que atende crianças, adolescentes e familiares residentes do bairro e das proximidades em vulnerabilidades social. Exercendo atividades de atendimento de cunho psicológico nas modalidades individual e grupal.


Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia, SAPP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Estagiario de Psicologia Clínica em TCC, Carga horária: 16
Outras informações
O Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia está inserido na Faculdade de Psicologia que oferece campo de estágio e de prática disciplinar através de um serviço de atendimento ambulatorial, caracterizando-se como uma clínica escola. A linha teórica que fundamenta tal prática no SAPP é a Cognitivo-Comportamental, atendendo pacientes com mais de 12 anos. As atividades realizadas em tal abordagem são psicoterapias breves, triagens, avaliações cognitivas e grupos terapêuticos

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em orientação Profissional, Carga horária: 3
Outras informações
Estagiário em Orientação Profissional no Serviço de Atendimento e Pesquisa (SAPP) da PUCRS.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 16
Outras informações
O Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva está inserido na linha de Intervenções em Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e objetiva desenvolver pesquisas na área de comportamentos dependentes, síndrome metabólica e oncogenética. As duas grandes linhas de pequisas do grupo são: PROTRATA: Prevenção, Avaliação e Tratamento de Comportamentos Dependentes, síndrome metabólica e oncogenética. Estuda: 1) comportamentos dependentes, vinculados à utilização de drogas lícitas, ilícitas, ao jogo patológico, à compulsão alimentar; 2) síndrome metabólica; 3) oncogenética; 4) outras dificuldades que repercutem na saúde e bem-estar do ser humano. Projetos atuais: 1) "Estudo da Prontidão para Mudança em Dependentes de Substâncias Psicoativas com a Presença de Co-morbidades Psiquiátricas"; 2) Fatores preditivos de mudança de comportamento em pacientes com síndrome metabólica submetidos a tratamento baseado no modelo transteórico de mudança"; 3) Perfil da clinica - escola com o YSR (Young Self-Report) e estudo das evidências psicométricas ASR (Adult Self-Report) para a população brasileira; 4) "ONCOGENÉTICA: IMPLEMENTAÇÃO DE UM NUCLEO DE EXCELENCIA PARA PESQUISA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE". PROINSTRU: Desenvolvimento, Adaptação, Validação e Padronização de Instrumentos psicológicos à realidade brasileira. Objetiva contribuir para a construção de técnicas instrumentais que possam facilitar diagnóstico e avaliação, possibilitando adequada intervenção terapêutica. Projeto atuais: "Evidências de Validação de Instrumentos Psicométricos; Adaptação e Validação da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para Comportamentos Dependentes". As PARCERIAS INTERNACIONAIS são com a Universidade de Granada, Fundação Aiglé de Buenos Aires e Universidade de Maryland, na qual foi realizado o pós-doutorado da orientadora do grupo..

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: BOLSISTA INICIAÇÃO CIENTIFICA BPA/PUCRS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Grupo de Pesquisa Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva está inserido na linha de Intervenções em Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e objetiva desenvolver pesquisas na área de comportamentos dependentes, síndrome metabólica e oncogenética. As duas grandes linhas de pequisas do grupo são: PROTRATA: Prevenção, Avaliação e Tratamento de Comportamentos Dependentes, síndrome metabólica e oncogenética. Estuda: 1) comportamentos dependentes, vinculados à utilização de drogas lícitas, ilícitas, ao jogo patológico, à compulsão alimentar; 2) síndrome metabólica; 3) oncogenética; 4) outras dificuldades que repercutem na saúde e bem-estar do ser humano. Projetos atuais: 1) "Estudo da Prontidão para Mudança em Dependentes de Substâncias Psicoativas com a Presença de Co-morbidades Psiquiátricas"; 2) Fatores preditivos de mudança de comportamento em pacientes com síndrome metabólica submetidos a tratamento baseado no modelo transteórico de mudança"; 3) Perfil da clinica - escola com o YSR (Young Self-Report) e estudo das evidências psicométricas ASR (Adult Self-Report) para a população brasileira; 4) "ONCOGENÉTICA: IMPLEMENTAÇÃO DE UM NUCLEO DE EXCELENCIA PARA PESQUISA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE". PROINSTRU: Desenvolvimento, Adaptação, Validação e Padronização de Instrumentos psicológicos à realidade brasileira. Objetiva contribuir para a construção de técnicas instrumentais que possam facilitar diagnóstico e avaliação, possibilitando adequada intervenção terapêutica. Projeto atuais: "Evidências de Validação de Instrumentos Psicométricos; Adaptação e Validação da University of Rhode Island Change Assessment (URICA) para Comportamentos Dependentes". As PARCERIAS INTERNACIONAIS são com a Universidade de Granada, Fundação Aiglé de Buenos Aires e Universidade de Maryland, na qual foi realizado o pós-doutorado da orientadora do grupo..

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor da disciplina de Psicopatologia Descritiva I, ministrada pela professora Samantha Dubugras Sá

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina de Psicopatologia Descritiva I ministrada pela professora Angela Leggerini de Figueiredo

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágiario de prática de Psicopatologia SAPP, Carga horária: 8
Outras informações
O SAPP (Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia) é a clínica escola da faculdade de psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul que oferece campo de estágio, prática disciplinar e pesquisa para os alunos. O SAPP se caracteriza pelo atendimento psicológico à população de média e baixa renda de todas as idades, oferecendo serviços como: triagem, psicodiagnóstico, psicoterapia breve e orientação profissional. No estágio de prática de psicopatologia há um trabalho em equipe, onde pequenos grupos juntamente com o supervisor responsável atuam em conjunto para o atendimento dos pacientes, sendo que cada estagiário é responsável por uma triagem e uma entrevista de devolução que é feita na sala de espelhos, onde o paciente e o estagiário responsável ficam e o restante da equipe se posiciona do outro lado e observa o atendimento. Após isso a uma supervisão em grupo sobre cada caso, onde se discutem as hipóteses diagnosticas, possíveis encaminhamentos e a postura do estagiário no atendimento e após, é dada a devolução e o encaminhamento ao paciente.


Qualifique Centro de educação e saúde, QUALIFQUE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
Psicólogo na abordagem cognitivo comportamental. Realiza atendimentos clínicos em adolesentes e adultos, além de avaliações psicológicas, orientação a pais, palestras e orientação profissional.


Clínica Psicovida, PSICOVIDA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
Psicólogo na abordagem cognitivo comportamental, Realizava atendimentos clínicos em adultos e adolescentes.


Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios, IBGEN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina de férias Ministrada: Revisão sistemática

Atividades

02/2016 - 03/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Revisão sistemática

Faculdade Barão do Rio Branco, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Atividades

2017 - 2017
Ensino, Curso de Pós Graduação Lato Senso em Psicoterapia Cognitivo Comportamental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Treino de Habilidades Sociais

Universidade do Vale do Rio do Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Design de serviços para a promoção do bem-estar da criança em tratamento do câncer
Descrição: O design apresenta uma cultura de projeto voltada à inovação e à criatividade, enfrentando cenários de incerteza, nos quais os profissionais não possuem todas as informações para a tomada de decisão segura. Nessa perspectiva, o câncer infantil depara esses profissionais com uma série de desafios que podem interferir negativamente nos resultados do tratamento, que vão desde o estado emocional vulnerável das crianças ao despreparo dos pais para lidar com os conflitos impostos às famílias. Fica claro, portanto, que uma abordagem puramente técnica no desenvolvimento de serviços hospitalares para o tratamento do câncer infantil não é o suficiente para endereçar a complexidade dos problemas de projeto, garantindo o bem-estar subjetivo (BES) dos usuários. O BES, em oposição ao bem-estar objetivo, que foca em elementos como segurança e nutrição adequadas, refere-se à minimização do afeto negativo, potencialização do positivo, bem como a avaliação global da qualidade de vida como favorável. Propõe-se, portanto, como objetivo geral, mapear as diretrizes para o desenvolvimento de serviços hospitalares para potencializar o bem-estar subjetivo dos pacientes em tratamento de câncer infantil. O método será a pesquisa através do design, que pressupõe interações de diferentes públicos - crianças, familiares e profissionais - em workshops de geração de diretrizes projetuais para o desenvolvimento de serviços hospitalares de oncopediatria com foco no bem-estar subjetivo das crianças. As diretrizes serão aplicadas, prototipadas e validadas por meio de um projeto experimental de design de serviços. Os resultados esperados incluem, também, a assessoria ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, instituição na qual a pesquisa será realizada, para a implantação desses serviços...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Alice Willhelm Rodrigues - Integrante / Leandro Miletto Tonetto - Coordenador / Priscila Brust Renck - Integrante / Rita Aparecida da Conceição Ribeiro - Integrante / VALENTINA MARQUES DA rosa - Integrante / Roberta Mandelli - Integrante / ANDRESSA DE CÁSSIA SILVEIRA GARCIA - Integrante / Raíssa Schmitt Fontoura - Integrante / Elisabeth Meyer - Integrante / Franciele Daudt - Integrante.
2013 - 2018
O Design para o Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Infância
Descrição: O foco do presente projeto é o design de brinquedos para potencializar o desenvolvimento de habilidades sociais na infância. Essas habilidades que se deseja estimular, por meio da experiência com artefatos projetáveis pelo design, são todas aquelas relacionadas ao ato de expressar-se na sociedade, tendo o máximo impacto positivo e o mínimo negativo para si mesmo e para os demais. Pretende-se, assim, oferecer insumos para o design de produtos que possam contribuir com a qualificação da oferta do mercado de brinquedos, oferecendo uma visão crítica sobre o impacto do trabalho do designer sobre o desenvolvimento infantil. Motivado por tal foco, o projeto traz o seguinte problema de pesquisa: De que forma o design pode auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais na infância, por meio de brinquedos? A partir de tal problema, percebe-se, nesse contexto, a carência de metodologias capazes de permitir a projetação de artefatos para estimular experiências complexas, como o desenvolvimento de habilidades sociais. O problema exige uma visão estratégica do designer, que deverá compreender uma série de relações que extrapolam o produto em si (produto, demandas do mercado, experiência dos usuários infantis, entre outros). O método da pesquisa traz duas etapas exploratórias. Inicialmente, propõe-se uma série de observações com inspiração etnográfica com designers que atuam em projetos de brinquedos, a fim de compreender como é possível potencializar seus efeitos para o estímulo do desenvolvimento de habilidades sociais. Em um segundo momento, serão projetados brinquedos, que serão avaliados por meio das perspectivas projetual (designers) e de interação das crianças (usuários)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (7) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Coordenador / Silvia Helena Koller - Integrante / Leandro Miletto Tonetto - Integrante / VALENTINA MARQUES DA rosa - Integrante / Roberta Mandelli - Integrante / Celso Carnos Scaletsky - Integrante / Pieter Desmet - Integrante / Filipe Campelo Xavier da Costa - Integrante / Marcella Delapieve Riedi - Integrante / Viviane Peçaíbes de Melo - Integrante / Monica Greggianin - Integrante / Bruno Albornoz Cutin - Integrante / Fabricio Farias Tarouco - Integrante / Fabiane Wolff - Integrante / Carmela Brunelli - Integrante / Guilherme Corrêa Meyer - Integrante / Raíssa Bartelle Tavares - Integrante / Júlia Lopes - Integrante / Bruno Lorenz - Integrante / Daniela Danni Nichterwitz - Integrante / Ângela Marin - Integrante / Djulia Pierozan - Integrante / Kátia Bressane - Integrante / Fernanda Simões Pires Sacks - Integrante.
2013 - Atual
AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS E DE SUAS RELAÇÕES COM FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO EM JOVENS ADULTOS BRASILEIROS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Helena Koller em 19/05/2014.
Descrição: O presente projeto de mestrado esta dividido em dois estudos. O primeiro tem por objetivo realizar a tradução, a adaptação para o português brasileiro e investigar as propriedades psicométricas das Escalas Multidimensionais de Expressão Social Partes Cognitiva (EMES-C) e Motora (EMES-M). O segundo estudo tem por objetivo avaliar uma amostra brasileira de adultos em relação a suas habilidades sociais e fatores de risco e proteção e investigar as relações entre estas variáveis. Para tanto serão realizadas analises de correlação de Pearson para observar estas relações e ANOVAs para identificar diferenças das variáveis estudadas nos diferentes níveis educacionais e econômicos. Para a realização dos estudos será utilizada uma amostra de 640 participantes que serão contatados em duas modalidades: presencial e online..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Silvia Koller - Coordenador / Luciana Dutra-Thomé - Integrante / Alice Willhelm Rodrigues - Integrante.
2011 - Atual
Adaptação transcultural, evidências de validade e sensibilidade da versão brasileira da Escala Spence de Ansiedade Infantil (SCAS-Brasil)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Helena Koller em 09/10/2012.
Descrição: O objetivo deste projeto é realizar o processo de adaptação transcultural da Escala Spence de Ansiedade Infantil (SCAS) para o Brasil e investigar propriedades psicométricas (evidências de validade, confiabilidade, sensibilidade e especificidade) da versão brasileira da SCAS em amostras comunitárias e clínicas de diferentes Estados brasileiros...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Silvia Koller - Coordenador / Diogo Araujo de Sousa - Integrante / Elder Cerqueira-Santos - Integrante.
2010 - 2011
PROTRATA: Prevenção, Avaliação e Tratamento de Comportamentos Dependentes, síndrome metabólica e oncogenética.
Descrição: Estuda: 1) comportamentos dependentes, vinculados à utilização de drogas lícitas, ilícitas, ao jogo patológico, à compulsão alimentar; 2) síndrome metabólica; 3) oncogenética; 4) outras dificuldades que repercutem na saúde e bem-estar do ser humano. Projetos atuais: 1) Estudo da Prontidão para Mudança em Dependentes de Substâncias Psicoativas com a Presença de Co-morbidades Psiquiátricas; 2) Fatores preditivos de mudança de comportamento em pacientes com síndrome metabólica submetidos a tratamento baseado no modelo transteórico de mudança; 3) Perfil da clinica - escola com o YSR (Young Self-Report) e estudo das evidências psicométricas ASR (Adult Self-Report) para a população brasileira; 4) Oncogenética: implementação de um nucleo de excelencia para pesquisa no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Margareth Oliveira da Silva - Coordenador.
2010 - 2011
Estudo da Prontidão para Mudança em Dependentes de Substâncias Psicoativas com a Presença de Co-morbidades Psiquiátricas
Descrição: Através de um método de estudo descritivo, quantitativo e com delineamento transversal, objetiva-se: Estudar a prontidão para mudança em pacientes internados pelo Transtorno de Abuso de Sustâncias com Co-mordidades Psiquiátricas. Objetivos Específicos: Identificar a quantidade, padrão e tipo de substância consumida dos sujeitos de pesquisa; Estudar a incidência de transtornos psicológicos nos usuários de substâncias psicoativas; Verificar quais substâncias psicoativas estão mais freqüentemente associadas à internação em clínicas especializadas em Porto Alegre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Descrição: Ingressar em uma universidade representa um período em que os estudantes se deparam com novas demandas sociais e acadêmicas, as quais podem resultar na vivência de situações estressantes. Alguns universitários podem encontrar dificuldades para lidar com as situações que se apresentam, e necessitar auxílio para manter interações sociais satisfatórias; deste modo, o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) pode ser empregado com o objetivo de promover repertórios socialmente desejados, que possibilitem relações sociais e profissionais mais satisfatórias, prevenindo tais dificuldades. A proposta do presente projeto é desenvolver habilidades interpessoais, estimulando o desenvolvimento das competências sociais e pessoais em universitários que apresentem dificuldades de interação social, como, por exemplo, falar em público, enfrentar críticas, expressar opiniões pessoais, fazer e recusar pedidos, iniciar e manter conversações. A superação destas dificuldades nos estudantes é de grande importância para a universidade, visando um melhor desempenho e estimulando a independência, autonomia e responsabilidade de seus alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Margareth Oliveira da Silva - Coordenador / Marcia Fortes Wagnes - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Bolsa.
2009 - Atual
Adultez emergente em jovens brasileiros de diferente níveis socioeconômicos: trajetórias laborais e perspectivas de futuro
Descrição: Descrição: Esta investigação visa a investigar o processo de entrada de jovens brasileiros na vida adulta, especialmente em relação as suas experiências laborais e perspectivas de futuro, utilizando como referência o conceito de Adultez emergente por Jeffrey Arnett. Faz parte de uma Pesquisa Nacional sobre a Juventude Brasileira do Grupo de Pesquisa Juventude: Resiliência e Vulnerabilidade, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEPP), que tem por objetivo investigar comportamentos de risco e fatores de proteção e de risco em adolescentes e jovens brasileiros. Estão sendo desenvolvidos dois estudos no intuito de investigar: (1) aspectos relacionados à emergência da vida adulta em jovens brasileiros de nível socioeconômico baixo e alto, considerando varáveis laborais, biosociodemográficas, educacionais, familiares; (2) as dimensões da adultez emergente em jovens brasileiros de nível socioeconômico alto e baixo; (3) aspectos relacionados a perspectivas futuras de jovens brasileiros de nível socioeconômico baixo e alto...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anderson Siqueira Pereira - Integrante / Silvia Koller - Integrante / Marina Pante - Integrante / Jeanice da Cunha Osorio - Integrante / Luciana Dutra-Thomé - Coordenador.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
1º Lugar Amostra NEAPC de Práticas Terapeuticas, NEAPC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, A. S.;PEREIRA, Anderson;PEREIRA, Anderson Siqueira;PEREIRA, ANDERSON S.2018PEREIRA, A. S.; Wilhelm, A. ; KOLLER, S. H. ; ALMEIDA, R. . Fatores de risco e proteção para tentativa de suicídio na adultez emergente. Ciencia & Saude Coletiva, v. 23, p. 11, 2018.

2.
DUTRA-THOME, L.2017DUTRA-THOME, L. ; Leme, Vanessa ; PEREIRA, A. S. ; Paiva, Ilana ; DIAS, A. C. ; Gaião, Emily ; KOLLER, SILVIA H. . O Impacto de Fatores Protetivos e de Risco na Autoestima e Autoeficácia de Adultos Emergentes nas Cinco Regiões Brasileiras. AVANCES EN PSICOLOGIA LATINOAMERICANA, v. 35, p. 485, 2017.

3.
DUTRA-THOME, L.2016DUTRA-THOME, L. ; PEREIRA, Anderson Siqueira ; KOLLER, S. H. . O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-trabalhadores. Psicologia: Teoria e Pesquisa (Brasília. Online), v. 32, p. 101-109, 2016.

4.
HOHENDORFF, J. V.2016HOHENDORFF, J. V. ; DeSousa, D. A. ; PEREIRA, A. S. ; KOLLER, S. H. . Nas 'filas de espera': tempo entre submissão e aceitação de manuscritos em periódicos brasileiros de psicologia. Temas em Psicologia, v. 24, p. 1329-1341, 2016.

5.
PEREIRA, Anderson Siqueira2016PEREIRA, Anderson Siqueira; DUTRA-THOME, L. ; KOLLER, S. H. . Habilidades sociais e fatores de risco e proteção na adultez emergente. Psico (PUCRS. Online), v. 47, p. 268, 2016.

6.
DESOUSA, DIOGO A.2014 DESOUSA, DIOGO A. ; PEREIRA, ANDERSON S. ; PETERSEN, CIRCE S. ; MANFRO, GISELE G. ; SALUM, GIOVANNI A. ; KOLLER, SILVIA H. . Psychometric Properties of the Brazilian-Portuguese version of the Spence Children's Anxiety Scale (SCAS): Self- and parent-report versions. Journal of Anxiety Disorders, p. 427-436, 2014.

7.
Wagner, Marcia Fortes2014Wagner, Marcia Fortes ; PEREIRA, Anderson Siqueira ; Oliveira, M. S. . Intervención sobre las dimensiones de la ansiedad social por medio de um programa de entrenamiento en habilidades sociales. Psicología Conductual, v. 22, p. 423, 2014.

8.
PEREIRA, ANDERSON S.2014PEREIRA, ANDERSON S.; Wagner, Marcia Fortes ; Oliveira, M. S. . Déficits em habilidades sociais e ansiedade social: avaliação de estudantes de psicologia. Psicologia da Educação (Online), v. 38, p. 113-122, 2014.

9.
PEREIRA, Anderson Siqueira2013PEREIRA, Anderson Siqueira; CHAVES, M. H. W. ; GALVAO, C. . Orientação Profissional no Programa Adolescente Aprendiz em uma ONG de Porto Alegre. Revista de Psicologia da IMED, v. 5, p. 133-136, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DUTRA-THOME, L. (Org.) ; PEREIRA, A. S. (Org.) ; RODRIGUEZ, S. N. (Org.) ; KOLLER, S. H. (Org.) . Adultez Emergente no Brasil: novas perspectivas da psicologia do desenvolvimento. 1. ed. São Paulo: Vetor Editora, 2018. 328p .

Capítulos de livros publicados
1.
PASSOS, J. A. F. ; RODRIGUES, A. W. ; PEREIRA, A. S. ; ALMEIDA, R. M. M. . Instruments and Limitations of Assessment of Impulsivity in Humans and Animals. In: Christian Branddon. (Org.). Understanding Impulsive Behavior: Assessment, Influence and Gender Differences. 1ed.New York: Nova Science, 2018, v. , p. 1-28.

2.
RODRIGUES, A. W. ; PEREIRA, A. S. ; FORTES, P. M. ; ALMEIDA, R. M. M. . Relevant Topics for Understanding Impulsive Behaviors in Adolescense. In: Christian Branddon. (Org.). Understanding Impulsive Behavior: Assessment, Influence and Gender Differences. 1ed.New York: Nova Science, 2018, v. , p. 61-78.

3.
DeSousa, D. A. ; PEREIRA, ANDERSON S. . Características e funções dos relacionamentos de amizade na adultez Emergente. In: Luciana Dutra-Thomé, Anderson Siqueira Pereira, Susana Nuñez, Silvia Koller. (Org.). Adultez Emergente no Brasil: novas perspectivas da psicologia do desenvolvimento. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2018, v. 1, p. 95-104.

4.
PEREIRA, A. S.; Leme, Vanessa . A importância das habilidades sociais nas relações interpessoais durante a adultez emergente. In: Luciana Dutra-Thomé, Anderson Siqueira Pereira, Susana Nuñez, Silvia Helena Koller. (Org.). Adultez Emergente no Brasil: novas perspectivas da psicologia do desenvolvimento. 1ed.São Paulo: Vetor Editora, 2018, v. 1, p. 71-94.

5.
DUTRA-THOME, L. ; PEREIRA, A. S. . Emerging adulthood in Brazil: Socioeconomic influences and methodological issues in the study of young adults. In: Débora Dalbosco Dell'Aglio; Silvia Helena Koller. (Org.). Vulnerable Children and Youth in Brazil: Innovative Approaches from the Psychology of Social Development. 1ed.: Springer Nature, 2017, v. 1, p. 300-.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. S.; Oliveira, M. S. . INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS. In: XI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS, 2010, PORTO ALEGRE. Anais do XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Anderson Siqueira; Wagner, Marcia Fortes ; Oliveira, M. S. . Assessment of Deficits in Social Skills and Social Anxiety Levels in Brazilian Psychology Undergraduate Students. In: 7mo Congresso Mundial de terapias Cognitivas y Comportamentales, 2013, Lima. World Congress of Behavioral and Cognitive Therapies 2013 abstract book, 2013.

2.
PEREIRA, ANDERSON S.; KOLLER, S. H. . Adaptação e Validação das Escalas Multidimensionais de Expressão Social partes Cognitiva e Motora (EMES-C e EMES-M): Resultados preliminares. In: IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2013, Niteroi. Anais do IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2013.

3.
PEREIRA, Anderson Siqueira; Koller, Silvia ; NUNEZ, Susana. . Adaptação Transcultural do Schedule for Meaning in Life Evaluation (SMILE): Resultados Preliminares. In: XXIV Salão de Iniciação Cientifica da UFRGS, 2012, Porto Alegre. Anais do XXIV Salão de Iniciação Científica - 2012, 2012.

4.
PEREIRA, ANDERSON S.; WAGNER, M. F. ; Oliveira, M. S. . Déficits nas Habilidades Sociais e Ansiedade Social em Estudantes de Psicologia. In: XIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2012, Porto Alegre. Anais do XIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2012.

5.
WAGNER, M. F. ; OLIVEIRA, A. ; PEREIRA, Anderson Siqueira ; RIBEIRO, F. ; BORTOLINI, M. ; Oliveira, M. S. . Estudos da Adaptação Brasileira do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos CASO a30. In: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011, Bento Gonçalves. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2011.

6.
Oliveira, M. S. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; SANTOS, Paola Lucena ; YATES, M. ; PEREIRA, Anderson Siqueira . Comorbidades Psiquiátricas em Dependentes químicos. In: XL Reunião anual da SBP, 2010, Curitiba. Anais da XL Reunião anual da SBP, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, A. S.; DUTRA-THOME, L. ; KOLLER, S. H. . PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ESCALA MULTIDIMENSIONAL DE EXPRESSÃO SOCIAL PARTE MOTORA (EMES-M) EM UMA AMOSTRA BRASILEIRA. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, 2018.

2.
PEREIRA, A. S.; RODRIGUES, A. W. ; KOLLER, S. H. ; ALMEIDA, R. M. M. . Fatores de Risco e Proteção para Tentativa de suicídio na adultez emergente. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2017.

3.
RODRIGUES, A. W. ; PEREIRA, A. S. ; KOLLER, SILVIA H. ; ALMEIDA, R. M. M. . Altos níveis de impulsividade e consumo de álcool na adolescência. Revista Latinoamericana de Psicologia, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Brito, A. K. M. ; PEREIRA, A. S. . O uso da Terapia Cognitivo-Comportamental na difusão dos efeitos psicológicos causados pelo preconceito social contra pessoas obesas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, A. S.. Treinamento de Habilidades Sociais na Prática Clínica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, Anderson; DeSousa, D. A. ; KOLLER, S. H. . Avaliando as funções da amizade no grupo de amigos: A Escala McGill-UFRGS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, Anderson; DUTRA-THOME, L. ; KOLLER, S. H. . A Adultez Emergente no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PEREIRA, A. S.. Como trabalhar emoções com os alunos em sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PEREIRA, Anderson Siqueira; KOLLER, S. H. . Escudo social: a importância das habilidades sociais e das relações sociais na vida adulta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PEREIRA, Anderson Siqueira; DUTRA-THOME, L. ; KOLLER, S. H. . Propriedades psicométricas das versões brasileiras das escalas multidimensionais de expressão social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, Anderson Siqueira; Habigzang, L. ; KOLLER, S. H. . DESENVOLVENDO HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS EM PROFESSORES: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PEREIRA, Anderson Siqueira; DUTRA-THOME, L. ; KOLLER, S. H. . The Associations of Social Skills with Protective and Risk Factors in Brazilian Emerging Adults. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PEREIRA, Anderson Siqueira; DUTRA-THOME, L. ; KOLLER, S. H. . The Role of Social Skills as a Protective Factor in Brazilian Emerging Adults. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DeSousa, D. A. ; PEREIRA, A. S. ; KOLLER, S. H. . That is what friends are for: friendship quality associations to better self-image and lower anxiety levels. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Wagner, Marcia Fortes ; PEREIRA, Anderson Siqueira . Programa de desenvolvimento de habilidades sociais: intervenção com estudantes de graduação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, Anderson Siqueira. Intervención psicosocial para el desarrollo de las habilidades sociales en jóvenes estudiantes universitarios. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PEREIRA, Anderson Siqueira; Wagner, Marcia Fortes ; Oliveira, M. S. . Assessment of Deficits in Social Skills and Social Anxiety Levels in Brazilian Psychology Undergraduate Students. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PEREIRA, Anderson; Koller, Silvia . Adaptação e Validação das Escalas Multidimenssionais de Expressão Social Partes Cognitiva e Motora (EMES-C e EMES-M): Resultados Preliminares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
PEREIRA, A. S.; Wagner, Marcia Fortes ; Oliveira, M. S. . Déficits nas Habilidades Sociais e Ansiedade Social em Estudantes de Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
PEREIRA, A. S.; Koller, Silvia . Adaptação Transcultural do Schedule for Meaning in Life Evaluation (SMiLE): Resultados Preliminares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
Wagner, Marcia Fortes ; PEREIRA, A. S. ; OLIVEIRA, A. ; RIBEIRO, F. ; BORTOLINI, M. ; Oliveira, M. S. . Estudo da adaptação brasileira do Cuestionário de ansiedad social para adultos/ CASO-A30. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
PEREIRA, A. S.; Wagner, Marcia Fortes ; OLIVEIRA, A. ; Oliveira, M. S. ; MELLO, A. R. ; HAHN, D. ; ZAMBILLO, M. ; TEIXEIRA, F. ; BICCA, M. ; TRICHES, V. . Adaptação Brasileira do Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos/ CASO-A30. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Oliveira, M. S. ; ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; SANTOS, Paola Lucena ; YATTES, Marina Balem ; PEREIRA, A. S. . Comorbidades Psiquiatricas em Dependentes de Substâncias Psicoativas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
PEREIRA, A. S.; Oliveira, M. S. . INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITARIOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ARGIMON, IRANI IRACEMA DE LIMA ; Oliveira, M. S. ; PEREIRA, A. S. ; SANTOS, Paola Lucena ; YATTES, Marina Balem . Avaliação Empírica de Comorbidades Psiquiátricas em Dependentes Químicos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Koller, Silvia ; SACCO, A. M. ; PEREIRA, Anderson Siqueira ; SEIBEL, B. ; DAMASIO, B. ; FARIAS, B. G. ; SILVA, C. J. N. ; FREITAS, C. ; DINIZ, E. ; MUNOZ, J. A. ; CANFIELD, M. ; POLLETO, M. ; ZAMBON, S. ; RODRIGUEZ, S. N. . O desenvolvimento dao nascimento a Adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2014 (Revisão técnica).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, A. S.. Treinamento em Habilidades Sociais na prática Clínica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Jornada Ethos-Konsenti de terapia cognitiva. Treinamento de Habilidades Sociais na Prática Clínica. 2018. (Congresso).

2.
Startpsi - Congresso Brasileiro de Inovação em Avaliação Psicológica, Neurociências e Interdisciplinaridades​. Avaliando as funções da amizade no grupo de amigos: A Escala McGill-UFRGS. 2018. (Congresso).

3.
7mo Congresso Mundial de terapias Cognitivas y Comportamentales. Assessment of Deficits in Social Skills and Social Anxiety Levels in Brazilian Psychology Undergraduate Students. 2013. (Congresso).

4.
IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Adaptação e Validação das Escalas Multidimenssionais de Expressão Social Partes Cognitiva e Motora (EMES-C e EMES-M): Resultados Prelkiminares. 2013. (Seminário).

5.
XIII Salão de Iniciação Científica.Déficits nas Habilidades Sociais e Ansiedade Social em Estudantes de Psicologia. 2012. (Seminário).

6.
III simpósio Nacional sobre Dependência Química de Bento Gonçalves.Comorbidades Psiquiátricas em Dependentes de Substâncias Psicoativas. 2010. (Simpósio).

7.
XI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA PUCRS.INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. 2010. (Outra).

8.
XL REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA. Avaliação Empírica de Comorbidades Psiquiatricas em Dependentes Químicos. 2010. (Congresso).

9.
II PET-TEATRO - O CORPO E O INCONSCIENTE. 2009. (Oficina).

10.
PET - EM DISCUSSÃO (3ª EDIÇÃO). 2009. (Outra).

11.
VI ENCONTRO COM A PSICOLOGIA PET/PUCRS/UFRGS. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PETERSEN, CIRCE S. ; LEVENFUS, R. ; PEREIRA, Anderson ; Wilhelm, A. ; FORTES, P. M. . Startpsi - Congresso Brasileiro de Inovação em Avaliação Psicológica, Neurociências e Interdisciplinaridades​. 2018. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aluno ingressante mediante a bolsa concedida pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 5:36:50