Cristina Luisa Bencke Vergutz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7728329479962267
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Bolsista CAPES - taxa. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2013), com pós-graduação em nível de especialização em Supervisão Escolar pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2000) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1999). É professora concursada do município de Passo do Sobrado/RS. Atuou como professora em escolas seriadas e multisseriadas além do trabalho de supervisão escolar na Secretaria Municipal de Educação de Passo do Sobrado e na EEEM Santa Cruz. Atualmente é coordenadora pedagógica da ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL - EFASC. Já atuou como professora bolsista Capes/Parfor nos cursos de Pedagogia e Filosofia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia da alternância, educação do campo, escola família agrícola, supervisão escolar, agricultura familiar e ensino técnico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina Luisa Bencke Vergutz
Nome em citações bibliográficas
VERGÜTZ, C. L. B.;VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKE

Endereço


Endereço Profissional
ASSOCIAÇÃO GAÚCHA PRÓ ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS, ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL.
Dom Antônio Reis, 308
Linha Santa Cruz
96800000 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil
Telefone: (51) 37133046


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Orientador: Cheron Zanini Moretti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: Aprendizagens na Pedagogia da Alternância da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Felipe Gustsack.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; Escola Família Agrícola; diálogo; partilha.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2000
Especialização em SUPERVISÃO ESCOLAR. (Carga Horária: 408h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: Supervisores Escolares egressos do Curso de Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar na UNISC: um paralelo de suas concepções da ação supervisora ao concluírem o curso e sua práxis atual.
Orientador: Rudimar Serpa de Abreu.
1996 - 1999
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em PRODUCCION DE CONOCIMIENTOS DESDE Y SOBRE PRÁCTICAS DE TRANSFORMACION SOCIA. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em S.A.: Fundamentos da relação trabalho educação. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em S.A.: Seminário de Prática de Pesquisa. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Congreso Internacional y Asamblea General de la AIMFR. (Carga horária: 200h).
Associação Internacional dos Movimentos Familiares Rurais, AIMFRS, Bélgica.
2011 - 2011
Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 60h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
2009 - 2009
Habilitação para Assessorias Pedagógicas PUFV. (Carga horária: 24h).
Fundação SICREDI, SICREDI, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação do Programa Socioambiental. (Carga horária: 60h).
Associação dos Fumicultores do Brasil, AFUBRA, Brasil.
2008 - 2008
Trabalho integrado de Música, Artes Visuais. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Passo do Sobrado, SMECD, Brasil.
2008 - 2008
Adptação curricular para inclusão de aluno. (Carga horária: 120h).
Intituto Padre Reus, IPR, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Grupo de Estudos de Ed. Matemática e Científica. (Carga horária: 80h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2007 - 2007
Formação continuada em Ed. Especial. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Passo do Sobrado, SMECD, Brasil.
2006 - 2006
Formação continuada em Ed. Especial. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Passo do Sobrado, SMECD, Brasil.
2006 - 2006
Administração de Escola Munnicipais. (Carga horária: 13h).
Instituto de Estudos Municipais em Carlos Barbosa, IEM, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação para gestores escolares. (Carga horária: 40h).
Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
2006 - 2006
Elaboração e aplicação do plano de carreira. (Carga horária: 16h).
Delegações de Prefeituras Municipais, Porto Alegre, DPM, Brasil.
2005 - 2005
Plano Municipal de Educação. (Carga horária: 8h).
Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, FAMURS, Brasil.
2005 - 2005
Vivênciando atitudes e valores na Educação. (Carga horária: 40h).
6º Coordenadoria de Educação, 6º CRE, Brasil.
2004 - 2004
Reuniões pedagógicas de ação sociambiental. (Carga horária: 60h).
Associação dos Fumicultores do Brasil, AFUBRA, Brasil.
2004 - 2004
Grupo de Estudos em Educação Infantil. (Carga horária: 90h).
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Passo do Sobrado, SMECD, Brasil.
2004 - 2004
Um Ambiente para o Fomento da Vida. (Carga horária: 34h).
6ª Coordenadoria Regional de Educação, 6ª CRE, Brasil.
2003 - 2003
Relações Afetivas no cotidiano da prática escolar. (Carga horária: 33h).
6 Coordenadoria Regional de Educação, 6 CRE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Reflexão e ressignificação do cotidiano da prática. (Carga horária: 32h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Inglês instrumental para leitura. (Carga horária: 60h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
1999 - 1999
Planejamento Ambiental para Municípios. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Capacitação na área de alfabetização de adultos. (Carga horária: 120h).
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.


Atuação Profissional



ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL, EFASC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40


ASSOCIAÇÃO GAÚCHA PRÓ ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS, AGEFA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações
Assessora Pedagógica nas formação pedagógicas das Escolas Famílias Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul/RS


Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Prestador de serviços, Carga horária: 11

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Prestador de Serviços, Carga horária: 28

Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Pedagógica, Carga horária: 4
Outras informações
Assessoria Pedagógica do Programa União Faz a Vida - Sicredi Vale do Rio Pardo a professores da rede pública e particular da região

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista CAPES/PARFOR
Outras informações
Atuando junto às disciplinas do curso de Pedagogia (História da Educação I e História da Educação II) e Filosofia (Didática).

Atividades

03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação em Educação, .

10/2018 - 11/2018
Ensino, Educação do Campo e Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas na Educação do Campo
06/2018 - 06/2018
Ensino, Educação do Campo e Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação do Campo e Pedagogia da Alternância
04/2014 - 10/2014
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
História da Educação II
09/2013 - 02/2014
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
05/2011 - 02/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-Graduação em Educação, .

03/2012 - 06/2012
Estágios , Departamento de Educação, .

Estágio realizado
Disciplina do Curso de Pedagogia Linguagem Oral e Escrita na Educação II.

Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, EEEMSC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superviora Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Cedida 20horas para exercer a função de Coordenadora Pedagógica na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul


PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DO SOBRADO, PMPS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar, Carga horária: 20
Outras informações
Cedida 20horas para excercer a função de Coordenadora Pedagógica na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Sessão
Outras informações
Coordenadora de Sessão do VIII Salão de Iniciação Científica



Linhas de pesquisa


1.
Aprendizagem, tecnologia e linguagem na educação

Objetivo: Estudos da aprendizagem, das tecnologias e linguagem no campo da educação. Transformações e repercussões da leitura-interpretação, do corpo no mundo, da experiência poética e da complexidade. Aprendizagem como processo vital. Educação, imaginação, tecnologias e narrativas na invenção de si e do mundo..
2.
Educação, Trabalho e Emancipação

Objetivo: Estudos sobre as relações entre trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana e suas interfaces históricas, filosóficas e sociológicas nas práticas sociais educativas formais e não formais. Investiga processos políticos e de gestão da Educação nas organizações. Aborda o trabalho docente, os movimentos sociais, trajetórias de vida, história e memória da educação..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação, Trabalho e Emancipação
Descrição: studos sobre as relações entre trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana e suas interfaces históricas, filosóficas e sociológicas nas práticas sociais educativas formais e não formais. Investiga processos políticos e de gestão da Educação nas organizações. Aborda o trabalho docente, os movimentos sociais, trajetórias de vida, história e memória da educação. O grupo contribui para a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação na sustentação teórico-conceitual da compreensão das relações entre educação, trabalho, formação e humanização, bem como na descrição, interpretação e análise de dados colhidos em pesquisas empíricas. Os estudos buscam sugerir propostas de aprendizagens sociais que envolvam práticas culturais centradas na inserção da universidade na e com a comunidade, visando o fortalecimento da esfera pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (13) .
Integrantes: Cristina Luisa Bencke Vergutz - Coordenador / Cheron Zanini Moretti - Integrante / Moacir Fernandes Viegas - Integrante.
2016 - Atual
Educação Popular e Pesquisa Ação-Participante: respostas descoloniais no contexto de transmodernidade na América Latina
Descrição: é uma pesquisa qualitativa em educação que tem como objetivo compreender como a Educação Popular e a Pesquisa-Ação Participante contribuíram/contribuem para superar o estigma de inferioridade e de dependência ou, ainda, a crença epistêmica de que a América Latina não é capaz de recuperar seu sentido crítico sobre a realidade e de construir seus caminhos para a libertação humana e social (descolonialidade), ao longo de sua história na transmodernidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cristina Luisa Bencke Vergutz - Integrante / Cheron Zanini Moretti - Coordenador / Aline Mesquita Corrêa - Integrante / Danilo Romeu Streck - Integrante / Telmo Adams - Integrante / Lia Pinheiro Barbosa - Integrante / Antonio Villarruel - Integrante.
2011 - 2013
LInCE - Linguagem, Cultura e Educação
Descrição: O grupo constitui um espaço interdepartamental e interinstitucional de interlocução teórico-metodológica de ações investigativas em torno do problema educacional posto pela relação cultural entre as dimensões da linguagem e os processos de aprender. A mobilização de estudos em torno das vertentes narrativas da arte, ciência e mito na sua relação com a educação vêm promovendo ações que permitem inflamar o problema do ensino e da aprendizagem da linguagem e suas dimensões no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior. As ações envolvem temas que emergem da articulação complexa e biocêntrica da educação e linguagem com infância, aprendizagem, tecnologias, epistemologias ameríndias e movimentos sociais. Tais ações vêm permitindo trazer à tona os equívocos de uma racionalidade simplificadora, e as consequentes fragilidades teóricas nas concepções de linguagem e ação educativa no sistema escolar e universitário brasileiro ao anunciar outras possibilidades de aprender na coexistência..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, MARIANA BARBOSA DE2017SOUZA, MARIANA BARBOSA DE ; COSTA, JOÃO PAULO REIS ; VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKE . A PEDAGOGIA DA ALTERNÃ?NCIA E O ENSINO DE HISTÃ?RIA: O CASO DA ESCOLA FAMÃ?LIA AGRÃ?COLA DE SANTA CRUZ DO SUL. Ágora (UNISC. Online), v. 18, p. 53-67, 2017.

2.
MORETTI, C. Z.2017MORETTI, C. Z. ; VERGÜTZ, C. L. B. ; COSTA, J.P.R . ?Chama a Roda? na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o círculo de cultura reiventando na Pedagogia da Alternância. PRÁXIS EDUCACIONAL, v. 13, p. 217-235, 2017.

3.
MORETTI, CHERON ZANINI2017 MORETTI, CHERON ZANINI ; VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKE ; CORRÊA, ALINE MESQUISTA . POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: DIÁLOGOS ENTRE A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E A EDUCAÇÃO POPULAR. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 15, p. 821-841, 2017.

4.
SOUZA, MARIANA BARBOSA DE2017SOUZA, MARIANA BARBOSA DE ; VERGÜTZ, C. L. B. ; COSTA, J.P.R . A QUESTÃO DE GÊNERO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: um olhar sobre o estágio de vivência. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 3, p. 104-118, 2017.

5.
VERGÜTZ, C. L. B.;VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKE2014 VERGÜTZ, C. L. B.; CAVALCANTE, L. O. H. . As aprendizagens na Pedagogia da Alternância e na Educação do Campo. Reflexão e Ação (Online), v. 22, p. 371-390, 2014.

6.
VERGÜTZ, C. L. B.;VERGÜTZ, CRISTINA LUISA BENCKE2000 VERGÜTZ, C. L. B.. O olhar dos supervisores escolares habilitados pela UNISC frente à concepção e à práxis supervisora. Reflexão e Ação (UNISC. Impr.), v. 8, p. 45-53, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
VERGÜTZ, C. L. B.; CORREA, A. M. ; MORETTI, CHERON ZANINI . Mulheres, agroecologia e emancipação: aproximações epistemológicas freirianas na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. In: Beleni Saléte Grando/ Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira; Tereza Cunha; Waldineia Antunes Alcântara Ferreira. (Org.). Mulheres, Culturas e Identidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 2, p. 55-70.

2.
MORETTI, C. Z. ; VERGÜTZ, C. L. B. . Paulo Freire e reinvenção pedagógica nas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) no Rio Grande do Sul. Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2018, v. , p. 133-156.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VERGÜTZ, C. L. B.. Mulher: leoa ou ovelha?. Jornal Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 2 - 2, 03 abr. 2018.

2.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, JOÃO PAULO REIS . Escolas do Campo, presente!. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 6, 18 nov. 2017.

3.
VERGÜTZ, C. L. B.. Mulher, objeto, violência: até quando?. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 16 - 16, 20 maio 2017.

4.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Educação do Campo sem campo?. Jornal Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 10 - 10, 16 dez. 2015.

5.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Mentiram ou Reprovaram?. Jornal Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 6, 30 out. 2015.

6.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Educação do Campo. Jornal Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 6, 02 out. 2015.

7.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Paulo Freire: educação e contexto. Jornal Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 6, 21 set. 2015.

8.
VERGÜTZ, C. L. B.; POZZEBON, A. . EFAS: Educação do Campo como direito e não como esmola. Revista Educação Rural, Porto Alegre, p. 11 - 11, 01 set. 2014.

9.
VERGÜTZ, C. L. B.. Ao Rubem Alves, com carinho!. Gazeta do Sul, p. 6 - 6, 22 jul. 2014.

10.
VERGÜTZ, C. L. B.. Mulheres, roupas ... e a escola?. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 6 - 6, 01 abr. 2014.

11.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Escola do Campo?. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 8 - 8, 23 ago. 2013.

12.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Educação e (des)envolvimento. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, p. 8 - 8, 15 ago. 2013.

13.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação do Campo. Gazeta do Sul, Santa Cruz do Sul, 11 ago. 2012.

14.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação do Campo ou no Campo?. Gazeta do Sul, p. 8 - 8, 20 dez. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VERGÜTZ, C. L. B.; MORETTI, C. Z. ; COSTA, J.P.R . 'Chama a roda' na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o diálogo como princípio educativo na aprendizagem. In: XIX Fórum de Estudos: Leitura de Paulo Freire - Reiventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017, Rio Grande. Anais do XIX Fórum de Estudos Paulo Freire: Leituras de Paulo Freire - Reiventando Paulo Freire na atualidade: pedagogias na luta contra as opressões, 2017. p. 1-13.

2.
COSTA, J.P.R ; ETGES, V. E. ; VERGÜTZ, C. L. B. . EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, 2016, Santa Cruz do Sul. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2016.

3.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL: UMA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM. In: II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; XIV FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO; e XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA TEMA: ESCOLA E PROFESSOR/A: IDENTIDADES EM RISCO?, 2016, Santa Cruz do Sul. VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2016.

4.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DO MOVIMENTO CEFFA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: HISTÓRIA E DESAFIOS. In: II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS - SIFEDOC, 2014, Santa Maria. Educação, Memória e Resistência Popular na formação social da América Latina. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014. v. 1. p. 2866-2881.

5.
COSTA, J.P.R ; VERGÜTZ, C. L. B. . Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma experiência de Educação do Campo no Vale do Rio Pardo. In: Seminário Internacional de Educação do Campo: Educação, Memória e Resistência popular na formação da América Latina, 2014, Santa Maria. Seminário Internacional de Educação do Campo: Educação, Memória e Resistência popular na formação da América Latina. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014. v. 1. p. 1367-1381.

6.
VERGÜTZ, C. L. B.. O caminho da aprendizagem na Pedagogia da Alternância e o sujeito alternate. In: IX ANPEDSUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012.

7.
VERGÜTZ, C. L. B.; POZZEBON, A. . O Projeto Profissional do Jovem - PPJ como instrumento de avaliação mediadora na Pedagogia da Alternânciia. In: I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do Rs, 2012, Pelotas. Campo e cidade em busca de caminhos comuns. pelotas, 2012.

8.
VERGÜTZ, C. L. B.. John Dewey e a aproximação com a pedagogia da alternância. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação; V Seminário Nacional de Infância e Educação e V Seminário de Literatura Infantil: Educação e Pedagogias ? problematizações, 2012, Santa Cruz do Sul. IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação; V Seminário Nacional de Infância e Educação; e V Seminário de Literatura Infantil: Educação e Pedagogias ? problematizações. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2012.

9.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: Trajetória Histórica e Experiências de uma Escola Família Agrícola. In: VII Congresso Internacional de Educação, 2011, São Leopoldo. Profissão docente: Há futuro para este ofício?. Casaleria: São Leopoldo, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORETTI, C. Z. ; CORREA, A. M. ; VERGÜTZ, C. L. B. . Diálogos entre a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular: possibilidades emancipatórias numa escola família agrícola. In: XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED Sul, 2016, Curitiba. Trabalhos. Curitiba: Setor de Educação da UFPR, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, B. S. ; VERGÜTZ, C. L. B. . GÊNERO, POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO: ENTRE A AUTOORGANIZAÇÃO E PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO. In: Anais de resumos do V Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade: trans - gênero, cultura e subjetividade., 2017, Lajeado. Anais de resumos do V Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade: trans - gênero, cultura e subjetividade. Lajeado: Univates, 2017. p. 75-75.

2.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Os encontros da Pedagogia da Alternância com os pensamentos de Paulo Freire. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação, 2014, Santa Cruz do Sul. Seminário Nacional de Pesquisa em Educação. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2014. v. 1. p. 1-2.

3.
VERGÜTZ, C. L. B.; GUSTSACK, F. . Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: Trajetória Histórica e Experiências de uma Escola Família Agrícola. In: 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social, 2011, Canoas. 3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social. Porto Alegre: Evangraf, 2011. p. 67-67.

4.
VERGÜTZ, C. L. B.; SILVA, S. P. ; GOES, C. H. B. . Metodologia de Ensino-Aprendizagem do Programa A União faz a Vida. In: XVII Seminário de Iniciação Científica; II Salão de Ensino e de Extensão, 2011, Santa Cruz do Sul. http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/semic, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
VERGÜTZ, C. L. B.. Círculo Dialógico 50 anos da Pedagogia do Oprimido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VERGÜTZ, C. L. B.; CORRÊA, ALINE MESQUISTA . A articulação família, seus sujeitos e seus conhecimentos na pedagogia da alternância de uma Escola Família Agrícola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MORETTI, C. Z. ; VERGÜTZ, C. L. B. . Pedagogia da Alternância e Educação Popular: experiência, reinvenção e contradições na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VERGÜTZ, C. L. B.. Mulheres e Política: as mulheres e o acesso ao poder decisório e político. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VERGÜTZ, C. L. B.. Alimentação, mulheres e saúde no Brasil: a questão do trabalho e dos agrotóxicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VERGÜTZ, C. L. B.; MORETTI, C. Z. ; COSTA, J.P.R . 'Chama a Roda' na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: o diálogo como princípio educativo na aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VERGÜTZ, C. L. B.; MORETTI, C. Z. ; COSTA, J.P.R . A Pedagogia da Alternância das Escolas Famílias Agrícolas na América Latina: um pouco da trajetória histórica argentina e brasileira e suas relações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VERGÜTZ, C. L. B.. Roda de Conversa - Mulheres e Trabalho: Invisibilidade, Reformas Trabalhistas e Previdenciária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VERGÜTZ, C. L. B.. Formação Pedagógica: trajetória e experiências profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VERGÜTZ, C. L. B.. Diversidade, Gênero e Juventude Rural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação do Campo no contexto do Desenvolvimento Rural: conjuntura atual e o papel da universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VERGÜTZ, C. L. B.. As aprendizagens na Pedagogia da Alternância e na Educação do Campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . A proposta Pedagógica do Estágio de Vivência na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: uma alternativa de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, J.P.R ; VERGÜTZ, C. L. B. . Educação do Campo no Brasil e fechamento das Escolas do Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VERGÜTZ, C. L. B.. Juventudes e Educação e Direitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VERGÜTZ, C. L. B.. Fundamentos da Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
COSTA, J.P.R ; VERGÜTZ, C. L. B. . Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul - EFASC: uma experiência de Educação do Campo no Vale do Rio Pardo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . Encontros da Pedagogia da Alternância com os pensamentos de Paulo Freire. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
VERGÜTZ, C. L. B.; COSTA, J.P.R . PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DO MOVIMENTO CEFFA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: HISTÓRIA E DESAFIOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
VERGÜTZ, C. L. B.. Experiências sobre Educação, Vida e Campo - questões e proposições para uma Licenciatura em Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
VERGÜTZ, C. L. B.. A aprendizagem no movimento da pedagogia da alternância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VERGÜTZ, C. L. B.. John Dewey e a aproximação com a pedagogia da alternância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
VERGÜTZ, C. L. B.. O caminho da aprendizagem na Pedagogia da Alternância e o sujeito alternate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
VERGÜTZ, C. L. B.; POZZEBON, A. . O Projeto profissional de jovem - PPj como instrumento de avaliação mediadora na Pedagogia da Alternância. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
VERGÜTZ, C. L. B.; ZAMBERLAN, S. ; GOMES, A. C. . Pedagogia da Alternância: uma proposta transformadora de Educação do Campo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: trajetória histórica e experiências de uma escola família agrícola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
VERGÜTZ, C. L. B.; GUSTSACK, F. . O Pensamento Complexo e Pedagogia da Alternância: Uma Proposta de Ação Educativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: Trajetória Histórica e Experiências de uma Escola Família Agrícola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
VERGÜTZ, C. L. B.; GUSTSACK, F. . Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: Trajetória Histórica e Experiências de uma Escola Família Agrícola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
VERGÜTZ, C. L. B.; CORREA, A. G. B. ; MOCELIN, D. G. ; RIZZI, C. ; CAMARGO, I. ; CABERLON, V. I. ; LONGHI, S. M. ; SILVA, E. W. ; COSTA, S. ; HENRIQUES, J. A. P. ; FRANCO, M. E. D. P. . Universidade Gaúcha e Condições de Pesquisa: questões ligadas aos cursos de graduação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
VERGÜTZ, C. L. B.. Produção de Pesquisa na UNISC: Quadro da década de 90 (2 Fase). 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
VERGÜTZ, C. L. B.. Produção de Pesquisa na UNISC: Quadro da Década de 90. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
VERGÜTZ, C. L. B.. Universidades Confessionais do RS e Condições de Produção de Pesquisa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
VERGÜTZ, C. L. B.; CAMARGO, I. . Universidades Confessionais do Rio Grande do Sul e Condições de Produção de Pesquisa. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
VERGÜTZ, C. L. B.. Educação Popular, Cultura e Vida Cotidiana em Santa Cruz do Sul. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
VERGÜTZ, C. L. B.. Projeto Educação Popular. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
VERGÜTZ, C. L. B.; CAMARGO, I. ; FRANCO, M. E. D. P. . Universidade de Santa Cruz do Sul para Produção de Pesquisa: Quadro das Universidades do Rio Grande do Sul. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GUSTSACK, F. ; GOES, C. H. B. ; VERGÜTZ, C. L. B. . Assessoria Pedagógica Programa União Faz a Vida - PUFV - Sicredi - UNISC. 2015.

2.
VERGÜTZ, C. L. B.; POZZEBON, A. ; GOMES, A. C. ; COSTA, J.P.R . Equipe Pedagógica Regional -EPR. 2013.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
VERGÜTZ, C. L. B.. Aulas Abertas O Campo e os Direitos Humanos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VERGÜTZ, C. L. B.; MULLER, V. I. ; CAMARGO, I. ; FRANCO, M. E. D. P. . Universidade de Santa cruz do Sul e Condições para Produção de Pesquisa: quadro das Universidades do Rio Grande do Sul. 1996. (VII Salão de Iniciação Científica e V Feira de Iniciação Científica).

3.
VERGÜTZ, C. L. B.; HAAS, C. ; HOHGRAEFE, M. ; BARCELLOS, A. S. . Educação Popular, Cultura e Vida Cotidiana em Santa Cruz do Sul. 1996. (II Seminário de Iniciação Científica e I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extenção da UNISC).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VERGÜTZ, C. L. B.; MORETTI, C. Z.; RINALDI, G.. Eixo Temático: Paulo Freire e os Movimentos Sociais, Educação e Trabalho do XX Forum Paulo Freire: Leituras de Paulo Freire. 2018. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
VERGÜTZ, C. L. B.. II Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana de Agroecologia do GAIA 2018.Movimentos Populares no Campo e autonomia da mulher camponesa - A mulher camponesa tem direito e gerenciar a remuneração do seu trabalho no âmbito da propriedade familiar?. 2018. (Seminário).

2.
XX Forum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.Círculo Dialógico: 50 anos da Pedagogia do Oprimido. 2018. (Seminário).

3.
II FÓRUM INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO; VI SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO; XIV FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO; e XVII SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA TEMA: ESCOLA E PROFESSOR/A: IDENTIDADES EM RISCO?.A proposta Pedagógica do Estágio de Vivência na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: uma alternativa de aprendizagem. 2016. (Seminário).

4.
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPED Sul.Diálogos entre a Pedagogia da Alternância e a Educação do Popular: Possibilidades emancipatórias numa escola família agrícola. 2016. (Outra).

5.
III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no campo. 2015. (Seminário).

6.
III Seminário Educação do Campo - FONEC. 2015. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional de Educação do Campo e Fórum Regional do Centro e Sul do RS. 2014. (Seminário).

8.
V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação - ética e políticas. 2014. (Seminário).

9.
Formação Pedagógica Continuada de Monitores da Regional AGEFA. 2013. (Seminário).

10.
I Seminário Regional de Educação do Campo: Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo. 2013. (Seminário).

11.
IV Congresso Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil e XI Assembleia Geral Ordinária da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. 2013. (Congresso).

12.
Seminário de Implementação do Curso de Licenciatura do Campo.Desafios da Educação do Campo para os movimentos sociais. 2013. (Seminário).

13.
3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social. 2012. (Congresso).

14.
I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e Cidade em busca de Caminhos Conucns. 2012. (Seminário).

15.
IV Jornada Acadêmica do Mestrado em Educação - Pesquisa na Contemporaneidade: entre o governamento, o trabalho e as linguagens. 2012. (Seminário).

16.
IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação; V Seminário de Infância e Educação e V Seminário Nacional de Literatura Infantil - Educação e Pedagogias: Problematizações. 2012. (Seminário).

17.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. 2012. (Seminário).

18.
Seminário Nacional de Educação do Campo. 2012. (Seminário).

19.
3º Congresso Ibero-Americano de Pedagogia Social e XXIV Seminário Interuniversitário de Pedagogia Social. Euducação do Campo e Pedagogia da Alternância: Trajetória Histórica e Experiências de uma Escola Família Agrícola. 2011. (Congresso).

20.
Encontro da Equipe Pedagógica Latino-Americana - EPLA. 2011. (Encontro).

21.
III Jornada Acadêmica do Mestrado em Educação - Que Docência? Que Educação? Para Qual Sociedade?.O Pensamento Complexo e a Pedagogia da Alternância: uma proposta de Ação Educativa. 2011. (Outra).

22.
III Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância no Brasil. 2011. (Seminário).

23.
IV Seminário Internacional de Educação.Pedagogia da Alternância: uma proposta transformadora de educação do campo. 2011. (Seminário).

24.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão docente: há futuro para este ofício?. 2011. (Congresso).

25.
VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docente: há futuro para este ofício?. Educação do Campo e Pedagogia da Alternância: trajetória histórica e experiências de uma Escola Família Agrícola. 2011. (Congresso).

26.
II Seminário Gaúcho de Pedagogia da Alternância e Educação do Campo.Os princípios, finalidades e metodologia da Alternância na Rede CEFFA's. 2010. (Seminário).

27.
Conferência Nacional de Educação/CONAE - Etapa Regional - AMVARP. 2009. (Outra).

28.
Habilitação para Assessorias Pedagógicas do Programa União Faz a Vida. 2009. (Outra).

29.
20º Fórum das Secretarias Municipais de Educação do RS. 2008. (Outra).

30.
2º Seminário de Formação Continuada do Programa A União Faz a Vida. 2008. (Seminário).

31.
Encontro de Formação do Programa A União Faz a Vida. 2008. (Encontro).

32.
III Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida. 2008. (Encontro).

33.
Seminário de Formação Continuada do Programa União Faz a Vida. 2008. (Seminário).

34.
6º Fórum Regional de Educação Cooperativa A União Faz a Vida. 2007. (Outra).

35.
II Encontro Nacional de Programa A União Faz a Vida. 2007. (Encontro).

36.
Seminário de Formação Continuada do Programa União Faz a Vida. 2007. (Seminário).

37.
VI Encontro de Coordenadores Locais - Programa A união Faz a Vida. 2007. (Encontro).

38.
18º Fórum das Secretarias Municipais de Educação. 2006. (Outra).

39.
Encontro Regional de Educação Básica de EJA - Evasão já não há. Há inclusão. 2006. (Encontro).

40.
IV Encontro Regional de Supervisores Escolares - Supervisão Educacional: Hora de Humanizar e Planejar. 2006. (Encontro).

41.
II Encontro Sul-Brasileiro Verde é Vida. 2005. (Encontro).

42.
II Fórum Regional de EJA. 2005. (Outra).

43.
III Encontro Regional de Supervisores Escolares. 2005. (Encontro).

44.
I Seminário Regional de Educação de Passo do Sobrado. 2005. (Seminário).

45.
II Encontro Regional de Supervisores Escolares. 2004. (Encontro).

46.
III Seminário de Educação Integral. 2004. (Seminário).

47.
1º Seminário Regional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Seminário).

48.
Encontro Regional de Supervisores Educacionais. 2003. (Encontro).

49.
II Seminário de Educação Integral. 2003. (Seminário).

50.
V Seminário Nacional de Educação: Compreendendo e Enfrentando as Violências nas Escolas - Em Busca de uma Educação para a Paz e a Cidadania. 2003. (Seminário).

51.
Ciclo de Debates: Reflexões sobre a Educação. 2001. (Outra).

52.
Fórum Nacional da Educação - (RE) Construindo Teoria e Prática. 2001. (Encontro).

53.
IV Seminário Regional de Educação Básica/III Seminário Regional de Formação de Professores - O Fazer Pedagógico no Cotidiano Escolar. 2001. (Seminário).

54.
II Seminário Nacional de Educação. 2000. (Seminário).

55.
II Seminário Regional de Educação Básica - I Seminário Regional de Formação de Professores. 1999. (Seminário).

56.
VI Seminário Internácional de Reestruturação Curricular - Século XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo?. 1999. (Seminário).

57.
II Seminário Estadual de Educação Básica. 1998. (Seminário).

58.
I Seminário Estadual de Educação do Diretório Acadêmico do Curso de Pedagogia. 1998. (Seminário).

59.
VII Seminário Regional de Magistério de 2º Grau. 1998. (Seminário).

60.
V Seminário Internacional de Reestruturação Curricular - A Escola Cidadã no Contexto da Globalização. 1998. (Seminário).

61.
3º Encontro Internacional para Estudos da Criança. 1997. (Encontro).

62.
I Seminário Anual de Educação Básica. 1997. (Seminário).

63.
Jornada de Políticas e Práticas de Pesquisa. 1997. (Congresso).

64.
VI Seminário Regional de Magistério de 2º Grau. 1997. (Seminário).

65.
V Seminário Nacional - Escola Cidadã: "Aprendizagem para todos". 1997. (Seminário).

66.
III Seminário Internacional de Reestruturação Curricular. 1996. (Seminário).

67.
V Seminário Regional de Magistério de 2º Grau - II Mostra de Jogos Pedagógicos. 1996. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VERGÜTZ, C. L. B.; MORETTI, C. Z. ; RINALDI, G. . Coordenadora do Eixo Temático: Paulo Freire e os Movimentos Sociais, Educação e Trabalho. 2018. (Outro).

2.
VERGÜTZ, C. L. B.. I Seminário Regional de Educação do Campo: Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas do Campo e I Encontro PIBID Interdisciplinar Educação do Campo. 2013. (Outro).

3.
VERGÜTZ, C. L. B.. IV Jornada acadêmica do Mestrado em Educação - pesquisar na contemporaneidade: entre o governamento, o trabalho e as linguagens. 2012. (Outro).

4.
VERGÜTZ, C. L. B.. III Jornada Acadêmica do Mestrado em Educação: Que docência? Que Educação? Para qual sociedade?. 2011. (Congresso).

5.
VERGÜTZ, C. L. B.; HELFER, C. L. L. . Ciências: A Pesquisa, o Conhecimento e o Ensino das Ciências nas Séries Iniciais. 1998. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 8:05:33